Вы находитесь на странице: 1из 6

Direito e hermenutica multidimensionais

DILVANIR JOS DA COSTA


SUMRIO
1. Plano de exposio. 2. O conceito de Direito. 2.1. O Direito como norma. 2.2. O Direito como fato social. 2.3. O Direito como valor. 2.4. A concepo dialtica do Direito. 2.5. O Direito concretizado nos fatos. 3. A interpretao do Direito. O mtodo tradicional (a escola da exegese). O culto ao texto legal. 3.1. As escolas cientficas. Os mtodos histrico, teleolgico e sociolgico. 3.2. A livre interpretao e o direito livre. O nihilismo legal. 3.3. A conciliao dos mtodos. A restaurao dos valores ideais do Direito. O mtodo histrico-evolutivo ou da jurisprudncia progressiva. 3.4. A interpretao flexvel ou dialtica. 3.5. A interpretao abrangente ou casustica. 4. Concluso.

1. Plano de exposio
O mtodo correto e completo de interpretao jurdica decorre de um pressuposto necessrio: a exata concepo do fenmeno jurdico, que se manifesta por meio da lei e de outras formas de expresso (o costume, os princpios gerais de direito, a doutrina, a jurisprudncia, o direito comparado e os prprios fatos jurdicos). Por isso a nossa exposio compreende duas partes: I - o conceito de Direito; II - a interpretao do Direito.

2. O conceito de Direito
2.1. O Direito como norma
Dilvanir Jos da Costa Professor de Direito Civil nos Cursos de Graduao e Ps-Graduao da Faculdade de Direito da UFMG, Doutor em Direito Civil e Advogado.
Braslia a. 35 n. 137 jan./mar. 1998

Existem duas ordens de normas no universo: as leis naturais, que regem os fenmenos da natureza ou do ser, de cumprimento necessrio e uniforme; e as normas ticas, entre as quais se incluem as jurdicas ou de coao es179

tatal, que regem os homens como seres racionais e livres no convvio social. O cumprimento destas, embora imposto e exigvel pela conscincia tica e at sancionado pela sociedade e pelo Estado, passvel de desobedincia, em razo da liberdade de atuao inerente ao ser livre, inteligente e responsvel. Duas grandes correntes de opinio destacaram no Direito o aspecto normativo como carter fundamental: os primeiros codificadores do Direito, a exemplo do Direito Romano e do Cdigo Civil francs; e a conhecida Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen. O Imperador Justiniano at proibiu, de forma ameaadora, qualquer comentrio interpretativo ao Corpus Juris Civilis, enquanto que os franceses condenaram, a princpio, a idia da existncia de direito civil alm ou fora do Cdigo Napoleo (1804), que encerraria a plenitude do direito civil. Foi a consagrao do fetichismo legal. J os romanos valorizaram tanto a Lei das XII Tbuas (450 a.C.) que passaram a recitar o seu texto nas escolas como poesia obrigatria carmen necessarium. Tudo isso em nome da segurana dos direitos dos cidados contra o arbtrio e a prepotncia. Sob outro enfoque, o jurista Hans Kelsen, autor da Teoria Pura do Direito, defendeu o carter normativo fundamental do Direito. Diante da ampliao do conceito de Direito pelas doutrinas sociolgicas, filosficas e teolgicas, Kelsen reagiu em defesa do carter normativo puro e neutro do Direito, que seria um deverser abstrato, semelhana de uma figura geomtrica, isento de contedos fticos, valorativos e ideolgicos, e ao mesmo tempo aberto a quaisquer contedos admitidos eventualmente em seu esquema obrigatrio pela autoridade competente.

