Вы находитесь на странице: 1из 9

As vantagens da implantao da norma ISO 9001:2000 para as empresas de pequeno porte em Gois

Maycon Thales Assis de Souza mayconthales@montexmontagens.com.br Gesto e Engenharia da Produo Industrial Instituto de Ps Graduao

Resumo Este artigo apresenta as vantagens da implantao da norma ISO 9001 para as empresas de pequeno porte em Gois. Tem como objetivo apresentar esta importncia, levantando os ganhos com a certificao da ISO 9001, analisando as dificuldades da implantao e buscando empresas que possuem esta certificao em Gois identificando os ganhos das empresas aps a implantao. Para a elaborao deste artigo, foram feitas pesquisas em livros, revistas e na internet, buscando sempre assuntos relacionados ao tema proposto. Este artigo mostrou o quanto e importante a implantao da ISO 9001 nas empresas Palavras-chave: Implantao, ISO 9001; Certificao; Empresas.

Introduo O tema deste artigo foi definido aps a percepo da dificuldade das empresa de pequeno porte em perceber a importacia da norma ISO 9001 para a prosperidade do negocio nos dias atuais. O ortigo foi desenvolvido atravs de pesquisas em livros, jornais, revistas, artigos, Internet e peridicos. Tratando de um assunto de grande relevncia no mundo corporativo, a troca de informaes com profissionais contribuiu bastante para o desenvolvimento do trabalho. A implantao da norma ISO 9001 em empresas de pequeno porte em Gois um tema de estudo que deve realizado com bastante intensidade, devido ao seu grau de importncia para a garantia de sobrevivncia das empresas, uma vez que o processo de implantao uma barreira que impe grande dificuldade a ser vencida. Assim, o processo de implantao tende a ser sempre de difcil realizao, qualquer que seja o tamanho e ramo da empresa. Considerando a cultura organizacional como fator primordial para compreenso do processo. As empresas de medio e pequeno porte so as formas predominantes de empresa em todo o mundo. Elas ocupam uma parte to grande de nossa paisagem econmica e social que ns sequer nos damos conta. Nas economias capitalistas, a maioria das empresas se inicia com as idias, o empenho e o investimento de indivduos empreendedores sem a preocupao com as formas de gesto em si. No entanto, muitos estudos realizados sobre este assunto confirmam que o sucesso de grande parte das empresa est relacionado qualidade de seus produtos ou servios. Com isso trabalhando de forma para atender cada vez melhor o cliente, ajuda a perpetuar o negcio.

Neste artigo, sero apresentadas discusses para o desenvolvimento de um processo de implantao da norma ISO 9001 adequado empresas de pequeno porte. Com base na Gesto da Qualidade ser feito um estudo para indicar as melhores formas de se implantar a ISO 9001 nas empresa.

Empresa de Pequeno Porte Segundo Coelho (2003), conceitua-se empresa como sendo atividade, cuja marca essencial a obteno de lucros com o oferecimento ao mercado de bens ou servios, gerados estes mediante a organizao dos fatores de produo (fora de trabalho, matria-prima, capital e tecnologia). As empresas em suas atividades buscam a lucratividade e alm disso a excelncia no fornecimento ou servios, isso ocorre quando h uma sintonia entre todas as partes da estrutura organizacional. Segundo Teixeira (2003, p. 5) no Brasil no existe um conceito unvoco para as pequenas e mdias empresas, podendo-se identificar pelo menos trs critrios quantitativos de classificao das empresas por porte, adotados por instituies oficiais e/ou bancos de investimento e fomento: 11) Porte segundo o nmero de empregados; 22) Porte segundo a Receita Operacional Bruta Anual (em R$); 33) Porte segundo o Faturamento Bruto Anual (em R$). Existe no Brasil uma classificao sobre o porte da empresa, na qual envolvida a estrutura fsica e sua receita anual. utilizada essa classificao tanto para tributos ou crditos que a empresa necessite. Independente do porte h uma preocupao com a qualidade de bens ou servios que so oferecidos, sendo um fator preponderante para o sucesso da empresa. As micro e pequenas empresas representam um parte muito importante no contexto econmico brasileiro. Segundo o site da SEPLAN (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Gois), no Brasil so mais de 5 milhes de micro e pequenas empresas, s em Gois so mais de 129 mil, o que representa 72% do cenrio empresarial goiano. Ainda, segundo a SEPLAN, em Gois, 59 % dos empregos so gerados pelas micro e pequenas empresas formais e semi-informais, 42 % dos salrios so pagos pelas Micro e pequenas empresas, 61% dos salrios, se somados empresas informais. Com isso, pode-se perceber a importncia dessas empresas no contexto scio econmico estadual e nacional. Apesar de sua importncia, existe o lado ruim para as micro e pequenas empresas, pois apesar dessa participao intensa na atividade econmica, segundo a SEPLAN o pas concorre com dois fatores alarmantes, de um lado a informalidade que no caso das MPEs corresponde a mais de 50% e o outro o da mortalidade que tambm supera o ndice de 50%. preciso o Governo desenvolver um trabalho para trazer as empresas para a formalidade e ao mesmo tempo evitar a mortalidade. Atravs de programas de profissionalizao da gesto das empresas e de programas voltados para a qualidade, como o caso da implantao da ISO 9001:2000.

