Вы находитесь на странице: 1из 7

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ

Produto: LCOOL ETLICO ANIDRO Data: 27/07/2007 N. FISPQ: Verso: 1 Pgina 1 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA LCOOL ETLICO ANIDRO PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. RUA GENERAL CANABARRO, 500, MARACAN, RIO DE JANEIRO RJ (021) 3876-2320 (021) 3876-4991

Nome do produto: Cdigo interno de identificao: Nome da empresa: Endereo: Telefone: Fax:

COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES

>>>SUBSTNCIA Nome qumico comum ou nome genrico: Sinnimos: Registro CAS: Ingredientes que contribuam para o perigo: 3 IDENTIFICAO DE PERIGOS Etanol lcool etlico, lcool anidro, AEAC Etanol (CAS 64-17-5): mn. 99,3% (p/p) gua (CAS: 7732-18-5): mx 0,7% (p/p)

PERIGOS MAIS IMPORTANTES - Perigos fsicos e qumicos: - Perigos especficos: EFEITOS DO PRODUTO - Efeitos adversos sade humana: - Principais sintomas: Produto que altera o comportamento. Causa dor de cabea, sonolncia e lassido. Absorvido em altas doses pode provocar torpor, alucinaes visuais e embriaguez.. Lquido inflamvel. Produto inflamvel e altera o comportamento

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Remover a vtima para local arejado. Se a vtima no estiver respirando, aplicar respirao artificial. Se a vtima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros/min. Procurar assistncia mdica imediatamente levando o rtulo sempre que possvel.

Inalao:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: LCOOL ETLICO ANIDRO Data: 27/07/2007 N. FISPQ: Verso: 1 Pgina 2 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

Contato com a pele:

Remover sapatos e roupas contaminadas. Lavar a pele com gua e sabo abundantemente por pelo menos 20 min, preferencialmente sob chuveiro de emergncia. Encaminhar ao mdico de posse do rtulo, quando possvel. Lavar com gua corrente abundantemente, pelo menos por 20 (vinte) minutos, mantendo as plpebras separadas. Usar de preferncia um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. No provocar vmito. Se a vtima estiver consciente, lavar sua boca com gua limpa em abundncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto quando possvel.

Contato com os olhos:

Ingesto:

MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Espuma para lcool, neblina dgua, p qumico, e dixido de carbono (CO2) Os vapores podem deslocar at uma fonte de ignio e provocar retrocesso de chamas. Os recipientes podem explodir com o calor do fogo. H risco de exploso do vapor em ambientes fechados ou redes de esgotos. Manter-se longe dos tanques. Resfriar com neblina dgua, os recipientes que estiverem expostos ao fogo. Remover os recipientes da rea do fogo, se isso puder ser feito sem risco. Em ambientes fechados usar equipamento de resgate com suprimento de ar.

Meios de extino apropriados: Perigos especficos:

Mtodos especiais:

Proteo dos bombeiros:

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precaues pessoais - Remoo de fontes de ignio Eliminar todas as fontes de ignio, impedir centelhas, fagulhas, chamas e no fumar na rea de risco. Isolar o vazamento de todas as fontes de ignio. No se aplica (lquido).

- Controle de poeira

- Preveno da inalao e do contato com a pele, Usar botas, roupas e luvas impermeveis, culos de mucosa e olhos: segurana hermticos para produtos qumicos e proteo respiratria adequada. Precaues ao meio ambiente: Usar neblina dgua para reduzir os vapores mas isso no evitar a ignio em locais fechados. Estancar o vazamento se isso puder ser feito sem risco. No direcionar o material espalhado para quaisquer sistemas de drenagem pblica. Evitar a possibilidade de contaminao de guas superficiais e mananciais. O arraste com gua deve levar em conta o tratamento

