Вы находитесь на странице: 1из 40

As Matemticas e a Arte da Guerra

Resumo: O presente trabalho apresenta uma interrelao entre a Matemtica e a arte das Guerras. Trataremos aqui sobre os vestgios militares e seus efeitos na histria da Matemtica e ainda sobre as mudanas no carter da guerra induzida pelo pensamento matemtico, os resultados obtidos atravs dessa matemtica, da tecnologia matemtica e ainda apresenta uma ligao da Matemtica, ou da Educao Matemtica, com a construo de um mundo de paz.

Os engenhos blicos de Arquimedes:

(218 - 201 a.C)

Plutarco, um dos mais teis e cativantes prosadores gregos do perodo GrecoRomano, conta um episdio relativo participao de Arquimedes no terrvel conflito armado que ops Roma a Cartago entre os anos 218 - 201 a.C. Ele conta que Hipcrates lanou um boato sobre Marco Claudio Marcelo, General romano, para se tornar tirano de Siracusa. Marcelo, sentindo-se insultado e no podendo provar que o boato era falso, atacou Siracusa por terra e por mar. As mquinas de Arquimedes iriam revelar-se muito poderosas e decisivas para atrasar a conquista de Siracusa. Arquimedes no dava muita importncia s mquinas que construa, para ele eram meros divertimentos. Estas mquinas foram construdas a pedido do rei Hiero e fizeram com que Arquimedes fosse muito estimado por parte da populao em geral. Eudoxos e Archytas foram os primeiros a fabricar mecanismos semelhantes aos de Arquimedes.

Estes mecanismos serviam para sustentar verdades geomtricas que pareciam intrigantes. Plato considera que estas construes eram mera adulterao da boa geometria. Para Plato os elementos da matemtica no so realidades do mundo fsico, so permanentes, preexistentes, esto fora do sujeito e so independentes dele. Para Plato conhecemos os seres Matemticos atravs da contemplao e no necessitamos de experincias fsicas. Os mecanismos foram repudiados pelos filsofos e passaram a fazer parte da arte militar e no da geometria. Foi aqui que surgiu a separao entre cincia pura e a cincia aplicada. Em carta enviada ao Rei Hiero Arquimedes escreveu a sua clebre frase onde diz que conseguiria mover este mundo: D-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo. Para demonstrar ao Rei Hiero o poder da sua teoria, Arquimedes moveu, sem grande esforo, um grande navio carregado com a carga habitual. O Rei, apercebendo-se das potencialidades desta descoberta, pediu a Arquimedes que construsse mecanismos para serem usados em situaes de guerra. Quando os Romanos atacaram Siracusa, a populao no acreditava que pudessem evitar a conquista de Siracusa. Mas Arquimedes comeou a lanar pedras enormes e hastes de ncoras. Vrios navios foram afundados e muitas pessoas foram mortas. Arquimedes destruiu a sambuca (Mquina de guerra da Idade Mdia, espcie de ponte de assalto) de Marcelo arremessando pedras com dez toneladas. Arquimedes demonstra aqui a sua perspiccia. Os mecanismos que havia construdo serviam, no s para alcanar alvos a longas distncias, mas, tambm, para combater o inimigo quando este se encontra a curtas distncias (ao contrrio do que os Romanos pensavam). Os mecanismos de Arquimedes eram to poderosos que davam aos Siracusanos uma fora quase divina. Marcelo conseguiu escapar afirmando que no conseguiria vencer os Siracusanos e a sua geometria. Podemos notar que, para Plutarco, no foram os Siracusanos que derrotaram Marcelo e as suas tropas, mas sim o gnio geomtrico de Arquimedes. Uma das frases de Plutarco: "O corpo o instrumento da alma e a alma o instrumento de Deus. Neste caso, Arquimedes a alma do Siracusanos e ser, portanto, um instrumento de Deus. Mais uma vez, referido o fato de Arquimedes no dar grande importncia aos mecanismos que construa e ter dedicado o seu esprito e a sua sabedoria investigao da geometria pura. Fica bem claro, nesta parte do texto, que Plutarco era um platonista e que considerava ser mais digno estudar geometria pura que aplic-la a fins vulgares. Podemos tambm ver o fascnio de Plutarco pela demonstrao (devido sua exatido e poder). A geometria mais uma vez valorizada por tratar as questes em termos puros e simples. So aqui relatados alguns episdios da vida de Arquimedes: constantemente enfeitiado por uma sereia que seria a geometria, Arquimedes se esquecia da sua higiene pessoal e at de comer. Mesmo quando arrastado para o local de banhos, continuava a desenhar figuras geomtricas.

Arquimedes ter pedido que, sobre a sua sepultura, colocassem simplesmente um cilindro incluindo uma esfera e uma inscrio sobre a proporo dos seus volumes (Arquimedes provou que o volume da esfera exatamente dois teros do volume do cilindro). Durante este combate Arquimedes foi morto.

Na 2. Guerra Pnica, contra o ataque violento do exrcito e marinha romanos, comandados pelo Cnsul Marcelo, Arquimedes criou aparatos, como: Catapultas de grande alcance para lanar blocos de pedra sobre as galeras (galera = Navio mercante de dois ou trs mastros a remos e vela) inimigas. Durante quase trs anos, as mquinas de guerra inventadas por Arquimedes que lanavam dardos e pedras de at 150 quilogramas teriam sido as principais responsveis pelas derrotas impostas pelos gregos ao exrcito de Marco Cludio Marcelo, general romano que sitiava Siracusa.

Catapultas que se encontram na Bateria Histrica Cap. Cunha Matos, Museu do Exrcito Brasileiro em Santa Maria RS

Idealizou os clebres "espelhos ustrios" (ustrio = que queima, que facilita a combusto), espelhos curvos com os quais os defensores de Siracusa teriam queimado a distncia - pela concentrao dos raios solares - os navios romanos que sitiavam a regio.

Espelhos curvos queimam navios romanos

Gigantescos guindastes que elevavam a proa dos navios romanos, afundando-os pela popa.

Plutarco conta que se instalou tamanho temor e angstia entre as tropas romanas, que qualquer corda ou pau sobre as muralhas de Siracusa era considerado uma artimanha diablica de Arquimedes. Marcelo desistiu de tomar Siracusa por assalto e infligiu-lhe um cerco de 3 anos. Em 212 a.C. a cidade rendeu-se.

A evoluo da arte da guerra no final do sculo XV e XVI possibilitaram outra sada para a geometria, e os matemticos foram rpidos a responder atravs da elaborao de tcnicas, concepo de instrumentos e escrita de livros. Fortes armas fabricadas com a fundio de metal eram mais simples, capaz de disparos mais precisos, e foram regulveis em elevao. Por conseguinte, instrumentos de artilharia eram necessrios para medir tanto a inclinao do tambor e a distncia at o destino, quanto um meio de relacionar estas duas medidas. Gemetras ofereciam uma variedade de solues para esses problemas, bem como desenhos de fortificaes para suportar o ataque da nova artilharia.

A Geometria da Guerra

Os matemticos da Renascena tinham sua geometria aplicada a todos os tipos de disciplinas prticas - a partir de navegao e de vigilncia cartografia, de perspectiva e de marcao. Tiveram como objetivo demonstrar a utilidade e a segurana da geometria, bem como a sua capacidade de ao e realizao associada ao progresso. Muitos novos instrumentos foram concebidos nesse contexto. A velocidade com que os matemticos responderam ao novo conjunto de problemas colocados pela mudana na conduo da guerra surpreendente. Foi no sculo XVI que o canho veio a ser usado em grande escala e seus efeitos se tornaram decisivos para o resultado de batalhas e, no mesmo perodo, a geometria da guerra tornou-se um ramo importante da matemtica prtica. As guerras freqentes na Europa do sculo XVI acrescentando a urgncia do seu trabalho ajudou a justificar o protesto para a seriedade da sua cincia. Em outras reas de prtica, como na cartografia ou agrimensura, os matemticos foram rpidos em reconhecer uma oportunidade e eles responderam com entusiasmo.

Artilharia

A arte do tiro era complexo e perigoso e a capacidade de fogo era freqentemente criticada. Embora os matemticos no pudessem diminuir variaes em p ou sob a forma de armas individuais, eles procuravam melhorar o tiro pela elaborao de instrumentos para a medio de tiro, elevao dos canhes e morteiros e para o clculo do intervalo de fogo. Instrumentos para essas operaes incluem pinas, medidores, quadrantes e nveis e regras especializadas. Dois ou mais desses elementos foram muitas vezes combinados em um nico projeto, em uma iniciativa de marketing tpica de fabricantes de instrumentos matemticos. A previso de intervalo em relao elevao de uma arma foi considerada o auge da artilharia como uma cincia matemtica, e tambm seu problema mais difcil. A partir de Galileu e Newton, matemticos demonstraram o valor de sua arte, estudando o percurso atravs do ar. Estes instrumentos foram construdos em uma enorme variedade de formas e estilos, com suas escalas medidas em graus, polegadas ou 'pontos de artilharia. Em seu texto de 1537 na inaugurao da "nova cincia" da artilharia, Niccol Tartaglia apresentou um quadrante que foi inserido no cano da arma.

