Вы находитесь на странице: 1из 38

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO

Aula 0 Apresentao do Curso Noes de Informtica Ol queridos Como bom estar aqui! (as) amigos (as), meus cumprimentos!

"No basta saber, preciso APLICAR. No basta querer, preciso AGIR." Goethe com muita satisfao que os recebo nesta nova edio do curso de Noes de Informtica (em Teoria e Exerccios Comentados) que tem como foco prepar-los para o certame da Agncia Nacional do Cinema (ANCINE). Sero ao todo 06 aulas, alm desta aula demonstrativa, em que teremos resumos tericos contemplando os pontos que podem ser explorados pela banca e os comentrios de 350 questes (provenientes dos concursos realizados exclusivamente pelo Cespe/UnB), para que voc possa se antecipar ao estilo de cobrana dessa banca e gabaritar a sua prova!! Assim, pretendo apresentar com uma linguagem simples, objetiva e clara os fundamentos e jarges de informtica, que sero de grande valia na sua prova. Utilizaremos glossrios, esquemas, quadros sinticos, resumos e mapas mentais de forma a facilitar a memorizao dos termos, propiciando uma melhor fixao da matria e das pegadinhas mais cobradas em provas. Este curso abordar TODOS os tpicos do edital, no que tange disciplina de Noes de Informtica, destacados a seguir. 1 Edio de textos, planilhas (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 2 Redes de computadores. 2.1 Conceitos bsicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 2.2 Programas de navegao (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 2.3 Programas de correio eletrnico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 2.4 Stios de busca e pesquisa na Internet. 2.5 Grupos de discusso. 2.6 Redes sociais. Agora, fora a todos, confiem em Deus e faam a diferena! Estamos aqui para desbravar os atalhos da informtica e ensin-los o caminho dessa trajetria que ser de MUITO SUCESSO. Antes de partir para o desenvolvimento da teoria e dos exerccios, gostaria de me apresentar. Vamos l! Sou a Profa Patrcia Lima Quinto, moro em Belo Horizonte e tenho ministrado aulas de informtica no Ponto dos Concursos desde 2009 (visando certames como Senado Federal, Polcia Federal, Polcia Rodoviria Federal, Senado Federal, MPU, TCU, Ministrio da Fazenda, Petrobrs, MPOG, ABIN, TRE, TRT, TSE, ANEEL, SEFAZ-DF, SEFAZ-RJ, SEFAZ-SC, SEFAZ-SP, ISS-RJ,
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 1

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

ISS-BH, ISS-SP, SUSEP, CGU, dentre outros), alm de lecionar disciplinas tcnicas do curso de Sistemas de Informao e Cincia da Computao, tanto na graduao, quanto na ps-graduao. Tambm, atuo como Analista na rea de Tecnologia da Informao e Comunicao da Prodemge e sou instrutora autorizada CISCO, j tendo ministrando cursos especficos da rea de redes junto Faculdade Estcio de S em Juiz de Fora. Ah! Tambm sou autora do livro de questes comentadas de informtica para concursos (Foco: FCC), pela Editora GEN/Mtodo, sob a coordenao dos grandes mestres Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. No ms de abril/2012 tivemos nova tiragem da segunda edio do livro, http://www.editorametodo.com.br/produtos_descricao.asp?co digo_produto=2303. Aproveitem! Em breve tambm teremos mais novidades nessa rea com foco no Cespe/UnB, FCC e FGV! Sou mestre em Engenharia de Sistemas e Computao pela COPPE/UFRJ, ps-graduada em Gerncia de Informtica e bacharel em Informtica pela Universidade Federal de Viosa (UFV). Atuo como membro da Sociedade Brasileira de Computao e do Comit Brasileiro de Processamento de Dados da ABNT, que cria as normas sobre gesto da Segurana da Informao no Brasil; sou editora da revista InfraMagazine; tenho certificaes tcnicas na rea de segurana, redes e percia forense; alm de artigos publicados a nvel nacional e internacional com temas da rea de informtica. E como no poderia deixar de ser, nas horas vagas, tambm concurseira, j tendo sido aprovada em vrios concursos, como: Professora titular do Departamento de Cincia da Computao do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia (2011); Professora substituta do Departamento de Cincia da Computao da Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); Analista de Sistemas, Dataprev (2011); Analista de Sistemas, Infraero (2011); Analista-TIC, Prodemge (2011); Analista de Sistemas, Prefeitura de Juiz de Fora (2007); Analista de Sistemas, SERPRO (concursos de 2001 e 2005); etc.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

O Curso Que Proponho As aulas sero agrupadas por assuntos, conforme disposio listada a seguir.

Planejamento das Aulas No decorrer do curso disponibilizarei os pontos tericos de relevncia, para melhor fixao da matria, e, em seguida, trabalharemos as questes comentadas em sua ntegra. Ao fim de cada aula ser apresentada tambm a lista com todos os exerccios nela comentados, para que possa, a seu critrio, resolv-los antes de ver o gabarito e ler os comentrios correspondentes. Bem, passada a apresentao inicial, espero que este curso seja de grande valia para o seu estudo, fazendo-o superar os desafios vindouros na prova! Vamos comear ento? Fora, garra e determinao, e fiquem com Deus sempre! Profa Patrcia Lima Quinto Facebook: http://www.facebook.com/patricia.quintao (Aguardo vocs!) Twitter: http://www.twitter.com/pquintao
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Como temos um longo caminho pela frente, vamos ao trabalho!! Lembrando que essa apenas uma aula de degustao, para entenderem a dinmica de nossas aulas, ok!

Iniciamos o curso com um assunto bastante cobrado nas provas do Cespe/UnB - Internet. Totalizamos, nesta aula inaugural, 19 questes. At o final deste curso iremos fazer 350 questes (provenientes dos concursos realizados exclusivamente pelo Cespe/UnB), para mapeamento do estilo de prova que voc ir encontrar. Bons estudos!!

AULA 0 Internet e Tpicos Relacionados (Parte I) Contedo desta aula Introduo s Redes. Protocolos de Comunicao. Transmisso de Dados. Arquitetura de Camadas OSI x TCP-IP. Internet, Intranet e Extranet. Resumo em Tpicos e Palavras-Chave Direto ao Ponto! Lista de Questes Comentadas. Questes Apresentadas na Aula. | Gabarito.

Introduo s Redes O que uma rede de computadores, seno um grupo de computadores conectados entre si? Uma rede de computadores a conexo de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e troca de informaes entre as mquinas. Em informtica, host qualquer mquina ou computador conectado a uma rede. Os hosts variam de computadores pessoais a supercomputadores, dentre outros equipamentos, como roteadores.

Geralmente, as redes de computadores recebem uma classificao quanto sua extenso (abrangncia), detalhada a seguir.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Redes pessoais ou PAN (Personal Area Network) Trata-se de uma rede pessoal - formada por ns (dispositivos conectados rede, como computadores, telefones e PDAs) muito prximos uns dos outros e prximos a uma pessoa. O termo PAN bem novo, surgiu em funo das novas tecnologias sem fio, como o bluetooth, que permitem a ligao de vrios equipamentos que estejam separados por poucos metros.

