Вы находитесь на странице: 1из 53

Coleo Fbulas Bblicas Volume 20

A FARSA
DA ORAO

JL

Sumrio
1 - A grande mentira da orao ........................................................................ 4 Entendendo as desculpas engraadas de crentes e religiosos ................................ 6 Para perceber a verdade, voc precisa aceitar que: ............................................. 8 Entendendo as desculpas idiotas de crentes e religiosos ....................................... 9 Percebendo a realidade .................................................................................. 11 2 - A idiotice da orao vergonhosa ............................................................. 14 3 - Caractersticas do deus bblico ................................................................. 17 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Onipotncia. ......................................................................................... 17 Oniscincia. .......................................................................................... 19 Onipresena. ........................................................................................ 21 Imutabilidade. ...................................................................................... 22 Sabedoria infinita. ................................................................................. 24 Justia infinita. ...................................................................................... 25 Verdade Infinita .................................................................................... 27 Amor Infinito. ....................................................................................... 28 Perfeio Absoluta. ................................................................................ 30

4 - Paradoxos e contradies: Deus no existe ............................................... 32 1 2 3 4 5 - Onipotncia .......................................................................................... 33 Onibenevolencia ................................................................................... 35 - Onipresena ......................................................................................... 36 - Oniscincia ........................................................................................... 37 - Perfeio absoluta ................................................................................. 39

5 - Advertncias ao crente ............................................................................. 41 1 2 3 4 Ebooks recomendados ........................................................................... 41 Mais contedo recomendado ................................................................... 43 Livros recomendados ............................................................................. 45 Fontes: ................................................................................................ 53

1 - A grande mentira da orao

O que aconteceria se nos ajoelhssemos e orssemos para Deus desta maneira: Querido Deus, todo poderoso e misericordioso criador do universo, rezamos para ti agora para que cure todos os casos de cncer deste planeta esta noite. Oramos com f, sabendo que voc ir abenoar conforme descrito em Mateus 7:7-11, Mateus 17:20, Mateus 21:21, Marcos 11:24, Joo 14:12-14, Mateus 18:19 e Tiago 5:15-16. Em nome de Jesus oramos, Amm. Oramos sinceramente, sabendo que quando Deus responder esta orao completamente altrusta, no materialista, no egosta e feita de corao, ela ir glorificar a Deus e ajudar milhes de pessoas de maneira inesquecvel. Vai acontecer alguma coisa? No. Absolutamente nada.

E o fato de no acontecer nada, prova que Deus no existe. Veja porque: Jesus faz promessas especficas na Bblia sobre como as oraes deveriam funcionar. Jesus diz em vrios lugares diferentes que ele e Deus iro responder s suas preces. O fato destas promessas serem falsas, prova que Deus no existe. Mateus 7:7-11 4

7 - Pedi e se vos dar. Buscai e achareis. Batei e vos ser aberto. 8 - Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-. 9 - Quem dentre vs dar uma pedra a seu filho, se este lhe pedir po? 10 - E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe- uma serpente? 11 - Se vs, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dar boas coisas aos que lhe pedirem. Mateus 17:20 20 - Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca f; pois em verdade vos digo que, se tiverdes f como um gro de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acol, e ele h de passar; e nada vos ser impossvel. Mateus 21:21 21 - Jesus, porm, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes f e no duvidardes, no s fareis o que foi feito figueira, mas at, se a este monte disserdes: Ergue-te e lana-te no mar, isso ser feito; A mentira reiterada em: Marcos 11:24 24 - Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em orao, crede que o recebereis, e t-lo-eis. Jesus diz a todos ns o quo fcil orar: Joo 14:12-14 12 - Em verdade, em verdade vos digo: aquele que cr em mim far tambm as obras que eu fao, e far ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. 13 - E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 - Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei. Jesus insiste na mentira: Mateus 18:19 19 - Ainda vos digo mais: Se dois de vs na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes ser feito por meu Pai, que est nos cus. Tiago 5:15-16 15 - A orao da f salvar o doente, e o Senhor o levantar; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados. 16 - Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A splica de um justo pode muito na sua atuao. Marcos 9:23 23 - Ao que lhe disse Jesus: Se podes alguma coisa! - tudo possvel ao que cr. Lucas 1:37 5

37 - porque a Deus nenhuma coisa impossvel. Nada poderia ser mais simples ou mais claro do que as promessas de Jesus sobre as oraes na Bblia. E ainda assim, quando rezamos para eliminar o cncer, nada acontece. E tenha em mente que Jesus quem est dizendo todas essas coisas. No so palavras de meros seres humanos. Nem a de pessoas inspiradas. Estas so supostamente as palavras do prprio Deus, encarnado em um corpo humano. Supe-se que Jesus era um ser perfeito e sem pecado. E ainda assim, est claro que Jesus est mentindo. O que Jesus diz est obviamente incorreto.

Se quiser uma prova a mais, junte um milho de religiosos fervorosos juntos num gigantesco crculo de orao. Pea para que todos orem, em nome de Jesus, para que Deus cure todo e qualquer caso de cncer no planeta amanh. Reze sinceramente, sabendo que deus ir responder esta prece altrusta, no materialista e no egosta, glorificando seu nome e ajudando milhes de pessoas de maneira inesquecvel. Agora, no teremos nem um e nem dois, mas milhes de religiosos fervorosos que, por definio, tm f e acreditam. Assim cumpriremos cada uma das exigncias de Jesus. Ir Jesus atender a esta orao agora? Claro que no.

Sua prece no ser atendida, indo contra as promessas de Jesus na Bblia. Na verdade, se rezar por qualquer coisa que impossvel, sua orao sempre ser ignorada. Isso porque Deus no existe.

Entendendo as desculpas engraadas de crentes e religiosos


Se Jesus Deus, e se Deus perfeito, por que todos esses versos no so verdadeiros? Jesus estava exagerando? Estava blefando? Se Jesus perfeito, por que no falou a verdade? Por que uma orao no pode curar o cncer no mundo todo amanh?

Crentes possuem muitas desculpas diferentes do por que todos esses versos na Bblia no funcionarem, mesmo que voc esteja rezando sinceramente, de maneira altrusta e no material, e mesmo que a resposta sua orao ajude milhes de pessoas e glorifique o nome de Deus no processo. Eles diro coisas idiotas como: Voc precisa entender o que Jesus estava dizendo no contexto do primeiro sculo da civilizao na qual ele estava dizendo que 6

Ou: Quando Jesus falou sobre mover uma montanha, ele estava falando metaforicamente. Quando algum diz est chovendo canivetes, ningum leva a mensagem ao p-da-letra. Jesus estava usando uma figura de linguagem ao invs de algo literal. Ou: Deus no uma coisa. Ele um ser. Ele tem uma vontade. Ele tem desejos. Ele une as pessoas. Ele possui personalidade. Deus, que sabe tudo, mesmo antes de dizermos, sabe a diferena entre nossos pensamentos e nossos desejos, e quando ns estamos mesmos nos dirigindo a ele. Ele ouve nossas preces e responde. Suas respostas so baseadas em suas decises pessoais. No podemos predizer como ele ir nos atender a uma orao O problema que todos estes raciocnios ignoram dois pontos importantes: Deus supostamente um ser onipotente, onipresente, onisciente e perfeito. A afirmao nada vos ser impossvel, junto com outros versos da Bblia citados acima, so falsos. O fato que um monte de coisas so impossveis para voc.

Se um ser perfeito faz afirmaes sobre como funcionam as oraes na Bblia, ento se espera que: Ele as faa claramente, Ele diga o que elas significam, Ele diga a verdade.

isso que se espera de um ser perfeito. Um Deus perfeito e onisciente saberia que pessoas estariam lendo a Bblia 2.000 anos depois e, portanto, ele no usaria uma expresso s compreensvel no sculo I - ELE FALARIA CLARAMENTE. Ele saberia que pessoas leigas estariam lendo a Bblia e interpretando literalmente, ento ele falaria de uma maneira que evitasse ambiguidades, ELE FALARIA CLARAMENTE. Ele saberia que quando voc diz nada vos ser impossvel, que isso significa nada ser impossvel para voc e ele se certificaria de que isso estaria certo ELE FALARIA A VERDADE. Se Deus diz isso, isso deve ser verdade de outra forma, ele no perfeito.

Infelizmente, o fato que h milhares de coisas que so impossveis para voc fazer, no importa o quanto reze, e ningum, incluindo Jesus, nunca moveu uma montanha.

Para perceber a verdade, voc precisa aceitar que:


Todos os versculos acima esto errados. O fato que Deus no responde oraes. E o motivo pelo qual Deus no responde s oraes simples: Deus no existe.

O problema que Deus nunca responde qualquer orao. Toda a ideia de que Deus atende oraes uma iluso criada pela imaginao humana. Como podemos saber que oraes atendidas so iluses? Simplesmente fazendo experimentos cientficos.

Basta pedirmos para um grupo de religiosos rezar por alguma coisa e ento observarmos o que acontece. O que se descobre quando se testa a eficcia das oraes cientificamente, que a orao possui um efeito nulo. No importa quem reze. No importa se rezamos para Deus, Al, Vishnu, Shiva, Zeus, R ou qualquer outro deus. No importa pelo qu rezamos. Se fizermos testes cientficos de duplocego nos oradores, e se as oraes envolvem algo concreto e mensurvel (curando as pessoas com cncer, por exemplo), sabemos que o efeito das oraes nulo. Cada caso de orao atendida no passa de uma coincidncia. Tanto as experincias cientficas quanto suas observaes do dia-a-dia mostram que isso o que acontece em cada uma das vezes. Por exemplo, este artigo
(http://www.boston.com/news/globe/health_science/articles/2005/07/25/a_prayer_for_health /?page=1) diz:

Um dos estudos cientficos mais rigorosos feitos at agora, publicado no comeo deste ms, descobriu que as oraes de uma congregao distante no reduzem as taxas de complicaes ou mortes em pacientes hospitalizados para tratamento do corao. E: Uma reviso dos 17 ltimos estudos de curas distantes publicados em 2003 por um pesquisador britnico, no encontrou nenhum efeito significativo das oraes ou outros mtodos de cura. Artigo da CNN de Maro de 2006 discute o fato de que a mesma concluso foi alcanada em outro estudo: No maior estudo do tipo, pesquisadores descobriram que ter pessoas rezando por pacientes operados do corao no teve nenhum efeito em suas recuperaes. De fato, pacientes que sabiam que estavam recebendo oraes apresentaram uma taxa um pouco maior de complicaes. Um estudo encomendado e publicado em 2001 havia indicado que oraes funcionavam. De acordo com este artigo: 8

Em 2 de Outubro de 2001, o New York Times noticiou que pesquisadores do prestigiado Centro Mdico da Universidade de Columbia em Nova Yorque descobriu algo extraordinrio. Usando mtodos cientficos praticamente infalveis, os pesquisadores demonstraram que mulheres estreis que receberam oraes de grupos cristos ficaram grvidas duas vezes mais do que aquelas que no receberam orao nenhuma. O estudo foi publicado no Jornal de Medicina Reprodutiva. At os pesquisadores ficaram chocados. O resultado do estudo s pode ser descrito como milagroso. Mais tarde, este estudo foi desmentido como sendo completamente fraudulento. Entretanto, todos os que cortaram o artigo original do New York Times e colaram em seus refrigeradores ainda os mantm como prova de que oraes funcionam. Este artigo (http://www.wired.com/wired/archive/10.12/prayer.html) intitulado Uma prece antes de morrer revela outro caso onde um estudo cientfico de oraes foi provado ser fraudulento. No s a orao que no funciona. Nem mesmo uma atitude esperanosa ajuda. De acordo com outro artigo: Uma atitude positiva no melhora as chances de sobreviver ao cncer e doutores que encorajam pacientes a manter as esperanas podem aumentar o sofrimento destes, de acordo com o resultado de pesquisas divulgadas segunda-feira. O dicionrio define a palavra superstio desta maneira: Superstio S. f. 1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorncia, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantsticas e confiana em coisas ineficazes; crendice. 2. Crena em pressgios tirados de fatos puramente fortuitos. 3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa: A moa tem a superstio do nmero treze. A crena nas oraes uma superstio. Quando uma orao parece ser atendida, uma coincidncia. Simplesmente, oraes no possuem absolutamente nenhum efeito no desfecho de qualquer evento. O poder da orao , na verdade, o poder da coincidncia. Oraes no funcionam porque Deus completamente imaginrio.