Linha de mira mais atual, mas mostrando a idia de Tartaglia

Os muitos estilos de nveis e pontos se enquadram nessa categoria de instrumentos mais seguros. Nveis de medir a inclinao do cano usando um fio de prumo ou prumo rgido e um arco graduado.

Para determinar altitudes apropriadas para os seus canhes e morteiros, um atirador tinha que saber a distncia do alvo e tambm ser capaz de relacionar este intervalo para a elevao da pea. A questo de determinar a altitude correta necessria para disparar um tiro de uma determinada distncia foi a maior dificuldade da tributao de tiro como uma arte matemtica. Artilharias tinham as suas prprias regras de ouro, e os instrumentos foram usados para incorporar as regras relativas distncia e altitude. Mas as questes de balstica tambm anuram os matemticos mais relevantes. Tartaglia definiu os termos do debate, procurando retratar a geometria da trajetria de um projtil com base nos movimentos de oposio a fsica aristotlica. Seu trabalho serviu de base para muitos relatos posteriores nos livros didticos e manuais. Galileu ofereceu um novo fundamento em seu Discorsi de 1638, demonstrando o trajeto parablico de projteis e reforou a importncia militar do seu trabalho com uma tabela completa de escalas. Atravs dos sculos XVII e XVIII matemticos de maior dimenso, como Newton, procuraram descries mais precisas da trajetria do projtil, tentando levar em conta fatores preocupantes, como a resistncia do ar. Seus esforos sofisticados podem ter escapado das garras da artilharia mdia, em demonstrar que o estudo do movimento de um projtil era um ponto de interseco da arte da guerra, das cincias matemticas e da filosofia natural contempornea.

Frontispcio de Niccol Tartaglia, Nova scientia (1537)

A figura acima se trata do frontispcio da Scientia Niccol Tartaglia's Nova, Veneza, 1537. Hoje na nossa histria, nos livros de matemtica, Tartaglia mais lembrado por sua soluo da equao algbrica de terceiro grau. Mas na figura acima lemos seu latim "bem-vindo ao que provado pelo fogo e engenhosidade matemtica. Sob os filsofos Plato e Aristteles, (um pouco desolados) e o jardim com os detentores de porta, impedindo a entrada a todos que no tinham conhecimento em geometria e, aos que vem o mundo matematizado, tem a porta mantida aberta por Euclides, com todas as Musas e artes liberais.

Nicolo Fontana de Brescia - Tartaglia

(1499 1557) Niccol Tartaglia foi um matemtico italiano, cujo nome est ligado a tabela triangular mais conhecida como Tringulo de Pascal.

Nicolo Fontana de Brescia, mais conhecido por Tartaglia, nasceu em Brescia por volta de 1500 e morreu em Veneza em 1557. Procedente de uma famlia muito humilde, e com poucos recursos financeiros, tornou-se autodidata, onde s aos catorze anos e pelos prprios meios aprendeu a escrever, mas isso no foi obstculo para que viesse a ser, engenheiro agrimensor, guarda-livros e a ensinar matemtica em cidades italianas como Verona, Veneza, Piacenza e Brescia, Foi professor de Galileu Galilei em Florena -. Alm disso, criou importantes trabalhos, onde demonstrou muito dos conhecimentos adquiridos nas reas de aritmtica, geometria, lgebra, balstica e esttica. Sendo possivelmente, o nico professor de matemtica em Veneza, Tartaglia aos poucos foi adquirindo uma fama promissora como matemtico, devido s suas bem sucedidas participaes em inmeros debates pblicos e concursos matemticos onde ganhou diversos prmios. Foi pioneiro na aplicao da matemtica artilharia blica, e em 1537, foi impressa a sua primeira obra Nova scientia inventa que se refere balstica, no qual considerou que os movimentos aristotlicos eram compatveis; desse modo, utilizou-os para explicar o movimento oblquo de projteis cuja trajetria seria, ento, composta de uma parte retilnea seguida de uma parte circular e, por fim, de uma parte vertical (correspondente ao aspecto natural do movimento). Para Tartaglia, o efeito mais longnquo, ou seja, o alcance mximo medido entre o ponto de partida e o ponto onde comea a vertical e que, tal distncia, pode corresponder a duas inclinaes diferentes do canho lanador do projtil, sendo mnima para 90 e mxima para 45. Antes de Tartaglia, Leonardo da Vinci havia estudado a cincia da balstica, mas seu trabalho no era to abrangente. Em sua anlise da dinmica dos corpos em movimento, Tartaglia diferenciou vrios tipos de movimentos distintos.

Desenhos criados por Tartaglia sobre o estudo de peas de artilharia. Este estudo dizia respeito s vrias formas das peas e dos diferentes materiais usados em projteis de artilharia usados na poca. O livro foi escrito em italiano por Tartaglia, e traduzido para o idioma ingls por Cipriota Lucar.

Balana usada na poca. (Trapzio)

Como havia vrios tipos e tamanhos de materiais envolvidos nos estudos de Tartaglia foi necessrio construir uma balana para pesar as peas de artilharia Neste caso canhes-. Ele escreveu o tratado sobre balstica citado anteriormente- para determinar que o intervalo mximo de uma pea de artilharia D corresponde a um ngulo de disparo de 45 . Seguiu-se em 1546, o Quesiti et inventioni diverse , que tem a forma dialogada e inmeras notas autobiogrficas de carter geral, no qual modificou algumas explicaes tratadas sobre o movimento oblquo de projteis, passando a defender uma trajetria totalmente curvilnea, que j havia sido considerada por Leonardo da Vinci. Para explicar essa trajetria, Tartaglia admitiu a hiptese de que quanto mais rapidamente o projtil se desloca, mais pesado se torna e, portanto, mais fortemente puxado pela Terra. Ainda nesse livro, Tartaglia deu continuidade aos estudos de corpos em queda livre e em planos inclinados, iniciados na obra Nova scientia inventa de 1537. Nesses estudos afirmou que, Todos os corpos graves semelhantes e iguais partem do incio de seu movimento natural com a velocidade igual, mas

aumentam suas velocidades de maneira tal que, aquele que atravessar um espao maior, se deslocar mais rapidamente". Afirmou tambm que, Quanto mais um corpo grave se afasta do princpio ou se aproxima do fim do movimento violento, mais lentamente ele se desloca". Com relao ao movimento de um corpo em um plano inclinado, observou que a gravidade natural do corpo colocado em tal plano age tanto menos, quanto maior for sua inclinao. tambm de Tartaglia a afirmao de que um corpo em movimento circular, uma vez solto, tomar a direo da tangente, considerando questes que lhe tinham sido colocadas. A obra, na sua maior parte, tratava de questes de engenharia e arte militar, mas abundavam tambm questes matemticas.

Telemetria e agrimensura

Telmetro = Instrumento para medir distncias rapidamente entre um ponto e o observador. Agrimensura = Medio de terras.

Gemetras do sculo XVI foram procurar introduzir a tcnica de triangulao, e telemetria, para uma nova geometria do levantamento. As distncias foram encontradas atravs do clculo da medio do ngulo formado com a base, ou por um simples mtodo grfico. A possibilidade de triangulao a partir de uma nica medio linear foi apresentada como uma inovao que iria melhorar muito a eficincia do tiro. A telemetria ofereceu, em particular, uma adequada aplicao, j que o acesso ao alvo no era simplesmente difcil, mas era impossvel. Alm disso, deu aos projetistas de novos instrumentos de levantamento um imediato e eloqente exemplo do valor do novo mtodo.

(instrumento de Levantamento e tiro)

Instrumento de topografia

Quadrante de agrimensura com nvel de artilharia.

Esses instrumentos foram feitos relevantes para a histria militar, no s atravs da telemetria dos artilheiros. Clculos dos instrumentos a serem utilizados em tais contextos apontam para a vantagem de poder fazer um levantamento a partir de uma distncia segura.

