Вы находитесь на странице: 1из 20

Faculdade Anhanguera de Bauru Administrao 7 Srie A Professora: Silvia de Deus

Gesto Estratgica

Bauru, 20 de Novembro de 2.012

Nomes dos Alunos:

Nome: ngelo Francisco Rossi

RA: 1042995776

Nome: Bruna Bravin

RA: 5823160952

Nome: Bruno Costa Demarqui

RA: 9238705293

Nome: Camila M. de Mello Carvalho

RA: 0808166451

Nome: Cristian Robert Fenara

RA: 9256714263

Nome: Edno Miedes

RA: 9220671366

Nome: Rodrigo Pimentel da Silva

RA: 1071133765

Nome: Vinicius Palomo

RA: 9203612097

Distribuidora de Peas Automotivas Engrenagem Legal Ltda.

uma empresa j conceituada no ramo de distribuio de peas para veculos, trabalhando da melhor forma para atender seus clientes tanto no atacado quanto no varejo, buscando sempre a excelncia em atendimento ao cliente e tendo a maior variedade possvel de peas (marcas e modelos).

Misso: atender com qualidade e ter uma grande variedade de peas, atendendo todas concessionrias e revendedores de autopeas de Bauru e regio.

Viso: Ser o maior distribuidor de autopeas da America Latina.

Objetivo Estratgico: ter o maior numero de peas e variedades de marcas, canal direto com o BNDS, ser referencia no segmento de peas automobilsticas com qualidade.

Estrutura: contando com prdio prprio e localizado estrategicamente no entroncamento de rodovias que cortam o territrio nacional.

Processos: primeiramente o atendimento ao cliente, feito o pedido de compras e passado ao setor de compras, efetuado a compra este pedido encaminhado ao setor de almoxarifado, com a chegada dos materiais ocorre separao e o encaminhamento ao setor de faturamento para posteriormente ser enviado ao cliente. Nesta situao esta o grande problema da empresa que acaba atrasando demais suas entregas, deixando assim alguns de seus clientes muito insatisfeitos a ponto de at deixarem de ser clientes.

Cultura: a empresa no autoriza funcionrios a receberem bonificaes de clientes para que no ocorra algum tipo de privilegio em negociaes futuras, no se aceita parentes de primeiro grau, no permitido casal trabalhar na empresa, ter ao menos 40% do quadro de funcionrios do sexo feminino.

Pessoas: funcionrios altamente capacitados, fazendo treinamentos especializados constantemente, para que possam atende com rapidez e eficcia tanto nossos clientes internos quanto nossos clientes externos.

Sistema: sistema totalmente integrado ligando os setores como vendas que faz o pedido, o prprio sistema consulta o saldo da pea se tem em estoque se no tem j passado ao setor de compras, gerando o pedido de compra, o fornecedor j tem o prazo de entrega estipulado para entrega, chegando mercadoria o material separado passado para o faturamento que emiti a nota fiscal e envia para expedio que junto com o setor de logstica j organiza pra enviar o material para o cliente para que consiga cumprir o prazo de entrega dos materiais de acordo com o solicitado.

Uma grande vantagem competitiva da empresa sem duvida a grande variedade de marcas e tipos de peas atendendo quase todos seus clientes, pois conta com a maior variedade de peas do ramo automobilstico da regio e ainda conta com um grande estoque para ajudar na agilidade de entrega dos materiais para os clientes.

A situao financeira da empresa encontra-se estvel e em ascenso, pois a empresa esta cada dia vendendo mais e se expandindo fazendo promoes e dando descontos para que consiga adquirir novos clientes e conquistar novos clientes, sendo conhecida como uma das melhores empresas da cidade.

Nossos clientes internos (Colaboradores) so bem cientes de tudo que acontece na empresa e sabem muito bem o que devem e o que precisam fazer, e admira muito a empresa pelo jeito que ela conduzida pelos seus gestores, os clientes externos (clientes, compradores), so empresas que sabem que podem contar com a parceria que feita entre as empresas, pois sabem que a empresa representada por pessoas de boa ndole e fazem sempre tudo que possvel para ajudar seus clientes. Os gestores esto sempre escutando seus funcionrios e conversando muito para que eles possam estar se expressando e passando suas ideias, pois a empresa vive em constantes mudanas sempre acompanhando o mercado, pois seus gestores sabem que nos dias atuais falncia na certa se ficar estacionado sempre no mesmo pensamento, assim sendo esto sempre se atualizando e modernizando a empresa buscando cada vez mais melhorar sua relao com os clientes. Hoje um dos grandes problemas da empresa com certeza na entrega das mercadorias, pois como depende de terceiros acaba atrasando seus processos, por isso um dos processos mais estudados da empresa por seus gestores para que consigam solucionar este problema que consideram muito graves, por outro lado o atendimento de excelente