Redes locais ou LAN (Local Area Network) So redes privadas restritas a um edifcio, uma sala ou campus com at alguns poucos quilmetros de extenso. Apesar de a distncia entre os equipamentos no ser rgida, ela define as caractersticas que distinguem uma LAN de redes mais extensas, como tamanho, tecnologia de transmisso e topologia. Devido ao tamanho reduzido, as LANs possuem baixo tempo de atraso (retardo). Alm disso, o pior tempo de transmisso em uma LAN previamente conhecido. LANs tradicionais conectam-se a velocidades de 10 a 1000 Mbps. LANs mais modernas podem alcanar taxas de 10Gbps. Essas taxas indicam a velocidade mxima com a qual os dados transitam na rede. o WLAN (Wireless LAN): as WLANs, ou Lans sem fios consolidaram-se como uma boa opo de rede local. Tais mquinas podem ser usadas em qualquer lugar dentro de um prdio que possua uma Wireless LAN implementada. Boa quando existe necessidade de mobilidade dos pontos da rede e/ou existam dificuldades de implementao de cabeamento. Redes Metropolitanas ou MAN (Metropolitan Area Network) As MANs so redes que abrangem uma cidade. Normalmente so compostas por agrupamentos de LANs, ou seja, h varias redes menores interligadas, como ilustrado a seguir:

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura Trs filiais se conectando atravs de uma MAN Redes Remotas, Extensas, Geograficamente Distribudas ou WAN (Wide Area Network) Esses termos so equivalentes e se referem a redes que abrangem uma grande rea geogrfica, como um pas ou um continente. Devido grande extenso, possuem taxa de transmisso menor, maior retardo e maior ndice de erros de transmisso. A Internet uma WAN, uma rede de redes de computadores de alcance mundial, que interliga milhes de dispositivos espalhados pelo mundo. Estes dispositivos so, em sua maioria, computadores pessoais, estaes de trabalho, servidores, que armazenam e transmitem informaes. Comparadas s redes de longa distncia, as redes locais se caracterizam por taxas de erros mais baixas e taxas de transmisso mais altas. Outras nomenclaturas (no muito comuns) mas que tambm podem ser cobradas: HAN (Home Area Network ou Home Network) => rede domstica que conecta vrios computadores e outros dispositivos digitais. A rede neste caso abrange o espao de uma nica casa ou apartamento. A PAN uma pequena rede domstica!
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 6

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

GAN (Global Area Network) => coleo de redes de longa distncia (no so MANs!) por todo o globo. Por exemplo, algumas empresas tm operaes em diferentes pases do mundo, e a interconexo de seus escritrios individuais constitui uma rede global. SAN (Storage Area Network) => Exclusiva para armazenamento de dados. RAN (Radio Access Network) => fornece infraestrutura para distribuir servios de comunicao wireless da terceira gerao redes 3G(Javvin, 2011). Um breve resumo com detalhes adicionais:

Transmisso de Dados A transmisso de dados segue os mesmos princpios da teoria da comunicao. Em uma comunicao, h um emissor que quer transmitir uma informao ou conceito a um destinatrio, por meio de um canal, seguindo uma linguagem ou codificao especfica. A informao codificada pelo emissor e transmitida pelo canal por meio de um sinal ou mensagem, que ser processado pelo destinatrio. Na comunicao humana, podemos usar como paralelo: emissor = pessoa que fala; destinatrio = ouvinte; canal = ar;
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 7

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

linguagem ou codificao = no caso do Brasil, lngua portuguesa. O canal, ou meio de transmisso, oferece um suporte ao fluxo de dados entre o emissor e o destinatrio e sofre influncia das interferncias do meio ambiente, que degradam a qualidade do sinal e que podem fazer com que o destinatrio perca parte da informao transmitida pelo emissor, o que diminui o desempenho da transmisso.

Protocolos de Comunicao Na maioria das redes, as informaes enviadas so quebradas em partes menores chamadas pacotes.

Cada pacote deve conter dados de endereamento para que possam chegar ao seu destino e serem recompostos. Protocolo um conjunto de regras que definem a forma de construo do pacote. O protocolo tambm identifica o momento de se enviar o pacote, quais pacotes devem ser enviados, quais devem ser reenviados devido a erro de transmisso e o que fazer para que eles sejam reconstrudos. Dessa forma, os dados so trocados de acordo com um protocolo, como, por exemplo, o TCP/IP, utilizado na Internet. Na verdade o TCP/IP uma pilha de protocolos, sendo que os 2 protocolos mais importantes dessa pilha so: o TCP (Transmission Control Protocol Protocolo de Controle de Transmisso) e o IP (Internet Protocol). A seguir iremos estudar os protocolos que, disparadamente, so os mais cobrados nas provas do Cespe/UnB. Portanto, dediquem bastante ateno a eles!!
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 8

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

HTTP (Hypertext Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto) Utilizado para realizar a transferncia das pginas Web para nossos programas navegadores (browsers). Os dados transferidos por esse protocolo podem conter, por exemplo: texto, udio ou imagens. Esse protocolo utiliza a porta 80. Cuidado para no confundir a sigla HTTP com HTML. O HTTP o protocolo de comunicao para transferir hipertextos, enquanto o HTML uma linguagem para construir arquivos hipertexto.

HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) uma variao do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurana. Ele permite que os dados sejam transmitidos atravs de uma conexo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente. Diferentemente do HTTP (porta 80), a porta padro usada pelo protocolo HTTPS a porta 443. Geralmente o HTTPS utilizado para evitar que a informao transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros. O endereo dos recursos na Internet que esto sob o protocolo HTTPS inicia-se por 'https://'. Um bom exemplo o uso do HTTPS em sites de compras online. O HyperText Transfer Protocol Secure - HTTPS - uma variao do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurana.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia Simples de Correio) um protocolo de envio de e-mail apenas. Com ele, no possvel que um usurio descarregue suas mensagens de um servidor. Esse protocolo utiliza a porta 25 do protocolo TCP. POP3 (Post Office Protocol Version 3- Protocolo de Agncia de Correio Verso 3) usado para o recebimento de mensagens de e-mail. Atravs do POP, um usurio transfere, para seu computador, as mensagens armazenadas em sua caixa postal no servidor. Atualmente esse protocolo encontra-se em sua terceira verso, da o termo POP3. Utiliza a porta 110 do protocolo TCP.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet) Utilizado em substituio ao POP para permitir que uma mensagem seja lida em um cliente de e-mail sem que ela seja retirada do servidor de entrada. Com a utilizao do IMAP as mensagens ficam armazenadas no servidor e o usurio pode ter acesso a suas pastas e mensagens de qualquer computador, tanto por um WebMail como por um programa cliente de correio eletrnico, como o Outlook Express!! Portanto, se o servidor de entrada utilizado por um usurio usa o protocolo IMAP, ele poder baixar as mensagens para o seu cliente de e-mail e, mesmo assim, ainda poder acess-las em um navegador web posteriormente. Na prtica ele poderia ter lido seus e-mails utilizando o Outlook em um dia e mais tarde, em uma viagem, voltar a acessar o mesmo e-mail em um outro computador qualquer, em um hotel, em um cyber caf, em um shopping etc. Telnet (Terminal Emulator - Emulador de Terminal) Permite que uma estao na rede (um micro) realize um acesso interativo (controle remoto) a um servidor como se fosse um terminal deste servidor. Tudo o que for digitado no micro cliente ser recebido e processado pelo servidor, que devolver o resultado ao monitor do terminal. Este protocolo vem sendo gradualmente substitudo pelo SSH, cujo contedo criptografado antes de ser enviado. O uso do protocolo Telnet tem sido desaconselhado, na medida em que os administradores de sistemas vo tendo maiores preocupaes de segurana. DHCP (Dynamic Host Configuration Configurao Dinmica de Host) Protocol Protocolo de