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: LCOOL ETLICO ANIDRO Data: 27/07/2007 N. FISPQ: Verso: 1 Pgina 3 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

posterior da gua contaminada. Evitar fazer este arraste. Mtodos para limpeza - Recuperao Recolher o produto em recipiente de emergncia, devidamente etiquetado e bem fechado. Conservar o produto recuperado para posterior eliminao. Absorver com terra ou outro material absorvente. No dispor em lixo comum. No descartar no sistema de esgoto ou em cursos dgua. Confinar, se possvel, para posterior recuperao ou descarte. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao ambiental vigente. Contactar o rgo ambiental local, no caso de vazamento ou contaminao de guas superficiais, mananciais ou solos. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

- Neutralizao - Disposio

Nota

MANUSEIO Medidas tcnicas: Providenciar ventilao local exaustora onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar ferramentas anti-faiscantes. Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) para evitar o contato direto com o produto. Manipular respeitando as regras gerais de segurana e higiene industrial. O local de armazenamento deve ter piso impermevel, isento de materiais combustveis e com dique de conteno para reter o produto em caso de vazamento. Estocar em local adequado com bacia de conteno para reter o produto, em caso de vazamento, com permeabilidade permitida pela norma ABNT-NBR-75051. cido ntrico, cido perclrico, cido permangnico, anidrido crmico, cloreto de acetila, hipoclorito de clcio, nitrato de prata, nitrato de mercrio, perxido de hidrognio, pentafluoreto de bromo, percloratos e oxidantes em geral.

- Preveno da exposio do trabalhador - Precaues para manuseio seguro ARMAZENAMENTO Medidas tcnicas:

Condies de armazenamento - Adequadas

Produtos e materiais incompatveis:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: LCOOL ETLICO ANIDRO Data: 27/07/2007 N. FISPQ: Verso: 1 Pgina 4 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Manipular o produto com ventilao local ou exaustora ou ventilao geral diluidora (com renovao de ar), de forma a manter a concentrao de vapores inferior ao Limite de Tolerncia.

Medidas de controle de engenharia:

Parmetros de controle - Limites de exposio ocupacional - Valor limite (Brasil, Portaria Mtb 3214/78, NR 15 Etanol: Limite de tolerncia mdia ponderada 3 Anexo 11): (48h/semana) = 1.480 mg/m (780ppm) Limite de tolerncia valor mximo = 1.219 mg/m (975ppm) Grau de insalubridade: mnimo - Valor limite (EUA, ACGIH): Equipamento de proteo individual - Proteo respiratria: Em baixas concentraes (at 10.000 ppm), usar respirador com filtro qumico para vapores orgnicos. Em altas concentraes, usar equipamento de respirao autnoma ou conjunto de ar mandado. Nas operaes onde possam ocorrer projees ou respingos, recomenda-se o uso de culos de segurana ou protetor facial. Aventais de PVC, em atividades em contato direto com o produto. Luvas de PVC em atividades de contato direto com o produto. Manter chuveiros e lava-olhos de emergncia nos locais onde haja manipulao do produto. Evitar contato direto com a pele e com os olhos. Manter roupas contaminadas em ambiente ventilado e longe das fontes de ignio, at que sejam lavadas ou descartadas. Mtodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposio ao produto. No comer, beber ou fumar ao manusear produtos qumicos. Separar as roupas de trabalho das roupas comuns. Etanol: TLV / TWA: 1.000 ppm

- Proteo dos olhos:

- Proteo da pele e do corpo: - Proteo das mos: Precaues especiais:

Medidas de higiene:

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS

Aspecto - Estado fsico: Lquido lmpido.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: LCOOL ETLICO ANIDRO Data: 27/07/2007 N. FISPQ: Verso: 1 Pgina 5 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

- Cor: - Odor: pH: Temperaturas especficas - Ponto de ebulio: - Ponto de Fuso: Temperatura de auto-ignio: Ponto de fulgor: Limites de explosividade no ar - Superior (LSE): - Inferior (LIE): Presso de vapor: Densidade de vapor: Densidade: Solubilidade: - Na gua: - Em solventes orgnicos: Limite de odor: Viscosidade:

Incolor. Caracterstico 6.0 8.0 78,5 @ 101,325 kPa (760 mm Hg) C -114 C 423 C 13 (vaso fechado) C 19 % 3,3 % 5,9 Pa (44mmHg) @ 20 C 1,59 0,7915 Solvel Solvel. 180 ppm 1,22 cP @ 20 C

10

ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Condies especficas Instabilidade: Materiais / substncias incompatveis: Estvel sob condies normais de uso. cido ntrico, cido perclrico, cido permangnico, anidrido crmico, cloreto de acetila, hipoclorito de clcio, nitrato de prata, nitrato de mercrio, perxido de hidrognio, pentafluoreto de bromo, percloratos e oxidantes em geral.

