Вы находитесь на странице: 1из 8

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

Ano Lectivo: 2012/2013

Iconografia e Iconologia
Uma introduo ao estudo da arte do Renascimento

PANOFSKY, Erwin, O Significado Nas Artes Visuais.

Nome: Gustavo Branco Teixeira Nmero: 7043 Curso: Pintura Disciplina: Histria da Arte I

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

NDICE
Introduo Desenvolvimento Iconografia e Iconologia Concluso Bibliografia
7 8 3 4

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

Introduo
Esta ficha de leitura tem como objectivo resumir o captulo intitulado Iconografia e Iconologia: uma introduo ao estudo da Arte do Renascimento Pertencente obra literria de Erwin Panofsky , O significado nas Artes Visuais, que nos leva a relatar o desenvolvimento das ideias de Panofsky nomeadamente a clarificao dos conceitos de iconografia e iconologia. Breve Biografia sobre o Autor: Erwin Panofsky, considerado um historiador de arte que nasceu a 30 de Maro de 1892, na cidade alem de Hannouver. Formou-se nas Universidades de Munique, Berlim e Friburgo onde foi discpulo de Aby Warburg (conhecido pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano). Conclui o seu doutoramento em 1914, na ltima instituio referida, com uma tese sobre o pintor alemo Albercht Drer. Antes de se mudar para Londres, Panofsky trabalhou para a Warburg Library, onde publica o seu primeiro trabalho Idea: Ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der lteren Kunstheorie (1924) que abordava a histria da teoria neo-platnica. Deu aulas de Histria da Arte entre 1920 e 1933 (13 anos) em vrias Universidades, e foi ganhando reconhecimento como crtico e historiador. Durante estes anos comea a desenvolver a ideia da iconologia e iconografia e so estes estudos que o iro torna-lo num dos principais representantes do mtodo iconolgico. Em 1931, teve acesso livre nas viagens entre os Estados Unidos e a Alemanha que foi permitido pelo estado alemo, por pouco tempo, devido ao regime Nazi na altura. Assim, Panofsky ficou a residir em Nova Iorque, onde foi publicado (em 1989) o livro sobre o qual se dirige este resumo que rene temas variados tais como a teoria das propores, a viso histrica de Vazari e Ticiano, a relao entre a obra de arte e seu contexto e, principalmente, o estudo da Iconografia e da Iconologia. Faz tambm uma grande descrio do Renascimento que tinha como finalidade compreender a problemtica e a complexidade do renascer da antiguidade clssica na Idade Mdia. Panofsky deu aulas na universidade de Princeton at sua morte a 14 de Maro de 1968.

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

Desenvolvimento

Iconologia e Iconografia Embora tenha sido Warburg o primeiro a descrever a iconologia como a cincia da histria de arte em 1912, Panofsky, que na sua obra O significado nas artes visuais, nos clarifica sobre os conceitos de Iconografia e Iconologia e suas respectivas diferenas. Comea por demonstrar-nos que possvel fazer um paralelismo entre a anlise de uma aco quotidiana e a de uma obra de arte, e para compreenso dessa anlise, estabelece a Iconografia como o alicerce da interpretao de uma dada obra. Desmontando o termo, Iconografia (do grego Eikn + graphia imagem + escrita) , diz respeito no s ao estudo da descrio de imagens, como o prprio nome indica, mas tambm classificao das mesmas. Da a sua importncia, uma vez que fonte de informaes que permitem uma melhor anlise das obras tanto a nvel formal como do seu significado e contedo (informaes como a sua origem, data e autenticidade). A Iconologia, por outro lado, centra-se mais no carcter interpretativo associado ao pensamento/razo (logos). Torna-se parte do estudo da arte, pois no se limita simplesmente a uma examinao prvia, a uma descrio das figuras e cenas representadas, mas sim a uma interpretao mais profunda, de identificao e justificao das frmulas adoptadas de forma entend-las dentro do contexto histrico-cultural e sociedade em que se inserem. Ambas, iconografia e iconologia precisam uma da outra, auxiliam-se e tm em comum a anlise das imagens, histrias e alegorias e que o requisito bsico para uma interpretao correcta do significado das obras de arte. A metodologia proposta por Panofsky para a anlise de um objecto ou obra divide-se em trs (3) partes: 1. Da descrio pr-iconogrfica faz parte a Comprenso de significados primrios ou naturais que podem ser factuais ou expressionais. O primeiro, relaciona-se com a identificao de objectos e factos; o segundo, remete para aspectos psicolgicos e expresses. nesta fase que se identificam nas obras as formas puras (as suas linhas, cores e volumes). Enquanto observadores, para alm de ver, estamos a ler e interpretar este mundo dos motivos artsticos que descrevemos segundo a nossa familiaridade com o mundo prtico (experincia prtica). Quanto mais rigorosa for esta identificao e descrio, menores sero os erros futuros que podem sujeitar a compreenso final do significado.
4

