Вы находитесь на странице: 1из 4

EVOLUO DA GENTICA

O gene nosso de cada dia

A estrutura do DNA foi descoberta pelos cientistas James Watson e Francis Crick em 1953 A empresa recebe o currculo de um candidato e, na internet, verifica que seu genoma apresenta traos de uma tendncia para agressividade. O candidato perde a vaga. Em outro ponto da cidade, numa clnica mdica, um casal "projeta" seu filho para nascer louro, de olhos azuis e, quando adulto, atingir 1,80 m de altura. "Quem sabe um Brad Pitt", dizem. A poucos quarteires dali, num hospital pblico, um paciente recebe droga inibidora dos efeitos do gene do homossexualismo. Todos estes casos so fictcios, apesar de a cincia gentica os tornar bastante plausveis e mesmo viveis atualmente. Quais so os limites? Alm de questes morais e religiosas que norteiam experincias de engenharia gentica principalmente as que envolvem embries e clonagem - existe ainda o fato de o genoma no ser um retrato fiel da essncia humana, determinando desde condutas sexuais at o carter. No ltimo dia 9 de janeiro, nasceu o primeiro beb britnico selecionado geneticamente para no ter o gene causador do cncer de mama e ovrio. Os mdicos selecionaram vrios embries com a tcnica da fertilizao in vitro e implantaram no

tero da me aquele que no possua o gene defeituoso. Os pais so portadores do gene e, provavelmente, teriam um filho com predisposio para desenvolver um tumor. No procedimento, os vulos foram fertilizados fora do corpo da paciente e somente o embrio sem o gene especfico foi implantado no tero. Na prtica, apesar de estar livre da carga gentica defeituosa, a criana no est totalmente isenta de desenvolver outros tipos de cncer, e mesmo de mama ou de ovrio, devido a fatores externos ou genticos. Mas, sem a seleo gentica, a menina teria at 80% de possibilidade de ter um tumor no futuro, segundo os mdicos. Em breve, os cientistas podero identificar qualquer uma das 15 mil doenas hereditrias existentes antes de a criana nascer, bastando para isso fazer o mapa gentico da famlia, que descobre traos de genes causadores das doenas. Assim, podero no futuro erradicar muitos tipos de males. Mas isso s o comeo.

O DNA
Os cientistas James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA (cido desoxirribonuclico) em 1953. Desde ento, o campo da gentica passou a fazer parte do cotidiano. Testes de DNA permitem provar o parentesco e descobrir criminosos, produzir alimentos modificados (os chamados transgnicos) e clonar animais, como a famosa ovelha Dolly, em 1997, o primeiro mamfero clonado a partir das clulas de um macho adulto. DNA um cdigo molecular formado por combinaes qumicas que possuem todas as informaes necessrias para gerar um indivduo e que so passadas de uma gerao a outra. como se fosse um programa inscrito em nossas clulas que contm os dados que garantem o funcionamento da mquina. O mapeamento completo do genoma humano possibilita, hoje, alm de diagnosticar algumas doenas hereditrias antes mesmo do nascimento, saber se somos portadores de genes responsveis por uma predisposio obesidade, depresso e at para o divrcio. Mas at que ponto as escolhas pessoais so realmente determinadas pelas informaes genticas que o homem traz em seu DNA?

Consumo gentico
Em um artigo recentemente publicado no jornal The New York Times (My Genome, My Self, ou "Meu Genoma, meu Eu"), o psiclogo cognitivo Steven Pinker questiona o quanto os genes podem responder pelos hbitos, personalidade e comportamento dos seres humanos. Pinker teve seu genoma sequenciado e inserido em um banco de dados pblico na internet pelo Projeto Genoma Pessoal, que possui em seu cadastro 100 mil genomas catalogados.

Outras iniciativas deste tipo inauguraram, diz o autor, a era do consumo gentico. O Knome (pronuncia-se know me, "conhea-me" em ingls) a primeira companhia a vender o sequenciamento completo e anlise do genoma por U$ 99.500 (R$ 230 mil). J a 23andMe (23 se refere ao nmero de pares de cromossomos que o ser humano possui) oferece uma amostra dos traos caractersticos, risco de doenas e linhagem por U$ 399 (R$ 921). De posse destes dados, a medicina pode ficar personalizada - os remdios sero manipulados e prescritos para reagir bioqumica de um organismo especfico. Mas tambm pode fazer com que empresas cobrem mais caro pelo plano de sade ou se recusem a dar cobertura, baseadas no mapa gentico do cliente (por esta razo, os Estados Unidos aprovaram em 2008 uma lei que impede a discriminao com base em informaes genticas). As pesquisas, contudo, esto apenas iniciando a identificao de genes responsveis por habilidades naturais e personalidades. Mas ser que os genes podem dizer quem somos?

Roleta
A gentica, na verdade, aponta algumas predisposies, que dependem ainda de fatores externos como cultura, famlia e hbitos pessoais. Se um indivduo tiver pssimos costumes alimentares e uma tendncia para colesterol alto, aumentam as chances de problemas coronrios, por exemplo. Em resumo, os genes respondem ao ambiente. Uma criana muito inteligente no desenvolver seus talentos se no houver um contexto propcio para isso, se, por exemplo, nascer em uma regio muito pobre e no tiver acesso boa educao e carinho dos pais. Pinker chama ateno ainda para um fato poucas vezes levado em conta: os genes tambm esto sujeitos a mudanas no interior do organismo. Tudo o que temos so algumas apostas. Diz o cientista: "Para algumas condies, como a doena de Huntington [mal que ataca o sistema nervoso central], o determinismo gentico simplesmente correto: qualquer um que tenha o gene defeituoso e que viva o tempo suficiente vai desenvolver a doena. Mas, para a maioria dos outros traos caractersticos, toda sequncia de genes ser probabilstica." como se a vida fosse uma grande roleta e os genes fossem os dados. Voc pode apresentar, como no caso de Pinker, 12,6% de chances de ter cncer de prstata aos 80 anos, comparado com a estimativa de 17,8% para a maior parte dos homens brancos, e 26,8% de chances de ter diabete tipo 2, enquanto a mdia de 21,9%. Mas so apenas probabilidades, tudo vai depender de como vivemos e de como o genoma evolui.

O melhor exemplo o caso de gmeos idnticos, que tm a mesma estrutura gentica, convivem com os mesmos familiares, amigos e colegas e, mesmo assim, desenvolvem personalidades prprias. No so totalmente iguais.

tica
Os limites da gentica so de ordem tica, que motivam debates como o ocorrido no ano passado em torno das pesquisas com clulas-tronco embrionrias, e da falta de legislao especfica. A tcnica de seleo gentica de embries, por exemplo, proibida ou restringida em alguns paises europeus. No Brasil, no h ainda normatizao para o mtodo, que est em fase de estudo.

Saiba
Livro "Folha Explica - O DNA", de Marcelo Leite (Ed. Publifolha). Filme "Gattaca - Experincia gentica" (1997). * Jos Renato Salatiel jornalista e professor universitrio

Вам также может понравиться