Вы находитесь на странице: 1из 21

Princpios da execuo

01 Introduo
O estudo dos princpios para qualquer ramo do direito sempre se mostrou de essencial importncia, considerando-se que tanto o legislador na elaborao das normas gerais e abstratas, como o operador do direito na sua interpretao e aplicao prtica, devem levar em consideraes os princpios que regem o ordenamento jurdico.1 Na anlise de um processo especfico como a que nos propomos fazer com relao ao processo de execuo, tem maior importncia os princpios especficos sobre o tema, em detrimento dos princpios processuais gerais, sendo justamente esses que sero objeto de nossas consideraes. Alm da inegvel importncia do estudo dos princpios para a melhor compreenso dos fenmenos processuais, importante ressaltar que no campo do processo executivo percebem-se mudanas de mentalidade e modificaes legislativas que fazem com que a anlise de tradicionais princpios deva ser feita sob uma nova tica. Alguns, inclusive, vm sua condio de princpios ameaados, tantas so as excees amplamente aceitas na praxe forense a eles. Justamente essa nova realidade da execuo que nos motivou a elaborao do presente texto, que busca to somente uma indicao das modernas propostas referentes interpretao de tradicionais princpios do processo executivo.

02 Autonomia
1

Nesse sentido as lies de Gisele Santos Fernandes Ges, Princpio da proporcionalidade no processo civil, So Paulo, Saraiva, 2004, pp. 16/17: Existe a convergncia entre os doutrinadores no sentido de que os princpios ocupam posio de relevo no sistema jurdico, uma vez que so gerais e assentam as suas orientaes, perfazendo-se como guias do ordenamento para a interpretao e aplicao das normas jurdicas, seja para dar coerncia geral ao sistema (Jorge Miranda), seja para transparecer sua contingncia constante (Helenilson Cunha Pontes).

www.professordanielneves.com.br

Esse tradicional princpio do processo executivo deve ser analisado nos dias atuais levando-se em conta as transformaes sofridas pelo Cdigo de Processo Civil, em especial quelas promovidas com relao forma de execuo do mais clssico dos ttulos executivos judiciais; a sentena civil condenatria (art. 584, I, CPC).
A doutrina arrola o princpio da autonomia dentre os princpios do processo de execuo, fazendo crer que, ainda hoje, este o princpio que revela a relao existente entre processo de conhecimento e processo de execuo. A modificao das estruturas processuais propugnadas pelas reformas, no entanto, realou a existncia de situaes em que cognio e execuo se realizam na mesma relao jurdico-processual, que antes figuravam como mera exceo ao princpio da autonomia da execuo perante a cognio. (Jos Miguel Garcia Medina, Execuo civil princpios fundamentais, So Paulo, RT, 2002, p. 190)

A lio tradicional ensina que o processo de execuo se desenvolve de forma autnoma, constituindo um ente parte dos processos de conhecimento e cautelar. Entende-se, portanto, que o processo de execuo no pode ser considerado como mero ciclo final do processo de conhecimento. Tanto assim que a relao jurdica formada no processo de execuo poder ser diferente daquela formada no processo de execuo (vide o caso da legitimao ordinria superveniente). Frise-se que estamos tratando do processo de execuo, e no da fase de execuo (art. 461 (obrigaes de fazer/no fazer), 461-a (obrigaes de entrega de coisa), e com a aprovao de Projeto de Lei que se encontra na Cmara tambm referente s obrigaes de pagar quantia certa2), que inclusive parcela da doutrina prefere chamar de fase de satisfao - para evitar indevidas confuses - j que naturalmente nesse caso no haver autonomia.

Para uma anlise do Projeto de Lei que foi batizado como cumprimento de sentena, consultar SRGIO SHIMURA, Cumprimento de sentena, pp. 241/251 e OLAVO DE OLIVEIRA NETO, Novas perspectivas da execuo civil cumprimento da sentena, pp. 183/202, ambos in Execuo no processo civil novidades & tendncias, coord. Srgio Shimura e Daniel Amorim Assumpo Neves, So Paulo, Mtodo, 2004. Ainda Cssio Scarpinella Bueno, Ensaio sobre o cumprimento das sentenas condenatrias, in Revista de Processo n 113, So Paulo, RT, 2004, pp. 22/76.

www.professordanielneves.com.br

A justificativa para a autonomia do processo executivo como inicialmente imaginado pelos doutrinadores que trataram do tema encontrava-se alicerada em duas justificativas fundamentais: (a) a diversidade de atividades jurisdicionais (no processo de conhecimento atividades cognitivas; no processo de execuo atividades prticas e materiais) e (b) os diferentes objetivos traados para cada uma dessas atividades (no processo de conhecimento reconhecer o direito do autor e, dependendo do caso, constituir uma nova relao jurdica ou condenar o ru; no processo de execuo satisfazer o direito do exequente)3. Lembrava-se tambm a formao de uma nova relao jurdica processual, independente daquela formada no processo de conhecimento, conforme j aventado. Leonardo Greco indica sete caractersticas formais que confirmariam a autonomia do processo de execuo como regra no processo civil brasileiro: 1 a admissibilidade de execuo por ttulo extrajudicial ou por condenao criminal, sem processo civil de conhecimento anterior; 2 a possibilidade de que as partes na execuo no sejam as mesmas do processo de conhecimento, como ocorre, por exemplo, na hiptese de execuo contra o fiador judicial; 3 a impossibilidade de extino do processo no lapso de tempo que medeia entre o trnsito em julgado da sentena condenatria e o incio da execuo, porque no h processo pendente; 4 a perda da eficcia da medida cautelar concedida no curso do processo de conhecimento, se a execuo no for instaurada logo aps o encerramento daquele; 5 a prescrio da execuo se entre o trmino do processo de conhecimento e a instaurao do processo de execuo decorrer o prazo de prescrio da ao previsto em lei; 6 a necessidade de nova citao na execuo 7 a necessidade de iniciativa originria do autor, no podendo ser instaurada ex officio (a execuo)4