Tal implantao no evita em 100% a mortalidade das empresas, mas se torna um diferencial competitivo, pois assegura que seus produtos ou servios sobressaiam da maioria, proporcionando aumento nas vendas. Trabalhando com a ISO 9000 possvel reduzir custos, atravs do melhoramento continuo dos processos. A concorrncia e o alto custo est diretamente ligados com a mortalidade das empresas. Segundo o Sebrae, concorrncia e custo elevados representam juntos cerca de 15% das causas de mortalidade nas empresas.

Norma ISO 9001:2000 De acordo com Valls (2004), a ISO a organizao com maior capacidade na emisso de normas internacionais de mbito global, alcanando hoje 148 pases. Foi criada oficialmente no dia 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de facilitar a coordenao internacional e a unificao de padres tcnicos. A Normalizao NBR ISO 9001 est introduzida denominada famlia ISO 9000. Esse conjunto de normas est ligado qualidade, em seus mais variados aspectos e aplicaes. A ISO 9001:2000 est focada na eficincia do sistema de gesto da qualidade para que assim os clientes sejam conhecidos e atendidos, quanto aos seus requisitos. A norma ISO 9001 trata-se dos fundamentos da gesto da qualidade. Segundo Parente Filho (1991), derivam-se, da qualidade, os princpios da competitividade e sobrevivncia da organizao. Esse conceito mostra o quanto importante que as empresas trabalhem focadas em promover e desenvolver uma gesto de qualidade bem estruturada. Ao longo do tempo essa norma sofreu evolues importantes e necessrias para sua melhoria. Na reviso 2000 da NBR ISO 9001, como aponta Zacharias, essa norma ganhou alguns aspectos e caractersticas que explica mais claramente alguns itens bsicos, so eles: Satisfao do cliente: traduz que um sistema da qualidade s ser eficaz se assegurar a plena satisfao do cliente; Melhoria contnua: a organizao convidada a demonstrar que tem processos para a melhoria contnua da eficcia do seu sistema de gesto da qualidade; Processo: direciona as empresas para uma viso correta das suas atividades, abolindo o conceito departamentalista (2001, p. 47). Essa norma vem evoluindo e se transformando para que assim, sua implantao e manuteno possa se tornar cada vez mais simples e os processos cada vez mais aprimorados. Esses tipos de mudanas visam facilitar a implantao nos mais variados tipos de empresas. Para isso, basta seguir os passos que determina a norma. De acordo com a MB Consultoria, em seu texto sobre NBR ISO 9001:2000, A organizao deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gesto da qualidade e melhorar continuamente a sua eficcia, de acordo com os requisitos desta Norma. Ainda segundo a MB Consultoria, para uma implantao eficiente da ISSO 9001, as organizaes devem:
Identificar os processos necessrios para o sistema de gesto da qualidade e sua aplicao por toda a organizao; Determinar a seqncia e a interao desses processos;

Determinar critrios e mtodos necessrios para assegurar que a operao e o controle desses processos sejam eficazes; Assegurar a disponibilidade de recursos e informaes necessrias para apoiar operao e o monitoramento desses processos; Monitorar, medir e analisar esses processos; e Implementar as aes necessrias para atingir os resultados planejados e a melhoria contnua desses processos.