Fortificaes

Outro aspecto relevante da ascenso militar o projeto de fortificaes. As armas levaram novos ramos das cincias matemticas lidarem com o movimento de projteis e estudo do intervalo, tambm criou as condies para uma nova arquitetura militar. Assim como a arquitetura civil contempornea foi fundada em geometria, e expressa atravs do estilo clssico, o novo gnero de fortificao tambm repousava sobre um formalismo geomtrico. Os altos muros da fortaleza medieval eram bons para repelir o ataque por baixo, mas eram vulnerveis artilharia pesada: eles proporcionaram grandes objetivos, mas sem fornecimento de plataformas adequadas para o fogo defensivo. O novo estilo de fortificao surgiu como uma resposta a este problema. A soluo foi criar paredes espessas visando projetar posies de artilharia ou apoios de acompanhamento de fogo que auxiliavam lateralmente. Esses apoios ofereciam proteo s paredes adjacentes de cada lado e o forte conjunto teve que ser fechado, resultando em planos de contorno poligonal. A forma angulada das fortalezas foi progressivamente aperfeioada de modo que cada fortaleza oferecia cobertura de fogo para os seus vizinhos e o "espao morto" no permaneceu oculto do fogo defensivo. Alm da parede primria e baluartes, as posies mais defensivas e as estruturas poderiam ser estendidas para o exterior. Estes limites e as regras fixadas eram a condio para o desenvolvimento de elaborados desenhos geomtricos. Clebres gemetras prticos do Renascimento como Francesco di Giorgio, Filippo Brunelleschi, Leonardo da Vinci, Albrecht Drer e Simon Stevin estavam preocupados com as solues para estes problemas, assim como os artistas que no puderam ser imediatamente associados a um programa deste tipo, tais como Bramante e Michelangelo. Uma espcie de geometria prtica, que comeou na Itlia no sculo XV

e, mais tarde, se espalhou para outras partes da Europa no sculo XVI, apoiada pelo design dos instrumentos e da publicao de livros. A recomendao geral era para apontar uma seta nos cantos de um polgono murado, mas, alm disso, havia uma abundncia de possibilidades de estilos. Na prtica, o polgono de base, muitas vezes teve que se adequar s condies naturais do local ou s estruturas existentes. A escola francesa assumiu a liderana no desenvolvimento de tais sistemas, na segunda metade do sculo XVII, o resultado foi um vasto programa de trabalho e uma prspera disciplina geomtrica especializada. Gemetras tiveram em conta no apenas o plano de uma fortificao ideal: o setor lhes ofereceu novas possibilidades. Os defensores das fortalezas queriam tanto impedir o progresso de qualquer ataque quanto obrig-los a apresentar uma meta vantajosa para suas armas. Uma grande vala em frente muralha foi fundamental para a defesa, e a terra da vala formava um aterro na fronteira externa que tanto ocultava as paredes quanto proporcionava uma abordagem inclinada, de modo a ser varrida pelo fogo defensivo.

Uma cincia prtica ou Terica?

Como um novo ramo da cincia matemtica, a geometria da guerra foi ambiguamente posicionada em vrios aspectos e estas ambigidades merecem a ateno dos historiadores. Foi esta uma cincia prtica ou terica? Ser que pertencem guerra ou a um conselho? Foi incentivada pela prtica ou pela teoria? Foi marcado pela ao ou pela retrica? Era parte da matemtica ou da filosofia natural? As respostas a cada uma dessas questes caem em algum lugar entre as duas alternativas respectivamente e vrias possibilidades de mudana ao longo do tempo. dentro destas ambigidades e das mudanas que alguns dos aspectos mais interessantes sobre o assunto podem ser encontrados. A tenso entre o prtico e o terico talvez mais evidente na literatura contempornea. Instrumentos so ilustrados em uso, onde o conflito iminente ou j comeou, e a frieza dos profissionais que aplicam a sua geometria, no calor da batalha pode parecer improvvel. Tais exemplos de uso das tcnicas geomtricas serviram para sublinhar a importncia do potencial dos profissionais.

A matemtica militar teve grande destaque no meio acadmico. David Gregory props um novo curso de matemtica em Oxford em 1700, que incluiu uma palestra sobre fortificaes. O prprio edifcio do museu testemunhou instrues sobre fortificaes na sala onde a exposio foi montada, quando John Whiteside introduziu o assunto em seu curso de matemtica em 1723. Ao mesmo tempo destas atividades acadmicas e populares, houve a nvel prtico, um programa ativo de construo de fortificaes em toda a Europa, e isso deu credibilidade e status para o negcio. , provavelmente, os instrumentos de sobrevivncia que mais eloqentemente abordam a tenso entre o contexto da corte e do campo de batalha. Elegantes e engenhosos instrumentos, talvez em bronze dourado e acompanhado de coisa de couro trabalhado, foram muito alm do material e, provavelmente, foram os recursos da artilharia. Instrumentos matemticos so feitos para assemelhar-se, ou mesmo para atuar como as armas.

A geometria da guerra fica muito ambgua entre a prtica e a teoria. uma caracterstica das cincias matemticas e da qual se deriva o seu potencial para o desenvolvimento influente na Renascena. Leonard Digges, o novato, aponta claramente para isso em sua Pantometria de 1571, onde ele afirma que a perfeio da artilharia est alm da matemtica. Finalmente, h a mudana de posio de tiro entre a cincia matemtica e filosofia natural. O primeiro destes ramos o tratado de aprendizagem com a matemtica e suas aplicaes prticas da Renascena enquanto o segundo estava preocupado com explicaes das causas dos fenmenos naturais. Na realidade, a relao era muito mais ambgua, mas o fato de que este aspecto da geometria prtica suscita questes pertinentes filosofia natural pode ser relevante para o surgimento de uma nova relao entre os dois - em que a matemtica, a experincia e os instrumentos so recrutados para um aperfeioado programa.

Galileu comeou sua carreira como um cientista matemtico, um professor de matemticas prticas, incluindo as fortificaes, e um designer de instrumentos de matemtica. Sua ambio, no entanto, foi para a maior cincia da filosofia natural e um instrumento em que ele tinha se envolvido - o telescpio - que comeou como um instrumento de guerra, e se tornou em suas mos uma ferramenta de reforma da filosofia natural. A reforma foi prenunciada em duas formas - por meio das observaes telescpicas de Galileu empacotado em apoio de Coprnico, e atravs da utilizao do instrumento como meio de investigar o mundo natural

.
Telescpios de Galileu

O telescpio tornou-se sutilmente o instrumento mais destrutivo, usado para fornecer novos elementos de prova fundamental para a cosmologia de Coprnico. Para uma figura como o Galileu, foi apenas um passo curto a partir da geometria de guerra para a nova cincia do sculo XVII. O telescpio foi um novo ponto de partida da metodologia da filosofia natural, mas foi atravs do movimento de um projtil que o estudo foi defendido mais diretamente na geometria de guerra. O tratamento a partir de Tartaglia para frente , portanto, caracterstico das cincias matemticas e, em particular do seu ramo mais sofisticado, a astronomia. O sucesso de Newton no Principia muitas vezes apresentado como uma realizao metafsica da geometria da razo, e parte do desenvolvimento que fizeram de "Os princpios matemticos da filosofia natural" um conjunto vivel que foi contido na geometria da guerra. Quase duzentos anos aps o discurso de balstica que foi aberto por Tartaglia no Renascimento, Newton, em seu System of the World (publicada postumamente em 1728), explicou a dinmica do movimento planetrio em termos de um corpo projetado horizontalmente de cima de uma montanha com velocidade sempre maior que velocidade inicial.

Galileu Galilei

(1564 1642)

Fsico, matemtico, astrnomo e filsofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revoluo cientfica. Nasceu em Pisa em 15 de fevereiro de 1564 e morreu em Florena, 8 de janeiro de 1642. Galileu considerado o pai da cincia moderna porque foi o primeiro a combinar observao experimental com a descrio dos fenmenos num contexto terico, com leis expressas em formulao matemtica. Pode-se dizer que Galileu marcou a transio da filosofia natural da Antigidade ao mtodo cientfico atual. Segundo Galileu, o universo "um grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos", mas "que no se pode compreender antes de entender a lngua e os caracteres com os quais est escrito. Ele est escrito em lngua matemtica, os caracteres so tringulos, circunferncias e outras figuras geomtricas, sem cujos meios impossvel entender humanamente as palavras; sem eles ns vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto". Isso significa que a linguagem matemtica , para Galileu, fundamental para a explicao dos fenmenos naturais. Galileu deu contribuies significativas arte da Guerra, e dentre elas destacam-se os seguintes temas: Movimento dos Projteis

Galileu empreendeu uma srie de estudos sobre a queda livre dos corpos. Dessa forma, estabeleceu as equaes bsicas do movimento uniformemente acelerado, embora o tenha feito para o caso especfico da queda livre. Compreendeu ainda que a trajetria dos projteis, na ausncia da resistncia do ar, uma parbola.

O telescpio

O telescpio um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longnquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica [Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar], atravs da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou no), da focalizao dupla dos raios de luz coletados em uma imagem ptica real e sua ampliao geomtrica. O telescpio amplamente utilizado na astronomia, para observao de astros. Dessa inveno surgiu o binculo, largamente utilizado pelas foras armadas do mundo inteiro. Indcios do crescente papel do telescpio enquanto instrumento de navegao so as representaes na pintura, onde este surge como um acessrio natural com que um comandante ou almirante poderia ser retratado. A pintura de Sir Cloudesley Shovell, um dos mais populares comandantes da marinha inglesa, da autoria de Michael Dahl (1702-05) um bom exemplo.

