Вы находитесь на странице: 1из 14

Manual da Qualidade

CERCIFEIRA
Cooperativa para a Educao e Reabilitao de Cidados Inadaptados da Feira

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

ndice 1. Objectivo e campo de aplicao do Manual da Qualidade ________________ 3 2. Promulgao do Manual de Qualidade _______________________________ 4 3. Apresentao da Instituio ________________________________________ 5 Histria ___________________________________________________________ 5 Misso ___________________________________________________________ 7 Viso _____________________________________________________________ 7 Valores ___________________________________________________________ 7 Poltica de Qualidade________________________________________________ 7 Servios Disponibilizados ____________________________________________ 8 4. Sistema de Gesto da Qualidade ___________________________________ 12 mbito de Aplicao _______________________________________________ 12 Excluses ________________________________________________________ 12 Comunicao Interna e Externa ______________________________________ 12 Abreviaturas ______________________________________________________ 13 5. Mapa Geral de Processos _________________________________________ 14

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

1. Objectivo e campo de aplicao do Manual da Qualidade


O Manual da Qualidade tem por principais objectivos, constituir o documento referncia do Sistema de Gesto da Qualidade da CERCIFEIRA no mbito do Sistema EQUASS, apresentando de um modo sucinto e referindo aspectos organizacionais. Os objectivos do Manual da Qualidade so: Promulgar e descrever o Sistema de Gesto da Qualidade da CERCIFEIRA; Comunicar a Poltica da Qualidade da CERCIFEIRA; Constituir-se como um documento de referncia permanente para a implementao, manuteno, controlo e melhoria do Sistema de Gesto da Qualidade. Constituir um meio de informao, consulta, coordenao, consciencializao, envolvimento e motivao de todos os colaboradores, relativamente relevncia da sua participao e importncia das suas actividades para a concretizao dos objectivos da qualidade funcionando como a base de formao, divulgao e promoo; O Manual da qualidade procura, ainda, contribuir para a evidncia do compromisso da Direco relativamente implementao do SGQ e constituir um documento de apresentao da prpria CERCIFEIRA. A sua aplicao obrigatria para todas as reas e Valncias da CERCIFEIRA.

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

2. Promulgao do Manual de Qualidade


O presente Manual da Qualidade cumpre os requisitos do sistema de certificao da qualidade EQUASS e aplica-se a todas as actividades desenvolvidas pela CERCIFEIRA, no mbito do Sistema de Gesto da Qualidade, entrando em vigor aps a sua aprovao.

Este documento sintetiza o Sistema de Gesto da Qualidade, estabelecendo o compromisso da Direco da CERCIFEIRA, em particular, e de todos os colaboradores, em geral, relativo ao cumprimento dos princpios e requisitos EQUASS, constituindo-se como um documento de referncia quer para uso interno, quer nas relaes da CERCIFEIRA com os seus clientes e outras partes interessadas. Atravs das disposies do Manual da Qualidade, evidencia-se a existncia de uma organizao e de meios humanos e materiais capazes de dar confiana aos clientes, de que os produtos e servios prestados satisfazem os requisitos da Qualidade legalmente exigidos e adicionalmente as necessidade expressas pelos clientes.

A Direco designa como seu representante para o Sistema de Gesto da Qualidade o Director Geral, Prof. Rocco di Bernardo, que responsvel por cumprir e fazer cumprir as determinaes do mesmo, atribuindo-lhe a autoridade para assegurar o estabelecimento, a implementao e a manuteno dos processos necessrios a esse fim. Complementarmente, os Directores Tcnicos/Coordenadores so responsveis pela implementao e reviso do manual de processos, assessorados pelos tcnicos, carecendo estas revises de aprovao do Director geral ou Direco.