Entendendo as desculpas idiotas de crentes e religiosos


Voc encontrar muitos religiosos que diro: 9

A razo pela qual os experimentos cientficos falham em detectar Deus porque Deus precisa permanecer escondido. Ele no atende a oraes se ele sabe que ser detectado.

Para que voc possa ver a verdade, voc precisa entender que esta explicao boba. Se Deus precisa permanecer escondido, ento ele no pode atender a qualquer orao. Qualquer orao atendida poderia expor Deus.

A prpria noo de que Deus precisa permanecer escondido uma faca de dois gumes para a prpria doutrina religiosa. Por um lado, religiosos diro que Deus escreveu a Bblia, encarnou-se e morreu na cruz por ns, e Deus atende milhes de oraes na Terra todos os dias. Ento, num piscar de olhos eles diro Deus precisa se manter escondido. Deus obviamente no pode ficar escondido e encarnar-se. Estas duas coisas se excluem mutuamente. Portanto, a explicao de que Deus precisa se manter escondido impossvel. Assim que entender como isso impossvel, comear a ver que Deus no existe. Para que voc veja a verdade, precisa aceitar o fato de que a evidncia cientfica acurada e irrefutvel. Provamos cientificamente que Deus no atende qualquer orao na Terra. Cada orao atendida no passa de uma coincidncia.

Podemos ver a realidade olhando para um exemplo simples. Imagine que a taxa de cura para um tipo particular de cncer maligno seja de 5%. Isso significa que se 20 pessoas possurem este tipo de cncer, o resultado quase fatal. Somente uma dessas vinte pessoas que tem esta enfermidade sobreviver. Sabendo disso, podemos ver o que acontece se analisarmos as oraes:

20 religiosos adquirem a enfermidade. Todos eles leram Tiago 5:15, ento todos eles rezam. 19 deles morrem.(95%) O que sobrevive proclama: Eu orei para o Senhor e o Senhor atendeu minhas preces! Minha enfermidade foi curada! um milagre! Eu sabia que Deus atenderia minhas preces! Voc no fica sabendo das outras 19 pessoas que morreram. Ningum sequer escreve sobre eles em revistas. Pessoa reza, e ento morre no uma grande manchete. E j que eles morreram, voc nunca saber dessas pessoas. Ento, se voc no olhar para todos os fatos sobre essa orao atendida, e somente souber da pessoa que sobreviveu, parecer que a orao foi um sucesso.

O fato que, religiosos que oram morrem desta mesma enfermidade exatamente na mesma taxa das pessoas que no oram. Podemos ver a realidade desta situao simplesmente abrindo os olhos e olhando as informaes. Mas para isso precisamos abrir nossos olhos precisamos ver os sucessos e as falhas das oraes para ver a realidade do nosso mundo. Quando agimos ceticamente e analisamos os dois lados, ns vemos o que realmente acontece. 10

Deus no atende a nenhuma orao porque Deus no existe

Percebendo a realidade
Imagine que voc uma professora. Voc est em p na frente da sala de aula trabalhando com a lio do dia. Talvez voc e seus alunos esto estejam estudando conjugao de verbos ou analisando uma das obras de Shakespeare. mais um dia normal no sistema de aula e voc tem um monte de material para aplicar. Ento o som enche a sala de aula. Tiros. E gritando, um homem armado entrou na escola e est atirando em pessoas que ele encontra em seu caminho pelo corredor em direo a sua sala de aula. O que voc faria? Se voc fosse professora de Ingls Neva Rogers na Red Lake High School, voc teria que tomar medidas imediatas. Voc poderia desligar as luzes na sala de aula. Voc poderia fechar e trancar a porta da sala de aula. [ref1, ref2] Voc diria a seus alunos para se agacharem em um canto da sala de aula para sair do caminho do assassino. Ento voc teria que ficar no meio da sala e comear a orar a Deus. De acordo com o testemunho de um aluno, Ms. Rogers orou: "Deus esteja conosco. Deus nos ajude." O atirador caminha at a porta da sala de Neva Rogers e a encontra bloqueada. Ele atira no painel de vidro da porta e ele explode em uma chuva de pequenos fragmentos cristalinos. Pelo buraco o atirador destranca a porta e entra na sala de aula. Vestido completamente de preto e medindo quase dois metros de altura, ele uma apario grande e assustadora. Ele cruza o limiar da sala de aula e olha para a Sra. Rogers enquanto ela reza. Ele est armado com uma espingarda de calibre 12. Ele levanta a arma com as duas mos apontando diretamente para a cabea de Rogers. O que Deus deveria fazer? O que voc acha que Deus deve fazer em uma situao como esta? D um passo para trs por um momento e olhe para isso da perspectiva de Deus. Deus est sentado em seu trono magnfico no cu. Deus onisciente, ento ele certamente est assistindo do alto como se desenrolam os acontecimentos na escola Red Lake. Ele ouve as oraes de Neva Rogers e v o atirador apontando a arma para sua cabea. Jesus prometeu que Deus vai ajudar e Jesus est sentado direita de Deus. Os dois esto assistindo tudo. Claramente uma linha foi traada. De um lado da linha pura maldade - com dezesseis anos de idade, obviamente, um louco. Do outro lado uma profunda devoo, uma mulher de 62 anos de idade e de inflexvel f em Deus. Este um confronto entre o bem e o mal, se alguma vez houve um. Pense em todas as possibilidades que um Deus todo-poderoso tem sua disposio. Talvez a coisa mais fcil seria a de atacar o atirador com um fulminante ataque do corao, ou um acidente vascular cerebral ali mesmo. Centenas de pessoas morrem de ataques cardacos nos Estados Unidos todos os dias, por isso, se Deus o matasse com um ataque cardaco seria completamente indetectvel. Os no crentes diriam que foi coincidncia, mas os seguidores de Deus iriam entender o que realmente aconteceu. 11

Se Deus tivesse o desejo de ser um pouco mais espetacular, h outras possibilidades. Por exemplo, ele poderia causar um terremoto. Ele poderia enviar um anjo para ficar entre o atirador e a professora e desviar as balas. Um meteoro poderia entrar pelo teto como um raio direto na cabea do atirador. Ou Deus poderia mandar polcia surgir na sala de aula da Professora Rogers "apenas, neste exato momento, e matar o atirador no local. H um milho de coisas que um Deus todo-poderoso, onisciente e todo-amoroso poderia fazer para responder s oraes Neva Rogers. O atirador olha diretamente para Neva Rogers, com sua espingarda de calibre 12 apontada para seu crnio. Ele puxa o gatilho. Nada acontece. H um clique, mas a arma no dispara. Parece um milagre. Certamente a mo de Deus. Infelizmente o atirador tem outra arma e ele nem hesitou. Ele pega uma pistola. Ele aponta a pistola para a cabea da Professora Rogers enquanto ela reza e aperta o gatilho. A pistola funciona de acordo com as suas especificaes. Ele atira trs vezes na cabea da Professora Rogers e, em seguida, uma vez no rosto para ter certeza. Ela morre instantaneamente, caindo em uma poa de seu prprio sangue no cho bem na frente de seus alunos apavorados. Segundo a revista Time, o que o atirador faz a seguir notvel. Ele aponta sua arma para um dos alunos da Professora Rogers e pergunta: "Voc acredita em Deus?" Ao fazer isso, o atirador recria uma cena do tiroteio em Columbine. Em Columbine o estudante respondeu: "Sim" e foi morto a tiros. Em Red Lake o aluno responde: "No." O atirador poupa a vida do aluno e comea a atirar nos outros estudantes. [ref] Um total de dez pessoas morreram naquele dia em Red Lake, antes que o atirador tirasse a prpria vida.
PONTO CHAVE Em Marcos 11:24 (NVI) Jesus promete a Neva Rogers que, "Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocs pedirem em orao, creiam que j o receberam, e assim lhes suceder." Nas promessas de Joo 14:14 (NVI) Jesus PROMETE NOVAMENTE, "O que vocs pedirem em meu nome, eu farei". No entanto, quando Neva orou para proteo contra o atirador, Jesus ignorou completamente a orao dela. Jeff Weise atirou na cabea de Neva Rogers por quatro vezes e ela morreu em uma enorme poa de seu prprio sangue.

O paradoxo Uma situao como esta profundamente paradoxal. Para qualquer pessoa atenta, as perguntas vm como em uma inundao. Por que um Deus todo-poderoso ignora completamente as oraes e permite que dez pessoas sejam assassinadas friamente diante de seus olhos? Por que Deus salva o aluno que nega a existncia de Deus? Por que Deus no atacou e matou o atirador no local ou no o ajudou mais cedo na vida, de modo a inviabilizar completamente a situao para que ela nunca acontecesse? 12

Como poderia um Deus amoroso permitir tal sofrimento, perverso, desnecessrio e intil quando ele claramente tem o poder e a autoridade para impedi-lo? Por que Jesus faz uma promessa inequvoca de responder as oraes na Bblia e em seguida renega? Como Deus pode ter respondido milhes de outras oraes em todo o mundo naquele dia, enquanto, ao mesmo tempo ignorar esta tragdia enorme e se recusar a responder qualquer orao l naquela escola cheia de crianas inocentes?

difcil para ns, como seres humanos, saber o que pensar, porque a morte absurda da professora Neva Rogers no tem sentido. Ns no temos nenhuma maneira fcil de penetrar os mistrios do Senhor. O que sabemos que essas situaes profundamente paradoxais acontecem o tempo todo e deve haver uma razo para isso... E essa razo simples e bvia: DEUS NO EXISTE.

O PODER DA ORAO A MAIOR MENTIRA DA RELIGIO.


13

2 - A idiotice da orao vergonhosa

J falamos sobre a morte dos filhos de J e sobre como sofrem aqueles que tm a m sorte de serem filhos de um personagem importante na Bblia. O livro de J nos conta que J fazia sacrifcios em nome de seus filhos para prevenir caso tivessem blasfemado contra deus em seus coraes. J 1:5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava J, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o nmero de todos eles; porque dizia J: Talvez pecaram meus filhos, e amaldioaram a Deus no seu corao. Assim fazia J continuamente.

Essa atividade de Rezar e rogar pelo prximo muito conhecida e realizada hoje em dia, alm de ser altamente questionvel. Isso funciona? Posso ajudar a salvao de outros graas s minhas oraes? Esses tipos de orao e rogos so muito frequentes entre os catlicos e tem menos adeptos entre os protestantes. Em muitas ocasies algo instintivo e automtico como: - Que Deus te cuide. - Que Deus ilumine teus passos.

Essas frases so muito comuns em funerais e enterros: - Que Deus perdoe seus pecados. 14

Qual a utilidade ou eficincia desse tipo de oraes e desejos? Inclusive do ponto de vista Bblico-Religioso h varias coisas que devemos questionar. Se for verdadeira e eficiente essa prtica levada a cabo por J para ajudar um pouco seus filhos, isso seria uma injustia imensa para alguns e uma enorme vantagem para outros. Seria muito simples, no importaria a quantidade de pecados que cometesse, se tenho outras pessoas virtuosas rogando e orando por minha salvao.

Aqui est um exemplo que, embora seja terico, com certeza pode ser bastante comum: Suponha que uma pessoa boa, mas solitria, que faz muitas coisas para o bemestar do prximo, mas claro que, no sendo uma pessoa cumpridora dos mandamentos de Deus, inevitavelmente morre e, claro, ser condenada ao castigo divino, pois lembre-se, Deus no se importa quo bom voc era na vida ou quantas pessoas ajudou, Deus s est interessado se voc est arrependido de seus pecados antes de morrer. Agora imagine o outro lado do exemplo, considere algum, que neste caso, no nada bom e tem feito muito mal sociedade, mas essa pessoa tem a sorte de ter um grande nmero de parentes e amigos que morrer oraram e pediram a Deus pela salvao de sua alma.

Como podemos notar, esta situao muito frequente na maioria de nossos servios fnebres, onde so numerosas as peties e rogos pela salvao eterna do falecido. Do ponto de vista cristo temos duas possibilidades: Se for verdade que orar por outro pode contribuir para sua salvao, estamos diante da maior injustia de todas; porque ento a nossa passagem para o paraso estaria condicionada nossa popularidade e a nossa capacidade de ter pessoas ajudando-nos e no por mritos prprios. 15

Mas se tudo isso de orar e pedir ajuda para outros no mais do que uma farsa, ento todas as pessoas que fazem isso esto enganadas e o prprio J cometeu um deslize atroz contradizendo os mandamentos divinos.