duto racional e arbitrrio do legislador. fenmeno histrico e espontneo, gerado na conscincia popular, tal como a linguagem. Sendo produto dos fatos histricos em contnua mudana e expanso, o Direito no deve ser imobilizado num Cdigo. Outro grande jurista alemo, Rudolf von Ihering, fundou a escola teleolgica. Conceituou o Direito como fenmeno necessrio e no espontneo, ou seja, como tcnica imprescindvel de convivncia. A utilidade e a felicidade social (e no a vontade ou o arbtrio do legislador) devem ser o fim ou a teleologia do Direito. Este semelhante ao pensamento, que tantas vezes no se expressa bem nas palavras. Assim tambm um Cdigo pode no refletir fielmente o Direito, que mais amplo e abrangente e por isso no pode ser aprisionado nos textos legais. Para a escola sociolgica, os fatos sociais confinam e convivem com os fatos jurdicos, que os envolvem e regulam, com influncias recprocas. Ela defendeu a suavizao e a flexibilizao da lei para se amoldar realidade social. Em sua expresso mxima, foi tambm fruto do gnio germnico. Na torrente sociolgica, destacou-se a Escola do Direito Livre, que defendeu o nihilismo legislativo, em oposio ao culto ao texto legal e tese de que o Cdigo contm a plenitude do Direito, proclamados pela Escola da Exegese. Para os partidrios do Direito Livre, o Direito provm dos prprios fatos: ipsis rebus dictantibus. Socilogos notveis, do renome de Emile Durkheim e Henry Lvy Bruhl, chegaram a negar qualquer origem racional, ideal ou psicolgica do Direito, que seria fruto de um longo processo de decantao dos fenmenos sociais.

2.2. O Direito como fato social


Para as escolas cientficas, as normas ou fontes formais do Direito no passam de simples canais, condutos ou instrumentos de manifestao tcnica das fontes substanciais ou autnticas das regras, que assim brotam realmente dos fatos sociais, econmicos, polticos, culturais etc., sob a inspirao e direos dos valores sedimentados pela experincia jurdica. A primeira escola a ampliar e revolucionar o conceito do Direito foi a histrica, liderada pelo jurista alemo Friedrich Karl von Savigny. Para ele, o Direito vai muito alm dos textos legais esquemticos e resumidos. No pro180

2.3. O Direito como valor


Desde Scrates se reconhece a existncia dos valores do bem, do belo e do justo. Nas Institutas do Imperador Justiniano, os romanos definiram o Direito Natural como o que a natureza ensinou a todos os animais, donde a unio do macho com a fmea, a procriao e educao dos filhos. Na Idade Mdia, prevaleceu a concepo teolgica do Direito Natural, procedente do sobrenatural, sob a influncia do cristianismo. Nos sculos XVII e XVIII, sob a influncia da Escola do Direito Natural e das Gentes e da
Revista de Informao Legislativa

doutrina do Direito Racional, do filsofo alemo Emmanuel Kant, operou-se a racionalizao do Direito Natural, com independncia em relao religio e autonomia em face do Direito Positivo. Segundo Eduardo Espnola, o conceito moderno de Direito Natural consiste em admitir, acima e independentemente do Direito Positivo, um Direito que decorre da prpria natureza do homem e de suas supremas exigncias. Essa concepo foi combatida pelas escolas histrica, sociolgica, positivista e realista, sob vrios matizes. Mas tem sido restaurada neste sculo por grandes juristas-filsofos e humanistas, segundo os quais a essncia jurdica obrigatria no est na norma nem nos fatos regulados, mas sim nos valores sociais e humanos carentes de proteo, contidos nesses fatos mas procedentes da razo e do sentimento humano omne jus hominum causa.

te social, envolvendo pessoas e bens ou interesses jurdicos de toda ordem. A realidade jurdica autntica est nos fatos concretos e nas condutas da vida social e no nas leis abstratas que os resumem, sistematizam e refletem em comandos sumrios. Esta a mais recente concepo do Direito o Direito concreto, procedente de autores alemes (Karl Engisch. L ide de concrtion dans le droit, Pamplona, Esp., 1968) e tambm presente na Teoria Egolgica do argentino Carlos Cossio.