Todos esses critrios e passos so executados pelos diversos nveis da empresa, abrangendo todos os colaboradores envolvidos nos processos. No entanto, uma boa implantao depende do comprometimento e dedicao da direo da empresa, onde segundo a MB Consultoria alta Direo deve fornecer evidncia de seu comprometimento com o desenvolvimento e a implementao do sistema de gesto da qualidade e com a melhoraria contnua de sua eficcia mediante:
A comunicao organizao da importncia em atender aos requisitos dos clientes, como tambm aos requisitos regulamentares e estatutrios; Estabelecimento da poltica da qualidade; A garantia de que so estabelecidos os objetivos da qualidade; A conduo de anlises crticas pela alta Direo; e A garantia da disponibilidade de recursos. E valido lembrar que a Normalizao da ISO 9001, no e exclusividade para grandes empresas, ela tambm pode e deve ser implantada em empresa de pequeno e mdio porte e tambm em micro empresas.

Implantao da Norma ISO 9001:2000 Segundo Jordo (2009), a norma NBR ISO 9001 aplicvel a qualquer produto, a qualquer tipo de servio e a qualquer tamanho de organizao. Com isso, Jordo mostra que no pode-se pensar em no implantar tal norma, tomando como desculpa o tamanho ou o ramo de atividade da empresa, j que aplicavel a todos os tipos de empresas. Para a implantao necessario acima de tudo da capacidade e da boa vontade da direo da empresa. Ainda de acordo com Jordo (2009), para implantar a norma ISO 9001, a empresa precisa primeiro dizer o que faz, depois, fazer o que disse que faz. Para isso, escreve-se as atividades da forma que so realizadas e posteriormente verifica-se se todos fazem da forma que est escrito. Caso contrrio, revisa-se a documentao ou treina-se as pessoas a fazerem como est escrito. Assim, depois de um ciclo de verificaes e melhorias, todos faro como est escrito. Obtem-se, ento, uma padronizao da forma de se realizar os processos. Com tudo, para que isso acontea necessario a jumo de esforos da diretoria com os demais gestores da empresa, para que todos os colaboradores passem a ter comprometimento e comessem a agir de forma padronizada. valido lembrar que, a qualidade dos servios ou produtos depende muito do nivel operacional e esses devem ser mais incentivados a terem um comprometimento maior com a implantao desta norma. De acordo com o site www.certificacaoiso.com.br, o processo de implementao ISO 9001 pode durar de alguns meses a at dois anos ou mais, dependendo do tamanho da

empresa e do grau de envolvimento da direo. Cabe a uma consultoria todo o processo de implementao e pr-auditoria. J o processo de certificao cabe a organismos de certificao independentes, como a Fundao Carlos Alberto Vanzolini e o Bureau Veritas Quality International, por exemplo. O processo de implantao da norma ISO 9001, dependendo do tipo de organizao e complexidade dos processos pode levar alguns anos, no entanto no cabe a empresa e seus diretores dizer se est pronto ou no, esse processo depende de auditorias de empresa competentes. Segundo a BSI Brasil (2001), a ISO 9001 sugere que a aplicao e a gesto de um sistema de processos seja uma forma efetiva de garantir uma boa gesto da qualidade. Para adotar esta abordagem de processo, a ISO 9001 inclui uma metodologia PDCA (PlanejarFazer-Checar-Agir) que pode ser aplicada a todos os processos e que pode ser brevemente descrita como segue: Planejar: estabelecer os objetivos e processos necessrios para gerar resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as polticas da organizao. Fazer: implementar os processos. Verificar: monitorar e medir os processos e produtos em relao s polticas, objetivos e requisitos para o produto e relatar os resultados. Agir: tomar aes para melhorar continuamente a desempenho dos processos.

Fonte: BS EN 9001:2000 Figura 01: Modelo de melhoria continua.

Este modelo mostra o ciclo do sistema de melhoria continua, desde sua entrata, passando pelas diversas reas da empresa at sua sada. Pode-se observar o quanto o cliente e importante em um processo de gesto da qualidade. Ele deve ser ouvido em todas as etapas do processo, pois o produto final destinado a ele.

