Вы находитесь на странице: 1из 46

Role Playing Game

Conjunto de Regras Opcionais

Etnias lficas

Homeless Dragon

Apresentao
O Homeless Dragon um blog de RPG voltado para o sistema Old Dragon da Editora Red Box. Todo o material publicado aqui no tem como objetivo o lucro financeiro, e sim apenas a divulgao de materiais que possa enriquecer a sesso de jogo de vocs. A equipe do blog pequena, mas apaixonada por RPG e isso no a torna exatamente uma especialista em publicao editorao, diagramao etc ... no somos designers, no somos escritores, somos apenas um grupo de pessoas que gosta de imaginar coisas e tentamos passa-las para um arquivo em PDF para que vocs possam aproveitar. Como disse anteriormente, esse blog voltado para o sistema Old Dragon e por isso vamos usar o template disponibilizado pela Editora Red Box em seu site.

S U P L E M E N T O

Etnias lficas
Conjunto de Regras Opcionais

Autor/Compilador Equipe Homeless Dragon Adaptao Equipe Homeless Dragon Diagramao Editora Red Box Outubro/2012
Distribudo sob a licena Creative Commons Brasil v.3.0 OLDDRAGON.com.br -------------------------------------------

Sobre o e-book Esse o quinto e-book do blog Homeless Dragons e nele traremos diversas linhagens de elfos descritas em diversos cenrios adaptadas para o Old Dragon para que voc possa us-los em sua mesa de jogo. Como sempre, sugestes e crticas so sempre bem vindas, desde que tenham o intuito de melhorar o material apresentado, precisamos do feedback de vocs para podermos melhorar cada vez mais. Agradecimentos - Pessoal da Red Box Editora pelo sistema Old Dragon. - Pessoal da lista Old Dragon que de alguma forma fomentou a vontade de fazer esse e-book. - A todos os malucos que baixarem esse e-book.

ndice
Introduo ................................... 6 Etnias lficas ................................ 7

Equipe Homeless Dragon

Etnias lficas

Etnias lficas
Captulo 1

Introduo

s elfos esto presentes em praticamente todos os cenrios de fantasia sejam como heris valorosos ou viles perigosos. Desde o elfo clssico, se que existe um, surgiram diversas variaes dessa raa nos mais diversos cenrios, surgiram assim os elfos negros, os elfos dourados entre outros e em alguns cenrios os elfos passaram a dominar certas localidades e ter elas representadas em seu nome, como o caso dos Elfos do mar ou dos Elfos do Cu. Diferente dos humanos onde as etnias diferem apenas em cor de pele e cultura, as etnias lficas so muito diferente entre si, em alguns casos chega a ser difcil de acreditar que tenham a mesma origem. Nesse suplemento apresentaremos diversas etnias lficas para que voc possa us-la em sua mesa se jogo.

Um drow aleatrio ...

Etnias lficas

Um suplemento para
Captulo 2

Etnias lficas

Altos Elfos
Os Altos Elfos no so conhecidos por esse nome, so conhecidos simplesmente por Elfos por serem os mais numerosos e comuns na maioria dos cenrios. Tem uma estatura menor que a dos humanos, tem constituio e aparncia frgeis, os Altos Elfos so extremamente geis e graciosos, tem movimentos e falas elegantes e imponentes. Os Alto Elfos tem uma sociedade igualitria onde os jovens, os velhos, os homens e as mulheres tm seu lugar e todos merecem respeito. As crianas lficas so cuidadas e criadas pela comunidade inteira, e os velhos so os reais lderes, principalmente pela sabedoria acumulada. Homens e mulheres podem ser encontrados praticando qualquer profisso e pertencendo a qualquer classe de personagem.

Sociedade
No existe um modelo exato de sociedade para esses elfos, elas podem ser extremamente liberais ou bem anrquicas. E do mesmo modo que no existe um modelo no existe um tamanho padro. Sociedades de Altos Elfos podem ser uma vila que tem um conselho ancio como tambm podem ser imensos reinos ou imprios governado por um rei ou por um imperador, mas uma coisa fato, as comunidades de Altos Elfos so criadas nas florestas e diferente da maioria das raas, eles constroem poucos castelos ou fortalezas, quase sempre usam a proteo natural das florestas.

Personalidade
Os Alto Elfos so muito receptivos e, principalmente, curiosos. Curiosidade essa que os leva a ter uma abertura maior e os empurram a conhecer novas pessoas e provavelmente a aprender com elas. Mesmo sendo curiosos e cultuarem sua independencia, os Altos Elfos tem um enorme senso de comunidade e isso se reflete desde sua msica de coral reconhecidamente bela at suas mortais tticas de guerrilha.

Etnias lficas

Etnias lficas
Informaes Adicionais
Como dito anteriormente os Altos Elfos so a raa de elfos mais comum e numerosa, normalmente conhecidos apenas como elfos. Eles esto presentes em quase todos os cenrios de fantasia como uma raa padro, por isso no vamos especificar com quais raas eles se relacionam melhor, atributos, alilnhamento, idioma etc ... essas informaes com certeza estaro no livro do cenrio de jogo, caso no esteja jogando em um cenrio especfico essas informaes podem ser encontradas no Livro de Regras Bsicas do Old Dragon.

Khilasas
Qualquer elfo, selvagem ou no, pode reconhecer um pedao de terra como sendo seu, exceto os Khilasas ou Elfos Andarilhos como tambm so conhecidos. Os Khilasas so viajantes vagam pelo mundo, sozinhos ou em caravanas, visitando seus primos lficos enquanto atravessam plancies, cruzam florestas, escalam montanhas e navegam pelos mares. Para um Khilasa, o mundo seu lar. Os Khilasas so hbeis tanto com artesanato quanto comrcio, pois usam muito o litmo para vender suas mercadorias e servios. Todos os povos recebem uma caravana Khilasa com excitao e desconfiana, pois um khilasa no est ligado a nada, mas os povos lficos tem um motivo a mais para receber os Khilasas, normalmente eles so os mensageiros entre as vilas, tribos e reinos lficos, levando notcias sobre os acontecimentos a todos os elfos do mundo.

Sociedade
A sociedade Khilasa, ou melhor, a caravana Khilasa liderada pelo mais velho, caso esse no queira ou no possa liderar ele delega essa funo, mas geralmente os Khilasa no precisam de um governo. Uma caravana Khilasa nada mais do que um cl, e apenas um cl que ganham status entre as demais caravanas pelos seus feitos.

Alto Elfo
Etnias lficas

Um suplemento para
Durante sculos os Khilasas viajam pelo mundo e nesse tempo foi criada uma certa aristocracia com integrantes de certas caravanas sendo tratados como reis pelas demais, mas isso apenas um reconhecimento pela histria daquele cl, ele no exerce nenhum poder sobre as demais caravanas. Quando acontece de duas caravanas Khilasas se encontrarem elas acampam por alguns dias para celebrar a ocasio e assim manter suas relaes e linhagens frescas, trocando membros atravs de casamentos, nunca forados. H dois tipos de caravana Khilasa, os andarilhos da terra e os cavaleiros do mar. OS andarilhos da terra viajam com uma grande variedade de animais, desde cavalos a animais atrozes que podem servir de montaria alm de bois e animais de carga. Os Cavaleiros do Mar viajam em seus navios e passam anos sem pisar em terra firme. Os Khilasas so o exemplo de liberdade, nunca param por mais de dois meses em lugar, no forjam grandes laos com ningum de fora do seu cl. Sabem que um elfo vive bastante tempo, mas tem conscincia de que nada eterno. identificar rapidamente em quem devem ou no confiar. Eles preferem parecer amigveis e gentis, mas sem tirar a mo da adaga.

Descrio Fsica
Os Khilasa tm a pele mais escura que os outros elfos e tambm so um pouco mais altos que os Altos Elfos. Sua pele marrom bronzeado, seus olhos variam do prpura ao verde e seus cabelos do negro azulado ao marrom claro, loiro em alguns casos, normalmente mulheres. Eles se vestem com roupas durveis mas muito confortveis pendurandos todos os seus acessrios em seu corpo (cinto, bandana, bolsas etc...) Um Khilasa tem entre 1,60 e 1,80m e pesa entre 50 e 60Kg. A expectativa de vida de um Khilasa de 700 anos.

Relaes
Os Khilasas tm uma relao muito boa com Halflings e Gnomos, normalmente esses encontros so muito festivos. J a relao com humanos e anes extremamente profissional, embora alguns humanos apaixonados pelo ideal Khilasa j tenham fugido em suas caravanas, se do bem com a maioria dos outros elfos, a nica exceo conhecida so os drows que no permitem a entrada dos Khilasa em suas comunidades.

Personalidade
Os Khilasa so joviais e abertos em gestos e palavras, sendo dramticos as vezes. Mesmo quando so amistosos e receptivos, os Khilasa no deixam sua esperteza de lado, so capazes de

Etnias lficas

Etnias lficas
Alinhamento
Os Khilasa pelo estilo de vida que levam no poderiam ter um alinhamento diferente do Catico. que vo abandonar ou mudar de ares eles explicam o porque esto saindo e usam muito o termo a procura de gramados mais verdes.

Terras dos Khilasas


Os Khilasas no tem terras que considerem suas, suas nicas posses so suas carroas ou navios. Esse o nico bem que defendem com suas vidas.

Traos Raciais
Os Khilasa tm os seguintes ajustes raciais: +2 Destreza e -2 Inteligncia As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos.

Religio
Os Khilasa no seguem uma religio, recorrem ao panteo lfico quando necessitam de algo, mas normalmente no difundem a palavra de nenhum Deus. Os lderes espirituais em uma caravana Khilasa geralmente so druidas ou xams, raramente tem um clrigo entre eles.

Idioma
Os Khilasa no tem um idioma exclusivo. Falam e escrevem o lfico e tem facilidade com todos os dialetos e formas escritas.

Aventureiros
Alguns Khilasa se cansam da companhia de seus companheiros de cl e se separam quando chegam a uma cidade ou encontram um grupo de aventureiros. Eles se adaptam muito rpido a seus novos companheiros e aprendem tudo que podem sobre eles. Um aventureiro Khilasa pode ser irritante no incio mas prova sua lealdade a nova famlia. Um Khilasa nunca abandona seus companheiros sem avis-los, sempre
Etnias lficas

Khilasa

10

Um suplemento para
Elfos Aquticos
Os Elfos Aquticos so uma raa discreta, apesar de numerosa. Poucas pessoas tiveram contato com eles at agora. Eles se adaptaram completamente ao mundo aqutico e poucas vezes se aventuram em terra firme, se que ainda o fazem. Eles brincam com baleias e golfinhos e fazem amizades com animais marinhos com a mesma facilidade que seus parentes terrestres fazem com os animais da superfcie. Eles so amigveis, mas tomam para si a responsabilidade de manter os ocenos seguros e longes do mal. magia, e cada uma das suas aes permeada por um senso de dever, e responsabilidade.

Personalidade
Similares aos elfos da superficie, os Elfos Aquticos sempre procuram pelo prazer de uma vida simples e aproveitam cada momento dela. Eles respeitam toda a vida e sentem que seu papel proteg-la. Os Elfos Aquticos rapidamente ficam amigos de visitantes e estrangeiros que provam seu valor, mas guardam mgoas profundas quando trados.

