Вы находитесь на странице: 1из 5

A cincia e suas caractersticas Cientificas

As caractersticas da cincia e mostra a importncia dos mtodos cientficos tendo como meta esclarecer os questionamentos a cerca dos processos que suscitam do desenvolvimento do pensamento lgico cientifico tendo como finalidade aprimorar e distinguir as reas e mtodos do saber. A cincia se da pela busca da realidade dos fatos, sob critrios racionais, metodolgicos, sistemticos e verificveis. O conhecimento cientfico Factual: Observa o fato explica sem alterar o sentido exemplo modificar o gnero da musica sem modificar a letra.

O conhecimento cientifico aberta: Porque sua prioridade no conhecer


barreiras ou seja empecilhos, que limite o conhecimento, pois se o conhecimento fctico no refutvel em princpio automaticamente no pertence cincia. As noes acerca do nosso meio natural ou social, ou acerca do nosso eu, no so finais; esto todas em movimento, todas so falveis. Sempre possvel que possa surgir, novas informaes ou novos trabalhos tericos em que as nossas idias, por firmemente estabelecidas que paream, se revelem inadequadas em algum sentido. A cincia no um sistema fechado, mas controvertido e aberto. Ou melhor, a cincia aberta como sistema, porque falvel, por conseguinte, capaz de progredir. Nunca e certo sempre tem algo a acrescentar no completo O conhecimento cientfico claro e preciso: por que os seus problemas so delicados, os seus resultados so claros. A cincia torna breve o que o senso comum conhece de maneira melanclica. O conhecimento cientfico verificvel: Por que passa pela anlise da experincia. Para explicar um conjunto de fatos, o cientista inventa hipteses fundadas de algum modo no saber adquirido. Todo o conhecimento deve ser testado. As suas teorias podem ser atentas ou ousadas, simples ou complexas; em todo o caso, devem pr-se prova. O teste das hipteses experimental. Nem todas as cincias podem experimentar; e em certas reas da astronomia e da economia, alcana-se uma grande perfeio sem ajuda da experincia. O conhecimento cientfico sistemtico: Por que uma cincia que no um agregado de informaes incoerentes, mas um sistema de idias ligadas logicamente entre si. Tem uma linha uma seqncia certa onde se um item falhar o sistema falha. Todo o sistema de idias, caracterizado por um certo conjunto bsico de hipteses peculiares, e que procura adequar-se a uma classe de fatos, de teoria. Pois, isto o fato de ser fundado, ordenado e coerente -- que o torna racional. A racionalidade permite que o progresso cientfico se efetue no s pela acumulao gradual de resultados, mas tambm por revolues. A cincia explicativa: Por que tenta explicar os fatos em termos de leis e as leis em termos de princpios. Os cientistas no se conformam com descries, alm de investigar como so as coisas, procuram responder ao por que: porque que ocorrem os fatos tal como ocorrem e no de outra maneira.

A cincia deduz as proposies relativas aos fatos especiais a partir de leis gerais, e deduz as leis a partir de enunciados em geral. O conhecimento cientfico preditivo: Porque transcende a massa dos fatos de experincia, imaginando como pode ter sido o passado e como poder ser o futuro. Estuda o passado e o futuro para explicar e testar os fatos A previso , em primeiro lugar, uma maneira eficaz de pr prova as hipteses; mas tambm a chave do controlo ou ainda da modificao do curso dos acontecimentos. A previso cientfica, em contraste com a profecia, funda-se em leis e em informaes especficas reais, relativas ao estado de coisas atual ou passado. O conhecimento cientfico comunicvel: Por que no expressvel; no privado, mas pblico. A linguagem cientfica comunica informaes a quem quer que tenha sido preparado para entend-la. A necessidade de ser exibido as os outros e no ser privado mas sim publico O conhecimento cientfico geral: Por que situam os fatos Individuais em hipteses gerais, os enunciados particulares em esquemas amplos. O cientista ocupa-se do fato individual na medida em que este membro de uma classe, ou caso de uma lei; mais ainda, pressupe que todo o fato classificvel, o que ignora o fato isolado. O conhecimento cientfico Racional: Por que organizado tem seqncia ajuda na organizao de idias ou hipteses. Inclusive s racional se tem coerncia de idias O conhecimento cientfico analtico: Por que a analise como instrumento fundamental para o estudo, serve para obter respostas precisas do que est sendo investigado pela cincia. O conhecimento cientfico dependente de investigao : Por que a investigao cientifica resultado de planejamento e constataes, hipteses j pesquisadas e comprovaes. Ela segue etapas, mtodos j estabelecidos, meios estes que podem ser aproveitados. Assim as cincias podem ser reconhecidas tanto pelo objeto de investigao quanto pelos mtodos peculiares para investig-las. O conhecimento cientfico til: Por que o conhecimento cientfico de extrema importncia para o domnio da natureza e melhorar o comportamento da humanidade. Explica os fatos e ajuda no desenvolvimento O conhecimento cientifico transcendente: Por que o conhecimento cientfico resume os fatos para esclarece - los, obtendo pontos comuns entre eles, tendo como objetivo formular leis. O conhecimento cientifico objetivo: o conhecimento que analisa o objeto de estudo e investiga e no pessoal e sim universal. O conhecimento cientifico falvel : Por que to do o conhecimento falvel ate que no for testado mostrando que no terico da certo mas na pratica falso.

O conhecimento cientifico acumulativo: Por que, quando acrescentamos um conhecimento a um conhecimento j existente aumentando a compreenso

Caractersticas do conhecimento cientifico


O primeiro carter do conhecimento cientfico, reconhecido at por cientistas e filsofos das mais diversas correntes, a objetividade, no sentido de que a cincia intenta afastar do seu domnio todo o elemento afetivo e subjetivo, deseja ser plenamente independente dos gostos e das tendncias pessoais do sujeito que a elabora. Numa palavra, o conhecimento verdadeiramente cientfico deve ser um conhecimento vlido para todos. Outro carter universalmente conhecido a positividade, no sentido de uma plena aderncia aos fatos e de uma absoluta submisso fiscalizao da experincia. O terceiro carter do conhecimento cientfico reside na sua racionalidade. No obstante a oposio de toda a corrente, a cincia moderna essencialmente racional, isto , no consta de meros elementos empricos, mas essencialmente uma construo do intelecto. Alm disto, os cientistas modernos verificam unanimemente no conhecimento cientfico um carter muito alheio mentalidade cientfica do sculo XIX, o da reversibilidade. No h nem nas cincias experimentais, nem mesmo na matemtica, posies definitivas e irreformveis. Toda a verdade cientfica aparece, em certo sentido, como provisria, susceptvel de reviso, de aperfeioamento, s vezes mesmo de uma completa reposio em causa. Todos os conhecimentos cientficos so aproximados, quer pela imperfeio das observaes experimentais em que se fundam, quer pela necessria abstrao e esquematizao com que so tratados. O conhecimento cientfico a autonomia relativamente Filosofia e f. A cincia tem o seu prprio campo de estudo, o seu mtodo prprio de pesquisa, uma fonte independente de informaes que a Natureza. Isto no significa que a Filosofia no possa e no deva levar a termo uma indagao crtica sobre a natureza da cincia, sobre os seus mtodos e os seus princpios e que o cientista no possa tirar vantagem do conhecimento reflexivo, filosfico e crtico da sua mesma atividade de cientista. Mas em nenhum caso a cincia poder dizer-se dependente de um sistema filosfico ou poder encontrar numa tese filosfica uma barreira-limite que impea prioridade a aplicao livre e integral do seu mtodo de pesquisa.

Вам также может понравиться