Вы находитесь на странице: 1из 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
8 Srie Direito Comercial e Empresarial I
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Gilvan Passos


Faculdade Anhanguera de Valinhos

Direito - 8 Srie - Direito Comercial e Empresarial I

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito. Adequada atuao tcnico-jurdica, em diferentes instncias, administrativas ou judicirias, com a devida utilizao de processos, atos e procedimentos. Utilizao do raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo crtica.

Produo Acadmica

Pareceres sobre casos prticos nas Etapas 1, 2, 3 e 4. Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2, 3, e 4. Anlises crticas de jurisprudncia nas Etapas 1, 2, 3 e 4.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de dois a sete participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; texto justificado; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Gilvan Passos

Direito - 8 Srie - Direito Comercial e Empresarial I

Pg. 3 de 7

DESAFIO
O desafio consiste na elaborao de um conjunto de textos compostos por trs atividades em cada Etapa: a) parecer sobre casos prticos envolvendo a figura do empresrio, estabelecimento industrial e propriedade industrial; b) produo de relatrio; e c) anlise crtica de jurisprudncia. Ao final das atividades, os alunos tero desenvolvido habilidades tcnico-jurdicas e aprimorado o raciocnio lgico, pois se tratam de tarefas que exigem estudo, pesquisa e argumentao, ferramentas fundamentais para o desempenho das carreiras jurdicas.

Objetivo do desafio
Produo de um conjunto de textos.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Identificao dos caracterizao do empresrio. requisitos bsicos e fundamentais para a

Esta atividade importante para que voc se familiarize com a figura do empresrio e os requisitos fundamentais para sua personificao, consequentemente aperfeioando a habilidade tcnico-jurdica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar nos sites dos Tribunais a jurisprudncia acerca da caracterizao da figura do empresrio. Colacionar 3 acrdos. Sites sugeridos para pesquisa: Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Disponvel em: < http://www.tjsp.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais. Disponvel em: < http://www.tjmg.jus.br/. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Disponvel em: <http://www.tjrs.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Superior Tribunal de Justia. Disponvel em: <http://www.stj.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Passo 2 (Equipe) Pesquisar na doutrina o tema acima arrolado e relacion-lo com as decises selecionadas, promovendo a discusso em grupo.

Gilvan Passos

Direito - 8 Srie - Direito Comercial e Empresarial I

Pg. 4 de 7

Bibliografia Complementar: NEGRO, Ricardo. Direito Empresarial. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 28 Ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

Passo 3 (Equipe) Elaborar uma anlise crtica dos julgados contendo: a) descrio do caso; b) deciso de 1 grau; c) deciso de 2 grau; e d) opinio do grupo sobre o caso. Essa anlise deve abordar os fundamentos doutrinrios e trazer ao texto as devidas citaes. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio, a ser entregue ao professor (de trs laudas, com as devidas referncias), sobre a adoo da teoria da empresa no ordenamento jurdico brasileiro.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Propriedade Industrial. Esta atividade importante para que voc desenvolva competncia tcnica para o manejo, na prtica, dos institutos ligados propriedade industrial, de modo a aprimorar o raciocnio jurdico. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler os dois casos prticos abaixo e identificar a soluo mais adequada a cada um. 01. Jaime Baggio trabalhou na empresa Adelco Eletrnica Ltda., na qual integrou a equipe que desenvolveu um tipo especial de condutor eletrnico, cuja aceitao no mercado foi imediata e satisfatria. Decorrido algum tempo, aps sua sada da empresa, Jaime se estabeleceu com a empresa Petrelco Eletra Ltda., a qual passa a comercializar condutores dotados da mesma tecnologia. Questo: Considerando-se que a Adelco no promoveu o registro da inveno, lcito o procedimento de Jaime? Identificar a hiptese legal e as consequncias prticas e jurdicas que podero ser obtidas atravs da tutela jurisdicional dos direitos lesados.

02. Onofre Dias obtm o registro de patente cuja comercializao promover condies de grande melhoria na qualidade de vida de pessoas portadoras de deficincias fsicas. No entanto, alm de praticar preos extorsivos, ele ainda no tem observado a qualidade esperada na fabricao dos equipamentos, causando muitos transtornos aos seus usurios. Questo: Voc, na qualidade de advogado (a) de um respeitado empresrio dotado de capacidade tcnica e econmica para realizar a explorao do produto, poder obrigar Onofre a conceder a licena da patente ao seu cliente? Como voc viabilizaria tal inteno?