Descrio Fsica
De altura e constituio similares aos Altos-Elfos, os Elfos Aquticos so facilmente reconhecidos devido a colorao de sua pele, que varia de verde a azul, seus cabelos que variam entre verde e azul, o que de certa forma ressaltam sua pele e se mesclam com o ambiente marinho. Suas mos e ps tem membranas que os ajudam a nadar e possuem guelras dos lados do pescoo. Usam pouca ou nenhuma roupa j que a gua salgada estraga a maior parte dos tecidos e roupas atrapalham sua natao. A maioria das suas roupas feita de uma seda especial e usada to apertado quanto possvel. As armaduras so feitas de conchas e corais endurecidos. Um Elfo Aqutico vive em torno de 600 anos.

Sociedade
Os Elfos Aquticos vem pouca importncia em assuntos de governo, levando uma vida tranquila e despreocupada onde o senso de comunidade assegura a estabilidade e continuidade de seus reinos. A nobreza entre os Elfos Aquticos tem a responsabilidade de liderar seus sditos na guerra contra seus inimigos, assim como conduzir o comrcio com forasteiros, servindo como anfitries sempre visitas de terra firme chegam. Os Elfos Aquticos dividem muitos traos culturais com os elfos da superfcie, incluindo sua unidade comunal e seu amor pela liberdade. A sua sociedade cercada e so uma das poucas raas bondosas no fundo do mar. Por necessidade eles enfatizaram mais a habilidade na luta do que na

11

Etnias lficas

Etnias lficas
Relaes
Os Elfos Aquticos tem boas relaes com todas as raas no lficas, mas elas seriam melhores se eles os visitassem mais vezes. Esse afastamento estabelece praticamente uma nica relao entre eles, a de proteo e escolta aos navios das raas terrestres protegendo-os de piratas e monstros marinhos. Essa proteo os torna caros para as comunidades costeiras. A relao com os demais elfos tambm afastada, eles se do melhores com os Altos Elfos e os Khilasas.

Idioma
Os Elfos Aquticos falam o idioma dos elfos da superficie.

Aventureiros
Um Elfo Aqutico se torna aventureiro quase pelo mesmo motivo que um Alto Elfo o faz, somado a isso o Elfo Aqutico carrega a responsabilidade de proteger o oceno, por isso saem atrs do mal antes de ele atacar sua casa. muito comum ver Elfos Aquticos se juntando a grupos que viajam pelo mar, tornando-se batedores e ficando atentos a qualquer ameaa. Elfos Aquticos jamais se aventuram em terra firme, a no ser que haja uma magia de proteo poderosa ajudando-os a sobreviver nesse ambiente.

Alinhamento
Os Elfos Aquticos amam a liberdade, sendo avesso a comandos e governos por isso a tendencia mais comum para um Elfo Aqutico a Catica.

Terras dos Elfos Aquticos


Os Elfos Aquticos vivem em comunidades liberais no fundo do mar, sempre moldando suas construes ao ambiente natural com palcios magnificos de coral e prola. Encontrar um elfo aqutico em terra sinal de que algo grave est acontecendo sob as ondas.

Traos Raciais
Os Elfos Aquticos tem os seguintes ajustes raciais: +2 Destreza e -2 Inteligncia. Os Elfos Aquticos tem deslocamento bsico de 9m quando est andando e 12m quando est nadando. Os Elfos Aquticos sa seres aquticos, sendo assim no podem sobreviver fora da gua. Eles podem permanecer fora da gua durante 1 hora para cada ponto de Constituio. Viso na Penumbra Os Elfos Aquticos entendem o idioma de qualquer criatura marinha.

Religio
Os Elfos Aquticos respeitam o panteo lfico, mas seguem o Deus do Mar, uma divindade de conhecimento e beleza que reflete o pensamento filosfico dos seus seguidores.

Etnias lficas

12

Um suplemento para
Sociedade
Dentre todos os elfos, os Elfos Cinzentos so os que tm a sociedade mais estruturada, agrupando-se em Casas, que nada mais so do que um tipo de simples de castas. Uma casa real fornece o herdeiro ao trono dos Elfos Cinzentos, que deve ser ratificado pelo conselho dos nobres, que forma um parlamento que aprova ou desaprova as decises de rei ou da rainha. Abaixo das castas governantes, os mercadores, artesos, magos e guerreiros olham para baixo e vem a casta servil, cujos membros realizam todo o trabalho subalterno para uma terra manter-se saudvel e produtiva. O tratamento que os elfos sem casta recebem no to extremo para que eles sejam considerados prias, mas ainda assim uma demonstrao incomum de desprezo. Elfo Aqutico

Elfos Cinzentos
Os Elfos Cinzentos se consideram os elfos mais puros e agem como se fossem a realeza lfica. Distanciando-se do mundo, os Elfos Cinzentos dedicam suas energias perseguio do conhecimento e a proteo de toda raa lfica. De todas as etnias eles so os que mantm maior contato com o legado de magia dos elfos, enquanto defendem suas afirmaes sobre serem a expresso mais pura e definitiva do que um elfo deveria ser.

Os Elfos Cinzentos acrediram na santidade do conhecimento, da perfeio e da tradio. Suas artes e artesanato so um exemplo claro disto, j que qualquer objeto feito pelas mos de um Elfo Cinzento uma obra prima de estudo cuidadoso e tcnicas precisas. Os Elfos Cinzentos se isolam para manter suas linhagens puras, convencidos de que , fazendo isto eles controem um bastio para tudo que lfico. Eles consideram todas as demais etnias como sendo derivaes menores do seu prprio sangue puro, herdeiros ingratos do legado que eles mantm com tanto cuidado.

13

Etnias lficas

Etnias lficas
Personalidade
Esnobes, essa a palavra certa para definir os Elfos Cinzentos, se as outras raas acham os elfos distantes porque ainda no conheceram um Elfo Cinzento. Os Elfos Cinzentos se acham superiores at em relao aos demais elfos, eles at agem com boa f na tentativa de salvar(?) as demais etnias, mas agem como se ningum pudesse ter uma idia melhor que a deles. Quem no acredita nessa histria de pureza lfica pode perder a pacincia, rapidamente, com a postura dos Elfos Cinzentos. Os Elfos Cinzentos no so preconceituosos ou desdenhosos, mas a crena honesta e verdadeira que eles tm em sua prpria superioridade visivel em cada gesto ou palavra e isso tende a desagradar, e muito, os outros. Para eles qualquer um que no seja um elfo sequer uma criatura consciente. Os Elfos Cinzentos acham que seus primos s querem festa e diverso e so incapazes de entender o fardo que eles carregam.

Alinhamento
A obsesso pela perfeio, a estrutura social rigida e hierrquica s comprovam que o alinhamento de um Elfo Cinzento, em pelo menos 90% dos casos, Ordeiro.

Descrio Fsica
Os Elfos Cinzentos so mais altos e ainda mais esguios que os Alto Elfos, alcanando alturas que permitem que olhem os humanos nos olhos. Sua pele leitosa emoldurada de forma espetacular por madeixas prateadas ou douradas, enquanto seus olhos mbar ou violeta lhes conferem um ar sobrenatural. Eles se vestem com os tecidos mais finos e as melhores armaduras. Eles medem entre 1,70 e 1,80m e pesam entre 65 e 75Kg. Os Elfos Cinzentos esto entre os elfos mais longevos, chegam a viver quase 1000 anos.

Terras dos Elfos Cinzentos


Os Elfos Cinzentos controem seus feudos nas montanhas, so cidadelas que parecem ter sido erguidas da prpria rocha. Eles escondem as rotas para suas fortalezas com poderosas magias e permitem que pouquissimos forasteiros se aproximem. Cavaleiros de Grifos patrulahm todas as rotas terrestres ao redor de um encrave de Elfos Cinzentos, sendo sua principal fora de cavalaria. Elfos Cinzentos quando so encontrados longe das montanhas provavelmente so embaixadores, ou o raro Elfo Cinzento aventureiro.

Relaes
A relao com as demais etnias lficas pssima, ento, com as demais raas beira o insuportvel.
Etnias lficas

14

Um suplemento para
Religio
Os Elfos Cinzentos no so muito religiosos, mas como a maioria das etnias lficas eles seguem o panteo lfico. Os Elfos Cinzentos favorecem o intelecto sobre a f, por isso, existem muito mais magos do que clrigos em suas comunidades.

Idioma
Os Elfos Cinzentos falam o lfico, mas com um sotaque charmoso que afirmam ser a pronncia original.

Aventureiros
Elfos Cinzentos aventureiros so raros devido a sua natureza reclusa, mas alguns deles resolvem se aventurar pois acreditam que h uma grande ameaa a raa lfica que apenas eles podem enfrentar. Eles tm muita dificuldade em se relacionar com qualquer companheiro do grupo, inclusive outro Elfo Cinzento aventureiro, pois sempre assumiro a liderana, merecendo ou no.

Elfo Cinzento

Daoine
Os Daoines tambm so conhecidos como Elfos das Brumas, e assim como os Elfos Cinzentos, apontam a si mesmos como os verdadeiros elfos. Eles so um mistrio para os outros elfos, combinando as artes e as caracterisiticas da maioria das outras etnias para dar credibilidade ao que afirmam sobre sua origem. Descrevendo-se como Guerreiros Poetas os Daoines so orgulhosos e passionais, mas existe uma ponta quase imperceptvel de cinismo neles, como se fossem to velhos quanto afirmam e soubessem que a Era dos Elfos dar lugar Era dos

Traos Raciais
Os Elfos Cinzentos tem as seguintes caracterisitcas raciais: +2 Destreza ou Inteligencia e -2 Fora ou Constituio. As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos.

15

Etnias lficas

Etnias lficas
Homens. Eles buscam o conhecimento como um Elfo Cinzento, apreciam a msica e dana como um Alto Elfo e poderam sua prpria natureza com a profundidade de um Elfo Aqutico e podem ser sinistros como os Drows, quando desejarem isso. ros elfos temem andar. Os Daoines so poucos, e menos crianas nascem dcada aps dcada. Isto praticamente os obrigou a aceitar os meio elfos melhor do que qualquer outra etnia, considerando-os membros completos da sociedade Daoine, e permitindo casem com Daoines de sangue puro. Seu sangue est diluindo por causa disto, mas eles confiam que a fora de sua herana est tambm na cultura e no apenas no sangue.

Sociedade
Os Daiones so uma raa guerreira e mstica, e a escolha do rei e da rainha baseada na habilidade de combate, o rei Daione o guerreiro mais habil da comunidade. Os monarcas so aconselhados por um Mestre do Conhecimento, um Mestre dos Mistrios e um Mestre da F. Abaixo deles as graduaes e a hierarquia so confusas e o respeito conquistado por feitos em guerras e habilidades de batalha. No possvel distinguir um nobre Daoine de seus sditos, uma vez que devem provar estarem aptos a governar enquanto obedecem aos desejos dos monarcas. Histria e poesia so a pedra fundamental da cultura dos Daoines, com as lendas sobre heris tendo precedncia sobre as outras. Eles valorizam o talento e potencial tanto quanto outras realizaes, e esforam-se para atingir seu potencial tanto quantos outras realizaes ao longo de suas vidas. Os Daoines tambm amam charadas, acreditando que sua prpria existncia a maior charada de todas. Esta paixo por enigmas os aproxima das coisas sinistras do mundo, onde outEtnias lficas

Personalidade
Os Daoines so os elfos mais determinados e objetivos, eles atacam qualquer desafio com a mesma energia e entusiasmo. Sua bravura esconde uma tristeza que se expressa quando ficam mais a vontade ou bbados. O Daoine sabe que seu povo est com os dias contados e a nica coisa que a fazer aproveitar os sculos que ainda lhe restam.

