Вы находитесь на странице: 1из 7

Trigonometria

Antes de ver como fazer clculos trigonomtricos facilmente, usando um recurso gratuito disponvel online, vejamos o que significa Trigonometria e as principais relaes matemticas existentes entre tringulos. O termo trigonometria provm de duas palavras gregas que significam Tringulo e Medida. E um ramo da Matemtica, destinado ao estudo de tringulos e todos os seus conceitos, relaes e funes. Um tringulo composto basicamente de trs segmentos de reta, denominados lados, que se interceptam dois a dois, formando uma figura geomtrica, conforme mostrado abaixo.

Os lados A e B so chamados Catetos e o lado C chamado Hipotenusa. Os catetos ainda podem ser designados em relao ao ngulo analisado. Na imagem acima, o lado A oposto ao ngulo X representado, logo este o Cateto Oposto. J o lado B est adjacente ao ngulo X, logo chamado Cateto Adjacente. No vou aprofundar no tema, mas de forma simples, afirmo que existem relaes entre os ngulos formados entre os lados e o tamanho destes. Abaixo listo algumas funes para clculo:

Mas, tambm possvel estabelecer relaes considerando o ngulo. Observe como ficam as relaes, considerando o ngulo X da figura ilustrada acima.

Bom, agora que j sabemos um pouco sobre o tema, vejamos como calcular facilmente! A Render Multimdia disponibiliza gratuitamente um recurso para voc realizar clculos trigonomtricos de maneira simples e rpida. Acesse o link e comprove: http://www.render.com.br/ferramentas/trigonometria Voc pode, por exemplo, informar o valor dos lados A e B e solicitar o clculo:

E o tringulo obtido mostrado, juntamente com os demais dados calculados:

Explore esse recurso, testando diversas formas de informao de dados e resolva seus exerccios de trigonometria facilmente!

Clculo das razes trigonomtricas


As situaes que envolvem razes trigonomtricas surgem atravs de situaes problemas e esto constantemente relacionadas a um tringulo retngulo. Os mtodos resolutivos envolvendo modelos trigonomtricos exigem os conhecimentos relacionados s razes trigonomtricas, sendo utilizadas as relaes seno, cosseno e tangente. Observe alguns exemplos:

Sabendo que sen 28 = 0,46; cos 28 = 0,88 e tg 28 = 0,53, calcule o valor de x nos exemplos a seguir:
Exemplo 1

A figura representa um tringulo retngulo. Com relao ao ngulo de 28, o lado x o cateto adjacente e a hipotenusa mede 8 cm. Nesse caso, para descobrir o valor de x, basta aplicar a frmula do cosseno. cos28 = x / 8 0,88 = x / 8 x = 0,88 * 8 x = 7,04 cm

Exemplo 2

Nesse caso, o lado de medida x considerado o cateto oposto em relao ao ngulo de 28, e o lado de medida 20 m considerado o cateto adjacente. Como no foi fornecido o valor da hipotenusa, podemos utilizar o clculo da tg de 28 para encontrar o valor de x.

tg 28 = x / 20 0,53 = x / 20 x = 0,53 * 20 x = 10,6 m

Exemplo 3

O lado desconhecido oposto ao ngulo de 28, dessa forma aplicaremos o clculo do seno para descobrir a medida de x. sen 28 = x / 30 0,46 = x / 30 x = 0,46 * 30 x = 13,8 cm Os clculos acima demonstrados possuem a finalidade de encontrar as medidas desconhecidas relacionando medidas de ngulos com medidas de comprimento, sempre buscando o auxlio das relaes trigonomtricas existentes. Nos modelos cotidianos, em que a representao geomtrica sugere a figura de um tringulo retngulo, tambm devem ser usadas as definies e propriedades das relaes trigonomtricas na busca por resultados.

rea da Regio Circular

rea da Regio Circular

Praa no formato circular A circunferncia uma figura que possui o formato circular e est presente em diversas situaes relacionadas ao nosso dia a dia. Se observarmos atentamente nossa volta, verificamos que o formato circular muito importante para o funcionamento perfeito de alguns objetos. Por exemplo, as rodas de um carro possuem o formato circular, o quefacilita a sua locomoo. Outra parte do carro com o formato de uma circunferncia o volante, que possui esse formato para um melhor controle de direcionamento do carro. As rodas de uma bicicleta, a tampa de uma panela, algumas placas de trnsito, entre outros objetos, possuem formato circular. No esporte tambm observamos a presena do formato circular. O centro do campo de futebol e de uma quadra de futsal delimitado por uma circunferncia. Algumas pessoas confundem circunferncia com crculo, mas a diferena entre os dois muito fcil de estabelecer. Veja: O crculo a parte interna da circunferncia. A circunferncia a linha que limita o crculo.

Todos os outros formatos geomtricos planos possuem medidas da largura e do comprimento, que so utilizadas no clculo da rea dessas figuras. No caso da circunferncia, o elemento responsvel pela sua rea chamado de raio, que determinado pela distncia entre o centro da circunferncia at a extremidade.

A rea de uma regio circular calculada pela expresso , onde r a medida do raio e uma letra grega de valor fixo igual a 3,14. Exemplo 1 Vamos calcular a rea de uma regio circular com raio medindo 10 metros.

A = 3,14 * 10 A = 3,14 * 100 A = 314 m

Como estamos trabalhando com rea, a unidade de medida dever ser o metro quadrado. Exemplo 2 Uma praa possui o formato circular com raio medindo 20 metros. Calcule quantos metros quadrados de grama so necessrios para preencher essa praa.

A = 3,14 * 20 A = 3,14 * 400 A = 1 256 m

Вам также может понравиться