Capaz de identificar automaticamente computadores em uma rede, e atribuir um endereo IP e outros parmetros de rede, a cada um deles, tambm de forma automtica. Em redes locais maiores, ou onde a populao de usurios muda frequentemente, o DHCP preferido. Novos usurios podem chegar com laptops e precisar de uma conexo. Outros tm novas estaes de trabalho que precisam ser conectadas. Em vez de fazer com que o administrador de rede atribua endereos IP para cada estao de trabalho, mais eficiente ter endereos IP atribudos automaticamente usando o DHCP.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

10

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Os endereos distribudos pelo DHCP no so atribudos permanentemente aos hosts, mas apenas alugados por um certo tempo. Se o host for desativado ou removido da rede, o endereo volta ao pool para reutilizao. Isso especialmente til com usurios mveis que vm e vo em uma rede. Os usurios podem se mover livremente de local a local e restabelecer conexes de rede. O host pode obter um endereo IP quando a conexo ao hardware for feita, via LAN, com ou sem fio.

FTP (File Arquivos)

Transfer

Protocol

Protocolo

de

Transferncia

de

Possibilita a transferncia de arquivos entre dois computadores atravs da Internet. Tambm permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excludos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Desta forma, basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer possvel de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP.

Fonte: Barrere,2011.

Figura. Portas 20 e 21 utilizadas pelo FTP UDP (User Datagram Protocol - Protocolo de Datagrama de Usurio) Um protocolo que trabalha com datagramas, que so mensagens com um comprimento mximo pr-fixado e cuja entrega NO garantida. Caso a rede esteja congestionada, um datagrama pode ser perdido e o UDP no informar s aplicaes desta ocorrncia. Outra possibilidade que o congestionamento em uma rota da rede possa fazer com que os pacotes cheguem ao seu destino em uma ordem diferente daquela em que foram enviados.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 11

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Para memorizar! O UDP (Protocolo de Datagrama de Usurio) => no confivel e no orientado conexo. O UDP um protocolo que trabalha sem estabelecer conexes entre os softwares que esto se comunicando. TCP (Transmission Control Protocol Protocolo de Controle de Transmisso) um protocolo orientado a conexo. Permite que sejam enviadas mensagens de qualquer tamanho e cuida de quebrar as mensagens em pacotes que possam ser enviados pela rede. Ele tambm cuida de rearrumar os pacotes no destino e de retransmitir qualquer pacote que seja perdido pela rede, de modo que o destino receba a mensagem original, da maneira como foi enviada.

Para memorizar! O TCP (Protocolo de Controle de Transmisso) => confivel, orientado conexo e faz controle de fluxo.

ICMP (Internet Control Message Protocol Protocolo de Controle de Mensagens na Internet) o protocolo usado para trocar mensagens de status (estado) e de erro entre os diversos dispositivos da rede. A mensagem ICMP transmitida usando um datagrama IP. Como o IP no verifica se um datagrama chegou ou no ao destino, pode ocorrer de a prpria mensagem ICMP ser perdida no meio do caminho! IP (Internet Protocol) Responsvel pelo endereamento dos dados que so transmitidos pelos computadores. O IP foi elaborado como um protocolo com baixo overhead, j que somente fornece as funes necessrias para enviar um pacote de uma origem a um destino por um sistema de redes. O protocolo no foi elaborado para rastrear e gerenciar o fluxo dos pacotes. Estas funes so realizadas por outros protocolos de outras camadas. Tambm cabe destacar que esse protocolo no confivel. Mas o que significa isso? O significado de no confivel simplesmente que o IP no possui a capacidade de gerenciar e recuperar pacotes no entregues ou corrompidos. Guardem isso!!

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

12

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Fonte: Curso Cisco CCNA Exploration (2010) Chamamos de endereo IP o nmero que utilizado por esse protocolo para o endereamento. Qual a diferena entre IPV4 e IPV6? Um endereo IP (padro IPV4) um cdigo formado por quatro nmeros que vo de 0 a 255, separados por pontos, como 200.198.20.62. Este nmero no pode se repetir em uma mesma rede. Portanto, na Internet NO h dois computadores com o MESMO endereo IP!! A figura seguinte ilustra um exemplo de endereo IP, o 131.108.122.204.

Os octetos, quando representados, so separados por pontos. Veja abaixo dois exemplos de endereo IP: 00001010 . 00000000.00000000. 1 1 0 0 10 0 0
Profa. Patrcia Lima Quinto

00000001
13

.11111111 .10001110 . 00001010


www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Na verdade, a forma mais usual de representao do endereo IP em nmeros decimais. Esta notao divide o endereo IP em quatro grupos de 8 bits (octeto) e representa o valor decimal de cada octeto binrio, separando-os por um ponto. Dessa forma, podemos transformar os endereos acima nos endereos seguintes, respectivamente: 10.0.0.1 200.255.142.10 Disso tudo, conclumos que o menor octeto possvel o 00000000, que igual a 0 em decimal, e que o maior octeto possvel 11111111, que igual a 255 em decimal. Ou seja, cada octeto pode ir de 0 a 255. Endereos IP podem ser atribudos dinmica ou estaticamente. Esttica (Fixa) Configurada manualmente para isso (pelo administrador do equipamento).

Dinmica Recebe esses parmetros automaticamente de um servidor apropriado (chamado de servidor DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol Protocolo de Configurao Dinmica de Host-) na rede. Esse servidor o responsvel por distribuir endereos IP (dentro de uma margem de endereos previamente configurada) cada vez que um host solicita.