3. A interpretao do direito. O mtodo tradicional (a escola da exegese). O culto ao texto legal


O mtodo lgico ou tradicional, fruto da exaltao legal, surgiu na Frana, preparado pela Revoluo e iniciado com a codificao do direito civil. Sua filosofia e seu fundamento psicolgico consistiam na preocupao com a defesa e garantia dos direitos e liberdades individuais, somente assegurados e perpetuados por meio de sua fixao em dispositivos legais escritos, sistematizados e codificados. Como tais, completas, perfeitas e contendo todo o Direito, prevendo todas as hipteses disciplinveis, as leis escritas seriam intocveis e inalterveis por seu aplicador ou intrprete, que simplesmente as aplicaria de forma estrita, sem tirar nem acrescentar. Nascido sob a inspirao do movimento codificador, o mtodo tradicional s poderia ter uma rota e um destino: seguir a trajetria do grande Cdigo Civil dos tempos modernos o monumental Cdigo Napoleo, que tantos progressos trouxe cincia do direito no sculo passado. Segundo Eduardo Espnola: O mtodo jurdico tradicional, clssico ou lgico tem toda sua ateno voltada para a lei. fruto da preocupao de limitar todo arbtrio da interpretao, movimentando-se baseado na concepo de que o legislador o criador do direito. No seu conceito, o direito se identifica com a lei. Parte da idia de que a lei escrita deve satisfazer a todas as exigncias da vida jurdica, bastando ao intrprete examinar-lhe diretamente o contedo para, com os meios fornecidos pela lgica, tirar as consequncias todas que dela derivam, sem ultrapassar os limites que lhe animaram a formao. (Trata181

2.4. A concepo dialtica do Direito


Francesco Carnelutti, jus-filsofo e processualista italiano, atribuiu ao princpio do contraditrio, na pesquisa da verdade pelos lgicos, a mesma funo esclarecedora do microscpio para os bilogos e do telescpio para os astrnomos. O debate das questes, o choque das idias e a exasperao da dvida conduzem verdade. A luta pelo direito e as reivindicaes acabam por cri-lo, como professava Ihering, assim como Descartes adotou a dvida sistemtica como mtodo de pesquisa da verdade, e Hegel defendeu a sntese dos contrrios e a superao das divergncias e contradies como lei do progresso, da evoluo e da perfeio. Segundo a imagem sugestiva de Franois Perroux, as instituies e as leis atuais so o resultado de armistcios nas lutas sociais; so a consequncia de conflitos passados, que preparam futuras disputas; assinalam pausas enquanto se definem novos adversrios e se preparam novas lutas. Essa a contribuio para a viso dinmica, polmica e relativista do Direito, ampliando o crculo da sua multidimensionalidade.

2.5. O Direito concretizado nos fatos


As imagens projetadas nas telas dos cinemas so apenas sombras ou reflexos de uma realidade retratada nos filmes. Assim tambm as leis ou normas abstratas refletem a realidade dos fatos jurdicos que ocorrem no ambienBraslia a. 35 n. 137 jan./mar. 1998

do de direito civil brasileiro. Rio: Freitas Bastos, 1939, v. III, p. 289) Essa preocupao com a interpretao da lei j fora manifestada pelo Imperador Justiniano, relativamente ao primeiro grande cdigo civil da humanidade o Corpus Juris Civilis (Sculo VI). Com efeito, No terceiro prefcio ao Digesto, o Imperador Justiniano determinou que quem ousasse tecer comentrios interpretativos sua compilao incorreria em crime de falso e as suas obras seriam seqestradas e destrudas: Justiniano, De confirmatione digestorum, in Corpus Juris Civilis, $ 21, in fine: Itaque quisquis ausus fuerit ad hanc nostram legum compositionem commentarium aliquot adjicere ... is sciat, quod et ipsi falsi reo legibus futuro, et quod composuerit, eripicitur, et modis omnibus corrumpetur. (R. Limongi Frana. Hermenutica Jurdica. SP: Saraiva, 3a ed. 1994, p. 22). Esse mtodo falhou por ter se baseado numa viso parcial do Direito: como norma abstrata apenas. Mas teve dois grandes mritos: o de consagrar e garantir os direitos dos cidados por meio de preceitos escritos, e o de sistematizar e racionalizar o Direito. Um cdigo contm a sntese e o sistema de uma cincia jurdica, alm de regular relaes e disciplinar direitos e obrigaes.

