Вы находитесь на странице: 1из 37

Coleo Fbulas Bblicas Volume 48

A FARSA

dos dez
MANDAMENTOS

JL

Sumrio
1 - Os Dez Mandamentos Bblicos .......................................................................................... 4 1 - Quantos so os Mandamentos? ..................................................................................... 5 2 - Quantas verses h dos Mandamentos?.................................................................... 6 3 - Origem dos Dez Mandamentos ...................................................................................... 6 2 - Verses Bblicas dos Dez Mandamentos..................................................................... 8 1 - Primeira verso dos Dez Mandamentos. .................................................................... 8 2 - Segunda verso dos Dez Mandamentos. ................................................................... 9 3 Terceira verso dos Dez Mandamentos. ................................................................. 10 3 Afinal, quais so os verdadeiros Dez Mandamentos? .................................... 12 1 - Os verdadeiros dez mandamentos. ........................................................................... 18 2 - Vergonhosa contradio Bblica. ................................................................................. 20 3 Lamentveis desculpas. ................................................................................................. 22 4 - Advertncias ao leitor crente .......................................................................................... 25 1 - Ebooks recomendados .................................................................................................... 25 2 - Mais contedo recomendado ........................................................................................ 27 3 - Livros recomendados ....................................................................................................... 29 4 - Fontes: .................................................................................................................................. 37

1 - Os Dez Mandamentos Bblicos

Deus (ou Moiss?) escrevendo os Dez mandamentos. (William Blake)

Os Dez Mandamentos so um conjunto de dez regras bsicas de comportamento que aparecem nas antigas escrituras hebraicas e que esto dirigidas aos hebreus como o povo escolhido de Deus. A tradio sustenta que estas normas foram entregues a eles por Deus atravs de Moiss, quem subiu ao cume do Monte Sinai durante a viagem dos hebreus pelo deserto de Egito a Cana. So, pois, as exigncias de Deus relativas a como os hebreus devem comportar-se. Com isso tambm se elimina qualquer tipo de livre arbtrio. Obedeam as regras e calem a boca, disse Deus. Os Dez Mandamentos so tambm chamados de Declogo. Esta uma palavra derivada do grego deka (), que significa dez, e logos (), que significa palavra. comum que alguns crculos religiosos se refiram aos Dez Mandamentos como as Dez Palavras, inclusive enumerando-os em forma de "Primeira Palavra, Segunda Palavra, etc.

Por que podemos afirmar que os mandamentos so uma farsa? Simples! Como o xodo uma comprovada fico literria da Bblia e os mandamentos so consequncia direta deste, obviamente no passam de outra fico literria. Muito ruim para o deus cristo, que fala do xodo como se fosse um fato real, o que o torna tambm mais uma fico bblica. Pior ainda para Jesus, que apoia sua existncia em comprovadas fices bblicas, entrando tambm para o reino da fbula.

1 - Quantos so os Mandamentos?
Os Dez Mandamentos no so os nicos mandamentos que existem nas escrituras hebraicas. H, na realidade, 613 mandamentos ou leis nas Escrituras, mas estes dez recebem um peso extra pelos eruditos judeus por causa de sua natureza bsica. Isto foi copiado pelo cristianismo e pelo Islamismo. Jesus nas escrituras crists reduziu estas leis

a duas muito bsicas: amar o prximo e amar a Deus. Escrituras muulmanas no enumeram especficamente ou resumem os mandamentos por seu nome, mas possuem mandamentos similares. De acordo com a tradio judaica, os Dez Mandamentos foram entregues a Moiss (que nunca existiu) no monte Sinai quando os hebreus se detiveram ali durante sua viagem (falsa) desde o Egito (onde (nunca) foram escravizados) a Cana (onde acabariam com os habitantes locais). Os eruditos judeus em geral tm tratado estas dez regras como fundamentais para o resto da lei judaica. Dizer que so fundamentais sugere que no so em si mesmo leis como tal. Uma razo para isto que nenhuma delas, ao menos em suas formas mais curtas, contm castigos, explicaes ou meios de aplicao. No se parecem em nada s leis que vemos em outras partes do cdigo hebraico legal e podem ser melhor descritos como princpios fundamentais que justificam e apoiam o resto da lei.

2 - Quantas verses h dos Mandamentos?


Das trs verses dos Dez Mandamentos que aparecem nas escrituras hebraicas, duas so similares e uma muito diferente. A presena das duas verses similares no de tod surpreendente. Pode-se afirmar que a primeira verso em xodo 20 foi entregue por Deus a Moiss, mas Moiss quebrou as duas tboas quando desceu do monte Sinai e descobriu que o povo adorava um bezerro de ouro. Ento Deus deu instrues a Moiss para criar duas novas Taboas e estas so as da verso de Deuteronmio 5. A verso de xodo 34 radicalmente diferente das outras duas. Para realmente ter dez mandamentos diferentes no lugar de um conjunto mais amplo, s se conseguiria dividilos em 10 atravs de uma edio muito criativa. Tambm d rdens que so completamente diferentes s das outras duas verses. Estes mandamentos so atos rituais, o que levou alguns a designa-los como o "declogo ritual".

3 - Origem dos Dez Mandamentos

Se o xodo uma inveno, os Dez mandamentos no possuem base alguma alm da pura fbula. >>>>

Mesmo que os conservadores religiosos em geral creiam que os Dez Mandamentos que existem atualmente foram entregues diretamente a Moiss por Deus, os religiosos liberais que aceitam que a Bblia foi escrita por vrios autores, creem que cada uma das trs verses vem de uma mo diferente. De acordo com a hiptese documental, a verso em xodo 20 foi escrita por autores de tradio "Elohsta" entre 922 e 722 AEC, a verso de xodo 34 foi escrita pela verso "Yahvista" entre 848 e 722 AEC e a verso de Deuteronmio foi escrito por autores da "Deuteronmica" ao redor de 622 AEC. Independentemente do que seja, devem ter tido especial importancia para os antigos hebreus; uma lista completa deles ocorre somente em xodo e Deuteronmio. No h outro lugar onde se pode encontrar uma lista detalhada nas Escrituras Hebraicas, no Novo Testamento ou vrias obras no cannicas. Acredita-se que esta forma de Mandamentos enumerados em dez, foi escolhida deliberadamente para facilitar, regular, inclusive cerimonial, as recitaes. Se prestaria tambm memorizao e recitao pblica em festivais ou outros eventos religiosos (especialmente se levarmos em conta que originalmente eram muito curtos). O texto de Deuteronmio indica que eram recitados diretamente ao povo de Deus, embora no esteja claro se isso acontecia no contexto de xodo 20. No h nenhum registro real de algum ritual pblico, durante o qual os dez mandamentos possam ter sido ritualisticamente recitados. Isso significa que a sua condio de ritual ou no, discutvel e no deve ser levada muito longe na tentativa de compreender a sua origem.