3 4

Cfr. Enrico Tullio Liebman, Processo de Execuo, 4 ed., So Paulo, Saraiva, 1980, pp. 37/38. Cfr. O processo de execuo, vol. I, Rio de Janeiro, Renovar, 1999, pp. 169/170.

www.professordanielneves.com.br

Respeitando-se a opinio dos doutrinadores que continuam a ver na autonomia um princpio do processo de execuo, necessrio se observar que renomados doutrinadores acreditam que tal princpio no mais se justifica, devendo ser repensado, permitindo-se sempre que possvel uma mera fase de execuo em detrimento do processo autnomo. Essa viso, inclusive, no nova, mas somente contemporaneamente passou a ser prestigiada pelo legislador. Humberto Theodoro Jr., em obra lanada no distante ano de 1987, j apontava as razes que demonstravam ser injustificada a manuteno da autonomia da execuo de sentena, e as vantagens que o afastamento de tal princpio traria ao ordenamento processual. Para o doutrinador mineiro cinco razes principais demonstrariam a inadequao de se exigir que a satisfao de um direito reconhecido judicialmente se desse por via de um processo autnomo:
a) a pretenso que justifica a prestao jurisdicional no comporta a falsa dissociao em pretenso de condenar e pretenso de executar. na realidade, s h uma pretenso: a de compelir o devedor prestao por inadimplncia; b) se a lide real no se compe apenas com a sentena condenatria, tem o rgo judicial, para atingir o desiderato da pacificao social, que prosseguir atravs de atos que tornem efetiva a restaurao da ordem jurdica violada; c) se a condenao no basta para pacificar a lide, e necessria ainda se faz a atuao executiva, razo no h para encerrar-se a funo jurisdicional com a sentena de mrito e exigir que o credor proponha outra ao para levar o rgo judicial a executar sua prpria ordem de condenao; d) as nulidades ou ilegalidades do processo de conhecimento jamais seriam motivo para exigir a execuo completa, apenas com o fito de ensejar embargos do devedor, pois outros meios h de se defender contra tais vcios, fora e dentro do processo executivo; e) na verdade, a execuo, como processo autnomo e completo, s se justifica na cobrana dos ttulos extrajudiciais, porque equiparados sentena, dispensam a fase de cognio e j autorizam o incio da atividade jurisdicional no estgio da realizao prtica do direito ao credor, sem perder tempo com 5 sua definio ou acertamento

Concordamos quase que integralmente com os argumentos acima expostos, discordando parcialmente to somente do ltimo deles, que afirma ser o processo
5

Cfr. A execuo de sentena e a garantia do devido processo legal, Rio de Janeiro, Aide, 1987, pp. 253/254.

www.professordanielneves.com.br

autnomo de execuo somente justificvel para a execuo dos ttulos extrajudiciais. importante lembrar que ainda que se busque um sincretismo maior entre o processo de conhecimento e o de execuo, existem ttulos judiciais previstos pelo art. 584, CPC, que sempre demandaro a existncia de um processo autnomo de execuo: sentena penal condenatria transitada em julgado (art. 584, II, CPC); sentena estrangeira homologada pelo stf (antes da EC 45) ou stj (depois da EC 45) (art. 584, IV, CPC); sentena arbitral (art. 584, VI, CPC). Aps indicar as razes que demonstrariam a inadequao da exigncia da autonomia para a satisfao dos direitos reconhecidos judicialmente o autor mineiro passa a elencar as vantagens da existncia de um processo sincrtico, com uma fase de conhecimento seguida por uma fase satisfativa:
a) a eliminao da propositura da execuo forada de sentena em nova petio inicial do credor; b) a eliminao da citao executiva: na prpria sentena seria feita a assinatura do prazo para pagamento, o qual, ultrapassado sem comunicao ou prova de resgate, acarretaria a automtica expedio do mandado de imisso de posse, se a condenao for de entrega de coisa, ou de penhora, se de pagamento de dinheiro; c) desaparecero os embargos execuo, porque sendo nico o processo, toda a matria de defesa ter de ser produzida obrigatoriamente antes da sentena, como hoje ocorre com as aes possessrias e com as de despejo. com isso desapareceriam, tambm, os embargos de reteno; d) a prova de pagamento ou de outra causa de extino da dvida, para encerramento da execuo, ser feita por meio de simples petio do executado. s em casos de alta complexidade, o juiz remeter as partes para as vias ordinrias, sem, contudo, suspender a execuo; e) as alegaes de nulidade do processo de execuo, ou da sentena exeqenda, quando se tratar de nulidade de pleno iure, que prescinde da ao rescisria, sero argidas, tambm, por simples petio do executado, enquanto no ultimada a execuo; f) sem efeito suspensivo, poder-se-iam admitir apenas embargos arrematao, se o processo chegasse ao final expropriativo, sem atentar-se para alguma nulidade ocorrida nos prprios atos executivos, e contra a qual no tivesse ocorrido a precluso; g) para maior prestgio e maior eficcia da condenao, principalmente nos casos de dvida de dinheiro, poder-se-ia privar a apelao do efeito suspensivo, o que permitiria, logo aps a sentena, a penhora, e eliminaria o risco de inutilizar-se a condenao, na demora da tramitao recursal, pela 6 supervenincia de insolvncia do devedor ou algum ato fraudulento dele.
6

Cfr. A execuo de sentena e a garantia do devido processo legal, op. cit., pp. 254/255.

