Вы находитесь на странице: 1из 8

CONFIGURAES DO MAL NO ROMANCE CAIM, DE JOS SARAMAGO

Hudson Marques da Silva (UEPB/IFPE) Introduo A obra literria Caim, o ltimo romance de Jos Saramago, publicado em 2009, apresenta uma forte relao intertextual com alguns mitos do Antigo Testamento bblico, o que a torna um palimpsesto. E isso se d tendo em vista que [...] o discurso no se constri sobre o mesmo, mas se elabora tendo em vista o outro., como diz Eli Brando (2008, p. 94). Desse modo, em uma perspectiva distinta e confrontante das interpretaes eclesisticas tradicionais, o romance saramaguiano remonta os seguintes mitos: Ado e Eva, Caim e Abel, Abrao e Isaac, a Torre de Babel, o encontro de Moiss com Deus no Monte Sinai, a destruio das cidades de Sodoma e Gomorra e, por fim, o contexto do dilvio e a Arca de No, destacando, a partir da personagem caim, questionamentos sobre as aes de deus. O romance Caim, assim como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de 1991, no foi bem aceito pela comunidade crist, principalmente, pelos catlicos portugueses, devido a seu carter irnico, crtico e questionador em relao aos textos bblicos originais, sobretudo no que se refere s aes de Deus. Em entrevista, Saramago (2009b) chegou a declarar:
A Bblia um manual de maus costumes, um catlogo de crueldade e do pior da natureza humana [...] Sem a Bblia, um livro que teve muita influncia em nossa cultura e at em nossa maneira de ser, os seres humanos seriam provavelmente melhores.

Contudo, vale salientar que este trabalho comenta o texto de Jos Saramago e no os textos bblicos. Portanto, como declara Antonio Carlos Magalhes (2008a, p. 15), Deus um [...] personagem literrio, que, como qualquer outro personagem, cresce ou diminui medida que dialoga com outros personagens.

Com base nessas premissas, o presente trabalho prope um dilogo acerca desses questionamentos perante as aes do Deus personagem, que neste romance surge como um ser antropomrfico, isto , um Deus com atitudes e caractersticas humanas, portanto, passvel a cometer erros, injustias e at crueldades. Enquanto re-escritura literria, o romance apresenta uma modificao na ordem cronolgica dos mitos em relao aos textos bblicos originais, alm de uma estilstica prpria do autor, cujos sinais de pontuao no seguem o modelo proposto pela norma padro: locais em que se grafariam ponto final (em fim de sentenas) e travesses (introduzindo falas de personagens), Saramago opta pelas vrgulas, promovendo uma confluncia em que a voz do narrador e a voz das personagens se confundem. Alm disso, identifica-se que os nomes de personagens e lugares cujas primeiras letras, normativamente, so grafadas em maisculas por representarem substantivos prprios, no romance aparecem em minsculas. Por um lado, poder-se-ia presumir que isso se d porque esses nomes, etimologicamente, possuem um significado, ou seja, no so nomes prprios. Por exemplo, a palavra ado, em hebraico vermelha ou homem vindo do barro; eva ( , significa terra ) significa vivente; caim ( )

significa lana; e assim por diante. Por outro lado, os nomes com primeira letra minscula tambm podem representar um modo proposital de diminuir ou dessacralizar essas personagens. Por essa razo, os nomes das personagens, incluindo deus, sero grafados com primeira letra minscula neste trabalho.

Deus e o Demnio: duas faces de um mesmo ser

O primeiro captulo do romance narra o contexto do jardim do den, onde se encontram ado e eva, que, inicialmente, no possuem a lngua nem um idioma, mantendo-se, assim, em silncio. Deus se irrita ao notar seu erro e, como diz o narrador, enfia-lhes [...] a lngua pela garganta abaixo. (SARAMAGO, 2009a, p. 9). Esse o primeiro sinal de um deus potencialmente colrico, que falha, se arrepende e se enfurece. Em seguida, surge um tema que tem levantado diversas interpretaes ao longo do tempo, que o pecado original. O texto de Saramago descreve a rvore como