E claro, sempre bom ter em mente que sobre toda essa situao est presente constantemente a ONISCINCIA de Deus: Se Deus sabe tudo, que sentido tem orar pela salvao de algum se Deus sempre soube se essa pessoa seria salva ou no? Que sentido tem que J faa sacrifcios e santificaes para ajudar seus filhos se Deus sabia qual seria o destino deles? (de fato, Deus devia saber que morreriam por culpa de uma aposta entre ele e Satans) A ORAO UMA TENTATIVA ESTPIDA DE O CRENTE FAZER DEUS MUDAR SEUS DECRETOS ETERNOS?

Portanto ponhase a pensar em quantos pedidos de ajuda ao prximo voc dirige a Deus diariamente, na maioria das vezes sem dar-se conta: Que Deus te acompanhe (DEUS NO ONIPRESENTE?), Com a ajuda de Deus tudo sair bem (DEUS AJUDA CONTRA QUEM?), Vai com Deus (COMO SERIA IR SEM DEUS, SE ELE ONIPRESENTE?)

Voc est consciente de quanto isso contraditrio e injusto?

Voc acredita mesmo que Deus, que supostamente justo e paga a cada um segundo suas obras, vai esquecer os pecados do individuo s porque voc pede? Se fosse assim, todos os ateus j esto automaticamente salvos. Pois basta declarar-se ateu para que muitos crentes passem imediatamente a rezar por sua alma. Mais ainda, os crentes parecem se preocupar muito mais com a salvao da alma dos ateus que dos prprios crentes. Neste caso os ateus j esto com a salvao garantida sem esforo algum, sem converso e sem arrependimento.

A ORAO A MAIOR TROLLAGEM APLICADA NOS CRENTES.


16

3 - Caractersticas do deus bblico


importante tratar de entender O que e como esse Deus, j que o conceito de Deus varia muito entre as pessoas. Para muitos Deus somente uma espcie de Energia Universal, para outros, Deus somos ns mesmos e inclusive para muitos outros Deus poderia ser definido como a natureza que nos rodeia. Todas essas definies no so de nosso interesse; no Ocidente, quando algum diz que ateu e que no acredita em Deus se refere ao Deus Judaico-cristo, o Deus que nos descreve a Bblia e que adorado pela maioria da civilizao ocidental. sobre este Deus que tratamos no presente trabalho. Ainda que em essncia a argumentao contra Deus se possa transferir ao resto dos Deuses que existem e existiram no mundo, no so de nosso interesse aqui e agora. Sei que a muitos cristos no lhes agrada a ideia de conceitualizar o seu Deus, j que segundo eles a essncia divina est acima disso e Deus indefinvel. Sem dvida a melhor maneira de conhecer Deus atravs do que a Bblia nos diz sobre ele. Por sorte a Bblia descreve em numerosas ocasies como Deus e que caractersticas possui o que deixa relativamente simples a nossa tarefa de defini-lo. Essas qualidades divinas so por todos conhecidas, mas importante definilas e estabelecer os limites correspondentes. Segundo a Bblia algumas das caractersticas de Deus so:

1 - Onipotncia.
Comearemos agora a analisar as diferentes caractersticas ou qualidades que possui Deus com o objetivo de delimitar e conhecer de maneira mais clara como se apresenta este ser divino. Alm disso, argumentaremos porque no acredito que Deus seja um ser onipotente nem acredito que Deus seja o criador de todas as coisas. Imagino que nenhum crente cristo se atreveria a duvidar desta qualidade divina, j que uma das mais abundantes e claras em toda a Bblia. Nomear todos os versculos bblicos que afirmam que Deus todo poderoso seria uma tarefa titnica. Todos os cristos creem sem nenhuma dvida que Deus todo poderoso e que o criador de todas as coisas. S citaremos um versculo Bblico para estarmos seguros desta qualidade: Genesis 17:1 1 - Sendo, pois, Abro da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abro, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presena e s perfeito.

No h nenhuma razo para acreditar que do ponto de vista racional e lgico Deus seja um ser todo poderoso e criador de todas as coisas: A criao do mal.

17

Se for verdade o que diz a Bblia, que Deus criou todas as coisas, ento Deus tambm criou o mal e as calamidades humanas. Se pararmos para pensar, isto contraditrio porque se pode dizer que tudo o que Deus criou bom e de suas criaes no pode sair o mal. Ainda que no acreditem, na Bblia se diz em varias ocasies que Deus criou o mal e as calamidades: Isaas 45:6-7 6.Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim no h outro; eu sou o Senhor, e no h outro. 7.Eu formo a luz, e crio as trevas; eu fao a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que fao todas estas coisas. J 42:11 11. Ento vieram ter com ele todos os seus irmos, e todas as suas irms, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele po em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma pea de dinheiro e um pendente de ouro. J 5:18 18. Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mos tambm curam. Gnesis 2:16 16 - E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer rvore do jardim, 17 - Mas no coma da rvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente voc morrer".

Como podem ver nestes exemplos, sem dvida Deus criou o mal e as enfermidades. Tambm conhecido o ditado popular o mal no existe, s a ausncia do bem, isto no tem sentido, j que a Bblia trata e nomeia o mal como algo bem definido e no como a ausncia do bem. - Literalidade. Deus no pode literalmente ser o criador de todas as cosas. H coisas que por definio Deus no as criou, o homem as criou. Por exemplo: Deus no criou o ao que no existe na natureza, pois a combinao de ferro, carbono e outros tantos elementos. O homem criou o ao, no Deus. Claro que o crente dir: Mas Deus criou o ferro, o carbono e tambm o homem, portanto Deus o criador indireto do ao e de todas as coisas que o homem inventa e fabrica, aqui temos a palavra clave: indireto. Se a premissa acima correta: ento Deus o Criador indireto de todas as coisas, o que deixa a sua perfeio muito limitada. - Lgica. Um argumento que os ns ateus usamos com frequncia para demostrar falta de lgica ao afirmar que Deus todo poderoso o famoso argumento da pedra pesada. Se Deus todo poderoso e pode criar o que deseje, Poderia Deus criar uma pedra to pesada que nem ele mesmo pudesse levant-la? Por simples lgica, Deus no pode 18

faz-lo. Isto seria o mesmo que afirmar que Deus no pode evitar que a soma de uma unidade mais outra unidade de como resultado duas unidades, esta uma abordagem matemtica bsica e no pode ser quebrada nem mesmo por Deus. Diante disso os crentes respondero: Deus s pode fazer coisas dentro da lgica. Isso que dizer que Deus tem um limitante A Lgica, convertendo-se assim em um ser limitado a algo superior a ele e perderia sua essncia perfeita. A caracterstica divina ficaria assim: Deus o criador de todas as coisas logicamente possveis. - Leis naturais. Este um argumento levantado por Bertrand Russell: as leis naturais so independentes da criao divina Deus deve acatar as leis naturais, portanto esto acima de Deus. Vejamos um par de exemplos: A lei da gravidade (9,8 mts/seg2) a velocidade com que a terra atrai os objetos para o seu centro; e o oxignio que forma o ar que respiramos (O2). A pergunta a seguinte: Porque Deus criou as leis naturais assim e no de outra forma? Deus poderia ter feito a gravidade com valores mais baixos, desta forma poderia evitar milhes de mortes por quedas, fraturas, acidentes etc. Tambm Deus poderia fazer-nos respirar nitrognio e no oxignio, j que o nitrognio mais abundante no ar que o oxignio, assim evitaria milhares de mortes por asfixia. O crente cristo tem trs possveis respostas a isto: 1) Deus fez dessa maneira por que era o melhor para o mundo: O melhor? Tantas mortes por culpa da gravidade e tantas asfixias so o melhor que Deus poderia fazer? 2) Deus fez assim porque ele faz o que deseja: isto equivale a dizer que Deus faz o que lhe d na cabea Que sentido tem adorar um Deus caprichoso que faz as coisas s porque lhe d na telha? 3) Deus fez dessa maneira porque tinha que fazer assim: Deus est submetido s leis naturais. Esta a nica maneira de que Deus poderia faz-lo. Deus no poderia criar a gravidade com um valor menos ou nos fazer respirar nitrognio porque as leis naturais o impediam. Ou seja, Deus deve cumprir e acatar essas leis naturais. Um Deus que est submetido a leis superiores a ele, perde sua essncia de perfeio absoluta. Existem inumerveis razes que nos indicam que a onipotncia de Deus est muito comprometida. Mas acredito que estas abordagens so suficientes para abrir uma base de opinies a respeito com o crente cristo que deseje aprender mais sobre o Deus que adora.

2 - Oniscincia.
Seguindo com a anlise das qualidades de Deus veremos agora a caracterstica mais polmica e controversa de Deus: sua oniscincia ou a capacidade de saber tudo. Tampouco acredito que algum crente seja capaz de por em duvida esta qualidade. Deus sabe tudo. Sabe nosso passado, conhece nosso presente e sabe o que nos 19

acontecer no futuro. Deus conhece tudo sobre todos ns e sobre o mundo. O problema desta caracterstica celestial que em muitas das minhas conversas com crentes cristos parece que no entendem muito bem o que significa e tendem a mal interpret-la. A melhor maneira de eliminar as dvidas sobre isso investigar o que diz a Bblia a respeito. Existem vrios versculos que esclarecem sobremaneira este ponto: J 14:16 16.Mas agora contas os meus passos; porventura no vigias sobre o meu pecado? J 23:10 10.Porm ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro. J 42:2 2.Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propsitos pode ser impedido. Salmos 44:21 21.Porventura no esquadrinhar Deus isso? Pois ele sabe os segredos do corao. Isaas 46:10 10.Que anuncio o fim desde o princpio, e desde a antiguidade as coisas que ainda no sucederam; que digo: O meu conselho ser firme, e farei toda a minha vontade. J 23:14 14.Porque cumprir o que est ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tm consigo. Lucas 12:7 7.E at os cabelos da vossa cabea esto todos contados. No temais, pois; mais valeis vs do que muitos passarinhos.

Como podem ver h muitssimos versculos que asseguram que Deus sabe tudo. O problema comea quando se afirma que o homem tem Livre arbtrio, ou seja, que o homem tem liberdade para escolher o que deseja. Este um dos pontos mais quentes da conversao Ateu-Crist. muito difcil harmonizar a ideia de que podemos escolher livremente e que Deus j sabe todo nosso futuro e que nossa historia est escrita de antemo. Sem dvida, amigo crente, para voc Deus j sabe quem ser salvo e quem no ser. Isso Deus sabe, j que sabe tudo. Mas como posso eu escolher se o meu destino j esta escrito? Segundo essa premissa, no importa o que eu decida, sempre terminarei cumprindo o que Deus escreveu para mim. No tenho sada. Muitos crentes tentam responder a isso dizendo: Deus pode saber o nosso futuro, mas ns no sabemos, saiba ele ou no isso no tem absolutamente nenhuma influncia nos acontecimentos futuros, j que irremediavelmente acabarei cumprindo o que Deus quer. Alm disso, existem tambm vrios versculos que negam que Deus seja onisciente e que saiba tudo. um tema espinhoso e controverso que se levar varias linhas para debat-lo e o trataremos em numerosas oportunidades. Eu, por ser ateu no acredito que o meu destino esteja escrito nem em nada do tipo. Ningum sabe o meu futuro. O futuro no existe, o vamos criando 20

dia aps dia atravs de nossas decises. Considero-me um ser livre e no estou nesta vida para cumprir nenhum livro. Sei que voc, amigo crente, se considera livre para escolher o que deseja, porm isso no contradiz tudo que existe na sua Bblia sobre Deus e sua oniscincia?

3 - Onipresena.
Deus est em toda parte, o tempo todo. Isto sabe qualquer crente. Mas lamentavelmente a Bblia no muito clara a respeito e existem poucos versculos que nos indicam isto de forma pontual. Ao dizer que Deus se encontra em todo lugar se assume outra caracterstica divina: a Invisibilidade. Deus em essncia um ser invisvel e etreo. Claro, tem que ser; nada que seja visvel est em todo lugar ao mesmo tempo. A imaterialidade um requisito obrigatrio para cumprir esta premissa. As qualidades de onipresena e invisibilidade trazem consigo vrios problemas ao tentar entender isto de forma racional. Apesar de que Deus est em todo lugar, a Bblia nos diz que Deus foi visto de maneira precisa em varias oportunidades; inclusive at falou com varias pessoas em determinadas ocasies; isto significa que para ser visto e escutado em um momento e lugar preciso deveria estar ali e no em todos os lugares. Tambm, fazer-se visvel para varias pessoas sem dvida deixou de ser invisvel, j que as coisas invisveis no se podem ver. impossvel dizer com toda segurana que Deus invisvel, j que foi visto em vrias oportunidades: Gnesis 32:30 30.E chamou Jac o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. xodo 24:10-11 10.E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus ps havia como que uma pavimentao de pedra de safira, que se parecia com o cu na sua claridade. 11.Porm no estendeu a sua mo sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam. xodo 31:18 18.E deu a Moiss (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tbuas do testemunho, tbuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. xodo 33:11 11.E falava o SENHOR a Moiss face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois se tornava ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josu, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. xodo 33:23 23 - E, havendo eu tirado a minha mo, me vers pelas costas; mas a minha face no se ver.