Descrio Fsica
Sob condies fracas de luz, um Daoine poderia ser confundido com um humano, j que so maiores e mais largos que os outros elfos. At mesmo suas orelhas no so to pontudas e seus rostos mais arrendondados. Os Elfos Cinzentos dizem que isto um sinal de corrupo do sangue, mas o Daoine responde isso com um desafio formal para um combate corpo a corpo, o que geralmente silencia o autor da ofensa. Um Daoine mede entre 1,70 e 1,90m e pesa entre 75 e 95Kg.

16

Um suplemento para
Seu sangue ainda o mais potente entre os elfos, um Daoine pode viver at 1300 anos. de Daoines, eles procuraram lares com melhores defesas e hoje vivem em aldeias e pequenas comunidades em construes na forma de montes de pedras, fortemente protegidos por magia e ficam sob as colinas. Quando um intruso chega a uma entrada de uma aldeia Daoine ele submetido a trs testes, um de fora, um de habilidade e um de sabedoria. Se passar ser calorosamente recebido, mas pode morrer caso falhe em um deles.

Relaes
Poucas raas tem contato com os Daoines, mas isso se deve mais ao fato de ser raro encontrar um do que pela hospitalidade do povo. Suas comunidades so protegidas por poderosos encantamentos que testam todas as virtudes que consideram importantes, sendo invisivel aos que no passam no teste e totalmente aberta aos que passam nesses testes. Tem uma relao boa com humanos e anes, se relacionam bem com as demais etnias lficas, exceto os Elfos Cinzentos e armam uma verdadeira festa quando se encontram com Halflings e Gnomos. Alguns boatos dizem que eles aceitam at mesmo Drows como hspedes, mas ningum nunca conseguiu provar isso.

Religio
A f dos Daoines no muito diferente da f dos Altos Elfos, a nica diferena que eles acreditam apenas nas fadas como mensageiros involuntrios dos verdadeiros primognitos dos deuses.

Idioma
O lfico que se fala nos sales Daoines um pouco mais simples e conciso do que a lngua normal, mas seus bardos e poetas podem fazer milagres de literatura e poesia com a sua lngua.

Alinhamento
Os Daoines tendem a neutralidade, eles flertam com o Catico em suas atitudes ao mesmo tempo que seguem caracteristicas ordeiras, como a definio dos seus monarcas e a estrutura de apoio aos mesmos. Como esto sempre entre a cruz e a espada, tendem a agir com naturalidade e indiferena em ambas as situaes.

Aventureiros
Os Daoines se tornam aventureiros como parte de sua busca por realizaes e superao de desafioss. Eles se juntam a qualquer grupo que siag seus ideais e fazem o seu melhor para um dia poder lev-los a sua comunidade para conhecer o resto do seu cl.

Terras dos Daoines


Os Daoines costumas viver nas florestas, mas devido a reduo do nmero

17

Etnias lficas

Etnias lficas
Traos Raciais
Os Daoines tm as seguintes caracterisitcas raciais: +2 Destreza ou Carisma e -2 Constituio. +5 Jogadas de Proteo com base em Sabedoria Viso no Escuro: Os Daoine podem enxergar at 18 meros na escurido total, nessas condies a viso do Daoine em preto e branco. Uma vez por dia o Daoine pode usar as magias Ler Magia ou Detectar Magias como sem fossem habilidades, o nvel do Daoine servir como base para os clculos da magia.

Elfos da Floresta
Os Elfos da Floresta no so to civilizados quanto os Altos Elfos, mas no chegam a ser tribais, so reclusos e frugais. Tambm so conhecidos como Elfos Silvestres, eles vivem em harmonia com a natureza construindo suas cidades de um modo que respeita o seu ambiente e se mescle perfeitamente sem o uso de magia. Elfos Silvestres sentem o chamado selvagem com muito mais intensidade do que os outros, respondendo com talentos mundanos e adaptao, deixando a magia de lado. Enquanto eles tambm so relutantes em permitir estrangeiros em suas terras, no so cruis, simplesmente observam os invasores de longe e agem quando necessrio ou quando chegam muito perto de sua cidade. Sua ttica consiste em intimidar ou persuadir os intrusos a mudarem seu rumo, a inteno primria no matar.

Sociedade
A sociedades dos Elfos da Floresta um passo entre os reinos liberais e a estrutura tribal. Eles se organizam em cls, sempre liderados pelos mais fortes e sbios, com cidades permanentes que so fechadas quando a estao indica que eles devem vagar pela floresta em busca de sustento. dever do lder manter o cl protegido e alimentado, e qualquer um pode desafi-lo a um teste de fora e inteligncia caso no cumpra essa responsabilidade. Daoine
Etnias lficas

Os Elfos da Floresta se abstem dos

18

Um suplemento para
luxos da vida civilizada e tm grande prazer na emoo da caada, e acreditam que as dificuldades da sobrevivncia constrem o carter que lhes do foras. A seus olhos, os elfos civilizados abandonaram esse estilo de vida e tornaram-se fracos. Eles so um povo passional, que segue seus coraes ao invs de suas cabeas, confiando em seus instintos e intuio, porque estas so as melhores ferramentas para a sobrevivncia nas florestas primordiais.

Relaes
Os Elfos da Floresta consideram a privacidade algo sagrado e protegem-na a todo custo. Algumas vezes fazem comrcio com outros elfos, mas mantm um com contato mnimo. Eles recebem outros elfos com desconfiana, no escondendo seu desprezo pela fragilidade e dosfisticao dos Elfos Cinzentos e a frivolidade dos Altos Elfos. Eles odeiam os drows com intensidade menor apenas que os Altos Elfos.

Personalidade
Elfos da Floresta tm pensamentos e comportamentos intensos, com uma conexo direta entre corao, mente e corpo. Eles sempre dizem o que realmente pensam sobre qualquer coisa e no hesitam em agir quando sabem estar fazendo a coisa certa. Eles preferem pedir perdo a pedir permisso.

Alinhamento
Os Elfos da Floresta so sobreviventes, confiam cegamente na sabedoria da natureza e seguindo o instinto acima dos ideais. No se importam com as promessas da ordem ou do caos, so sempre neutros.

Terras dos Elfos das Florestas


Selvas e matas densas escondem as tendas e cabanas dos Elfos das Florestas e eles preferem que seja assim, j que apenas aqueles experientes em viagens pela floresta podem ter qualuqer chance de se aproximar. Eles patrulham seus territrios com silncio e discrio, deixando que os estrangeiros sigam seu seu caminho desde que no cheguem muito perto, e neste ponto os Elfos da Floresta comeam a dar o aviso que, caso ignorado, leva morte.

Descrio Fsica
O corpo de um Elfo da Floresta mais musculoso do que de qualquer outro elfo. To alto quanto os Alto Elfos, mas sua musculatura os fazem parecer mais baixos. Ao nascer, sua pele to clara quanto o normal de sua raa, mas eles logo ficam bronzeados, e adquirem um tom marrom leitoso. Seus cabelos so loiros ou ruivos. Eles se vestem em tons de marrom e verde, para se mesclarem com o ambiente ao seu redor e as tatuagens em sua pele so arte e smbolos de status, mas tambm servem como camuflagem. Elfos da Floresta vivem cerca de 500 anos.

Religio
Os Elfos da Floresta vem a obra do Patriarca e seus filhos em tudo. Eles

19

Etnias lficas

Etnias lficas
comemoram muitos festivais em datas especiais como solsticios e equincios, celebrando a obra de suas divindades no mundo natural e pedindo proteo. O culto informal, com os druidas recebendo o mesmo respeito que os clrigos.

Idiomas
O isolamento transformou a lngua dos Elfos da Floresta em um dialeto do lfico que os outros elfos tem dificuldade em compreender.

Aventureiros
Os Elfos da Floresta tm mais chances de se aventurarem sozinhos do que os outros elfos, mas tomam muito cuidado para no voltarem sempre para casa. Eles se juntam a outros elfos e, com tempo e esforo, podem aprender a confiar em companheiros de outras raas.

Elfa da Floresta

Traos Raciais
Os Elfos da Floresta tm as seguintes caracterisitcas raciais: +2 Destreza ou Fora e -2 Constituio ou Inteligncia. As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos.

Thoronedil
Enquanto os Elfos Aquticos tomaram os ocenos e rios, os Thoronedil tomaram os cus. Nem mesmo os Thoronedil tem tm qualquer evidncia do porqu de eles virem a ter asas, mas de qualquer forma no parecem se importar com esse assunto, vivendo suas vidas atravs do vo. J que poucos inimigos podem alcanar seus lares, os Thoronedil se focalizaram em desenvolver suas artes e conhecimento. Isto no significa que eles tenham esquecido como lutar, pois os Thoronedil ainda so oponentes temveis quando atacam de cima. Seus lares nas montanhas os deixam mais prximos dos Elfos Cinzentos, e

Etnias lficas

20

Um suplemento para
ambos se beneficiam da troca, j que o prazer que os Thoronedil tm no vo reacende as almas reprimidas dos Elfos Cinzentos. pacientemente as alegaes de superioridade dos Elfos Cinzentos.

Personalidade
Um Thoronedil est sempre sorrindo, com um olhar sereno e distante. Os pouco no elfos que os conhecem descrevem-nos como tendo crebros de pssaros, principalmente porque aparentam ter um periodo de ateno curto, e sempre desejam a sensao do vento sob suas asas. difcil tirlos do srio, parecem que tm pacincia infinita, muito disso pelo fato de aturarem os Elfos Cinzentos, mas este apenas o jeito como eles so, sua prpria natureza os ensinou a sempre vero quadro mais amplo.

Sociedade
A unidade bsica da sociedade dos Thoronedil o ninho, o lar de uma famlia estendida que pode incluir at seis famlias, mais guias gigantes aliadas. O mais velho de cada ninho relata os assuntos e problemas de sua famlia em um encontro comunal. Como as comunidades tendem a ser pequenas, estes conselhos so muito eficientes para lidar com os assuntos do dia a dia. Em pocas de conflito, ou quando uma regio inteira deve se mobilizar, cada comunidade escolhe um ancio do reino Thoronedil inteiro. Os Thoronedil so excelentes pastores, e o leite de cabra uma parte importante de sua dieta. Os Thoronedil acreditam na liberdade acima de tudo, afirmando que todas as criaturas tm o direito de viver suas vidas da melhor maneira que puderem. Embora seja algo ingnuo, essa postura faz dos Thoronedil os mais pacficos dentre os elfos, preferem conversar primeiro e sacar a espada depois. Eles se aliam as guias gogantes para proteo mtua e muitos descem para trabalhar para os Elfos Cinzentos como treinadores de montarias areas. Diferente dos outros servos dos Elfos Cinzentos, os Thoronedil sabem que podem ir embora quando quiserem e ignoram

Descrio Fsica
Os Thoronedil lembram os Elfos Cinzentos em estatura e compleio fsica, mas sua caracterstica mais marcante so suas asas, com penas geralmente brancas, mas que pode chegar a tons marrons claros, so rarssimos os Thoronedil com penas negras. Seus cabelos tm uma variedade contrastante de preto profundo e prata. Seus olhos vo do ambar brilhante ao violeta profundo. Eles vestem roupas leves, preferindo togas e tnicas que se enrolam ao redor de seus corpos sem atrapalhar suas asas, com tecidos bordados de branco, azul ou amarelo. Os Thoronedil atingem a maturidade aos 90 anos e vivem cerca de 600 anos.