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

3. Apresentao da Instituio
Denominao Data da constituio Elementos Gerais CerciFeira Cooperativa para a Educao e Reabilitao de Cidados Inadaptados da Feira, CRL 1980/06/24 Cooperativa de Responsabilidade Limitada Credencial 29/2000 do Instituto Antnio Srgio do Sector Cooperativo Equiparada nos termos da Lei n. 101/97, de 13 de Setembro e do Decreto-Lei n. 7/98 de 15 de Janeiro s Instituies Particulares de Solidariedade Social. Instituio de Utilidade Pblica - D.R. II Srie, n. 83 de 9 de Abril de 1981 15.000.00 501 095 535 88102 Actividades de Apoio Social P/Pessoas com Deficincia, Sem Alojamento Rua Dr. Santos Carneiro, n4 4550-221 Santa Maria da Feira 256374472 256375405 cercifeira@sapo.pt

Forma Jurdica

Fundo Social NIF CAE Principal Sede Telefone Fax E-mail

Histria
A CERCIFEIRA foi fundada em 1980, tendo funcionado nos dois primeiros anos no antigo colgio de Santa Maria da Feira, situado na Rua Dr. Vitorino de S (Lugar do Montinho). Em 1982 transferiu-se para as antigas instalaes da cadeia, edifcio inicialmente adaptado a Biblioteca Municipal e readaptado de forma a possibilitar o funcionamento da CERCI, nomeadamente o funcionamento da Escola de Ensino Especial. Esse espao foi sendo sujeito a obras no sentido de eliminao de certas barreiras arquitectnicas. Todavia, outros existem, tais como deficincias ao nvel da acstica, barreiras de acesso, unidades, proteco de janelas, espaos cobertos para convvio e lazer, dimenses do refeitrio etc., que se tm mostrado mais difceis de ultrapassar. No mesmo ano em que foi fundada a instituio inaugurada a Escola de Ensino Especial. Trata-se de uma escola destinada a crianas e jovens portadores de deficincia, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Um ano volvido a CERCI reconhecida como Instituio de Utilidade Pblica. Em 1988, j a funcionar desde 1982 nas actuais instalaes do incio formao pr-profissional, fase preparatria para a formao profissional, que no caso da CERCIFEIRA comea a funcionar em 1990, nas instalaes Rua Dr. Domingos Ribeiro em Milheirs tambm em Santa Maria da Feira. A formao profissional frequentada em mdia por 40-50 formandos.

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

Em 1994 fundado o CAO Centro de Actividades Ocupacionais, destinado ao apoio de jovens e adultos portadores de deficincia grave e profunda. Tem entre 50 a 55 clientes. Dois anos depois, em 1996, d-se incio ao servio de apoio domicilirio, com o intuito de ajudar as famlias, no seu ambiente, a assegurar determinadas tarefas bsicas relacionadas com a vida familiar e pessoal. O servio de apoio domicilirio prestado a 30-35 famlias. Neste mesmo ano comea a funcionar a Interveno Precoce, que consiste no apoio prestado a crianas entre os 0 e os 6 anos, portadores de deficincia ou atraso no desenvolvimento psico-motor, ou ainda em risco scioambiental. Este apoio prestado no domiclio dos clientes, ou nas instituies onde esto integrados. So alvo deste apoio entre 20-25 crianas. Entretanto esta valncia deixou de existir no ano lectivo de 2008/2009. Em 1999, d-se incio valncia do Lar Residencial, cuja finalidade o acolhimento permanente ou temporrio de pessoas portadoras de Deficincia Mental com mais de 16 anos, tendo como princpio orientador a qualidade de vida dos utentes. A Lar inicialmente presta apoio a 6 Clientes. Em 2007 so inauguradas as instalaes da Casa das Camlias, o tendo este edifcio capacidade de resposta para 12 clientes. Mantendo sempre uma postura activa no sentido melhoria contnua, bem como da complementaridade de servios prestados, a CERCI foi credenciada como Centro de Recursos Local para o IEFP de So Joo da Madeira, em 2001, e obteve a acreditao como entidade formadora pelo INOFOR j em 2002.

Cronologia da Histria da CERCIFEIRA


Ano 1980 1980 1981 1982 1988 1990 1994 1996 1996 1999 2001 2002 2002 2004 2007 Acontecimento Fundao da CERCIFEIRA Inaugurao de Escola de Ensino Especial Reconhecimento como PESSOA COLECTIVA DE UTILIDADE PBLICA Mudana para as actuais instalaes Incio da Formao Pr-Profissional Incio da Formao Profissional Inaugurao do Centro de Actividades Ocupacionais Incio das aces de Interveno Precoce Incio do Apoio Domicilirio Inaugurao da Unidade Residencial Credenciao como Centro de Recursos Local para o IEFP de So Joo da Madeira Inaugurao da Creche e ATL Acreditao pelo INOFOR Inicio RSI Inaugurao do Jardim de infncia e do Lar residencial Casa das Camlias

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

Misso
A Misso da CERCIFEIRA promover e acompanhar o desenvolvimento global do ser humano, abrangendo as vrias etapas da vida, desde a infncia terceira idade, fomentando a educao, reabilitao e formao, com vista integrao socio-profissional e apoio social e afectivo dos seus clientes.

