Вы находитесь на странице: 1из 3

PATRIMNIO IMATERIAL

O Bom Retiro e o modo de fazer queijo de Minas

O tambor de crioula do Maranho integra a lista do patrimnio cultural imaterial brasileiro Em agosto de 2008, o Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan) deu incio a um processo para declarar Patrimnio Cultural Imaterial do Pas o bairro do Bom Retiro, em So Paulo (SP), enquadrando este distrito da capital paulista numa categoria em que j se encontram 14 prticas e cerimnias nacionais, como o frevo, o samba de roda do Recncavo baiano e a Feira de Caruaru, por exemplo. O argumento do Iphan se baseia no fato de o bairro apresentar caractersticas de "multiculturalismo em situao urbana" e de possuir "equipamentos, cerimnias, lugares e formas de ver e de pensar o mundo" que fazem dele um exemplo de miscigenao e variedade tnica. De fato, desde fins do sculo 19, o Bom Retiro sempre tem feito justia ao seu nome acolhendo os imigrantes que impulsionaram o desenvolvimento de So Paulo e do Brasil. Primeiro, por volta de 1880, vieram os italianos; depois, na dcada de 1920, os judeus que chegavam da Rssia, da Polnia e da Litunia; finalmente, na dcada de 1960, os sul-coreanos, que se tornaram a grande maioria j no final do sculo 20. Excetuando-se os coreanos, das 26 mil pessoas que moram no bairro, 30% so naturais ou de origem italiana, grega, armnia, boliviana, japonesa e brasileira - pois

os migrantes, principalmente nordestinos, tambm se fazem representar ali. Por isso, tm lugar nas ruas do bairro manifestaes como a festa boliviana da Kantuta, as procisses de Pscoa da Igreja Ortodoxa Grega e a Lembrana do genocdio armnio. L tambm se encontram diversos restaurantes tpicos (a culinria tambm faz parte da cultura).

Patrimnio imaterial
Mas o leitor pode estar se perguntando em que medida tudo isso constitui propriamente um patrimnio ou ainda querendo compreender melhor o significado da expresso Patrimnio Cultural Imaterial do Pas, ou mais simplesmente patrimnio imaterial. De fato, trata-se de um conceito relativamente recente e vale a pena uma anlise, para melhor compreend-lo, uma vez que ele j integra o instrumental utilizado para refletir sobre a cultura contempornea. Em seu sentido original, ou mais restrito, "patrimnio" significa "herana familiar" ou "conjunto de bens familiares", que so transmitidos a seus membros de gerao em gerao. Esse significado tornou-se mais amplo quando passou a referir-se a um conjunto de bens culturais pertencentes a comunidades maiores do que a famlia, como o povo de uma regio ou de um pas. Ou melhor, quando se passou a considerar produtos culturais, como "bens", como algo que tem valor - de uso, de gozo ou de troca - e que deve ser preservado para poder ser transmitido s geraes futuras. Nesse sentido, a obra literria do escritor Machado de Assis, por exemplo, parte do patrimnio cultural de todos os brasileiros, assim como a regio do Pelourinho, em Salvador (BA), o Museu Imperial de Petrpolis (RJ), a msica de Heitor Villa-Lobos, etc. No entanto, todos esses exemplos tm carter material, palpvel, concreto, que se traduz no texto dos livros de Machado, nas partituras das msicas de Villa-Lobos, no acervo do museu ou nas construes do Pelourinho.

"De pedra e cal"


Como a idia de patrimnio cultural, a princpio, abrangia a importncia histrica de diversos locais em cidades brasileiras, pensava-se principalmente em stios arquitetnicos, em edificaes ou, no jargo dos estudiosos, no patrimnio "de pedra e cal". Por oposio a isso, surgiu a idia de um patrimnio imaterial (que no feito de matria) ou intangvel (que no pode ser tocado). Segundo a Unesco - Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura -, constituem o patrimnio imaterial as tradies e expresses orais, as artes do espetculo, as prticas sociais, as lendas, mitos e ritos transmitidos de gerao a gerao e recriados pelas comunidades e grupos em funo de seu meio, de sua interao com a natureza e sua histria. Assim, em suma, a entidade definiu o conceito em sua Conveno para a Salvaguarda do Patrimnio Cultural Imaterial, documento que data de 2003. Com o ttulo de Patrimnio Imaterial um bem tende a ganhar mais visibilidade e a receber mais ateno da sociedade e das autoridades, o que beneficia sua preservao. So considerados patrimnios imateriais brasileiros:

O samba do Rio de Janeiro, O samba de roda do recncavo baiano, O frevo de Recife e Olinda, A Feira de Caruaru (PE), O Crio de Nazar, A capoeira, O Tambor de Crioula (dana do Maranho), O ofcio das baianas de acaraj, O modo de fazer queijo de Minas, O ofcio das paneleiras de Goiabeiras (ES), O modo de fazer viola-de-cocho (tpica da regio Centro-Oeste) O Jongo do Sudeste (canto, dana e percusso) A Cachoeira de Iauret (lugar sagrado dos ndios dos rios Uaups e Papuri, no Amazonas) A tcnica de pintura e arte grfica dos ndios Wajpi, do Amap *Antonio Carlos Olivieri escritor, jornalista e diretor.

Вам также может понравиться