Вы находитесь на странице: 1из 6

Alguns espritos, que usam indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida contra os encarnados.

Na realidade, quem est agindo um esprito atrasado.

justamente contra as influncias malficas, o pensamento doentio desses feiticeiros improvisados, que entra em ao o verdadeiro Exu, atraindo os obsessores, cegos ainda, e procurando traz-los para suas falanges que trabalham visando a prpria evoluo.

O chamado Ex Pago tido como o marginal da espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da evoluo, trabalhando na magia para o mal, embora possa ser despertado para evoluir de condio.

J o Exu Batizado, uma alma humana j sensibilizada pelo bem, evoluindo e, trabalhando para o bem, dentro do reino da Quimbanda, por ser fora que ainda se ajusta ao meio, nele podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da marginalidade.

No se deve, entretanto, confundir um verdadeiro Ex com um espritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que recebem a denominao de Kiumbas e que, s vezes, tentam mistificar, iludindo os presentes, usando nomes de Guias.

Para evitar essa confuso, no damos aos chamados Exus Pages a denominao de Exu, classificando-os apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos Exus Batizados a denominao de Exu.

Classificao Pelos Pontos de Vibrao dos Exus

Exus do Cemitrio:

So Exus que, em sua maioria, servem Obaluai. Durante as consultas so srios, reservados e discretos, podem eventualmente trabalhar dando passes de limpeza (descarregando) o consulente. Alguns no do consulta, se apresentando somente em obrigaes, trabalhos e descarregos.

Exus da Encruzilhada:

So Exus que servem a Orixs diversos. No so brincalhes como os Exus da estrada, mas tambm no so to fechados como os do cemitrio. Gostam de dar consulta e tambm participam em obrigaes, trabalhos e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas caractersticas) dos Exus do cemitrio, enquanto outros se aproximam mais dos Exus da estrada.

So os mais brincalhes. Suas consultas so sempre recheadas de boas gargalhadas, porm bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas brincadeiras devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. So os guias que mais do consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e tambm falam bastante, alguns chegam a dar consulta a vrias pessoas ao mesmo tempo. Exus da Estrada:

Organizao E Hierarquia Dos Exus:

Os Exus, esto tambm, divididosem hierarquias. Ondetemos desde Exus muito ligados aos Orixs at aqueles Exus ligados aos trabalhos mais prximos s trevas.

Os exus dividem-se hierarquicamente, em trs planos ou trs ciclos e em sete graus e a diviso est formada de cima para baixo :

Terceiro Ciclo Contm o Stimo, Sexto e Quinto graus.

Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Coroados. So aqueles que tem grande evoluo, j esto nas funes de mando. So os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legies da Umbanda.

Pouco so aqueles que se manifestam em algum mdium. Apenas alguns mdiuns, bem preparados, com enorme misso aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardio pessoal. So os guardies chefes de terreiro. No mais reencarnam, j esgotaram h tempos os seus karmas.

Stimo Grau- Esto os Exus Chefe de Legio e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Stimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legio. Sexto Grau Esto os Exus Chefes de Falange. So Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legio, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange. Quinto Grau Esto os Exus Chefes de Sub-Falange. So Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, so 343 Exus Chefes de Sub-Falange.

Segundo Ciclo Contm o Quarto Grau.

Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Cruzados ou Batizados. So subordinados dos Exus Coroados. J tem a noo do bem e do mal. So os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Tambm, tem funes de sub-chefes. Fazem parte da segurana de um terreiro. O campo de atuao destes exus est nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Esto ainda nos ciclos de reencarnaes.

Quarto Grau Esto os Exus Chefes de Agrupamento. So Sete Exus Chefes de Agrupamento e esto subordinados a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, so 2401 Exus Chefes de Agrupamento.

Primeiro Ciclo Contm o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.

Temos dois tipos de Exus neste ciclo :

Exus Espadados So subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuao encontra-se entre as sombras e as trevas. Exus Pagos (Kiumbas) So subordinados aos exus de nvel acima. So aqueles que no tem distino exata entre o bem e o mal. So conhecidos, tambm como rabos-de-encruza. Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. No so confiveis, por isso. So comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, so castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada.So kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus.

O campo de atuao dos Exus Pagos, as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizaes das trevas. So muito usados pelos Exus dos nveis acima, devido esta facilidade de penetrao nas trevas.

Terceiro Grau Esto os Exus Chefes de Coluna. So Sete Exus Chefes de Coluna e esto subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, so 16807 Exus Chefes de Coluna. Segundo Grau Esto os Exus Chefes de Sub-Coluna. So Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e esto subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, so 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna. Primeiro Grau Esto os Exus Integrantes de Sub-Colunas e so milhares de espritos nesta funo.

Os Exus, em geral, no so bons nem ruins, so apenas executores da Lei.

Ogum, responsvel pela execuo da Lei, determina as execues aos Exus.

Вам также может понравиться