Вы находитесь на странице: 1из 2

Reflexo sobre Tiago 1, 2-8

2. Meus irmos, ficai em grande alegria por terdes de passar por todo o tipo de provaes, 3. pois bem sabeis que aprendeis a perseverar quando a vossa f posta prova.
4.

Mas preciso que a perseverana complete a sua obra em vs, para que sejais homens completos e autnticos, sem nenhuma deficincia.
5.

Se algum de vs tem falta de sabedoria, que a pea a Deus, e Ele lha dar, porque generoso e d sem impor condies.
6.

Todavia preciso pedir com f, sem duvidar, porque aquele que duvida como a onda do mar que o vento leva de um lado para outro.
7.

Quem assim, no pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8. pois indeciso e instvel em tudo o que faz.

Na primeira parte (VV. 2-4) vemos sobre os benefcios da provao, da adversidade, do sofrimento em nossas vidas... Mas Deus quer que soframos? Em hiptese alguma Deus quer nosso sofrimento. Ele nos criou para a felicidade e para a vida plena. Contudo, na tribulao que fortalecemos nossa f. Paulo, em sua carta aos romanos, diz: Ns nos gloriamos tambm nas tribulaes, sabendo que a tribulao produz perseverana. (Rm 5, 3). As tribulaes fortalecem nossa f. Somente a f forte continuar de p e perseverar. Essa f tambm deve ser mostrada por meio de nossas aes, atravs de nossas obras. No basta dizer: Eu tenho f!. necessrio demonstr-la, viv-la. Quais so essas obras, como viver nossa f? Vivendo todos os ensinamentos deixados por Jesus, como: amar ao prximo, praticar a caridade, ser compassivos, misericordiosos, justos, transparentes, dedicando ao servio do Reino, vivendo de acordo com os mandamentos do Senhor, praticando as obras dEle. Assim vivendo, agindo e fazendo as coisas que o Senhor nos orientou que fizssemos, vivemos nossa f, transformamo-la em obras.

Agora vejamos a segunda parte (VV. 5-8). Nessa segunda parte continuamos na esfera da f, porm, diferente do que mostrado na primeira parte, onde vemos uma f externa, mais pblica, aqui, trata-se de uma f mais pessoal, entre Deus e ns, a f ao suplicar. Tiago nos fala nesses versculos sobre a gratuidade de Deus em nos atender na splica, mas a splica com f. Jesus diz: Pedi e vos ser dado; buscai e achareis; batei e vos ser aberto (Mt 7,7). Deus gratuidade. Ele nos concede suas graas sem nada pedir em troca, o nico requisito a F. Com F, certeza e confiana em Deus, Ele atender ao que se pede. E tudo que pedires com f, em orao, vs o recebereis. simples, Deus bondoso, ele quer nos dar suas graas, basta pedirmos, orarmos com f, e Ele em Sua sabedoria e bondade nos atender. Persevere na tribulao. Cresa na f. Faa dessa f a sua vida. Transforme essa f em obras e aes. E, com essa mesma f, pea a Deus, e Ele o atender!

Joo Vitor de Souza Faria

Вам также может понравиться