11

INFORMAES TOXICOLGICAS

Toxicidade aguda - Inalao: - Contato com a pele: Etanol: CL50 (rato, 10 h) = 20.000 ppm. Etanol: DL50 (coelho) = 20g/kg.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: LCOOL ETLICO ANIDRO Data: 27/07/2007 N. FISPQ: Verso: 1 Pgina 6 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

- Ingesto: Informaes adicionais:

Etanol: DL50 (rato) = 7.060 mg/kg Pode determinar leses no fgado e no pncreas. Possui propriedades narcticas. Contm contaminantes que apresentam particulares (metanol, fenis e cresis, etc.). riscos

- Efeitos locais - Inalao: - Contato com a pele: - Contato com os olhos: - Ingesto: 12 INFORMAES ECOLGICAS Seus vapores so prejudiciais ao meio ambiente O etanol totalmente solvel em gua e mesmo em pequenas quantidades pode provocar grandes danos fauna e flora aqutica. Pode afetar o solo e, por percolao, degradar a qualidade das guas do lenol fretico. Irritao da mucosa e trato respiratrio Leve irritao local Irritao da conjuntiva. Eventual leso da crnea Pode causar leses gstricas graves.

Impacto ambiental: Ecotoxicidade: - Efeitos sobre organismos aquticos:

- Efeitos sobre organismos do solo:

13

CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO

Mtodo de tratamento e disposio: -Produto: - Resduos: - Embalagens usadas: O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso. Descartar em instalao autorizada. Descartar em instalao autorizada.

14

INFORMAES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentaes nacionais Vias terrestres (MT, Portaria 420/2004): Nmero ONU: 1170 Nome apropriado para embarque: ETANOL (LCOOL ETLICO) ou SOLUES DE ETANOL (SOLUES DE LCOOL ETLICO) Nmero do risco: 33 Classe/sub-classe do risco: 3

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


Produto: LCOOL ETLICO ANIDRO Data: 27/07/2007 N. FISPQ: Verso: 1 Pgina 7 de 7 Anula e substitui verso: todas anteriores

Risco Subsidirio: N.D. Grupo de embalagem: II Provises especiais: 102 Quantidade isenta: 500 Kg 15 OUTRAS INFORMAES

Etiquetagem Classificao conforme NFPA: Incndio: 3 Sade: 0 Reatividade: 0 Outros: Nada consta. Regulamentao conforme CEE: Classificaes / smbolos: Frases de risco: Rotulagem obrigatria (auto classificao) para substncias perigosas: aplicvel (CEE 203-578-6). INFLAMVEL (F). R11 Substncia inflamvel. R48/20 Nocivo: exposio prolongada por inalao pode causar danos srios sade. Frases de segurana: S02 S9 S07 S16 S29 16 OUTRAS INFORMAES Seo 14: Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos do Ministrio do Transporte (Resoluo 420 de 12 de fevereiro de 2004). As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas e capacitadas para emiti-las, sendo os limites de sua aplicao os mesmos das respectivas fontes. Os dados dessa ficha de informaes referem-se a um produto especfico e podem no ser vlidos quando este produto estiver sendo usado em combinao com outros. A Petrobrs Distribuidora esclarece que os dados por ela coletados so transferidos sem alterar seu contedo ou significado. Manter longe do alcance das crianas. Manter recipiente em local bem arejado. Manter recipiente firmemente fechado Manter longe de fontes de ignio proibido fumar. No deixar entrar no sistema de esgoto.

S24/25 Evitar contato com os olhos e a pele.

Referncias bibliogrficas

Nota:

Вам также может понравиться