21

Etnias lficas

Etnias lficas
Relaes
Os Thoronedil lidam principalmente com os Elfos Cinzentos porque ambos vivem nas montanhas, mas no porque se dao melhor com eles. Eles no possuem muita experiencia com as outras raas, tratando cada pessoa de acordo com a maneira como ela se apresenta. Eles gostam da tenacidade dos Humanos e da boa natureza dos Halflings, agrupando-os com os Altos Elfos da rea. Eles tendem a agrupar Anes e Elfos da Floresta como pessoas que se levam a srio demaise e deveriam sair de suas minas e florestas para aproveitar a vida.

Religio
Os Thoronedil reverenciam a Deusa do Vento e acreditam no panteo lfico. Suas prticas religiosas so informais e, para alguns, at mesmo herticas na familiaridade com que tratam as divindades.

Idiomas
Os Thoronedil falam o lfico, mas de um modo mais musical e agradvel. A escrita similar a dos Elfos Cinzentos.

Aventureiros
Os Thoronedil se lanam em aventuras por causa de sua curiosidade e porque o mundo ... est l para ser explorado. Muitos Thoronedil jovens descem s terras dos Elfos Cinzentos como sua primeira incurso ao mudo e rapidamente retornam, ou viajam mais para encontrar pessoas interessantes. Eles so uma adio extremamente bem vinda a qualquer exrcito ou grupo de aventureiros, atuam principalmente como batedores e sentinelas, e muitos outros se juntam a navios como vigias.

Alinhamento
Os Thoronedil so caticos por natureza pois defendem o direito de cada individuo buscar a felicidade independente de qualquer coisas.

Terras dos Thoronedil


Os Thoronedil constrem suas casas em altos picos de montanhas e planaltos, usando hipogrifos e bodes como animais de carga para levar madeira e outros materiais de construo. difcil discernir se uma vila Thoronedil est prxima j que as casas so espalhadas e fora da vista das encostas das montanhas. As cidades maiores tm dois ou trs prdios grandes, mais uma linha de torres de vigilncia. Os arredores so sempre patrulhados por sentinelas, e suas amigas guias gigantes so so facilmente vistas do cho.

Traos Raciais
Os Thoronedil tm as seguintes caracterisitcas raciais: + Destreza e -2 Sabedoria O deslocamento de um Thoronedil andando de 9m e voando de 18m, o deslocamento cai para 12m quando estiver com carga.

Etnias lficas

22

Um suplemento para
As asas de Thoronedil so muito grandes para serem escondidas. Um Thoronedil recebe -1 na Classe de Armadura. As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos. o. O que todos os elfos concordam que seus primos cados o podem ser redimidos e devem ser destrudos.

Sociedade
A sociedade Drow brutal e impiedosa. Uma forte teocracia matriarcal domina todas as comunidades Drow com punho de ferro. Na maior parte do tempo, o avano na sociedade Drow implica na morte de algum de status maior que substitudo por outro, que pode ou no ser a causa da morte. As clrigas esperam que suas ordens sejam seguidas ao p da letra, e raramente toleram falhas, muito menos incompetncia. Os Drow acreditam na fora e na sobrevivncia do mais apto, sempre procurando maneiras de tomar o lugar uns dos outros, sempre tentando superar uns aos outros em tticas e estratgias. O Darwinismo social a regra a qual os Drow aderem, tanto dentro de sua cultura como fora. As mulheres so mais fortes e inteligentes que os homens, e agarram seu poder com uma determinao inabalvel. As mulheres Drow ocupam todas as posies religiosas e governamentais de importncia, deixando para os homens as tarefas subalternas nestas reas, assim como o papel de guerreiros... geralmente como bucha de canho. Os homens estudam a magia arcana com esperana de que isto lhes d uma quantidade de poder, e muitos magos Drow escalam a pirmide social, mas nunca como as mulheres. As crianas so brutal-

Thoronedil

Drow
Os infames Drow so a antema de tudo em que os elfos acreditam. Totalmente malignos e implacveis, os Drow renunciaram a luz e se esconderam no interior do mundo. Alguns dizem que sto foi uma punio dos deuses lficos, outros falam de uma lenta decadncia rumo a corrup-

23

Etnias lficas

Etnias lficas
mente doutrinadas nos ideais Drow, suas almas distorcidas por abusos constantes e presso umas das outras. Os velhos devem provar que merecem viver, ficando cada vez mais astutos para evitar serem expulsos pelos jovens ambiciosos. Poucos Drow em posies de autoridade tm uma morte natural. um adulto quando chega a idade de 80 anos, e sua expectativa de vida gira em torno de 600 anos. Como todos os elfos, os Drow nao dormem. Sua meditao muito diferente das dos outros elfos, pois um mantra de fora e vingana, alimentando dios antigos ao invs de repensar suas vidas.

Personalidade
H um corao frio e amargo na maioria dos Drow. Eles ressentem de seu exilio nas profundezas da terra, se ressentem de seus superiores pelo poder que possuem e de seus subordinados pela ameaa que so a eles prprios. O dio uma das emoes mais comuns que um Drow pode sentir. Eles sentem prazer com a dor alheia, pois isto diminui o tormento de sua prpria existncia. H alguns Drow que se rebelam conta isto, tentando retornar ao caminho do bem, mas o preconceito dos habitantes da superfcie logo esmagar suas esperanas.

Relaes
Os Drow so inimigos de tudo que vive sobre o solo, e muitos daqueles que dividem seus complexos subterrneos. Qualquer raa que no puderem escravizar eles procuram destruir. S uma demonstrao de fora igual ou superior far um Drow pensar em barganha. Os Drow correspondem ao dio de seus primos da superfcie com uma fora mil vezes maior, esforando-se para causar o maior dano possvel aos interesses lficos. Suas reaes aos outros elfos so viscerais e violentas. Um boato diz que o Daione so uma exceo, mas eles no confirmam e nem desmentem essa informao.

Descrio Fsica
Os Drow sao menores e mais esguios que os Altos Elfos, medem entre 1,20m e 1,65m e pesam entre 35 e 80Kg, as mulheres so mais altas e fortes que os homens. Sua pele completamente negra e seus cabelos so brancos ou azuis, mas sempre plidos. Seus olhos tem diferentes tons de vermelho, normalmente se vestem de negro e outras cores escuras. Desenhos elaborados de filigranas de prata podem adornar suas roupas e armaduras. Um Drow considerado
Etnias lficas

Alinhamento
Os Drow tendem a neutralidade pois vivem sob uma doutrina repreensiva e sempre esto se debatendo sob ela, tentando tirar tanta vantagem quanto for possvel, se colocando entre o governo da lei e a anarquia.

Terras Drow
Os Drow habitam as cavernas nas profundezas do subterrneo, onde nenhuma luz pode alcanar. eles constrem cidades distorcendo a pedra

24

Um suplemento para
com sua magia e se alimentam da estranha flora e fauna subterrneas. Suas fronteiras so vigiadas com rigor, e sempre esto em processo de expanso. Os Drow encontrados na superficie ou longe das cavernas so espies, sabotadores ou renegados. total, nessas condies a viso do Drow em preto e branco. Os Drow podem usar a magia Escurido como se fosse uma habilidade, podem fazer uso dela uma vez por dia. O nvel do Drow considerado base para os clculos; Cegueira na Luz: Exposio abrupta a luz brilhante (luz do sol ou mgica) cega o drow por um turno. Alm disso eles sofrem penalidades de -1 em jogadas de ataque e de proteo enquanto estiverem sob luz brilhante.

Religio
Os Drow cultuam uma deus aranha negra que vive no Abismo. As clrigas impe suas doutrinas de modo implacvel, procurando prender a todos em suas teias demonacas. A maior parte dos seguidores da deusa so devotos fanticos.

Idioma
A linguagem Drow um dialeto corrupto do lfico, com muitos sons sibilantes e guturais.

Aventureiros
Quando um Drow parte sozinho porque deseja testar sua fora ou tem ordens de seus superiores para atingir um certo objetivo. Mais raro so os Drow que cansam da maldade na qual vivem e escolhem o exlio em busca de uma forma melhor de viver, ou mesmo se redimir dos pecados de sua raa.

Traos Raciais
Os Drow tm as seguintes caracteristcas raciais: +2 Destreza ou Inteligncia ou Carisma e -2 Constituio Viso no Escuro: Os Drow podem enxergar at 36 meros na escurido Drow

25

Etnias lficas

Etnias lficas
Grugach
Os Grugach so a ramificao tribal e brbara dos elfos. Guerreiros ferozes que vagam pelas terras, eles desdenham da civilizao e suas armadilhas, escolhendo um estilo de vida nmade em favor das estruturas grandiosas de seus primos. Eles ignoram totalmente a opinio dos outros elfos que os consideram simples brbaros.

Personalidade
Um Grugach duro e rude, um elfo de poucas palavras e aes honestas. Sua honestidade no exatamente um trao bem vindo para aqueles que trespassam as terras dos Grugach, j que eles preferem deixar suas flechas discutirem a permitir que os forasteiros escapem de sua punio com blefes. Os Grugach so hostis a tudo fora de sua esfera de influncia e desconfiam profundamente de tudo que cheire civilizao.

Sociedade
Uma tribo Grugach se une em torno de um chefe forte, que orientado por um conselho de ancies. Qualquer um pode desafiar o chefe da tribo pela posio, com o vitorioso em um ritual de combate tornando-se o novo lder. Estes desafios so raros e nunca at a morte. A posio hereditria desde que o filho do chefe possa defender o ttulo contra desafiantes sucesso, mas se os ancies apoiarem a sucesso no h candidatos. Os Grugach regulam suas vidas de acordo com a mudana das estaes, viajando para seguir as manadas de animais que caam por sustento e roupas. Eles tem um profundo respeito pela natureza, ainda mais forte que os outros elfos. Eles constrem acampamentos quando param para recolher comida e passar a temporada de caa, mas vo embora quando as condies se tornam muito duras. Os Grugach tem cimes de seus domnios, e defendem-nos com grande zelo e ferocidade.

Descrio Fsica
Os Grugach so to pequenos e geis quanto os Altos Elfos, mas no to frgeis. Outra diferena a sua pele amarronzada que os diferencia dos tons claros de outros elfos. Eles possuem uma graa felina que ao mesmo tempo que impressiona tambm assusta. Um Grugach atinge sua maturidade atravs de um rito de passagem em seu primeiro sculo e pode viver tanto quanto um Alto Elfo.

Relaes
Os nicos aliados dos Grugach so os animais e as fadas que habitam suas terras. Os Grugach recusam a companhia de qualquer outro humanide que no seja nativo da floresta, incluindo outros elfos. Eles podem estar dispostos a falar com um druida ou ranger que viva na floresta. Os invasores costumam enviar familiares ou companheuros animais carregando mensagens para evitar uma morte rpida e inesperada.

Etnias lficas

26

Um suplemento para
Alinhamento
Os Grugach so seres independentes que fazem de tudo para defender suas terras, no seguem nenhum mtodo especfico para isso e suas aes nunca podem ser antecipadas, por isso, a tendncia Catica a mais comum entre eles.