qualidade, pois se trata de funcionrios altamente capacitados que conhecem muito dos materiais vendidos e sempre buscam a soluo que melhor se encaixa a cada cliente tanto na parte de custo para o cliente como soluo do problema. A empresa acabou optando em fazer um programa de educao para o trnsito com crianas e adolescentes, em escola, pois, acredita que precisa se educar desde pequeno para que as crianas j cresam sabendo de como devem agir no trnsito, pois a empresa acredita que falta um pouco de conhecimento de leis de transito para os motoristas de hoje, e com a conscientizao desde pequeno acreditam que seria uma ou a melhor alternativa para conseguir fazer um transito mais seguro e mais calmo, pois com certeza devido ao crescimento de veculos que estamos tendo e se continuar com a populao irritada e estressada no transito como est hoje ser praticamente impossvel se andar nas ruas.

2 Etapa Projeto: EDUCA TRNSITO

1. INTODUO Este projeto trata de uma proposta de conscientizao do trnsito junto a crianas de escolas de Ensino Fundamental Municipal e Estadual da cidade de Bauru SP. Bauru est hoje com uma frota de quase 220 mil veculos, o que representa 61,3 carros para cada cem habitantes, nmero considerado altssimo, se compararmos com o total Brasil, que chega a mais de 70 milhes de veculos, chegando a uma mdia de um carro para cada 2,94 habitantes. Aqui a proporo se d em 1 veculos para cada 1,63 habitantes. Em Bauru, em determinados locais e horrios, j se confere congestionamentos, sem contar o aspecto acidentes, cujos nmeros nos levam preocupao, pois tm eles aumentado consideravelmente nos ltimos anos. Os acidentes com vtimas nas ruas de Bauru crescem a cada dia. Somente nos quatro primeiros meses de 2012, oito pessoas morreram e centenas ficaram feridas em ocorrncias de trnsito. Levemos ainda em conta o fato de Bauru ser polo de uma ampla regio de raio de 100 km, o que representa em termos de impacto em nosso trnsito, de aproximadamente 31%, com base em estudos feitos por shoppings e galerias da cidade. Esse o resultado de uma pesquisa feita em estacionamentos e registra-se um nmero pelo menos nessa proporo de visitantes que estacionam seus carros nos estacionamentos dos estabelecimentos comerciais de Bauru. Os primeiros meses de 2012 foram responsveis por uma estatstica preocupante. Ainda que o nmero de vtimas feridas em acidentes tenha cado 20% em comparao ao mesmo perodo do ano passado, a quantidade de mortes cresceu, em uma indicao de que o trnsito na cidade pode estar se tornando mais violento. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurana Pblica do Estado de So Paulo, 14 pessoas faleceram em acidentes em Bauru entre janeiro e maio deste ano, ante as 9 vtimas fatais registradas no mesmo intervalo de 2011. J o volume de vtimas com ferimentos leves ou graves diminuiu de 1.146 para 921.

Na avaliao do tenente Michel Prieto, comandante do Peloto de Trnsito da Polcia Militar de Bauru, ainda que as fiscalizaes sejam intensificadas ano a ano, a associao entre velocidade e bebidas alcolicas continua tirando vidas bauruenses. De acordo com tais estatsticas tal projeto veio a refletir sobre a necessidade de interveno junto as crianas sobre a conscientizao do trnsito para que possamos, por intermdio delas, alcanar disseminao de um contedo de segurana necessrio para o diaa-dia de nossas vias pblicas rodovirias.

