Вы находитесь на странице: 1из 4

CENTRO UNIVERSITRIO DO SUL DE MINAS UNIS-MG

UNIDADE DE GESTO DA EDUCAO SUPERIOR PRESENCIAL GEP

2012
AVALIAO DA DUREZA SUPERFICIAL PELO ESCLERMETRO DE REFLEXO

Andr Valim Sobrinho Edenilson Jos da Silva

Disciplina: Professor:

Curso:

Materiais de Construo Prof. M.Sc. Antonio de Faria e Prof. Mauricio Pinto Silva 7 Perodo Eng. Civil

INTRODUO

medida que as reaes de hidratao do cimento se desenvolvem, o concreto vai ganhando rigidez e se transformando em um material slido. nesse estado que possvel avaliar a sua propriedade mais importante: a resistncia a compresso. a avaliao dessa propriedade, utilizando um equipamento denominado martelo de Schmidt, o objetivo do Ensaio Escleromtrico. E este ensaio o alvo deste relatrio. O ensaio Escleromtrico permite estimar a resistncia do concreto pela medida da dureza de sua superfcie. Essa medida feita sem provocar reduo da capacidade resistente da pea ensaiada e sem provocar dano superficial relevante, por isso este ensaio tambm e tratado como sendo um ensaio no destrutivo.

OBJETIVO

Este mtodo baseia-se na anlise do choque entre dois corpos, dos quais um est fixo e o outro em movimento e serve para avaliar em primeira aproximao a resistncia compresso de materiais de construo.

EQUIPAMENTOS

Os principais equipamentos e utenslios utilizados foram: - Trena (3m); - Rgua; - Nvel; - Gesso (para delimitao da rea de estudo); - Esclermetro de Reflexo.

PREPARAO DO LOCAL ENSAIADO

Delimitao das reas com gesso a fim de obter os locais de aplicao dos impactos. A rea delimitada foi obdecida a distncia mnima entre os centros de dois pontos de impacto que deve ser de 30 mm e balizado o mnimo de 9 impactos por

rea de ensaio, sendo que estes foram distribudos uniformemente. Ao lado verifica-se o modelo utilizado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

A primeira etapa escolher uma superfcie


previamente polida, isenta de ninhos de pedra, e risca-se um reticulado de aproximadamente 15 X 15 cm, procedendo-se s leituras nos pontos de interseo. Em seguida empurra-se uniforme e lentamente o aparelho na direo normal superfcie do concreto at o martelo libertar-se, ocasionando o choque e consequentemente a reflexo. Aps obtido o valor do recuo registrado pelo cursor na escala graduada. Aliviado o aparelho, a barra volta posio inicial. O processo deve ser repetido a uma quantidade de 9 vezes. Para a determinao do ndice escleromtrico, considera-se a mdia aritmtica das observaes aps a eliminao de 10% sobre a mdia dos 9 pontos.

PRECAUES PARA A REALIZAO DO ENSAIO

As seguintes precaues devem ser tomadas na realizao deste ensaio: Escolher locais pouco armados; Visto que o choque deve ser normal superfcie, a orientao deste influi no ndice determinado por causa da ao da gravidade sobre a massa, por este motivo o teste deve ser executado por apenas uma pessoa, para obter uma preciso dos resultados; A rea de ensaio deve distar, no mnimo, 50 mm dos cantos e arestas das peas.

RESULTADOS

O Ensaio Escleromtrico tem potencial de aplicao para obras, desde que a curva de correlao utilizada seja especfica para o concreto utilizado e que ela leve em conta aas diferentes condies de temperatura e cura. Comprovaes da preciso do Ensaio Escleromtrico so necessrias e podem ser obtidas com a extrao de testemunhos destes elementos. Caso a resistncia obtida pelo

esclermetro no atinja os dados informados em projeto, pode ser considerado como no conclusivo, ou seja, a resistncia do concreto estimada no deve ser aceita automaticamente. Para o teste realizado, o termo citado acima valido, pois a execuo do ensaio foi realizada por mais de um operador, fato este que influncia nos dados fornecidos pelo equipamento. Vejamos abaixo o resultado obtido do teste realizado em um dos pilares da capela situada na Cidade Universitria.

NORMA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7584/1995 Concreto Endurecido Avaliao da dureza superficial pelo esclermetro de reflexo. Rio de Janeiro, Maio de 1995.

Вам также может понравиться