Gilvan Passos

Direito - 8 Srie - Direito Comercial e Empresarial I

Pg. 5 de 7

Passo 2 (Equipe) Buscar fundamento doutrinrio para os problemas enunciados. Para cada parecer, deve haver a citao de, pelo menos, 1 (uma) obra doutrinria e 1 (um) artigo cientfico. Bibliografia Complementar: NEGRO, Ricardo. Direito Empresarial. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 28 Ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

Passo 3 (Equipe) Buscar fundamento jurisprudencial para os problemas enunciados. Para cada parecer, deve haver uma transcrio de, pelo menos, um acrdo. Cpia integral deve ser anexada ao final de cada parecer. Sites sugeridos para pesquisa: Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Disponvel em: < http://www.tjsp.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais. Disponvel em: <http://www.tjmg.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Disponvel em: < http://www.tjrs.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Superior Tribunal de Justia. Disponvel em: <http://www.stj.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor os dois pareceres, com o fundamento doutrinrio e jurisprudencial enunciados nos Passos 2 e 3, anexando ao parecer as cpias dos respectivos acrdos.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aulas-tema: Atividade empresarial, concorrncia e publicidade. Equivalente s aulas 10 e 12 do Plano de Ensino e Aprendizagem. A atividade consiste na produo de um relatrio acerca da caracterizao da concorrncia desleal. Esta atividade importante para que voc se familiarize com o instituto da concorrncia desleal e suas consequncias jurdicas, consequentemente aperfeioando a habilidade tcnico-jurdica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar nos sites dos Tribunais a jurisprudncia acerca da concorrncia desleal. Colacione trs acrdos.

Gilvan Passos

Direito - 8 Srie - Direito Comercial e Empresarial I

Pg. 6 de 7

Sites sugeridos para pesquisa:


Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Disponvel em: < http://www.tjsp.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais. Disponvel em: <http://www.tjmg.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Disponvel em: < http://www.tjrs.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Superior Tribunal de Justia. Disponvel em:<http://www.stj.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar na doutrina o tema acima arrolado e relacion-lo com as decises selecionadas, promovendo a discusso em grupo. Bibliografia Complementar: NEGRO, Ricardo. Direito Empresarial. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 28 Ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

Passo 3 (Equipe) Elaborar uma anlise crtica dos julgados contendo: a) descrio do caso; b) deciso de 1 grau; c) deciso de 2 grau; e d) opinio do grupo sobre o caso, com fundamentos doutrinrios e com as devidas citaes. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio, a ser entregue ao professor (de trs laudas, com as devidas referncias), sobre a concorrncia desleal e suas consequncias jurdicas.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Constituio e exigibilidade do crdito cambirio. Esta atividade importante para que voc adquira conhecimento acerca das principais caractersticas dos ttulos de crdito. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar nos sites dos Tribunais a jurisprudncia acerca dos requisitos de existncia e validade dos ttulos de crdito. Colacione trs acrdos.

Gilvan Passos

Direito - 8 Srie - Direito Comercial e Empresarial I

Pg. 7 de 7

Sites sugeridos para pesquisa:


Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Disponvel em: < http://www.tjsp.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais. Disponvel em: <http://www.tjmg.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Disponvel em: < http://www.tjrs.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012. Superior Tribunal de Justia. Disponvel em: <http://www.stj.jus.br/>. Acesso em: 27 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe) Elaborar uma anlise crtica dos julgados contendo: a) descrio do caso; b) deciso de 1 grau; c) deciso de 2 grau; e d) opinio do grupo sobre o caso, com fundamentos doutrinrios e com as devidas citaes. Passo 3 (Equipe) Pesquisar na doutrina o tema acima arrolado e relacione-o com as decises selecionadas, promovendo a discusso em grupo. Bibliografia complementar NEGRO, Ricardo. Direito Empresarial. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 28 Ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio, a ser entregue ao professor (de trs laudas, com as devidas referncias), sobre a constituio e exigibilidade do crdito cambirio.

Livro-Texto da disciplina:
COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 22 ed. So Paulo: Saraiva, 2010.

Gilvan Passos

Вам также может понравиться