Вы находитесь на странице: 1из 2

ESPIRITUALIDADE EGOLTRICA

Escrito por CRISTIANISMO HOJE | Carlos Queiroz

ARTIGO: Na espiritualidade eglatra, o sacerdote se confunde com a divindade

A egolatria no o simples cuidado do indivduo consigo mesmo. Cuidar de si mesmo, afinal, uma virtude. Quando praticamos o cuidado conosco mesmos, aprendemos a amar mais as pessoas. A egolatria no tambm um sentimento de egosmo. O indivduo egosta tem a expectativa de que todas as coisas e pessoas estejam em torno de seus interesses. Sem dvida, isso pecado; mas no , ainda, um culto ao ego. Isso porque, enquanto o egosta deseja que todas as coisas existam para atender seus interesses, o eglatra acredita que tem o poder para mover todas as coisas e pessoas em torno de si. A principal marca do eglatra a cobia, s vezes demonstrada por atitudes extremas. Tal sentimento foi muito bem exemplificado na proposta do diabo a Cristo: Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.

A egolatria mais danosa do que a idolatria. E existe, lamentavelmente, uma espiritualidade eglatra, aquela que caracterizada pela prtica religiosa cujas celebraes e liturgias favorecem a promoo de personalidades. Na idolatria, a divindade inanimada; o dolo no controla a situao. J na egolatria, o ego-deus tem boca e fala; tem nariz e cheira; tem ps e anda. Ele tem uma inteligncia cheia de artimanhas; em geral, possui carisma e cativa as massas. O ego-deus consegue passar a ideia de que foi o nico dotado para uma misso especial assim, possuiria poderes especiais, como uma capacidade mstica de desvendar os mistrios escondidos no alm e trazer revelaes sobrenaturais.

Nas instituies caracterizadas pela egolatria, h a necessidade de intermedirios entre os devotos e o divino. Por essa razo, os cargos e papis espirituais so uma espcie de concesso do ego-deus a esses intermedirios, sob a condio de trocas simblicas e materiais. Diante de um ego-deus, todos os seguidores obedecem, sem o mnimo de discernimento. Qualquer atitude crtica denunciada como rebeldia intolervel. A egolatria marcada pela necessidade de promoo pessoal, vanglria e arrogncia. Os eglatras necessitam de ttulos que os faam diferentes. Em se tratando da vocao pessoal, os dons e ministrios no representam habilidades para servir s pessoas; eles so, isso sim, ttulos particulares, espcie de insgnias ostentadas como demonstrao de poder e domnio. Nos

1/2

ESPIRITUALIDADE EGOLTRICA
Escrito por CRISTIANISMO HOJE | Carlos Queiroz

ambientes marcados pela egolatria, ttulos que, em si mesmos, em nada credenciam seus detentores como sobre-humanos como pastor, padre, bispo, apstolo , assumem um significado de divinizao de indivduos em seus feudos religiosos e redes de submisso ao seu controle.

Na espiritualidade eglatra, o sacerdote se confunde com a divindade. O agente mgico e a divindade fundem-se numa s personalidade. Mas o ego-deus materialista, possessivo, vingativo; seu discurso no glorifica ao nico Deus, Senhor dos cus e da terra, mas favorece a prpria dominao, estimula a vassalagem dos seguidores e legitima a dinmica do poder. A legtima pregao bblica substituda por um discurso caracterizado por frases-feitas e palavras de ordem supostamente capazes de mover a mo divina, decretar a bno e promover bem estar fsico e material aos adeptos normalmente, em troca dos chamados sacrifcios, quase sempre realizados atravs do dinheiro.

Se, numa determinada comunidade, as pessoas esto dando mais nfase experincia espiritual que isola, discrimina os de fora e pe os supostamente espiritualizados em pedestais, bem provvel que estejamos diante da espiritualidade egoltrica, e no do modelo proposto por Jesus Cristo. No Evangelho de Cristo, o que aparentemente oculto revelado aos pequeninos do seu Reino. As boas novas escondidas em Deus, de fato, estavam sempre presentes; todavia, os seres humanos sofisticados no compreenderam a singeleza dessa mensagem: a de que aos pobres e aos pequeninos que foram reveladas as boas novas a respeito do Reino de Deus (Lucas 10.18-19). As revelaes recebidas pelos poderosos dos empreendimentos religiosos no dizem respeito mesma revelao anunciada pelo Filho de Deus aos pobres e pequeninos.

muito importante que saibamos discernir entre a espiritualidade revelada por Jesus de Nazar e aquela praticada nas ambincias egoltricas da cristandade brasileira.

2/2

Вам также может понравиться