smbolo do conhecimento (do bem e do mal). Antes de comer do fruto, ado e eva no tinham acesso a esse conhecimento. Nesse sentido, questiona-se como poderia o casal no almejar o novo, o diferente, j que eles, representantes da humanidade, so seres de desejo, como ressalta Magalhes (2008b, p. 109): A proibio sobre o fruto porque o ser humano um ser de desejos. E o fruto (que representa o conhecimento) o objeto desejado. Se no fosse assim, no haveria razes para a proibio, uma vez que, como corrobora Rubem Alves (2005, p. 89, itlico do autor), No necessrio proibir que as pessoas comam pedras, porque ningum o deseja. S se probe o desejado. No romance Caim, o narrador tambm prope essa reflexo, uma vez que, sendo seres de desejo, deus no poderia esperar que ado e eva lhe obedecessem. Nessa mesma perspectiva, Magalhes (2008b, p. 109) declara que O desejo do conhecimento um desejo fundamental do ser humano, est em seus cdigos mais profundos, no pode ser negado por nenhuma represso. Nesse caso, deus surge como este repressor que proporciona um mal para o casal, primeiro por reprimi-los e, depois, expulsandoos do paraso. Nessa tica, os questionamentos sobre as aes de deus persistem no romance. Se o real objetivo divino fosse que ado e eva no comessem do fruto, diz o narrador, [...] bastaria no ter plantado a rvore, ou ir p-la noutro stio, ou rode-la por uma cerca de arame farpado. (SARAMAGO, 2009a, p. 13). Em outras palavras, deus poderia ter evitado o tal pecado, se de fato fosse de sua vontade. Para realizar tais questionamentos, o autor se utiliza da ironia, ao introduzir elementos como a cerca de arame farpado no contexto do mito da criao. Com a fertilidade de eva e subsequente nascimento dos irmos, surge o protagonista da obra: caim. Em princpio, a relao entre os irmos caim e abel era de compaixo e amizade recprocas, como descreve o narrador: Desde a mais tenra infncia caim e abel haviam sido os melhores amigos, a um ponto tal que nem irmos pareciam, aonde ia um, o outro ia tambm, e tudo faziam de comum acordo. (SARAMAGO, 2009a, p. 32). Repentinamente, e sem motivo aparente, deus passa a acolher as oferendas de abel, a queima de cordeiros, e rejeitar as de seu irmo caim, a queima de vegetais. Desse

modo, Estava claro, o senhor desdenhava caim. (SARAMAGO, 2009a, p. 33). O irmo abel, em vez de apoiar e confortar o irmo, pelo contrrio, zombava dele:
Foi ento que o verdadeiro carcter de abel veio ao de cima. Em lugar de se compadecer do desgosto do irmo e consol-lo, escarneceu dele, e, como se isso ainda fosse pouco, desatou a enaltecer a sua prpria pessoa [...] (SARAMAGO, 2009a, p. 33).

Por isso, com razo, o dio despertado em caim. Indaga-se por qual motivo deus havia realizado essa desfeita com ele, incitando o dio que leva caim a assassinar seu irmo, como corrobora Salma Ferras (2012). Deus, ao questionar o crime cometido por caim, afirmando ter sido resultado de mais um de seus testes, tem como resposta: [...] mas o primeiro culpado s tu, eu daria a vida pela vida dele se tu no tivesses destrudo a minha [...] (SARAMAGO, 2009a, p. 34). Deus explica sua faanha, Quis pr-te prova, qual caim responde:
E tu quem s para pores prova o que tu mesmo criaste, Como tu foste livre para deixar que eu matasse a abel quando estava na tua mo evit-lo. [...] permitiste que abel morresse, Tu que o mataste, [...] matei abel porque no podia matar-te a ti, pela inteno ests morto, [...] (SARAMAGO, 2009a, p. 34)

