Вы находитесь на странице: 1из 3

HABEAS DATA

Previsto no art. 5, LXXII

O Habeas Data uma ao constitucional, de carter civil, contedo e rito sumario (isenta de custas e despesas judiciais), que tem por objeto a proteo do direito liquido e certo do impetrante em conhecer todas as informaes e registros relativos sua pessoa e constantes de reparties publicas ou particulares acessveis ao publico, para eventual retificao de seus dados pessoais. Definio: Ao constitucional civil que objetiva assegurar o conhecimento ou retificao de informaes constantes de registros ou de bancos de dados de carter publico. Legitimao: A legitimidade passiva de impetrado n HD ser da pessoa ou autoridade responsvel pelos registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter publico. Considera-se de carter publico todo registro ou banco de dados contendo informaes que sejam ou possam ser transmitida a terceiros ou que no sejam de uso privativo do rgo ou entidade produtora ou depositaria das informaes. Pessoas jurdicas de direito publico ou de direito privado podem conter os mencionados registros ou banco de dados com informaes acerca do impetrante. Conforme diz a lei, se a informao for de uso privativo ou no puder ser transmitida a terceiro ou for do interesse social ou estatal o seu sigilo, no ser o caso de concesso da ordem de HD. Cabimento O HD ser cabvel se: a) Se houver recusa ao acesso s informaes ou do decurso de mais de 10 dias sem deciso acerca do requerimento de acesso.

b) Ou recusa em fazer-se a retificao dos dados ou do decurso de mais de 15 dias sem deciso acerca do requerimento de retificao; c) Ou da recusa em fazer-se a anotao no cadastro do interessado que apresentar explicao ou contestao justificando possvel pendencia sobre fato objeto do dado supostamente inexato.

Nessa linha, ser cabvel o HD se apresentado requerimento ao rgo ou entidade depositria do registro ou banco de dados houver as aludidas recusas. O HD protege direito personalssimo do impetrante, por isso no serve para ter acesso a dados de terceiros... Essa garantia no se confunde com o direito de obter certides ou informaes de interesse particular coletivo ou geral. Havendo recusa no fornecimento de certides, ou informaes de terceiros o remdio prprio o mandado de segurana, e no o habeas data. Se o objetivo for assegurar o conhecimento de informaes relativas a pessoa do impetrante, a sim, o remdio ser o HD. Legitimao Ativa A legitimidade ativa para a impetrao nica da pessoa fsica ou jurdica diretamente interessada nos registros mencionados nas alneas b do inciso LXXII do art. 5 da CF. Entende-se tambm a possvel impetrao por terceiros nas estritas hipteses de os impetrantes serem herdeiros ou cnjuge suprstite de um falecido, com a finalidade de proteger a sua memoria em face de dados indevidos ou incorretos. Legitimao Passiva A legitimidade Passiva do impetrado no HD ser da pessoa ou autoridade responsvel pelos registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter publico.

Se a informao for de uso privativo ou no puder ser transmitida a terceiro ou for de interesse social ou estatal o seu sigilo, no haver concesso da ordem do HD.

Competncia Julgadora Originariamente a) Ao STF, contra atos do presidente da republica, das mesas da cmara dos deputados e do senado, do TCU, do PGR e do prprio STF. b) Ao STJ, contra atos do ministro do estado ou do prprio STJ. c) Aos TRFs, contra atos do prprio tribunal ou Juiz federal. d) A juiz federal, contra ato de autoridade federal, executados os casos de competncia dos TFs. e) A tribunais estaduais, segundo o disposto na . Constituio do Estado. f) A Juiz Estadual, nos demais casos.

II- Em grau de recurso a) Ao STF, quando a deciso denegatria for proferida em nica instancia pelos tribunais superiores; b) Ao Superior TJ, quando a deciso for proferida em nica instancia pelos TRFs. c) Aos TRFs, quando a deciso for proferida por juiz federal; d) Aos Tribunais estaduais e ao do distrito federal e territoris, conforme dispuserem a respectiva constituio e a lei que organizar a justia do Distrito federal. III Mediante recurso extraordinrio ao supremo Tribunal federal, nos casos previstos na constituio.

Вам также может понравиться