Вы находитесь на странице: 1из 4

MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS

NOTA TCNICA N

433/2009/COGES/DENOP/SRH/MP

ASSUNTO: Pronunciamento quanto concesso de frias durante afastamento para capacitao Referncia: Processo n 23041.004778/2008-72

SUMRIO EXECUTIVO 1. Trata o presente processo de requerimento da servidora MNICA XIMENES CARNEIRO DA CUNHA, encaminhado a esta DIPRO/SRH/MP pelo Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Alagoas IFT/AL, solicitando pronunciamento quanto concesso de frias durante afastamento para capacitao.

ANLISE 2. Conforme observa-se dos autos, s fls. 01, a servidora Mnica Ximenes Carneiro da Cunha solicita reviso do que considera ser um equvoco na interpretao da Lei n 8.112/90, mais precisamente no que se refere a edio da Portaria Normativa SRH n 2, de 14/10/98, que trata de concesso de frias e dispe em seu art. 4, in verbis: Art. 4 O servidor licenciado ou afastado far jus s frias relativas ao exerccio em que retornar. 3. A servidora encontra-se afastada para participar do Curso de Ps-Graduao em nvel de Doutorado em Administrao, no perodo compreendido entre 01/03/2007 a 26/2/2011, nos moldes da Portaria n 118/DG, de 12/2/2007, fls. 04, e informa que, mesmo estando afastada para esta finalidade recebe normalmente o salrio relativo a frias. 4. Instada a pronunciar-se, a Procuradoria Federal do IFT/AL, o fez por meio do Parecer n 267/2008, fls. 35/38, com o seguinte entendimento: Assim, no nosso entender clarssimo o direito da requerente de perceber o adicional de frias, tanto com base no regime anterior quanto no atualmente vigente. Todavia, o que sucede no caso em tela uma questo de competncia para definio da questo. (....) III. CONCLUSO Portanto, opina esta Procuradoria pela realizao de diligncia, solicitando-se ao SRH/MPOG esclarecimento urgente quanto possibilidade ou no de pagamento das frias para os docentes afastados. Outrossim, no que se refere aos professores enquadrados no novo regime institudo pela Lei n 11.784/08, opina pela sustao imediata das concesses de afastamento para estudo no pas at
CSO

Continuao do Processo n 23041.004778/2008-72 - Mnica Ximenes Carneiro da Cunha frias durante afastamento

a edio do regulamento pelo Sr. Diretor-Geral e pela anulao dos que foram eventualmente concedidos a partir de 29/08/2008. 5. Sobre o assunto, cabe transcrever o disposto no art. 77 da Lei no 8.112/90, in verbis: Art. 77. O servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. 1o Para o primeiro perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 (doze) meses de exerccio. 2o vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio. 3o As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica. 6. O ato que disciplina a concesso das frias a Portaria Normativa SRH no 02, de 14/10/98, que dispe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos rgos setoriais e seccionais do SIPEC, para a concesso, indenizao, parcelamento e pagamento da remunerao de frias do Ministro de Estado e de servidor pblico da Administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional do Poder Executivo da Unio, e que em seu artigo 4o assim estabelece: Art. 4o O servidor licenciado ou afastado far jus s frias relativas ao exerccio em que retornar. 1o Na hiptese em que o perodo das frias programadas coincidir, parcial ou totalmente, com o perodo da licena ou afastamento, as frias do exerccio correspondente sero reprogramadas, vedada a acumulao para o exerccio seguinte em decorrncia da licena ou afastamento. 2o O servidor que no tenha completado doze meses de efetivo exerccio e que entrar em licena por um dos motivos abaixo especificados ter que, quando do retorno, completar o referido perodo. 7. de se observar que o dispositivo acima transcrito, no nega o direito a frias do servidor afastado, apenas dispe que o mesmo s far jus s frias relativas ao exerccio em que retornar, exigindo a complementao dos 12 meses queles que, porventura, no tenham cumprido esse perodo de efetivo exerccio. 8. Cabe ressaltar que o afastamento do servidor para participar de programas de treinamento considerado como efetivo exerccio, nos moldes do art. 102, da Lei no 8.112/90: Art. 102. Alm das ausncias ao servio previstas no art. 97, so considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: (....) IV - participao em programa de treinamento regularmente institudo, conforme dispuser o regulamento; (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) (....)

CSO

Continuao do Processo n 23041.004778/2008-72 - Mnica Ximenes Carneiro da Cunha frias durante afastamento

e) para capacitao, conforme dispuser o regulamento; (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

9. Entretanto, cabe esclarecer que, embora seja considerado como efetivo exerccio, o afastamento para participar de programa de treinamento, pela sua natureza, no permite a concesso de frias durante a sua vigncia, haja vista o distanciamento do servidor das suas atividades laborais, que se constitui no fundamento para as frias. Ademais, no h previso legal para concesso de afastamento a ttulo de frias, a um servidor que j se encontra afastado do exerccio do cargo, haja vista encontrar-se em gozo de afastamento para estudo. CONCLUSO 10. Assim, resta claro que inexiste equvoco na interpretao constante da Portaria Normativa SRH n 2/98, dessa forma, e considerando que ao administrador cabe fazer somente o que a lei permite, os valores percebidos a ttulo de frias em desacordo com o que dispe a legislao vigente, devero ser restitudos ao errio. 11. Com estes entendimentos, submetemos o assunto apreciao da Senhora CoordenadoraGeral de Elaborao, Sistematizao e Aplicao das Normas, com vistas Senhora Diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais para que, se de acordo, encaminhe o presente processo Coordenao-Geral de Gesto de Pessoas do Ministrio da Educao, para conhecimento e posteriormente encaminhamento ao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Alagoas IFT/AL para as providncias que se fizerem necessrias. considerao superior. Braslia, 20 de outubro de 2009.

CLEONICE SOUSA DE OLIVEIRA SIAPE 1146075

MARIA VICENTINA PEREIRA DE ARAJO Chefe da Diviso de Anlise de Processos

De acordo. Encaminhe-se Diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais. Braslia, 20 de outubro de 2009.

VANESSA SILVA DE ALMEIDA Coordenadora Geral de Elaborao, Sistematizao e Aplicao das Normas Aprovo. Encaminhe-se Coordenao-Geral de Gesto de Pessoas do Ministrio da Educao na forma proposta. Braslia, 20 de outubro de 2009.

DANIELE RUSSO BARBOSA FEIJ


CSO

Continuao do Processo n 23041.004778/2008-72 - Mnica Ximenes Carneiro da Cunha frias durante afastamento

Diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais

CSO

Вам также может понравиться