Aventureiros
Um aventureiro Grugach um batedor, um xam procurando aumentar sua experincia ou um renegado. Os fortes laos tribais dos Grugach no so quebrados facilmente e muitos poucos abandonam a tribo por vontade prpria para explorar o mundo.

Terras dos Grugach


Os Grugach no tem assentamentos permanentes, mas constrem acampamentos temporrios de onde caam e coletam ao longo das rotas de migrao. Eles preferem viver em florestas, mas se aventuram nas plancies com frequncia. Eles espalham armadilhas por uma grande rea ao redor de seus acampamentos elas ficam cada vez mais letais medida que se aproximam do acampamento em si.

Traos Raciais
Os Grugach tm as seguintes caracteristcas raciais: +2 Destreza e -2 Inteligncia As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos.

Religio
A religio entre os Grugach to primitiva quanto o resto de seu estilo de vida. Os Grugach tm uma abordagem xamanstica em seu culto, acreditando que ele a alma de todas as coisas, com os deuses sendo meramente grandes espritos.

Idioma
Os Grugach falam um dialeto rude do lfico, e no o escrevem, contando com a tradio oral para passar seu conhecimento atravs de contadores de histrias e xams.

Grugach

27

Etnias lficas

Etnias lficas
Nyss
Elfos originais do cenrio Reinos de Ferro e adaptados para Tormenta

Dizem as lendas que os elfos foram criados por Glrienn em um continente distante a oeste de Arton. Talvez fugindo de alguma ameaa ou mal, parte dos elfos zarparam em seus navios em direo a uma terra prometida por Glrienn, fundando assim o reino de Lenrienn em Arton-sul. Entretanto, nem todos os elfos partiram na esquadra de Glrienn. Por uma srie de divergncias, alguns elfos romperam com sua deusa, decidindo permanecer em sua terra ancestral e forjar seu prprio destino, estes elfos eram conhecidos como os relutantes ou os infiis, e deles os elfos lenoriennos no falam. Um destes grupos de elfos relutantes acabou decidindo partir de suas terras devastadas, empreendendo uma grande jornada a p atravs dos mares congelados do norte, liderados por Nyssor, outrora um arteso renomado, convertido em guerreiro e lder de seu povo durante os anos de angstia. Os elfos iniciaram sua fuga desesperada atravs das plancies glidas e sofreram grandes baixas, mas a valentia e determinao de seu lder os impeliu adiante, e foram estas qualidades que chamaram ateno de Belyssis, dama do sopro glido e deusa-menor do inverno, filha de Azgher e Allihanna (conhecida como Crisdis pelos povos do sul). Ela veio ao encontro de
Etnias lficas

Nyssor e seu povo, ensinando os elfos a sobreviverem nas plancies geladas. Com o tempo, os elfos abandonaram todos os vestgios de seu passado e a deusa-me que abandonaram (conhecida entre eles como a Me-tola), adotando Belyssis como divindade patrona. Tornaram-se elfos do inverno de corpo e corao. Por fim, os elfos chegaram ao extremo norte de Arton, se estabelecendo ali, onde Nyssor e Belyssis se casaram, sendo aclamados como rei e rainha do agora autonomeado povo nyss. Nyssor morreu sculos depois, lutando contra a terrvel dragoa-demnio Glyssingfor, que foi aprisionada sob o gelo graas a unio de todos os povos do norte. O corpo do velho rei foi sepultado num esquife de gelo eterno, que todo nyss visita pelo menos uma vez na vida. Aeric, filho de Nyssor e Belyssis, foi nomeado novo rei, posto que detm at hoje. Aps a morte de seu amado a deusa do inverno se isolou no templo das Espirais Estilhaadas, escondido nas montanhas, vivendo ao lado de seus altos-sacerdotes. Anualmente, no equincio de inverno, ela desce das montanhas para visitar o tmulo de seu amado e conceder benos ao povo que adotou.

Descrio Fsica
Nyss possuem traos comuns aos demais elfos, mas no h como confund-los. So mais altos que os demais elfos, sua pele plida como a neve e seus cabelos so negros, azulados ou quase brancos, geralmente

28

Um suplemento para
mantidos curtos. Seus olhos variam em tonalidades de azul e violeta. Muitos trazem em seus rostos tatuagens intrincadas, chamadas suyaric (letras da pele), que identificam o indivduo como membro de uma estilha ou tribo.Posteriormente modificaes podem ser feitas na suyaric para expressar feitos importantes, crenas e devoes. Muitas destas tatuagens so mgicas. pesca e defesa do territrio, atuando tambm como batedores e mensageiros. So em sua maioria rangers ou brbaros e todos carregam consigo uma claymore nyss. Artesos so responsveis por toda manufatura da tribo e pela criao dos cervos gigantes que servem como montaria. Msticos so a menor classe, formada por clrigos de Belyssis, feiticeiros (geralmente da linhagem das neves) e raros druidas, tendo a funo de sacerdotes, curandeiros e responsveis por lidar com quaisquer assuntos sobrenaturais. Exceto pelos deveres, no h distino entre as classes, e o lder de cada estilha pode vir de qualquer uma delas.

Personalidade
Costumam a ser frios e reservados, especialmente com forasteiros. A cultura nyss se baseia nos valores de honra, orgulho e bravura. So um povo rstico, chamados por vezes de brbaros, mas possuem uma cultura muito rica, sendo hbeis nas artes da carpintaria, da forja, dos artesanatos em couro e dos trabalhos em pedra e gelo.

Relaes
Nyss so isolacionistas, e no sem motivo, o Grande Norte um lugar perigoso, habitado por monstros, povos brbaros e gigantes de gelo hostis. Apesar disso, mantm relaes comerciais espordicas com alguns povos, geralmente trocando seu artesanato por metais e minrios, j que no praticam a minerao. Forasteiros que atravessem suas fronteiras so mortos imediatamente, a menos que certos protocolos sejam seguidos. Se deseja travar contato pacfico com estes elfos mantenha quaisquer armas cobertas e leve um presente adequado (em geral um artigo de metal obraprima), declarar seus objetivos em lfico tambm aconselhado. Apesar de desconfiados, elfos nyss tratam os hspedes que acolhem com generosidade.

Sociedade
Os Nyss so um povo nmade, dividindo-se em uma dzia de grandes tribos. Cada tribo composta por quatro a seis estilhas, a unidade bsica de sua sociedade, formada por famlias com relao de parentesco prximo. Cada tribo Nyss constroi grandes sales de pedra e madeira em pontos estratgicos, por vezes verdadeiras fortificaes, que servem de ponto de estabelecimento das estilhas, que de tempos em tempos viajam em direo a outros sales (geralmente quando a caa e pesca escaceiam). Existem basicamente trs classes sociais: caadores, artesos e msticos. Caadores so responsveis pela caa,

29

Etnias lficas

Etnias lficas
Alinhamento
Nyss valorizam o esprito livre e o orgulho tpico dos povos brbaros. O ambiente hostil em que vivem os tornou mais rgidos e frios que seus ancestrais, mas ainda assim valorizam os pequenos atos de sacrifcio e bondade. Por isso Catico o alinhamento mais comum entre os Nyss.

Traos Raciais
Os Nyss tm as seguintes caracteristcas raciais: +2 Destreza ou Sabedoria e -2 Inteligncia +4 em Jogades de Proteo com base em Sabedoria. Nyss no sofrem penalidade de deslocamento quando esto na neve

Idiomas
Os Nyss falam o lfico, com poucas diferenas para o lfico falado em Lenrienn, mas apenas os msticos conhecem a linguagem escrita (que para eles carregada de poder mgico). Os nomes Nyss so parecidos com os nomes de elfos, mas costumam a soar mais glidos (com muitos k, z, o e y).

Aventureiros
De tempos em tempos, alguns Nyss partem em misses de comrcio ou reconhecimento das regies fora de suas fronteiras, muitas vezes na companhia de membros de outras raas. Alguns tambm so enviados em misses de extermnio de monstros, muitas vezes sob orientaes da prpria deusa Belyssis. Sabe-se que o nico paladino de Belyssis (que dizem ser um de seus filhos com Nyssor) viaja bastante para fora das fronteiras, sempre envolvido em misses sagradas e aventuras.

Nyss

Fonte
Texto retirado do site: http://areadetormenta.wordpress.com e de autoria de Edu Guimares

Etnias lficas

30

Um suplemento para
Elfos Prpuri
Elfos originais do cenrio Ethora

Purpuris so chamados assim devido cor da pele ser levemente arroxeada, sendo que quanto mais clara a pele, quanto perto da cor prpura, mais pura a linhagem do sangue. Entretanto, existem variaes azuladas, escuras e at mesmo avermelhadas. Os cabelos e os olhos tm, em geral, o mesmo tom da pele - e em rarssimas ocasies, quando recessivos, so ambos negros. Eles so um pouco mais baixos que os humanos e alto-elfos, nunca excedendo 1,75m, e sem diferena significativa de altura entre os sexos. Muito esquios e esbeltos, os purpuris apresentam uma falsa impresso de fragilidade, mas na maior parte das vezes so fortes e resistentes. Elfos purpuri so uma raa lfica sem civilizao, vagando livremente pelo territrio dos humanos. Diferente dos demais elfos, os purpuri valorizam o silncio, a meditao, a serenidade... e detestam festas e algazarras. Amor e lealdade so conceitos extremamente valorizados. Dizem que um purpuri, em sua longa vida, apaixona-se uma nica vez e ento vive em nome desse amor, sendo ele correspondido ou no. Essa tendncia ao amor platnico extremo dificulta a ploriferao da raa, tornando-os mais raros ainda.

Os Purpuris foram amaldioados, ningum sabe o motivo, por Brazen, o Senhor das Trevas, que lanou sobre os purpuris uma maldio eterna: eles teriam de sacrificar o que possuam de maior valor pela sobrevivncia da raa e como todos os elfos, os purpuris valorizavam, acima de tudo, seus bons sentimentos. Ento quando um purpuri atinge a idade adulta (cerca de 100 anos) e pode se reproduzir, seu corao se transforma numa pedra preciosa. A gema deve ser logo removida para evitar a morte do elfo - viver com ela provoca uma angstia to avassaladora que faz a vtima tentar tirar a prpria vida. No podendo viver com o corao, os purpuris tratam de encontrar um local seguro para escond-lo. Masmorras assombradas, covis de drages, ninhos de harpias so locais mais comuns. A segurana do corao do purpuri importante pois caso algum tome posse da gema, ter direito de desafiar o purpuri. Vencendo, ter direito de tomar sua liberdade e faz-lo seu escravo. Quando algum move a pedra do lugar, o purpuri sente seu corao pulsar(sensao que provavelmente no experimenta h muito tempo) e uma sensao estranha se apossa de seus sentidos. De alguma maneira, o purpuri sabe todas as informaes possveis da pessoa que est com a pedra: seu nome, quem o acompanha, seus equipamentos, local... No exatamente uma viso: O purpuri sente o que a pedra sente. O desespero toma

31

Etnias lficas

Etnias lficas
conta de sua alma, pois se a pedra for destruida, ele morrer. A gema no mgica. Poucos tm esse conhecimento sobre os purpuri e apenas um especialista perceberia a diferena entre uma pedra normal e o corao de um purpuri. Para destruir a gema, necessrio o sacrifcio de um item mgico de grande valor ou de uma vida humanide. Cedo ou tarde, o purpuri vir em busca de seu corao. A abordagem varia de acordo com sua tendncia, mas caso haja confronto, o purpuri lutar ferozmente at a morte. Vencendo, tomara a gema de volta. Caso perca, ser vtima de um encantamento poderoso: enquanto o vencedor tiver seu corao, o elfo ser um escravo perfeito, atendendo qualquer ordem, mesmo que isso cause sua morte. O purpuri est preso a esse pacto at que o ltimo descendente de seu senhor permanea vivo. Em uma tentativa de livrar-se da maldio, muitos purpuris tornamse devotos de Brazen, em busca de sua piedade. Mas Brazen um deus rigoroso, exigindo provas de fora de seus devoto, mandando seus enviados, normalmente elementais e extraplanares, para desafiar o elfo purpuri de tempos em tempos(pela primeira vez no 3 nvel, e a cada 2 nveis seguintes). A Criatura ser sempre sempre ser um esprito com nvel de poder semelhante ao do devoto, e prope um combate individual, em seus termos(normalmente buscando evitar uma condio ambiental desfavorvel). O personagem no obrigado a aceitar o desafio, pois caso perca, ser obrigado a sacrificar um item de grande valor ou na falta desse, a prpria vida. Quando morre, o devoto tem o direito de desafiar o prprio deus Brazen, e se vencer, libertar toda a raa da maldio. Devido a perseguio de outras raas lficas e sua maldio, os purpuris se tornaram extremamente raros. Os poucos que restam so sobreviventes astutos. Desde jovens, os elfos purpuri treinam a arte da luta e da fuga(a sobrevivncia est muito acima da honra e glria). Suas armas preferidas so a espada longa, a adaga, e todo tipo de lana, exceto a lana montada.