www.professordanielneves.com.br

Nos parece que tanto o legislador quanto o operador do direito tendem a afastar o princpio da autonomia do processo de execuo sempre que a busca da satisfao do direito possa ser realizada no prprio processo em que esse direito foi reconhecido, como mera fase de satisfao7. O prprio conceito de autonomia dos processos e no s o de execuo passa por sentida crise atualmente, havendo forte corrente doutrinria que defende um sincretismo total entre os processos previstos pelo ordenamento processual, imaginando-se que num mesmo processo seja possvel a realizao de atos cognitivos, executivos e cautelares. Cumpre apontar, inclusive, corrente doutrinria que entende que aps o advento do art. 273, 7, CPC, que trata da fungibilidade da tutela antecipada com a tutela cautelar, a autonomia do processo cautelar j no mais se justificaria. (Teresa Arruda Alvim Wambier e Luiz Rodrigues Wambier8; J.E. Carreira Alvim9; Marcus Vinicius Rios Gonalves10; Joaquim Felipe Spadoni11; Fredie Didier Jr.12; Juvncio Vasconcelos Viana 13) Esclarea-se, com relao ao tema, no ser essa a nossa opinio diante da inovao legislativa, nos parecendo que a concesso de medida cautelar quando requerida tutela antecipada pelo autor, alm de preencher os requisitos tpicos da tutela cautelar (fumus boni iuris e periculum in mora), deve tambm preencher os requisitos
7

Faz interessante observao a respeito do princpio da autonomia Jos Miguel Garcia Medina, Execuo civil, op. cit., p. 216: Como se assinalou no item 1., retro, comum que o ordenamento jurdico preveja excees a um princpio jurdico. A evoluo de um sistema jurdico, no entanto, pode determinar que excees eventualmente existentes num ordenamento jurdico se desenvolvam fecundamente, de modo a se poder considerar, diante de tal fenmeno, no se estar mais diante de meras excees, seno diante de um novo princpio jurdico. 8 Breves comentrios 2 fase da reforma do Cdigo de Processo Civil, 2 ed., So Paulo, RT, 2002, pp. 59/60. 9 Cdigo de Processo Civil reformado, 5 ed., Rio de Janeiro, Forense, 2003, p. 131. 10 Novo curso de direito processual civil, vol. 1, So Paulo, Saraiva, 2004, pp. 305/306. 11 Fungibilidade das tutelas de urgncia, in Revista de Processo n 110, So Paulo, RT, 2003, pp. 90/91. 12 A nova reforma processual, 2 ed., So Paulo, Saraiva, 2003, pp. 87/88. 13 A antecipao de tutela de acordo com a lei 10.444/2002, in Revista Dialtica de Direito Processual n 02, So Paulo, Dialtica, 2003, p. 54.

www.professordanielneves.com.br

tradicionais da fungibilidade (dvida fundada e inexistncia de erro grosseiro). Trata-se, portanto, de situao excepcional de exceo ao princpio da autonomia do processo cautelar, como j tivemos oportunidade de afirmar14. (Luiz Guilherme Marinoni e Srgio Cruz Arenhart15; Joel Dias Figueira Jr.16; Luiz Orione Neto17). De qualquer forma no se pode negar que o princpio da autonomia dos processos em geral, e mais claramente o princpio da autonomia do processo de execuo vm sofrendo seguidas flexibilizao, rumando o processo civil brasileiro para a construo, sempre que possvel, de um processo sincrtico absoluto, em que o juiz possa exercer atividades de qualquer natureza.

03 - Nulla executio sine titulo


No h execuo sem ttulo que a embase (nulla executio sine titulo), j que no processo executivo, alm de se permitir a invaso patrimonial do executado por meio de atos materiais praticados pelo juiz (p. ex., penhora, busca e apreenso, imisso na posse), esse colocado numa situao processual desvantajosa com relao ao exequente. Assim, exige-se a existncia de ttulo executivo, que demonstra ao menos uma probabilidade de que o crdito exeqendo efetivamente exista. Nesse sentido as lies de Cndido Rangel Dinamarco: A exigncia de ttulo executivo, sem o qual no se admite a execuo, consequncia do reconhecimento de que a esfera jurdica do indivduo no deve ser invadida, seno quando existir uma situao de to elevado grau de probabilidade de existncia de um preceito jurdico material descumprido, ou de tamanha preponderncia de outro interesse sobre o seu, que o risco de um

Nova reforma processual civil, So Paulo, Mtodo, 2003, pp. 128/130. Manual do processo de conhecimento, 2 ed., So Paulo, RT, 2003, p. 264. 16 Comentrios novssima reforma do CPC, Rio de Janeiro, Forense, 2003, pp. 120/121. 17 Processo cautelar, So Paulo, Saraiva, 2004, pp. 67/69.
15

