Вы находитесь на странице: 1из 82

TOPICOS DE MEDICINA FORENSE

o o o o o o o o o o o o o o o o o o o

Contedo Programtico, Objetivos Instrucionais, Ementa e Referncias Bibliogrficas Mnimas Documentos Mdico-Legais Identificao Mdico-Legal e Identificao Policial ou Judiciria. Tanatologia Infortunstica Energias Lesivas Energias de Ordem Mecnica (leses contusas, leses de arma branca, leses de projtil de arma de fogo) Energias de Ordem Mecnico-biolgica (leses hiperbricas) Energias de Ordem Eltrica e Radiante (eletrocusso, eletroplesso, fulgurao, fulminao e radionoses) Energias de Ordem Trmica (queimaduras e geladuras) Energias de Ordem Fsico-qumica (asfixias) Energias de Ordem Qumica e Bio-qumica (envenenamentos, autointoxicaes, infeces, perturbaes alimentares) Energias de Ordem Psicossomtica (estresse, fadiga, sevcias) Sexologia Forense Gravidez, Aborto, Parto e Puerprio Infanticdio Investigao de Vnculo Gentico. Toxicologia Forense Psicopatologia Forense

UNIRP Centro de Estudos de Rio Preto CURSO DE DIREITO Disciplina de Medicina Legal
IDISCIPLINA DE MEDICINA LEGAL Jorge Paulete Vanrell II - OBJETIVOS GENRICOS III - OBJETIVOS ESPECFICOS

IV - CONTEDO PROGRAMTICO
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o

o o o o o

VII - BIBLIOGRAFIA 1 - Texto 2 - Bsica

et al 3. Complementar

VIII. EMENTA DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

Compreende o conjunto das declaraes, orais ou escritas, firmadas por mdico, no exerccio da profisso, para servir como prova, que podem ser utilizadas com finalidade jurdica.

CLASSIFICAO DOS DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS Quanto sua procedncia:


o o

oficial oficioso

Quanto sua finalidade:


o o

administrativo judicial

Quanto ao seu contedo:


o o

verdadeiro falso TIPOS DE DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

NOTIFICAO OU COMUNICAO OBRIGATRIA. um documento que relata fatos, de ndole mdica ou no, observados ou constatados no exerccio da profisso, e que, por fora de lei, o mdico tem obrigao de comunicar. Esta comunicao deve ser feita autoridade competente, para que sejam tomadas as providncias sanitrias, judicirias ou sociais cabveis. Inclui a comunicao de:
o o o o o

acidentes de trabalho (Lei 5.316/67, art. 19); molstias infecto-contagiosas de notificao compulsria (CP, art. 269); doenas profissionais e doenas do trabalho (CLT, art. 169); morte enceflica comprovada em estabelecimento de sade (Dec. 2.268/67, art. 18); crimes de ao pblica (LCP, art. 66).

ATESTADO. uma declarao sucinta das conseqncias de um fato mdico que implicam em providncias administrativas, judicirias ou oficiosas, relacionadas com o cliente. importante lembrar que pode ser falso, com cometimento do ilcito capitulado no art. 301 e 302 do CP. RELATRIO. um documento que exige compromisso prvio (o Mdico Legista tem compromisso permanente, enquanto no exerccio de sua funo, junto Secretaria de Segurana Pblica), que obedece a uma determinada formalidade, minucioso, e que deve contribuir com o esclarecimento de um ou mais fatos de ordem mdica. Denomina-se laudo quando escrito pelo prprio perito (e.g. Laudo de Exame de Corpo de Delito); designa-se como auto quando ditado pelo perito ao escrivo (e.g. Ata de Exumao). Do Relatrio devem constar, necessariamente, as seguintes partes:

a) Prembulo, que a introduo, que se refere ao local, data e hora da percia, a autoridade requisitante, os peritos designados, a identificao da pessoa a ser periciada, o exame a ser realizado e os quesitos a serem respondidos. b) Histrico ou Comemorativo, que um relato sucinto, ainda que completo, do fato justificador do pedido de percia. c) Descrio ("visum et repertum"), que contm, com todos os detalhes, os achados objetivos e subjetivos dos exames realizados. d) Discusso, que o debate, a confrontao de hipteses, as controvrsias possveis, de cada caso. e) Concluso que a ilao tirada com a anlise dos dados descritos e discutidos, a posio final procurada pelo requerente da percia. f) Respostas aos Quesitos, o que permite a formao de juzos de valor, quer pelas partes, quer pelo Magistrado. PARECER. a resposta escrita a uma consulta formulada com o intuito de esclarecer questes de interesse jurdico, feita pela parte ou pelo advogado de uma das partes em processo judicial (consulente), procurando interpretar e esclarecer dvidas levantadas em relao a um relatrio mdico-legal. Via de regra endereada a um profissional que tenha competncia especial sobre o assunto, quem dar a sua opinio pessoal sobre a matria, sendo este parecer passvel de juntada nos autos do processo judicial. O valor e credibilidade do parecer depender do prestgio, bom conceito, renome cientfico e moral usufrudo por aquele que o emite (parecerista).Trata-se de documento particular, unilateral, que no exige compromisso legal do parecerista, donde que nunca se possa enquadrar como falsa percia. O parecer no tem forma fixa, seguindo, aproximadamente, a mesma seqncia do relatrio, com as seguintes partes: a) Prembulo, que a introduo, onde devem constar, alm do nome, todos os ttulos do parecerista e o nome do consulente, bem como a forma como foi feita a consulta, se por escrito ou oralmente. b) Exposio de Motivos, que um histrico do caso, onde so relatados os motivos da consulta e so transcritos os quesitos (caso tenham sido propostos). c) Discusso, que a parte mais importante do parecer, onde feita a anlise de fatos e documentos, so formuladas hipteses plausveis, so feitas as dedues

