Вы находитесь на странице: 1из 9

O que sobrou da Ditadura civil-militar?: Uma discusso sobre a violncia estatal ontem e hoje.

Lu da Silva Marins Felipe e Suelen Siqueira Julio1

Resumo:
Este artigo aborda a questo da tolerncia e mesmo apoio para com a violncia estatal, mais precisamente violncia policial, durante a Ditadura civil-militar no Brasil e do que resta dessa tolerncia nos dias de hoje. Pretendemos discutir a relao entre a relutncia em punir os torturadores que atuaram durante a Ditadura e a continuidade da violncia policial aps a abertura poltica. Discutimos tambm a existncia de diferentes memrias sobre as aes violentas do regime militar. Defendemos que o respeito aos Direitos Humanos e a superao da violncia estatal na atualidade passam pelo ajuste de contas da sociedade com seu passado recente e pela abertura da discusso acerca da violncia para um crculo alm do meio poltico e acadmico.

Palavras-chave: Ditadura, violncia, memria, Direitos Humanos. Introduo


Na Polcia do Exrcito, (...) foi submetida a espancamento inteiramente despida, bem como a choques eltricos e outros suplcios, com o 'pau- dearara'.
(Brasil Nunca Mais2, sobre a estudante Dulce C. Pandolfi, 24 anos. Torturada em 1970.)

Me agrediram, me bateram, deram socos na barriga, tapa na cara... Chegou um policial e me mandou tirar a roupa (...). O policial foi em cima do armrio, pegou o alicate e foi no meu pnis. E pegou e apertou (...).
(Funcionrio de um ferro-velho em entrevista ao RJ-TV3. Torturado em abril de 2011.)

Os fragmentos acima apontam para uma realidade evidente, mas muitas vezes banalizada, naturalizada ou negada: a convivncia da sociedade brasileira com a violncia por parte do Estado. O Brasil aprendeu a conviver com a violncia, sobretudo a violncia policial para com aqueles tachados como inimigos da sociedade: os comunistas, na Ditadura e os traficantes, atualmente. Esses inimigos so colocados no lado mal e portanto devem pagar por seus crimes, at mesmo
1

2
3

Graduandos em Histria pela Universidade Federal Fluminense. ARNS, D. Paulos Evaristo (prefcio). Brasil: nunca mais. Petrpolis: Vozes, 1985, p. 32. In.: A Polcia que no queremos: Tortura na delegacia. O Globo. Rio de Janeiro, sexta-feira, 1 de abril de 2011.

por meios no previstos pelas leis. O primeiro fragmento diz respeito a uma estudante presa e torturada no quartel da rua Baro de Mesquita, no Rio de Janeiro, durante a Ditadura civil-militar4. O segundo aponta para o fato de que a brutalidade por parte do Estado no se foi junto com a Ditadura. Lamentavelmente o caso do funcionrio de um ferro-velho que foi torturado por policiais civis na 10 DP (Botafogo), para que incriminasse seu patro por receptao de veculos roubados ou furtados no Rio, no uma exceo. Freqentemente recebemos notcias sobre pessoas espancadas e mesmo executadas por policiais. E assustadoramente tais notcias amide no so veiculadas em forma de denncia, mas de forma neutra ou mesmo com contornos de comemorao em jornais e telejornais sensacionalistas. As atitudes brutais, em franco desacordo com a Constituio e os Direitos Humanos, recebem apoio das mdias e de grande parcela da populao. O que a sociedade brasileira utiliza como justificativa para a convivncia e aceitao da violncia policial nos dias de hoje? Quais as implicaes da ignorncia ou da aceitao da violncia que houve durante a Ditadura? O fato de no termos julgado os torturadores do passado nos diz algo sobre nosso presente e futuro? Qual a memria ou quais as memrias que se tem da violncia praticada pelo regime militar? o que se busca discutir neste espao.