3.2. A livre interpretao e o direito livre. O nihilismo legal


Mas o mtodo sociolgico levado ao extremo conduziu a dois exageros: a) na conceituao do Direito, transformou os valores jurdicos em criao espontnea e artificial da conscincia coletiva; b) na interpretao e aplicao da lei, defendeu a plena liberdade de o intrprete recolher o direito dos prprios fatos, em primeira mo ipsis rebus dictantibus, ainda que ab-rogando ou contrariando a lei escrita.

3.3. A conciliao dos mtodos. A restaurao dos valores ideais do direito. O mtodo histrico-evolutivo ou da jurisprudncia progressiva
O sculo XIX assistiu ao apogeu e decadncia do mtodo exegtico da lei escrita como expresso da plenitude do Direito, bem como ao triunfo do mtodo sociolgico ou do predomnio dos fatos sociais na composio do fenmeno jurdico. O sculo XX foi a vez do renascimento ou restaurao dos valores humanos ideais, racionais e subjetivos, como componente tico do Direito, to presente na conscincia dos homens como o cu estrelado sobre as suas cabeas, na imagem famosa do grande filsofo de Konigsberg. Em conseqncia, sobreveio o mtodo histrico-evolutivo de interpretao, conciliando todas as tendncias. Ficou clebre a sntese de Raimond Saleilles no prefcio da obra de Franois Geny (Mthode d interprtation..., 1899), para definir o contedo do novo mtodo: o intrprete deve ir alm da lei, mas atravs da lei au-dell de la loi, mais par la loi. Alm dos suportes sociolgicos, deve o intrprete agregar os valores fins da lei: a Justia, o bem comum, a utilidade social. Mas sempre por meio da lei, baliza de segurana, buscando a sua inteno atualizada.

3.1. As escolas cientficas. Os mtodos histrico, teleolgico e sociolgico


Por meio dos mtodos histrico, teleolgico e sociolgico, principalmente, as escolas cientficas promoveram uma revoluo no conceito de direito e, portanto, na sua interpretao. As leis no contm todo o Direito. A sua plenitude extrapola os cdigos, mediante um sistema orgnico. O Direito envolve os fatos sociais, econmicos, morais, religiosos, polticos, culturais etc., com influncias recprocas. A viso sociolgica alertou para os riscos de um desequilbrio nas estruturas da vida em sociedade. O poder poltico ou militar, a runa econmica e o fanatismo religioso podem comprometer a estrutura jurdica e esta pode no corresponder aos anseios sociais. E assim as escolas cientficas dilargaram os horizontes do Direito e da interpretao, transformando esta em cincia, tcnica e arte ou hermenutica jurdica. Foi a grande contribuio que trouxeram.
182

3.4. A interpretao dialtica ou relativista


A viso dialtica, polmica ou dinmica do Direito nos faz perceber o seu mobilismo ou vir a ser, pendendo para o relativismo presente em todas as coisas, a exemplo da idade das pessoas. Nada absoluto na realidade social. No h dois fatos rigorosamente idnticos. Da a flexibilidade e a maleabilidade da interpretao.

