Вы находитесь на странице: 1из 6

O BANDIDO DA VILA

Uma breve histria de Saro, o Robin Hood da Operria

Indo na contramo de uma Histria positivista, formada por heris, reis e rainhas, justiceiros e pioneiros que do nome s ruas, temos a memria de bandoleiros, ladres e assassinos que, com a marginalizao de sua existncia, tiveram seus nomes ocultados nas pginas dos livros escolares. A histria tende a explorar os fatos hericos como lembranas de um povo reprimido por pessoas ou situaes de opresso e violncia. Entretanto, pouco se sabe daqueles que sofreram igual falta de oportunidades e no conseguiram se sobressair moralmente intactos ao seu destino. Em meio s pginas amareladas do passado maringaense temos a figura do Bandido Saro, morador da Vila Operria, temido e admirado por alguns por seus feitos mticos. A Vila Operria, ou Zona 3, localiza-se direita da rea central do municpio de Maring, interior do Estado do Paran. Sua dimenso de 70 alqueires, divididos em 1.434 datas e o espao destinado s indstrias, segundo pesquisa feita pela diviso de Patrimnio Histrico da cidade nos anos de 1994 a 1995. A Vila o lugar onde as primeiras indstrias e fbricas maringaenses so construdas. Com a necessidade da mo de obra, a Companhia Melhoramentos Norte do Paran preocupou-se em fazer com que os trabalhadores industriais morassem mais prximos ao local de trabalho. Foise estabelecido que, para baixo da Avenida Brasil, ficassem essas moradias. Durante anos, o bairro foi ocupado por pessoas de baixo poder aquisitivo e contou com a presena de muitos emigrantes nordestinos, portugueses, rabes, japoneses, italianos, entre outros. Esse fato contribuiu para o nome que, hoje, ele conhecido; e ajudou a aumentar as desordens sociais.

Com o objetivo de reprimir as violaes da ordem, criou-se a guarda urbana: uma organizao privada que mantinha posse de armas e viaturas. Ainda com a sua caracterstica fabril, a Vila possua um grande nmero de famlias pobres que conviviam com a falta de infra-estrutura e recursos habitacionais. Com essa lacuna, h a histria de pessoas que se rebelaram contra o sistema e foram marginalizados. Uma delas, que possui, talvez, a maior parte da memria dos antigos habitantes, foi a figura do bandido Saro. Pouco se sabe de sua formao e naturalidade, mas provvel que tenha morado na Operria entre os anos de 1960 a 1970. Uma crnica publicada no jornal local O Dirio do Norte do Paran A converso de So Saru, em data de 08 de outubro de 2010, conta possveis causos de sua infncia, como no trecho:

Saru roubou no bafo, furtou gibi na banca, furou bola quando no o deixaram jogar, recolheu cachorros para dono de circo alimentar lees, vendeu catecismos de Carlos Zfiro para meninas, tomou sorvetes de crianas na Oriental, colou chiclete nas poltronas do Cine Maring, mandou amigos pular cerca do Willie Davids e avisou os guardas. Nove em dez no hesitavam: "Saru um grande filho da puta".

Na escola, ergueu saia da professora para ver calcinha de renda, botou laxante no guaran do diretor, urinou no tuba do Ernesto, soltou bomba no banheiro das meninas, quebrou vidro da cantina do Sr. Nelson, furou pneu do fusca do professor Timon. Em setenta, entregou reunio na casa da Ingrid: todo mundo foi preso em Apucarana acusado de praticar comunismo.

Joo Larcio Lopes Leal, 46, Historiador do Departamento de Patrimnio Histrico da Secretaria de Cultura do Municpio de Maring diz que a Vila, majoritariamente, habitada por pessoas carentes produziu algumas figuras de marginais e bandoleiros. Dentre eles destacase Saro, conta Joo Laercio. No se o nome de Saro, bem como a sua origem. O que sabemos que ele morou na Vila Operria e atuava, preferencialmente, em bairros como a

