Вы находитесь на странице: 1из 3

DIREITOS HUMANOS

Declarao Universal completa 60 anos

O plenrio da Assemblia Geral, na sede das Naes Unidas, em Nova York Em 10 de dezembro de 2008, completa 60 anos a Declarao Universal dos Direitos Humanos (ntegra do texto), aprovada pela Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas, no dia 10 de dezembro de 1948, sob a presidncia do jurista australiano Herbert Evatt. Entre os pases que defenderam com maior vigor o documento, destacaram-se o Reino Unido, o Canad e os pases latino-americanos. Representante do Brasil na Assemblia, o advogado e intelectual Austregsilo de Athayde saudou aquele instante como o incio de "uma nova era de liberdade e de justia". Nenhum dos pases membros da ONU votou contra o texto do documento, embora as naes ligadas Unio Sovitica, a frica do Sul e a Arbia Saudita tenham optado pela absteno. A Declarao era principalmente uma resposta da comunidade internacional intolerncia tnica e racial verificada na Europa e nas colnias europias no incio dos anos 1930 e ao longo dos anos 1940. Mais especificamente, grande tragdia em que consistira a Segunda Guerra Mundial, caracterizada pelas armas de destruio em larga escala e pelos campos de concentrao e extermnio do regime nazista.

Valores morais e ticos


O contexto mundial, porm, j era o da Guerra Fria, com a polarizao polticoideolgica que colocava em confronto os sitemas capitalista e socialista e se manifestava, na prtica, na disputa entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica, e os pases alinhados a essas duas potncias. Num panorama como esse, era especialmente importante a afirmao de que toda a humanidade compartilhava de um conjunto comum de valores morais e ticos.

Basicamente, a Declarao tinha - e ainda tem - importncia por reconhecer que a dignidade de todo homem consiste em ele ser uma pessoa, que tem de ser respeitada em sua individualidade, bem como integridade fsica e psicolgica. O que fundamenta esse direito (do qual decorrem os outros) pura e simplesmente a existncia de cada ser humano. Basta nascer para usufruir dele. Alm disso, convm destacar o carter universal desses direitos, que valem igualmente para todos os seres humanos, sem que se possa estabelecer ao termo "humano" qualquer tipo de restrio ou especificao, com base na raa, no credo, na posio socioeconmica, etc. Nesse sentido, a Declarao de 1948 o apogeu de um longo processo histrico, cujas origens remontam Antigidade, democracia grega e repblica romana, e que tem como marco fundamental a Revoluo francesa. Naquela poca, contudo, os direitos eram restritos aos cidados da Grcia ou de Roma, nos quais no estavam includos, por exemplo, os estrangeiros ou as mulheres. Ao longo dos sculos, com maior ou menor intensidade, no s esses direitos foram se estendendo a um nmero cada vez maior de pessoas, como tambm foram compreendidos de uma maneira cada vez mais ampla.

Direitos e problemas
No mundo contemporneo, quando se fala em direitos humanos, compreende-se basicamente trs tipos de direito: a) os direitos de liberdade, que limitam o poder do Estado sobre os cidados; b) os direitos polticos, que facultam a todo homem, atravs da representao eleitoral, a participao na direo dos negcios pblicos; c) e os direitos sociais ou econmico-sociais, relacionados ao trabalho, educao, sade e ao lazer. Compreender, reconhecer e declarar os direitos humanos foram passos importantes. No entanto, obviamente isso no significa que esses direitos passaram a ter vigncia ou foram totalmente implementados. Em primeiro lugar, porque a Declarao no um documento que tem fora de lei, ainda que tenha inspirado, orientado ou servido como base para legislao internacional. Em segundo lugar, por haver uma defasagem entre as normas estabelecidas e sua aplicao. Nesse sentido, a questo consiste nos problemas que as naes signatrias da Declarao e dos tratados e convenes nela inspirados tm para pr em prtica os direitos humanos, por meio de planos nacionais, de programas de ao e de legislao prpria. Consiste ainda no enfrentamento s resistncias locais contra a implementao desses direitos. De maneira geral, o carter universal dos direitos humanos implica o combate a privilgios, o que naturalmente contraria interesses de indivduos ou grupos.

Violaes gravssimas

Por outro lado, quanto mais cresce a demanda por direitos humanos e quanto mais os pases se manifestam dispostos a aceit-los e coloc-los em vigor, tanto mais se alastram os problemas e conflitos sociais e polticos, pelos mais diversos motivos, resultando, precisamente, na violao daqueles direitos, em especial do direito fundamental vida. Desse modo, seis dcadas aps a aprovao da Declarao Universal dos Direitos Humanos, ainda so comuns e freqentes violaes gravssimas como o genocdio, as mutilaes fsicas e o trabalho escravo. Elas ocorrem em praticamente todos os pases do mundo, independentemente do seu grau de desenvolvimento, embora prevaleam nos pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. *Antonio Carlos Olivieri escritor, jornalista e diretor.

Вам также может понравиться