Ento, Deus invisvel ou no? Ou s invisvel s vezes?


21

H outra coisa que atenta contra a invisibilidade e o carter etreo de Deus, que Deus tem dedos, cara e costas (Gnesis 32:30; xodo 31:18; xodo 33:23) isto equivaleria a dizer que Deus est composto por algo fsico que se pode ver o que atentaria contra a sua condio de ser espiritual o imaterial. muito difcil sustentar que Deus um ser espiritual e invisvel quando a prpria Bblia nos diz o contrario.

Como ponto final, quero fazer uma observao maneira de piada:


1. Porque quando o crente quer referir-se a Deus sempre olha ou aponta para

cima, para o cu? 2. Se Deus est em todo lugar, no tem sentido busca-lo no cu nem entre as nuvens ELE EST EM TODO LUGAR. Ou no? 3. Curioso no?

4 - Imutabilidade.
Uma qualidade divina que parece estar muito claramente estabelecida nas Santas Escrituras, mas que por sua vez a prpria Bblia se contradiz a: Imutabilidade. Isto em poucas palavras : Deus o mesmo desde sempre, ele no muda.. Ser imutvel significa ser sempre o mesmo, sem experimentar nenhum tipo de mudana ou alterao. No mudam nem Deus, nem seus desgnios. A Bblia nos diz em varias oportunidades que isto correto, Deus no muda: Salmos 102:27 27.Porm tu s o mesmo, e os teus anos nunca tero fim. Salmos 33:11 11.O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu corao de gerao em gerao. Tiago 1:17 17.Toda a boa ddiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem no h mudana nem sombra de variao. 1 Samuel 15:29 29.E tambm aquele que a Fora de Israel no mente nem se arrepende; porquanto no um homem para que se arrependa. Malaquias 3:6 6.Porque eu, o SENHOR, no mudo; por isso vs, filhos de Jac, no sois consumidos. Hebreus 13:8 8.Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos sculos dos sculos; Cetro de equidade o cetro do teu reino.

E muitos outros.

22

Apesar de todos estes versculos que sem dvida afirmam que Deus Imutvel, tambm em varias ocasies a prpria Bblia parece afirmar o contrario que Deus muda de opinio e no o mesmo desde sempre: Gnesis 6:6-7 6.Ento se arrependeu o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu corao. 7.E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem at ao animal, at ao rptil, e at ave dos cus; porque me arrependo de hav-los feito. xodo 32:14 14.Ento o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. Jonas 3:10 10.E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e no o fez. 2 Samuel 24:16 16.Estendendo, pois, o anjo a sua mo sobre Jerusalm, para destru-la, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruio entre o povo: Basta, agora retira a tua mo. E o anjo do SENHOR estava junto eira de Arana, o jebuseu.

Podemos ver claramente duas coisas aqui:


1. Ou a Bblia se contradiz em varias ocasies, 2. Ou isso da Imutabilidade Divina algo ambguo e no deve ser levado muito

a serio. 3. Em qualquer dos casos Deus parece meio fora da casinha. Outro fator que compromete a Imutabilidade de Deus o fato que no passado ele mesmo cometeu atos reprovveis e logo depois mudou de carter com respeito s suas aes. Por exemplo, todos ns recordamos os fatos ocorridos durante o diluvio universal ou na destruio das cidades de Sodoma e Gomorra, ambos os fatos narrados no Gnesis. Nestas duas situaes houve uma destruio total dos seres humanos incluindo crianas e animais inocentes, ao que parece foram realizados diretamente por Deus para erradicar o mal de ambos os lugares. Imagino que o crente estar de acordo comigo de que em ambos os fatos morreram crianas completamente inocentes dos pecados de seus pais. Claro, voc tambm dir que Deus teve suas razes para faz-lo. Em todos os casos em varias oportunidades Deus no Antigo Testamento se nos apresenta como um Deus combativo e vingativo, que promoveu mltiplas guerras e inclusive assassinou em varias ocasies pessoas por sua prpria conta. J no Novo Testamento vemos um Deus completamente diferente, um Deus que todo amor e ternura e que parece esquecer seu passado quando era chamado Deus dos Exrcitos. Se isto no mudar, no sei o que seria!

23

5 - Sabedoria infinita.
A sabedoria de Deus uma das caractersticas divinas mais conhecidas pelo crente. Deus infinitamente sbio e nunca se equivoca. A Bblia bem especfica em centenas de versculos. J 9:4 4.Ele sbio de corao, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz? J 12:13 13.Com ele est a sabedoria e a fora; conselho e entendimento tm. Isaas 40:28 28.No sabes, no ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? inescrutvel o seu entendimento. Daniel 2:20 20.Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele so a sabedoria e a fora;

Como lgico pensar, a Bblia ao ser totalmente inspirada por Deus, no tem erros; nem Jesus, a materializao fsica de Deus, tampouco se equivoca ou jamais se equivocou. Bom, descrever todos os erros e contradies da Bblia levaria muito tempo, j que so muitos, descrever os erros de Jesus tambm, assim para no fazer um cansativo trabalho de anlise citaremos apenas uns pequenos equvocos de Jesus tal como se encontra na Bblia: Mateus 16:28 28 - Em verdade vos digo que alguns h dos que aqui esto que no provaro a morte at que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Isto, tomado de forma literal um erro, pois morreram todos os dessa gerao e Jesus ainda no voltou. Morreram vrias geraes e o esperado regresso de Jesus no aconteceu. Claro, voc como crente dir: no se deve entender isso de modo literal, sim, fato que Jesus usava parbolas para exemplificar algumas partes de sua doutrina; porm quando fazia isso ele declarava antecipadamente. Em nenhuma parte se assume que isto uma parbola. Outros crentes afirmam que a gerao a que se refere o versculo no literal e logo comeam a procurar clculos de anos e a fazer estranhas explicaes do que poderia ser uma gerao. Os prprios crentes tratam logo de consertar esse equvoco evidente, sem sucesso claro. Mateus 12:40 40 - Pois, como Jonas esteve trs dias e trs noites no ventre da baleia, assim estar o Filho do homem trs dias e trs noites no seio da terra.

Este um dos equvocos mais claros e evidentes de Jesus-Deus. Neste versculo profetizou que ressuscitaria depois de trs dias e trs noites. Todos ns sabemos que 24

Jesus esteve no tmulo no mximo por um dia e meio, morreu em uma tarde de sexta-feira e j na manh de domingo foi ressuscitado. Para cumprir o que o verso diz ele tinha que ter sado do tmulo na manh de segunda-feira. No h praticamente nenhuma explicao razovel para isso, a menos que voc amigo cristo comece de novo a fazer clculos para dar aos "trs dias e trs noites significados diferentes. Marcos 7:14-15 14.E, chamando outra vez a multido, disse-lhes: Ouvi-me vs, todos, e compreendei. 15.Nada h, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso que contamina o homem.

Eu sei que os crentes cristos tm dado milhares de interpretaes a estas palavras de Jesus, alguns dizem que se refere ao pecado, palavra ou a centenas de outras coisas. Mas a verdade que Jesus quis fazer uma comparao de qualquer uma destas interpretaes possveis com o que entra literalmente no homem (comida, por exemplo) e o que sai (fezes). Certamente, Jesus ao possuir sabedoria infinita deveria saber que existem milhes de coisas que, quando ingeridas podem contaminar o corpo causando doenas e at a morte. Portanto, esta besteira de que "Nada existe fora do homem e que ao entrar nele o possa contaminar um erro gigantesco. Estes so apenas trs exemplos e como dissemos anteriormente, citar todos seria tarefa impossvel. Em muitas oportunidades analisaremos outros tantos erros com mais calma e ateno. Certamente que o leitor crente cristo deve ter muitas respostas premeditadas para poder a duras penas justificar todos estes erros, a desculpa mais comum utilizada nesses casos : a Bblia necessita ser interpretada, claro, com esta resposta podem responder a todos os erros que aparecem nas santas escrituras. Voc amigo crente j usou esta desculpa alguma vez?

6 - Justia infinita.
Agora comentaremos brevemente sobre uma caracterstica divina que a meu modo de ver uma das mais citadas na Bblia, mas por sua vez uma das que menos ateno recebe, A Justia eterna de Deus. A santa palavra afirma em numerosas ocasies que Deus infinitamente justo e que dar a cada um, o que merece. Deuteronmio 10:17 17.Pois o SENHOR vosso Deus o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrvel, que no faz acepo de pessoas, nem aceita recompensas; 1 Pedro 1:17 17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepo de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinao, Glatas 2:6 25

6 - E, quanto queles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, no se me d; Deus no aceita a aparncia do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; 1 Joo 3:7 7 - Filhinhos, ningum vos engane. Quem pratica justia justo, assim como ele justo.

e muitos outros. Apesar de todos estes inumerveis versculos que avaliam a justia divina, s vezes paramos para pensar se isso tem algum fundamento. verdade que deus um ser justo e que sua criao justa? Certamente necessria muita ingenuidade para pensar que o mundo ou alguma vez foi um lugar justo. Praticamente tudo o que nos rodeia est cheio de injustias: vemos dia a dia como gente desonesta progride na vida enquanto gente honesta sofre desgraas no merecidas. Observamos como os desastres naturais tiram a vida de milhes de pessoas inocentes; sobretudo as maiores vtimas da injustia humana, as crianas, so elas que normalmente sofrem as maiores consequncias da falta de justia a cada momento. Se o crente leitor ainda acredita que a histria bblica do dilvio correta, ter que admitir que neste caso tivessem que morrer crianas inocentes sem absolutamente nenhuma culpa dos erros de seus progenitores. Dessa histria absurda surge uma grande dvida, uma dvida que deve corroer at o crebro de muitos crentes: Por que se Deus justo, tiveram que morrer crianas inocentes nesse dilvio? Jamais se obteve uma resposta convincente de qualquer crente, mas certamente muitos se consolam com o conhecido autoengano de que Deus misterioso e sabe o que faz, mas l no fundo sabem no uma resposta para nada. Amigo crente, vejamos um exemplo clssico, que certamente voc acredita que pode ocorrer: Vamos supor que um ateu qualquer, por exemplo, da Sucia (utilizo este pas como exemplo porque um dos pases com maior porcentagem de ateus e menos crimes), esta pessoa ateia tem uma ficha de vida inatacvel, nunca cometeu um crime nem qualquer coisa reprovvel, bom esposo e grande pai, um bom amigo; com problemas e defeitos, claro, como todos ns, mas em termos gerais e diante da sociedade um cidado ntegro. Coloquemos no outro extremo, um assassino em srie, violador e pedfilo (esta classe de criminosos lamentavelmente comum) cuja vida uma desgraa, tanto para ele como para os que o rodeiam e que por seus atos destruiu a vida de muitas pessoas. Imaginemos que ambos morrem. Coisa que certamente ocorrer algum dia, mas o ateu morre sem aceitar Jesus como seu salvador e morre sendo ateu, apesar de ter sido bom em toda a sua vida; o assassino momento antes de morrer se arrepende e aceita Jesus em seu corao, claro, me refiro a uma converso real, sincera e totalmente honesta, este assassino se arrepende de verdade de seus pecados. Segundo a crena crist (e voc como crente cristo estar de acordo) o ateu ir quase sem nenhuma dvida ao inferno, ou ao lugar de condenao que exista, pela simples razo de que rompeu nada mais nada menos que o mandamento mais importante, Amar a Deus sobre todas as coisas. E no segundo caso, o do assassino arrependido, ir ao paraso ou a seu equivalente de recompensa divina, por ele apenas ter tido a sorte de haver se arrependido a tempo. 26

Estou certo de que o leitor cristo dir: "Bem, cada um teve a oportunidade de escolher e escolheu; concordamos, mas essa no a discusso, o que se discute se isto justo ou no. Sejamos sinceros, parece-lhe justa a condenao do ateu decente e o prmio do assassino arrependido? Sua resposta deveria oferec-la aos familiares e seres queridos das vtimas do assassino.

