Вы находитесь на странице: 1из 5

Gnesis - Bereshit 1:26 E disse D'us: Faamos homem nossa imagem segundo a nossa semelhana; eque domine sobre

e o peixe do mar e sobre a ave dos cus, e sobre o quadrpede eem toda a terra, e em todo rptil que se arrasta sobre a terra!(Gnesis 1:26) Para justificar a teoria "deus pai, deus filho e deus espirto santo" osmissionrios fazem uso corrente deste versculo para justificar Jesus, de Nazarpara os judeus. Maquiavelicamente dizem que "faamos" s e r e f e r e a D ' u s e Jesus (sentado ao lado) negando a unicidade de D'us. A s d v i d a s q u e g e r a l m e n t e s o s u s c i t a d a s p o r e s t e v e r s c u l o s o : a - Com quem D'us estava falando? Com certeza no era com Yeshua! A Torquer dizer (D'us no o permita) que h mais de um D'us? Alguns dizem que D'usestava falando com os anjos - mas quem mencionou os anjos? Outros dizem queera um exerccio de humildade. Mas D'us humilde? Por que deveria ser? Existeuma explicao simples e uma interpretao coerente para este versculo? b - D'us tem uma imagem?c - O que significa a repetio: " nossa imagem, nossa semelhana" ?d - D ' u s c r i o u o h o m e m a p e n a s p a r a q u e f o s s e p o d e r o s o ? "dominar os peixes..." . Tenho certeza de que D'us poderia pensar em um propsito melhorpara o homem! Faamos... D'us estava falando para todas as foras da criao que Ele trouxe a existncia 1 (Targum Yonatan; Ramban). A g o r a q u e t o d o s o s i n g r e d i e n t e s d a c r i a o t i n h a m s i d o c o m p l e t a d o s , t o d o s participariam na criao do homem, a coroao da criao. Alguns tradutores interpretam "ns" como apenas sendo algo de sentidomajesttico, e traduzem o versculo assim, " E u f a r e i o h o m e m M i n h a imagem" 2 (Ibn Ezra) comum o uso verbal plurlico no hebraico para a pessoa no singular, comopor exemplo quando diz Mano 3 (Juzes 13:15) "...Deixa que te detenhamos...", ou Daniel 4 (2:36) "Este o sonho; agora diremos ao rei..." referindo-se a siprprio. Assim em diversos outros casos. F a a m o s h o m e m . . . 5

Bereshit Rab comenta que D'us se "aconselhou" c o m o s a n j o s s o b r e a convenincia ou no de criar o homem. "Faamos um homem" - traduz 6 Rashi; Comenta que aqui D'us j ns d umalio (ensinamento), o da modstia, quando Ele diz "faamos". S e o h o m e m fosse criado semelhana dos anjos, estes poderiam f i c a r e n c i u m a d o s d e l e (homem), por isso, aconselhou-se com eles. E quando julga os Reis, aconselhase com Sua corte, conforme vemos no caso de Ahab a quem disse Mih 7 (Reis I22:19): "Vi o Senhor sentado em Seu Trono, e todo o exrcito dos cus parado perto d'Ele, Sua direita e Sua esquerda". E por acaso existe "direita" e "esquerda" diante D"us? Claro que no! Apenas significa que aqueles da direitaso para defender e aqueles da esquerda para acusar. E igualmente em: "Este odecreto pronunciado pelos anjos, e esta sentena a palavra dos santos" (Daniel4:14). Aqui tambm com Sua corte obteve permisso, dizen do: " H n o s mundos superiores [seres] conforme a Minha semelhana; se no houvesseconforme a Minha semelhana nos mundos inferiores, eis que haveria cimese n t r e o s s e r e s d a c r i a o " [ d o h o m e m ] , A i n d a q u e o s [ a n j o s ] n o t e n h a m ajudado na sua criao [do homem], e h lugar para os hereges discordarempelo uso do plural "ns", a Escritura no se absteve de nos ensinar o respeito ea virtude da humildade : que o maior deve se aconselhar e pedir permisso aopequeno. E se na Tor estivesse assim: "Farei o homem" ou "Fiz o homem", noaprenderamos que [D'us] estava falando com Sua corte celestial, mas apenasc o n s i g o m e s m o . E a r e s p o s t a p a r a o s h e r e g e s e s t d e s c r i t a n o v e r s c u l o seguinte:"