2 - Verses Bblicas dos Dez Mandamentos.

1 - Primeira verso dos Dez Mandamentos.


xodo 20:3-17 3 - No ters outros deuses diante de mim. 4 - No fars para ti imagem de escultura, nem alguma semelhana do que h em cima nos cus, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. 5 - No te encurvars a elas nem as servirs; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos, at a terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam. 6 - E fao misericrdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 7 - No tomars o nome do SENHOR teu Deus em vo; porque o SENHOR no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. 8 - Lembra-te do dia do sbado, para o santificar. 9 - Seis dias trabalhars, e fars toda a tua obra. 10 - Mas o stimo dia o sbado do SENHOR teu Deus; no fars nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que est dentro das tuas portas.

11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os cus e a terra, o mar e tudo que neles h, e ao stimo dia descansou; portanto abenoou o SENHOR o dia do sbado, e o santificou. 12 - Honra a teu pai e a tua me, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te d. 13 - No matars. 14 - No adulterars. 15 - No furtars. 16 - No dirs falso testemunho contra o teu prximo. 17 - No cobiars a casa do teu prximo, no cobiars a mulher do teu prximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu prximo.

2 - Segunda verso dos Dez Mandamentos.


Deuteronmio 5:6-22 6 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido; 7 - No ters outros deuses diante de mim; 8 - No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima no cu, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra; 9 - No te encurvars a elas, nem as servirs; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos, at terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam. 10 - E fao misericrdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. 11 - No tomars o nome do SENHOR teu Deus em vo; porque o SENHOR no ter por inocente ao que tomar o seu nome em vo. 12 - Guarda o dia de sbado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. 13 - Seis dias trabalhars, e fars todo o teu trabalho. 14 - Mas o stimo dia o sbado do SENHOR teu Deus; no fars nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que est dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; 15 - Porque te lembrars que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mo forte e brao estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sbado. 16 - Honra a teu pai e a tua me, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te v bem na terra que te d o SENHOR teu Deus. 17 - No matars. 18 - No adulterars.

19 - No furtars. 20 - No dirs falso testemunho contra o teu prximo. 21 - No cobiars a mulher do teu prximo; e no desejars a casa do teu prximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu prximo. 22 - Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregao no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escurido, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tbuas de pedra, e a mim mas deu.

3 Terceira verso dos Dez Mandamentos.


xodo 34:10-28 10 - Ento disse: Eis que eu fao uma aliana; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nao alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu ests, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrvel o que fao contigo. 11 - Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lanarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus. 12 - Guarda-te de fazeres aliana com os moradores da terra aonde hs de entrar; para que no seja por lao no meio de ti. 13 - Mas os seus altares derrubareis, e as suas esttuas quebrareis, e os seus bosques cortareis. 14 - Porque no te inclinars diante de outro deus; pois o nome do SENHOR Zeloso; um Deus zeloso. 15 - Para que no faas aliana com os moradores da terra, e quando eles se prostituirem aps os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas tambm dos seus sacrifcios, 16 - E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, faam que tambm teus filhos se prostituam com os seus deuses. 17 - No te fars deuses de fundio. 18 - A festa dos pes zimos guardars; sete dias comers pes zimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado do ms de Abibe; porque no ms de Abibe saste do Egito. 19 - Tudo o que abre a madre meu , at todo o teu gado, que seja macho, e que abre a madre de vacas e de ovelhas; 20 - O burro, porm, que abrir a madre, resgatars com um cordeiro; mas, se o no resgatares, cortar-lhe-s a cabea; todo o primognito de teus filhos resgatars. E ningum aparecer vazio diante de mim. 21 - Seis dias trabalhars, mas ao stimo dia descansars: na aradura e na sega descansars. 22 - Tambm guardars a festa das semanas, que a festa das primcias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

10

23 - Trs vezes ao ano todos os homens aparecero perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel; 24 - Porque eu lanarei fora as naes de diante de ti, e alargarei o teu territrio; ningum cobiar a tua terra, quando subires para aparecer trs vezes no ano diante do SENHOR teu Deus. 25 - No sacrificars o sangue do meu sacrifcio com po levedado, nem o sacrifcio da festa da pscoa ficar da noite para a manh. 26 - As primcias dos primeiros frutos da tua terra trars casa do SENHOR teu Deus; no cozers o cabrito no leite de sua me. 27 - Disse mais o SENHOR a Moiss: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliana contigo e com Israel. 28 - E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua, e escreveu nas tbuas as palavras da aliana, os dez mandamentos.

Traduzido do original: http://atheism.about.com/od/tencommandments/a/introduction.htm

11

3 Afinal, quais so os verdadeiros Dez Mandamentos?

Muito poucos polticos e cidados querem que os governos exibam os Dez Mandamentos em terrenos e edifcios pblicos, como as escolas. Em tal situao, razovel perguntar: Quais so exatamente esses "Dez mandamentos"? O que muitos no se do conta que no so realmente "Os" Dez Mandamentos, mas que h vrias verses destes supostos Dez Mandamentos". Em princpio, pode parecer estranho questionar o que se supe que sejam os Dez Mandamentos Por acaso no so obvios? Bem, NO; no so em absoluto evidentes. Durante sua campanha electoral de 2000, o presidente George W. Bush entrou em um vespeiro ao propor que uma "verso padro" dos Dez Mandamentos fosse exibida em escolas e lugares pblicos. "No tenho nenhum problema com os Dez Mandamentos colocados na parede de cada lugar pblico", disse Bush aos reprteres.