Ditadura: convivncia e memria


O historiador Daniel Aaro Reis Filho em diversas ocasies escreveu sobre a memria dominante que se constituiu sobre a Ditadura. Por ocasio da Anistia, fez-se uma reconciliao nacional. Essa reconciliao implicou uma srie de construes, para que se consolidasse uma memria aceitvel. A violncia estatal foi reduzida a atos feitos s escondidas, nos pores. De forma que a sociedade se isentou, foi inocentada dessa violncia. Construiu-se a idia de que a maior parte das pessoas sempre foi contra a Ditadura. Esta foi um tempo de exceo, anos de chumbo, uma anttese da Nova Repblica, que livre, legal, composta por cidados. Diante disso, o autor questiona por que a ditadura teve a durao que teve, por que a anistia foi recproca e por que permanecem tantos aspectos daqueles tempos nos dias de hoje, entre eles a violncia estatal5.
4

Como outros autores, acreditamos que o termo ditadura militar insuficiente para denominar o perodo vivenciado pelo Brasil de 1964-1985. O golpe contou com apoio de camadas civis da populao e hoje em dia entre os que tem saudades daqueles bons tempos, tempos de ordem, encontramos no apenas militares. REIS FILHO, Daniel Aaro. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p.

A investigao desse passado e a prpria experincia de vida, levaram o autor a afirmar que a sociedade no estava to descontente com a sua ditadura6. A Ditadura exacerbou a cultura autoritria j existente no Brasil. Dessa forma, se houve quem resistiu e mesmo pegou em armas contra o regime militar, houve quem apoiasse as aes do governo, mesmo que implicassem a tortura e a morte, desde que os atingidos fossem os subversivos. Estes entendidos no apenas como os militantes das esquerdas, mas tambm trabalhadores que fizessem greves, por exemplo. O medo da subverso estava presente no s entre os militares, mas tambm entre diversos setores civis da classe dominante empresrios7, setores da Igreja Catlica, classes mdias e das camadas mais baixas da sociedade. Tal medo justificou a ao truculenta dos agentes estatais. A convivncia com a brutalidade estatal ontem e hoje Apesar do imenso esforo para se construir uma memria segundo a qual a sociedade brasileira no teve nada a ver com a Ditadura, esta contou com um significativo apoio, em nome da ordem e da luta contra a subverso. Conversamos com algumas pessoas que viveram os anos da Ditadura e percebemos uma memria bem diferente daquela que aponta para o descontentamento quase unnime dos brasileiros nesse perodo. No discurso dessas pessoas, o binmio ordem/desordem foi usado de forma recorrente como justificativa para os mecanismos de represso usados pelo Estado. Em nome da defesa do pas contra a "desordem", a represso - que inclua torturas e mortes - foi legitimada: Antes [referindo-se ao perodo de 1964-1988] voc podia andar na rua despreocupado. A ditadura s foi ruim para os arruaceiros". ( J. T, 65 anos, comerciante) O povo respeitou o militarismo e para mim foi uma das melhores pocas que passamos em nossa vida, ns tnhamos ordem. Os comunistas eram presos porque eram contra a ordem." (M.A.C., 69 anos, pedreiro) A lgica da eliminao do inimigo Se durante a Ditadura civil-militar, o inimigo da sociedade brasileira era o indivduo
10. REIS FILHO, Daniel Aaro.Um passado imprevisvel:a construo da memria da esquerda nos anos 60. In.: REIS FILHO, Daniel Aaro (org.). Verses e fices: o sequestro da histria. So Paulo: Perseu Abramo, 1997. p. 41. Empresas como: Light, Listas Telefnicas Brasileiras, Cruzeiro do Sul, entre outras, colaboraram com o IPS (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais), que fez a propaganda pr-golpe e seguiu apoiando o governo militar nos anos seguintes. Conferir ASSIS, Denise. Propaganda e Cinema a servio do Golpe (1962-1964). Rio de Janeiro: Mauad, FAPERJ, 2001.