Traos Raciais
Os Elfos Prpuri tm as seguintes caracteristcas raciais: +2 Destreza e -2 Sabedoria Imunidade a sono e encantamentos similares Viso no Escuro: Os Drow podem enxergar at 18 meros na escurido total, nessas condies a viso do Drow em preto e branco. O Elfo Purpuri tem chance de 50% de despistar qualquer criatura que o esteja perseguindo. Inimigos Extraplanares: Os Prpuris estudam e treinam muito para derrotar seres extraplanares enviados por Brazen, por isso na hora do combate eles sempre estaro bem preparados e

Etnias lficas

32

Um suplemento para
recebero um bnus de +2 no Bonus de Ataque e no Dano contra esse tipo de criatura. Detectar Extraplanares: Os prpuris conseguem detectar seres extraplanares da mesma maneira que clrigos detectam o mal.

Elfos Dourados
Elfos originais do cenrio Tagmar

Os Elfos Dourados so os mais raros dentro da raa lfica. Os poucos que existem vivem associados a outras raas, geralmente junto a tribos de Elfos Florestais, ocupando lugares de destaque. Os cls que se unem para formar uma cidade ou nao constituem uma exceo. Eles so belos e altivos com sua pele dourada e cabelos brancos, dourados ou ruivos. Sua capacidade fsica baixa, mas sua capacidade intelectual e mgica mais do que compensam isso. Sua sociedade voltada para o saber, produzindo muitos Magos e Bardos. Magicamente ativos, suas capacidades so lendrias. Assim como os Elfos Florestais, so mais geis que os Humanos. Poucos so os seus Sacerdotes, pois sua cultura privilegia os Magos. Alguns so Guerreiros (fato raro), um nmero maior, Rastreadores, devido sua intimidade com a natureza. Raros tambm so os Ladinos, por serem considerados indignos do alto nvel da raa. Sua curiosidade sempre insatisfeita e seu amor fantico pelo conhecimento so praticamente os nicos motivos que os levam a se aventurar (pode se somar tambm uma parcela de tdio). Existem lendas de Elfos Dourados que viveram muito mais que 800 anos, pois nunca saciaram sua sede de

Elfo Prpuri

Fonte
Texto adaptado a partir do original publicado na revista Dragon Slayer n22 com texto de Beth Kodama & Paladino.

33

Etnias lficas

Etnias lficas
conhecimentos e, por isto, nunca perderam a vontade de viver.

Kaldorei
Elfos originais do cenrio Warcraft

Traos Raciais
Os Elfos Dourados tm as seguintes caracteristcas raciais: +1 Inteligencia ou Sabedoria, +1 Carisma e -2 Fora ou Constituio. Imunidade a sono e encantamentos similares Elfos Dourados no podem se tornar Ladres As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos.

Os Kaldorei, ou Elfos da Noite como tambm so conhecidos, so uma raa solitria que habita a terra antiga de Kalimdor. Eles foram a primeira raa a surgir no mundo de Warcraft RPG. Tambm se tornnaram os primeiros a estudar magia arcana e a espalh-la pelo mundo, resultando na primeira invaso por parte da Legio Flamejante. Este evento catastrfico os fez abandonar a magia arcana, temendo o retorno das foras demonacas. Os Kaldorei se isolaram do resto do mundo e permaneceram escondidos no topo da montanha sagrada de Hyjal por milhares de anos. Embora tenham resistido ao fascnio da magia arcana, os Kaldorei estavam intimamente ligados a outro poder. O Monte Hyjal era uma fonte de grande energia mstica; a exposio contnua a esta essncia mgica concedeu aos Kaldorei a imortalidade e uma resistncia tremenda magia. Embora esses poderes incrveis tenham sido teis ao longo dos sculos, os Kaldorei abdicaram deles para ajudar a repelir a Legio Flamejante no confronto final durante a Batalha do Monte Hyjal. Os Kaldorei so selvagens, passionais e fervorosos na defesa de sua terra. Eles podem ser muito supersticiosos em relao a certos assuntos, como hora do dia apropriada para uma batalha, ou brutalmente pragmicos em relao a outros, como aceitar as

Elfo Dourado

Fonte
Manual de Regras do Tagmar II
Etnias lficas

34

Um suplemento para
perdas durante uma guerra. Embora sintam falta do passado, quando eram imortais, no se arrependem das escolhas feitas durante o processo para derrotar seus antigos inimigos. Os Kaldorei comearam a venerar as divindades da natureza e espritos totem em eras passadas, aps as primeiras batalhas contra a Legio Flamejante. O panteo inclui Elune, a deusa da lua; Cenarius, o semideus dos bosques e Malorne, o Guia.

Terras dos Kalderei


Grande parte do lar original dos Kalderei na Floresta do Vale Cinzento foi destruda ou corrompida durante a invaso da Legio Flamejante. Este conflito devastou Kalimdor e, embora os demnios tenham sido destrudos, a sociedade dos Kalderei foi destroada como consequncia. Os druidas selvagens agora lutam para curar e restaurar a terra, enquanto as sentinelas vigiam eternamente os inimigos visveis e invisveis. Os Kalderei vivem na aldeia de Refgio Noturno, localozada na sacra Clareira da Lua nas encostas do Monte Hyjal. Cercada por rvores colossais, runas antigas e os poos da lua sagrados, o local um dos ltimos refgios restantes dos Kaldorei. Embora valorizem sua ligao com a Aliana, poucos humanos ou anes podem adentrar o centro de Refgio Noturno e jamais tm permisso para ver os poos da lua sagrados. Nunca se permite a presena dos desconfiados Altos Elfos. Apenas os stiros dementes ou os selvagens furbolgs representam uma ameaa real para a existncia tranquila dos Kalderei.

Descrio Fsica
Os Kaldorei so imponentes, eles tm cerca de 2m de altura e pesam entre 90 e 110Kg, so muito mais musculosos do que os humanos e os Altos Elfos, embora tenham corpos geis e graciosos, em vez de grosseiros. Alm da maior estatura, tambm parecem um pouco mais selvagens do que os Alto Elfos. Sua pele varia entre tons de violeta e roxo escuro e seus cabelos podem ser amarelos, azul escuro ou verdes. Os olhos dos Kaldorei no apresentam pupilas e tm um brilho prateado principalmente sob a luz da lua. As orelhas desses seres so ainda mais pontiagudas que a dos Alto Elfos, chegando a atingir quase 30cm. Suas roupas refletem a ligao a ligao com a natureza, geralmente adornadas com desenhos de folhas ou plantas. Os Kaldorei tornam-se adultos aos 110 anos de idade e, embora sejam imortais conseguem sobreviver at presenciarem um segundo milnio.

Relaes
Os Kalderei interagiram eficientemente com os orcs conta a Legio Flamejante, mas a cautela natural dos primeiros e a desconfiana dos segundos acabaram estragando esse relacionamento. Os Kalderei tambm no so os mem-

35

Etnias lficas

Etnias lficas
bobros mais entusiastas da Aliana. Embora honrados e justos, a desconfiana natural em relao s outras raas, a aparncia selvagem, at mesmo feroz, e seus hbitos noturnos e poderes ocultos tornam difcil a integrao com outras culturas. O fato de no desejarem abandonar a beleza sombria das florestas ao redor do Monte Hyjal tambm no ajuda muito. Mesmo assim, muitos so suficientemente sbios - ou curiosos para acreditar que manter uma amizade com a Aliana em Theramore e Bael Modan imperativo. Eles so fascinados pelas raas mais jovns e empolgam-se com a perspectiva de comrcio e produtos exticos. Estes espritos aventureiros viajam pelas terras meridionais como exploradores, mercadores e embaixadores. Esta curiosidade no se estende aos Altos Elfos. Os Kaldorei conseguem praticamente sentir o cheiro do vicio pela magia em seus primos. Os Kaldorei se lembram de t-los banido pela intromisso constante na magia arcana e ainda os vem como ca~es raivosos que esto prestes a morder algum. Se um dia surgir a necessidade, no sentiro nenhum remorso em aniquilar seus primos desobedientes. Eles respeitam a opinio de Jaina Mourorgulho, que afirma que os Altos Elfos so parte da Aliana, mas no sentem afeio por eles. Os Kaldorei agem em conjunto com seus primos quando necessrio, mas precisam de tempo e esforo para superar o desprezo pelos Alto Eflos

Traos Raciais
Os Kaldorei tm as seguintes caracteristcas raciais: +2 Sabedoria e -2 Inteligncia Os Kaldorei no podem ser magos Os Kaldorei tem 50% a mais de Resistncia a Magia. Os Kaldorei tem 50% a mais de chance de esconder durante a noite.

Kaldorei

Fonte
Livro Warcraft RPG publicado pela Editora Devir.

Etnias lficas

36

Um suplemento para
Wayjik
Wayjik, ou Elfos do Inverno como tambm sao conhecidos, so astutos e perversos, que tiveram o sangue contaminado por principe demnio muito tempo atrs, eles foram condenados a viver nas Terras Geladas e, como todos os elfos, se adaptaram a esse ambiente criando assim uma etnia lfica nica e amaldioada. Muitos anos atrs um cl de Elfos Cinzentos iniciou uma caado ao prncipe demnio Gaulgardos e se perderam nas terras congeladas do norte, esse er ao cl Wayjik. Hoje em dia, o Wayjik so uma raa totalmente separada, perderam seus laos com os Elfos Cinzentos. Se o esprito de justia do cl diminuiu, seu poder s aumentou, eles dominaram as magias de frio, bem como os animais que habitam as terras de gelo eterno. Alguns vero os Wayjik como brbaros, o que no deixa de ser verdade, eles de fato vivem em terras duras, e se adaptaram a essa forma de vida muito bem, mas no ao ponto de negar a civilizao. Mas fato que ao adotar a escravido como prtica comum, os Wayjik tm muito tempo para gastar com aperfeioamento e desenvolvimento de sua cultura. Mais organizados que seus primos, eles se esforam para criar uma rgida, slida e forte o suficiente para um dia serem um poderoso cl. Um dia, pelo menos assim eles acreditam, ser a hora de ir atrs e descobrir o que os outros criaram, e se eles forem fracos, os Wayjik ir]o destru-los e mostrar ao mundo qual o verdadeiro legado dos deuses lficos.

