Вы находитесь на странице: 1из 4

LO DO FILME: 1492 - A CONQUISTA DO PARASO (1492: Conquest of Paradise, ESP/FRA/ING 1992) DIREO: Ridley Scott ELENCO: Grard Depardieu,

Sigourney Weaver, Armand Assante, ngela Molina, Fernando Rey, Tcheky Kario, 150 min, Vdeo Arte. RESUMO A viagem de Cristvo Colombo, que acreditava ser possvel atingir "El levante por el poniente", ou seja, o Oriente navegando para o Ocidente, o cenrio pico desse filme de Ridley Scott. A odissia de Colombo est presente no filme atravs do cotidiano desgastante, dos motins da tripulao e de toda incerteza que cercava uma expedio daquela poca quanto ao rumo e ao prosseguimento da viagem. Sem apoio financeiro de Portugal, a maior potncia da poca, Colombo dirigiu-se Espanha e associou-se aos irmos Pinzon, recebendo ainda uma ajuda dos reis catlicos Fernando de Arago e Isabel de Castela. Com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina), o navegador de origem controversa (genovs ou catalo) partiu do porto de Palos em 3 de agosto de 1492 fazendo escala nas ilhas Canrias para reparo de uma das embarcaes. Em 12 de outubro do mesmo ano avistou a ilha de Guanani (atual So Salvador). Sem duvidar que estava no Oriente, realizou ainda mais quatro viagens, tentando encontrar os mercados indianos. O filme focaliza tambm esprito vanguardista de Colombo, suas negociaes com a coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colnias na Amrica, retratando at a velhice, aquele que considerado um dos navegantes mais ousados de sua poca. CONTEXTO HISTRICO A viagem de Cristvo Colombo insere-se no cenrio da expanso ultramarina liderada por Portugal e Espanha entre os sculos XV e XVI, constituindo-se em um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Mdia para Idade Moderna. Assim, para compreend-la, necessrio inseri-la no quadro das transformaes por que passou a Europa na Baixa Idade Mdia (sculo XII ao XV), durante transio do feudalismo para o capitalismo comercial. O desenvolvimento do comrcio monetrio associado projeo da burguesia, que aliada ao rei, ir promover a formao dos Estados Nacionais, so as principais transformaes estruturais para consolidao do Antigo Regime europeu. Nesse contexto a expanso martima europeia visava atingir as ndias (terra das valiosas especiarias), para atender as necessidades de ampliao dos mercados europeus afetados pela crise do sculo XIV ("guerra, peste e fome"), bem como, para eliminar o monoplio comercial italiano no Oriente. Com a conquista de Constantinopla pelos turcos em 1453, os preos das especiarias orientais elevaram-se bruscamente, o que incentivou ainda mais a busca de um novo caminho martimo para as ndias.

Como se observa, os espanhis chegaram Amrica certos da superioridade de sua civilizao e dos seus valores. Os outros eram brbaros, pagos. Canibais, que no conheciam a escrita, a trao animal, nem, claro, o nico e verdadeiro Deus. Realizavam cultos estranhos muitas vezes, com sacrifcios a deuses desconhecidos. Por fim, falavam outra lngua, tornando ainda mais incompreensveis seus hbitos, costumes e crenas. Quero falar da descoberta do outro que o eu faz do outro um assunto imenso, que buscaremos dialogar eu e outro. Todorov um antroplogo buscara essa

problematizao do outro exterior sendo que poderemos falar de tudo e mesmo assim no conclu-la. Qual analise detalhada com viso alternativa a saber que um povo tem do outro,quando esses interagem e estabelecem contatos entre dois povos e culturas. O trabalho do franco- blgaro Todorov foi sempre marcado pela relao entre o eu e o outro, analisando relatos da poca e perodo histrico, esta anlise feita tem por base a conquista Amrica central (Mxico e Caribe) pelos espanhis sculo XVI. Anlise sociolgica, limitada transformando o texto uma mensagem moralista de carter meramente panfletrio. Tentar transformar exemplos do passado para a atualidade assumir crticos de um conhecimento e de valores atuais, globais transformam esse ensaio num trabalho condicionado politicamente e definitivo muito datado.