detectado como comunista, hoje o inimigo a ser eliminado , principalmente, aquele rotulado como traficante, como o caso de muitos jovens da periferia, que atraem "para si toda sorte de procedimentos policialescos que desconhecem olimpicamente qualquer garantia de proteo pessoa humana. Tais procedimentos so apoiados por setores expressivos da populao, sequiosos em responder o problema da segurana com mais violncia (...)"8. Sendo assim, a tolerncia para com a brutalidade do Estado um dos elementos que apontam para a existncia de uma continuidade entre a Ditadura e a atual Repblica, que se pretende totalmente nova. Ainda hoje, muitos no se importam se algum espancado at a morte nas periferias, se a polcia utiliza mtodos brutais para arrancar a verdade de um bandido, se um micrbio social morto a sangue-frio. Afinal, o que se espera que acontea a um micrbio, a um monstro, seno a eliminao do mesmo? O jornal Meia Hora, conhecido por suas matrias de capa, costuma trazer notcias nas quais as aes da polcia que terminam com a morte dos bandidos so exaltadas. Uma das matrias tem as chamadas "PM deita bonde que ia pro Alemo", "Seis do Jacar viram bolsa de Madame" e "Inferno t cheio". Percebemos a a banalizao dessas mortes. O jornal vai alm da justificativa da morte dos seis homens por serem criminosos ou por enfrentarem a polcia: os trata como "jacars" (em aluso ao seu lugar de origem, favela do Jacarezinho) que viraram "bolsa de madame"9. Em um blog com 2379 seguidores, encontramos comentrios sobre a matria acima. Um dos seguidores, Edison Correa da Rocha, dizia: "parabns a esses bravos policiais, pelo menos so menos alguns para atazanar nossas vidas e para nos dar prejuzo, tendo que sustent-los na cadeia".10 Discursos como esse apontam para a existncia de uma cultura da violncia no Brasil, que despreza o fato de que as leis prevem a priso e no a morte dos criminosos. A violncia como mtodo investigativo A cultura autoritria embasa o recurso violncia por parte da polcia para conseguir informaes e est presente em certos meios de comunicao. Tal cultura se materializou na figura do Capito Nascimento, personagem principal do filme "Tropa de Elite". Segundo a revista Veja, o capito do BOPE - que usa recursos violentos e abusivos para tirar informaes dos traficantes - o primeiro super- heri brasileiro11.

SILVA FILHO, Jos Carlos Moreira da. "O anjo da Histria e a memria das vtimas: O caso da Ditadura militar no Brasil". In.: Veritas. Porto Alegre. v. 53, n.2, abr/jun. 2008, pp. 150-178. 9 Seis do Jacar viram bolsa de madame. Meia Hora, tera-feira, 14 de setembro de 2010, ano 5, n 1803. 1 0 Disponvel em: http://ricardo-gama.blogspot.com/2010/09/tiroteio-entre-policiais-militares-e.html. 11 Enfim, um heri do lado certo. Veja, ano 43, n. 45, ed. 2190, novembro de 2010, pp. 120-127. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2190&pg=10.

Jornais que apoiavam o regime militar, como Folha da Tarde, editado pelo grupo Folha, apostavam no medo para justificar as aes violentas do Estado contra os terroristas. As chamadas nas capas dos jornais do grupo tratavam os opositores da Ditadura como bandidos, assassinos, facnoras"12. Em outubro de 1970, a Folha da Tarde noticiou a morte do militante Eduardo Collen Leite, conhecido como Bacuri13, sob o ttulo "Terror: metralhado e morto outro facnora". A notcia dizia que Bacuri foi morto em um tiroteio, mas a abertura dos documentos do Dops revelou que ele ficou dois meses sob tortura, sendo morto em dezembro - e no outubro - de 1970. A veiculao da imagem dos comunistas como assassinos e terroristas pelos meios de comunicao contribua para que as aes de extermnio e de tortura (para obter informaes que levassem captura de outros subversivos) fossem apoiadas por grande parte dos brasileiros. Por que o Brasil no quer punir torturadores? A relutncia em punir os torturadores um forte indicador do apoio que a violncia estatal recebeu da sociedade. Ainda que no falemos em revogar a Lei de Anistia ou em reinterpret-la, sintomtico que muitos brasileiros tenham a opinio pessoal de que isso um assunto do passado ou que nem sequer tenham opinio sobre isso. Essa relutncia em julgar os torturadores foi comentada por Leonardo Sakamoto. Este publicou na Carta Capital um artigo intitulado Por que o Brasil no quer punir torturadores?. Sakamoto tomou por base uma pesquisa do Datafolha divulgada no jornal Folha de So Paulo no dia sete de junho de 2010, que mostrou que 45% da populao contrria punio de agentes que torturaram presos polticos durante a ditadura militar contra 40% a favor. Outros 4% so indiferentes e 11% no souberam opinar. O autor prossegue afirmando:
Tenho no fundo a esperana de que o assunto deu margem a mltiplas interpretaes por parte dos entrevistados. Em outras palavras, espero que o pessoal tenha respondido sem saber exatamente o que foram as torturas durante a ditadura e para que serviram. Caso contrrio, mais do que um Brasil sem memria e sem Justia, temos diante de ns um pas
1