12

Quando lhe preguntaram se preferia a verso protestante, catlica ou judaica dos mandamentos; ao parece ele no se deus conta ou nem imaginava, que diferem ligeiramente umas das outras, j que respondeu: "A verso padro. Sem dvida, podemos estar de acordo, como sociedade, em uma verso que todo mundo possa estar de acordo." A questo que Bush e tantos outros no entendem que no h tal "modelo padro" dos Dez Mandamentos; algo que os telogos esto dolorosamente conscientes. De acordo com Frank Kirkpatrick, professor de religio no Trinity College em Hartford, Connecticut "No existe uma verso padro e no vejo como se poderia chegar a uma. Se tentas buscar uma, se ofenderia muita gente? Certamente que sim". Os Dez Mandamentos aparecem em trs lugares na Bblia: em xodo, captulo 20, em xodo, captulo 34 e em Deuteronmio, captulo 5. A verso de Deuteronmio mais longa e inclui elementos diferentes. Convenientemente nenhuma verso enumera os mandamentos de um a dez, que como se supe que apaream quando so publicados. Em xodo, por exemplo, a passagem em questo abrange 17 versculos e pelo menos 14 imperativos. Naturalmente, h tambm uma grande variedade de diferentes tradues. A princpio se cr que um dos Mandamentos chave : "No matars". Mas o hebreu original no utiliza a palavra "matar". Diz: "No assassinars", que claramente muito diferente. Historicamente, os mandamentos foram sendo drasticamente abreviados para ajudar a sua memorizao, o que leva a diferenas ainda maiores sobre o que colocar e o que deixar de fora. A verso geralmente mostrada em casas e escritrios uma verso radicalmente reduzida do original. Mas a Bblia diz algo sobre modificar ou alterar textos? Sempre que algum decide fazer uma lista dos Dez Mandamentos para a casa, escritrio, igreja ou em qualquer espao pblico, tem que tomar decises. Ele ter de escolher em qual passagem bblica confiar, que traduo utilizar, e, geralmente, qual verso encurtada utilizar. H muitas opes religiosas, lingusticas, sociais, culturais e polticas. Por desgraa, quase ningum tem conscincia de qualquer destes fatores. A lista que utilizam vista como "natural", como "obvia", ou simplesmente a lista "correta", que no exige fazer escolhas particulares ou acresentar algo. Isto o que faz que os debates sobre os Dez Mandamentos sejam to difceis. Tambm difcil faz-los entender como ou porque outras pessoas poderam ter escolhido opes diferentes; e que essas opes so igualmente vlidas e razoveis.

13

Como muita gente sabe, mas talvez tenha esquecido os Dez Mandamentos tiveram que ser escritos duas vezes (por causa da falha da onicincia de Deus). Moiss os obteve uma vez, mas ao regressar ao acampamento descobriu que o povo tinha comeado uma festa sem ele. Naturalmente, indignado, cometeu o erro de quebrar as taboas onde Deus tinha escrito seus mandamentos. Esta tinha sido a primeira obra literria de Deus como autor e agora estava perdida! Mas Deus, sendo Deus, se sentia capaz de resolver o assunto (embora tenha falhado vergonhosamente em prever o acidente com a sua conhecida oniscincia). Ele disse a Moiss que tinha que escrev-los de novo, da mesma forma que tinham sido escritos originalmente. Parece que ambas as verses foram gravadas no texto do xodo, ento vamos comparar as duas verses e ver se coincidem.

A primeira aparece em xodo 20:1-17. xodo 20:1-17 1 - Ento falou Deus todas estas palavras, dizendo: 2 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. 3 - No ters outros deuses diante de mim. 4 - No fars para ti imagem de escultura, nem alguma semelhana do que h em cima nos cus, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. 5 - No te encurvars a elas nem as servirs; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos, at a terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam. 6 - E fao misericrdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 7 - No tomars o nome do SENHOR teu Deus em vo; porque o SENHOR no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. 8 - Lembra-te do dia do sbado, para o santificar. 9 - Seis dias trabalhars, e fars toda a tua obra.

14

10 - Mas o stimo dia o sbado do SENHOR teu Deus; no fars nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que est dentro das tuas portas. 11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os cus e a terra, o mar e tudo que neles h, e ao stimo dia descansou; portanto abenoou o SENHOR o dia do sbado, e o santificou. 12 - Honra a teu pai e a tua me, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te d. 13 - No matars. 14 - No adulterars. 15 - No furtars. 16 - No dirs falso testemunho contra o teu prximo. 17 - No cobiars a casa do teu prximo, no cobiars a mulher do teu prximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu prximo.

Deus no estava nada contente por Moiss ter quebrado sua primeira obra literria; mas estava disposto a relevar e dar-lhe outra oportunidade: xodo 34:1 - Ento disse o SENHOR a Moiss: Lavra duas tbuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tbuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tbuas, que tu quebraste.

Isto o Deus parece ter posto neste segundo jogo de taboas, que aparece em xodo 34:10-26: xodo 34:10-26 10 - Ento disse: Eis que eu fao uma aliana; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nao alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu ests, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrvel o que fao contigo. 11 - Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lanarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus. 12 - Guarda-te de fazeres aliana com os moradores da terra aonde hs de entrar; para que no seja por lao no meio de ti. 13 - Mas os seus altares derrubareis, e as suas esttuas quebrareis, e os seus bosques cortareis. 14 - Porque no te inclinars diante de outro deus; pois o nome do SENHOR Zeloso; um Deus zeloso. 15 - Para que no faas aliana com os moradores da terra, e quando eles se prostituirem aps os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas tambm dos seus sacrifcios,

15

16 - E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, faam que tambm teus filhos se prostituam com os seus deuses. 17 - No te fars deuses de fundio. 18 - A festa dos pes zimos guardars; sete dias comers pes zimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado do ms de Abibe; porque no ms de Abibe saste do Egito. 19 - Tudo o que abre a madre meu , at todo o teu gado, que seja macho, e que abre a madre de vacas e de ovelhas; 20 - O burro, porm, que abrir a madre, resgatars com um cordeiro; mas, se o no resgatares, cortar-lhe-s a cabea; todo o primognito de teus filhos resgatars. E ningum aparecer vazio diante de mim. 21 - Seis dias trabalhars, mas ao stimo dia descansars: na aradura e na sega descansars. 22 - Tambm guardars a festa das semanas, que a festa das primcias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. 23 - Trs vezes ao ano todos os homens aparecero perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel; 24 - Porque eu lanarei fora as naes de diante de ti, e alargarei o teu territrio; ningum cobiar a tua terra, quando subires para aparecer trs vezes no ano diante do SENHOR teu Deus. 25 - No sacrificars o sangue do meu sacrifcio com po levedado, nem o sacrifcio da festa da pscoa ficar da noite para a manh. 26 - As primcias dos primeiros frutos da tua terra trars casa do SENHOR teu Deus; no cozers o cabrito no leite de sua me.