14

www.professordanielneves.com.br

sacrifcio injusto seja, para a sociedade, largamente compensado pelos benefcios trazidos na maioria dos casos.18 Correlato ao princpio de que no pode existir execuo sem ttulo, h outro que deve ser lembrado: o da tipicidade dos ttulos executivos (nulla titulus sine lege). Significa dizer que o elenco de ttulos executivos, contido no Cdigo de Processo Civil ou em leis extravagantes, constitui numerus clausus, sendo, portanto, restritivo, o que impossibilita ao operador do direito criar ttulos executivos que no estejam previstos em lei como tal. Nem mesmo a vontade dos participantes da relao jurdica de direito material possibilita a formao de um ttulo executivo, diferentemente de outros ordenamentos processuais, como o alemo. Assim, mesmo que os contratantes celebrem um contrato e dispensem expressamente a assinatura das testemunhas, afirmando em clusula contratual estarem formando um ttulo executivo, o contrato no ser instrumento apto a ensejar o processo executivo. Da anlise conjunta desses dois princpios surge interessante questo envolvendo a execuo de decises interlocutrias, em especial aquelas que concedem uma tutela antecipada (art. 273, CPC). Se por um lado no se admite a execuo sem ttulo, e de outro somente ser ttulo quilo que como tal estiver expressamente previsto em lei, como seria possvel parte a busca da satisfao ftica de seu direito obtido em sede de antecipao de tutela, considerando-se que nem no Cdigo de Processo Civil e nem em qualquer lei extravagante a deciso interlocutria consta como ttulo executivo? Parte da doutrina entende que nesse caso haveria uma exceo ao princpio da nulla executio sine titulo, admitindo-se que atos executivos sejam praticados ainda que inexistente o ttulo executivo. Fala-se, inclusive, no tocante a necessidade de existncia de ttulo executivo como instrumento a permitir atos materiais na busca da satisfao ftica do direito, a convivncia de dois princpios: o da nulla executio sine titulo e o
18

Cfr. Execuo civil, 6 ed., So Paulo, Malheiros, 1998, pp. 457/458.

www.professordanielneves.com.br

princpio da execuo sem ttulo permitida.19 No nos parece, entretanto, que esse seja o melhor entendimento sobre o tema, embora reconheamos que o suposto problema exige uma explicao convincente diante de sua larga aplicao prtica. Nos perfilhamos com outra corrente doutrinria, que entende que no termo sentena condenatria, prevista no art. 584, I, CPC, est abrangido qualquer pronunciamento judicial de contedo condenatrio, inclusive as decises interlocutrias. Afirma-se que em 1973 o legislador no imaginava a possibilidade de decises interlocutrias necessitarem de execuo, da a redao restritiva do dispositivo legal acima citado. Diante de uma nova realidade gerada pelo art. 273, CPC, o termo sentena condenatria j no mais apto a descrever todas as hipteses de pronunciamentos decisrios do juiz que demandavam satisfao, o que passou a exigir uma interpretao mais ampliativa de seu contedo.20

04 - Patrimonialidade
Costuma-se dizer que a execuo ser sempre real, e nunca pessoal, em razo de serem os bens do executado os responsveis materiais pela satisfao do direito do exequente. No existe no direito brasileiro, e nem em qualquer ordenamento moderno que se tenha conhecimento, satisfao na pessoa do devedor, como existia na antiga Lei das XII Tbuas, que choca o leitor ao estabelecer que em determinadas condies seria possvel dividir o corpo do devedor em tantos pedaos quantos sejam os credores ou ainda vender o devedor a um estrangeiro, alm do Tigre, o que

Essa a opinio de Jos Miguel Garcia Medina, A execuo da liminar que antecipa efeitos da tutela sob o prisma da teoria geral da tutela jurisdicional executiva o princpio da execuo sem ttulo permitida, in Processo de Execuo, coord. Srgio Shimura e Teresa Arruda Alvim Wambier, So Paulo, RT, 2001, pp. 509/535 e Luiz Guilherme Marinoni, Tutela antecipatria, julgamento antecipado e execuo imediata da sentena, 4 ed., So Paulo, RT, 2000, p. 22 e ss. 20 Nesse sentido Araken de Assis, Manual do processo executivo, 7 ed., So Paulo, RT, 2001, p. 146; SRGIO SHIMURA, Ttulo executivo, So Paulo, Saraiva, 1997, p. 209; Paulo Henrique dos Santos Lucon, Eficcia das decises e execuo provisria, So Paulo, RT, 2000, pp. 228/229.

19

www.professordanielneves.com.br

significaria ou morte ou vida de extrema penria, considerando que alm do Tigre estavam os fencios, inimigos capitais dos romanos. A priso civil, prevista em nossa Constituio Federal para os casos de devedor inescusvel e voluntrio de alimentos e de depositrio infiel (a par da discusso da permanncia dessa possibilidade de priso em razo do Pacto de San Jos da Costa Rica), no exceo a regra da patrimonialidade da execuo. A priso, nesses casos, no meio de satisfao do direito do credor, servindo simplesmente como forma de coero psicolgica do mesmo para que cumpra sua obrigao. , portanto, uma forma de execuo indireta, que por sua violncia resta limitada a excepcionais situaes, com expressa previso constitucional. Parece ter entendimento contrrio a esse respeito o Ministro do Superior Tribunal de Justia, Teori Albino Zavaski, para quem atualmente, no direito brasileiro, h apenas resqucios da execuo pessoal, limitados priso civil como meio de coao para obter o pagamento da prestao alimentcia e o cumprimento dos deveres de fiel depositrio.21 A proibio de que o corpo do devedor responda por suas dvidas, reservando-se tal garantia a seu patrimnio, vista como representao da humanizao que o processo de execuo adquiriu durante seu desenvolvimento histrico, desde o direito romano, abandonando gradativamente a idia de se utilizar a execuo como forma de vingana privada do credor. A doutrina que enfrentou o tema unnime em apontar que a Lex Poetelia, do ano 326 a.C., representou o incio da transformao da responsabilidade pessoal para a patrimonial.22 Passou-se a proibir a morte e o acorrentamento do devedor, a se prever de forma institucionalizada a satisfao do
21

Cfr. (Processo de execuo parte geral, 3 ed., So Paulo, RT, 2004, p. 111). Compartilhando desse entendimento Araken de Assis, Processo de Execuo, op. cit., p. 107. 22 Nesse sentido Paulo Henrique dos Santos Lucon, Embargos execuo, So Paulo, Saraiva, 1996, p. 18.