Ponte do navio da marinha americana USS DeKalb, Maio de 1918

Em 1918 o binculo e a luneta coexistem a bordo do navio USS DeKalb, da marinha americana. No sculo XX estes instrumentos de observao continuaram a ser necessrios a bordo. O telescpio e a sua verso binocular no se tornaram obsoletos mesmo com a chegada de outros meios tcnicos, mais sofisticados.

Binculo Militar Ingls usado na 1 Guerra Mundial

Compasso geomtrico-militar

Este um dos instrumentos feito por Galileu em 1597 e vem descrito no Inventario do degli de Galleria Uffizi, n.82 (degli de Archivio Uffizi, Florena) onde chamado de compasso proporcional de Galileo Galilei.

Este instrumento que no deveria ser confundido com o compasso de reduo, um dispositivo sofisticado e verstil para uso de clculo. possvel atravs dele fazer clculos geomtricos e operaes aritmticas para comparar os lados de tringulos semelhantes. Est presente em Galileu a obrigao a uma tarefa normalmente designada aos matemticos nas cortes renascentistas: a de servir como engenheiros militares; do que so prova, no caso de Galileu, os tratados sobre a arquitetura militar e fortificaes, alm do prprio desenvolvimento do compasso geomtrico-militar como uma divisa de clculo rpido para as operaes de artilharia. Evidentemente, a esta atividade tcnica combina-se os interesses propriamente cientficos de Galileu que se concentravam na soluo de dois problemas mecnicos tradicionalmente considerados como fundamentais para a questo do movimento: a queda livre dos corpos e o movimento dos projteis, problemas que Galileu abordou no perodo sob intensa elaborao experimental com planos inclinados, pndulos, polias, percusso e magnetos. Mal Este instrumento representa uma sntese perfeita da cultura matemtica do Renascimento. Suas operaes podem ser utilizadas para resolver todos os problemas aritmticos e geomtricos da tradio baco: a regra de trs, converso de moedas, clculo de juros, extrarem razes quadradas e cbicas, determinando a diviso proporcional de linhas, construo de polgonos, a quadratura do crculo, os meios proporcionais, a duplicao das reas e volumes, propores de peso e volume entre diferentes materiais, medindo calibres, ajustar a elevao dos cnones, medirem inclinaes, alturas, distncias e profundidades. Tudo isso sem levar a cabo procedimentos complicados de calcular, graas a vrias escalas proporcionais aparecendo nos dois lados da bssola. para a questo do movimento: a

Ren Descartes

(1596 1650)
"Penso, logo existo!" - Ren Descartes

Descartes viveu numa poca marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Catlicos na Europa. Ele viajou muito e viu que sociedades diferentes tm crenas diferentes, at mesmo contraditrias. Aquilo que numa regio tido por verdadeiro, achado como ridculo, incoerente, falso, nos outros lugares.

O servio militar era uma escolha convencional da parte de Descartes, uma vez que a pratica da guerra era uma complementao da educao dos cavalheiros que no seguiam a carreira eclesistica, alm de ser, por excelncia, o campo de aplicao das matemticas, tanto no aperfeioamento das armas como na construo de fortalezas e edifcios em geral Durante os quase nove anos que serviu em vrios exrcitos, no se sabe de nenhum feito militar realizado por Descartes. Talvez por que as batalhas que ocupavam seus pensamentos e seus sonhos aconteciam no campo da cincia e da filosofia, porm deixou seu legado: Os estudos de Descartes permitiram o desenvolvimento da Cartografia (cincia responsvel pelos aspectos matemticos ligados construo de mapas), a topografia (Descrio exata e minuciosa de um lugar) de grande utilizao nas navegaes e hoje temos o GPS (sistema de posicionamento global) que baseado nas coordenadas cartesianas. Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), que envolveu a Alemanha numa luta religiosa e poltica, toda a Europa estava em ebulio. Enquanto cidades eram destrudas e populaes inteiras se empobreciam, o Estado moderno consolidava os seus fundamentos. Modificava-se toda a escala dos valores consagrados pelo homem renascentista. Surgia o racionalismo. Tendo vivido e produzido nesse perodo, Ren Descartes pertenceu a uma poca de transio e dela tomou emprestadas todas as incoerncias. Descartes nasceu em Touraine, em La Haye, a 31 de maro de 1596, de uma famlia da pequena nobreza. Ren Descartes deve ser considerado um gnio da Matemtica, pois relacionou a lgebra com a Geometria, o resultado desse estudo foi a criao do Plano Cartesiano. Em 1649 ele aceitou um convite da rainha Cristina da Sucia para instru-la em filosofia e matemtica. Descarte nunca teve boa sade, e o rigor do inverno foi excessivo para ele que, em 1650 morreu de pneumonia em Estocolmo.

Isaac Newton

(1642 - 1727)
Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, no Lincolnshire, Inglaterra, no Natal do ano em que morria Galileu: 1642. At os doze anos de idade, o menino freqentou a escola de Grantham, aldeia prxima a Woolsthorpe. Em 1660, foi admitido na Universidade de Cambridge, conseguindo o grau de bacharel em 1665; nesse ano, uma epidemia de peste negra abateu-se sobre toda a Inglaterra, e a Universidade viu-se obrigada a fechar suas portas. Newton voltou ento para casa, onde se dedicou exclusivamente ao estudo, fazendo-o, segundo suas prprias palavras, "com urna intensidade que nunca mais ocorreu". A essa poca remontam suas primeiras intuies sobre os assuntos que o tornariam clebre: a teoria corpuscular da luz, a teoria da gravitao universal e as trs leis da Mecnica.

(Trinity College, em Cambridge)

A Teoria do Projtil
Trinta anos aps a morte de Kepler e vinte depois da de Galileu, Newton, com apenas vinte anos de idade, atacou o quebra-cabeas legado por seus dois precursores. As peas-chave eram: as leis dos movimentos dos corpos celestes, de Kepler. e as leis dos movimentos dos corpos na Terra, de Galileu. Mas os dois fragmentos no se ajustavam, pois, de acordo com as leis descobertas por Kepler, os planetas se moviam segundo elipses, e, conforme Galileu, segundo crculos. Por outro

lado, as leis da queda dos corpos de Galileu no possuam relao aparente com o movimento dos planetas ou dos cometas. Newton atacou o problema, estabelecendo uma analogia entre o movimento da Lua ao redor da Terra e o movimento de um projtil lanado horizontalmente na superfcie do planeta. Qualquer projtil assim lanado est sob a ao de dois movimentos: um movimento uniforme para frente em linha reta, e um movimento acelerado devido a fora de gravidade que o atrai para a Terra. Os dois movimentos interagindo produzem uma curva parablica, conforme demonstrou Galileu, e o projtil termina por cair ao cho. Cair mais perto do lugar onde foi disparado se a altura de lanamento foi pequena e a velocidade inicial do corpo foi baixa; cair mais longe, se a situao se inverter. Newton perguntou-se, ento, o que aconteceria se a altura do lanamento fosse muito grande, comparvel, por exemplo, com a distncia da Terra Lua. E sua resposta foi a de que o corpo deveria cair em direo Terra, sem, contudo, atingir sua superfcie. O porqu reside no seguinte: se o corpo for lanado alm de certa altura - e esse o caso, por exemplo, dos satlites artificiais -, a parbola descrita pelo corpo no o trar de volta Terra, mas o colocar em rbita. Assim, o satlite artificial est sempre caindo sobre o planeta, sem nunca atingi-lo. O mesmo acontece com a Lua, que um dia tangenciou a Terra e nunca mais deixou de "cair" sobre 'ela. Com esse raciocnio, Newton ligou dois fenmenos que at ento pareciam no ter relao entre si- o movimento dos corpos celestes e a queda de um corpo na superfcie da Terra. Foi assim que surgiu a lei da gravitao universal.

O sucesso de Newton no Principia muitas vezes apresentado como uma realizao metafsica da geometria da razo, e parte do desenvolvimento que fizeram de "Os princpios matemticos da filosofia natural" um conjunto vivel que foi contido na geometria da guerra. Quase duzentos anos aps o discurso de balstica que foi aberto por Tartaglia no Renascimento, Newton, em seu System of the World (publicada postumamente em 1728), explicou a dinmica do movimento planetrio em termos de um corpo projetado horizontalmente de cima de uma montanha com velocidade sempre maior que velocidade inicial.

