Вы находитесь на странице: 1из 2

TIPOS DE MANUTENO

importante saber distinguir os conceitos sobre a manuteno de um veculo devido a importncia disto na conservao do bom estado do mesmo, na preservao da sua segurana e tambm do alto valor de revenda. Existem dois conceitos bsicos sobre manuteno, com finalidades diferentes.

MANUTENO PREVENTIVA
Entende-se como manuteno preventiva, como o prprio nome diz, aquela realizada dentro de um cronograma preestabelecido de quilometragem rodada, e/ou tempo, com o intuito de se verificar o estado, efetuar regulagens ou substituir componentes de desgaste normal, com vida til predeterminada. Este tipo de manuteno tem por finalidade prevenir a ocorrncia de defeitos e/ou seu agravamento, o que poder provocar um custo elevado, comprometimento da segurana e desvalorizao do veculo. Um exemplo prtico o caso das pastilhas de freio: a cada 15.000 km, examina-se as pastilhas de freio, substituindo-as caso elas tenham uma espessura menor que o especificado pelo fabricante. Caso esta verificao no seja rotineiramente executada, as pastilhas gastas podero afetar o disco de freio e outros componentes de custos mais elevados, alm de comprometer a segurana do veculo. Para cada veculo, em funo das suas caractersticas construtivas, o fabricante estabelece um programa de verificaes e substituies de componentes. Estas manutenes peridicas esto detalhadas nos manuais dos veculos, os quais possuem campos especficos para acompanhamento das manutenes realizadas. A correta execuo dos servios de manuteno assegurar a conservao do veculo, proporcionando maior segurana e menores custos por quilmetro rodado. importante ressaltar que a execuo dos servios de manuteno preventiva em um veculo em garantia contra defeitos de fabricao As manutenes preventivas devem ser realizadas nas periodicidades ou quilometragens indicadas, devendose preencher corretamente os campos de registros de manuteno contidos nos manuais dos veculos, assegurando as vantagens comentadas anteriormente.

MANUTENO CORRETIVA
Outro tipo de manuteno executada no veculo a sua correo de defeitos ou reparos de qualquer natureza, inclusive os de funilaria e pintura. Sua incidncia no veculo est diretamente ligada perfeita execuo da manuteno preventiva. Quanto mais se previne, menos tem que se consertar. A manuteno corretiva normalmente apresenta custos elevados e quase sempre conseqncia de manuteno preventiva deficiente.

EXEMPLO
Nos veculos com problemas no sistema de injeo, caso exista demora para a sua correo, poder afetar o catalisador do sistema de escapamento, pea de custo elevado e que no ser substituda em garantia, se no tiver sido executado referido reparo. A leitura do manual do veculo pelo proprietrio do veculo de grande valia para voc conhecer a manuteno do seu veculo, assim como identificar uma srie de operaes que auxiliam na conservao do veculo. A seguir, destacamos alguns pontos importantes sobre a manuteno do seu veculo e que voc mesmo pode efetuar. Mesmo que seja um proprietrio cuidadoso, mantendo seu veculo limpo, bem conservado e fazendo todas as manutenes recomendadas pelos fabricantes, no estar seguro de que tudo correr em ordem com o veculo at a prxima manuteno. A adoo de uma rpida e eficiente verificao semanal no veculo importante para evitar algum problema ou falha entre uma manuteno e outra. Itens que podem se verificados semanalmente pelo proprietrio: Nvel do leo do motor. Presso dos pneus. Tenso da correia do alternador. Carga do extintor de incndio. Nvel do lquido de arrefecimento. Nvel do fluido (veculos com transmisso automtica). Funcionamento dos faris e demais luzes externas. Nvel do fluido de freio. gua do lavador do pra-brisa / vidro traseiro e o jato na sada dos bicos. Nvel do leo da direo hidrulica. Nvel de gasolina no depsito de partida a frio (veculo a lcool). Existncia de vazamentos de leo no motor e transmisso. Existncia de vazamentos em mangueiras do sistema de arrefecimento. Existncia de vazamentos de combustvel desde o tanque at o motor (risco de incndio). Estado das palhetas dos limpadores de pra-brisa / vidro traseiro. As orientaes necessrias para verificao de todos estes itens podem ser encontradas no manual do veculo.

Вам также может понравиться