Descrio Fsica
Wayjik so humanides pequenos e esguios, muito parecido com outras etnias lficas. Tanto homens como mulheres esto entre 1,20 e 1,80 metros de altura e pesam pouco mais de 50 quilos. A pele do Wayjik ainda mais plida do que o de outros elfos, contrastando muito bem com seu cabelo, que normalmente preto. Seus olhos so geralmente azuis ou verdes, mas outros tons, especialmente violeta, no so incomuns. Alguns acreditam que isso seja uma manifestao do sangue de demnio que corre em suas veias. Wayjik sempre so vistos com roupas pesadas, prprias para sustentar longos perodos de exposio a temperaturas frias. O branco sua cor favorita, que combina muito bem com a tundra, e cria uma camuflagem natural mais efectiva e seus inimigos no podem identific-los,quando o fazem j tarde demais. uma prtica comum entre os Wayjik para vestir a pele de lobos mortos inverno, que cavalgavam para a batalha com eles. Como seus primos, os Wayjik no precisam dormir. Eles tambm podem viver mais de 700 anos, mas raramente sobrevivem por muito tempo, j que um Wayjik mais uma presa do que um caador devido ao seu sangue e ao ambiente hostil em que vivem, e

37

Etnias lficas

Etnias lficas
no raro aparecer um inimigo forte o suficiente para derrot-lo. Se este for o caso, o cl no vai olhar para trs, e sequer recolher os ossos.

Personalidade
Dentro de suas terras, o Wayjik no so muito cautelosos, tem prazer em lutar e caar aqueles que cruzam seu caminho, o que s vezes inclui pessoas das terras quentes, principalmente aventureiros e exploradores. Ao contrrio dos elfos do Sul, estes habitantes frio no desfrutam de uma vida de prazeres e da liberdade. Eles so fortemente militarizados, e acreditam na construo de uma raa poderosa de peas individuais vinculados por lealdade e devoo ao bem maior do cl. Os Wayjik vivem para uma filosofia forte: os que rejeitam a autoridade de outros nunca sero capaz de governar at mesmo suas prprias vidas. No acham estranho pensar que o seu sangue contaminado seria uma evoluo do sangue lfico e que seu destino mesmo governar as raas mais fracas.

de gigantes do gelo ou um drago branco comeam a ocupar o seu territrio. Isso pode resultar em meses (ou at anos) de guerra, mas no final poucas so as criaturas capazes de durar mais que o Wayjik em seu terreno de eleio. Uma das raras excees a um dio Wayjik de outras criaturas o seu forte vnculo com os lobos do inverno de suas terras. Ser visto montando um lobo inverno em combate uma grande honra para os Waykij, como tm sido suas montarias escolhidos desde oincio dos tempos. Estes animais mgicos so diferentes daqueles encontrados fora do territrio Wayjik, e tem aprendido a compartilhar a intolerncia e o comportamento geral dos seus mestres.

Alinhamento
O antigo cl Wayjik era um smbolo da nao lfica porque sempre eram totalmente leais. Ele tinham um senso de justia muito forte e lutavam implacavelmente contra o mal. Hoje, os Wayjik so extremamente militarizados, grupos de guerreiros e de caadores so organizados com uma hierarquia quase absoluta, praticamente inaltervel. Individualmente, os Wayjik aprenderam a sobreviver no inverno rigoroso, principalmente pela organizao de seu povo. Cada um obrigado a respeitar a autoridade legtima, e est sempre disposto a negociar e criar pactos, embora temporariamente,

Relaes
Wayjik procuram escravizar aqueles que vm sua volta. Eles tm um dio especial dos outros elfos, mesmo a linhagem mais prxima, a dos elfos cinzentos, ou aqueles com alinhamento similar, como os drow. O ambiente normalmente habitada por Wayjik coloca-os em conflito com inimigos monstruosos mais do que as raas civilizadas. s vezes, uma tribo
Etnias lficas

38

Um suplemento para
com aqueles que no podem prontamente matar ou escravizar. Os Wayjik so incapazes de compreender e aceitar conceitos como liberdade e democracia. O Mal penetrou no corao dos Wayjik h muito tempo, e provavelmente no sair to cedo. Apesar de terem sido originalmente o produto de uma corrupo demonaca, os Waykik foram naturalmente assumindo esse comportamento como um pr requisito para sobreviver nas terras geladas do norte. Algumas vezes um Wayjik nasce com comportamentos diferentes, como praticar o bem e buscar a justia, os que nascem assim e so inteligentes o suficiente abraam rapidamente o caminho dos aventureiros, os que no so morrem cedo pois os Wayjik odeiam o comportamento libertrio. As cidades Wayjik tm uma vista bonita, com esttuas de seus ancestrais esculpidos em gelo e grupos de lobos brancos correndo quase assemelhando-se criaturas pacficas. Ainda assim, aqueles que chegaram perto o suficiente podem atestar que tal beleza no nada mais que uma armadilha para os tolos, e os Wayjik se alegram em torturar e escravizar os que procuram a sua hospitalidade.

Religio
Wayjik acreditam que devem adorar o mesmo panteo dos seus primos elfos, mas de uma maneira um pouco distorcida. Isso no poderia estar mais longe da a verdade. H muito tempo atrs, o Wayjik escravizados foram conduzidos liberdade por um sacerdote do suposto Pai dos Elfos. Na verdade, ele era um adorador de demnios, cujas falsas palavras orientaram o j amaldioado cl a seguir o caminho das trevas. Hoje em dia, eles acreditam serem os escolhidos para comear uma nova era de poder para a nao lfica. Curiosamente, os Wayjik no procuram orientar os outros elfos em sua iluminao. Na verdade, eles prevem um futuro onde os elfos vo lutar pela supremacia aos olhos dos deuses, e apenas seu sangue mais forte vai durar. Obviamente, poderosos demnios concedem os poderem aos clrios Wayjik, e eles se apresentam como sendo sua divindade, disfraado de elfo nobre. impossvel prever o que acontecer quando os Wayjik desco-

Terras dos Wayjik


Um territrio coberto por montanhas geladas e interminvel, essa a tundra e o lar dos Wayjik. Eles normalmente so encontrados em acampamentos permanentes, mas podem se tornar nmades. As terras dos Wayjik esto longe de ser o que eles acreditam ser digno de se viver. um pensamento comum entre eles pois acreditam que o tempo da mudana vir e eles migraro para as terras quentes e aproveitaro seu domnio sobre as pobres criaturas que, atualmente vivem l. At essa hora chegar, eles esto mais do que satisfeitos em serem os caadores e os reis das regies frias e impiedosas do Norte.

39

Etnias lficas

Etnias lficas
brirem que foram enganados, mas devido ao seu comportamento maligno, de fato abracem e passem a servir de bom grado as novas divindades.

Traos Raciais
Os Wayjik tm as seguintes caracterisitcas raciais: +2 Destreza ou Inteligncia e -2 Constituio ou Fora. Os Wayjik podem usar uma vez por dia a habilidade Mos Congelantes (mecnica idntica a magia Mos Flamejantes, mudando apenas o elemento). As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos.

Idiomas
Durante os anos de exlio, os Wayjik desenvolveram uma variao da lngua falada por outros elfos. Eles incorporaram elementos demonacos e dialetos gigantes, e tambem utilizam letras rnicas para a comunicao escrita. Esta lngua tambm menos melodica di que a falada por seus seus primos, o que de se esperar de uma nao militarizada. O idioma Wayjik pode ser compreendido facilmente por aqueles que falam a lngua lfica. Os lobos do inverno que habitam terras Wayjik normalmente aprendem o dialeto Wayjik em vez da lngua gigante, acrescentando a seu prprio repertrio de uivos e linguagem corporal e que o cl tambm aprende a entender.

Aventureiros
Aventurar-se no um chamado importante entre os Wayjik. Na verdade, eles vem aqueles que o fazem como socialmente carentes. Wayjik vivem por uma crena de que tudo o que precisa pode ser encontrado dentro de sua consistente estrutura social. Mesmo que algo esteja faltando, possvel tomar a partir de uma raa mais fraca ou trabalho dentro de sua estrutura social rgida para alcan-lo. Assim, um Wayjik aventureiro ou um espio ou um pria.

Wayjik

Fonte
E-book Lines of Legend: Winter Elves publicado pela Secular Games.

Etnias lficas

40

Um suplemento para
Elfos Vampiros
Elfos originais do cenrio Argos

Os Elfos Vampiros so uma raa criada atravs de um ritual demonaco que trouxe a maldio para um vilarejo lfico. Durante um ataque imperial a uma base de Shivar, a vila lfica de Thornden estava em meio ao fogo cruzado e seu lder, o ancio Louson Thornden no viu outra alternativa a no ser recorrer aos deuses para salvar sua vila. Durante o ritual, um avatar do deus Thantros apareceu na vila lfica e props um negcio ao ancio. Ele teleportaria todos os habitantes da vila, mas em troca passariam a adorar o Thantros. O ancio sabia que era um caminho sem volta e que Thantros era um dos deuses malignos de Argos, mas em nome da segurana da vila ele aceitou o trato. A vila inteira foi teleportada para uma clareira na Floresta das Sombras, a floresta mais perigosa de Argos. Ali a vila estava salva da guerra, mas talvez estivesse em pior situao agora. Feito isso o avatar apenas sumiu e o ancio sem esperanas tentou acalmar os moradores da vila. Nesse dia, os elfos mais fortes foram selecionados para caar e trazer alimentos para a vila, todos sabiam que isso era uma misso suicida, mas mesmo assim eles foram, e foi nessa caada que a inteno de Thantros foi descoberta As coisas comearam a ficar mais

claras quando o primeiro caador morreu e um de seus conpanheiros completamente desesperado desejou pela sua volta. O elfo outrora morto, magicamente se levantou como se nada tivesse acontecido, todos ficaram muito felizes e continuaram a caada. Quando outro caador morreu, repetiram o pedido e o companheiro voltou. Os elfos estavam muito felizes e Thantros mais ainda. Muitas mortes depois os Elfos voltaram para a aldeia com o to esperado alimento e muita festa aconteceu nesse dia. Exatamente vinte quatro horas aps as mortes os elfos abenoados com a segunda vida comearam a sentir uma sede de sangue incontrolvel e comearam a atacar os demais moradores da vila, e conforme eles iam matando as splicas pela vida iam aumentando, assim como o sorriso de Thantros. Dias depois a vila estava com alguns cadveres mas completamente abandonada. Uma nova raa havia surgido, os Elfos Vampiros. Thantros amaldioou aqueles elfos com o dom da segunda vida, mas essa s seria aceita mediante o pedido de algum, normalmente um ente querido ou companheiro de aventuras, nessas condies o elfo renascia e um dia depois entraria em seu primeiro perodo de sede e com a primeira misso de Thantros, aumentar o exrcito. Por isso, os Elfos Vampiros fazem aatques isolados esperando que al-

41

Etnias lficas

Etnias lficas
gum pea uma nova vida para sua vtima, se o fizer, ela voltar a sua conscincia por 24 horas, depois disso se torna um soldado de Thantros. A maldio de Thantros s funciona com sangue lfico, a sede de sangue dos seus soldados s podem ser saciadas com sangue lfico. A segunda vida concedida apenas a elfos, e ela ativada atravs de um forte desejo ou questionamento sobre o ocorrido. Frases como Por que ele morreu? Se ele estivesse aqui agora? Isso no poderia ter acontecido entre outras servem para ativar a maldio, mas qualquer sentimento similar a esse tambm ativa a maldio, e o sentimento no precisa ser expressado apenas verbalmente, uma forte vontade ativar a maldio. mal e ver o sofrimento dos outros, principalmente elfos. Isso percebido na seleo dos novos Elfos Vampiros de Thantros, normalmente so pessoas que funcionam como o pilar de uma familia ou so adorados por muitos, esse o principal gatilho para o aumento do exrcito. Eles no tem preocupaes uns com os outros e so bem recompensados pelos novos membros que trazem.