H um par de semelhanas entre este conjunto de instrues e os que apareceram antes. Por exemplo, as proibies contra os dolos e contra a adorao de outros deuses. No conjunto, entretanto, a lista em xodo 34 radicalmente diferente da de xodo 20, sendo os atos positivos muito diferentes de qualquer coisa mencionada na primeira verso. Poderia ser isto um erro? Poderia ser simplesmente um conjunto de mandamentos gerais? No, no provvel. Os versculos abaixo que seguem os anteriores, deixam bem claro que o que acabamos de ler, sim, de fato, os Dez Mandamentos: xodo 34:27-28 27 - Disse mais o Senhor a Moiss: Escreve estas palavras; porque conforme o teor destas palavras tenho feito pacto contigo e com Israel. 28 - E Moiss esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua, e escreveu nas tbuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.

16

E Moiss esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua, e escreveu nas tbuas as palavras do pacto. 40 DIAS PARA ESCREVER ESSE TEXTCULO?

Cabe ressaltar este o nico lugar onde a etiqueta "os Dez Mandamentos" usada na Bblia. Os outros dois anuncios (xodo 20 e Deuteronmio 5) so tratados normalmente como os Dez Mandamentos, mas o texto propriamente no os descreve como tal. Alguns tm tentado argumentar que o texto acima (xodo 34:27-28) independente dos "Dez Mandamentos"; e que o versculo 28 faz referncia aos mandamentos originais de xodo 20, numa tentativa desesperada de eliminar a descomunal contradio. No h nenhuma razo particular para pensar que o que se escreve aqui sejam os mandamentos citados anteriormente. Traduo de: http://atheism.about.com/od/tencommandments/a/versions.htm

17

1 - Os verdadeiros dez mandamentos.

Como o leitor j deve ter notado, a santa Bblia nos apresenta dois kits de Mandamentos completamente diferentes um do outro: os conhecidos mandamentos de xodo 20 e estes estranhos mandamentos de xodo 34. Mas quais so ento os verdadeiros 10 mandamentos?

18

Bem, imagino que a melhor maneira de descobrir isso revisar atentamente os versculos e verificar onde se afirma que so 10 Mandamentos. Se em alguma das duas listas diz estes so os 10 Mandamentos definitivamente esses sero oficialmente. Vejamos que diz xodo 34: xodo 34:28 E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua, e escreveu nas tbuas as palavras da aliana, os dez mandamentos. Proto! Agora j sabemos! s em xodo 34 onde se diz que so os 10 Mandamentos. Sem dvida, como vimos anteriormente, a frase 10 Mandamentos s aparece ali, em nenhuma outra parte da Bblia diz algo similar. Agora, depois de esclarecida essa mentira que os religiosos tm pregado durante anos, agora pode se preparar para obedecer de forma direta e precisa os verdadeiros 10 Mandamentos ditados diretamente por Deus a Moiss. Vejamos agora estes reais mandamentos reduzidos e simplificados (para que voc os cumpra com mais preciso):

Os verdadeiros 10 Mandamentos
1. 2. 3. 4. 5. 6. No te inclinars diante de outro deus No te fars deuses de fundio. A festa dos pes zimos guardar no ms de Abib Todo primognito meu Seis dias trabalhars, mas no stimo descansars. Tambm guardars a festa das semanas, que a festa das primcias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. 7. No sacrificars o sangue do meu sacrifcio com po levedado 8. No guardars o sacrifcio da festa da pscoa da noite para a manh. 9. As primcias dos primeiros frutos da tua terra trars casa do SENHOR 10. No cozers o cabrito no leite de sua me.

Bem entendido isto? Agora no tem mais desculpa para descumprir os 10 Mandamentos. Pronto! Agora j tem uma nova e verdadeira lista dos 10 Mandamentos que pode colocar em um quadro no salo principal de sua casa ou nos edificios pblicos mais importantes de sua cidade.

19

2 - Vergonhosa contradio Bblica.

Tirando a contradio mais evidente, sobre quais so os verdadeiros 10 Mandamentos, h outra que muito importante e que lamentavelmente a maioria dos crentes prefere fazer de conta que no viu. Vejamos: xodo 34:27-28

27 - Disse mais o SENHOR a Moiss: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliana contigo e com Israel. 28 - E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua, e escreveu nas tbuas as palavras da aliana, os dez mandamentos.

Podemos notar que Deus ordena diretamente a Moiss que escreva ele mesmo os 10 mandamientos. Mas assombrosamente isto se contradiz dramticamente para mostrarnos o que todos ns j pensvamos saber desde crianas: Que foi Deus quem escreveu diretamente os 10 Mandamentos nas placas de pedra, no Moiss. Deuteronmio 10:1-5 1 - Naquele mesmo tempo me disse o SENHOR: Alisa duas tbuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze-te uma arca de madeira; 2 - E naquelas tbuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tbuas, que

20

quebraste, e as pors na arca. 3 - Assim, fiz uma arca de madeira de accia, e alisei duas tbuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tbuas na minha mo. 4 - Ento escreveu nas tbuas, conforme primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da assemblia, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim; 5 - E virei-me, e desci do monte, e pus as tbuas na arca que fizera; e ali esto, como o SENHOR me ordenou. O que se repete em: Deuteronmio 5:22 Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregao no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escurido, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tbuas de pedra, e a mim mas deu.

Qual a verdadeira? Em quem devemos confiar? Quem foi o verdadero escritor dos Mandamentos nas duas taboas de pedra? Alm disso, podemos notar algo alarmante: na verso mais conhecida dos 10 Mandamentos (xodo 20), em nenhum momento aps Deus terminar de ditar seus 10 principais mandamentos, ele ordena a Moiss ou escreve ele mesmo estas leis nas pedras. Por que, se as religies tomam esta verso para sua publicidade, se omite algo to importante como a escritura na pedra? Seria porque as tais pedras jamais existiram e no h rastros delas e muito menos da arca onde se encontravam?