Esse sistema de endereamento conhecido como IPv4 (IP verso 4) utiliza endereos de 32 bits e os divide em classes de acordo com a necessidade de nmeros IP que uma organizao tenha. A seguir um quadro-resumo sobre o assunto, que ser detalhado no decorrer deste curso. Classe A B C D 1 octeto 1 a 126 128 a 191 192 a 223 224 a 239 Objetivo Grandes redes. Mdias redes. Pequenas redes. Multicasting propagao de pacotes especiais para a comunicao entre os computadores. Reservado p/aplicaes futuras ou experimentais. Exemplo 100.1.240.28 157.100.5.195 205.35.4.120 -

240 a 254

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

14

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Classes IP Reservadas Os endereos disponveis na Internet so cada vez mais escassos, requerendo dos administradores de rede uma criatividade cada vez maior para acomodar o nmero crescente de computadores com cada vez menos endereos. Uma forma de resolver este problema utilizar, dentro das empresas ou nas redes domsticas, classes de endereos IP reservadas. Estas classes de endereos no so encontradas na Internet. Qualquer endereo pertencente a estas redes que forem encontrados em pacotes IP circulando na Internet so descartados pela maioria dos roteadores. A vantagem de se utilizar estes endereos que o administrador precisa apenas de UM endereo REAL, para conectar o seu gateway principal Internet. Este gateway atua como um tradutor de endereos entre as duas redes, a intranet de sua empresa e a Internet. Esta traduo necessria visto que sua rede interna utiliza endereos reservados. O protocolo que realiza esta traduo denomina-se NAT, ou Network Address Translator. O papel do NAT consiste em traduzir os endereos privados que NO so vlidos na Internet para um endereo vlido, ou seja, que possa navegar na Internet. Dos mais de 4 bilhes de endereos IPs disponveis, trs faixas so reservadas para redes privadas. Essas faixas NO podem ser roteadas para fora da rede privada, ou seja, NO podem se comunicar diretamente com a Internet. Importante Dentro das classes A, B e C foram reservadas redes, definidas pela RFC 1918, que so conhecidas como endereos de rede privados. So eles: Endereo 10.0.0.0/8 172.16.0.0/12 192.168.0.0/16 Faixa de IP (10.0.0.0 10.255.255.255) (172.16.0.0 172.31.255.255) (192.168.0.0 192.168.255.255)

Uma nova verso de sistema de endereamento IP surge como alternativa ao IPv4. O IPv6 utiliza endereos de 128 bits disponibilizando 2128 endereos possveis. O endereo IP (padro IPv6) possui 128 bits. O endereo IP (padro IPv4) possui 32 bits. Os endereos IPv6 so normalmente escritos como oito grupos de 4 dgitos hexadecimais. O padro hexadecimal comporta as seguintes representaes: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Como exemplo, 2001:0db8:85a3:0000:0000:0000:0000:7344 o mesmo endereo IPv6 que: 2001:0db8:85a3::7344.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 15

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

O IPv6 diferente do IPv4. O IPv6 (novo) e o IPv4 (antigo) so interoperveis. O IPv6 o conjunto de 08 blocos hexadecimais, ou seja, existe a combinao de nmeros e letras.

Figura. Um Endereo IPv6 Arquitetura de Camadas OSI x TCP/IP **O Modelo OSI** O modelo OSI a base para quase todos os protocolos de dados atuais. Como um modelo de referncia, fornece uma lista extensiva de funes e servios que podem ocorrer em cada camada. Ele tambm descreve a interao de cada camada com as camadas diretamente acima e abaixo dela. O conjunto de camadas hierrquico, ou seja, cada camada baseia-se na camada inferior. O projeto de uma camada restrito ao contexto dessa camada e supe que os problemas fora deste contexto j estejam devidamente resolvidos. Na realidade existem duas vantagens prticas na utilizao de uma arquitetura em camadas. Em primeiro lugar, a complexidade do esforo global de desenvolvimento reduzida atravs de abstraes (no interessa para uma determinada camada como as demais possibilitam o fornecimento de seus servios, s o que elas oferecem). Na arquitetura hierrquica, a camada (N) sabe apenas que existe a camada (N-1), prestadora de determinados servios e a camada (N+1), que lhe requisita os servios.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

16

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

O segundo aspecto relacionado com a independncia entre as camadas. A camada (N) preocupa-se apenas em utilizar os servios da camada (N-1), independentemente do seu protocolo. assim que uma camada pode ser alterada sem mudar as demais (facilidade de manuteno) - desde que os servios que ela presta no sejam modificados. assim tambm que novas aplicaes podem ser executadas, na camada apropriada, aproveitando os mesmos servios j fornecidos pelas outras camadas (reduo dos esforos para evolues). Caiu na prova! O modelo de referncia OSI/ISO organizado em camadas que proveem servios entre si. Nesse modelo, uma camada supre servios camada imediatamente superior. O Modelo OSI consiste em sete camadas, com cada uma representando um conjunto de regras especficas. Para que voc memorize os nomes das camadas do modelo OSI, aqui vai uma dica: lembre-se da palavra FERTSAA , com as iniciais de cada camada, que so: F->Fsica, E->Enlace, R->Rede, T->Transporte, S->Sesso, A->Apresentao, A->Aplicao (este smbolo para lembr-lo de que a camada de aplicao est mais prxima do usurio final). Fcil, no mesmo? Ok, Patrcia, mas poderia destacar as principais caractersticas de cada camada? Ento.....vamos colocar a seguir as definies bsicas sobre estas camadas, pois, conforme nossa programao, na aula de redes iremos realizar mais exerccios no estilo Cespe sobre esse assunto. Quadro. Modelo OSI de sete camadas IMPORTANTE! Camada 7 Nome Aplicao Observaes

Camada de nvel mais alto, fornece servios ao USURIO!Essa , portanto, a camada mais prxima do usurio final. Contm os protocolos e funes que as aplicaes dos usurios necessitam para executar tarefas de comunicaes (enviar e-mail, acessar pginas, transferir arquivos, compartilhar arquivos, entre outras). Apresentao a tradutora da rede, sendo responsvel por determinar o formato utilizado para transmitir dados entre os computadores da rede. Se necessrio, pode realizar converso de um tipo de representao de dados para um formato comum. Um exemplo seria a compresso de dados ou criptografia.
www.pontodosconcursos.com.br 17

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Sesso

Estabelece, gerencia e termina sesses (momentos ininterruptos de transao) entre a mquina de origem e a de destino. Camada intermediria, faz a ligao entre as camadas do nvel de aplicao (5, 6 e 7) com as do nvel fsico (1, 2 e 3). Responsvel pela comunicao fim-a-fim, ou seja, controlam a sada das informaes (na origem) e a chegada delas (no destino). Serve para indicar a rota que o pacote vai seguir da origem ao destino (decide como rotear pacotes entre os ns conectados por meio de uma rede). A determinao da rota que os pacotes vo seguir para atingir o destino baseada em fatores como condies de trfego da rede e prioridades. A camada de rede tambm fornece um mecanismo de endereamento uniforme de forma que duas redes possam ser interconectadas. Converte o endereo lgico em endereo fsico para que os pacotes possam chegar corretamente ao destino. Essa camada organiza os sinais brutos (zeros e uns) transferidos pela rede em unidades lgicas chamadas quadros (frames), identifica suas origens e destinos (endereos MAC) e corrige possveis erros ocorridos durante a transmisso pelos meios fsicos. O endereo MAC (endereo fsico de 48 bits, que gravado na memria ROM dos dispositivos de rede) interpretado por equipamentos nessa camada.