www.professordanielneves.com.br

crdito mediante a prestao de trabalhos forados, o que, se hoje em dia parece inaceitvel, poca representou grande avano. A idia de vingana privada, entretanto, ainda continuava fortemente arraigada na mentalidade romana da poca. interessante notar que mesmo dentro da responsabilidade patrimonial, que veio a se verificar de forma mais concreta no perodo clssico e ps-clssico do direito romano, houve uma evoluo. Basta lembrar que a bonorum venditio representava uma execuo universal e coletiva, na qual o devedor respondia por sua dvida com a integralidade de seu patrimnio, em procedimento muito parecido com a atual falncia e insolvncia civil. A partir do advento do perodo clssico (com os novos institutos a previstos) passou-se em alguns casos a limitao patrimonial, com o valor dos bens expropriados correspondente ao da dvida, o que se aproxima de nosso atual esquema de responsabilidade na atual execuo forada. preciso observar, ainda, que o desenvolvimento humanista da execuo no se deteve nesse ponto de limitar a responsabilidade patrimonial ao valor da dvida, progredindo at ser criada a impenhorabilidade de bens. Atualmente existem bens que apesar de pertencerem ao patrimnio do devedor, no respondem por suas dvidas, j que a lei os considera impenhorveis (art. 649 absolutamente impenhorveis; art. 650 relativamente impenhorveis). Tambm h bens que, apesar de no mais estarem no patrimnio do devedor, respondem pela dvida, sempre que tenham sido transferidos em fraude. Por fim, h ainda situaes em que bens de terceiros (meros responsveis) e no do devedor, respondem pela dvida desse segundo.23

05 - Resultado (desfecho nico)

23

Com relao ao exagero quanto a impenhorabilidade de bens levando frustrao da tutela executiva, consultar Daniel Amorim Assumpo Neves, Impenhorabilidade de bens anlise com vistas efetivao da tutela jurisdicional, pp. 47/80 e Guilherme Freire de Barros Teixeira, A penhora de salrios e a efetividade do processo de execuo, pp. 115/142, ambos in Execuo no processo civil novidades & tendncias, op. cit..

www.professordanielneves.com.br

Como ocorre com todos os processos, tambm o executivo pode ter um final normal ou anmalo. A execuo chega a seu final normal quando bem sucedida, ou seja, quando se verifica a entrega ao exequente exatamente aquilo que receberia se no necessitasse do processo de execuo. Sempre que o exequente satisfizer o direito exeqendo a execuo chegar a seu final normal, extinguindo-se por meio da prolao da sentena prevista no art. 794, CPC, que meramente declaratria quanto ao final do procedimento executivo. O final anmalo do processo de execuo alis, como tambm o de conhecimento e cautelar sua extino sem o julgamento do mrito, o que ocorrer por um dos motivos previstos pelo art. 267, CPC, ou com o acolhimento integral de embargos execuo cujo fundamento seja a inexistncia do direito material exeqendo. O processo de execuo se desenvolve com um nico objetivo; entregar ao exequente, dentro da maior proximidade possvel, tutela idntica a que obteria sem o processo. Por ser esse o objetivo nico da execuo, fala-se tambm em princpio do desfecho nico, considerando-se que a nica forma de prestao que pode ser obtida em tal processo a satisfao do direito do credor. O executado, na melhor das hipteses, ver impedida sua satisfao com a extino sem o julgamento de mrito do processo, mas jamais ter a possibilidade de obter uma deciso de mrito favorvel a ele. Na execuo no se discute mrito (direito material), busca-se to somente a sua satisfao, sendo, portanto, impossvel uma improcedncia do pedido do exequente. Sobre esse assunto h interessante debate doutrinrio no que se refere ao acolhimento da defesa do executado conhecida pela doutrina como exceo de pr-executividade, tema que merece um estudo aprofundado incompatvel com as pretenses do presente texto. Sendo o objeto de tal defesa as matrias de mrito da execuo, que envolvem invariavelmente a inexistncia do direito exeqendo (p. ex., prescrio, pagamento), o seu eventual acolhimento levaria a extino do processo executivo, havendo notvel dissenso a respeito da natureza dessa sentena. Embora seja secular nossa tradio

www.professordanielneves.com.br

de se afirmar que no processo de execuo no h julgamento de mrito, a partir do momento em que se permite a soluo do processo pelo acolhimento justamente de uma matria de mrito no nos resta outra alternativa que no afirmar que nesse caso, absolutamente excepcional, ser possvel at mesmo em se falar em sentena que rejeita a pretenso executiva do credor (art. 296, I, CPC). Apesar disso, nos parece que o princpio do desfecho nico continue a ser a regra, justificada inclusive pelas excepcionais excees. Justamente em razo do desfecho nico do processo de execuo, que no tem como tutelar o direito material do ru, permitido ao exequente, a qualquer momento, ainda que pendente de julgamento embargos execuo, desistir do processo, dispensadose a concordncia do executado para que tal desistncia gere efeitos jurdicos (art. 569, CPC), bastando para tanto a homologao do juiz. No tendo o executado nada a ganhar no processo executivo, a lei presume sua aceitao, dispensado a concordncia expressa e no aceitando qualquer discordncia por inutilidade prtica de continuao do processo executivo.
Princpio informativo tpico do processo de execuo o da disponibilidade: a execuo tem por nica finalidade a satisfao do crdito, de modo que sua razo de ser est relacionada exclusivamente ao interesse e ao proveito do credor, que dela pode dispor. No processo de conhecimento, destinado que a eliminar incertezas sobre a existncia ou no do direito subjetivo, ou de sua ameaa ou violao, o interesse das partes litigantes concorrente, e no s do demandante, eis que a sentena de improcedncia faz coisa julgada a favor do demandado. Da por que a desistncia da ao cognitiva aps decorrido o prazo da resposta supe o assentimento do ru ( 4 do art. 267). O mesmo no ocorre no processo de execuo, perante o qual o executado no pode alimentar qualquer expectativa se soluo favorvel, a no ser a de almejar que o processo se extinga. Assim, no pressuposto de que a desistncia da execuo a ningum prejudica e que sempre favorvel ao ru, at porque tudo volta ao status quo, assentou-se o princpio de que o exequente tem a disponibilidade da ao de execuo, podendo dela desistir, no todo ou em parte, independentemente da concordncia do executado, que 24 se presume.