Leibniz

(1646 1716) O matemtico e filsofo alemo Gottfried Wilhelm von Leibniz, nasceu em 1 de julho de 1646, e morreu em 14 de novembro de 1716. Foi um gnio universal e um fundador de cincia moderna. As primeiras publicaes de Leibniz, alm de sua tese de doutorado, abordavam temas polticos e jurdicos. Sua contribuio foi imensa em cada uma das atividades em que atuou. Destacando, dentro das obras de Leibniz o tema a que se refere nossa pesquisa a vis viva ou o Teorema das foras vivas, que trata sobre energia cintica. Leibniz tentava descobrir uma forma melhor de achar a verdadeira medida do movimento da matria a qual atribua, como Descartes, uma fora que lhe imanente. Lembrando-se das experincias de Galileu Galilei, descritas em seu livro Duas Novas Cincias, no qual o sbio italiano concluiu que a velocidade final de corpos em queda livre no dependia do peso, mas apenas da altura da qual cassem. Leibniz compreendeu que um objeto pesado causaria mais impacto ao atingir o solo do que outro leve, supondo ambos caindo de uma mesma altura e adquirindo, portanto, a mesma velocidade final. O filsofo alemo acreditava que, para medir a fora, bastava encontrar uma maneira de medir o impacto causado pelo corpo. Esse, por sua vez, de acordo com o princpio de identidade entre causa e efeito, iria se confundir com a prpria fora, pois, que esta lhe imanente. Leibniz, em sua obra Discurso de Metafsica, estuda mais profundamente a Fsica dos choques, reformulando os conceitos cartesianos.
Energia Cintica

Foi Gottfried Wilhelm Leibniz durante 16761689, quem primeiro tentou realizar uma formulao matemtica do tipo de energia que conectada com o movimento (energia cintica).

Energia cintica a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade (seja a partir do repouso - velocidade zero seja a partir de uma velocidade inicial) de grande relevncia na cincia Balstica.
A Cincia Balstica Balstica a cincia que se preocupa em estudar o movimento de corpos lanados ao ar livre, o que geralmente est relacionado ao disparo de projteis por uma arma de fogo. Ao se estudar um projtil disparado por uma arma de fogo, pode-se separar seu movimento em trs partes distintas: a balstica interior, balstica exterior e a balstica terminal. A balstica interior fica encarregada de estudar o que ocorre desde o momento do disparo at o instante em que o projtil abandona a arma. Este estudo fica baseado ento na temperatura, volume e presso dos gases no interior da arma durante a exploso do material combustvel, assim como tambm se baseia no formato da arma e do projtil. Dependendo da quantidade utilizada de plvora, deve-se ser estudado qual o material utilizado para a construo da arma e do projtil para evitar exploses desagradveis.

Analisando o que acontece com o projtil, a partir do momento em que se aperta o gatilho. Num primeiro momento o projtil (bala) percorre (para ns quase instantaneamente) o espao do cano da arma, o qual sendo estriado (provido de linhas de salincias mais ou menos largas) lhe influi um determinado movimento de rotao, cuja finalidade principal a de estabilizar o "vo" da bala.

Trajeto da bala dentro do cano

Quando sai do cano, o projtil fica completamente influenciado por um conjunto de foras. So elas, numa primeira e permanente instncia a Fora da Gravidade, que provoca a queda de qualquer objeto quando livre, e a outra a Fora Gravitacional, devido rotao da bala e a alta velocidade e um outro movimento de translao em torno de um eixo imaginrio.

Os movimentos de uma bala durante o seu vo

Comparao entre linha de mira e linha de tiro

Albert Einstein

(1879 - 1955)
Ao tempo da Segunda Guerra Mundial, Einstein j se encontrava nos Estados Unidos, refugiado da perseguio aos judeus, que se iniciara em 1933 com a ascenso de Hitler. O clima de terror crescente na Europa foi, como se sabe, responsvel pela concentrao de grandes crebros nos EUA, e Einstein estava entre eles. Distribuindo-se por diferentes centros de pesquisa, ali usufruram de condies polticas, sociais, econmicas e culturais para o desenvolvimento de seus trabalhos e ali puderam, ainda, em muitos casos, participar ativamente da produo dos artefatos atmicos de guerra cujas exploses em Hiroshima e Nagasaki puseram fim ao conflito mundial e, como nunca antes ocorrido, chamaram a ateno da humanidade para a questo tica dos limites do conhecimento, para a questo epistemolgica do conhecimento dos limites e para a terrvel contemplao do mal e do pecado produzidos pelos homens da cincia a servio da racionalidade blica dos governos e de seus exrcitos

Em 1947, 2 anos depois da exploso das bombas, Robert Oppenheimer, na conferncia "A fsica no mundo contemporneo", proferida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), registra com remorso: "Apesar da viso e da sabedoria clarividente de nossos estadistas na poca da guerra, os cientistas sentiram uma responsabilidade peculiarmente ntima por sugerir, apoiar e, enfim, em grande parte, conseguir desenvolver as armas atmicas. Tampouco podemos esquecer que essas armas, por terem sido de fato utilizadas, dramatizaram impiedosamente a desumanidade e a maldade da guerra moderna. Falando cruamente, de um modo que nenhuma vulgaridade, nenhuma hiprbole capaz de suprimir, os fsicos conheceram o pecado; e esse um conhecimento que no podem esquecer."
Ao contrrio do que dizem alguns, Einstein tinha plena conscincia de que havia a inteno de utilizar a energia nuclear para fins militares, pois era o Ministrio da Defesa americano que arcava com os custos das pesquisas - no ento Projeto Manhatan. Ele s no contava com dois fatos: o primeiro que viesse a estourar uma Segunda Guerra Mundial e o segundo que em algum dia essa energia fosse realmente utilizada para fins de destruio em massa. Ele tambm conhecia bem os efeitos da bomba de urnio. Einstein enviava freqentemente cartas ao presidente Roosevelt informando-o sobre o progresso do projeto e solicitando recursos humanos ou instrumentais quando necessrio. Tambm solicitava materiais radioativos e informava o governo sobre seus efeitos. O prprio Einstein, como se sabe, cujo pacifismo, durante a primeira guerra, acabou contribuindo para que tivesse de deixar a Alemanha, com a ascenso ao poder do partido nacional socialista de Hitler, sob o impacto psicolgico dos horrores praticados pelos nazistas e sob a influncia de outros colegas e amigos que o aconselharam nesse sentido, usa de seu grande prestgio e escreve, uma carta, datada de 2 de agosto de 1939, ao presidente Roosevelt incitando-o a apoiar o projeto de desenvolvimento de armas atmicas para fazer frente ao incomensurvel mal que, ento, ameaava a humanidade: "No transcurso desses ltimos quatro meses, ficou comprovada a possibilidade de se realizar uma reao em cadeia com uma quantidade grande de urnio, a partir da qual seriam liberadas grandes quantidades de energia e novos elementos semelhantes ao rdio. muito possvel que esse experimento venha a ser levado a cabo num futuro prximo. Esse novo fenmeno pode, entre outras coisas, permitir a construo de bombas. Assim, o senhor talvez considere desejvel manter contato permanente entre seu governo e o grupo de fsicos que trabalham com reaes em cadeia nos Estados Unidos. At onde sei, a Alemanha suspendeu a venda de urnio das minas da Tchecoslovquia ocupada. Uma ao to repentina talvez resulte da influncia do filho do subsecretrio alemo de Assuntos Exteriores, recentemente incorporado ao Instituto Wilhem Kaiser, de Berlim, onde alguns dos experimentos americanos com urnio vm sendo tambm produzidos."

Porm a primeira bomba atmica foi lanada sobre o inimigo japons em 1945, sobre a cidade de Hiroshima. A partir de ento, Einstein passou a considerar o estudo da energia nuclear para fins militares um dos maiores erros de sua vida. Sentindo-se culpado, Einstein enviou uma carta ao presidente solicitando que os ataques nucleares fossem suspensos imediatamente, visto que seus efeitos eram "maiores do que os previstos". Mas o Japo estava acuado e a popularidade do presidente aumentava com a perspectiva do fim da guerra e pela desforra por Pearl Harbor. Ento Einstein chamou a ateno da mdia e do povo americano, solicitando que a populao enviasse cartas ao presidente pedindo o fim dos ataques nucleares.