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

2. A segunda parte da metodologia, para alm da proximidade com a experiencia prtica, j requer muito mais ateno a temas e conceitos especficos oriundos de fontes literrias ou da prpria tradio oral. Por isso, junta a si o significado secundrio ou convencional, que rene em si o mundo experimental e o da cultura, interligando as relaes entre o objecto j identificado e o seu prprio conceito. Ao assimilarmos os motivos artsticos com assuntos e conceitos obteremos imagens, histrias e alegorias (combinaes de imagens), ou seja, esta capacidade ir nos ajudar a identificar e a compreender os conceitos retratados nessas imagens (informao sobre a sua poca, em que condies foi feita a obra/objecto artstico, que sentimentos foram usados, o que que o artista estaria a pensar no momento, etc...), e ao identificarmos essas imagens obtemos ento a anlise Iconogrfica. 3. A aco do mtodo de interpretao iconolgico o nome da terceira e ltima etapa da metodologia proposta por Panofsky (que considerada a mais complexa devido ao seu carcter interpretativo). A anlise iconolgica d-se pela interpretao exaustiva dos contedos e imagens de uma dada obra cujo objectivo identificar o seu significado intrnseco, isto , explica os acontecimentos visveis e possibilita compreender todas as relaes existentes numa obra, ou seja, o modo como as imagens se relacionam com a filosofia, a religio, a sociedade e a prpria cultura da poca em que se inserem. A partir do momento em que verificarmos que as mesmas atitudes encontradas atravs da interpretao nessa obra so demonstradas em todas as qualidades do seu estilo, estamos a interpretar as formas puras e as imagens como valores simblicos ( Relator-Ernst Cassirer). Estes valores retirados pelo interpretador, que podem ser desconhecidos pelo prprio artista e serem diferentes ou mesmo opostos do que ele tentou expressar, so o objecto da iconologia em oposio iconografia. O que se pretende da interpretao iconolgica relacionar esta metodologia com as tendncias fundamentais da mente humana a intuio sinttica a virtude mental que pode formar-se pela psicologia pessoal ou pelo paradigma dos seus valores fundamentais. E finalizada esta etapa, conclui-se a metodologia de anlise de Panofsky.

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

Notemos que estas trs categorias, embora sejam diferentes, ao fundirem-se, tornam-se na obra de arte. No entanto, todas elas tm um problema em comum: Por mais experincia e conhecimento obtido por obras literrias ou at a sua prpria intuio como interpretador no nos d a exactido, isto , no h 100% de garantia em como o que acabou de ser analisado de uma obra esteje correcto. por essa mesma razo, que todas estas armas de interpretao devem ser submetidas a um processo de suplementao e correco que se designa por Histria da Tradio. Esta, por sua vez abarca trs (3) princpios correctivos: 1. A histria do estilo - porque que diferentes objectos foram expressos pelas formas em diferentes circunstncias histricas; 2. Dos tipos - porque que temas foram expressos por objectos sob diferentes contextos histricos; 3. A histria dos sintomas culturais - porque que as orientaes da nossa mente foram expressas por determinados conceitos sob diferentes condies histricas.

