Вы находитесь на странице: 1из 3

LISTA DE EXERCCIOS N0 3 Disciplina: Microeconomia I segundo semestre de 2011 Professor: Luiz Eduardo V. Rocha 1.

. Explique a diferena entre os seguintes termos: a. b. c. d. uma curva de preo-consumo e uma curva da demanda uma curva da demanda individual e uma curva da demanda de mercado uma curva de Engel e uma curva da demanda um efeito renda e um efeito substituio

2. Diga se as afirmaes a seguir so verdadeiras ou falsas e explique por qu. a. b. c. A taxa marginal de substituio diminui medida que a pessoa se move para baixo, ao longo da curva da demanda. O nvel de utilidade cresce medida que a pessoa se move para baixo, ao longo da curva da demanda. As curvas de Engel sempre apresentam inclinao para cima.

3. Quais dos seguintes eventos poderiam causar um movimento ao longo da curva da demanda por vesturio produzido nos Estados Unidos, e quais poderiam causar um deslocamento da curva da demanda? a. b. c. eliminao das quotas de importao para roupas importadas um aumento na renda dos cidados norte-americanos uma reduo nos custos de produo das roupas fabricadas nos Estados Unidos, que seja repassada para o mercado por meio de preos de venda mais baixos

4. Explique a diferena entre externalidades de difuso positivas e negativas e d um exemplo de cada. 5. Um ingresso adicional para o bal proporciona a Jane o dobro de utilidade que um ingresso adicional para o basquete, no importa quantos ingressos de cada tipo ela tenha em mos. Trace a curva de renda-consumo e a curva de Engel de Jane quanto aos ingressos de bal. 6. O suco de laranja e o suco de ma so conhecidos como substitutos perfeitos. Trace a curva de preo-consumo (para um preo varivel do suco de laranja) e a curva de renda-consumo apropriadas. 7. O diretor de uma companhia de teatro de uma pequena cidade universitria est pensando em mudar sua maneira de estabelecer preos para os ingressos. Ele contratou uma consultoria econmica para calcular a demanda por ingressos. A consultoria classificou o pblico que vai ao teatro em dois grupos e chegou a duas funes de demanda. As curvas de demanda para o

pblico geral, Qpg, e para os alunos, Qa, so dadas por: Qpg = 500 5P Qa = 200 4P a. Trace as duas curvas de demanda num grfico, com P no eixo vertical e Q no horizontal. Se o preo atual dos ingressos $35, identifique a quantidade que cada grupo demanda. Descubra a elasticidade ao preo da demanda de cada grupo, considerando o preo e a quantidade atuais. Ao cobrar $35 por ingresso, o diretor est maximizando sua receita? Que preo ele deveria cobrar de cada grupo se quisesse maximizar a receita?

b. c. d.

8. Suponhamos que voc esteja encarregado da cobrana de pedgio em uma ponte que praticamente no apresenta custos. A demanda das travessias pela ponte, Q, expressa por meio de P = 15 (1/2)Q. a. b. c. d. Desenhe a curva da demanda das travessias pela ponte. Quantas pessoas fariam a travessia pela ponte caso no houvesse pedgio? Qual seria a perda de excedente do consumidor em razo da cobrana de um pedgio de $5? O operador do pedgio est pensando em aumentar a tarifa para $7. A esse preo mais alto, quantas pessoas atravessariam a ponte? A receita do operador aumentaria ou diminuiria? O que sua resposta lhe diz sobre a elasticidade da demanda? Calcule a perda de excedente do consumidor em razo de um aumento, de $5 para $7, no preo do pedgio.

e.

9. Voc, um pequeno empresrio, gostaria de prever o que aconteceria com a demanda por seu produto, caso aumente os preos. Embora no saiba a curva da demanda exata para seu produto, voc sabe que, no primeiro ano, cobrou $45 e vendeu 1.200 unidades e que, no segundo ano, cobrou $30 e vendeu 1.800 unidades. a. Se voc planeja aumentar o preo em 10%, qual seria uma estimativa razovel do que aconteceria com a quantidade demandada, em termos percentuais?

b. Se voc aumentar o preo em 10%, sua receita vai aumentar ou diminuir? 10. Antonio comprou cinco livros novos durante seu primeiro ano na faculdade, a um preo de $80 cada. Livros usados custam apenas $50 cada. Quando a livraria anunciou que haveria um acrscimo de 10% sobre o preo dos livros novos e de 5% sobre os usados, o pai de Antonio lhe ofereceu $40 adicionais. a. b. O que aconteceu com a linha do oramento de Antonio? Ilustre a mudana com os livros novos no eixo vertical. A situao de Antnio estar pior ou melhor depois que os preos mudarem? Explique.

11. Suponha que um consumidor estava em equilbrio no ponto B do grfico abaixo e, como consequncia de uma reduo no preo da alimentao, moveu-se para outro equilbrio no ponto A. Determine, no grfico, os efeitos substituio e renda. Para este consumidor, a alimentao um bem: Normal, Inferior ou De Giffen? (justifique a sua resposta)

Vesturio

B
0 A2 A1 E C

Alimento

12. Suponha que um consumidor estava em equilbrio no ponto A do grfico abaixo e, como consequncia de uma reduo no preo da alimentao, moveu-se para outro equilbrio no ponto C. Determine, no grfico, os efeitos substituio e renda. Para este consumidor, a alimentao um bem: Normal, Inferior ou De Giffen? (justifique a sua resposta)

Vesturio R

0 A1

C
A2 T Alimento

Вам также может понравиться