A Segunda Guerra Mundial

Oficial alemo Fritz Julius Lemp

Mquina Enigma

A Segunda Guerra Mundial poderia ter terminado com um resultado muito diferente se no fosse o esforo de pessoas annimas e geniais que participaram de um trabalho que aparentemente nada tinha de herico. Uma vasta equipe de matemticos, fillogos, egiptlogos, antroplogos, campees de xadrez, e at de palavras cruzadas, e mais outros cientistas empenharam-se em decifrar as inexpugnveis mensagens secretas dos nazistas. Um dos apoios tticos das Foras Armadas alems, durante a Segunda Guerra Mundial era codificar suas mensagens utilizando uma mquina denominada Enigma. Em 1923 os alemes lhe tinham adivinhado a valia comercial - hoje aplicada em transaes pela Internet. Arthur Scherbius, um negociante da Baviera, comeou nesse ano a produzir as primeiras mquinas Enigma (cuja inveno, fazendo jus ao nome, de origem incerta) com destino a empresrios cientes de que, sem segredo, os negcios morrem. Anos depois, a mquina, retirada de circulao pblica e sistematicamente aperfeioada, fornecia aos oficiais do III Reich 150 mil milhes de maneiras de codificar uma mensagem. A Enigma aperfeioada pelo exrcito alemo que mais parecia uma mquina de escrever , era constituda por: Um teclado com 26 letras; Um quadro com 26 lmpadas; Um dispositivo denominado "scrambler" constitudo por trs rotores; Um quadro com cavilhas denominado "Steckerboard" que aumentava o nvel de segurana. Cada tecla e cada lmpada eram conectadas por 26 fios, os rotores moviam-se de forma independente de modo a produzirem uma correspondncia entre a letra original e a cifrada. Nenhuma letra podia ser cifrada por ela prpria. Para complicar ainda mais os submarinos alemes - U boat - utilizavam Enigmas de 4 rotores.

Como se deu a captura da Enigma


Durante a invaso da Polnia em 1939, pelas Foras Armadas Alems, os poloneses conseguiram copiar uma mquina Enigma e decodificar o seu algoritmo de cifra. Um caminho para decifrar o Enigma foi indicado por Marian Rejewski, um brilhante funcionrio do servio de decodificao polons que havia conseguido "quebrar" as mensagens de uma verso mais simplificada do aparelho. Os ingleses ficaram com a rplica. Alm disso, tambm tentavam capturar submarinos alemes (U-boats) que eram os que mais dependiam do aparelho para sua estratgia, denominada Alcatia de Lobos. Essa ttica consistia em fazer um cerco aos comboios que trafegavam no Atlntico Norte (Batalha do Atlntico) e da atacar a presa. Os Aliados, desesperados com a perda crescente de toneladas de embarcaes, faziam de tudo para obter a mquina e especialmente seus livros de cdigos, do outro lado, os nazistas se empenhavam em proteger o seu maior trunfo a qualquer custo. Apesar dos esforos em tentar manter segredo toda vez que conseguiam capturar a mquina, especialmente seus livros de cdigos, em poucos dias, a contra-espionagem alem alertava as Foras Armadas e o algoritmo de cifragem era modificado. Dessa forma, a Enigma adquiriu a sua fama de produzir mensagens indecifrveis pelo inimigo. Captur-la, por mais risco que implicasse, reduzia-se ento posse de um mistrio sem chave.

Os U-boats eram submarinos alemes que eram os que mais dependiam da mquina Enigma para sua estratgia, denominada Alcatia de Lobos. Essa ttica consistia em fazer um cerco aos comboios que trafegavam no Atlntico Norte (Batalha do Atlntico) e da atacar a presa com o auxlio da comunicao codificada fornecida pela Enigma. Os Aliados, desesperados com a perda crescente de toneladas de embarcaes, faziam de tudo para obter a mquina e especialmente seus livros de cdigos, do outro lado, os nazistas se empenhavam em proteger o seu maior trunfo a qualquer custo. 9 de maio de 1941 O U-boat 110 em sua segunda patrulha, sob as ordens do capito Fritz Julius Lemp, tinha atacado uma escolta, junto com o outro submarino U-201 (comandado por Adalbert Schnee), quando Lemp deixou seu periscpio a vista na superfcie por muito tempo (provavelmente para confirmar uma matana, pois ele afundara dois navios). A escolta HMS Aubretia notou isto e apressada foi logo ao ataque soltando cargas de profundidade. O U-110 sobreviveu aos primeiros ataques, entretanto o HMS Buldogue e HMS Broadway chegaram e se juntaram a caa. O U-110 foi forado pelo Buldogue a vir tona. Imediatamente o navio ingls foi para cima do submarino ferido num curso de coliso. O submarino tentou escapar. O comandante ingls prosseguiu com seu plano. Abandonar!- gritou o comandante Lemp vendo que no havia mais chances de escapar. Todos mergulharam no mar revolto. Lemp imaginou que os segredos que estavam no submarino seriam destrudos quando o seu submarino afundasse. Ele nadou para longe se juntando aos seus homens. Mas... Ao olhar para trs... seu rosto se empalideceu ao constatar que o seu resistente U-boat permanecia na superfcie. Desesperado, comeou a nadar de volta temendo a captura dos segredos... Esta foi a ltima viso que os comandados de Lemp tiveram. Muitos dizem que ele foi atirado na gua por um marinheiro britnico, mas isso no deve ser toda a verdade. Os britnicos do Buldogue entraram no U-110, vasculharam cada pedao. Era tudo o que os ingleses mais queriam: um submarino alemo abandonado s pressas sem tempo para destruir seu maior segredo. Somente no dia seguinte, o comandante ingls descobriu que tinham conseguido fazer a maior captura. Ao abrir uma caixa preta encontrou uma mquina semelhante a uma mquina de escrever e mais um punhado de folhas... Os olhos do comandante tremiam. Na sua mo estava, nada mais nada menos, que a vitria dos Aliados. L estava a mquina decodificadora, Enigma, com seus cdigos secretos.

Para que os alemes no descobrissem que estavam de posse da mquina e assim modificassem os cdigos, o comandante ordenou que "acidentalmente" fosse afundado o submergvel negro quando estava sendo rebocado para a Inglaterra. Da tripulao alem, 15 homens tinham morrido durante o ataque e 32 foram capturados. O capito Lemp no sobreviveu. Um grande nmero de documentos secretos foram recuperados. U-110 foi capturado depois dado a chave de cdigo Operao Florida e tinha um dos maiores segredos da guerra, a mquina Enigma. Esta operao permaneceu trinta anos em sigilo. O Presidente Franklin D. Roosevelt s soube por Winston Churchill em Janeiro 1942.

A Cincia da Paz Maria Montessori, mdica e educadora italiana, em suas vrias palestras pela Europa, no perodo entre as duas guerras mundiais, que destacou a importncia e a necessidade de uma cincia da paz. Mas, s depois da segunda guerra mundial que cientistas vindos especialmente da economia, psicologia, antropologia, sociologia, histria e cincia poltica, comearam a aplicar os mtodos da cincia social para compreender as questes da guerra e sua eliminao. Surge, assim, a polemologia (estudo da guerra considerado como fenmeno de ordem social e humano) ou os estudos sobre a paz. Em 1966, fundado o SIPRI (Instituto de investigao internacional da paz de Estocolmo), importante centro de estudos e informaes sobre a questo armamentista e sobre os esforos do desarmamento mundial. Assim, em meados da dcada de 60, j eram mais de 70 as instituies de tipo cientfico dedicadas aos problemas da guerra e da paz. A Paz como Cincia Nos estudos de Paz, so desenvolvidas duas reas de pesquisa. A primeira tem relao com a busca de meios de botar fim s guerras, chamada de paz negativa. Este conceito significa a falta de violncia organizada entre dois grupos maiores tais como naes, ou grupos raciais e tnicos onde no h violncia, mas tambm nenhuma outra forma de interao. A segunda se conduz na busca das condies de se estabelecer a paz, chamada de paz positiva. A Histria da Matemtica est ligada histria da humanidade. Acredito que o conhecimento matemtico se amplia ao ser ligado aos diversos processos de avaliar e responder problemas de diversas naturezas. Em estudos feitos com universitrios, de um modo geral, os que so consideradas mais inteligentes e capazes so os que apresentam um bom desempenho em Matemtica. Assim comum que essas pessoas que tem bom desempenho em Matemtica tenham uma boa auto-estima e se sintam em paz, menos cobrados. Ao inverso so as que apresentavam deficincia de aprendizagem, inclusive com experincias por mim vividas, so muito agressivos e de difcil relacionamento com colegas e professores, mostrando modificaes em sua conduta e em sua auto-estima quando incentivados e apoiados em sala de aula. Eles conseguiram melhorar seu

desempenho em Matemtica e passaram a ser aceitos pelo grupo se tornando menos agressivos.

Documento: Ato de rendio militar das foras alems


Ns abaixo assinados, agindo com a autoridade do Alto Comando Alemo, e por meio deste, rendemos incondicionalmente todas as foras em terra, mar e ar, que esto at esta data sobre controle alemo, ao Comando Supremo da Fora Expedicionria Aliada e simultaneamente ao Alto Comando Sovitico.