7 - Verdade Infinita
De fato, Deus no mente, ele completamente verdadeiro e preciso em suas palavras. Sobre isso concordam todos os crentes, este , sem dvida, um atributo essencial de Deus. Vamos examinar brevemente alguns versos que dizem isso para ficarmos mais seguros: Tito 1:2 2.Em esperana da vida eterna, a qual Deus, que no pode mentir, prometeu antes dos tempos dos sculos; Romanos 3:4 4.De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como est escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venas quando fores julgado.

OK, este ponto est claro agora. Deus no mente. Correto?


Sem levar em conta as numerosas contradies e erros que poderia ter a Bblia, as quais podem ser interpretadas como mentiras ou erros, h dois versculos onde de fato confundem o leitor e parece que Deus mentiu de forma descarada, inclusive ele mesmo descobrindo o engano. Jeremias 7:22 22.Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifcios.

Este um versculo bastante comprometedor para Deus, porque afirma que no decretou algumas ordens, das quais h milhares que confirmam que essas ordens foram dadas. Citar aqui todos os versculos onde Deus ordenou fazer holocaustos e sacrifcios seria um trabalho realmente esgotador devido enorme quantidade deles. Mas isso no necessrio, pois o prprio Deus responde a si mesmo confessando que mentiu cinicamente. Ezequiel 20:25-26 25.Por isso tambm lhes dei estatutos que no eram bons, juzos pelos quais no haviam de viver; 26.E os contaminei em seus prprios dons, nos quais 27

faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre; para assol-los para que soubessem que eu sou o SENHOR. Aqui o mesmssimo Deus reconhece que havia ordenado holocaustos e sacrifcios, contradizendo o dito em Jeremias 7:22. Mas uma das coisas mais curiosas sobre as mentirinhas de Deus a famosa primeira mentira. Este um argumento muito usado pelos ateus porque interessante e sugestivo. Se perguntarmos a um crente medianamente informado sobre o Gnesis e a origem do homem segundo a Bblia: Qual foi a primeira mentira? Acredito que depois de pensar um pouco responderia: A primeira Mentira foi dita por Satans a Eva, e neste caso o crente estaria se referindo a Gnesis 3:4-5 (4.Ento a serpente disse mulher: Certamente no morrereis. 5.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal..), Mas esta a primeira mentira? No, a primeira mentira esta: Gnesis 2:16-17 (16.E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a rvore do jardim comers livremente, 17.Mas da rvore do conhecimento do bem e do mal, dela no comers; porque no dia em que dela comeres, certamente morrers.), obviamente isto mentira, no dia em que Ado comeu deste fruto no morreu. A prova est em Gnesis 5:3-5 (3.E Ado viveu novecentos e trinta anos, e gerou um filho sua semelhana, conforme a sua imagem, e lhe ps o nome de Sete. 4.E foram os dias de Ado, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 5.E foram todos os dias que Ado viveu novecentos e trinta anos, e morreu.), ou seja, ele viveu muito tempo depois que comeu o fruto da rvore. Como se pode ver, a primeira mentira foi dita pelo prprio Deus e no por Satans como geralmente se costuma crer. Tambm sabemos que os crentes possuem milhares de desculpas para justificar isto, sejamos sinceros, no algo muito suspeito? Deus o pai da mentira?

8 - Amor Infinito.
Se existe uma frase que resume todos os sentimentos e pensamentos do cristo sincero, esta frase : Deus amor. Palavras retiradas de 1 Joo 4:8 (8.Aquele que no ama no conhece a Deus; porque Deus amor.). Tenho absoluta certeza de que o cristo acredita nesta frase. O cristo devoto, leal e convencido possui Deus e Jesus como primeiro pensamento ao acordar e ltimo ao dormir. Jamais duvida de sua existncia por um momento sequer e nem ao menos por um momento passa por sua cabea o pensamento de que Deus e Jesus no sejam puro amor e bondade. Ele 28

sabe que Deus bom e que os maus somos ns e nossas decises. Deus jamais tem culpa de nosso comportamento. Esse comportamento no muda at que o crente passe a ler a bblia de forma imparcial e crtica, coisa que a grande maioria evita por medo de perder a f, pois cada vez mais comum a frase Deixei de ser cristo depois de ler a Bblia.

Isso assusta os devotos, para eles perder a f seria como perder o cho. Ele perceber e ser obrigado a admitir que haja no mundo muitos males dos quais o homem no tem culpa e ter que atribuir isso a Deus, o que motivo de verdadeiro pnico em sua estreita forma bblica de pensar. Sero obrigadas a usar as famosas desculpas: Minha mente limitada para entender a mente de Deus. E a grande prola, Os caminhos de Deus so misteriosos. A Bblia diz em numerosas ocasies que Deus bondade, amor e misericrdia: Joo 3:16 16.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Tito 3:4 4.Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 1 Timteo 4:4 4.Porque toda a criatura de Deus boa, e no h nada que rejeitar, sendo recebido com aes de graas.

Se pensarmos um pouco notaremos de que esta concepo de O Deus bom vem basicamente do Novo testamento, pois no Antigo Testamento Deus um deus guerreiro e na maioria dos casos assassino e sanguinrio. Nmeros 31:17-18 17.Agora, pois, matai todo o homem entre as crianas, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. 18.Porm, todas as meninas que no conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vs. Deuteronomio 7:23 23.E o SENHOR teu Deus as entregar a ti, e lhes infligir uma grande confuso at que sejam destrudas. Deuteronomio 28:63 63.E ser que, assim como o SENHOR se deleitava em vs, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitar em destruir-vos e arruin-los; e arrancados sereis da terra a qual passais a possuir. 1 Samuel 15:2-3 2.Assim fala o Senhor dos exrcitos: Vou pedir contas a Amalec do que ele fez a Israel, opondo-se lhe no caminho, quando saiu do Egito. 3.Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destri totalmente a tudo o que tiver, e no lhe perdoes; 29

porm matars desde o homem at mulher, desde os meninos at aos de peito, desde os bois at s ovelhas, e desde os camelos at aos jumentos. Isaas 37:36 36.O anjo do Senhor apareceu no campo dos assrios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte, de manh, ao despertar, s havia l cadveres.

Vemos com assombro como Deus ordena fazer coisas verdadeiramente abominveis e ele prprio assassinou com suas prprias mos a muitas pessoas, assim como matanas onde morreram crianas inocentes (Sodoma, Gomorra e o Dilvio Universal) O verdadeiramente surpreendente disso que se Deus imutvel, como afirmam as escrituras (Salmos 102:27 Salmos 33:11 Tiago 1:17 1 Samuel 15:29 Malaquias 3:6 Hebreus 13:8 etc.), porque muda de um Deus de guerra e assassino para um Deus de amor e bondade? Se Deus imutvel porque mudou? O que fez Deus mudar de opinio? Sempre que perguntarmos sobre isso a um cristo devoto ouviremos prolas como Deus no responsvel pelo mal, so os homens os culpados pelas tragdias do mundo. Hoje at mesmo a grande maioria dos cristos sabe que isso no correto. A prpria Bblia nos diz que Deus o criador do mal (Isaas 45:6-7 - Jeremias 18:11 Ams 3:6) e que os homens no causam todas as tragdias, como os desastres naturais (vulces, terremotos e tsunamis), que so independentes da ao humana e tm ocorrido desde sempre e, claro, as vtimas inocentes desses desastres so inumerveis. Deus amor pode ser mas tambm, segundo a Bblia, um ser que cometeu muitos assassinatos, injustias e abusos. Ao que parece se pode ser bom e mau ao mesmo tempo. Isso no surpresa, assim somos todos ns, s vezes bons, s vezes maus, mas sempre tentando inclinar a balana para a bondade. Ser que Deus exatamente igual a ns? Pois a Bblia afirma que Fomos criados sua imagem e semelhana. Ser que o correto no seria: E criou o homem, deus sua imagem e semelhana. Tudo leva a crer que sim!

9 - Perfeio Absoluta.
A Perfeio a caracterstica de Deus que resume todas as qualidades anteriores. Ao dizer que Deus perfeito, se assume que um ser isento de falhas e erros. Um estudo crtico da Bblia vai nos dar dvidas bastante sensatas sobre cada uma destas qualidades, pelo que o termo Perfeio Divina se faz bastante dbil, suscetvel e duvidoso. A Bblia nos diz em vrias oportunidades que Deus perfeito: Mateus 5:48 48.Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste perfeito. 2 Samuel 22:31 30

31.Os caminhos de Deus so perfeitos; a palavra do Senhor pura. Ele o escudo de todos os que nele se refugiam. Salmos 18:30 30.Os caminhos de Deus so perfeitos, a palavra do Senhor pura. Ele o escudo de todos os que nele se refugiam.

Se levarmos em conta todas as caractersticas e qualidades divinas se observa dramaticamente que Deus tudo menos um ser perfeito, vejamos este assunto desde outra perspectiva: 1. Algo que seja Perfeito significa que est livre de erros, algo que no necessita de nada devido ao seu grau de perfeio. 2. Deus, por ser uma criatura absolutamente perfeita no deveria precisar de nada, um ser pleno e perfeito, sem mancha, portanto no necessita de absolutamente nada. 3. Sabemos que no assim, Deus necessita desesperadamente de ns, deseja muitas coisas de nossa parte e temos a obrigao de dar-lhe ou pagaremos as consequncias. Esta uma pergunta que fao aos crentes: 1. Porque um ser que, em essncia, a perfeio absoluta necessita tantas coisas de ns? 2. Deus necessita que o adoremos, necessita que o veneremos, necessita de nossas oraes, de nosso tempo, de nossas obras, enfim Para um ser totalmente perfeito, necessita de muitas coisas! Comentar todos os versculos bblicos que indicam coisas que Deus quer e necessita, como rezas, oraes, tributos, sacrifcios, holocaustos, mandamentos, estatutos, atividades e tantos mais, seria muito extenso e a maioria os crentes os conhece. S comentaremos um que mostra como Deus deseja exasperadamente nossa humilhao 1 Pedro 5:6 6.Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mo de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno.

De fato, se voc um cristo devoto e trata de ser uma pessoa em Cristo, muito provvel que desperdice grande parte de sua energia, tempo e inclusive dinheiro para agradar esse Deus to perfeito que no necessita de nada, porm deseja desesperadamente um monte de coisas. Imaginemos Deus antes da criao do mundo. Um Deus totalmente perfeito que de repente necessita criar um mundo e ench-lo de criaturas para que o adorem. muito estranho isso! J que em seu estado de perfeio no deveria querer ou necessitar de nada. O que levou Deus a criar este mundo e seus moradores se ele era perfeito? Alm disso, recordemos que Deus onisciente e que Deus j devia saber sobre as consequncias deste mundo que criaria. 31

Falando srio, amigo crente, Nunca havias pensado nisso? Nunca lhe passou pela cabea estas coisas? Existem varias outras caractersticas sobre Deus, porm guiando-nos pela palavra da Bblia, estas resumem muito bem o que queremos dizer quando falamos de Deus. Quando digo que No creio em Deus digo implicitamente que no creio que Deus seja onipotente, nem que seja imutvel, nem que seja amor ou perfeito, nem qualquer dessas caractersticas. Obviamente o amigo crente no estar de acordo, mas ter que conviver com o fato de que a Bblia est a meu favor e contra as ideias do crente acerca de seu prprio Deus.

4 - Paradoxos e contradies: Deus no existe

Ao deus bblico (e a qualquer outra deidade criada pela a mente humana) foi adicionada uma srie de paradoxos que torna impossvel a sua existncia. Quando os autores destes seres mitolgicos os criaram sculo aps sculo, relato aps relato, no perceberam que estavam compondo um personagem to carente de lgica, que o crente teve que imaginar um ramo acadmico que tentasse explica-lo; com raciocnios filosficos obtusos e enredados com o objetivo de demostrar a si mesmos, e ao resto das pessoas, que esse personagem que lhes haviam vendido no podia ser una mera fantasia (teologia). Se usarmos as qualidades do deus bblico em particular: 32

onipresena, Onibenevolncia, oniscincia, onipotncia, etc., podemos observar facilmente a impossibilidade de um ser com tais caractersticas. Este subproduto de divindades anteriores, chamado Deus (do grego Zeus) e composto por duas deidades distintas (El e Yav) um personagem impossvel e autocontraditrio. Ao crente religioso judaico-cristo atual s lhe resta como desculpa em defesa de suas crenas afirmarem que estas contradies so mistrios e o comportamento deste ser literrio um caminho misterioso e inescrutvel. (j conhecemos a facilidade que possui esse tipo de pessoa para usar tapa-furos quando algo contraria suas crenas absurdas). Para comprovar se esse ser pode existir ou no, o que faremos presumir que esse personagem literrio existe e possui as qualidades que os autores que o compuseram lhe atribuem.