Transporte

Rede

Enlace (vnculo) de dados

Fsica

Responsvel pela transmisso das informaes em sua forma bruta: sinais eltricos ou luminosos (ou seja, essa camada transmite os sinais ou bits entre as estaes). a camada mais baixa do modelo OSI (mais prxima da transmisso dos sinais). Trata das especificaes de hardware e demais dispositivos de rede, incluindo cabos, conectores fsicos, hubs, etc. e transmite fluxo de bits desestruturados por um meio. Fonte: Quinto (2011)

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

18

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Para a prova, importante que voc memorize os nomes das camadas do Modelo OSI, bem como o papel de cada uma delas no contexto do modelo. **O Modelo TCP/IP** O TCP/IP funciona em camadas. Cada camada responsvel por um grupo de atividades bem definidas, ofertando, assim, um conjunto especfico de servios. Cabe observar que o modelo OSI mais conceitual, na prtica utilizado o modelo TCP/IP, cujas camadas esto detalhadas no quadro seguinte. Os grifos em negrito da tabela destacam os principais protocolos cobrados pelo Cespe/UnB!! Vamos l!!

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

19

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Quadro. Modelo de Camadas TCP/IP Camada Aplicao Observaes Nessa camada esto os protocolos de nvel mais ALTO (mais prximos do usurio, aqueles que realizam tarefas diretamente em contato com os usurios). Dentre eles citam-se: HTTP, SMTP, FTP, RTP, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS,... Transporte Oferece suporte comunicao entre diversos dispositivos e redes distintas. Essa camada possui a mesma funo que a camada correspondente do Modelo OSI, sendo responsvel pela comunicao fim-a-fim entre as mquinas envolvidas. Principais protocolos da Camada de Transporte: o TCP, o UDP, o SCTP etc. Internet Determina o melhor caminho atravs da rede. (ou Rede) Apresenta os protocolos responsveis pelo endereamento dos pacotes. Nessa camada so determinadas as rotas que os pacotes devero seguir para chegar ao destino. Dentre os principais protocolos desta camada merecem destaque: IP (IPv4, IPv6), ARP, RARP, ICMP, RIP, OSPF, IPSec, etc. Acesso Essa camada corresponde s Camadas de Enlace (Vnculo) de Rede Dados e Camada Fsica do Modelo OSI. Controla os dispositivos de hardware e meio fsico que compem a rede. Fonte: Quinto (2011) Legal, Patrcia. Mas ser que poderia traar um comparativo entre o Modelo OSI e o modelo TCP/IP? Vamos figura, extrada de um treinamento Cisco, que ilustra esse comparativo entre os modelos OSI e TCP/IP, para cincia. Lembre-se de que o Modelo OSI somente um modelo de referncia e, como no exemplo da pilha TCP/IP, nem todas as camadas precisam obrigatoriamente estarem implementadas!

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

20

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Essas 2 camadas no esto presentes no modelo TCP/IP.

Figura. Modelo OSI x TCP/IP (Fonte: Cisco,2010, adaptada) Internet/Intranet e Extranet Internet: rede mundial de computadores interconectados acessveis a qualquer um que saiba o nmero IP de um computador. Intranet: rede baseada em protocolos TCP/IP, pertencente a uma empresa, acessvel apenas por membros da organizao, empregados ou terceiros com autorizao. Uma rede restrita que utiliza os protocolos e tecnologias utilizados pela Internet para a troca e o processamento de dados internos. Importante A Intranet pode ser definida como uma miniatura da Internet DENTRO da empresa, ou seja, uma rede corporativa interna, baseada nos protocolos e servios da Internet, de acesso restrito dos funcionrios. Consequentemente, todos os conceitos da Internet aplicam-se tambm numa intranet, como por exemplo o modelo cliente-servidor. Uma Intranet pode ou no estar conectada a Internet ou a outras redes. bastante comum uma Intranet de uma empresa ter acesso Internet e permitir que seus usurios usem os servios da Internet, porm nesse caso comum a existncia de servios e ou dispositivos de segurana como, por exemplo, um firewall para fazer o barramento de dados indevidos que tentam transitar entre a rede pblica e a rede privativa.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

21

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Quando uma intranet tem acesso a outra intranet, caso comum entre filiais de uma empresa ou entre empresas que trabalham em parceria, podemos chamar a juno das duas ou mais redes de extranet. Algumas empresas comumente chamam de extranet a rea de sua intranet que oferece servios para a rede pblica Internet. Extranet: uma intranet que est parcialmente acessvel a pessoas de fora do mundo interno. Geralmente, conecta redes internas das organizaes por meio da Internet. Imagine uma empresa que possui diversas filiais. Cada filial possui uma rede de computadores e a matriz possui uma rede do tipo intranet. possvel fornecer acesso intranet da matriz para as filiais da empresa, formando, assim, uma extranet. Uma EXTRANET uma rede privada, semelhante uma Intranet, que usa recurso de telecomunicaes para permitir acesso remoto, usando os protocolos da Internet. O objetivo de uma Extranet compartilhar com segurana informaes de negcio de uma empresa entre seus colaboradores, parceiros e fornecedores. Uma Extranet tambm pode ser vista como uma extenso de uma Intranet.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

22

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Resumo em Tpicos e Palavras-Chave -> Direto ao PONTO!

Acesso remoto: Ingresso, por meio de uma rede, aos dados de um computador fisicamente distante da mquina do usurio. Camada: Nvel de uma arquitetura de redes que congrega um conjunto de funcionalidades relativamente coesas. Cliente de e-mail: Software destinado a gerenciar contas de correio eletrnico, possibilitando a composio, envio, recebimento, leitura e arquivamento de mensagens. DNS (Domain Name System Sistema de Nomes de Domnio): Possibilita a associao de nomes amigveis (nomes de domnio) aos endereos IPs dos computadores, permitindo localiz-los por seus nomes em vez de por seus endereos IPs e vice-versa. Endereo IP: Nmero especialmente desenvolvido para acessar um computador na Internet. HTML (Hyper Text Markup Language Linguagem de

Marcao de Hipertexto): uma das linguagens utilizadas para se criar pginas da Internet. IP (Internet Protocol): Protocolo responsvel pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a famlia de protocolos TCP/IP, desenvolvida e usada na Internet. considerado o mais importante dos protocolos em que a Internet baseada. N: Qualquer dispositivo ligado a uma rede, como servidores e estaes de trabalho. Protocolo de comunicao: Conjunto de regras (software) que permite a troca de informaes entre os ns de uma rede. Servio: Funcionalidades que uma camada prov. Por exemplo, servio de deteco de erros.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

23

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Protocolos Mais Cobrados em Provas (Quinto, 2011) Assim, terminamos a parte terica da nossa aula demonstrativa. Vamos s questes comentadas!!! Aproveitem!
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 24

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Lista de Questes de Provas Comentadas 1- (CESPE/MPE-PI/ Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/2012) Uma das principais caractersticas de uma intranet o fato de ela ser uma rede segura que no requer o uso de senhas para acesso de usurios para, por exemplo, compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa. Comentrios A intranet uma rede privada que necessita ser gerenciada, logo, deve-se buscar o controle de acesso atravs de permisses de uso, e uma forma de fazer isso com a utilizao de login/senha. Gabarito: item errado. 2- (CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) Existem diversos dispositivos que protegem tanto o acesso a um computador quanto a toda uma rede. Caso um usurio pretenda impedir que o trfego com origem na Internet faa conexo com seu computador pessoal, a tecnologia adequada a ser utilizada nessa situao ser o IpV6. Comentrios IpV6 a verso mais atual do protocolo IP. O dispositivo a ser utilizado para impedir que o trfego com origem na Internet faa conexo com o computador pessoal do usurio o Firewall, que tem por objetivo aplicar uma poltica de segurana a um determinado ponto da rede. Gabarito: item errado. 3- (CESPE/STM/Tcnico Nvel Mdio/2011) O SMTP um protocolo padro para envio de mensagens de email que, automaticamente, criptografa todas as mensagens enviadas. Comentrios O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia Simples de Correio) o protocolo padro para envio de mensagens de email dentro da tecnologia TCP/IP, no entanto, no criptografa, por padro, as mensagens enviadas. Para a criptografia e autenticao dos e-mails, o SMTP deve ser associado ao protocolo TLS (Transport Layer Security) ou seu predecessor, o SSL (Secure Sockets Layer). Gabarito: item errado.
Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