Zona 1, Zona 4 e Zona 3, onde havia maior presena de pessoas ricas. Porm, a imprensa dos anos 1960 e 1970 o destacava como um bandido social. Leal diz que alguns o consideravam uma espcie de Robin Hood adaptado s condies locais, isso o atribua certo prestgio com os moradores. Era um quase-heri. Alm de possuir essa fama, alguns acreditavam que Saro tinha poderes mgicos: Quando perseguido pela polcia transformava-se em objetos inanimados e animais, conta Joo, isso, evidentemente, eram estrias fantasiosas do imaginrio popular. Entretanto, revelam a marca impagvel que ele deixou na memria do bairro. At hoje, possui grande fama na Vila Operria. Joo Larcio diz que a figura de Saro compreensvel luz da Histria. Como exemplo de outros bandoleiros que surgiram em um contexto de misria. A marginalidade poderia ser uma tentativa de amenizar esses problemas ou somente uma questo de ndole e caractersticas comportamentais. O fato que a fama de Saro transcendia seu local de origem. Era conhecido por toda a cidade, at mesmo pelo Jardim Alvorada, bairro que se consolidou na dcada de 1960. Era uma figura temida por alguns, respeitada por outros, mas que no se passava indiferente. H vrias peripcias atribudas ao bandido que fica difcil saber onde comea a realidade e termina a fantasia. Joo Laercio diz fazer parte da mitologia, que Saro teria se convertido a uma seita ou, at mesmo, teria fundado sua prpria religio. A crnica A converso de So Saru tambm narra esse momento: (...) E quando as irms pensaram que era tudo, Saru disse que virou santo. (...) De bblia na mo ameaou as irms, dizendo que eram diabas: queria dzimo para a igreja do bispo Virgulino Paixo. Neusa: "Que igreja Saru?. "Saru, no! So Saru". Os lbios dela tremeram: "Danou-se". So Saru ameaou: "Pecadora, no h salvao fora do Templo Renovado do Segundo Turno Espiritual". "Me do cu". Neusa agora sabia: o mundo estava perdido e ela no tinha um centavo para So Saru. Era o fim.

O historiador ressalta que algumas pessoas disseram que o meliante seria contrrio ao consumo de drogas. Entretanto A converso de So Saru descreve um episdio da qual teria feito uso da maconha:

Sossegou quando virou maconheiro, abria a boca para dizer: "T muito louco!. Achou que era hippie e vendia camisetas, bolsas de couro e brincos de lato nas feiras de Paranava e Londrina. Deve estar claro que Saro no agia sempre sozinho. Era dono de uma gangue de rapazes que o acompanhavam. A Vila Operria foi refgio de outros bandidos como Nuguette, Spok, Coquinho, Baianinho, Tuta, Nego, Esquerdinha e Cocha, mas nenhum atingiu a tamanha fama de Saro. O prprio Joo Larcio residiu no bairro quando criana, ele diz que o maior sentimento para com o bandoleiro era um certo orgulho da Vila possuir essa celebridade. Havia pessoas que disseram partilhar da amizade de Saro, permitindo que ele freqentasse, muitas vezes, suas casas, diz Joo. Uma das pessoas a fazer amizade com a conhecida figura foi Srgio Rui, 82, antigo morador da Operria. Ele era um bandidinho de classe, roubava s na casa de gente-fina, dizia que na casa de pobre levava susto e na de rico levava grana, sorri Srgio, ao lembrar-se das conversas que tivera com Saro. Srgio diz ter bebido diversas vezes com o meliante e at, pago vrias doses de cachaa. Ele era legal, s que era bandido, estava sempre alegre, afirma. O morador diz que ele possua estatura mediana, pele morena e cabelos negros bem cacheados. Joo Laercio concorda com o esteretipo descrito Uma vez, estava brincando com os amigos e, h duas quadras, algum teria gritado que Saro estava presente. Vi aquele cara com estatura mediana, moreno. Foi a nica vez que o vi, conta. Em contrapartida, a crnica A converso de So Saru diz que ele possua cabelos ruivos:

E o irmo, capeta carimbado por patifarias ao longo dos anos, a comear por criana, quando ganhou a alcunha de Saru, por causa dos cabelos vermelhos. Srgio Rui resgata uma histria de sua memria: Saro teria entrado em uma Loja Manica, durante uma sesso, junto com sua gangue e teria feito todos os membros ajoelharem e, em seguida, roubado tudo que o havia dentro. Srgio diz que um jornal da poca teria noticiado o acontecido. No h certeza sobre a morte de Saro. Contudo, sabe-se que muitos moradores da cidade de Maring partilharam das histrias sobre a figura icnica do Bandido e suas faanhas que ainda povoam o imaginrio dos mais antigos.

Вам также может понравиться