24

Cfr. Teori Albino Zavaski, Processo de execuo parte geral, op. cit., p. 97.

www.professordanielneves.com.br

Com relao disponibilidade do processo executivo h algumas caractersticas dignas de nota, que exporemos de forma direta: a) desistncia no se confunde com renncia, instituto de direito material. Significa dizer que o exequente simplesmente desiste de cobrar executivamente seu direito naquele momento, naquele processo especfico, podendo, entretanto, ingressar posteriormente com ao idntica; b) sendo possvel ao exequente desistir de toda a execuo, tambm ser admitida a desistncia referente a alguma medida executiva em hipteses em que houver uma pluralidade de meios a disposio do exequente (multa diria, priso, alienao de bens, etc). Nesse caso, o juiz dever levar em considerao na homologao da desistncia a menor onerosidade ao executado (art. 620, CPC) e a eficcia da tutela jurisdicional; c) havendo litisconsrcio admitida a desistncia por um ou mais dos litisconsortes, independentemente da concordncia dos outros litisconsortes ou do executado; d) todos os legitimados a propor a execuo podem dela dispor, exceo do Ministrio Pblico (atuao processual orientada pelo princpio da indisponibilidade), que tem a disponibilidade somente com relao s medidas executivas; e) a admissibilidade da desistncia da execuo est condicionada a no realizao no processo de atos que no possam ser anulados sem prejuzo do devedor ou de terceiro. Dessa forma, arrematado um bem em hasta pblica, no se admitir a desistncia da execuo, da mesma forma que ser inadmissvel a desistncia se na execuo de fazer fungvel a obrigao j tiver sido satisfeita por terceiro (art. 634, CPC). No caso de desistncia do processo de execuo, interessante questo surge no tocante aos embargos de execuo pendentes de julgamento. Caso os embargos versem sobre matria meramente processual (p. ex., ilegitimidade de parte, falta de liquidez do ttulo, etc), perdero o objeto e sero extintos sem o julgamento do mrito, condenado-se o embargado credor ao pagamento das custas judiciais e honorrios advocatcios. Nesse caso a extino dos embargos execuo uma concluso lgica da desistncia da ao de execuo, considerando-se que no eventual acolhimento da

www.professordanielneves.com.br

matria aduzida o embargante conseguiria uma sentena terminativa do processo de execuo, exatamente aquilo que j obteve com a homologao da desistncia de tal processo. Haver, portanto, perda superveniente do objeto dos embargos, que se tornaro inteis e por isso devem ser extintos sem a necessidade de concordncia do embargante. Por outro lado, caso os embargos versem sobre matria de mrito, ligada ao direito material alegado pelo exequente (p. ex. novao, compensao, inexistncia de ttulo na execuo por ttulo extrajudicial, etc.), a extino dos embargos est condicionada a concordncia do embargante. A razo para se condicionar extino dos embargos concordncia do embargante clara: tratando-se de matrias de mrito, tambm possvel vislumbrar interesse desse na continuao dos embargos, obtendo sentena de mrito a seu favor, que demonstraria a inexistncia do direito material do exequente. A coisa julgada material que seria formada em tal circunstncia impediria a propositura do processo de execuo novamente, o que no ocorreria com a simples desistncia do processo. Nesse sentido a melhor doutrina:
Se o fundamento dos embargos fora a inexistncia do crdito e se o julgamento lhe for favorvel, o executado-embargante ter em seu benefcio uma sentena declarando que nada deve. Passada em julgado, trar-lhe- perptua segurana a respeito e o suposto crdito do adversrio jamais poder voltar a ser cobrado (coisa julgada material, imutabilidade dos efeitos da sentena). Por isso que, pendentes os embargos de mrito, a desistncia da execuo s os extinguir se assim o admitir o embargante. o seu direito de ao, afinal, que alei visa resguardar quando deixa a seu exclusivo critrio a extino desses embargos em consequncia de haver o credor desistido da 25 execuo

Com relao interpretao do art. 549, par. nico, CPC, algumas observaes rpidas e diretas se impem: a) no se exige a concordncia do embargado, considerando-se que ao desistir do processo de execuo presumidamente o
25

Cfr. Cndido Rangel Dinamarco, A reforma do Cdigo de Processo Civil, 4 ed., So Paulo, Malheiros, 1998, p. 287.

www.professordanielneves.com.br

exequente tambm est abrindo mo do julgamento dos embargos; b) no havendo a concordncia do embargante, os embargos perdem tal natureza, passando a ser tratado como ao autnoma declaratria. A apelao, portanto, ser recebida no duplo efeito (no se aplicar a exceo do art. 520, V, CPC); c) embargos fundado em excesso de execuo, embora no tratem em algumas hipteses de matria processual, sero automaticamente extintos diante da desistncia do processo de execuo; d) embargos de reteno, embora no tratem de questes processuais, sero automaticamente extintos com a desistncia do processo de execuo; e) no caso de renncia ao direito exeqendo, os embargos tanto com matria processual como com matria de mrito sero automaticamente extintos.

