Вы находитесь на странице: 1из 20

Ttulo Comunicao Aumentativa Autores Direo Regional de Educao do Centro Centro de Recursos para a Incluso Digital ESECS/IPLEIRIA CRTIC

C Aveiro CRTIC Castelo Branco CRTIC Coimbra CRTIC Guarda CRTIC Pombal CRTIC Viseu Edio Escola Superior de Educao e Cincias Sociais IPLEIRIA Coordenao Clia Sousa (CRID/ESECS/IPLEIRIA) Design Grco e Ilustrao Leonel Brites Pr-Impresso, Impresso e Acabamento Offsetlis, Lda. Tiragem 900 unidades 1. Edio Abril 2012 Depsito Legal 000-000-000-000 ISBN 978-989-95554-7-1

Se perdesse todas as minhas capacidades, todas elas menos uma, escolheria car com a capacidade de comunicar, porque com ela depressa recuperaria todo o resto

vontade gregria de comunicar dos primeiros homindeos, somou-se Cristina Oliveira o engenho e a astcia na procura de cdigos e smbolos materializantes Diretora Regional do pensamento. Antes mesmo da aquisio de uma linguagem estruturada, da Educao Centro j a necessidade de sobrevivncia da espcie humana levava transposio grca das ideias, dos objetos e dos seres vivos nos seus locais de permanncia, deixando-nos como Patrimnio da Humanidade notveis conjuntos do que, hoje, designamos por Arte Rupestre. A nossa natureza de seres comunicantes moldou a diversidade dos cdigos lingusticos, desde os primeiros pictogramas sumrios at aos alfabetos modernos, e o seu grau de funcionalidade ditou, na exata medida da sua apropriao, a grandiosidade de determinadas civilizaes. Esta pequena brochura mais um exemplo da nossa capacidade de conceber uma linguagem no formal, acessvel a todos, plasmando a nossa imensa capacidade em reinventar a comunicao atravs dos mais diversos suportes e canais, desde a tradicional folha de papel ao ecr digital mais sosticado. Possa ela permitir aos seus utilizadores o desgnio civilizacional de nos entendermos, independentemente do muito que, por vezes, nos possa separar. Ter cumprido o seu objetivo!

O tempo atravessado por frases que em cada poca ganham novo fulgor. A frase de John Donne, de h quatro sculos, que nos recorda que nenhum homem uma ilha constitui-se, hoje, mais do que nunca, como projeto para a Humanidade. Atravs do Centro de Recursos para a Incluso Digital (CRID), a Escola Superior de Educao e Cincias Sociais aceitou o desao do projeto de ligar cada pessoa, por ser pessoa, ao mundo em que vive e s pessoas com quem vive neste tempo, por meio das tecnologias. Quando o autor da frase nenhum homem uma ilha nos lembra a perda que cada um constitui para a Humanidade se dela se desligar, recorda-nos tambm o que todos perderemos, se algumas pessoas deixarem de poder comunicar. para revitalizar esse projeto de comunicao que estas pginas constituem um contributo, mostrando que, hoje, mais do que nunca, comunicar est ao alcance de todos. Para isso, os sistemas de comunicao aumentativa precisam de encontrar em ns a vontade e o desejo de sermos interlocutores.

Lus Barbeiro Diretor Escola Superior de Educao e Cincias Sociais IPLEIRIA

1. A Comunicao

3
A comunicao permite a troca de informao entre sujeitos. A fala a forma de comunicao humana mais comum, contudo, nem todas as pessoas conseguem falar, sendo necessrio o recurso a outras formas de comunicao. A nossa sociedade est habituada a ver pessoas em cadeiras de rodas, com aparelhos auditivos e com culos, contudo, no est familiarizada com dispositivos de comunicao. Quando uma pessoa tem diculdades em comunicar, utiliza um sistema aumentativo de comunicao.

Ol. Ol.

Existem mltiplos dispositivos, sistemas e recursos que promovem a comunicao.

Produtos de Apoio (Ajudas Tcnicas) Qualquer produto (incluindo dispositivos, equipamentos, instrumentos, tecnologia e software ) especialmente produzido, ou geralmente disponvel, para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar as incapacidades, limitaes das atividades e restries na participao. (Norma ISSO 9999:2007)

So equipamentos que permitem a autonomia e a qualidade de vida de um indivduo.

2. A Comunicao Aumentativa
A comunicao aumentativa utiliza-se quando a comunicao de um indivduo no suciente para se fazer compreender.

5 Tipos de Sistemas
Os Sistemas Aumentativos de Comunicao dividem-se em dois grandes grupos:
Sistemas sem Ajuda So constitudos por smbolos ou conjuntos de smbolos que no necessitam de quaisquer ajudas ou dispositivos. Sistemas com Ajuda So constitudos por smbolos que necessitam de um qualquer dispositivo exterior ao sistema.

Os sistemas aumentativos possibilitam que as pessoas com diculdades de comunicao interajam com os outros, manifestando as suas opinies, sentimentos e tomadas de deciso. Em suma, permitem a participao na sociedade em igualdade de direitos e oportunidades.

Note bem!
Se uma pessoa recorre a um sistema aumentativo de comunicao, isso no signica que tenha problemas intelectuais ou sensoriais. Ao conversar com algum que utiliza meios aumentativos, seja paciente e permita que tenha o tempo de que necessita para produzir as suas mensagens.