Descrio Fsica
Na primeira semana os Elfos Vampiros ainda mantm suas caractersitcas originais, depois disso passam a ter uma pele clara, no to plida com olhos vermelhos cor de sangue e cabelos pretos, altura e peso eles mantm a da etnia original.

Sociedade
Aps o perodo de primeira sede, os Elfos Vampiros se dirigem para o Santurio da Noite, uma imensa fortaleza-catedral que serve como base de operaoes e adorao ao deus Thantros. No Santurio uma hierarquia definida pelo prprio Thantros que nomeia seus comandantes. A hierarquia seguida com rigor. Elfos Vampiros mais novos normalmente tem de provar seu valor e passam por inmeros testes e provaes.

Relaes
Os Elfos Vampiros so soldados de Thantros em uma possvel guerra divina, so mal vistos e evitados por todas as outras raas, principalmente as lficas. Em alguns locais, principalmente os que tem Lightor como divindade principal so alvos de gordas recompensas.

Alinhamento
So muito organizados e disciplinados, respeitam a hierrquia e seguem cegamente as instrues de seus lderes. A maioria dos Elfos Vampiros tem uma tendencia Ordeira.

Personalidade
Os Elfos Vampiros so extremamente frios e sdicos, gostam de praticar o
Etnias lficas

42

Um suplemento para
Terras dos Elfos Vampiros
Alguns Elfos Vampiros ficam em pequenos acampamentos espalhados por Argos para informar Thantros ou cumprir alguma misso, mas a maioria fica no Santurio Negro, uma enorme fortaleza na parte ocidental de Argos. Essa fortaleza a base do culto a Thantros, e em uma possvel batalha divina, eles sabem que esse Santurio ser um dos poucos lugares seguros. nela os Elfos vampiros convivem com raas menores como goblins e kobolds e tambm com alguns demnios que servem a Thantros.

Aventureiros
Existem pouquissimos aventureiros dessa raa, pois quando eles conseguem sair do controle de Thantros passam a ser caados pelos demais Elfos Vampiros, e alm disso so caados pelos inimigos de Thantros, sua sede de sangue tambm um complicador para que ele vire um aventureiro normal.

Traos Raciais
Os Wayjik tm as seguintes caracterisitcas raciais: +2 Fora e -2 Carisma. Os Elfos Vampiros precisam se alimentar de sangue pelo menos uma vez por dia, o sangue de qualquer animal sacia a fome, mas ele sentir satisfeito apenas com sangue lfico. Quando se alimentar exclusivamente de sangue no lfico dever fazer uma JP baseada em sabedoria para no atacar elfo. A dificuldade aumenta em 1 por dia sem se alimentar com sangue lfico. Por exemplo, se ficar 3 dias sem sangue lfico ter +3 de dificuldade. Os Elfos Vampiros nascem a partir da morte e do desejo de vida de algum, isso chamado por eles de segunda vida. Quando inicia sua segunda vida o Elfo vampiro passa a ser uma criatura mortal novamente. Apesar de terem vampiro no nome e se alimentarem se sangue, os Elfos vampiros no tem restries quanto ao Sol, estacas, gua benta, magias de cura etc ... para todos os efeitos ele um elfo normal com hbitos alimen-

Religio
O culto a Thantros quase que total, assim que inicia sua segunda vida o elfo vampiro passa a seguir e adorar Thantros, so poucos que conseguem sair desse dominio e no se sabe como saram, esses so caados at a morte. As posies mais elevadas na hierarquia so de clrigos escolhidos pelo prprio deus. So fanticos e fazem cultos praticamente todos os dias, normalmente com muitas oferendas e sacrificios.

Idioma
Os Elfos vampiros falam o idioma comum e tambm o lfico. O que muitas vezes acontece so sotaques ou girias das etnias que originaram os Elfos Vampiros de hoje.

43

Etnias lficas

Etnias lficas
tares diferentes. O Elfo Vampiro est sob o controle de Thantros, mas toda vez que for confrontado com seu passado, o Elfo vampiro tem 5% de chance de quebrar esse controle. Quando o fizer, imediatamente todos os Elfos Vampiros sabero disso e a temporada de caa ter incio. As demais caractersticas so idnticas a que voc atribuiu aos Alto Elfos.

Elfa Vampira

Etnias lficas

44

LICENA OPEN DRAGON / CREATIVE COMMONS by-sa v3.0


Com esta licena voc tem a liberdade de: Compartilhar copiar, distribuir e transmitir a obra. Remixar criar obras derivadas. Sob as seguintes condies: Atribuio Voc deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas no de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a voc ou ao seu uso da obra). Compartilhamento pela mesma licena Se voc alterar, transformar ou criar em cima desta obra, voc poder distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licena, ou sob uma licena similar presente. ______________________________________________________________________________________________________

THIS LICENSE IS APPROVED FOR GENERAL USE. PERMISSION TO DISTRIBUTE THIS LICENSE IS MADE BY WIZARDS OF THE COAST - OPEN GAME LICENSE Version 1.0a
The following text is the property of Wizards of the Coast, Inc. and is Copyright 2000 Wizards of the Coast, Inc (Wizards). All Rights Reserved. 1. Definitions: (a)Contributors means the copyright and/or trademark owners who have contributed Open Game Content; (b)Derivative Material means copyrighted material including derivative works and translations (including into other computer languages), potation, modification, correction, addition, extension, upgrade, improvement, compilation, abridgment or other form in which an existing work may be recast, transformed or adapted; (c) Distribute means to reproduce, license, rent, lease, sell, broadcast, publicly display, transmit or otherwise distribute; (d)Open Game Content means the game mechanic and includes the methods, procedures, processes and routines to the extent such content does not embody the Product Identity and is an enhancement over the prior art and any additional content clearly identified as Open Game Content by the Contributor, and means any work covered by this License, including translations and derivative works under copyright law, but specifically excludes Product Identity. (e) Product Identity means product and product line names, logos and identifying marks including trade dress; artifacts; creatures characters; stories, storylines, plots, thematic elements, dialogue, incidents, language, artwork, symbols, designs, depictions, likenesses, formats, poses, concepts, themes and graphic, photographic and other visual or audio representations; names and descriptions of characters, spells, enchantments, personalities, teams, personas, likenesses and special abilities; places, locations, environments, creatures, equipment, magical or supernatural abilities or effects, logos, symbols, or graphic designs; and any other trademark or registered trademark clearly identified as Product identity by the owner of the Product Identity, and which specifically excludes the Open Game Content; (f) Trademark means the logos, names, mark, sign, motto, designs that are used by a Contributor to identify itself or its products or the associated products contributed to the Open Game License by the Contributor (g) Use, Used or Using means to use, Distribute, copy, edit, format, modify, translate and otherwise create Derivative Material of Open Game Content. (h) You or Your means the licensee in terms of this agreement. 2. The License: This License applies to any Open Game Content that contains a notice indicating that the Open Game Content may only be Used under and in terms of this License. You must affix such a notice to any Open Game Content that you Use. No terms may be added to or subtracted from this License except as described by the License itself. No other terms or conditions may be applied to any Open Game Content distributed using this License. 3.Offer and Acceptance: By Using the Open Game Content You indicate Your acceptance of the terms of this License. 4. Grant and Consideration: In consideration for agreeing to use this License, the Contributors grant You a perpetual, worldwide, royalty-free, non-exclusive license with the exact terms of this License to Use, the Open Game Content. 5.Representation of Authority to Contribute: If You are contributing original material as Open Game Content, You represent that Your Contributions are Your original creation and/or You have sufficient rights to grant the rights conveyed by this License. 6.Notice of License Copyright: You must update the COPYRIGHT NOTICE portion of this License to include the exact text of the COPYRIGHT NOTICE of any Open Game Content You are copying, modifying or distributing, and You must add the title, the copyright date, and the copyright holders name to the COPYRIGHT NOTICE of any original Open Game Content you Distribute. 7. Use of Product Identity: You agree not to Use any Product Identity, including as an indication as to compatibility, except as expressly licensed in another, independent Agreement with the owner of each element of that Product Identity. You agree not to indicate compatibility or co-adaptability with any Trademark or Registered Trademark in conjunction with a work containing Open Game Content except as expressly licensed in another, independent Agreement with the owner of such Trademark or Registered Trademark. The use of any Product Identity in Open Game Content does not constitute a challenge to the ownership of that Product Identity. The owner of any Product Identity used in Open Game Content shall retain all rights, title and interest in and to that Product Identity. 8. Identification: If you distribute Open Game Content You must clearly indicate which portions of the work that you are distributing are Open Game Content. 9. Updating the License: Wizards or its designated Agents may publish updated versions of this License. You may use any authorized version of this License to copy, modify and distribute any Open Game Content originally distributed under any version of this License. 10 Copy of this License: You MUST include a copy of this License with every copy of the Open Game Content You Distribute. 11. Use of Contributor Credits: You may not market or advertise the Open Game Content using the name of any Contributor unless You have written permission from the Contributor to do so. 12 Inability to Comply: If it is impossible for You to comply with any of the terms of this License with respect to some or all of the Open Game Content due to statute, judicial order, or governmental regulation then You may not Use any Open Game Material so affected. 13 Termination: This License will terminate automatically if You fail to comply with all terms herein and fail to cure such breach within 30 days of becoming aware of the breach. All sublicenses shall survive the termination of this License. 14 Reformation: If any provision of this License is held to be unenforceable, such provision shall be reformed only to the extent necessary to make it enforceable. 15 COPYRIGHT NOTICE Open Game License v 1.0 Copyright 2000, Wizards of the Coast, Inc. System Reference Document, Copyright 2000-2003, Wizards of the Coast, Inc.; Autores: Jonathan Tweet, Monte Cook, Skip Williams, Rich Baker, Andy Collins, David Noonan, Rich Redman, Bruce R. Cordell, John D. Rateliff, Thomas Reid, James Wyatt, baseado em material original de E. Gary Gygax e Dave Arneson. Old Dragon, Copyright 2010, Antonio S Neto e Fabiano Neme. EM RESPEITO AO ITEM 8 DA OPEN GAME LICENSE v1.0a, INDICAMOS COMO CONTEDO ABERTO, TODO ESTE MATERIAL COM EXCEO DE NOMES LUGARES, PERSONAGENS, ARTES, ILUSTRAES, ESQUEMAS, DIAGRAMAES E QUALQUER OUTRO MATERIAL QUE CONFIGURE PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS SEUS AUTORES.

www.

.com.br

Regras para Jogos Clssicos de Fantasia

Вам также может понравиться