1 - Onipotncia
Paradoxo da onipotncia (M. H. Swan):
1. Poderia deus criar uma pedra que nem ele mesmo poderia levantar? 2. Deus em sua infinita onipotncia pode criar tal pedra, mas se o faz, deixar de

ser onipotente, j que no poder levant-la. Adio ao paradoxo da onipotncia (J. L. Cowan):
1. Ou Deus pode criar uma pedra que ele no pode levantar, ou ele no pode criar 2. 3. 4. 5.

uma pedra que no possa levantar. Se Deus pode criar uma pedra que no capaz de levantar, ento Deus no onipotente (J que ele no pode levantar a pedra em questo). Se Deus no pode criar uma pedra que ele no possa levantar, ento Deus no onipotente (J que ele no pode criar a pedra em questo). Portanto Deus no onipotente. Se Deus no onipotente, no Deus.

Contradio da onipotncia com a Onibenevolncia:


1. Se o mal a ausncia do bem e devido a isso Deus no pode atuar contra o

mal, no onipotente. 2. Se puder atuar, mas no quer faz-lo, no onibenevolente. Tentativas de soluo Para que o problema fosse resolvido, diversas tentativas foram elaboradas. Por exemplo, poder-se-ia assumir que o deus onipotente tambm capaz de aprender e progredir, logo Ele criaria a pedra inamovvel e em seguida j teria poder suficiente para levant-la, sendo assim omnipotente. Contudo este problema ainda no pode ser resolvido desta maneira, pois com uma pequena alterao do questionamento, a

33

onipotncia colocada novamente em cheque: Deus poderia criar uma pedra que nunca poderia mover? Uma tentativa de soluo relacionada ao problema, dentro dos padres teolgicos, arbitrariamente decretar que "Deus est acima da lgica humana, no estando submisso a esta". Dessa forma, seria hipoteticamente possvel que Deus fosse onipotente e sua existncia poderia ser cabvel com o paradoxo da onipotncia. Mas tal afirmao considerada uma variao da falcia argumento da ignorncia. Toms de Aquino tentou responder esta questo de forma elaboradamente complexa. Ele diz que a onipotncia de Deus no est em fazer atos impossveis, e sim poder fazer todos os atos possveis (Quem criou as coisas impossveis at para Deus?). Logo, h coisas que Ele mesmo no pode fazer, sem que com isso perca sua onipotncia, segundo a definio dada pelo filsofo. Poder-se-ia citar outras capacidades impossveis para Deus: 1. Deus no pode fazer eu algum parado e correndo ao mesmo tempo (mesmo corpo) 2. Deus no pode fazer um crculo ser ao mesmo tempo um tringulo. 3. Deus no pode fazer algum mais poderoso que Ele (dizer que pode o mesmo que afirmar que Ele no tem poder extremo e que algum pode ser superior a Ele) 4. Deus no pode fazer o passado deixar de ter existido. J era, se aconteceu, no pode deixar de ter acontecido. - So Toms de Aquino se expressa nas seguintes palavras: Deus, pela perfeio do seu poder, pode tudo, mas lhe escapa potncia o que no tem natureza de possvel. (Quem criou a natureza do impossvel?) Assim tambm, se atendermos imutabilidade do seu poder, Deus pode tudo o que pde; porm, certas coisas que, antes quando eram factveis, tinham a natureza de possvel, j no a tm quando feitas. E, ento dizemos que no as pode, por no poderem elas ser feitas. Pode-se concluir que Toms de Aquino afirma que a onipotncia no existe, e que Deus no onipotente. - So Jernimo diz: Deus, que pode tudo, no pode fazer que uma mulher violada seja no-violada. Para o caso do passado deixar de ter acontecido diz: "O poder de Deus, como dissemos, no abrange o que implica contradio. Ora, o passado no ter sido implica contradio. Pois, assim como a implica dizer que Scrates est e no est sentado, assim tambm que esteve e no esteve sentado. Porque, se dizer que esteve sentado enunciar um passado, dizer que no o esteve enunciar o que no se deu. Por onde, no est no poder divino tornar inexistente o passado. E o que diz Agostinho: Quem diz: se Deus onipotente torne o feito no feito, no v que diz: se onipotente torne falso o que em si verdadeiro. E o Filsofo: Deus s est privado de tornar o feito no feito". Ou seja, So Jernimo afirma que Deus est submisso ao tempo e, portanto no tem poder sobre ele, ento no sendo onipotente. - Santo Agostinho diz: Aquele que diz: Se Deus onipotente, faa que o que foi feito no tenha sido feito, no percebe o que est dizendo: Se Deus onipotente que ele faa que o que verdadeiro, enquanto tal, seja falso. A Deus s lhe falta isso: 34

tornar no feito o que foi feito. Afirmao que recorre ao mesmo erro de So Jernimo.

2 Onibenevolencia
Paradoxo do mal (Epicuro):
1. Ou Deus quer evitar o mal e no pode; 2. Ou Deus pode e no quer; 3. Ou Deus no quer e no pode; 4. Ou Deus pode e quer.

Adio ao paradoxo do mal (Lactncio):


1. Se Deus quer [evitar o mal] e no pode, ento impotente, e isto contraria a

condio de Deus. 2. Se Deus pode e no quer, ento mau, e isto igualmente incompatvel com Deus. 3. Se Deus no quer e no pode, ento mau e impotente, e, portanto, no Deus. 4. Se Deus quer e pode Ento de onde vm os males? E por que no acaba com eles? Paradoxo relativo oniscincia:

Deus poderia eliminar sua oniscincia? Se puder eliminar sua oniscincia isto contraria sua condio de Deus, j que uma das qualidades intrnsecas de Deus sua oniscincia. Se um deus no onisciente no pode ser deus.

Paradoxo relativo sua eternidade e existncia:


1. Deus poderia eliminar sua eternidade ou eliminar sua existncia? 2. Se puder, ento no seria eterno. 3. Se no puder, ento no seria onipotente. 4. Se Deus pode eliminar sua eternidade no Deus. 5. Se Deus no pode eliminar sua eternidade no onipotente.

Paradoxo da autocontradio:
1. Deus poderia eliminar sua onipotncia? 2. Se puder eliminar sua onipotncia deixa de ser deus, j que uma das

qualidades para ser deus ser onipotente. Um deus que pode NO ser onipotente no pode ser deus. 3. Se no puder eliminar sua onipotncia no onipotente. Um deus que no onipotente no deus. 35

Contradio entre a Onibenevolncia e a onipotncia:


1. Se o mal a ausncia do bem e deus no atua contra o mal, 2. Ou deus no pode atuar contra o mal porque no pode ter acesso (j que est

ausente), ento no onipresente e tampouco onipotente. 3. Ou deus no pode atuar contra o mal porque no quer, ento no onipotente e nem onibenevolente. Adio como contradio entre Onibenevolncia e onipresena:

Ou deus no pode ter acesso ao mal porque no onipresente. Ou deus no quer ter acesso ao mal porque no onibenevolente.

3 - Onipresena
Paradoxo e contradio entre onipresena e onipotncia:
1. Deus poderia NO estar em todas as partes? 2. Se puder NO estar em todas as partes, no onipresente. 3. Se NO puder NO estar em todas as partes, onipresente, mas NO

onipotente.
4. Se, ao ser onipresente no puder ser onipotente, para que chama-lo deus?

Resposta desculpa teolgica sobre o paradoxo da onipresena:


1. Se o mal a ausncia do bem e o mesmo acontece com a onipresena, Deus

esta ausente em certas partes. 2. Se existem certas partes onde esse deus est ausente, esse deus NO onipresente. Contradio com a Onibenevolncia:
1. Poderia um ser onipresente e onibenevolente no atuar contra o mal? 2. Se deus onipresente (est em todas as partes) e no atua contra o mal, no 3. 4. 5. 6.

um deus onibenevolente. Se deus onipresente e no pode atuar contra o mal, no onipotente. Se deus onipresente e no quer atuar contra o mal, no onibenevolente. Se no pode detectar o mal, no onipresente nem onisciente. Um deus com falta de alguma destas qualidades no deus.

Extenso:
1. Se deus observa o mal e no atua, no onibenevolente. 2. Se observar o mal e no puder atuar, no onipotente. 3. Se observar o mal e for indiferente a ele, no onisciente. (j que se fosse

onisciente saberia que o mal e tambm saberia todas as suas implicaes) 36

4 - Oniscincia
Paradoxo da oniscincia:
1. Se deus criou todo o conhecimento e ele tinha conhecimento de antemo, isto

implicaria em uma contradio circular: Deus no poderia ter sabido tudo antes que existisse nenhum conhecimento para saber. Paradoxo da predestinao (contradio com o arbtrio):
1. Se Deus pudesse saber tudo de antemo, seria necessrio crer que todos os

acontecimentos possveis de acontecer estariam predestinados. Contradio com a Onibenevolncia e a onipresena:


1. Se deus sabe que vai acontecer algo ruim e no o evita, no onibenevolente. 2. Se deus sabe que vai acontecer algo ruim e o evita, o livre arbtrio no existe. 3. Se deus sabe que vai acontecer algo ruim e no pode evita-lo, no

onipotente.
4. Se deus no sabe que vai acontecer algo ruim, no onisciente.

Atuao Contradio de sua oniscincia com o livre arbtrio:


1. Se deus atua de determinada forma para conseguir um fim predeterminado (j

que deus sabe de antemo que consequncias tero), o livre arbtrio no existe. 2. Se deus no atua e com isso se consegue um fim predeterminado (que deus sabe que acontecer ao no atuar), o livre arbtrio no existe. Contradio com sua equidade:
1. Se deus atua em determinado momento (sabendo, devido sua oniscincia, o

que acontecer), mas no atua em outro, no equitativo. 2. Se deus atua para conseguir uma determinada causa (sabendo, devido sua oniscincia, qual ser o fim), no equitativo e contradiz o livre arbtrio. 3. Se existe um deus e este no pode atuar, no onipotente. 4. Se existe um deus e no quer atuar, no onibenevolente. Justia e equidade Contradies com sua oniscincia:
1. Se deus onisciente e sabe o que vai acontecer de antemo, pode ser justo e

equitativo?
2. Se deus eterno (est alm do tempo e do espao), no pode ser justo e

equitativo e ao mesmo tempo onisciente j que, se ao atuar de determinada 37

3. 4. 5. 6. 7. 8.

forma beneficiasse a uns prejudicando a outros, no poderia ser justo e equitativo. Se escolher a quem ajudar e a quem no ajudar, no justo, nem equitativo, nem onibenevolente. Se no escolhe a quem ajudar (no ajudando ningum), justo e equitativo, mas no onibenevolente. Se no pode escolher, no onipotente. Se puder escolher, no justo e nem equitativo. Se no pode ser justo e equitativo, no onipotente. Se carecer de alguma destas qualidades, no deus.

Referncia aos castigos:


Se deus d o livre arbtrio, no pode realizar nenhum tipo de justia. Se deus realiza qualquer tipo de justia, no existe o livre arbtrio. J que se existe o livre arbtrio, no existem causas negativas que o condicionem. Se deus no atua castigando, no existe justia em seu comportamento. Se deus no pode realizar justia, no onipotente. Se deus no quer castigar (usando sua misericrdia - algunos alegam que esta infinita) no justo. Se deus no justo, no deus. Se deus no pode ser justo, no onipotente. Se deus usa sua onipotncia para castigar, no justo, nem equitativo e nem misericordioso. Se deus castiga, no onibenevolente. Se deus castiga sabendo de antemo que o faria (oniscincia), no existe livre arbtrio.

Relativo sua misericrdia:


1. A misericrdia a suspenso da justia. Se a justia suspensa em

determinadas ocasies, no existe equidade. Paradoxo teolgico do bem e do mal:


1. Se o mal a ausncia do bem, o bem a ausncia do mal. Se o mal est 2.

3. 4. 5. 6.

ausente s existe o bem, se o bem est ausente s existe o mal. Se deus existe e onibenevolente, por que existe o mal? Se deus onibenevolente e est em todas as partes (onipresena), por que nem tudo bom? Se nem tudo bom, deus mau? Se for mau, no onibenevolente? Se deus est em todas as partes (onipresena), tambm est no mal? Se deus est no mal, no onibenevolente.