Benefcios da Norma ISO 9001 Os benefcios da implantao da norma ISO 9001 para uma empresa so inmeros. O principal deles o reconhecimento, o diferencial que a empresa passa a ter mediante a seus clientes. Segundo o site www.certificacaoiso.com.br, conquistar a certificao representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas prticas de gesto e relacionamento entre clientes e fornecedores. Alm disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condies para maior competitividade no mercado, otimizao de processo e a reduo de custos. Esses benefcios mencionados, proporcionados pela implantao da ISO 9001, so buscados o tempo todo pelas empresas e so fornecidos de forma automtica aps a implantao. Hoje ainda existem mercados que no se preocupam com tanto se a empresa e certificada ou no. A grande maioria, hoje, j tem esse preocupao que passa a ser uma exigncia do mercado. No entanto os ganhos com a implantao e certificao so maiores que a exigncia do mercado. Segundo Rodrigues (2008), o ganho com a certificao, sendo ela ou no uma exigncia do mercado, no deve ser visto especificamente como um incremento no faturamento da empresa. Isso pode at ocorrer pelo aumento da credibilidade da empresa junto aos clientes potenciais e de carteira, mas o ganho real mesmo na melhoria dos processos, na diminuio de refugos, retrabalhos, etc Esse ganho nem sempre contabilizado, o que um erro. Uma das grandes vantagens da certificao, conforme citado acima a melhoria dos processos. Isso ajuda a empresas de pequeno porte a concorrer com empresas maiores, atravs da reduo de custos com a diminuio de retrabalhas, de perdas, com a otimizao dos processos, podendo com isso, ter um preo mais competitivo no mercado. Alem disso, segundo a Revista Gois Industrial (Abril, 2010), os benefcios abrange tambm trs setores os fornecedores, as industrias e o setor publico. Com isso, pode-se perceber que os ganhos com a implantao da norma ISO 9001, abrange vrios setores da economia.

A ISO 9001 em Gois Apesar da certificao aumentar a competitividade das empresas, hoje em Gois, que est se tornado um grande plo Empresarial, existem poucas empresas certificadas, conforme o quadro abaixo.

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/ Tabela 01: Certificao Valida por Estado da Federao em 23-06-10

Conforme apresentado na tabela acima, o estado de Goias apresenta um numero muito baixo de empresas certificadas se comparado a Minas Gerais, Rio de Janeiro e principalmente So Paulo. So varios os casos de sucesso de empresas localizadas no estado de Gois que obtiveram sucesso com a implantao de sitemas da qualidade com base na norma ISO 9001. De acodo com a revista Gois Industrial (Maro, 2010), empresas como a Cosplastic, fabricante de embalagens plsticas flexviveis e a DEC Brasil, fabricante de tanques em ao inox, obtiveram resultados incriveis, permitindo maior controle e padronizao da qualidade dos produtos. Algumas empresas perceberam a necessidade e a importancia da implantao de um sistema de gesto da qualidade, como e o caso da Cooperativa Mista de Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), onde de acordo com a revista Gois Industrial (Maro, 2010), o

processo de certificao ocorreu a pouco mais de cinco meses, e os Gestores possuem grandes expectativas de melhoria. As empresas em Gois buscam constantimente a melhoria do seu processo produtivo para que possam concorrer de igual para igual com empresas de So Paulo, Rio ou Minas e um sistema de gesto de qualidade pode ser o primeiro passo para essa igualdade.