Viso
Ser uma organizao de referncia, slida e inovadora, no sistema de educao e scio profissional que promove a insero social e profissional de grupos com especiais dificuldades, com vista incluso na vida social e activa, baseando o seu trabalho na parceria com diferentes stakeholders (clientes, colaboradores, cooperantes, comunidade, estado, outras organizaes da sociedade civil, empresrios e com a comunicao social).

Valores
O cumprimento da nossa misso assenta no seguinte conjunto de valores e de comportamentos: tica e Respeito pelas pessoas Equidade e Igualdade de tratamento Qualidade dos servios Competncia tcnica e profissionalismo Inovao Trabalho de equipa Responsabilidade social e ambiental Honestidade Zelo Humildade

Poltica de Qualidade
No mbito da sua actuao a CERCIFEIRA compromete-se a desenvolver uma politica de qualidade no sentido de: Garantir a maturidade crescente da organizao e dos servios prestados, numa prtica de melhoria contnua Rever o Sistema de Gesto da Qualidade periodicamente Manter um Sistema Organizacional coordenado que assegure a credibilidade interna e que merea a confiana das entidades oficiais, clientes e de todas as partes interessadas Assegurar elevados padres de qualidade nos servios prestados, em conformidade com requisitos tcnicos e legais aplicveis sua actividade Garantir a satisfao dos seus colaboradores Contribuir para a promoo da Qualidade de vida da sua populao alvo, quer ao nvel da satisfao das suas necessidades, quer ao nvel da procura das respostas para os problemas sociais educativos e insero profissional.

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

Servios Disponibilizados
A CERCIFEIRA procura estar presente, de uma forma activa e personalizada, nas diversas reas que vai desenvolvendo. Actualmente, apresenta-se como um dos mais importante plos de desenvolvimento de actividades de apoio a pessoas com deficincia ou inadaptao apresentando na sua estrutura funcional, que se tm manifestado de extrema importncia para o apoio comunidade local. A Servio de Apoio Domicilirio Tem como intuito, auxiliar no respectivo domicilio, as famlias do Concelho cujos membros no podem assegurar com normalidade as tarefas inerentes vida pessoal e familiar (alimentao, hbitos de higiene pessoal, higiene da casa, tratamento de roupa, apoio a nvel psicolgico). B Centro de actividades Ocupacionais A populao atendida por esta valncia, caracterizada por pessoas portadoras de deficincia mental grave ou profunda e/ou deficincia motora, com idade superior a 16 anos, cujas capacidades no permitem, temporria ou permanentemente o exerccio de uma actividade produtiva no mercado normal de trabalho e mesmo no mbito do emprego Protegido. Esta valncia tem como objectivos gerais estimular e facilitar o desenvolvimento possvel ou a manuteno de capacidades fsicas, psicolgicas, psicomotoras e sociais da populao que atende, bem como a promoo da sua autonomia pessoal e a sua mxima integrao social. A sua finalidade permitir s pessoas com deficincia a sua valorizao pessoal e a sua integrao na comunidade, o que se traduz tambm em ajuda s respectivas famlias. O Centro de Actividades Ocupacionais oferece um leque variado de actividades permanentes e outras pontuais, que podem ser categorizadas como Actividades socialmente teis, que dizem respeito quelas que promovem a valorizao pessoal e o mximo aproveitamento das capacidades das pessoas, no sentido da sua autonomia; as actividades estritamente ocupacionais, que visam manter a pessoa com deficincia mais grave activa e interessada, favorecendo o seu equilbrio fsico, emocional e social, funcionando assim tambm como terapias; e as actividades teraputicas e de apoio especializado. C Escola de Educao Especial Criada em 1980, a Escola de Educao Especial visa a recuperao e integrao scio-educativa dos indivduos com necessidades educativas especficas devido a deficincias fsicas e mentais. Integra actividades dirigidas aos educandos e aces dirigidas s famlias, aos educadores e comunidade, contribuindo para: Desenvolver as capacidades fsicas e intelectuais; Ajudar na aquisio da estabilidade emocional; Desenvolver as capacidades de comunicao; Reduzir as limitaes provocadas pela deficincia;
8