Contradio com a relatividade: 38

Se o bem e o mal so relativos, deus tambm relativo. Se deus relativo, no puede ser equitativo. Se deus no pode ser relativo, no onipotente. Se deus no equitativo, injusto. Se deus injusto, no pode ser onibenevolente. Se deus no pode ser onibenevolente, no onipotente. A Onibenevolncia (amor infinito) uma qualidade de deus. Se este carece dela, no deus.

5 - Perfeio absoluta
1. Se deus existe, seu grau de perfeio deve medir-se (ou comparar-se) com 2. 3.

4. 5. 6.

respeito a coisas que so tangveis. Se no existe nada para medir a perfeio desse deus, no se pode saber se absolutamente perfeito ou se poderia existir algo mais perfeito ainda. Deus poderia ser absolutamente perfeito? Se a perfeio um ideal (um estado inalcanvel, mas infinitamente aproximvel) significa que deus jamais poder alcana-la. Se no pode alcana-la no onipotente. Se existe a perfeio absoluta, no existe o ideal de perfeio. Se no podemos saber se existe a perfeio absoluta, no podemos definir deus com essa qualidade.

Relativo criao: 1. A perfeio absoluta no pode existir, j que a sua existncia autocontraditria com o ideal de perfeio. 2. Algo absolutamente perfeito pode criar algo imperfeito? 3. Se algo absolutamente perfeito cria algo imperfeito, significa que esse algo absolutamente perfeito falhou, logo no absolutamente perfeito. 4. Se deus cria algo imperfeito, deus no absolutamente perfeito. 5. Se deus no absolutamente perfeito, no deus. 6. Se deus absolutamente perfeito, no possvel produzir nenhum tipo de paradoxo ou contradio relativa sua existncia. Concluso A simples ausncia ou contradio de uma s destas qualidades faz com que este personagem literrio e imaginrio (que segundo seus autores existe e as possui) seja uma impossibilidade. No so apenas qualidades contraditrias entre si, mas, alm disso, so qualidades autocontraditrias. Dito de outra forma, qualidades impossveis de ter.
1. Qualidades inventadas pelas mentes que as imaginaram.

39

2. Apenas mentiras exageradas que se tornaram impossveis de explicar.

Um exemplo simples sua existncia seria imaginar a possibilidade de existncia de um quadrado redondo. Podemos criar o conceito, mas no podemos imaginar nem criar e nem demonstrar sua existncia. E o conceito no deixa de existir como tal, talvez porque um mistrio ou nossa mente limitada e finita. bem mais sensato afirmar que so simples contradies, ainda que existam pessoas que prefiram acreditar em sua existncia e, por essa razo, deveramos ento criar um ramo acadmico para explicar porque devem existir quadrados redondos ou crculos quadrados? Bem, pasmem, j existe! Chama-se teologia! AGORA VOC J SABE POR QUE SUAS ORAES NO FUNCIONAM E JAMAIS FUNCIONARO? AINDA NO? ENTO CLIQUE NA IMAGEM E DESCUBRA.

40

5 - Advertncias ao crente

1 - Ebooks recomendados

41

42

2 - Mais contedo recomendado

43

44

3 - Livros recomendados

570 pginas
Mentiras Fundamentais da Igreja Catlica uma anlise profunda da Bblia, que permite conhecer o que se deixou escrito, em que circunstncias, quem o escreveu, quando e, acima de tudo, como tem sido pervertido ao longo dos sculos. Este livro de Pepe Rodriguez serve para que crentes e no crentes encontrem as respostas que sempre buscaram e posaam ter a ltima palavra. uma das melhores colees de dados sobre a formao mitolgica do cristianismo no Ocidente. Um a um, magistralmente, o autor revela aspectos mais questionveis da f judaico-crist.

317 pginas
Com grande rigor histrico e acadmico Fernando Vallejo desmascara uma f dogmtica que durante 1700 anos tem derramado o sangue de homens e animais invocando a entelquia de Deus ou a estranha mistura de mitos orientais que chamamos de Cristo, cuja existncia real ningum conseguiu demonstrar. Uma obra que desmistifica e quebra os pilares de uma instituio to arraigada em nosso mundo atual. Entrevista com o autor AQUI.

600 pginas

600 pginas

Dois informadssimos volumes de Karlheinz Deschner sobre a poltica dos Papas no sculo XX, uma obra surpreendentemente silenciada peols mesmos meios de comunicao que tanta ateno dedicaram ao livro de Joo Paulo II sobre como cruzar o umbral da esperana a fora de f e obedincia. Eu sei que no est na moda julgar a religio por seus efeitos histricos recentes, exceto no caso do fundamentalismo islmico, mas alguns exerccios de memria a este respeito so essenciais para a compreenso do surgimento de algumas monstruosidades polticas ocorridas no sculo XX e outras to atuais como as que ocorrem na ex-Jugoslvia ou no Pas Basco. Fernando Savater. El Pas, 17 de junho de 1995. Este segundo volume, como o primeiro, nos oferece uma ampla e slida informao sobre esse perodo da histria da Igreja na sua transio de uma marcada atitude de condescendncia com regimes totalitrios conservadores at uma postura de necessria acomodao aos sistemas democrticos dos vencedores ocidentais na Segunda Guerra Mundial. Gonzalo Puente Ojea. El Mundo, 22 de outubro de 1995. Ler online volume 1 e volume 2 (espanhol). Para comprar (Amazon) clique nas imagens.

45

312 pginas
"Su visin de la historia de la Iglesia no slo no es reverencial, sino que, por usar una expresin familiar, no deja ttere con cabeza. Su sarcasmo y su mordaz irona seran gratuitos si no fuese porque van de la mano del dato elocuente y del argumento racional. La chispa de su estilo se nutre, por lo dems, de la mejor tradicin volteriana." "Soy partidario de incluir en el plan de estudios una asignatura acerca de smbolos y mitos religiosos comparados. Historia de la religin, bueno, catequesis obligatoria, no. Y, si se empea usted, acepto que se insista sobre todo en la historia de la Iglesia cristiana y catlica. Propongo un libro de texto: Opus Diaboli, del estudioso alemn Karlheinz Deschner, recin traducido al castellano en Editorial Yalde. En l se brinda abundante documentacin sobre la trayectoria eclesial en relacin con temas como la guerra, el dinero, la sexualidad, la tolerancia, etctera. Y jugosas reflexiones sobre la actividad poltica de los papas modernos, desde Len XIII hasta el turista de Cracovia que actualmente disfrutamos. Si tal es el texto elegido como manual, no veo ms que ventajas en convertir la asignatura de religin en obligatoria. Y aun para adultos." Fernando Savater. El Pas, 20 de mayo de 1990

304 pginas
"En temas candentes como los del control demogrfico, el uso de anticonceptivos, la ordenacin sacerdotal de las mujeres y el celibato de los sacerdotes, la iglesia sigue anclada en el pasado y bloqueada en su rigidez dogmtica. Por qu esa obstinacin que atenta contra la dignidad y la libertad de millones de personas? El Anticatecismo ayuda eficazmente a hallar respuesta a esa pregunta. Confluyen en esta obra dos personalidades de vocacin ilustradora y del mximo relieve en lo que, desde Voltaire, casi constituye un Gnero literario propio: la crtica de la iglesia y de todo dogmatismo obsesivamente <salvfico>. Aparte de un desbordante caudal de conocimientos histricos, ambos autores aportan un desenfado jovial que, en ltimo trmino, tiene que ver con el atenazamiento de las conciencias, con una tremenda batalla de fondo contra ideas nutricias de la democracia. En suma: un balance total de la historia del pasado y del presente de la iglesia que conjuga eficazmente la brevedad, el rigor, la agudeza y la aportacin de datos bsicos."

136 pginas
De una manera didctica, el profesor Karl Deschner nos ofrece una visin crtica de la doctrina de la Iglesia catlica y de sus trasfondos histricos. Desde la misma existencia de Jess, hasta la polmica transmisin de los Evangelios, la instauracin y significacin de los sacramentos o la supuesta infalibilidad del Papa. Todos estos asuntos son estudiados, puestos en duda y expuestas las conclusiones en una obra de rigor que, traducida a numerosos idiomas, ha venido a cuestionar los orgenes, mtodos y razones de una de las instituciones ms poderosas del mundo: la Iglesia catlica.

480 pginas
Se bem que o cristianismo esteja hoje beira da bancarrota espiritual, segue impregnando ainda decisivamente nossa moral sexual, e as limitaes formais de nossa vida ertica continuam sendo basicamente as mesmas que nos sculos XV ou V, na poca de Lutero ou de Santo Agostinho. E isso nos afeta a todos no mundo ocidental, inclusive aos no cristos ou aos anticristos. Pois o que alguns pastores nmadas de cabras pensaram h dois mil e quinhentos anos, continua determinando os cdigos oficiais desde a Europa at a Amrica; subsiste uma conexo tangvel entre as ideas sobre a sexualidade dos profetas veterotestamentarios ou de Paulo e os processos penais por conduta desonesta em Roma, Paris ou Nova York. Karlheinz Deschner.

46

1 (365 pg) Los orgenes, desde el paleocristianismo hasta el final de la era constantiniana

2 - (294 pg) La poca patrstica y la consolidacin del primado de Roma

3 - (297 pg) De la querella de Oriente hasta el final del periodo justiniano

4 - (263 pg) La Iglesia antigua: Falsificaciones y engaos

5 - (250 pg) La Iglesia antigua: Lucha contra los paganos y ocupaciones del poder

6 - (263 pg) Alta Edad Media: El siglo de los merovingios

7 - (201 pg) Alta Edad Media: El auge de la dinasta carolingia

8 - (282 pg) Siglo IX: Desde Luis el Piadoso hasta las primeras luchas contra los sarracenos

Em 1970 Karlheinz Deschner comeou sua obra mais ambiciosa, a Historia Criminal do Cristianismo, projetada em princpio a dez volumes, dos quais se publicaram nove at o presente e no se descarta que se amplie o projeto. Trata-se da mais rigorosa e implacvel exposio jamais escrita contra as formas empregadas pelos cristos, ao largo dos sculos, para a conquista e conservao do poder. Karl Heinrich Leopold Deschner Em 1971 Deschner foi convocado por uma corte em Nuremberg acusado de difamar a Igreja. Ganhou o processo com uma slida argumentao, mas aquela instituio reagiu rodeando suas obras com um muro de silncio que no se rompeu definitivamente at os anos oitenta, quando as obras de Deschner comearam a ser publicadas fora da Alemanha (Polnia, Sua, Itlia e Espanha, principalmente).

9 - (282 pg) Siglo X: Desde las invasiones normandas hasta la muerte de Otn III

47

414 pginas
LA BIBLIA DESENTERRADA Israel Finkelstein es un arquelogo y acadmico israelita, director del instituto de arqueologa de la universidad de Universidad de Tel Aviv y co-responsable de las excavaciones en Mejido (25 estratos arqueolgicos, 7000 aos de historia) al norte de Israel. Se le debe igualmente importantes contribuciones a los recientes datos arqueolgicos sobre los primeros israelitas en tierra de Palestina (excavaciones de 1990) utilizando un mtodo que utiliza la estadstica ( exploracin de toda la superficie a gran escala de la cual se extraen todas las signos de vida, luego se data y se cartografa por fecha) que permiti el descubrimiento de la sedentarizacin de los primeros israelitas sobre las altas tierras de Cisjordania. Finkelstein y Neil Asher Silbermann (director histrico de el centro Ename de Bruxelas por la arqueologa y la herencia publica) son los autores de Best Seller "La Biblia Desenterrada: una nueva visin arqueolgica del antiguo Israel y de los orgenes de sus textos sagrados" y de "David y Salomn: en busca de los reyes sagrados de la Biblia y de las races de la tradicin occidental" Es este un libro importante y de fcil lectura, as como el siguiente sobre David y Salomn. Los autores con los mtodos cientficos que utiliza hoy da la arqueologa, ponen de manifiesto que lo que se cuenta en la Biblia nada tiene que ver con la realidad histrica. Nunca se encontraron rastros de la existencia de Moiss y el xodo no es mas que una invencin seguramente apoyada en las batallas de tribus nmadas buscando territorio. Ninguna prueba tampoco de la existencia de los reinos de David y Salomn, que debieron ser unos reyezuelos sin gran importancia en el contexto histrico de la poca. La Biblia, como los autores explican, fue creada por Josias hacia el -600, para reunir los reinos de Israel y Juda y apoyndose en el nacionalismo declarar una guerra que al fin perdieron. Es un libro que es necesario conocer, las mentiras en que se basa el Antiguo testamento son las mismas que aparecen en el nuevo, tambin los evangelios son mitos y leyendas, no hay que olvidar que estos sucesos inventados ha servido y sirven ahora para oprimirnos en nombre de un dios inventado y para los judos constituyen el pretexto del genocidio contra los palestinos, es mejor saber el porque de tanto fanatismo. Buena lectura, tambin ofrecemos cuatro documentales presentados por los autores.