criou D'us o homem", e no foi escrito "e eles criaram". M a s a l g u m a s d v i d a s c o n t i n u a m , c o r r e t o ? O p r o b l e m a c o m e a l o g o n a traduo. Esta traduo no apenas incorreta, como tambm presume que o leitorentende seu contexto. P o r t a n t o , e i s a q u i a t r a d u o c o r r e t a e o contexto: "E D'us disse: 'Modelemos [D'us e as Criaes] a humanidade em n o s s a essncia, ento ele ser como ns, e [somente ento] eles [a raa humana] dominaro os peixes do mar, as aves do cu e os animais, e toda a terra, e tudoque se mover sobre a terra.'" O homem a nica criatura a ser apresentada individualmente na cena, porqueo Homem o ponto alto da criao. Tudo foi criado para ele e seu u s o . E s t subentendido que o Homem portanto considerado responsvel por suas aes,pois estas afetam no apenas a ele, como tambm todas as criaturas de D'us. OH o m e m n o f o i f e i t o "segundo sua espcie" c o m o u m a n i m a l , e m g r a n d e s quantidades, mas "... Nossa imagem" c o m o D ' u s , c o m o u m n i c o indivduo. Assim como D'us Um, assim tambm o homem foi criado Um. C o m q u e m D ' u s e s t a v a f a l a n d o ? A resposta simples: D'us estava falando com a mesma entidade c o m q u e m falou nos dias precedentes - o universo inteiro! D'us na verdade est dizendo: "Que o cosmos (e tudo que nele existe) e Eu faamos o homem." O ser humano a mais complexa de todas as criaturas. Sua existncia uma b a t a l h a c o n s t a n t e d e f o r a s o p o s t a s p u x a n d o - o e m d i r e e s d i f e r e n t e s . N o admira que o homem seja a nica criatura que busca a terapia! Sua dualidade seestende at os extremos de todos os espectros: desde a fria infundada at atosabsurdos de bondade, da inspirao enrgica depresso pattica, da crueldadeao altrusmo, da conscincia indiferena, da espiritualidade ao materialismo. c o m o s e t o d a s a s f o r a s d a n a t u r e z a e s t i v e s s e m comprimidas em uma

pequena criatura chamada Homem. Mas isso exatamente o que este versculonos diz. D ' u s t e m u m a i m a g e m ? No:

"Pois no viste nenhuma imagem" (Devarim 4:15), e "A quem podes Mecomparar: a quem Eu serei igual?" (Yeshayhu 40:25). Quando o versculo diz "imagem," isso significa "essncia," querendo dizer que o homem foi criadoda essncia do cosmos, e da essncia de D'us. O homem tem em si um aspectode tudo da criao: todo animal tem sua contraparte no homem, assim comocada mineral e elemento.Porm o homem tambm da essncia de D'us, como est explicado no prximo versculo: (Bereshit 1:27): "... na essncia de Elokim Ele o criou." A costumeira m traduo erra ao traduzir: " imagem de D'us Ele o criou" -m a s n o f o i o q u e a c a b a m o s d e l e r ? O q u e a T o r e s t n o s d i z e n d o q u e o homem foi feito similar a Elokim, (um dos nomes Divinos, que significa "juiz." )Em outras palavras: " imagem do Juzo Ele o criou." Ter a "imagem" de D'ussignifica no apenas possuir nsias espirituais como somente o Homem possui,como tambm a habilidade de julgar entre opes moralmente boas ou ms. Qual o significado da repetio: " n o s s a i m a g e m , n o s s a semelhana" ? A razo pela qual o homem foi feito da essncia do cosmos e da essncia de D'us que ele deveria ser "como" ambos, portanto a repetio. Embora o homemt e n h a r e c e b i d o o potencial para conseguir este equilbrio em sua vida, i s s o permanece exatamente assim: potencial. Cabe ao homem agir sobre isso. D'usdeseja que o homem equilibre o corpo e a alma. Se o homem mergulha apenasno materialismo, ser devorado por aquilo que o cerca: as foras da natureza, osa n i m a i s e a s o u t r a s p e s s o a s . P o r o u t r o l a d o , s e a f a s t a c o m p l e t a m e n t e s u a s necessidades fsicas para se concentrar apenas nas espirituais, torna-se intil aoP l a n o d e D ' u s . O h o m e m d e v e d a r tratamento igual aos seus lados terreno ee s p i r i t u a l . P a r a f i c a r acima da Criao, o homem deve ser a "imagem" doc o s m o s e a "semelhana" de D'us. Por esta razo l-se: "pois ele ser comons..."

o que nos leva at o esclarecimento da pergunta seguinte. D'us criou o homem para que ele pudesse "dominar os peixes... "? Estou certo de que D'us poderia ter pensado em um propsito melhor para ohomem! Continuaremos aqui dentro do contexto de "qual o significado da repetio: ""anossa imagem, nossa semelhana" , "... e [somente ento] eles [a raa humana] dominaro os peixes do mar, e as aves do cu e os animais e tudo sobre a terra,e tudo que se mover sobre a terra." Quando o homem atinge este j mencionadoequilbrio entre o material e o espiritual, ele na verdade "domina os peixes domar..." e toda a matria fsica (exceto outras pessoas!). Ele demonstra que estum ponto acima deles... e atinge o prprio pinculo da Criao , tornando-se um parceiro do Prprio D'us na Criao.Portanto, o que voc realizou para o mundo hoje?

Вам также может понравиться