25

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

4- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) O protocolo UDP usado por mecanismos de pesquisa disponibilizados por determinadas empresas da Internet, tal como a empresa Google, para garantir o rpido acesso a um grande volume de dados. Comentrios O UDP (User Datagram Protocol Protocolo de Datagrama de Usurio) um protocolo de transporte que no estabelece conexes antes de enviar dados ( no orientado conexo). Ele fornece uma entrega rpida mas no confivel dos pacotes. A ento no o que ser utilizado por mecanismos de pesquisa. Durante o streaming de vdeo, por exemplo, utilizado o protocolo UDP, pois a transmisso de um pixel errado, no afetar a transmisso de toda a imagem do vdeo. O UDP no fornece o controle de fluxo necessrio, nem tampouco exige uma confirmao do receptor, o que pode fazer com que a perda de um pacote acontea SEM a devida correo. Gabarito: item errado. 5- (CESPE/UERN/Tcnico de Nvel Superior/2010) FTP (file transfer protocol) o protocolo que permite visualizar as pginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) um protocolo de transferncia de arquivos. Comentrios Os conceitos esto invertidos! O FTP (File Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Arquivos) possibilita a transferncia de arquivos de um servidor da Internet para o micro do usurio e vice-versa (download/upload). Tambm permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excludos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Dessa forma, basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer possvel de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP. o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto) que utilizado na Web (WWW) para transferir as pginas entre o servidor Web (aplicao que mantm as pginas disponveis) e o cliente Web (o browser, ou navegador, que a aplicao que l tais pginas). Cabe destacar que o HTTP serve tambm para a transferncia de arquivos de vdeo, udio e imagens, bem como para download de programas e arquivos diversos. De fato, ele um protocolo mais verstil que o FTP. Gabarito: item errado. 6- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) Redes de acesso situadas na borda da Internet so conectadas ao restante da rede segundo uma hierarquia de nveis de ISPs (Internet service providers). Os ISPs de nvel 1 esto no nvel mais alto dessa hierarquia.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 26

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios As redes de acesso situadas na borda da Internet so as redes mais prximas dos usurios, como as redes de acesso institucional (escola, empresa), as redes de acesso residencial, ou redes de acesso mvel.

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010) O termo ISP (Internet Service Provider) utilizado para definir uma empresa que fornece o servio de acesso Internet. Esto no nvel mais alto da hierarquia os grandes provedores de acesso, conhecidos como ISPs de nvel 1 (Ex.: AT&T), com cobertura nacional/internacional. ISPs de nvel 2: ISPs menores (geralmente regionais): conectam a um ou a mais ISPs de nvel 1, tambm podem se conectar a outros ISPs de nvel 2. O ISP de nvel 2 cliente do provedor de nvel 1. ISPs de nvel 3 e ISPs locais: rede do ltimo salto (acesso), mais prxima dos sistemas finais.

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010) Um pacote, ao ser transmitido pela Internet, passa por muitas redes, conforme destaca a figura seguinte:
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 27

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010) Gabarito: item correto. 7- (CESPE/ECT/Agente dos Correios Carteiro/2011) O servio que, oferecido via Internet, disponibiliza recursos para a criao, o envio e a leitura de mensagens de correio eletrnico para os usurios o de Webmail. Comentrios O servio, que est disponvel na Internet, e disponibiliza recursos para o gerenciamento das mensagens de correio eletrnico (criao, envio e leitura de mensagens) o WebMail. No caso de usar um WebMail, o usurio dever apontar seu navegador para o stio do servio de webmail para acessar a caixa postal. O webmail tambm um programa de computador, mas que fica instalado no computador servidor. As aes so processadas no servidor e os resultados so mostrados pelo browser do cliente. Assim, no h necessidade de armazenar mensagens localmente, mas necessria que a conexo com a Internet esteja ativa durante toda a conexo. Por meio do webmail, o usurio pode ler, apagar, enviar mensagens como se estas estivessem em seu programa local. Existem inmeros sistemas webmails. Os webmails podem ser encontrados em servios de servidores de e-mails como Google (Gmail), Yahoo, Microsoft (Hotmail, Live Mail) e outros. Podem, ainda, ser instalados no servidor de e-mail de uma organizao, para que o acesso s caixas de e-mail dos usurios internos da empresa seja realizado por meio do navegador. Observe que no obrigatrio escolher entre as duas opes de acesso. Voc pode usar os dois mecanismos ao mesmo tempo. Gabarito: item correto.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

28

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

8- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Na Internet, o uso do protocolo TCP/IP um elemento que encarece o acesso a essa rede, em razo da velocidade assumida por esse protocolo durante a transmisso de dados por meio da rede. Para que o custo desse acesso seja menor, devese optar por outros protocolos mais simples. Comentrios O TCP/IP o protocolo padro utilizado na Internet e o seu uso no est relacionado ao preo da conexo. Gabarito: item errado. 9- (CESPE/DPU/Analista Tcnico Administrativo/2010) O correio eletrnico um servio de troca de mensagens de texto, que podem conter arquivo anexado. Esse servio utiliza um protocolo especfico denominado FTP. Comentrios O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia de arquivos) no usado para troca de mensagens de texto contendo anexos, e sim para a troca de arquivos e pastas entre cliente e servidor. Os principais protocolos utilizados pelo servio de correio eletrnico esto listados a seguir: POP (Post Office Protocol) ou POP3: para receber mensagens sem deix-las no servidor. IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet) ou IMAP4: permite acessar e-mails atravs de um servio do provedor chamado WebMail. Observe que nesse caso os e-mails ficam no servidor, no necessitando serem descarregados para a mquina do usurio. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): para enviar e-mails.

Gabarito: item errado. 10- (CESPE/ Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Arquitetura de Tecnologia/2010) O TCP/IP define, como padro, dois protocolos na camada de transporte: TCP (transmission control protocol) e UDP (user datagram protocol).

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

29

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Com relao aos protocolos da camada de Transporte, mencionados na questo, temos: O UDP (User Datagram Protocol Protocolo de Datagrama de Usurio) um protocolo SEM conexo, que no verifica a recepo correta das mensagens. Por essa razo, o UDP mais rpido que o TCP, sendo bastante utilizado, por exemplo, em aplicaes multimdias (videoconferncia) nas quais a perda de um quadro no chega a causar srios problemas. O TCP (Transmission Control Protocol Protocolo de Controle de Transmisso) um protocolo de transporte orientado conexo, que confirma o recebimento dos datagramas entre a origem e o destino e entre as mquinas intermedirias, garantindo a entrega, o controle de fluxo e a ordenao dos dados.

