Вы находитесь на странице: 1из 8

Recomendaes nutricionais para crianas praticantes de atividade fsica

*Estudante do curso de graduao em Nutrio do Ctro. Univ. So Camilo. **Nutricionista, mestre em Sade Pblica pela Faculdade de Sade Pblica da USP, docente do Centro Universitrio So Camilo - Nutrio Esportiva. ***Nutricionista, especialista em Nutrio Hospitalar -HC-FMUSP Hospital de Retaguarda, mestre em Nutrio Humana Aplicada - USP, docente do Centro Universitrio So Camilo - Nutrio Esportiva. (Brasil)

Maria Alice Cesarino Raya* Marina Andrade Prieto* Renata Furlan Viebig** Marcia de Araujo Leite Nacif***
mnacif@usp.br

Resumo A participao regular de crianas em eventos esportivos oferece muitos benefcios, como interao social e preveno de diversas enfermidades. A nutrio constitui o alicerce para o desempenho fsico, sendo muito importante para a sade geral do praticante de atividade fsica. As recomendaes de energia, nutrientes e hidratao devem ser adequadas para alcanar as necessidades de crescimento, manuteno de tecidos e para o desempenho de atividades intelectuais e fsicas. Desta forma, o presente estudo pretende apresentar as recomendaes nutricionais para crianas que praticam atividades fsicas. Unitermos: Recomendaes nutricionais. Crianas. Atividade fsica. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Ao 12 - N 110 - Julio de 2007 1/1

Introduo
A participao das crianas em eventos esportivos proporciona oportunidade de divertimento, interao social e desenvolvimento de suas habilidades motoras, alm de contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento (JUZWIAK e PASCHOAL, 2001). Esta prtica tambm previne diversas enfermidades, tais como, diabetes mellitus, hipertenso arterial e obesidade, que tm sido constatadas em idades cada vez mais precoces (NASCIMENTO, 2004; RONQUE, 2005). A importncia da nutrio durante todo o ciclo vital notvel, sendo que na infncia, alm da sobrevivncia, a nutrio adequada indispensvel para o crescimento e desenvolvimento (DUTRA, 1998). A nutrio constitui o alicerce para o desempenho fsico, sendo muito importante para a sade geral do praticante de exerccio fsico, em qualquer faixa-etria. No caso de crianas praticantes de esportes, necessria ateno especial em relao adequao do consumo de alimentos e nutrientes (MCARDLE, 2001; WOLINSKY, 2001). Como as crianas esto em constante desenvolvimento de massa ssea, dentes, msculos e sangue, elas necessitam de mais alimentos nutritivos em proporo ao seu peso do que os adultos (MAHAN, 2002). As necessidades de gua e eletrlitos para adultos esto bem comentadas na literatura, porm a hidratao tambm tem papel essencial para a manuteno da sade e do desempenho fsico de crianas fisicamente ativas (JUZWIAK et al, 2000).

Recomendaes nutricionais

Necessidades energticas As necessidades de energia de crianas praticantes de atividade fsica devem ser baseadas na ingesto alimentar diria, ndice de crescimento, idade e atividade fsica. O treinamento esportivo contribui para o aumento da necessidade energtica (STEEN, 1994; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, 1996). As crianas necessitam de uma maior quantidade de energia que aquela necessria para um adolescente ou para um adulto durante a prtica de atividades esportivas (BAR-OR, 2000). A ingesto energtica inadequada est associada ingesto marginal de macro e micronutrientes, principalmente de carboidratos, piridoxina, clcio, folato, zinco e magnsio. Tal associao tem conseqncias prejudiciais sobre o crescimento, tais como o aumento do risco de aparecimento de doenas e a diminuio da taxa metablica (JUZWIAK, 2000). Existem vrios mtodos para estimar o valor energtico da dieta de crianas, como os que sero descritos neste artigo, no entanto, alguns conceitos devem ser inicialmente definidos: Gasto Energtico Basal (GEB): O gasto energtico basal (GEB) o valor energtico que as crianas necessitam apenas para ficar deitadas, sem realizar qualquer tipo de movimento ou atividades fsicas; Gasto Energtico Total (GET): compreende o GEB mais as atividades dirias das crianas; Valor energtico Total (VET): o valor energtico necessrio ao indivduo, que j compreende o GEB e o GET.

1. Mtodo de determinao do Valor Energtico Total (VET) por Kcal /Kg/peso ideal A RDA (1989) apresenta a quantidade calrica diria por quilo, recomendada para cada faixa etria. Considerando as diferenas individuais, pode-se estimar o valor energtico recomendado para uma criana, utilizando o seu peso ideal para a estatura e multiplicando-o pelas calorias/kg recomendadas para a faixa etria correspondente. Caso a criana apresente alguma enfermidade que aumente o gasto energtico, ou for diagnosticada como hiperativa, ou ainda realizar exerccios fsicos programados mais do que trs vezes por semana, necessrio acrescentar uma quantidade energtica proporcional aos gastos extras.