Nessa cena, o prprio deus assume sua parcela de culpa pela morte de abel e, como acordo, pe a marca que proteger caim de qualquer infortnio. A marca, para deus, representa, como ele mesmo afirma, [...] um acordo de responsabilidade partilhada pela morte de abel [...] (SARAMAGO, 2009a, p. 35). O romance aborda ainda o mito de abrao, fundador de trs grandes vertentes religiosas da histria: judasmo, islamismo e cristianismo. Nesta cena, o narrador saramaguiano refere-se tanto a deus quanto a abrao como filho da puta. O primeiro por ter ordenado o assassinato do garoto isaac e o segundo por ter-lhe obedecido:
O lgico, o natural, o simplesmente humano seria que abrao tivesse mandado o senhor merda, mas no foi assim [...] Fiquem aqui com o burro que eu vou at l adiante com o menino, para adorarmos o senhor e depois voltamos para junto de vocs. Quer dizer, alm de to filho da puta como o senhor, abrao era um refinado mentiroso, pronto a enganar qualquer um com a sua lngua bfida, que, neste caso,

segundo o dicionrio privado do narrador desta histria, significa traioeira, prfida, aleivosa, desleal e outras lindezas semelhantes. (SARAMAGO, 2009a, p. 79)

Nota-se, portanto, que a personagem deus se apresenta como um ser cruel, uma vez que ordena ou permite crimes, bem como testa as outras personagens, alm de egosta, por exigir soberania, obedincia de todos, desejando tudo apenas para si. O garoto isaac, por sua vez, questiona a ordem de deus, acusando-o de rancoroso por sempre condenar runa aqueles que no lhe correspondem:
Pai, que mal te fiz eu para teres querido matar-me, a mim que sou o teu nico filho, Mal no me fizeste, isaac, Ento por que quiseste cortar-me a garganta como se eu fosse um borrego, perguntou o moo, [...] a ideia foi do senhor, que queria tirar a prova, A prova de qu, Da minha f, da minha obedincia, E que senhor esse que ordena a um pai que mate o seu prprio filho, [...] E se esse senhor tivesse um filho, tambm o mandaria matar, perguntou isaac, O futuro o dir, Ento o senhor capaz de tudo, do bom, do mau e do pior, Assim , Se tu tivesses desobedecido ordem, que sucederia, perguntou isaac, O costume do senhor mandar a runa, ou uma doena, a quem lhe falhou, Ento o senhor rancoroso [...] (SARAMAGO, 2009a, p. 82)

Ao indagar se deus mataria seu prprio filho, o texto faz aluso a Jesus, que seria enviado morte. Em outras palavras, deus est sempre ligado ao sacrifcio. Agradar-lhe significa sacrificar-se ou sacrificar algo ou algum, seno, haver a punio. No monte sinai, quando moiss encontra-se com deus e, enquanto isso, a multido adora um bezerro de ouro, caim verifica a maldade de deus:
No bastavam sodoma e gomorra arrasadas pelo fogo, aqui, no sop do monte sinai, ficara patente a prova irrefutvel da profunda maldade do senhor, trs mil homens mortos s porque ele tinha ficado irritado com a inveno de um suposto rival em figura de bezerro, Eu no fiz mais que matar um irmo e o senhor castigou-me, quero ver agora quem vai castigar o senhor por estas mortes, pensou caim, e logo continuou, Lcifer sabia bem o que fazia quando se rebelou contra deus [...] (SARAMAGO, 2009a, p. 101)

Nesse trecho, nota-se que Caim d razo a Lcifer por ter ficado contra deus, pois sua crueldade supera a do Demnio. Deus julga todos, mas ningum pode julg-lo, pois ele decide todas as coisas e pode cometer qualquer injustia. Nas cidades de sodoma e gomorra, milhares de pessoas, incluindo crianas, so mortas pelo fogo de deus, que as julga estarem cometendo pecados exorbitantes, inclusive prticas homossexuais (deus tambm homofbico). Os dez filhos da personagem job so mortos e sobre esse fato realizou-se uma espcie de assembleia no cu, quando se procede o seguinte:
[...] realizou-se no cu uma nova assembleia dos seres celeste e sat estava outra vez entre eles [...] A mulher de job, de quem at agora no tnhamos ouvido uma palavra, nem sequer para chorar a morte dos seus dez filhos, achou que j era hora de desabafar e perguntou ao marido, Ainda continuas firme na tua rectido, eu, se fosse a ti, se estivesse no teu lugar, amaldioaria a deus ainda que da me viesse a morte, ao que job respondeu, Ests a falar como uma ignorante, se recebemos o bem da mo de deus, por que no receberamos tambm o mal, esta foi a pergunta, mas a mulher respondeu irada, Para o mal estava a sat [...] Sempre ouvi dizer aos antigos que as manhas do diabo no prevalecem contra a vontade de deus, mas agora duvido de que as coisas sejam assim to simples, o mais certo que sat no seja mais que um instrumento do senhor, o encarregado de levar a cabo os trabalhos sujos que deus no pode assinar com seu nome. (SARAMAGO, 2009a, p. 140)