2. JUSTIFICATIVA

A implementao de tal projeto de fundamental importncia, uma vez que os dados estatsticos apontam para um aumento significativo da frota de carros bauruenses e seu conseguinte aumento de acidentes. A realizao de tal projeto nas escolas faz com que alcancemos a faixa etria infantil, na qual cabvel uma orientao quanto aos cuidados referentes ao trnsito e seus riscos, uma vez que nesta fase de desenvolvimento que podemos formar condutores mais conscientes. A criana o agente multiplicador mais eficaz que possumos, sendo que quando sensibilizada, fica ciente dos riscos e da gravidade da m utilizao do trnsito, e do no cumprimento das normas. Ela acaba sensibilizando a famlia e contribuindo para que os integrantes desta tenham mais cautela durante a presena no trnsito. Considera-se importante que polticas educacionais possam colaborar na formao de cidados mais conscientes e responsveis, refletindo assim na soluo desses problemas. Trata-se da incluso desse tema nas prticas educativas das escolas de nosso municpio, servindo como um canal de informaes e formao para as nossas crianas e adolescentes.

3. OBJETIVOS

3.1.Objetivo Geral

- Conscientizar crianas e adultos sobre a necessidade de maior ateno e cumprimento das regras de trnsito.

3.2.Objetivos Especficos

- Refletir sobre o trnsito da cidade de Bauru atualmente, seus riscos e possveis melhorias.

- Conscientizar crianas de 1 8 srie sobre os cuidados referentes ao trnsito.

- Conscientizar adultos, por intermdio das crianas pertencentes ao projeto, sobre os cuidados referentes ao trnsito.

4. METODOLOGIA E METAS

O projeto visa sua realizao em quatro escolas de Ensino Fundamental na cidade de Bauru-SP. Entre as quatro pertencentes, duas so de segmento municipal e duas de segmento estadual, ambas com alunos de 1 8 srie do ensino. Tais organizaes sero escolhidas em bairros diferentes para uma maior abrangncia do territrio municipal. Em ambas as escolas as atividades sero divididas conforme tabela abaixo:

SRIE 1 Srie 8 Srie

ATIVIDADE DESENVOLVIDA Palestra sobre as leis de trnsito e caminhada vivencial sobre sinalizao horizontal e vertical, como as faixas de pedestre e placas existentes.

1 3 Srie

Teatro de Fantoches sobre as leis, contando a histria de uma criana que veio de uma cidade pequena e teve que aprender quais so e para que servem as regras do trnsito e como se d a mobilidade urbana num ambiente mais complexo.

4 6 Srie

Construir uma mini - cidade de educao para o trnsito, com ruas e semforos. Com papelo, canetas coloridas e outros materiais pedaggicos, as crianas criaram carrinhos, sinais, talo de multas e carteiras de habilitao para transitarem.

7 e 8 Srie

Desenvolver

cartilhas

educativas

se

locomoverem at algum centro comercial com grande fluxo de carros (ex: mercado) e entrega-las para os motoristas.

Desta maneira, visamos alcanar a meta de 400 crianas envolvidas na realizao do projeto, alm de visarmos a disseminao de tal contedo para os adultos envolventes no projeto como, realizadores dos mesmos, professores e diretores, pais e conhecidos.

1 Atividade: Palestra sobre as leis de trnsito:


O policial militar ser o palestrante, onde ensinar maneiras de como ser preventivo e a importncia de seguir as leis que so impostas para termos um trnsito seguro. O policial militar apresentar slides contendo imagens para ilustrar os episdios que mais acontecem no trnsito e como evitar tais ocorrncias e tambm explicaes de sinalizaes de placas e o que elas significam. A importncia do cinto de segurana e do uso do capacete. Em seguida os alunos sero levados para a rua, prxima a escola, onde sero mostrados e explicados alguns itens como placas e faixas de pedestres que estiverem no local. O trabalho ser voluntrio, portanto no teremos custo com essa atividade.

2 Atividade: Teatro de Fantoches

O teatro apresentar a histria de uma criana que veio de uma cidade pequena e teve que aprender quais so e para que servem as leis de trnsito. Sero contratados dois profissionais que dramatizaro uma cena e matrias para fazer o cenrio utilizando uma caixa de madeira, tecido para a cortina e outros matrias como palitinhos, cartolina e canetinhas para fazer placas e semforos para a apresentao do teatro.

Item Atores Fantoches Caixa de Madeira Tecido Cartolina Canetinhas Palitinhos Cola

Quantidade 2 profissionais 2 unidades 1 unidade 2 metros 1 unidade 1 unidade 1 saquinho 1 tubo

Valor Unitrio 100,00 53,00 45,00 15,00 0,20 3,50 1,50 1,30

Valor Total 200,00 106,00 45,00 30,00 0,20 3,50 1,50 1,30

3 Atividade: Construo de uma minicidade

A minicidade ser construda basicamente em um circuito, para demonstrar com preciso o que acontece no transito e como se deve proceder para mant-lo tranquilo e dentro das normas.