21

3 Lamentveis desculpas.

Alguns crentes, que no conseguem aceitar semelhantes e humilhantes contradies e metidas de pata dos escritores bblicos, inventam as mais floridas e engraadas desculpas para justificar o porqu em um lado diz que o escritor foi Moiss e por outro que foi o mesmssimo Deus quem escreveu os mandamentos nas taboas. uma pergunta muito vlida e que todo crente sensato (se existe isso) faria. Vejamos como respondem os lderes religiosos a esta incoerncia Bblica cavalar: Pergunta: Como podemos explicar a aparente contradio entre xodo 34:27-28 (Moiss escreveu os dez mandamentos nas taboas) e Deuteronmio 10:1-4 (o prprio Deus escreveu os dez mandamentos nas taboas)? Resposta: Primeramente note em xodo 34:1 que Deus declarou a Moiss que ELE PRPRIO ia escrever sobre as segundas taboas as palavras que estavam nas primeiras taboas. Isto concorda perfeitamente com o declarado em Deuteronmio 10:2, quando Deus declara: "escreverei naquelas taboas as palaras que estavam nas

22

primeiras taboas" e com Deuteronmio 10:4 quando Moiss declara que Deus "escreveu nas taboas". A nica confuso vem em xodo 34:27 porque Deus diz a Moiss: "Escreve t estas palavras". Muitos SUPEM (e creio que supem EQUIVOCADAMENTE), que se refere a escrever os dez mandamentos nas duas taboas. MAS isto claramente seria contradio com xodo 34:1 e Deuteronmio 10:2-4. Portanto, me parece que Deus o estava instruindo que escrevesse as palavras que Ele acaba de pronunciar, o que Moiss faz e como consequncia as temos agora em xodo 34:10-26. NOTE com muito cuidado que NO diz: escreve nas taboas. NO diz tampouco: escreve os dez mandamentos. Logo surge outra confuso sobre a base da interpretao equivocada de xodo 34:27 e quanto a xodo 34:28 que declara em sua ltima parte: "e escreveu nas taboas as palavras do pacto, os dez mandamentos". A pergunta que n se levou em conta : QUEM escreveu os dez mandamentos? Supostamente Moiss, devido interpretao equivocada (???) do versculo 27. Mas se o versculo 27 NO se refere aos dez mandamentos, mas ao registrado en 34:10-26, possvel ver que DEUS "escreveu" nas taboas as palavras do pacto (de acordo com xodo 34:1 e Deuteronmio 10:2,4). (*) (*) http://www.preguntasbiblicas.net/%C3%A9xodo-342728-y-deuteronomio101-4

Perceberam o desespero da enrolao? Ora, mais do que certo que em xodo 34:1 diz escreverei sobre essas taboas... O que faz mais pattica a contradio! Ja que apenas 27 versculos depois, diz que foi Moiss e no Deus quem na realidade escreveu os Mandamentos. E muito claro: 27 - Disse mais o SENHOR a Moiss: Escreve estas palavras;. - simplista e forada a desculpa de que quando Deus diz escreve tu se referia ao resto dos mandamentos e lei e no aos 10 mandamentos que casualmente acaba de descrever. - Segundo isto... Deus simplesmente Deus falou por falar e na realidade pedia a Moiss que escrevesse outros mandamentos e leis; e no as 10 que recm citava. (Algum imagina Moiss escrivendo todas as numerosas e absurdas leis em pedra... Por isso estiveram 40 anos vagando no deserto! Pela dificuldade de transportar tantas toneladas de pedras...) Amigo crente leitor... Imagine que voc tenha cumprido, adorado e acreditado por toda a sua vida nos 10 mandamentos errados?

23

um assunto bastante srio, j que na verdade isto parece ser outra manipulao dos lderes religiosos, que no s ocultam estas contradies, mas fazem caso omisso de Mandamentos que poderiam ser fundamentais para sua salvao futura.

Imagine que ao morrer e em pleno Juzo Final Deus lhe pergunte:

Por que no guardaste a festa dos zimos do ms de Abib? Na Bblia estava muito claro! panela com este!

A manipulao mais que obvia. Modificam, ocultam, disimulam, distorcem e deliberadamente se esquecem de mostrar a seus fiis toda esta informao com a finalidade de no alterar a lubrificada engrenagem do funcionamento da religio moderna. Ento, sempre que voltar a ver esses 10 Mandamentos colados em uma parede ou ressaltados em sua Bblia, recorde do que escrevemos aqui; talvez os verdadeiros mandamentos tenham estado ocultos bem debaixo dos seus olhos por muito tempo.

24

4 - Advertncias ao leitor crente

1 - Ebooks recomendados

25

26

2 - Mais contedo recomendado

27

28

3 - Livros recomendados

570 pginas
Mentiras Fundamentais da Igreja Catlica uma anlise profunda da Bblia, que permite conhecer o que se deixou escrito, em que circunstncias, quem o escreveu, quando e, acima de tudo, como tem sido pervertido ao longo dos sculos. Este livro de Pepe Rodriguez serve para que crentes e no crentes encontrem as respostas que sempre buscaram e posaam ter a ltima palavra. uma das melhores colees de dados sobre a formao mitolgica do cristianismo no Ocidente. Um a um, magistralmente, o autor revela aspectos mais questionveis da f judaico-crist.

317 pginas
Com grande rigor histrico e acadmico Fernando Vallejo desmascara uma f dogmtica que durante 1700 anos tem derramado o sangue de homens e animais invocando a entelquia de Deus ou a estranha mistura de mitos orientais que chamamos de Cristo, cuja existncia real ningum conseguiu demonstrar. Uma obra que desmistifica e quebra os pilares de uma instituio to arraigada em nosso mundo atual. Entrevista com o autor AQUI.

600 pginas

600 pginas

Dois informadssimos volumes de Karlheinz Deschner sobre a poltica dos Papas no sculo XX, uma obra surpreendentemente silenciada peols mesmos meios de comunicao que tanta ateno dedicaram ao livro de Joo Paulo II sobre como cruzar o umbral da esperana a fora de f e obedincia. Eu sei que no est na moda julgar a religio por seus efeitos histricos recentes, exceto no caso do fundamentalismo islmico, mas alguns exerccios de memria a este respeito so essenciais para a compreenso do surgimento de algumas monstruosidades polticas ocorridas no sculo XX e outras to atuais como as que ocorrem na ex-Jugoslvia ou no Pas Basco. Fernando Savater. El Pas, 17 de junho de 1995. Este segundo volume, como o primeiro, nos oferece uma ampla e slida informao sobre esse perodo da histria da Igreja na sua transio de uma marcada atitude de condescendncia com regimes totalitrios conservadores at uma postura de necessria acomodao aos sistemas democrticos dos vencedores ocidentais na Segunda Guerra Mundial. Gonzalo Puente Ojea. El Mundo, 22 de outubro de 1995. Ler online volume 1 e volume 2 (espanhol). Para comprar (Amazon) clique nas imagens.