3.5. A interpretao abrangente casustica


A lei abstrata uma regra extrada da realidade por raciocnio indutivo. Provm da obRevista de Informao Legislativa

servao dos fatos pelo legislador. Por um lado, a lei mais extensa ou ampla do que cada fato especfico que regula. Mas, por outra parte, menos compreensiva do que a infinita variedade dos fatos regulveis. Isso que faz a grandeza e a fraqueza da lei, segundo Karl Engisch. Para os partidrios do direito concreto, a regra autntica de direito a que se realiza no fato concreto, como obra final do aplicador. Pelo que cabe a esta grande margem de arbtrio para ampliar e adaptar a lei aos fatos especficos, regulados de forma ampla ou genrica pelo legislador.

COSSIO, Carlos. La teora egolgica del derecho y el concepto jurdico de libertad. Buenos Aires : Abeledo-Perrot, 1964. DEL VECCHIO, Giorgio. Filosofia del derecho. Barcelona : Bosch, 1953. DURKHEIM, Emile. Les formes lmentaires de la vie religieuse. Paris, 1912. ENGISCH, Karl. Introduo ao pensamento jurdico. Lisboa : Fundao Calouste Gulbenkian, 1977. __________ . Lide de concrtion dans le droit. Pamplona, 1968. Comentrio de I. Andr-Vincent sob o ttulo Labstrait et le concret dans linterprtation, em Archives de Philosophie du Droit. Paris, 1972. v. 17, p. 135. ESPNOLA, Eduardo. Tratado de Direito Civil brasileiro. Rio de Janeiro : Freitas Bastos, 1939. v. 1/4. __________ . Interpretao da norma jurdica (verbete). Repertrio Enciclopdico do Direito Brasileiro. Rio de Janeiro : Borsoi, v. 29, p. 137. FERRARA, Francesco. Interpretao e aplicao das leis. Coimbra : A. Amado, 1978. FIORE, Pascuale. Interpretacin de las leyes. Madrid : Reus, 1927. FRANA, R. Limongi. Hermenutica jurdica. So Paulo : Saraiva, 1994. GARCIA MAYNEZ, Eduardo. Introduccin al estudio del Derecho. Mxico : Porrua, 1975.

4. Concluso
Sendo o Direito norma, fato e valor; sendo fenmeno concreto e norma abstrata; sendo em parte absoluto e relativo, dotado de flexibilidade para se adaptar s circunstncias de tempo e lugar, mas contm uma estrutura de compresso calcada na natureza uniforme do ser humano, sensvel dor e ao amor e carente de cooperao e solidariedade. Eis a os parmetros da hermenutica.

Bibliografia
ANDRADE, Manuel A. Domingues de. Ensaio sobre a teoria da interpretao das leis. Coimbra : A. Amado, 1978. ASCOLI, Max. La interpretacin de las leys. Buenos Aires : Lasada, 1947. BATISTA, Paula. Compndio de hermenutica jurdica. So Paulo : Saraiva, 1984. BETTI, Emilio. Interpretazione della legge e degli atti giuridici. Milano : A. Giuffr, 1949. BONNECASE, Julien. La escuela de la exegesis en derecho civil. Mxico : Jose M. Cajica, 1944. BOSON, Grson de Britto Mello. Filosofia do Direito : interpretao antropolgica. Belo Horizonte : Del Rey, 1993. CAMPOS, Carlos. Hermenutica tradicional e Direito cientfico. Belo Horizonte : Imprensa Oficial, 1970. CARNELUTTI, Francesco. Arte del Derecho. Buenos Aires : Europa-America, 1948.
__________

GNY, Franois. Methode dinterprtation et sources en droit priv positif. Paris, 1919. GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo cincia do Direito. Rio de Janeiro : Forense, 1956. HERKENHOFF, Joo Baptista. Como aplicar o Direito. 3. ed. Rio de Janeiro : Forense, 1994. HESSEN, Johannes. Filosofia dos valores. Traduo de L. Cabral de Moncada. Coimbra : A. Amado, 1980. IHERING, Rudolf von. A luta pelo Direito. Rio de Janeiro : Ed. Rio, 1978.
__________

. Lesprit du droit romain. Traduction de Meulenaere, 3. ed.