O Alto Comando Alemo ir, de uma s vez, ordenar todas os militares alemes, autoridades navais e do ar, e todas as foras sob controle alemo, cessar as atividades e operaes as 2301 horas do horrio europeu central do dia 8 de maio e manter suas atuais posies naquele momento e a se desarmar completamente, abaixando suas armas e entregando seus equipamentos ao comandante aliado local ou aos oficiais designados pelos representantes do Comando Supremo Aliado. Nenhum navio, nave ou avies deve fugir, ou qualquer dano deve ser causa em seu casco, maquinrio ou equipamentos e tambm s maquinas de quaisquer tipos, armamentos, aparatos de guerra, e todos os significados tcnicos dessa ao de guerra em geral. O Alto Comando Alemo ir, de uma s vez, ordenar ao comandante apropriado, e assegurar o cumprimento de quaisquer ordens feitas pelo Comando Supremo da Fora Aliada Expedicionria e pelo Alto Comando Sovitico. Este ato de rendio militar imparcial, e substitui qualquer instrumento geral de rendio imposto por ou em nome das Naes Unidas e aplicvel na Alemanha e em todas as foras armadas alems como um todo. No caso de foras sob o Comando do Alto Comando Alemo no cumprirem este ato de rendio, o Comando Supremo da Fora Aliada Expedicionria e o Alto Comando Sovitico iro tomar aes punitivas ou qualquer outra ao que vejam apropriadas. Este ato est sendo escrito em ingls, russo e alemo. As verses em russo e ingls so as nicas verses autenticas.

Berlim, 08 de maio de 1945 (a) General Jodl, pelo Alto-Comando Alemo

A matemtica na Guerra do Vietn


Curiosidades
Durante a Guerra do Vietn, as autoridades norte-americanas suspeitavam de que boa parte dos seus soldados fossem usurios de drogas ilcitas. A dificuldade para a confirmao da suspeita residia no fato de que qualquer pesquisa direta sobre o assunto certamente teria alto ndice de respostas mentirosas, dado o temor dos combatentes de uma punio. No de hoje que os matemticos sabem lidar com esse tipo de problema. Aprenderam a faz-lo criando mtodos indiretos para detectar respostas diferentes da real inteno do entrevistado. Vejamos como o problema foi resolvido na ocasio. Cada soldado deveria retirar aleatoriamente um carto e responder SIM ou NO pergunta nele contida. Ciente do contedo dos cartes, cada soldado no teria por que mentir, uma vez que uma resposta SIM no necessariamente o incriminaria; ele poderia apenas estar respondendo pergunta do carto 2. O que os soldados talvez no soubessem que o truque usado tambm permitia s autoridades estimar o nmero de usurios de drogas. Imagine, por exemplo, que a pesquisa tenha sido feita com 1.200 soldados. razovel admitir que, em mdia, 400 soldados tenham pego o carto 1, 400 o 2 e 400 o 3. Se, ao final da pesquisa, tivermos um total de 560 respostas SIM, saberemos que cerca de 400 dessas respostas dizem respeito aos soldados que pegaram o carto 2 e que 160 so de soldados que se declararam usurios de drogas. Temos ento 160 respostas afirmativas em um total mdio de 400 soldados que responderam pergunta 1, ou seja, 40% dos soldados so usurios de drogas. Moral da histria: com a matemtica, mentira tem perna curta! Por: JOS LUIZ PASTORE MELLO (Folha Online)

Concluso: Percebo as correlaes entre a matemtica e os militares a partir de dois pontos de vista: (1) Os vestgios Militares e seus efeitos na histria da matemtica. (2) mudanas no carter da guerra induzida pelo pensamento matemtico, os resultados dessa matemtica e da tecnologia matemtica. 1) A cincia e a guerra sempre foram mais estreitamente ligadas. De fato, percebemos que a maioria dos avanos tcnicos e cientficos pode ser bastante significativa e devem a sua origem diretamente s necessidades militares ou navais. Isto , de certa forma tambm vale para a matemtica, embora a relao entre as exigncias militares e os conceitos matemticos que surgem so confundidos. Apesar de sua obra ordenada para certo fim, a geometria euclidiana e a capacidade de modelagem geomtrica declararam fundamentos distantes, mas tm por dois milnios relevante apreciao junto aos militares. Arquimedes demonstrou durante o cerco de Siracusa o seu domnio da geometria cheia de tradues de trs dimenses e rotaes e de volume preciso. Seus clculos de engenharia eram admirados, os artefatos copiados e as propores divulgadas atravs de todos os helensticos, romanos antigos, nos tempos dos rabes, e durante a Idade Mdia. Diversos autores antigos apresentam Arquimedes como tendo inventado mquinas de guerra terrveis, que espalhavam a desordem e o terror nos exrcitos inimigos e o mais interessante que ele as construa como um simples divertimento. Arquimedes conseguiu atrasar expressivamente a tomada da cidade pelos romanos, mas no conseguiu evitar, e foi morto por um soldado durante este combate enquanto navegava em seus crculos e tringulos. O escritor militar Enas Tacticus (cerca de 360 a.C.) publicou idias sobre criptologia. Mais tarde Polybios, Csar e Augusto introduziram substituies, permutaes (ou seja, das vogais e consoantes) para comunicao militar. Na Idade Mdia, islmicos revelaram um emaranhado de tcnicas matemticas aplicadas e moldadas em aritmtica e de forma algortmica - como mover esquadras e exrcitos e as entregou era moderna.

O Renascimento teve uma elevada importncia das possibilidades de prtica matemtica. Precedida, parcialmente, de necessidades especificamente Militares (cartografia, artilharia e balstica), e parcialmente de necessidades especificamente civis (teoria da perspectiva central, contabilidade, clculo dos comerciantes e lgebra). Quando Niccol Tartaglia (1500? -1557) Tentou "dar regras para a arte do bombardeio" (scientia Nova, 1537), abandonou o conceito de Aristteles, de uma trajetria linear e criou o conceito moderno de uma funo com um grfico suavemente curvo (embora ainda no ser a rbita correta da parbola, mais adiante, determinada por Galileu). Mais tarde, o matemtico flamengo Simon Stevin (15481620), intendente geral do exrcito, sob o comando de Maurcio de Nassau, projetou

um sistema de comportas para inundar certas reas, em defesa das cidades sitiadas e assim fundou a moderna esttica e hidrosttica. Rumo aos tempos modernos tudo foi sistematicamente investigado nos sculos seguintes, por vezes diretamente na ordem militar como o trabalho prtico e terico sobre cartografia, sobre o estudo da elasticidade que pretendia cortar o consumo de madeira na construo naval, a construo de cronmetros precisos e, alternativamente, a criao de uma teoria emprica (baseado na experincia) do movimento lunar para a determinao precisa da latitude geogrfica, a matemtica das fortificaes, a introduo da matemtica infinitesimal no currculo militar para considerar o efeito da resistncia do ar sobre a velocidade de um projtil (at ento uma tarefa impossvel). Fortes e obuses estavam nas pginas de rosto de quase todo livro de matemtica do sculo XX, mesmo quando tratados apenas com matemtica pura. A prtica da guerra, no entanto, no teve importante influncia no desenvolvimento da matemtica: preocupaes prticas militares ou civis, frutferas para o desenvolvimento da matemtica, da fsica matemtica e da engenharia tm base somente quando eles estavam relacionados com a teoria e rede de conhecimentos cientficos atuais. Isto ilustrado pela vida, trabalho e influncia dos grandes matemticos da poca como, Galileu, Newton, Leibniz e outros e, diga-se de passagem, nenhum deles muito preocupados com assuntos militares. Podemos observar que, a matemtica como uma disciplina acadmica vinculada a universidades, institutos de tecnologia e outras instituies de ensino superior surgiu pouco a pouco no sentido de uma busca sistemtica, e pde chegar ao amadurecimento do conhecimento matemtico conduzindo aplicao industrial e com isso aumentando a fora militar de um pas. Esse amadurecimento foi, alm de um enorme crescimento de produo matemtica, uma completa reorganizao do conhecimento e uma diviso de competncias do trabalho intelectual. Fsica e cincias de engenharia foram organizadas de forma independente. A matemtica pura e aplicada foi separada uma da outra conceitual e institucionalmente. Vestgios militares na matemtica do sculo XX. Nas vsperas e durante a Primeira Guerra Mundial, houve vrias tentativas em grande escala de organizar o desenvolvimento tcnico em uma base cientfica. O quadro geral, entretanto, foi diferente: O Comando Supremo francs no encontrou uma melhor utilizao dos seus jovens talentos tcnicos e cientficos e teve que envi-los para as trincheiras, enquanto o Comando Supremo alemo concedia licena de prosseguir a pesquisa bsica e tambm a investigao. A inteno era salvar obras cientficas e, assim, preservar o desenvolvimento tcnico, que era a base para o psguerra. A Segunda Guerra Mundial trouxe uma nova aliana entre os matemticos e os militares, deixando um trio de complexos artefatos para trs: a bomba atmica, com o seu modelo inerte, no emprego de produo de energia, a propulso a jato para foguetes, bombardeiros intercontinentais e etc. e o computador. Ocorria a criao de novas cincias matemticas, mesmo que menos visivelmente, de operaes de investigao, codificao, controle estatstico da qualidade, processamento de sinais, simulao e computao cientfica, e previso numrica do tempo. A complexidade dos artefatos, dos processos de produo e de relaes sociais globalizados tiveram suas descobertas no trio dos produtos mortais acima citados, que

