Вы находитесь на странице: 1из 4

www.drgazolla.

com
DIREITO CIVIL
DIREITOS REAIS: sob coisa alheia Direito Real: Coisa Garantia Real: Onde tem uma coisa pelo cumprimento de uma obrigao Ex. Um relgio Rolex como garantia do pagamento. Garantia Pessoal: Uma pessoa garante o pagamento Ex. Fiana Titular Coisa - Poder que o Titular de determinado direito tem sobre a coisa. Os DIREITOS REAIS produzem eficcia Erga Omnes (Para todos) e direito de seqela: o direito de ir atrs da coisa e reave - la das mos de que quer que injustamente a possua.

S e direito real sobre bem imvel se estiver registrado no cartrio de registro de imveis.

USAR GOZAR DISPOR REAVER

Art. 1225 Direitos Reais I - Propriedade II- Superfcie III- servides IV- usufruto V- uso

www.drgazolla.com
VI- Habitao VII- direito do promitente / Comprador do Imvel.

DIREITO CIVIL
Direito de Familia

CF ART.226

Unio estvel (homoafetiva) (STJ - Sociedade de Fato) (Entidade familiar- Artigo 1,III + art. 3 da CF)

Unio estvel geral: conceito: Trata-se de uma relao de convivncia publica e duradoura entre homem e mulher para constituio de uma famlia.

1)

O cdigo civil no estabelece prazo para a configurao da unio estvel (mais tem que ser mais de dois anos)

2) Convivncia publica (fama publica que estes so uma famlia) 3) A convivncia na unio estvel e diferente da noo de coabitao que no e exigida como requisito de configurao da entidade.
4) Principais Caractersticas: regra geral comunho parcial (podendo

ser alterado por contrato escrito). 5) Os companheiros possuem deveres conjugais similares aos dos cnjuges. A fidelidade na unio estvel e abrangida pelo conceito de lealdade. 6) O cdigo civil autoriza a converso de unio estvel em casamento.
7) O concubinato uma forma de unio estvel impura ou seja de

pessoas impedidas. A concubina no possui direito a meia ao ou partilha de bens muito menos direitos sucessrios porem poder pleitear parcela dos bens que comprovar o esforo comum na sua aquisio.

PODER FAMILIAR

www.drgazolla.com
1- O poder familiar representado por um eixo de direitos de deveres entre

pais e filhos. Ex. A guarda, o sustento, a educao etc., com o rompimento da entidade familiar surge o problema da guarda dos filhos pelos genitores.
2- Atualmente o cdigo civil prev duas formas de guarda, a saber:

UNILATERAL E A COMPARTILHADA (Lei 11.698/08) altera 1583 e 1584 do cdigo Civil), sendo que nada mais do que a responsabilizao conjunta.Na guarda compartilhada o magistrado tem dever de informao inclusive no que diz respeito as sanses.

ALIMENTOS: Trata- se de uma obrigao relacionada a manuteno da vida de um individuo que impe deveres como regra aos parentes. Direito a alimento compe o rol de direitos a personalidade sendo irrenuncivel, indisponvel e no pode ser objeto de sesso. (Sendo irrepetiveis pagou no recebera de novo).

1-

2- Alimentos Gravdicos: Lei 11.804/08 Leitura do artigo 2.

SUCESSO

A) Legitima: 1- Transmisso automtica (propriedade e posse) do direito e dos deveres para os herdeiros nascidas e concebidas 2- Fases da transmisso: primeira da morte a partilha (neste intervalo existe um condomnio obrigatrio), segunda aps a partilha. 3- A cesso tem um objeto definido, portanto a descoberta de outro bem aps regular partilha caber ao herdeiro cedente sua frao ideal tendo em vista que a cesso no transmite a qualidade de herdeiro que indisponvel e intransmissvel. 4- Mecanismos de transmisso: ler artigo 1790 do CC Unio estvel, e de pessoa casada Art. 1829.

B) Testamentria:

www.drgazolla.com
1- Ato de vontade - Negocio jurdico Unilateral - Testamento Para tanto devera ser um ato formal, testamento Ordinrio: Publico (prprio tabelio faz, portanto publico duas testemunhas), particular (feito por escritura particular com testemunhas, seis testemunhas) e serrado (contedo pelo testador mais serrado pelo tabelio, trs testemunhas), sempre sendo escrito. Formas especiais de destamento. a) Militar, b)martimo, c)aeronutico. Codicilo: Trata-se de uma forma de disposio de bens mediante escrito particular ou de disposies sobre enterro e funeral, Art.1281 Ex. Cremao. Obs. Jias de pequeno valor igual ou inferior a 10 salrios mnimos podero ser codicilos. O testador pode dispor de seus bens de forma ampla e irrestrita desde que no tenha herdeiros necessrios, a presena de herdeiros necessrios limita a disposio a 50% do patrimnio tratando-se a outra metade da reserva legitima. Na sucesso testamentria poder configura na qualidade de herdeiros as pessoas jurdicas de direito publico e privado e as pessoas no concedidas ainda chamada prole eventual.

Вам также может понравиться