2. Mtodos para a determinao do Gasto Energtico Basal (GEB)

3. Mtodo para estimar o Gasto Energtico Basal (GEB) de acordo com o estgio pubertrio

4. Clculo do Gasto Energtico Total (GET) Mtodo simplificado: o Multiplicar o GEB por 20 ou 30% no caso de crianas sedentrias. o Multiplicar o GEB por 40 ou 50% no caso de crianas ativas.

Mtodo detalhado: De acordo com este mtodo deve-se multiplicar o gasto energtico basal pelo fator atividade, de acordo com as atividades realizadas pela criana.

Deve-se ressaltar que o fator atividade deve refletir o estilo de vida da criana sem se basear somente na presena ou no de exerccios regulares. Para o clculo do gasto energtico durante a atividade, deve-se levar em considerao o tipo de esporte praticado, a freqncia, a durao e a participao ou no em competies. Tabelas de equivalncia de gasto energtico no exerccio tambm podem ser utilizadas para o clculo de calorias extras (BAR-OR, 1983).

Macronutrientes As fontes de energia devem estar equilibradas entre carboidratos, lipdios e protenas. Recomenda-se para crianas e adolescentes fisicamente ativos uma dieta adequada em lipdios (20-25% do VCT), rica em carboidratos (60-70% do VCT), com quantidade equilibrada de protenas (10-15% do VCT) e variando qualitativamente para alcanar as recomendaes de micronutrientes (JUZWIAK e PASCHOAL, 2001).

A ingesto adequada de protena para adultos definida como o mnimo a ser ingerido para manter o balano nitrogenado. J para crianas e adolescentes a ingesto deve manter o balano nitrogenado positivo, ou seja, a ingesto deve ser maior que a utilizao para manter normal o crescimento e o desenvolvimento dos rgos e tecidos (BAR-OR, 2000). Certos comportamentos alimentares podem prejudicar o estado nutricional por deficincia energtica, em que as protenas, essenciais no processo de crescimento, sero utilizadas como fonte de energia para a atividade fsica, levando alterao no crescimento (JUZWIAK e PASCHOAL, 2001). Em geral, as recomendaes proticas so facilmente alcanadas, havendo maior probabilidade de estar com risco de ingesto adequada, crianas vegetarianas restritas ou com mltiplas alergias alimentares (JUZWIAK et al, 2000; MAHAN, 2002). fundamental uma dieta com predominncia de ingesto de carboidratos, j que a depleo dos estoques de glicognio e a diminuio da glicose sangunea durante o exerccio pode dificultar a ressntese de ATP no msculo. Alm disso, a depleo de carboidratos pode aumentar a percepo de fadiga, o que pode levar a incoordenao motora, diminuio na concentrao e reduo da capacidade de treinamento (WALBERG-RANKIN, 1995). Os carboidratos devem ser, preferencialmente complexos (40-45%) e em menor proporo simples (10-15%) (JUZWIAK et al, 2000). Comparativamente com os adultos, as crianas e adolescentes utilizam mais lipdios e menos carboidratos para a produo de energia em exerccios prolongados, porm este fator no influencia nas recomendaes das suas necessidades nutricionais. No existe nenhuma evidncia que crianas, atletas ou no atletas, devam consumir mais de 30% do total de energia na forma de gordura na sua alimentao, sendo que os cidos graxos saturados devem contribuir com menos de 10% desse valor (BAR-OR, 2000; JUZWIAK et al, 2000).

Micronutrientes recomendado que todas as necessidades de micronutrientes sejam atingidas com uma dieta quali-quantitativamente adequada que supra a demanda energtica do treinamento. Deve-se dar ateno especial para o ferro e o clcio (JUZWIAK e PASCHOAL, 2001). O ferro indispensvel para a prtica de atividade fsica, pois alm de exercer as funes de transporte de oxignio no sangue e no msculo, faz parte de diversas enzimas relacionadas aos processos oxidativos e proliferao celular. O baixo consumo de ferro pode prejudicar a capacidade de transporte do oxignio, diminuindo o desempenho e interferindo no treinamento, podendo em longo prazo, ocasionar a anemia ferropriva (JUZWIAK e PASCHOAL, 2001). O clcio necessrio para a mineralizao adequada e manuteno do osso em crescimento, podendo a ingesto inadequada causar uma menor reteno deste nutriente e, posteriormente levar osteoporose. O aporte de clcio pode ser insuficiente quando h diminuio da ingesto de produtos lcteos e consumo elevado de protenas e alimentos que fornecem alta quantidade de fsforo (MAHAN, 2002; ORTEGA, 1992). As novas recomendaes de clcio sugerem 1300 mg/dia, no entanto, no levam em considerao as necessidades relacionadas prtica esportiva.