Folha de So Paulo completa 90 anos. Para recordar nestes dias de comemorao. Blog do Miltton Alves. Alves acrescenta: a mesma Folha que caracterizou o regime militar como ditabranda. Disponvel em: http://miltoncompolitica.wordpress.com/2011/02/23/folha-de-sao-paulo-completa-90-anos-para-recordar-nestesdias-de-comemoracao/. 13 Bacuri militou na Vanguarda Popular Revolucionria (VPR) e chegou a liderar uma outra organizao, a Resistncia Democrtica (Rede), que em 1970 se incorporou Ao Libertadora Nacional (ALN). Disponvel em

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2010/12/bacuri-recebe-homenagem-40-anos-apossua-morte.

conivente com o pau-de-arara como ferramenta de obteno de informaes14.

O jornal O Globo est com uma pesquisa online, que pergunta: voc a favor da apurao dos crimes na Ditadura?. No dia 25 de junho de 2011, os nmeros eram estes: dos 1291 votos, 37, 41% eram a favor, 61, 50% contra e 1, 08% no sabiam o que responder. Acreditamos que o desinteresse em acertar contas com o passado violento aponta tanto para a convivncia com a brutalidade estatal nos dias atuais, quanto para uma conivncia com esse passado que recente, mas que tratado de forma mtica, como um perodo de exceo, que j ficou para trs.

A Anistia: interpretaes em disputa


A luta para manter viva a memria referente tortura durante a Ditadura civil-militar tem a ver com o combate violao dos direitos humanos nos dias de hoje. Como resolver os problemas atuais se ainda no ajustamos as contas com os crimes cometidos por agentes do Estado em nosso passado recente? Na tentativa de resolver os diversos crimes cometidos por agentes estatais desde o golpe de 1964, houve um movimento iniciado por parentes de presos, mortos e desaparecidos polticos que desembocou na aprovao da lei da Anistia, em 28 de agosto de 1979. preciso salientar que a anistia aprovada, que perdoou os dois lados torturadores e torturados no foi a anistia pedida pelo movimento. Frequentemente, quando as mesmas palavras so usadas por grupos polticos distintos ou rivais, nos enganamos ao pensar que elas significam as mesmas coisas para todos. Enquanto para os militares e aqueles que os apoiaram e ainda apiam a Lei da Anistia significou esquecimento, para os familiares de mortos e desaparecidos e para as vtimas da tortura, impossvel e inaceitvel esquecer o que se passou. A Anistia pela qual o movimento lutou no foi uma anistia que promovesse uma amnsia coletiva. O que se pretendeu foi
a denncia dos crimes da ditadura, exigindo o esclarecimento das mortes e dos 'desaparecimentos', com a devida responsabilizao dos culpados; a total reintegrao na vida nacional dos que foram dela alijados por medidas arbitrrias, a reconquista dos valores democrticos - a liberdade, a justia social e o respeito aos direitos humanos (...).15
1 4