__________

. A finalidade do Direito. Traduo de Jos A. F. Correa. Rio de Janeiro : Ed. Rio, 1979.

INSTITUTAS do Imperador Justiniano. Traduo revista por Clvis N. Oliveira. So Paulo : Ed. Brasil. KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito. Coimbra : A. Amado, 1974. LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do Direito. Traduo de Joo de Souza Brito e Jos Antonio Veloso. Lisboa : Fundao Calouste Gulbenkian, 1969.
183

. Arte do Direito. Salvador : Progresso, 1957. Trad. de Pinto de Aguiar.

COELHO, L. Fernando. Lgica jurdica e interpretao das leis. Rio de Janeiro : Forense, 1979.
Braslia a. 35 n. 137 jan./mar. 1998

LAZZARO, Giorgio. Linterpretazione sistematica della legge. Torino : Giappichelli, 1965. LVY BRUHL, Henry. La moral, la science et les moeurs. Paris, 1903.
__________

reito Civil. Rio de Janeiro : Forense, 1980. v. 1. PLACHY, Adolfo. La teoria della interpretazione. Milano : Giuffr, 1974. REALE, Miguel. O Direito como experincia. So Paulo : Saraiva, 1968.
__________

. Sociologia do Direito. Traduo de Teruka Minamissawa. So Paulo : Difuso Europia do Livro, 1964. LIMA, Mrio Franzen de. Da interpretao jurdica. Rio de Janeiro : Forense, 1955. LYRA FILHO, Roberto. O que o Direito. So Paulo : Brasiliense, 1982. MACHADO, Edgar de Godi da Mata. Elementos de teoria geral do Direito. Belo Horizonte : Vega. MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A cincia do Direito : conceito, objeto, mtodo. Rio de Janeiro : Forense,1982. MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e aplicao do Direito. Rio de Janeiro : Freitas Bastos, 1965. MIRANDA, Pontes de. Sistema de cincia positiva do Direito. Rio de Janeiro : Borsoi, 1972. v. 2. NIO, Jos Antonio. La interpretacin de las leyes. Mxico : Porra, 1971. NONATO, Orozimbo. Aspectos do modernismo jurdico. Pandectas Brasileiras, v. 8, 1. parte, p. 176. OLIVECRONA, Karl. El Derecho como hecho. Buenos Aires : Depalma, 1959. PAGE, Henri de. Trait lmentaire de droit civil belge. Bruxelles : . Bruylant, 1962. v. 1. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Di-

. Fundamentos do Direito. So Paulo : Revista dos Tribunais, 1972.

__________

. Teoria tridimensional do Direito. So Paulo : Saraiva, 1979.

RECASNS SICHES, Luis. Nueva filosofia de interpretacin del Derecho. Mxico : Porra, 1973. RIPERT, Georges. Les forces cratrices du droit. Paris : Librairie Gnral, 1955. ROUBIER, Paul. Teora general del Derecho. Puebla : Jos Cajica, [s/d.]. SANTIAGO NIO, Carlos. La ciencia del Derecho y la interpretacin jurdica. Buenos Aires : Astrea, 1975. SAVIGNY, Friedrich Karl von. De la vocacin de nuestro siglo para la lgislacin y la ciencia del Derecho. Buenos Aires : Heliasta, 1977. SILVEIRA, Alpio. Hermenutica no Direito brasileiro. So Paulo : Revista dos Tribunais, 1968. 2 v. TELLES JR., Goffredo. A criao do direito. So Paulo, 1953. 2 v. VIEHWEG, Theodor. Tpica e jurisprudncia. Traduo Trcio Sampaio Ferraz Jr., Braslia : Imprensa Nacional, 1979. WARAT, Luiz Alberto. Mitos e teorias na interpretao da lei. Porto Alegre : Sntese, 1979.

184

Revista de Informao Legislativa

Вам также может понравиться