639 pginas
EL PAPA DE HITLER: LA VERDADERA HISTORIA DE PIO XII Fue Po XII indiferente al sufrimiento del pueblo judo? Tuvo alguna responsabilidad en el ascenso del nazismo? Cmo explicar que firmara un Concordato con Hitler? Preguntas como stas comenzaron a formularse al finalizar la Segunda Guerra Mundial, tiendo con la sospecha al Sumo Pontfice. A fin de responder a estos interrogantes, y con el deseo de limpiar la imagen de Eugenio Pacelli, el historiador catlico John Cornwell decidi investigar a fondo su figura. En los archivos vaticanos, donde tuvo acceso a documentos desconocidos hasta ahora, encontr exactamente lo contrario de lo que buscaba: pruebas irrefutables de su antisemitismo y de su responsabilidad en el estallido de las dos guerras mundiales. Lejos del sensacionalismo, esta devastadora biografa, excelentemente escrita, examina la carrera eclesistica de Pacelli con un impecable rigor, lo que hace an ms demoledoras sus conclusiones. El profesor Cornwell plantea unas acusaciones acerca del papel de la Iglesia en los acontecimientos ms terribles del siglo, incluso de la historia humana, extremadamente difciles de refutar.

48

513 pginas
En esta obra se describe a algunos de los hombres que ocuparon el cargo de papa. Entre los papas hubo un gran nmero de hombres casados, algunos de los cuales renunciaron a sus esposas e hijos a cambio del cargo papal. Muchos eran hijos de sacerdotes, obispos y papas. Algunos eran bastardos, uno era viudo, otro un ex esclavo, varios eran asesinos, otros incrdulos, algunos eran ermitaos, algunos herejes, sadistas y sodomitas; muchos se convirtieron en papas comprando el papado (simona), y continuaron durante sus das vendiendo objetos sagrados para forrarse con el dinero, al menos uno era adorador de Satans, algunos fueron padres de hijos ilegtimos, algunos eran fornicarios y adlteros en gran escala...

326 pginas
Santos e pecadores: histria dos papas um livro que em nenhum momento soa pretensioso. O subttulo explicado pelo autor no prefcio, que afirma no ter tido a inteno de soar absoluto. No a histria dos papas, mas sim, uma de suas histrias. Vale dizer que o livro originou-se de uma srie para a televiso, mas em nenhum momento soa incompleto ou deixa lacunas.

391 pginas
La Iglesia esconde y minimiza este tremendo problema, pero no estamos ante algo puntual sino ante la consecuencia de sus graves errores estructurales. En Pederastia en la Iglesia catlica se analiza y denuncia, con solidez y dureza, la realidad, causas y efectos de la pederastia clerical, se cuantifica su dimensin, y se muestra que la cpula de la Iglesia, incluido el Papa, mantiene una legislacin cannica que obliga a encubrir y perdonar los delitos del clero. Pepe Rodrguez demuestra que encubrir esos delitos es una prctica cotidiana en las dicesis catlicas, aportando un gran nmero de casos bien significativos, con nombres y apellidos, de Espaa, Francia, Italia, Alemania, Austria, Polonia, Gran Bretaa, Irlanda, Estados Unidos, Mxico, Centroamrica, Costa Rica, Puerto Rico, Colombia, Argentina, Chile... Australia; y en su "declogo de los prelados para el encubrimiento" aflora las vergonzosas maniobras que stos realizan a fin de proteger al clero pederasta. Pero, aunque el objetivo del libro es demostrar la inmoralidad del gobierno de la Iglesia ante este problema, el autor no olvida lo fundamental, eso es, la situacin psicolgica y social de las vctimas y sus familiares, aportando las recomendaciones indispensables para poder detectar y protegerse del clero agresor.

198 pginas
Originally published as a pamphlet in 1853, and expanded to book length in 1858, The Two Babylons seeks to demonstrate a connection between the ancient Babylonian mystery religions and practices of the Roman Catholic Church. Often controversial, yet always engaging, The Two Babylons comes from an era when disciplines such as archeology and anthropology were in their infancy, and represents an early attempt to synthesize many of the findings of these areas and Biblical truth.

Seu ttulo me deu a impresso, quando o li, que se tratava de uma espcie de enciclopdia, contando sobre a vida dos papas individualmente. No obstante, ao folhear o livro, percebi que estava enganado. No entanto, isso no foi motivo para que eu me decepcionasse. Eamon Duffy, catlico assumido, em nenhum momento tenta adular os pontfices, tampouco tenta fazer saltar aos olhos suas falhas de carter. Para no cair na armadilha de deixar-se levar por lendas e boatos de opositores de alguns papas, o autor deixa de lado muitos escndalos do papado, atendose apenas queles aonde de fato foi possvel se comprovar o que foi dito.

49

576 pginas
First published in 1976, Paul Johnson's exceptional study of Christianity has been loved and widely hailed for its intensive research, writing, and magnitude. In a highly readable companion to books on faith and history, the scholar and author Johnson has illuminated the Christian world and its fascinating history in a way that no other has. Johnson takes off in the year 49 with his namesake the apostle Paul. Thus beginning an ambitious quest to paint the centuries since the founding of a little-known 'Jesus Sect', A History of Christianity explores to a great degree the evolution of the Western world. With an unbiased and overall optimistic tone, Johnson traces the fantastic scope of the consequent sects of Christianity and the people who followed them. Information drawn from extensive and varied sources from around the world makes this history as credible as it is reliable. Invaluable understanding of the framework of modern Christianity - and its trials and tribulations throughout history - has never before been contained in such a captivating work.

380 pginas
La Biblia con fuentes reveladas (2003) es un libro del erudito bblico Richard Elliott Friedman que se ocupa del proceso por el cual los cinco libros de la Tor (Pentateuco) llegaron a ser escritos. Friedman sigue las cuatro fuentes del modelo de la hiptesis documentaria pero se diferencia significativamente del modelo S de Julius Wellhausen en varios aspectos. En particular, Friedman est de acuerdo con Wellhausen en la fecha del Deuteronomio (el tribunal de Josas , c. 621 a.s.C. o 622), pero coloca a la fuente sacerdotal en la corte de Ezequas y su secuencia de las fuentes por lo tanto son J (Jahvista), E (Elohista), S (Sacerdotal) y D (deuteronomista) . Friedman, como Wellhausen, ve una redaccin final en el tiempo de Esdras , c. 450 a.s.C. El ncleo del libro, teniendo casi 300 de sus casi 380 pginas en la edicin de bolsillo, es la traduccin del propio Friedman de los cinco libros del Pentateuco, en la que las cuatro fuentes ms las contribuciones de los dos redactores (de la fuente de JE combinada y las que ms tarde us el redactor del documento final) se indican tipogrficamente. Las secciones restantes incluyen una breve introduccin que esboza la tesis de Friedman, una recoleccin de pruebas, y una bibliografa.

38 pginas
An Atheist Classic! This masterpiece, by the brilliant atheist Marshall Gauvin is full of direct 'counter-dictions', historical evidence and testimony that, not only casts doubt, but shatters the myth that there was, indeed, a 'Jesus Christ', as Christians assert. A dynamic and courageous, Free Thinking Atheist dares to rip the Bible story of 'Jesus Christ' to shreds - using history, logic and common sense! Gauvin will take you on a journey through history and mercilessly expose the difference between science, which depends on reason, observation, and experience and religion, which merely believes. If you're looking for an excellent, humorous, and no-nonsense work that will provide you with the ammunition you need to refute the 'friends of the invisible son', then look no more! A must for every truth-seeker's library! Add it to your collection today! Robert Ambelain, aunque defensor de la historicidad de un Jess de carne y hueso, amplia en estas lneas la descripcin que hace en anteriores entregas de esta triloga (

Jess o El Secreto Mortal de los Templarios y Los Secretos del Glgota) de un Jess
para nada acorde con la descripcin oficial de la iglesia sino a uno rebelde: un zelote con aspiraciones a monarca que fue mitificado e inventado, tal y como se conoce actualmente, por Paulo, quin, segn Ambelain, desconoca las leyes judaicas y dicha religin, y quien adems us todos los arquetipos de las religiones que s conoca y en las que alguna vez crey (las griegas, romanas y persas) arropndose en los conocimientos sobre judasmo de personas como Filn para crear a ese personaje. Este extrajo de cada religin aquello que atraera a las masas para as poder centralizar su nueva religin en s mismo como cabeza visible de una jerarqua eclesistica totalmente nueva que no haca frente directo al imperio pero si a quienes opriman al pueblo valindose de la posicin que les haba concedido dicho imperio (el consejo judo).

50

391 pginas
PEDERASTIA EM LA IGLESIA CATLICA En este libro, los abusos sexuales a menores, cometidos por el clero o por cualquier otro, son tratados como "delitos", no como "pecados", ya que en todos los ordenamientos jurdicos democrticos del mundo se tipifican como un delito penal las conductas sexuales con menores a las que nos vamos a referir. Y comete tambin un delito todo aquel que, de forma consciente y activa, encubre u ordena encubrir esos comportamientos deplorables. Usar como objeto sexual a un menor, ya sea mediante la violencia, el engao, la astucia o la seduccin, supone, ante todo y por encima de cualquier otra opinin, un delito. Y si bien es cierto que, adems, el hecho puede verse como un "pecado" -segn el trmino catlico-, jams puede ser lcito, ni honesto, ni admisible abordarlo slo como un "pecado" al tiempo que se ignora conscientemente su naturaleza bsica de delito, tal como hace la Iglesia catlica, tanto desde el ordenamiento jurdico interno que le es propio, como desde la praxis cotidiana de sus prelados. La existencia de una cifra enorme de abusos sexuales sobre menores dentro de la Iglesia catlica es ya un hecho innegable, que no es puntual, ni espordico, ni aislado, ni est bajo control, antes al contrario. Tampoco es, ni mucho menos, producto de una campaa emprendida contra la Iglesia por oscuros intereses. Los mayores enemigos de la Iglesia, mejor dicho, del mensaje evanglico que dicen representar, no deben buscarse en el exterior, basta y sobra con los muchos que existen entre su clero ms granado. La prdida de creyentes y de credibilidad tan enorme que est afectando a la Iglesia catlica, desde hace algo ms de un siglo, no obedece tanto a la secularizacin de la sociedad como a los gravsimos errores de una institucin que ha perdido pie en el mundo real.

639 pginas
EL PAPA DE HITLER: LA VERDADERA HISTORIA DE PIO XII Fue Po XII indiferente al sufrimiento del pueblo judo? Tuvo alguna responsabilidad en el ascenso del nazismo? Cmo explicar que firmara un Concordato con Hitler? Preguntas como stas comenzaron a formularse al finalizar la Segunda Guerra Mundial, tiendo con la sospecha al Sumo Pontfice. A fin de responder a estos interrogantes, y con el deseo de limpiar la imagen de Eugenio Pacelli, el historiador catlico John Cornwell decidi investigar a fondo su figura. En los archivos vaticanos, donde tuvo acceso a documentos desconocidos hasta ahora, encontr exactamente lo contrario de lo que buscaba: pruebas irrefutables de su antisemitismo y de su responsabilidad en el estallido de las dos guerras mundiales. Lejos del sensacionalismo, esta devastadora biografa, excelentemente escrita, examina la carrera eclesistica de Pacelli con un impecable rigor, lo que hace an ms demoledoras sus conclusiones. El profesor Cornwell plantea unas acusaciones acerca del papel de la Iglesia en los acontecimientos ms terribles del siglo, incluso de la historia humana, extremadamente difciles de refutar.

51

A BBLIA DESENTERRADA DOCUMENTRIO (espanhol)


OS PATRIARCAS 1 OS REIS 2

O XODO 3

O LIVRO - 4

A BBLIA DESENTERRADA DOCUMENTRIO (ingls)


The Patriarchs 1 The Exodus 2

The Kings 3

The book 4

A BBLIA FOI ENTERRADA PELA ARQUEOLOGIA.

52

4 - Fontes:
http://ateismoparacristianos.blogspot.com/ http://www.ateoyagnostico.com/

53

Вам также может понравиться