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

Apoiar a insero familiar, escolar e social de crianas e jovens deficientes; Levar autonomia, em todos os nveis em que se possa processar; Preparar para uma adequada formao profissional e integral na vida activa; Despertar e desenvolver todas as capacidades artsticas das crianas e jovens; Dar conhecimento de diversas manifestaes artsticas como: teatro, msica, pintura, escultura, etc. Os utentes beneficiam do apoio de professores, educadores de infncia e auxiliares pedaggicas, fisioterapeuta, psicloga e assistente social em vrias reas de escolaridade e pr - escolaridade, msica, informtica, natao, etc.

E Formao Profissional A formao profissional, visa dar resposta profissional a jovens com idade superior a 15 anos, maioritariamente portadores de deficincia mental, tendo como mbito geogrfico de interveno o concelho de Santa Maria da Feira. Criada em 1990, esta rea hoje composta por oito cursos - Pastelaria, Cozinha, Costura, Limpeza, Horticultura, Floricultura, Serralharia e Carpintaria - tem como objectivos a formao profissional e valorizao pessoal e social de cada jovem, proporcionando a sua posterior preparao e integrao scio-profissional no mundo competitivo do trabalho. Neste sentido considerado tambm como um dos factores concorrentes para o sucesso da formao profissional, o contexto empresarial que a envolve, nomeadamente a formao em posto de trabalho e estgio, facilitando assim o processo de transio para a vida activa. F - Lar Residencial

O Lar Residencial destina-se a pessoas portadoras de deficincia, com idade igual ou superior a 16 anos, com falta de retaguarda familiar ou com uma retaguarda familiar pouco adequada ou ainda com uma retaguarda j incapaz de prestar os cuidados devidos ao seu ente. Esta valncia tem como princpio nico a qualidade de vida dos clientes. Os princpios orientadores so assim o respeito pela individualidade de cada um, o direito a uma habitao condigna. O Lar Residencial da CERCIFEIRA orienta-se para uma rea de abrangncia que corresponde ao concelho de Santa Maria da Feira. Entende-se por acolhimento permanente, a estadia por perodos de tempo indeterminados nas instalaes do Lar Residencial, e consequente usufruto dos servios disponveis.

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

Entende-se por acolhimento temporrio, a permanncia nas instalaes do Lar Residencial e usufruto dos servios prestados por perodos espao-temporais curtos e determinados. Independentemente da forma de acolhimento, o cliente usufrui de servios ao nvel da alimentao; da higiene pessoal; da sade; do transporte e tambm do apoio tcnico especializado. Constituem-se como objectivos gerais desta valncia os seguintes: a) Disponibilizar alojamento e apoio residencial permanente ou temporrio;

b) Promover condies de vida e de ocupao que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida adequadas s necessidades especficas dos utentes; c) Promover estratgias de reforo de auto-estima e da valorizao e autonomia pessoal e social;

d) Assegurar condies de estabilidade aos utentes, reforando a sua capacidade autonmica para a organizao das actividades da vida diria; e) Prestar apoio na integrao escolar, em centros de actividades ocupacionais, na formao profissional, no emprego protegido ou no acesso ao mercado normal de trabalho; f) Privilegiar a interaco com a famlia e com a comunidade, no sentido da respectiva integrao social.