a nova aliana entre matemticos e senhores da guerra deixaram para trs aps a Segunda Guerra Mundial e a nova f na onipotncia do computador surgiu. Os efeitos da matemtica sobre a guerra Algumas provas histricas: Atravs da histria, existem algumas situaes em que podemos apontar um nico clculo matemtico, conceito ou construo de uma base matemtica de grande valor militar. Polybios, antigo historiador grego, que descreve, em sua principal obra Historiai, a 1 guerra Pnica, com a destruio de Cartago e Corinto (264 a.C. a 146 a.C.), julgava necessrio que os comandantes romanos percebessem que a hipotenusa essencialmente maior do que o outro lado mais longo em um tringulo retngulo e, portanto, escadas de ataque em uma parede devem ser essencialmente maiores que a altura da parede. Clculos de mecnica de Arquimedes no conseguiram evitar a queda de Siracusa, mas defendeu, no cerco romano, a excelncia de uma mquina de guerra. A aplicao das munies (canhes, obuses) tornou-se eficiente apenas com relao medida entre a inclinao do cano e da rgua. Estamos acostumados a unir o trabalho de Galileu em tica geomtrica para telescpios para a defesa da nova viso planetria pela descoberta das luas de Jpiter, mas na verdade no era o que Galileu demonstrou aos Seniores de Veneza a partir do topo da torre de So Marcos. O que ele demonstrou foi a relevante capacidade de ver os navios militares e os seus detalhes muito antes de encontr-los. Elaborados clculos astronmicos decidiram a abertura de um grande nmero de batalhas na Guerra dos Trinta Anos (1618 1648), na Alemanha. Otto Robert Frisch, fsico Judeu nascido em Viena, na ustria e seu colaborador Rudolf Peierls (projetaram o primeiro mecanismo para a detonao de uma bomba atmica, em1940) em um clculo simples, quase "no verso de um envelope". Frisch estimou para a massa crtica de U_235 uma quantidade inferior a 10 kg para manter o processo de fisso nuclear. Convenceu o primeiro governo britnico e, em seguida, os E.U.A. da viabilidade da bomba atmica - ao contrrio de Werner Karl Heisenberg (fsico alemo, prmio Nobel de Fsica em 1932, um dos fundadores da mecnica quntica e chefe do programa de energia nuclear da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial), que no fez esse clculo e, segundo o testemunho de vrios, mesmo depois de 6 de agosto de 1945 quando Hiroshima foi bombardeada, se manteve convicto de que uma tonelada mtrica de U_235 era necessrio para uma nica bomba atmica. Um caso lendrio da engenhosidade matemtica foi a contribuio de Alan Mathison Turing (1912-1954) matemtico britnico, lgico, criptoanalista e cientista da computao - que sob sua liderana foi projetado o Colosso, computador ingls que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial, para a quebra do cdigo da Enigma, que os alemes acreditavam ser inquebrvel.

A lista de engenhosidade matemtica na guerra foi relevante na vspera e durante a Segunda Guerra Mundial e poderia ser largamente ampliado. No entanto, a questo permanece: Todos os esforos matemticos foram decisivos para a guerra? 2) O que mudou no carter da guerra? Concedendo-me resposta a essa pergunta pude tambm compreender, durante as minhas pesquisas, que hoje, a maioria dos historiadores militares concorda que o surgimento da guerra moderna no perodo 1500-1945 foi acompanhado por um aumento na tecnologia de matemtica e outras inovaes tcnicas, mas no dirigidas por ela. Pelo contrrio, a idia de matemtica veio com as novas formas de guerra: Temos como exemplo a comparao da guerra com a concorrncia entre as empresas. Descartando as disputas e anseios entre os adversrios, o pressuposto bsico da guerra moderna que ambos os lados so guiados pelo mesmo tipo de lgica, racionalidade, causa. Reconhecer a lgica e razo de um adversrio foi um passo decisivo para v-lo como igual e, finalmente, no desenvolvimento do direito de "pensar" guerra (como os matemticos) e do direito humanitrio internacional como, por exemplo, a Cruz Vermelha (conceito civil de proteo de vidas e tambm de objetos valiosos). A guerra, enfim, tornou-se pouco a pouco mais calculvel, enquanto que a prpria guerra, esta obra grandiosa de psicologia, o caos e a destruio, continuam incalculveis, e principalmente, com um resultado imprevisvel. Conceitos irracionais como a ameaa nuclear, genocdio nuclear ou suicdio coletivo so considerados opes polticas e militares. No entanto, o lado positivo, o resultado de uma guerra nuclear se tornou to previsvel que poderia apoiar o princpio da "Destruio Mtua Assegurada". Em um perodo de tenso internacional (nas dcadas de 1960 e 70), este abriu psicologicamente o caminho para importantes negociaes e acordos entre as duas superpotncias nucleares daquela poca. Praticamente, a guerra nuclear foi evitada at agora. Princpio da "Destruio Mtua Assegurada" uma doutrina de estratgia militar onde o uso macio de armas nucleares por um dos lados iria efetivamente resultar na destruio de ambos, atacante e defensor. baseada na teoria da intimidao, atravs da qual o desenvolvimento de armas cada vez mais poderosas essencial para impedir que o inimigo use as mesmas armas. Agora, a capacidade particular de matemtica em armamento moderno e guerra o seu papel na melhoria da eficincia (de acordo com a tradio, o domnio da engenharia, por exemplo, a construo de frmulas matemticas, tanques e ogivas). Aqui no h limitaes naturais porque o progresso dos matemticos , principalmente, atravs de novas formas de manipulao simblica. Em tal matemtica, prometida uma infinidade de inovaes em termos de preciso e coordenao e, pior de tudo, novos sonhos de invencibilidade. No incio me perguntei: o que a Matemtica e os Matemticos tm a ver com as guerras? E com a Paz? E medida que o curso foi passando aprendi que o uso da matemtica foi uma das primeiras necessidades do homem, depois da comunicao e da sobrevivncia. A contagem, a ordenao, a soma, a diviso, etc. so

conhecimentos essenciais para a sobrevivncia em grupo. Desde a colheita de alimentos at a ordenao dos ritos religiosos. Sempre presente no desenvolvimento da humanidade, a Matemtica aparece como uma ferramenta, ora auxiliando no conflito, ora na Guerra e espero como educadora de matemtica que em breve me tornarei que a Rainha das Cincias possa algum dia auxiliar no alcance da paz.

"Faz-se a guerra quando se quer, pe-se-lhe termo quando se pode."

Nicolau Maquiavel

Referncias: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/textosarquimedes/plutarco.htm http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/renascenca/tartaglia.htm http://perso.wanadoo.es/frs88/ http://es.wikipedia.org/wiki/Niccol%C3%B2_Fontana_Tartaglia http://www.answers.com/topic/niccolo-fontana-tartaglia http://archimedes2.mpiwg-berlin.mpg.de/ http://en.wikisource.org/wiki/Main_Page http://www.answers.com/topic/binomial-coefficient http://www.cbi.umn.edu/ http://www.sbfisica.org.br/ http://www.history.navy.mil/library/special/pre1700.htm http://www.mhs.ox.ac.uk :Museu da Histria da Cincia http://polegaropositor.com.br/cruzeirodosul/navegar/ : Museu do Telescpio http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=9&idSubSecao=&idTexto=14 http://www.consciencia.org/descartes.shtml http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Galileu_a_Newton/Galileu_a_Newton.htm http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6765/6233 http://www.apaginadomonteiro.net/balistica.htm http://w3.ufsm.br/petfisica/extras/einstein.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Enigma_(m%C3%A1quina) http://pt.wikilingue.com/es/Enigma_(m %C3%A1quina) http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php? option=com_content&task=view&id=23&Itemid=28 http://pt.worldwar-two.net/

Interessante: Lewis Richardson (Anlise matemtica da Guerra atravs das equaes diferenciais)

http://www.google.com.br/imgres? imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_IoeV0PvGhNE/SvBQ1kbHl8I/AAAAAAAAAMg/C2e eFzB8mF4/s400/guerra.jpg&imgrefurl=http://papodemeteoro.blogspot.com/2009/1 1/analise-matematica-da-guerrapor.html&usg=__CSHOBJzoCaUg9UxIXVef79ioZqY=&h=219&w=400&sz=17&hl=ptBR&start=3&um=1&itbs=1&tbnid=kaZGhJGQwd3YM:&tbnh=68&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Da%2Bmatem %25C3%25A1tica%2Bda%2Bguerra%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN %26rlz%3D1T4GGLR_pt-BR___BR309%26tbs%3Disch:1

Вам также может понравиться