29

312 pginas
"Su visin de la historia de la Iglesia no slo no es reverencial, sino que, por usar una expresin familiar, no deja ttere con cabeza. Su sarcasmo y su mordaz irona seran gratuitos si no fuese porque van de la mano del dato elocuente y del argumento racional. La chispa de su estilo se nutre, por lo dems, de la mejor tradicin volteriana." "Soy partidario de incluir en el plan de estudios una asignatura acerca de smbolos y mitos religiosos comparados. Historia de la religin, bueno, catequesis obligatoria, no. Y, si se empea usted, acepto que se insista sobre todo en la historia de la Iglesia cristiana y catlica. Propongo un libro de texto: Opus Diaboli, del estudioso alemn Karlheinz Deschner, recin traducido al castellano en Editorial Yalde. En l se brinda abundante documentacin sobre la trayectoria eclesial en relacin con temas como la guerra, el dinero, la sexualidad, la tolerancia, etctera. Y jugosas reflexiones sobre la actividad poltica de los papas modernos, desde Len XIII hasta el turista de Cracovia que actualmente disfrutamos. Si tal es el texto elegido como manual, no veo ms que ventajas en convertir la asignatura de religin en obligatoria. Y aun para adultos." Fernando Savater. El Pas, 20 de mayo de 1990

304 pginas
"En temas candentes como los del control demogrfico, el uso de anticonceptivos, la ordenacin sacerdotal de las mujeres y el celibato de los sacerdotes, la iglesia sigue anclada en el pasado y bloqueada en su rigidez dogmtica. Por qu esa obstinacin que atenta contra la dignidad y la libertad de millones de personas? El Anticatecismo ayuda eficazmente a hallar respuesta a esa pregunta. Confluyen en esta obra dos personalidades de vocacin ilustradora y del mximo relieve en lo que, desde Voltaire, casi constituye un Gnero literario propio: la crtica de la iglesia y de todo dogmatismo obsesivamente <salvfico>. Aparte de un desbordante caudal de conocimientos histricos, ambos autores aportan un desenfado jovial que, en ltimo trmino, tiene que ver con el atenazamiento de las conciencias, con una tremenda batalla de fondo contra ideas nutricias de la democracia. En suma: un balance total de la historia del pasado y del presente de la iglesia que conjuga eficazmente la brevedad, el rigor, la agudeza y la aportacin de datos bsicos."

136 pginas
De una manera didctica, el profesor Karl Deschner nos ofrece una visin crtica de la doctrina de la Iglesia catlica y de sus trasfondos histricos. Desde la misma existencia de Jess, hasta la polmica transmisin de los Evangelios, la instauracin y significacin de los sacramentos o la supuesta infalibilidad del Papa. Todos estos asuntos son estudiados, puestos en duda y expuestas las conclusiones en una obra de rigor que, traducida a numerosos idiomas, ha venido a cuestionar los orgenes, mtodos y razones de una de las instituciones ms poderosas del mundo: la Iglesia catlica.

480 pginas
Se bem que o cristianismo esteja hoje beira da bancarrota espiritual, segue impregnando ainda decisivamente nossa moral sexual, e as limitaes formais de nossa vida ertica continuam sendo basicamente as mesmas que nos sculos XV ou V, na poca de Lutero ou de Santo Agostinho. E isso nos afeta a todos no mundo ocidental, inclusive aos no cristos ou aos anticristos. Pois o que alguns pastores nmadas de cabras pensaram h dois mil e quinhentos anos, continua determinando os cdigos oficiais desde a Europa at a Amrica; subsiste uma conexo tangvel entre as ideas sobre a sexualidade dos profetas veterotestamentarios ou de Paulo e os processos penais por conduta desonesta em Roma, Paris ou Nova York. Karlheinz Deschner.

30

1 (365 pg) Los orgenes, desde el paleocristianismo hasta el final de la era constantiniana

2 - (294 pg) La poca patrstica y la consolidacin del primado de Roma

3 - (297 pg) De la querella de Oriente hasta el final del periodo justiniano

4 - (263 pg) La Iglesia antigua: Falsificaciones y engaos

5 - (250 pg) La Iglesia antigua: Lucha contra los paganos y ocupaciones del poder

6 - (263 pg) Alta Edad Media: El siglo de los merovingios

7 - (201 pg) Alta Edad Media: El auge de la dinasta carolingia

8 - (282 pg) Siglo IX: Desde Luis el Piadoso hasta las primeras luchas contra los sarracenos

Em 1970 Karlheinz Deschner comeou sua obra mais ambiciosa, a Historia Criminal do Cristianismo, projetada em princpio a dez volumes, dos quais se publicaram nove at o presente e no se descarta que se amplie o projeto. Trata-se da mais rigorosa e implacvel exposio jamais escrita contra as formas empregadas pelos cristos, ao largo dos sculos, para a conquista e conservao do poder. Em 1971 Deschner foi convocado por uma corte em Nuremberg acusado de difamar a Igreja. Ganhou o processo com uma slida argumentao, mas aquela instituio reagiu rodeando suas obras com um muro de silncio que no se rompeu definitivamente at os anos oitenta, quando as obras de Deschner comearam a ser publicadas fora da Alemanha (Polnia, Sua, Itlia e Espanha, principalmente).

Karl Heinrich Leopold Deschner

9 - (282 pg) Siglo X: Desde las invasiones normandas hasta la muerte de Otn III

31

414 pginas
LA BIBLIA DESENTERRADA Israel Finkelstein es un arquelogo y acadmico israelita, director del instituto de arqueologa de la universidad de Universidad de Tel Aviv y co-responsable de las excavaciones en Mejido (25 estratos arqueolgicos, 7000 aos de historia) al norte de Israel. Se le debe igualmente importantes contribuciones a los recientes datos arqueolgicos sobre los primeros israelitas en tierra de Palestina (excavaciones de 1990) utilizando un mtodo que utiliza la estadstica ( exploracin de toda la superficie a gran escala de la cual se extraen todas las signos de vida, luego se data y se cartografa por fecha) que permiti el descubrimiento de la sedentarizacin de los primeros israelitas sobre las altas tierras de Cisjordania. Finkelstein y Neil Asher Silbermann (director histrico de el centro Ename de Bruxelas por la arqueologa y la herencia publica) son los autores de Best Seller "La Biblia Desenterrada: una nueva visin arqueolgica del antiguo Israel y de los orgenes de sus textos sagrados" y de "David y Salomn: en busca de los reyes sagrados de la Biblia y de las races de la tradicin occidental" Es este un libro importante y de fcil lectura, as como el siguiente sobre David y Salomn. Los autores con los mtodos cientficos que utiliza hoy da la arqueologa, ponen de manifiesto que lo que se cuenta en la Biblia nada tiene que ver con la realidad histrica. Nunca se encontraron rastros de la existencia de Moiss y el xodo no es mas que una invencin seguramente apoyada en las batallas de tribus nmadas buscando territorio. Ninguna prueba tampoco de la existencia de los reinos de David y Salomn, que debieron ser unos reyezuelos sin gran importancia en el contexto histrico de la poca. La Biblia, como los autores explican, fue creada por Josias hacia el -600, para reunir los reinos de Israel y Juda y apoyndose en el nacionalismo declarar una guerra que al fin perdieron. Es un libro que es necesario conocer, las mentiras en que se basa el Antiguo testamento son las mismas que aparecen en el nuevo, tambin los evangelios son mitos y leyendas, no hay que olvidar que estos sucesos inventados ha servido y sirven ahora para oprimirnos en nombre de un dios inventado y para los judos constituyen el pretexto del genocidio contra los palestinos, es mejor saber el porque de tanto fanatismo. Buena lectura, tambin ofrecemos cuatro documentales presentados por los autores.