G Creche, Jardim e ATL O projecto "Sonho da Criana" implementado pela CERCIFEIRA em Setembro de 2002, constitudo por uma Creche e Oficina de Trabalhos e Jardim de Infncia. A Creche tem como objectivos principais: trabalhar a motricidade e postura. A importncia do sono e da nutrio em reas de sala. As actividades passam pelos jogos e brincadeiras livres; auto expresso, a participao em grupo e o alcance da autonomia. A Oficina de Trabalhos um espao de diverso e aprendizagem, sempre com uma vertente pedaggica e educativa promovendo o desenvolvimento global e integrado das crianas, entre os 6 e os 16 anos. Objectivos: facilidade de aprendizagem, articulao com as escolas, ocupao dos tempos livres, interveno precoce, adequao e preveno de comportamento de risco, interiorizao de regras. H RSI (Rendimento Social de Insero) A CERCIFEIRA estabeleceu em Julho de 2005 um protocolo de cooperao com o Centro Distrital de Segurana Social de Aveiro, um Protocolo de Rendimento Social de Insero (RSI). So desenvolvidas pela equipa de RSI aces destinadas gradual integrao social, laboral e comunitria dos titulares desta medida, bem como dos membros do seu agregado.

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

10

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

11

4. Sistema de Gesto da Qualidade


mbito de Aplicao
O Sistema de Gesto da Qualidade aplica-se a todas as Valncias da Cercifeira, sendo que no mbito do sistema EQUASS Assurance aplica-se s Valncias do Centro de Actividades Ocupacionais, do Centro de Formao Profissional, Lar Residencial, Servio de Apoio Domicilirio e Escola de Ensino Especial.

Excluses
Ser objecto de excluso do sistema EQUASS as Valncias: Creche, Jardim, Actividades Tempos Livres, Rendimento Social de Insero.

Comunicao Interna e Externa


Tendo presente a importncia da comunicao dos resultados do Sistema de Gesto da Qualidade, a Cercifeira comunicar pelos canais e meios disponveis os resultados do desempenho do SGQ, atravs da Direco e do Gestor da Qualidade. A divulgao dos resultados estar disponvel para consulta pelas vrias partes interessadas.

Controlo e distribuio do Manual da Qualidade


A Distribuio do Manual da Qualidade da Responsabilidade do Gestor da Qualidade. A sua distribuio pode ser efectuada em suporte de papel ou suporte digital. Aquando de alteraes realizadas no MQ dever efectuar-se a substituio do documento, passando a designar-se o anterior de Obsoleto.

Emisso do Manual da Qualidade


A aprovao do MQ efectuada pela Direco da Cercifeira. A coordenao da sua concepo da responsabilidade do Gestor do SGQ, com a colaborao das pessoas envolvidas no SGQ.

Reviso e Actualizao do Manual da Qualidade


O Manual da Qualidade ser revisto sempre que tal se justifique. Em caso de reviso, os manuais em circulao devem ser recolhidos e considerados obsoletos. da responsabilidade da Director Geral a aprovao das alteraes ao MQ.

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

12

Abreviaturas
Esta tabela tem o objectivo de definir o significado das abreviaturas utilizadas na CERCIFEIRA para que todos os colaboradores possam dispor de uma linguagem comum e para que as abreviaturas possam ser utilizadas nos restantes documentos do sistema.

ABREVIATURA MQ SGQ PR SP IM

DESCRIO Manual da Qualidade Sistema de Gesto da Qualidade Processo Sub-Processo Impresso

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

13

5. Mapa Geral de Processos


NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS CLIENTES E OUTRAS PARTES INTERESSADAS
Processos de Gesto
PR01 Necessidades e requisitos das partes PR02 Planeamento, Reviso e Estratgia

MELHORIA CONTNUA
Processos de Suporte
PR03 Controlo de Documentos PR04 Controlo de Registos PR05 Recursos Humanos PR06 Administrativa/financeira PR07 Sistema de Informao e Comunicao PR08 Infra-estruturas e Ambiente de Trabalho PR09 Compras e Aprovisionamento

Processos de Medio, Monotorizao e e Anlise


PR19 Auditoria PR20 Aces Correctivas PR21 Aces Preventivas PR22 Controlo de no conformidades PR23 Avaliao das Partes Interessadas PR24 Tratamento de reclamaes

Processos Chave
PR10 CAO PR11 Formao Profissional PR12 Lar Residencial PR13 Creche PR14 Jardim Infncia PR15 ATL PR16 SAD PR17 RSI PR18 EEE

MQGER-1-1 Manual da Qualidade

14

SATISFAO DAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS CLIENTES E OUTRAS PARTES INTERESSADAS

Вам также может понравиться