Gabarito: item correto. 11- (CESPE/DPF/Escrivo de Polcia Federal/MJ/2009) Na tecnologia TCP/IP, usada na Internet, um arquivo, ao ser transferido, transferido inteiro (sem ser dividido em vrios pedaos), e transita sempre por uma nica rota entre os computadores de origem e de destino, sempre que ocorre uma transmisso. Comentrios Em teoria, uma nica comunicao, tal como um vdeo ou uma mensagem de e-mail, poderia ser enviada por uma rede de uma origem a um destino como um fluxo de bits massivo e contnuo. Se as mensagens fossem realmente transmitidas dessa maneira, isso significaria que nenhum outro dispositivo seria capaz de enviar mensagens na mesma rede enquanto essa transferncia de dados estivesse em progresso. Esses grandes fluxos de dados resultariam em atrasos considerveis. Alm disso, se um link na infraestrutura de rede falhar durante a transmisso, toda a mensagem seria perdida e teria de ser retransmitida por completo. Uma melhor abordagem seria dividir os dados em pedaos menores e mais gerenciveis para o envio atravs da rede. Essa diviso do fluxo de dados em pedaos menores chamada de segmentao. Segmentar mensagens gera dois benefcios primrios. Primeiro, ao se enviar pedaos ou partes individuais menores da origem ao destino, vrias conversas diferentes podem ser intercaladas na rede. O processo utilizado para intercalar os pedaos de conversas separadas na rede chamado de multiplexao. Segundo, a segmentao pode aumentar a confiabilidade das comunicaes de rede. Os pedaos separados de cada mensagem no precisam viajar o mesmo caminho pela rede da origem ao destino. Se um caminho
www.pontodosconcursos.com.br 30

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

especfico se tornar congestionado com trfego de dados ou falhar, pedaos individuais da mensagem ainda podem ser direcionados ao destino usando caminhos alternativos. Se uma parte da mensagem falhar ao ser enviada ao destino, somente as partes perdidas precisam ser retransmitidas. Conforme visto, ao final, teremos vrios pacotes que trafegaro pela Internet, cada qual por uma rota independente que levar em considerao diversos fatores na escolha do melhor caminho (como o congestionamento, por exemplo). Assim, mesmo sendo possvel que os pacotes percorram o mesmo caminho, no se pode afirmar que a rota ser a mesma em qualquer situao. Gabarito: item errado. 12- (CESPE/TCE-AC/2009) O protocolo HTTPS foi criado para ser usado na Internet 2. Comentrios A Internet 2 um projeto de rede de computadores de alta velocidade e performance. Sua criao tem um propsito educacional, unindo grandes centros universitrios e de pesquisa ao redor do mundo (o Brasil j faz parte dessa rede). O HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) j existe antes mesmo da Internet 2. Trata-se de um protocolo dotado de segurana, sendo muito utilizado em acesso remoto a sites de bancos e instituies financeiras com transferncia criptografada de dados. Gabarito: item errado. 13- (CESPE/ Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e Infraestrutura/2010) O IP, por ser um protocolo no orientado a conexo, garante a entrega dos pacotes por meio do controle de fluxo que mantm em uma tabela de estado de envio e recebimento. Comentrios O IP um protocolo da camada de Rede, e uma de suas caractersticas mais marcantes NO ser orientado a conexo, portanto NO garante a entrega dos pacotes. Outro erro do item afirmar que o protocolo IP realiza controle de fluxo. Essa atividade desempenhada na camada de Transporte pelo protocolo TCP. O controle de fluxo determina quando o fluxo de certos dados devem ser parados, e, previamente, quais pacotes de dados devem ser reenviados devido a problemas como colises, por exemplo, deste modo assegurando a entrega exata e completa dos dados. Gabarito: item errado.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

31

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

14- (CESPE/UERN/Tcnico de Nvel Superior/2010) As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet so diferentes no que diz respeito ao protocolo, que o IP na Internet, e o IPv6 na intranet. Comentrios As tecnologias so as mesmas no que diz respeito ao protocolo TCP/IP que ser utilizado. O IPv6 a nova verso do IP e ser aplicado Internet em breve. Gabarito: item errado. 15- (CESPE/ Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e Infraestrutura/2010) O protocolo ICMP lida com questes de informaes sobre o protocolo IP na camada de rede. Comentrios ICMP um protocolo da camada de Rede, que tem como objetivo fornecer relatrios de erros fonte original, ou seja, enviar mensagens ICMP relatando possveis erros de conexo com a mquina remota. As mensagens ICMP geralmente so enviadas automaticamente em uma das seguintes situaes: um pacote IP no consegue chegar ao seu destino; o gateway no consegue retransmitir os pacotes na frequncia adequada; o roteador indica uma rota melhor para a mquina a enviar pacotes. So exemplos de ferramentas que utilizam o protocolo ICMP como base: Ping e Traceroute. Gabarito: item correto. 16- (CESPE/DPU-ADM/Analista tcnico administrativo/2010) O uso do modelo OSI permite uma melhor interconexo entre os diversos protocolos de redes, que so estruturados em sete camadas, divididas em trs grupos: entrada, processamento e sada. Comentrios O Modelo OSI consiste em um modelo de sete camadas, com cada uma representando um conjunto de regras especficas, e no existe a diviso em grupos mencionada na questo para esse modelo. As 7 camadas do modelo OSI so: fsica, enlace, rede, transporte, sesso, apresentao e aplicao.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

32

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item errado. 17- (CESPE/Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e Infraestrutura/2010) O SMTP, por lidar com o envio e o recebimento de streaming, utiliza o protocolo de transporte UDP. Comentrios O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia Simples de Correio) um protocolo da camada de Aplicao do modelo TCP/IP, e tem como objetivo estabelecer um padro para envio de correspondncias eletrnicas (e-mails) entre computadores, e no streaming (fluxo de contedo multimdia)! O SMTP utiliza o protocolo TCP para envio das mensagens e no UDP como mencionado na questo. Em streaming utilizado o protocolo UDP, pois um tipo de transmisso que no necessita de garantia de entrega dos pacotes. Por exemplo: durante o streaming de vdeo utilizado o protocolo UDP, pois a transmisso de um pixel errado, no afetar a transmisso de toda a imagem do vdeo. importante lembrar: TCP e UDP so protocolos da camada de Transporte do modelo TCP/IP. A diferena entre eles que o TCP orientado a conexo, ou seja, possui mecanismos como controle de fluxo e erros e o UDP NO orientado a conexo!! Gabarito: item errado. 18- (CESPE/STF/2008) O UDP um protocolo de transporte que no estabelece conexes antes de enviar dados, no envia mensagens de reconhecimento ao receber dados, no controla congestionamento, garante que dados sejam recebidos na ordem em que foram enviados e detecta mensagens perdidas.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

33

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O UDP (User Datagram Protocol Protocolo de Datagrama de Usurio) um protocolo de transporte que no estabelece conexes antes de enviar dados ( no orientado conexo). Ele fornece uma entrega rpida mas no confivel dos pacotes. O UDP no fornece o controle de fluxo necessrio, nem tampouco exige uma confirmao do receptor, o que pode fazer com que a perda de um pacote acontea SEM a devida correo. Portanto, com a utilizao do UDP os datagramas podem chegar fora de ordem, e tambm ele no detecta mensagens perdidas. Demais itens da questo esto ok. Gabarito: item errado. 19- (CESPE/MJ/DPF/Agente de Polcia Federal/2009) A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferncia de arquivos de dados na Internet. Comentrios O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia de arquivos) o protocolo padro para troca de arquivos na Internet. Gabarito: item correto. Consideraes Finais Bem, por hoje s!!!