639 pginas
EL PAPA DE HITLER: LA VERDADERA HISTORIA DE PIO XII Fue Po XII indiferente al sufrimiento del pueblo judo? Tuvo alguna responsabilidad en el ascenso del nazismo? Cmo explicar que firmara un Concordato con Hitler? Preguntas como stas comenzaron a formularse al finalizar la Segunda Guerra Mundial, tiendo con la sospecha al Sumo Pontfice. A fin de responder a estos interrogantes, y con el deseo de limpiar la imagen de Eugenio Pacelli, el historiador catlico John Cornwell decidi investigar a fondo su figura. En los archivos vaticanos, donde tuvo acceso a documentos desconocidos hasta ahora, encontr exactamente lo contrario de lo que buscaba: pruebas irrefutables de su antisemitismo y de su responsabilidad en el estallido de las dos guerras mundiales. Lejos del sensacionalismo, esta devastadora biografa, excelentemente escrita, examina la carrera eclesistica de Pacelli con un impecable rigor, lo que hace an ms demoledoras sus conclusiones. El profesor Cornwell plantea unas acusaciones acerca del papel de la Iglesia en los acontecimientos ms terribles del siglo, incluso de la historia humana, extremadamente difciles de refutar.

32

513 pginas
En esta obra se describe a algunos de los hombres que ocuparon el cargo de papa. Entre los papas hubo un gran nmero de hombres casados, algunos de los cuales renunciaron a sus esposas e hijos a cambio del cargo papal. Muchos eran hijos de sacerdotes, obispos y papas. Algunos eran bastardos, uno era viudo, otro un ex esclavo, varios eran asesinos, otros incrdulos, algunos eran ermitaos, algunos herejes, sadistas y sodomitas; muchos se convirtieron en papas comprando el papado (simona), y continuaron durante sus das vendiendo objetos sagrados para forrarse con el dinero, al menos uno era adorador de Satans, algunos fueron padres de hijos ilegtimos, algunos eran fornicarios y adlteros en gran escala...

326 pginas
Santos e pecadores: histria dos papas um livro que em nenhum momento soa pretensioso. O subttulo explicado pelo autor no prefcio, que afirma no ter tido a inteno de soar absoluto. No a histria dos papas, mas sim, uma de suas histrias. Vale dizer que o livro originou-se de uma srie para a televiso, mas em nenhum momento soa incompleto ou deixa lacunas.

391 pginas
La Iglesia esconde y minimiza este tremendo problema, pero no estamos ante algo puntual sino ante la consecuencia de sus graves errores estructurales. En Pederastia en la Iglesia catlica se analiza y denuncia, con solidez y dureza, la realidad, causas y efectos de la pederastia clerical, se cuantifica su dimensin, y se muestra que la cpula de la Iglesia, incluido el Papa, mantiene una legislacin cannica que obliga a encubrir y perdonar los delitos del clero. Pepe Rodrguez demuestra que encubrir esos delitos es una prctica cotidiana en las dicesis catlicas, aportando un gran nmero de casos bien significativos, con nombres y apellidos, de Espaa, Francia, Italia, Alemania, Austria, Polonia, Gran Bretaa, Irlanda, Estados Unidos, Mxico, Centroamrica, Costa Rica, Puerto Rico, Colombia, Argentina, Chile... Australia; y en su "declogo de los prelados para el encubrimiento" aflora las vergonzosas maniobras que stos realizan a fin de proteger al clero pederasta. Pero, aunque el objetivo del libro es demostrar la inmoralidad del gobierno de la Iglesia ante este problema, el autor no olvida lo fundamental, eso es, la situacin psicolgica y social de las vctimas y sus familiares, aportando las recomendaciones indispensables para poder detectar y protegerse del clero agresor.

198 pginas
Originally published as a pamphlet in 1853, and expanded to book length in 1858, The Two Babylons seeks to demonstrate a connection between the ancient Babylonian mystery religions and practices of the Roman Catholic Church. Often controversial, yet always engaging, The Two Babylons comes from an era when disciplines such as archeology and anthropology were in their infancy, and represents an early attempt to synthesize many of the findings of these areas and Biblical truth.

Seu ttulo me deu a impresso, quando o li, que se tratava de uma espcie de enciclopdia, contando sobre a vida dos papas individualmente. No obstante, ao folhear o livro, percebi que estava enganado. No entanto, isso no foi motivo para que eu me decepcionasse. Eamon Duffy, catlico assumido, em nenhum momento tenta adular os pontfices, tampouco tenta fazer saltar aos olhos suas falhas de carter. Para no cair na armadilha de deixar-se levar por lendas e boatos de opositores de alguns papas, o autor deixa de lado muitos escndalos do papado, atendose apenas queles aonde de fato foi possvel se comprovar o que foi dito.

33

576 pginas
First published in 1976, Paul Johnson's exceptional study of Christianity has been loved and widely hailed for its intensive research, writing, and magnitude. In a highly readable companion to books on faith and history, the scholar and author Johnson has illuminated the Christian world and its fascinating history in a way that no other has. Johnson takes off in the year 49 with his namesake the apostle Paul. Thus beginning an ambitious quest to paint the centuries since the founding of a little-known 'Jesus Sect', A History of Christianity explores to a great degree the evolution of the Western world. With an unbiased and overall optimistic tone, Johnson traces the fantastic scope of the consequent sects of Christianity and the people who followed them. Information drawn from extensive and varied sources from around the world makes this history as credible as it is reliable. Invaluable understanding of the framework of modern Christianity - and its trials and tribulations throughout history - has never before been contained in such a captivating work.