06 - Utilidade
Como todo processo, tambm o de execuo deve servir a efetivamente entregar ao vitorioso aquilo que lhe de direito. No se justifica, portanto, processo de execuo que possa apenas prejudicar o devedor sem trazer qualquer proveito prtico ao credor. Em razo desse princpio, a penhora no ser realizada quando restar evidente que o produto da execuo dos bem encontrados for ser totalmente absolvido pelo pagamento das custas da execuo. tambm o princpio da utilidade que impede a aplicao das astreintes multas no caso de descumprimento de obrigao de fazer/no fazer e entrega de coisa quando o juiz perceber que a obrigao se tornou impossvel. Somente prejudicaria o executado, sem nenhum proveito ao exequente na busca da satisfao de seu direito, a aplicao de uma medida que se entende por coercitiva (e no punitiva) quando apurado a impossibilidade do cumprimento da obrigao. Nunca demais lembrar que a execuo no forma de vingana privada, como utilizada no direito romano. Trata-se de mecanismo judicial para a satisfao do direito

www.professordanielneves.com.br

do credor, e sempre que se entender que esse direito no pode ser satisfeito, no haver razo plausvel para a admisso da execuo. A regra se aplica tambm aos meios executivos, que sempre que se mostrarem inteis para tal satisfao do direito devero ser indeferidos pelo juiz.

07 - Menor onerosidade
O processo de execuo no instrumento de exerccio de vingana privada, como amplamente afirmado, nada justificando que o executado sofra mais do que o estritamente necessrio na busca da satisfao do direito do exequente. Gravames desnecessrios satisfao do direito do credor devem ser evitados sempre que for possvel tal satisfao por meio de outros mecanismos. Dessa constatao a regra de que quando houver vrios meios de satisfazer o direito do credor, o juiz mandar que a execuo se faa pelo modo menos gravoso ao devedor (art. 620, CPC). evidente que tal princpio deve ser interpretado luz do princpio da efetividade da tutela executiva, sem a qual o processo no passa de enganao. O credor tem direito a satisfao de seu crdito, e no caminho para sua obteno naturalmente criar gravames ao devedor. O que se pretende evitar o exagero desnecessrio de tais gravames. Esse um dos motivos para no se permitir que bem do devedor seja alienado em hasta pblica por preo vil (art. 692, CPC). O sacrifcio da efetividade da tutela executiva, entretanto, no pode resultar do respeito de tal princpio. Caber ao juiz no caso concreto, encontrar um meio-termo, como lembrado pela melhor doutrina:
Dispondo o art. 620 do Cdigo de Processo Civil que quando por vrios meios o credor puder promover a execuo, o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor, a norma que desse texto se extrai mediante uma interpretao sistemtica a de que a execuo deve pautar-se por duas balizas fundamentais, antagnicas, mas necessariamente harmoniosas, que so (a) a do respeito integridade patrimonial do executado, sacrificando-o o mnimo possvel e (b) a do empenho a ser feito para a plena realizao do direito do exequente. indispensvel a harmoniosa convivncia entre o direito do credor tutela jurisdicional para a efetividade de

www.professordanielneves.com.br

seu crdito e essa barreira mitigadora dos rigores da execuo, em nome da dignidade da pessoa fsica ou da subsistncia da jurdica a qual outra coisa no que a personificao de grupos de pessoas fsicas reunidas em torno de um objetivo comum. Ao juiz impe-se, caso a caso, a busca da linha de equilbrio entre essas duas balizas, para no frustrar o direito do credor nem 26 sacrificar o patrimnio do devedor alm do razovel e necessrio.

Assim, penhorada uma casa que sirva de residncia ao devedor, existindo outras nas mesmas condies, obviamente que se mostra gravame desnecessrio tal penhora, podendo o executado pleitear a modificao do bem objeto de constrio. O mesmo, entretanto, no ocorre quando o devedor tenha aplicaes em banco penhoradas e pretenda modificar a penhora por velhas mquinas que dificilmente sero expropriadas em hasta pblica. Registre-se que o posicionamento conservador do STJ referente penhora do faturamento se funda justamente na aplicao do princpio estudado, ainda que em muitas ocasies seja ignorado o direito do credor satisfao rpida e integral de seu direito.

08 - Lealdade e boa-f processual


Tais princpios, ligados imprescindvel e necessria tica em todo e qualquer processo, vm representados pelas previses constantes nos arts. 600 e 601, CPC.27 O primeiro trata do rol de atos que compe os chamados atos atentatrios dignidade da justia, enquanto os segundos tratam da punio ao executado que realiza ato tipificado no artigo antecedente. considerado ato atentatrio dignidade da justia quando o devedor: (i) frauda a execuo; (ii) se ope maliciosamente execuo, empregando meios ardis e meios

26

Cfr. Cndido Rangel Dinamarco, A nova era do processo civil,So Paulo, Malheiros, 2003, pp. 290/291.
27

Para uma anlise mais aprofundada sobre o tema do ato atentatrio dignidade da justia, consultar Daniel Amorim Assumpo Neves, Ato atentatrio dignidade da Justia (arts. 600 e 601 do CPC), in Linhas Mestras do Processo Civil, So Paulo, Atlas, 2004, pp. 113/130.