6. Importncia e Ganhos com a Implantao da ISO 9000 Segundo Correa (2003), a opo por investir na certificao para a qualidade por meio das Normas ISO srie 9000, inicialmente enfocada no ganho particular de cada empresa certificada, mostrou-se de grande relevncia setorial e regional quando observados seus resultados tanto do ponto de vista da competio quanto, mais alm, das parcerias e do desenvolvimento. Isso se torna de grande importancia, quando as empresas procuram um constante crescimento, tornando-a competitiva. Ainda segundo Correa (2003), aps a implantao da ISO 9000, a competio, que inicialmente era entendida como dentro de um mercado bastante restrito e local, foi ampliada pelas oportunidades surgidas em outros mercados da regio. As empresas com sede em Goinia tm se sentido relativamente vontade para atuar juntamente com as suas competidoras no mercado do Distrito Federal. Tal competio, por partte de quem j est certificado, vista com estimulante para continuarem com a certificao. .Correa diz ainda, que nas parcerias os ganhos tm se mostrado satisfatrios. A diminuio dos custos das atividades tem sido conseguida pelo aproveitamento de estruturas e de mtodos que foram implantados e que se mantm disposio para a ampliao do atendimento. Atualmente a formao de especialistas permite duplicar os processos com custos e esforos menores. As mpresas certificadas servem de modelo para quem est no mercado observando e tornam-se tambm parceiras quando da adeso de novos interessados. Est parceria entre empresas da mesma regio, melhora significativamente o conceito de qualidade para as empresas em Gois, extinguindo o conceito preconcebido de que em Gois no tem empresas capacitadas para concorrer com as de fora. Isso nos mostra que a implantao da ISO 9000 em empresas de pequeno porte, de extrema importncia, trazendo ganhos significativos para o estado e para as empresas em si.

7. Concluso Pode-se considerar que o estudo possibilitou a compreenso da dinmica do processo de implantao da ISO 9001:2000. Se, por um lado, permitiu questionar a idia pr-concebida sobre as dificuldades de implantao, colocando-a como impossivel para as pequenas empresas, por outro, tornou-se evidente que todos os setores empresariais, pequenos ou no pode ter sua continuidade assegurada conduzido um processo de implantao bem planejado, assim como tornar todos os processos da empresa profissionais e dinmicos. Com a implementao de ferramentas da Gesto da Qualidade e demais procedimentos, em todas as reas, a empresa poder usufruir de todos os benefcios que esse estilo de gesto traz, criando um ambiente onde todos os funcionrios se sentem motivados,

alm de possibilitar um meio de disponibilizar e compartilhar todos os conhecimentos de forma pratica, tornando a rotina mais fcil e acessvel a todos que vierem a fazer parte do capital humano da empresa, e consequentemente, ao crescimento prspero da mesma. Foi possvel compreender que a implantao da ISO ocorrida num processo gradual e planejado, juntamente com a profissionalizao de toda a cadeia, permite que os colaboradores sejam adequadamente capacitados e adquiram os conhecimentos necessarios do ramo do negcio. Tornando-se um importante instrumento que deve ser colocado em pratica dentro das empresas em Gois, para assim, alavancar o desenvolvimento das empresas e do estado .

Referncias
__________ http://certificacaoiso.com.br/iso-9001/ ____________ http://www2.seplan.go.gov.br/femep/viewcade.php?id_cade=1 COELHO, Fbio Ulhoa. Comentrios ao Cdigo Civil. So Paulo, Saraiva, 2003. JORDO, Sonia. Vantagens De Se Implantar A Iso 9001 Em Uma Empresa. 2009. MB CONSULTORIA. NBR ISO 9001:2000 (Material Complementar ). PARENTE FILHO, Jos. Gesto da qualidade no setor pblico. Braslia: IPEA, 1991. 17 p. (Texto para Discusso, n. 237). REVISTA GOIAS INDUSTRIAL, Ano 57 - #232, Maro 2010. REVISTA GOIAS INDUSTRIAL, Ano 57 - #233, Abril 2010. RODRIGUES, Ronaldo Costa. Vale a pena ter ISO 9001? 2008. TEIXEIRA, Luciene Pires. Definio de pequena e mdia empresa no setor da construo brasileira banco de dados comisso de economia e estatstica. Belo horizonte: cee cbic, 2003. VALLS, Valria Martin. O enfoque por processos da NBR ISO 9001 e sua aplicao nos servios de informao. Braslia, 2004. ZACHARIAS, Oceano J. ISO 9000 : 2000 conhecendo e implantando: uma ferramenta de gesto empresarial. So Paulo : O. J. Zacharias, 2001. BSI Brasil, Sistemas da Qualidade ISO 9001:2000 e PDCA (Planejar-Fazer-Checar-Agir) 2001. CORRA, Avelino, Certificao ISO 9000: um caso de competio, parceria e desenvolvimento 2003.

Вам также может понравиться