380 pginas
La Biblia con fuentes reveladas (2003) es un libro del erudito bblico Richard Elliott Friedman que se ocupa del proceso por el cual los cinco libros de la Tor (Pentateuco) llegaron a ser escritos. Friedman sigue las cuatro fuentes del modelo de la hiptesis documentaria pero se diferencia significativamente del modelo S de Julius Wellhausen en varios aspectos. En particular, Friedman est de acuerdo con Wellhausen en la fecha del Deuteronomio (el tribunal de Josas , c. 621 a.s.C. o 622), pero coloca a la fuente sacerdotal en la corte de Ezequas y su secuencia de las fuentes por lo tanto son J (Jahvista), E (Elohista), S (Sacerdotal) y D (deuteronomista) . Friedman, como Wellhausen, ve una redaccin final en el tiempo de Esdras , c. 450 a.s.C. El ncleo del libro, teniendo casi 300 de sus casi 380 pginas en la edicin de bolsillo, es la traduccin del propio Friedman de los cinco libros del Pentateuco, en la que las cuatro fuentes ms las contribuciones de los dos redactores (de la fuente de JE combinada y las que ms tarde us el redactor del documento final) se indican tipogrficamente. Las secciones restantes incluyen una breve introduccin que esboza la tesis de Friedman, una recoleccin de pruebas, y una bibliografa.

38 pginas
An Atheist Classic! This masterpiece, by the brilliant atheist Marshall Gauvin is full of direct 'counter-dictions', historical evidence and testimony that, not only casts doubt, but shatters the myth that there was, indeed, a 'Jesus Christ', as Christians assert. A dynamic and courageous, Free Thinking Atheist dares to rip the Bible story of 'Jesus Christ' to shreds - using history, logic and common sense! Gauvin will take you on a journey through history and mercilessly expose the difference between science, which depends on reason, observation, and experience and religion, which merely believes. If you're looking for an excellent, humorous, and no-nonsense work that will provide you with the ammunition you need to refute the 'friends of the invisible son', then look no more! A must for every truth-seeker's library! Add it to your collection today! Robert Ambelain, aunque defensor de la historicidad de un Jess de carne y hueso, amplia en estas lneas la descripcin que hace en anteriores entregas de esta triloga ( Jess o El Secreto Mortal de los Templarios y Los Secretos del Glgota) de un Jess para nada acorde con la descripcin oficial de la iglesia sino a uno rebelde: un zelote con aspiraciones a monarca que fue mitificado e inventado, tal y como se conoce actualmente, por Paulo, quin, segn Ambelain, desconoca las leyes judaicas y dicha religin, y quien adems us todos los arquetipos de las religiones que s conoca y en las que alguna vez crey (las griegas, romanas y persas) arropndose en los conocimientos sobre judasmo de personas como Filn para crear a ese personaje. Este extrajo de cada religin aquello que atraera a las masas para as poder centralizar su nueva religin en s mismo como cabeza visible de una jerarqua eclesistica totalmente nueva que no haca frente directo al imperio pero si a quienes opriman al pueblo valindose de la posicin que les haba concedido dicho imperio (el consejo judo).

34

391 pginas
PEDERASTIA EM LA IGLESIA CATLICA En este libro, los abusos sexuales a menores, cometidos por el clero o por cualquier otro, son tratados como "delitos", no como "pecados", ya que en todos los ordenamientos jurdicos democrticos del mundo se tipifican como un delito penal las conductas sexuales con menores a las que nos vamos a referir. Y comete tambin un delito todo aquel que, de forma consciente y activa, encubre u ordena encubrir esos comportamientos deplorables. Usar como objeto sexual a un menor, ya sea mediante la violencia, el engao, la astucia o la seduccin, supone, ante todo y por encima de cualquier otra opinin, un delito. Y si bien es cierto que, adems, el hecho puede verse como un "pecado" -segn el trmino catlico-, jams puede ser lcito, ni honesto, ni admisible abordarlo slo como un "pecado" al tiempo que se ignora conscientemente su naturaleza bsica de delito, tal como hace la Iglesia catlica, tanto desde el ordenamiento jurdico interno que le es propio, como desde la praxis cotidiana de sus prelados. La existencia de una cifra enorme de abusos sexuales sobre menores dentro de la Iglesia catlica es ya un hecho innegable, que no es puntual, ni espordico, ni aislado, ni est bajo control, antes al contrario. Tampoco es, ni mucho menos, producto de una campaa emprendida contra la Iglesia por oscuros intereses. Los mayores enemigos de la Iglesia, mejor dicho, del mensaje evanglico que dicen representar, no deben buscarse en el exterior, basta y sobra con los muchos que existen entre su clero ms granado. La prdida de creyentes y de credibilidad tan enorme que est afectando a la Iglesia catlica, desde hace algo ms de un siglo, no obedece tanto a la secularizacin de la sociedad como a los gravsimos errores de una institucin que ha perdido pie en el mundo real.

639 pginas
EL PAPA DE HITLER: LA VERDADERA HISTORIA DE PIO XII Fue Po XII indiferente al sufrimiento del pueblo judo? Tuvo alguna responsabilidad en el ascenso del nazismo? Cmo explicar que firmara un Concordato con Hitler? Preguntas como stas comenzaron a formularse al finalizar la Segunda Guerra Mundial, tiendo con la sospecha al Sumo Pontfice. A fin de responder a estos interrogantes, y con el deseo de limpiar la imagen de Eugenio Pacelli, el historiador catlico John Cornwell decidi investigar a fondo su figura. En los archivos vaticanos, donde tuvo acceso a documentos desconocidos hasta ahora, encontr exactamente lo contrario de lo que buscaba: pruebas irrefutables de su antisemitismo y de su responsabilidad en el estallido de las dos guerras mundiales. Lejos del sensacionalismo, esta devastadora biografa, excelentemente escrita, examina la carrera eclesistica de Pacelli con un impecable rigor, lo que hace an ms demoledoras sus conclusiones. El profesor Cornwell plantea unas acusaciones acerca del papel de la Iglesia en los acontecimientos ms terribles del siglo, incluso de la historia humana, extremadamente difciles de refutar.

35

A BBLIA DESENTERRADA DOCUMENTRIO (espanhol) OS PATRIARCAS 1 OS REIS 2

O XODO 3

O LIVRO - 4

A BBLIA DESENTERRADA DOCUMENTRIO (ingls) The Patriarchs 1 The Exodus 2

The Kings 3

The book 4

A BBLIA FOI ENTERRADA PELA ARQUEOLOGIA.

36

4 - Fontes:
http://ateismoparacristianos.blogspot.com/ http://pt.wikipedia.org http://atheism.about.com http://www.bibliaonline.com.br/

37

Вам также может понравиться