Nesse trecho, a mulher de job classifica deus como covarde, na medida em que, por no ter coragem de assumir suas aes, responsabiliza sat por elas. Desse modo, a injustia divina revela-se em vrias cenas como: ado e eva foram expulsos do paraso s porque desobedeceram a deus ao comerem do fruto, caim foi punido porque matou o irmo abel (fato incitado pelo prprio deus), abrao seria punido se no obedecesse a deus em assassinar seu filho isaac, os habitantes de sodoma e gomorra foram queimados por cometerem pecados (segundo deus) inadmissveis, vrios indivduos foram mortos no monte sinai simplesmente por adorarem um bezerro de ouro. Embora multifacetado, o romance parece ter como principal foco questionar as aes de deus, que de forma impiedosa e cruel devasta milhares de indivduos simplesmente por no atenderem s suas expectativas, sendo, portanto, um deus mal.

Consideraes finais No desfecho do romance, deus dirige-se a caim e declara: Caim s, e malvado, infame matador do teu prprio irmo [...] (SARAMAGO, 2009a, p. 172). A que caim replica: No to malvado e infame como tu, lembra-te das crianas de Sodoma. (SARAMAGO, 2009a, p. 172). Esse trecho, de certo modo, resume a principal tese apresentada aqui, que a manifestao do lado mal de deus, ou deus e o Demnio como duas faces de um mesmo ser. A personagem deus o princpio e o fim, alfa e mega. Com isso, o criador responsvel pela sua criao, incluindo o mal e o demonaco. Essa concepo surge do princpio monotesta que a tradio judaico-crist tem professado. importante destacar que o deus e o Demnio sobre os quais se fala aqui, bem como todas as outras personagens, esto em nvel literrio, ou seja, trata-se de fico, porm, uma fico que tanto levanta novas perspectivas em relao aos textos bblicos originais quanto aponta questionamentos sobre as interpretaes que tm sido preservadas por eclesisticos ao longo da histria. Portanto, o romance Caim, de Jos Saramago, levanta debates acerca de mitos e tradies cuja legitimidade nunca questionada, por ser tida como sagrada.

Referncias ALVES, Rubem. O que religio? 6. ed. So Paulo: Loyola, 2005. BRANDO, Eli. Resignao de J em Ritual de Danao, de Gilvan Lemos. In: FERRAZ, Salma et al. Deuses em poticas: estudos de literatura e teologia. Belm: UEPA, UEPB, 2008. FERRAZ, Salma. As Faces de Deus na Obra de um Ateu. 2. ed. Blumenau: EDIFURB, 2012. MAGALHES, Antonio Carlos de Melo. A Bblia como obra literria: hermenutica literria dos textos bblicos em dilogo com a teologia. In: FERRAZ, Salma et al. Deuses em poticas: estudos de literatura e teologia. Belm: UEPA, UEPB, 2008a. _____.; PORTELA, Rodrigo. Expresses do sagrado: reflexes sobre o fenmeno religioso. So Paulo: Santurio, 2008b. SARAMAGO, Jos. Caim. So Paulo: Companhia das Letras, 2009a.

_____. Igreja catlica critica novo livro de Jos Saramago. 2009b. Disponvel em: <http://www.josuegoncalves.com.br/familiaeGraca/artigos_detalhe.asp?cod=1226&sess ao=10> Acesso em: 29 de ago 2010.

Вам также может понравиться