Hidratao A produo de energia pelo organismo aumenta durante os exerccios devido maior produo de calor metablico (SBME, 2003). As crianas produzem mais calor por unidade de

peso corporal que os adultos. Sabe-se que a evaporao do suor a principal via para dissipar o calor produzido pelo organismo (JUZWIAK et al, 2000). Sempre que lquidos forem perdidos atravs do suor mais rapidamente do que so repostos, a pessoa entrar em desidratao. As crianas podem evitar a desidratao ao ingerirem lquidos a cada 15-20 minutos quando a atividade fsica for prolongada, mesmo que ela no tenha vontade de beber (BAR-OR, 2000; PEREIRA, 2005). Para a prtica esportiva de longa durao, principalmente por mais de 90 minutos, bebidas hidroeletrolticas com concentrao de carboidratos (6-8%) e osmolaridade adequadas podem ser utilizadas, com a vantagem do sabor agradvel e de estimular uma maior ingesto de lquidos pelo jovem (ORTEGA, 1992). Crianas devem ser orientadas sobre as repercusses da desidratao e desenvolver o hbito de ingerir lquidos com freqncia durante as prticas esportivas (JUZWIAK e PASCHOAL, 2001).

Consideraes finais
A orientao nutricional crianas fisicamente ativas representa um grande desafio, sendo necessrio que o profissional possua parmetros adequados para a avaliao da evoluo do crescimento das crianas. A alimentao adequada essencial para que a criana garanta seu potencial de crescimento e desenvolvimento e tenha seu desempenho maximizado durante a prtica de atividades fsicas.

Referncias bibliogrficas AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION. TIMELY statment on the nutrition guidance for child athletes in organized sports. J Am Diet Assoc 1996; 96 (6): 610-612. Bar-Or OMD. Pediatric Sports Medicine: From Physicologic Principles to Clinical Application: New York, Springer Verlag, 1983. Bar-Or OMD. Nutrio para Crianas e Adolescentes Esportistas. Rev Nut Esporte 2000; 27 jul./ago./set. Cardoso CM. et al. Hbitos Alimentares de Crianas e Adolescentes Integrantes de Uma Escola de Basquete em um Clube Esportivo na Zona Norte de So Paulo. Revista Nutrio Profissional 2005; 52-54. DIRETRIZ DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE. Modificaes Dietticas, reposio hdrica, suplementos alimentares e drogas: comprovao de ao ergognica e potenciais riscos para a saude. Rev Bras Med Esporte 2003; 9 (2):1-13. Dutra JEO, Marchini JS. Cincias Nutricionais. So Paulo: Savier, 1998. Guedes DP, Guedes JPRP. Crescimento, composio corporal e desempenho motor de crianas e adolescentes. So Paulo: Balieiro, 2000. Henry CJK, Dyers S, Ghusain-Choueri A. New Equations to Estimate Basal Metabolic Rate in Children Aged 10-15 years. Eur J Clin Nut 1999;53: 134-142. Juzwiak CR et al. Nutrio e atividade fsica. J Pediatria, Rio de Janeiro, 2000; 76:349-358. Juzwiak CR, Paschoal V. Nutrio para crianas fisicamente ativas. Nutrio, Sade & Performance. 2001, 11, jun/julho. Mcardle WD, Katch VL. Nutrio para o Desporto e o Exerccio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. Mahan LK. et al. Alimentos, Nutrio e Dietoterapia. 10ed. So Paulo: Roca, 2002. Nascimento D. et al. Caractersticas Antropomtricas e Bioqumicas de Atletas Infanto-juvenis Pertencentes ao Projeto Social "Criana Feliz no Tnis, Feliz na Escola". Revista Nutrio em Pauta, ano XII; n 67, pg 44 e 25; jul./ago., 2004.

Ortega RM. Nutricin y Deporte en la Adolescencia. Anales Espaoles de Pediatria. 1992; 49: 100-102. Pereira CAL, Mazzonetto C, Bosso SRS, Nacif MAL. Taxa de Sudorese em Crianas Praticantes de Natao. Revista Nutrio Profissional 2006, 5: 54 - 58. Ronque ERV et al. Prevalncia de sobrepeso e obesidade em escolares de alto nvel socioeconmico em Londrina, Paran, Brasil. Rev Nut 2005, 18 (6):709717. Samour PQ, Helm KK, Lang CE. Handbook of Pediatric Nutrition, 2 ed, Aspen publication, 1999. Schofield WN. Predictin basal metabolic rate, new standars and review of previous works. Hum Nutr Clin Nutr 1985; 39c (1s): 5-42. Steen SN. Nutrition and the young athlete: Special considerations. Sports Med. 1994; 17 (3): 152-162. Walberg-Rankin J. Dietary carbohydrate as an ergogenic aid for prolonged and brief competition in sport. Int J Sports Nutr 1995, 5: S13-S28. Wolinsky I, Driskell JA. Nutritional Applications in Exercise and Sport. Boca Raton, FL, USA: CRC Press, 2001. World Health Organization. Energy and Protein Requirements. WHO Technical Report Series. N 724. Geneva: World Health Organization, 1985.

Вам также может понравиться