Вы находитесь на странице: 1из 7

BM&F BOVESPA S.A. BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS CNPJ n 09.346.601/0001-25 NIRE 35.300.351.

.452 ATA DE REUNIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAO REALIZADA EM 11 DE NOVEMBRO DE 2008

1. Data, Hora e Local: Aos 11 dias do ms de novembro de 2008, s 13:00 horas, na sede social da Companhia localizada na cidade de So Paulo, Estado de So Paulo, na Praa Antonio Prado, 48, Centro. 2. Presenas: Srs. Gilberto Mifano - Presidente do Conselho, Gustavo Henrique de Barroso Franco, Jlio de Siqueira Carvalho de Arajo, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Manoel Felix Cintra Neto, Ren Marc Kern e Roberto Rodrigues Conselheiros. Ausncias justificadas dos Srs. Ary Oswaldo Mattos Filho - VicePresidente do Conselho, Craig Steven Donohue, Jos Roberto Mendona de Barros e Marcelo Fernandez Trindade Conselheiros. 3. Mesa: Sr. Gilberto Mifano Presidente, e Sra. Nora Rachman - Secretria. 4. Deliberaes tomadas por unanimidade de votos e sem ressalvas, com base nos documentos de suporte que esto arquivados na sede da Companhia, havendo-se autorizado a lavratura da presente ata em forma sumria: 4.1. ITR e Comentrio do Desempenho 3 trimestre/2008. Foram aprovados o Comentrio do Desempenho Consolidado no 3 trimestre de 2008 e as informaes constantes do Relatrio de Informaes Trimestrais (ITR) em 30/09/2008. Os Conselheiros decidiram que, aps a sua anlise e aprovao na poca apropriada, no mnimo 50% dos resultados lquidos que venham a ser auferidos para o 2 semestre de 2008 sero distribudos sob a forma de juros sobre o capital prprio e dividendos. 4.2. Programa de Opo de Compra de Aes. Foi criado, na forma do disposto no Plano de Opo de Compra de Aes aprovado na Assemblia Geral Extraordinria realizada em 8 de maio de 2008, Programa de Opo de Compra de Aes da Companhia, cujo texto ficar arquivado em sua sede (Anexo 1). A Diretoria fica autorizada a tomar as providncias necessrias implementao desse Programa. 4.3. Ajustes na estrutura da BSM. Foi aprovada a orientao de voto na Assemblia Geral Extraordinria da Bovespa Superviso de Mercado (BSM) nas seguintes deliberaes, com as conseqentes alteraes estatutrias: 4.3.1. Alterao da sua denominao para BM&FBOVESPA Superviso de Mercados.

4.3.2. Alterao da estrutura societria, que passaro a ser a prpria Companhia e o Banco BM&F S.A. 4.3.3. Extino do Conselho de Administrao da BSM, com a absoro das suas atuais atribuies pelo Conselho de Administrao da Companhia. 4.3.4. Alterao do nmero de membros do Conselho de Superviso da BSM, que passar a ser de no mnimo 5 e no mximo 8. 4.3.5. A indicao do Sr. Luis Gustavo da Matta Machado como novo Diretor de AutoRegulao, em substituio ao Sr. Otvio Yazbek, em funo de renncia por ele apresentada. 5. Encerramento: Nada mais havendo a ser tratado, lavrou-se a presente ata, a qual, aps lida e aprovada, foi assinada por todos os Conselheiros presentes. So Paulo, 11 de novembro de 2008.

Esta cpia fiel da Ata que integra o competente livro. a) Gilberto Mifano Presidente do Conselho

Programa de Opo de Compra de Aes 2008/2009 BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros S.A.