Por que o Brasil no quer punir torturadores?, 7 de junho de 2010. Disponvel htttp://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=6963. 5 Fundao Perseu Abramo: 20 anos: Anistia no esquecimento. Disponvel http://www.fpabramo.org.br/especiais/anistia/apresentacao.htm

em: em:

Concluso
Como temos afirmado, hoje grande parte da populao apia a violncia policial, desde que esteja bem direcionada e que s atinja os criminosos. Estes criminosos atingidos freqentemente so pobres, de cor, com baixa escolaridade, moradores de periferia. A superao da violncia policial e a garantia do respeito aos Direitos Humanos hoje, passam pela discusso sobre essa violncia no seio da sociedade. Passam tambm pela reviso do passado recente, marcado pela Ditadura civil-militar. A memria que sustenta o passado violento como tempo de exceo, no qual alguns militares cometeram abusos em pores, sem o conhecimento e muito menos apoio da maior parte dos brasileiros, conseguiu se tornar dominante. Mas, essa memria hegemnica no a nica que existe. Muitos estudos mais atuais e discursos de pessoas comuns que viveram aqueles tempos trazem tona uma outra memria, segundo a qual aqueles tempos eram de ordem e que a violncia estatal era um mal necessrio para manter a segurana. Alm disso, se considerarmos a continuidade da violncia policial, o termo exceo no nos parece o mais apropriado para o perodo da Ditadura. Quando se pede o ajuste de contas com o passado, busca-se entender o que sobrou dele hoje em dia. H um grande perigo em se conformar com a violao dos direitos humanos no passado recente, pois tambm acaba-se aceitando tais crimes no presente e quem sabe garantir esses abusos no futuro.

Bibliografia
ARNS, D. Paulo Evaristo (prefcio). Brasil: nunca mais. Petrpolis: Vozes, 1985. ASSIS, Denise. Propaganda e Cinema a servio do Golpe (1962-1964). Rio de Janeiro: Mauad, FAPERJ, 2001. FICO, Carlos. Verses e controvrsias sobre 1964 e a ditadura militar. In.: Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH, vol. 24, n 47, jan-jun, 2004. pp. 29-60. MARTINS FILHO, Joo Roberto. A guerra da memria: a ditadura militar nos depoimentos de militantes e militares. Congresso da Associao de Estudos Latino-americanos, Dallas, Texas, 27-29 de maro de 2003. MEIA HORA. Rio de Janeiro: EJESA, 14 de setembro de 2010.
O GLOBO. Rio de Janeiro: Globo, 1 de abril de 2011.

REIS FILHO, Daniel Aaro. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. REIS FILHO, Daniel Aaro. Um passado imprevisvel:a construo da memria da esquerda nos anos 60. In.: REIS FILHO, Daniel Aaro (org.). Verses e fices: o sequestro da histria. So Paulo: Perseu Abramo, 1997. pp. 11-45. SILVA FILHO, Jos Carlos Moreira da. "O anjo da Histria e a memria das vtimas: O caso da Ditadura militar no Brasil". In.: Veritas. Porto Alegre. v. 53, n.2, abr/jun. 2008, pp. 150-178. TOLEDO, Caio Navarro de. O golpe contra as reformas e a democracia. In.: Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH, vol. 24, n 47, jan-jun, 2004. pp. 13-28.

htttp://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=6963 http://www.cartacapital.com.br/sociedade-o-que-resta-da-ditadura-brasileira http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16310. http://www.fpabramo.org.br/especiais/anistia/apresentacao.htm

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/121203/juiz-condena-coronel-ustra-por-sequestro-e-tortura
http://miltoncompolitica.wordpress.com/2011/02/23/folha-de-sao-paulo-completa-90-anos-para-recordar-nestes-diasde-comemoracao/

http://oglobo.globo.com/participe/vote/resultado.asp?pergunta=6120&editoria=3&resultado=1. Acesso em 25 de junho de 2011, s 17:15.


http://ricardo-gama.blogspot.com/2010/09/tiroteio-entre-policiais-militares-e.html. http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2190&pg=10

Вам также может понравиться