Sero utilizados cones para sinalizao, faixas amarelas e brancas, e placas. As crianas presentes tero a oportunidade de interagirem, pois, aqui que elas iro participar ativamente do nosso projeto, neste estagio iremos contar com alguns carrinhos (estes foram emprestados junto a policia militar), e as crianas podero levar suas bicicletas para interao, aonde os carrinhos sero os carros e as bicicletas sero as motos, a policia rodoviria tambm ira nos ceder os protetores individuais (capacetes, luvas, protetores de joelhos e cotovelos), tambm ser elaborado os tales de multas e carteiras de habilitao para poderem transitar pela nossa minicidade.

Item Fita amarela Fita Branca Fita de isolamento Cones Apoio para placas Cartolina Caixas

Quantidade 5 unidades 10 unidades 1 unidade 5 unidades 5 unidades 7 unidades

Valor Unitrio 3,50 3,00 5,50 7,50 8,00 0,20

Valor Total 17,50 30,00 5,50 37,50 40,00 1,40

4 Atividade: Desenvolver Cartilhas Educativas E Passeio para entrega das cartilhas aos motoristas.
Os alunos recebero cartilhas (feitas com folha sulfite, com imagens e explicaes) para que as levem para entregar para seus pais, tios, tias, ou seja, cada aluno ira entregar para seus familiares para que assim cada um ficara com a responsabilidade de conscientizar e explicar para o que lhes foi passado, desta forma acreditamos que as criana se sentiro importantes e conhecedoras das leis iro sempre estar cobrando seus familiares para agirem de maneira correta no transito.

Item Folha Sulfite Impresso

Quantidade 1000 unidades 1000 unidades

Valor Unitrio 0,05 0,20

Valor Total 50,00 200,00

Abaixo valores totais gastos pela empresa para o desenvolvimento do projeto :

Trabalho
Teatro Fantoche Minicidade Cartilhas Total Gasto

Valores Totais Gastos Valor gasto


R$ R$ R$ R$ 387,50 131,90 250,00 769,40

Essas atividades sero realizadas em abril de 2013, portanto a seguir estabeleceremos o cronograma de como essas atividades esto agendadas e organizadas para realizao desse projeto.

Cronograma

Atividade Agendar Palestra na Escola Agendar Policia Militar Compra de Materiais Construo da Mini-Cidade Construo do Mini-Teatro Contratar Atores Imprimir Cartilhas

Janeiro X X

Fevereiro

Maro

X X X X X

Avaliao de desempenho (Feedback)


Para termos um feedback real de tudo que ir acontecer, faremos uma avaliao de desempenho criativa e dinmica para os alunos que participaro das palestras. Os alunos recebero uma folha com um teste, onde havero perguntas relacionadas ao transito e informaes que foram passadas a eles durante todo este processo. Assim teremos em mos o real rendimento e aproveitamento de cada um, e tambm para sabermos onde devemos nos atentar, melhorar e enfatizar nas prximas palestras. Abaixo alguns materiais que iremos utilizar para este feedback:

Concluso:
Neste trabalho podemos concluir que um planejamento estratgico ir facilitar e muito o desenvolvimento do trabalho, pois, neste planejamento dever conter todas etapas do projeto que esta sendo desenvolvido. Tambm notamos que depois de um planejamento estratgico montado ele pode sim ser alterado pois todo flexvel as mudanas de mercado, porem de suma importncia que no se pule nenhuma etapa deste processo, pois poder comprometer o projeto como um todo. E no desenvolvimento da educao no trnsito, aonde foi pesquisado feito algumas discusses entre o pessoal do nosso grupo, tambm conseguimos observar que todos interagindo junto o projeto vai ficando cada vez mais completo e complexo, pois cada um tem uma ideia e uma forma de pensar, fazendo com que cada um elaborasse um tipo de atividade, para depois sim conseguirmos montar o trabalho final com um resultado que acreditamos ter ficado muito bom. Portanto acreditamos que tudo que for ser feito muito importante que se tenha um planejamento estratgico, para que voc saiba aonde pode chegar e qual ser seu prximo passo no trabalho, e o trabalho em equipe fortalece muito o desenvolvimento de seu trabalho, pois como certeza varias pessoas pensando em um mesmo objetivo o trabalho fica muito melhor.

Вам также может понравиться