1. Objetivo

Este PROGRAMA DE OPO DE COMPRA DE AES 2008/2009 (Programa) est inserido no PLANO DE OPO DE COMPRA DE AES aprovado pela Assemblia Geral Extraordinria realizada em 8 de maio de 2008 (Plano de Opo), que tem por objetivo conceder aos diretores, gerentes, prestadores de servios considerados como estratgicos, e empregados considerados talentos da Companhia e de suas sociedades controladas diretas ou indiretas um maior alinhamento dos seus interesses com os interesses dos demais acionistas. Todavia, a concesso do benefcio implcito no presente programa estar, sempre, condicionada ao cumprimento de metas de performance e de reduo de custos, aplicveis a todos os beneficirios, e que sero estabelecidas pelo Diretor Presidente e, em determinados nveis hierrquicos, em conjunto com a Diretoria Executiva.
2. Beneficirios

Os cargos elegveis para participao no Programa so: Diretor Presidente Diretores Executivos Diretores Gerentes (*) Empregados circunstanciados (*) Prestadores de Servios (*) (*) So elegveis nos casos de ocupantes de posies estratgicas e/ou para a reteno de talentos especiais. A lista dos beneficirios ser proposta pelo Diretor Presidente e aprovada, com a recomendao do Comit de Remunerao e Indicao, pelo Conselho de Administrao.

2.1. Desligamento
Por Justa Causa
No caso de destituio do mandato por violao dos deveres e atribuies de administrador ou demisso por justa causa, ou ainda resciso do contrato de prestao de servios por justa causa, conforme a legislao civil ou trabalhista, caducaro sem indenizao todas as Opes no exercidas, tendo ou no decorrido o prazo de carncia.

Sem Justa Causa


Na hiptese de trmino da relao do Beneficirio com a Companhia em razo de destituio do mandato de administrador, por demisso ou resciso do contrato de prestao de servios sem justa causa, o Beneficirio ter direito conforme segue: As Opes j liberadas do prazo de carncia podero ser exercidas no prazo mximo de 90 dias, a contar do evento que originou o trmino da relao com a Companhia, respeitado o prazo mximo de exerccio deste Programa. As Opes que estiverem no prazo de carncia caducaro.

Desligamento Voluntrio
Na hiptese de renncia, ou de desligamento voluntrio do Beneficirio sero observadas as mesmas regras descritas acima para os casos de desligamento Sem Justa Causa. 2.1.1. Caber ao Diretor Presidente, com o aconselhamento do Comit de Indicao e Remunerao, a anlise e deliberao sobre eventuais excees ao previsto nesta clusula.
3. Capital Destacado

Conforme aprovado na Assemblia Geral Extraordinria do dia 8/5/2008, o Volume Global do Plano de Opo de Compra de Aes de at 2,5% do capital social da Companhia. Para o perodo 2008/2009 poder ser utilizado at 0,70% do Capital da Companhia na data de concesso das Opes (19/12/2008), sendo que at 0,2% destinam-se a novas contrataes e premiaes pelas melhores performances ocorridas no perodo. O restante, no mnimo 1,8%, completando os 2,5% aprovados no Plano de Opo, ser utilizado para a instituio de, estimativamente, mais 4 Programas de Opo de Compra de Aes para os anos seguintes Uma vez exercidas as Opes pelo Beneficirio, as aes correspondentes sero objeto de emisso atravs de aumento do capital da Companhia ou do uso de aes em tesouraria.
4. Mecanismo

4.1. Instrumento
Ser firmado entre a BM&FBOVESPA e cada Beneficirio o Contrato de Outorga de Opo de Compra de Aes (Contrato), contendo o detalhamento do Programa, esclarecendo a sistemtica de funcionamento e os critrios para outorga e exerccio da Opo. A Opo adquirida atravs desse Programa de posse exclusiva do Beneficirio em questo, no podendo, em hiptese alguma, ser transferida para um terceiro, exceto nos casos de sucesso causa mortis.

4.2. Validade do Programa - Data Base de Incio


O Programa refere-se ao perodo de 01/07/2008 a 30/06/2009. A data base de incio do Programa 01/07/2008, a partir da qual sero contadas as carncias para os Beneficirios elegveis.