Descobrir

Vamos analisar os motivos de Colombo, de uma viagem aventureira que definiram como modelo da conquista, o outro como desconhecido, e o eu identidade nica. Todorov demonstra de que lado esta!, isto o lado dos opressores conquistador civilizado. Nesse captulo mostra mulher maia, casada, atirada aos ces por recusar ser seduzida pelos conquistadores. Tambm so analisadas as intenes de Colombo antes e depois da conquista de novos territrios, sua paixo pela natureza e sua profunda religiosidade. A questo base que contato com os habitantes desses territrios que se estabeleceu um relacionamento que acabaria por condicionar os 200 anos seguintes. Esses habitantes no eram considerados como seres humanos. Como provam os escritores de Colombo e os relatos dos cronistas das ndias. Todorov neste capitulo desenvolve esquemas de comunicao, verbal e no verbal, novas linguagens, tradues contatos e o estabelecimento relaes quer humanas quer institucionais.

Conquistar

Neste captulo so analisados as primeiras conseqncias, fatos que levaram eficcia da conquista do Mxico por Cortez, e todo contato estabelecido entre as culturas e civilizaes diferentes.

O autor desenvolve perspectivas do outro perante os invasores espanhis e o complexos jogos de poder e hierrquicos que condicionaram toda sociedade Asteca e dos povos que habitam o Mxico.

Amar

Aqui somos transportados pelo autor a patamares onde so introduzidos nveis de compreenso, admirao, respeito uma sociedade Asteca desenvolvida e rica. Mas tais sentimentos acabaro em aniquilao e destruio, este ir percorrer ponta final do livro onde so detalhadas questes de genocdio direto e indireto da populao indgena.

Conhecer

Um captulo interessante pois define a relao com os outros em que so definidos nveis estabelecidos: a) Valores morais: Juzo de valor (bom-mau amor - dio) b) Aproximao ou afastamento (identidade ignorncia) c) Conhecimento ou indiferena Concluso: O livro de Todorov, trabalha muito com a questo da identidade e do reconhecimento do outro num determinado perodo histrico que a descoberta da Amrica e a criao do novo mundo. Mas ser que o europeu realmente criou o novo mundo ou simplesmente transps para a Amrica todo o seu imaginrio, a sua utopia, claro devidamente adaptada as realidades locais. Alm da violncia fsica, outros mecanismos foram utilizados para subjugar as populaes indgenas. Dentre estes, pode-se mencionar: a aculturao pela converso forada f crist e aos hbitos europeus, a queima de livros e a destruio de objetos, templos e dolos da cultura indgena, bem como a constante renomeao, com signos espanhis, das terras e locais descobertos. Cristvo Colombo, por exemplo, relata em seus dirios de navegao seu gosto por atribuir nomes justos aos locais por onde passava. A Amrica antes de tudo se transforma no paraso terrestre e ao se transformar nisso ela perde o que lhe caracterstico, pois assume os desejos de outrem; importante lembrar que para dominar necessrio conhecer o outro para impor sua ideologia.

Como a histria dos homens marcada por vitrias e derrotas, os momentos de sofrimento e humilhaes tambm aparecem no filme. Colombo passou rapidamente de homem festejado a inimigo do estado, seus mritos como navegador foram considerados como indiscutveis, porm, sua capacidade como administrador deixou muito a desejar. Seus projetos em terras americanas foram grandes fracassos e, as despesas que realizou tornaram-no indesejado na corte espanhola. Como aula de histria o filme funciona bem, cabe ao professor destacar os aspectos relacionados liberdade artstica e a capacidade de criao de diretores, atores e roteiristas de forma a mostrar que, por mais que se tente reproduzir da forma mais aproximada possvel um longa-metragem e um acontecimento histrico, muitas so as diferenas e as lacunas no preenchidas. Alm do mais, na anlise da histria, muitas so as interpretaes e vrias foram s obras produzidas sobre cada tema. Vale a pena ver, mas, deve-se ter em mente a necessidade de procurar e ler material de apoio para comparar as imagens com o que foi escrito! Os momentos de sofrimento e humilhaes de Colombo e da tripulao tambm aparecem no filme. Colombo passou rapidamente de homem festejado a inimigo do estado, seus mritos como navegador foram considerados como indiscutveis, porm, sua capacidade como administrador deixou muito a desejar. Seus projetos em terras americanas foram grandes fracassos e, as despesas que realizou tornaram-no indesejado na corte espanhola.

Вам также может понравиться