Desejo um excelente curso a todos. Fora!! Avante!!! Tenham a certeza e a convico de que qualquer esforo feito nessa fase ser devidamente compensado. Em outras palavras, esforce-se, mantenha-se focado e determinado, pois, certamente, valer pena! Para aqueles que venham a se matricular no curso, ainda teremos o frum para troca de informaes e/ou esclarecimento de dvidas que porventura surgirem. Crticas e/ou sugestes so bem-vindas! Fiquem com Deus, e at a nossa prxima aula aqui no Ponto dos Concursos!! Profa. Patrcia
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 34

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Referncias Bibliogrficas Notas de aula da disciplina de Redes de Computadores, profa Patrcia Lima Quinto. 2011/2012. QUINTO, PATRCIA LIMA. Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto,2. Edio. Ed. Gen/Mtodo, 2012. Novo! BARRERE, Eduardo. Notas de Aula, 2011. O'BRIEN, James A. Sistemas de informao: e as decises gerenciais na era da Internet. Traduo Cid Knipel Moreira. So Paulo: Saraiva, 2003. Curso Cisco, CCNA Exploration v. 4.0, 2010. Redes de Computadores, de Andrew S. Tanenbaum, 4. edio, 2003. Redes de Computadores e a Internet, por James F. Kurose e Keith W. Ross, 2010. Interligao de Redes com TCP/IP, por Douglas E. Comer. Infowester. Disponvel em: http://www.infowester.com/. Acesso em: ago. 2011. TCP/IP Illustrated Vol. 1, por W. Richard Stevens. ALBUQUERQUE, F. TCP/IP Internet: Protocolos & Tecnologias. 3 ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora Ltda. 2001. Blog de Redes. Disponvel em: http://www.redesbr.com/ GTA/UFRJ. Disponvel em: http://www.gta.ufrj.br/. PROJETOS DE REDES. Disponvel em: http://www.projetoderedes.com.br/. RNP. Disponvel em: http://www.rnp.br/. TELECO. Disponvel em: http://www.teleco.com.br/.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

35

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Lista das Questes Apresentadas na Aula 1- (CESPE/MPE-PI/ Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/2012) Uma das principais caractersticas de uma intranet o fato de ela ser uma rede segura que no requer o uso de senhas para acesso de usurios para, por exemplo, compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa. 2- (CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) Existem diversos dispositivos que protegem tanto o acesso a um computador quanto a toda uma rede. Caso um usurio pretenda impedir que o trfego com origem na Internet faa conexo com seu computador pessoal, a tecnologia adequada a ser utilizada nessa situao ser o IpV6. 3- (CESPE/STM/Tcnico Nvel Mdio/2011) O SMTP um protocolo padro para envio de mensagens de email que, automaticamente, criptografa todas as mensagens enviadas. 4- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) O protocolo UDP usado por mecanismos de pesquisa disponibilizados por determinadas empresas da Internet, tal como a empresa Google, para garantir o rpido acesso a um grande volume de dados. 5- (CESPE/UERN/Tcnico de Nvel Superior/2010) FTP (file transfer protocol) o protocolo que permite visualizar as pginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) um protocolo de transferncia de arquivos. 6- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) Redes de acesso situadas na borda da Internet so conectadas ao restante da rede segundo uma hierarquia de nveis de ISPs (Internet service providers). Os ISPs de nvel 1 esto no nvel mais alto dessa hierarquia. 7- (CESPE/ECT/Agente dos Correios Carteiro/2011) O servio que, oferecido via Internet, disponibiliza recursos para a criao, o envio e a leitura de mensagens de correio eletrnico para os usurios o de Webmail. 8- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Na Internet, o uso do protocolo TCP/IP um elemento que encarece o acesso a essa rede, em razo da velocidade assumida por esse protocolo durante a transmisso de dados por meio da rede. Para que o custo desse acesso seja menor, devese optar por outros protocolos mais simples.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 36

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

9- (CESPE/DPU/Analista Tcnico Administrativo/2010) O correio eletrnico um servio de troca de mensagens de texto, que podem conter arquivo anexado. Esse servio utiliza um protocolo especfico denominado FTP. 10- (CESPE/ Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Arquitetura de Tecnologia/2010) O TCP/IP define, como padro, dois protocolos na camada de transporte: TCP (transmission control protocol) e UDP (user datagram protocol). 11- (CESPE/DPF/Escrivo de Polcia Federal/MJ/2009) Na tecnologia TCP/IP, usada na Internet, um arquivo, ao ser transferido, transferido inteiro (sem ser dividido em vrios pedaos), e transita sempre por uma nica rota entre os computadores de origem e de destino, sempre que ocorre uma transmisso. 12- (CESPE/TCE-AC/2009) O protocolo HTTPS foi criado para ser usado na Internet 2. 13- (CESPE/ Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e Infraestrutura/2010) O IP, por ser um protocolo no orientado a conexo, garante a entrega dos pacotes por meio do controle de fluxo que mantm em uma tabela de estado de envio e recebimento. 14- (CESPE/UERN/Tcnico de Nvel Superior/2010) As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet so diferentes no que diz respeito ao protocolo, que o IP na Internet, e o IPv6 na intranet. 15- (CESPE/ Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e Infraestrutura/2010) O protocolo ICMP lida com questes de informaes sobre o protocolo IP na camada de rede. 16- (CESPE/DPU-ADM/Analista tcnico administrativo/2010) O uso do modelo OSI permite uma melhor interconexo entre os diversos protocolos de redes, que so estruturados em sete camadas, divididas em trs grupos: entrada, processamento e sada.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

37

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ ANCINE PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

17- (CESPE/Banco da Amaznia/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e Infraestrutura/2010) O SMTP, por lidar com o envio e o recebimento de streaming, utiliza o protocolo de transporte UDP. 18- (CESPE/STF/2008) O UDP um protocolo de transporte que no estabelece conexes antes de enviar dados, no envia mensagens de reconhecimento ao receber dados, no controla congestionamento, garante que dados sejam recebidos na ordem em que foram enviados e detecta mensagens perdidas. 19- (CESPE/MJ/DPF/Agente de Polcia Federal/2009) A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferncia de arquivos de dados na Internet.

Gabarito 1- Item errado. 2- Item errado. 3- Item errado. 4- Item errado. 5- Item errado. 6- Item correto. 7- Item correto. 8- Item errado. 9- Item errado. 10111213141516171819a

Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto.
www.pontodosconcursos.com.br 38

Prof . Patrcia Lima Quinto

Вам также может понравиться