4.3. Carncia do Exerccio da Opo (Vesting)


O Beneficirio poder exercer as Opes efetivamente outorgadas (item 5 Definio de quantidade) razo de ao ano, a partir de 30/06/2009, sendo: a partir de 30/06/09, a partir de 30/06/2010, a partir de 30/06/2011 e a partir de 30/06/12.

4.4. Data de concesso


A data de concesso das Opes, para este Programa, ser 19/12/2008

4.5. Preo de Exerccio


Conforme fixado no Plano aprovado na AGE de 08/05/2008, o preo de exerccio das Opes ser a mdia do preo de fechamento dos ltimos 20 preges anteriores data de sua concesso (19/12/2008), que, neste caso, abranger o perodo de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2008. No haver concesso de qualquer desconto no preo do exerccio. Havendo aumento de capital por subscrio pblica ou particular, as Opes j outorgadas e cujo prazo de carncia, se for o caso, j houver transcorrido, podero ser exercidas durante o prazo de preferncia e o perodo de distribuio pblica de aes, pelo preo de exerccio ou pelo preo de subscrio dessas novas aes, prevalecendo o que for menor. No se incluem, para enquadramento no aqui disposto, as emisses de aes decorrentes do exerccio de opes do Plano de Opes da antiga BM&F. O valor dos dividendos, juros sobre o capital prprio e outras devolues de capital que a Companhia pagar por ao no ser deduzido do preo de exerccio das Opes.

4.6. Prmio
O Prmio a ser pago na aquisio das Opes deste Programa ser zero.

4.7. Prazo Mximo de Exerccio


O exerccio da Opo poder ser realizado aps o vencimento de cada carncia, limitado ao prazo mximo de 7 anos a partir da primeira carncia, ou seja, 30/06/2016.

4.8. Exerccio das Opes


As Opes podero ser exercidas total ou parcialmente, aps cumprimento dos prazos de carncia. O Beneficirio que desejar exerc-las dever comunicar Companhia, por escrito, indicando a quantidade de aes, nos termos do modelo de comunicao existente. Se as Opes forem exercidas parcialmente, o titular poder exercer o remanescente dos direitos decorrentes do Contrato dentro dos prazos e nas condies neles estipuladas, ressalvadas as hipteses previstas neste Programa. As Opes no exercidas nos prazos e condies estipulados sero consideradas automaticamente extintas, sem direito a indenizao. A Companhia poder determinar a suspenso temporria do direito ao exerccio das Opes, sempre que se verificarem situaes que, nos termos da lei ou regulamentao em vigor, restrinjam ou impeam a negociao de aes por parte dos Beneficirios.

4.8. Liquidao do Exerccio


O preo de exerccio da Opo ser pago vista pelo Beneficirio.

Nenhuma ao ser entregue ao Beneficirio em decorrncia do exerccio da Opo a no ser que todas as exigncias legais e regulamentares tenham sido integralmente cumpridas.
5. Definio da Quantidade

O Contrato de Outorga de Opo de Compra de Aes firmado com o Beneficirio estabelecer uma quantidade base de opes que o Beneficirio poder receber. A quantidade base ir variar de acordo com a funo estratgica do Beneficirio e das metas a ele estabelecidas. A quantidade efetiva das opes que sero outorgadas a cada Beneficirio ser definida em funo da avaliao de seu desempenho realizada pelo Diretor Presidente, e, em determinados nveis hierrquicos, em conjunto com a Diretoria Executiva. A definio da quantidade efetivamente outorgada, a qual poder ser inferior (nos casos de desempenhos insatisfatrios) ou superior (nos casos dos melhores desempenhos individuais) quantidade base, ser comunicada a cada Beneficirio at o dia 30/06/2009, sempre respeitado o limite global do Programa (Item 3. Capital Destacado)

Вам также может понравиться