Вы находитесь на странице: 1из 2

SNTESE (baseada na Obra de Manuel Brito-Semedo Construo da Identidade nacional anlise da Imprensa) O PAPEL DAS DIFERENTES GERAES NO PROCESSO

O DA CONSTRUO DA CONSCINCIA E IDENTIDADE NACIONAIS CABO-VERDIANAS 1 GERAO SENTIMENTO NATIVISTA (EUGNIO TAVARES) FIGURAS: Eugnio Tavares, Lus Loff de Vasconcellos, Augusto Vera-Cruz, Martinho Nobre de Melo, Antnio Corsino Lopes da Silva, Antnio Borja Santos, Pedro Cardoso, etc. CONTRIBUTO (ACO): Declararam a situao de abandono que as Ilhas estavam votadas e as injustias que os cabo-verdianos sofriam, e reclamaram a igualdade de direitos e tratamento, solicitando a abolio das leis discriminatrias, visto que tambm eram portugueses. Do ponto de vista poltico, quiseram a autonomia e nunca a soberania (independncia), ficando sim pelo regime de adjacncia, visto que tambm se sentiam portugueses ou como tal queriam ser considerados na prtica (portugueses de sangue e corao, mas acima de tudo caboverdianos), sem contudo abrirem mo da sua origem cabo-verdiana.

Limites/crticas: No se definia claramente a sua situao (DUPLO PATRIOTISMO), em


termos de identidade, visto que tambm se consideravam portugueses ao mesmo tempo que cabo-verdianos, e a sua aco no passou de reclamar (no papel), tendo como suporte a lngua do dominador. 2 GERAO CONSCINCIA REGIONALISTA (BALTAZAR LOPES) FIGURAS: Baltazar Lopes, Jorge Barbosa, Manuel Lopes, Henrique Teixeira de Sousa, etc. CONTRIBUTO (ACO): Denunciaram a situao de abandono que se encontravam as Ilhas e defenderam Cabo Verde como sendo uma regio especfica e diferente das outras que compunham o territrio portugus, atravs da sua especificidade cultural e valorizao da mesma, afastando assim Cabo Verde de Portugal, como se viria manifestar literria e culturalmente (produes literrias versando o homem e cultura cabo-verdianos, com o suporte da lngua crioula, a origem social e tnica do povo cabo-verdiano, etc.) com o aparecimento de movimentos culturais e revistas (como a Claridade). Para alm disso, esta gerao viria propor a criao de um grupo cvico, poltico e cultural (Unio Regionalista) formado por cidados caboverdianos, que visava o engrandecimento do arquiplago. Iniciava-se ento o processo de

emancipao do cabo-verdiano, principalmente do ponto de vista cultural, podendo mesmo falar de independncia cultural e no poltica, visto que tambm esta gerao propunha a criao de uma Regio Autnoma para Cabo Verde, assim como a Madeira e Aores.

Limitaes /Crticas: Assim como a gerao anterior, limitaram apenas a fazer denncias e,
do ponto de vista prtico e poltico, defenderam a autonomia e adjacncia para as Ilhas, mas nunca a soberania para o povo cabo-verdiano. E a valorizao cultural e do prprio povo passariam claro pela independncia poltica e a separao de Portugal, visto que a relao que existia entre Cabo Verde e Portugal era de dominao e no de respeito e colaborao. Ainda se manifestou a vontade de continuao sob o domnio portugus e suas leis, assim como da sua cultura. 3 GERAO A AFRIMAO NACIONALISTA (AMLCAR CABRAL) FIGURAS: Amlcar Cabral, Aguinaldo Brito Fonseca, Manuel Monteiro Duarte, Abilio Duarte, Henrique Teixeira de Sousa, Jos Leito da Graa, Ovdio de Sousa Martins, Gabriel Mariano Lopes da Silva, Francisco Lopes da Silva, Onsimo Silveira, etc. CONTRIBUTO (ACO): Reivindica consciente e abertamente a origem africana e sua herana cultural para os cabo-verdianos, denuncia-se a situao de abandono e dificuldades existentes nas Ilhas, que gerou a emigrao forada (pela fome) para So Tom e Prncipe, com um discurso de revolta e querendo acima de tudo a emancipao do povo cabo-verdiano. Ou seja, queria-se romper com a Ptria (Portugal) e transferir para a Mtria (Cabo Verde) a exclusividade do amor do seu povo, transformando-a na Me-Ptria. Esta gerao assume sem nenhum tipo de complexo a sua especificidade enquanto povo, independentemente da sua origem, e busca a sua afirmao como tal no mundo, como um povo digno e livre cultural e politicamente. Esta busca da africanidade viria sustentar a teoria da Unidade Guin (GuinBissau) / Cabo Verde por Amlcar Cabral, que na prtica culminaria com a luta de libertao conjunta dos dois pases (caso nico na Histria das Naes). Portanto, esta gerao difere das outras anteriores, visto que no se limitou a denunciar, atravs da escrita, a situao das Ilhas, como partiu para a aco prtica luta armada de libertao nacional, que viria pr fim a dominao colonial (cultural e poltica) e sim a conquista da independncia e liberdade no dia 5 de Julho de 1975. Estava sim garantida a afirmao da nossa identidade enquanto povo e nao soberana. Surgia assim mais um Estado em frica e no Mundo Cabo Verde. Esta etapa revelar-se-ia como a ltima da trajectria crescente da maioridade do povo cabo-verdiano.

Вам также может понравиться