3. Representao da linguagem

Sistemas pictogrcos Um sistema pictogrco a representao da mensagem por desenhos, fotos e imagens. Podemos comunicar usando objetos reais, fotos, desenhos e pictogramas. O uso de pictogramas no exclusivo destes sistemas. Se olharmos nossa volta, encontramos variados tipos de desenhos que nos transmitem mensagens (por exemplo, os conhecidos sinais de trnsito).

Escrita Podemos igualmente comunicar atravs da escrita, utilizando o alfabeto, slabas, palavras ou textos completos.

Note bem!
Porque uma conversa acontece entre duas pessoas: Evite tratar de forma infantil as pessoas adultas que usam sistemas aumentativos de comunicao. Para conversar, utilize uma linguagem adequada e simples. Certique-se que entendem a sua mensagem. Verique se est a entender corretamente a mensagem que lhe est a ser transmitida.

4. Produtos de Apoio para a Comunicao

Tabelas ou Quadros de Comunicao So recursos utilizados para transmitir mensagens. Podem ser feitos em diversos materiais e usados em diferentes suportes: avental, livro, relgio

Note bem!
Se encontrar uma pessoa que utiliza um quadro de comunicao: Verique se o quadro/tabela est posicionado no seu campo de viso; Mantenha a sua ateno ativa na situao de comunicao (verique para onde a pessoa aponta, olha, etc.); D tempo suciente para que a pessoa se possa expressar.

Comunicadores (Digitalizadores de Fala) Os comunicadores so equipamentos portteis que permitem a gravao de mensagens de voz (ou outro tipo de sons), possibilitando a uma pessoa sem comunicao oral escolher de entre as que esto gravadas.

10

Note bem!
Promova a utilizao deste sistema de comunicao, para incluir quem o utiliza, em conversas de grupo. Coloque questes curtas e diretas para facilitar a resposta.

Aplicaes Informticas para a Comunicao Existe software (programas) especco para comunicarmos atravs de teclados no ecr. Deste modo, possvel substituir todas as funes do teclado e do rato convencional, bem como os comandos do Windows. Estas funes e a sntese de voz possibilitam ao utilizador expressar-se e comunicar de forma autnoma, utilizar o computador e os respetivos programas, navegar na Internet e tambm controlar totalmente o seu ambiente fsico: abrir e fechar portas e janelas, aceder, de forma autnoma, ao telefone, tv, equipamento de udio e vdeo e outras funcionalidades. A portabilidade destes equipamentos confere-lhes uma importncia extraordinria na comunicao das pessoas com incapacidade, possibilitando-lhes uma maior autonomia nas suas actividades dirias. O recurso ferramenta de autor permite a construo de solues personalizadas para cada utilizador.

11

5. Dispositivos de Acesso
A utilizao de dispositivos de acesso , por vezes, a nica forma que uma pessoa com limitaes motoras tem para interagir com os equipamentos tecnolgicos. Por exemplo, h pessoas que no conseguem utilizar o rato do computador (ou um brinquedo, ou um digitalizador de voz), pelo que necessitam de dispositivos aumentativos que lhes permitam realizar as mesmas funes. Existe uma grande variedade de dispositivos de acesso. O mais importante adequar o dispositivo de acesso s capacidades do utilizador.

12

Manpulos (switch) So dispositivos que, ligados a um computador, permitem, mediante a ao de qualquer parte do corpo (por ex.: cabea, queixo, mo, p, cotovelo), um controlo voluntrio do computador. Existem manpulos de presso, de toque, de inclinar, activados pelo sopro, de apertar, com programao, etc.

Teclados virtuais

13

So programas informticos que mostram o teclado no ecr do computador e possibilitam aceder a qualquer aplicao informtica sem utilizar o teclado convencional. Funcionam por varrimento atravs de um manpulo ou por seleco direta (por ex.: letras, clulas, palavras, smbolos, etc.). Alguns destes programas tm incorporado um sistema de predio de palavras que permite tornar a escrita mais rpida.

A comunicao comea quando algum mostra desejo de contatar com o outro. No apenas o facto de se possuir um comunicador ou outro equipamento que faz com que a utilizao de um sistema aumentativo de comunicao funcione. A pessoa que utiliza um destes sistemas tem de ter oportunidades para conversar e participar, usando esses dispositivos. O papel de interlocutor muito importante quando fala com uma pessoa que utiliza estes sistemas. fundamental incorporar o sistema de comunicao nos contextos em que a pessoa vive. A possibilidade de entender diferentes formas de comunicao enriquecedora e motivante para todos. A diversidade de formas de comunicar d a todos oportunidades de falar, ouvir e ser ouvido.

14

6. Legislao
Decreto-Lei n. 3/2008 de 7 de Janeiro Decreto-Lei n. 93/2009 de 16 de Abril CIF Classicao Internacional de Funcionalidade

7. Stios de interesse
Ministrio da Educao www.min-edu.pt Direco Geral de Inovao Curricular www.dgidc.min-edu.pt Instituto Nacional para Reabilitao www.inr.pt CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitao e Acessibilidade http://www.acessibilidade.net/certic_utad.php Ncleo de Apoio Incluso Digital http://www.crc.ese.ipp.pt/naid/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=76 Centro de Recursos para a Incluso Digital http://www.crid.esecs.ipleiria.pt/ CRTIC http://area.dgidc.min-edu.pt/Webpages_CRTIC/

15

16

Вам также может понравиться