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

Concluso
Para terminar a anlise deste captulo, podemos concluir que Erwin Panofsky um autor de importncia fulcral para a compreenso da iconologia e da iconografia. Entedemos ento que a iconografia o ramo da Histria da Arte que estuda a dualidade entre o tema e a forma das obras de arte e, Panofsky, estabelece uma metodologia para a compreenso de imagens e de obras de arte. Para isso, prope como objectos de interpretao: O significado primrio ou natural, que pode ser factual ou expressional e que constitui o mundo dos motivos artsticos e das formas puras. O secundrio ou convencional que constitudo pelo mundo das imagens, histrias e alegorias. E o significado intrnseco ou contedo que forma o mundo dos valores simblicos. Estes significados inserem-se nas trs fases de interpretao de uma obra/imagem: A 1 diz respeito descrio pr-iconogrfica que consiste na percepo das linhas, cores, formas e motivos puros. Assim sendo, esta fase depende muito mais da nossa experincia prtica. Da ser uma fase acessvel e alcanvel pela maioria das pessoas. A 2 corresponde anlise iconogrfica que mais complexa do que a primeira fase porque implica, para alm da experincia prtica, um conhecimento de temas e conceitos especficos que se podem encontrar em vrias fontes ( uma delas que das mais usadas, as literrias). A 3 designada por interpretao iconolgica que a mais complicada pois cada vez engloba mais coisas em si, ou seja, mais que a experincia e mais que o saber enciclopdico, pressupe a familiaridade com as tendncias essenciais da mente humana intuio sinttica. atravs desta ltima fase que conseguimos obter o contexto histrico, cultural e pessoal da obra em estudo, tornando-a parte de um ambiente e de uma sociedade. Estas etapas, fundem-se e colaboram umas com as outras procurando a exactido. Podemos concluir ento que este mtodo bastante til seno o mais til em vrios campos , nomeadamente na nossa disciplina/cadeira Histria da Arte, pois atravs da iconografia e da iconologia que as obras ganham um novo significado, sendo ele religioso, simblico, cultural ou social da poca ao qual elas esto inseridas. So os conjuntos de imagens de cada civilizao que possibilitam a elaborao da Histria da Arte.

HISTRIA DA ARTE I 26/10/2012 1 Semestre

Bibliografia
Este Autor teve inmeras obras durante o seu tempo de vida, portanto s irei referir algumas que sejam mais pertinentes para esta ficha de trabalho. De seguida deixarei um/dois links onde podero ver e consultar a sua bibliografia.

Erwin Panofsky, (1955/1989) O Significado nas Artes Visuais, Lisboa: Editorial Presena Erwin Panofsky, The Renaissance in Idea: A Concept in Art Theory, Columbia, 1968, pp. 47-68. [This is a challenging essay on the issue of naturalism and idealism in renaissance art]

Gombrich, Ernst (1993) Gombrich on the Renaissance: norm and form Erwin Panofsky, ICONOGRAFIA E ICONOLOGIA INTRODUZIONE ALLO STUDIO DELLARTE DEL RINASCIMENTO :

http://ftp.diegogulizia.it/didattica/Catalogazione%20BBCC/iconografia%2 0e%20iconografia.pdf (acedido em 24 de Outubro de 2012) Dictionary of Art Historians network, A Biographical Dictionary of Historic Scholars, Museum Professionals and Academic Historians of Art, Erwin Panofsky: http://www.dictionaryofarthistorians.org/panofskye.htm (acedido em 24 de Outubro de 2012)

Bibliografia de Erwin Panofsky, (seleces bibliogrficas):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Erwin_Panofsky#Sele.C3.A7.C3.A3o_Bibliogr.C3.A1fica

Вам также может понравиться