www.professordanielneves.com.br

artificiosos; (iii) resiste injustificadamente s ordens judiciais; (iv) no indica ao juiz onde se encontram os bens sujeito execuo. Cometido qualquer desses atos, o executado, aps ser ouvido (contraditrio), ser condenado ao pagamento de at 20% do valor atualizado do dbito, sem prejuzo das sanes de natureza processual ou material, multa essa que reverter em proveito do credor, exigvel na prpria execuo. Mais uma vez de forma direta e simples algumas observaes a respeito do instituto do ato atentatrio dignidade da justia: a) somente os atos do executado sero considerados como atos de atentatrios contra a dignidade da justia. Exclui-se, portanto, a figura do exequente, que obviamente tambm pratica atos no processo de execuo, e quando o fizer imbudo de m-f estar incurso nos atos tipificados no art. 17 do Cdigo de Processo Civil; b) alm do processo de execuo, tambm se incluem os atos praticados nos embargos execuo e na fase executiva das aes sincrticas; c) a expresso fraude execuo (art. 600, I, CPC), deve ser interpretada de forma ampliativa, entendendo-se por fraudar qualquer ato praticado que leva a inutilizao do processo executivo, e no s os casos tipificados pelo art. 593, CPC, como sendo cometidos em fraude execuo; d) a resistncia injustificada s ordens do juiz dever tambm ensejar a multa prevista no art. 14, par. nico, CPC ato atentatrio dignidade da jurisdio. No caso no haver bis in idem, j que a multa do art. 601, CPC, revertida para a parte contrria, enquanto a multa prevista no art. 14, CPC, revertida ao Estado; e) o STJ entende no ser um dever do executado a indicao dos bens penhora, tratando-se de mero nus. Dessa forma, o descumprimento ao previsto no art. 600, IV, CPC, no gera qualquer sano ao devedor, que simplesmente ao deixar de nomear bens penhora transfere ao credor a tarefa de indicar tais bens em seu patrimnio.

www.professordanielneves.com.br

09 - Contraditrio
Afirma-se tradicionalmente na doutrina que no processo de execuo no se discute o seu mrito, j que o juiz parte de uma presuno de existncia do direito do exequente (derivada do ttulo executivo judicial) e busca to somente a satisfao de tal direito. No se nega que exista mrito no processo de execuo, entendido como o pedido elaborado pelo exequente, condicionando-se seu julgamento ao ingresso dos embargos execuo, ao de conhecimento autnoma e incidental ao processo de execuo. Essa ausncia de julgamento de mrito no processo de execuo (regra) fez com que alguns doutrinadores chegassem a chamar o processo de execuo de processo do credor, ou ainda conjunto de meios materiais colocados disposio do juiz para satisfazer o direito do credor. Criou-se at mesmo doutrina, hoje francamente superada, que afirmava ser dispensvel o contraditrio no processo de execuo justamente por ausncia de julgamento de mrito ou qualquer outra atividade cognitiva por parte do juiz.
Confunde-se, porm, contraditrio com mrito: na execuo, verdade, no se podem mais abordar as questes de mrito previamente resolvidas. Mas o contraditrio vai alm da mera contestao (entendida aqui como negao, pelo devedor, do direito contra ele alegado pelo credor), abrangendo, isso sim, o direito de reao, bem mais amplo, de tal sorte que apenas uma espcie de gnero reao (a saber, a contestao do direito material alegado pelo credor) estaria impedida no processo executivo (a situao aqui seria de precluso, j que a oportunidade do devedor de apresentar sua defesa de mrito ter-se-ia esgotado com o trmino do processo de conhecimento). Inegvel, pois, a existncia de contraditrio no processo executivo: uma vez que o executado obrigatoriamente deve ser informado sobre os atos processuais sob pena de caracterizar-se nulidade, abre-se a a possibilidade de reao, e isto acontece desde o incio do processo at seu trmino, abrangendo, sem exceo, todas as questes ligadas s condies da ao, aos pressupostos processuais e regularidade do procedimento, matrias que, como se sabe, podem ser 28 conhecidas de ofcio pelo juiz.
28

Cfr. Carlos Alberto Carmona, Em torno do processo de execuo, in Processo civil evoluo 20 anos de vigncia, coord. Jos Rogrio Cruz e Tucci, So Paulo, Saraiva, 1995, p. 17.

www.professordanielneves.com.br

Apesar da situao especial em que se coloca o processo de execuo em razo de suas caractersticas prprias, no h como negar sua natureza jurisdicional, tratandose indubitavelmente de processo que seguir sob o crivo do contraditrio, garantido constitucionalmente (art. 5, lV, CF). O juiz chamado no processo executivo a resolver uma srie de questes incidentes, sendo absurdo acreditar que em tais situaes no haja necessidade de se realizar o contraditrio. Apesar da funo principalmente material do juiz no processo de execuo, inegvel que exista tambm cognio acerca de questes incidentes no processo, e nesse caso o contraditrio indispensvel. H diversas situaes no processo executivo que demonstram o acerto de tal posicionamento. A deciso sobre a natureza do bem penhorado; quanto ordem de penhora dos bens, sobre a modificao ou reforo de penhora; sobre a alienao antecipada de bens, sobre o preo vil na arrematao, sobre a avaliao do bem, etc. em todos esses casos, naturalmente, haver nulidade se no observado o contraditrio.
Basta dizer, por exemplo, que na execuo de obrigao alternativa, cabendo ao devedor a escolha do modo como ser cumprida a prestao, este ser citado para manifestar sua opo (art. 571 do CPC). Ao exercer a opo, estar o executado influindo decisivamente no resultado final do processo executivo, j que sua escolha ter de ser respeitadas, e todas a atividade executiva ser realizada em direo ao cumprimento forado da obrigao pelo modo escolhido pelo executado. Assim, por exemplo, se a obrigao alternativa, cabendo ao executado escolher entre a entrega ao credor de dez sacas de feijo preto ou dez sacas de arroz, citado o devedor, e manifestando ele sua escolha (e.g., optando o executado pela entrega das sacas de feijo), dever o Estado-juiz determinar a busca e apreenso das sacas de feijo (salvo, obviamente, se o prprio executado entrega-las voluntariamente). Ter 29 o executado, assim, infludo no resultado final da atividade executiva.

29

Alexandre Freitas Cmara, Lies de direito processual civil, vol II, 7 edio, Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2003, p. 157.

www.professordanielneves.com.br

Вам также может понравиться