fundamentadas, que serviro de alicerce para a elucidao das questes propostas. Nesta parte cabem citaes e referncias bibliogrficas que orientem o consulente para a compreenso e entendimento da opinio do parecerista a respeito da questo proposta. d) Concluso a parte em que o parecerista colocar, de maneira concisa, a sua maneira de ver e interpretar os fatos. e) Respostas aos Quesitos, que permitiro a formao de juzos de valor, pelo consulente. DEPOIMENTO ORAL. uma informao prestada, de viva voz, "coram judice", pelo perito, perante a autoridade policial ou judiciria, que o registra por termo, em assentada. CONSULTA. um esclarecimento prestado, Autoridade, em conseqncia de dvidas ou omisses de ordem mdica.

IDENTIFICAO CONCEITOS Identidade (art. 307 CP): "O conjunto de caracteres prprios e exclusivos de uma pessoa". Em sentido estrito = identidade fsica. Sentido amplo, alm da identidade fsica, inclui todos os elementos que podem individualizar uma pessoa: estado civil, filiao, idade, nacionalidade, condio social, profisso etc. Identificao: Procedimentos diversos para individualizar uma pessoa ou objeto. Personalidade: Aptido reconhecida a algum, pela ordem jurdica, para exercer direitos e cumprir obrigaes. Material de estudo: No vivo - No cadver - Em materiais (peas anatmicas, secrees, manchas, pelos etc.) REQUISITOS TCNICOS Para que um processo de identificao seja aplicvel necessrio que preencha quatro requisitos tcnicos elementares, a saber:

Unicidade (apenas um nico indivduo pode t-los) Imutabilidade (caracteres que no mudam no tempo) Praticabilidade (qualidade que permite que sejam utilizados: custo, facilidade de coleta etc.) Classificabilidade (possibilidade de classificao para facilitar sua localizao em arquivos)

IDENTIFICAO MDICA (MDICO-LEGAL OU PERICIAL)

Fsica: espcie animal, ossos, dentes, pelos, unhas, sangue, etnia, sexo, idade, malformaes, tatuagens (decorativas, identificativas, teraputicas, criptogrficas) Funcional: escrita, marcha, gestos, tiques. Psquica: Identidade subjetiva = o que cada um julga ser

IDENTIFICAO POLICIAL OU JUDICIRIA

Antropometria (Alphonse de Bertillon, donde "bertillonage", desde 1879): o Assinalamento antropomtrico: medies corporais o Assinalamento descritivo = fotografia sinaltica = foto frente e perfil direito de 5 x 7 cms o Assinalamento segundo marcas particulares = manchas, marcas, cicatrizes etc. Dactiloscopia = Papiloscopia (Vucetich desde 1901): o Sistema decadactilar Compreende a identificao utilizando as impresses de todos os dedos de ambas as mos.
o

Sistemas dermopapilares: Sistemas Basilar (basal), Marginal e Nuclear Estes trs sistemas de cristas dermopapilares podem variar em suas dimenses - notadamente o nuclear - incurvando-se paulatinamente no sentido axial para, ao depois, tornar-se assimtrico para um ou outro lado. Na existncia de ponto(s) de confluncia entre os trs sistemas cria-se uma figura tpica denominada delta ou trirrdio. Destarte, as impresses podero:

o o o

no ter delta ou trirrdio; ter um delta ou trirrdio, direita ou esquerda do observador; ter dois deltas, um de cada lado

As configuraes que aparecem nos dedos, para fins de classificao, se dividem em quatro formas fundamentais que se designam pelas letras iniciais (A, E, I, V) quando se encontram no polegar, e por nmeros (de 1 a 4), quando se encontram em qualquer um dos outros dedos:
o o o o

Arco (A ou 1) = adltico (sem deltas ou trirrdios) Presilha Interna (I ou 2) = Monodltico (1 delta direita) Presilha Externa (E ou 3) = Monodltico (1 delta esquerda) Verticilo (V ou 4) = Bidltico ou Didltico (2 deltas: um de cada lado)

Algumas situaes especiais, recebem notaes prprias: Ausncia de falange (0) Cicatriz que impede a classificao (X) Frmula dactiloscpica:
o o

Tambm denominada Individual Dactiloscpica, representada por uma frao em cujo numerador se coloca a mo direita (srie), e no denominador, a mo esquerda (seco):
F.D. =

Srie = . Fundamental-Diviso Seco Subclassificao-Subdiviso

ATOS DE IDENTIFICAO
o o o o

Tomada (registro de caracteres) Verificao desses caracteres e Classificao Recolhimento e transporte de suportes de caracteres Comparao entre os caracteres

Tcnica de tomada de impresses digitais (apud A.Amado Ferreira: "Da Tcnica Mdico-Legal na Investigao Forense")

A mesma impresso. Acima: esquerda, impresso na prancheta; direita, impresso rolada. Abaixo: impresso pousada, nesta ltima diversos elementos no aparecem.

REVELAO DOS DACTILOGRAMAS Nos suportes podem encontrar-se:


o o o

Impresses digitais positivas e visveis Impresses digitais positivas e latentes Impresses digitais negativas

Substncias reveladoras:
o o o

pulverulentas (ex. talco, alvaiade de chumbo, negro-de-fumo) lquidas e gasosas (ex. vapores de ido).

INTERPRETAO

A identificao se faz verificando os pontos caractersticos de cada uma das impres-ses: a "problema" achada no local e a de um suspeito. Os pontos caractersticos: representam probabilidade de 4n , onde n = N pontos caractersticos As coincidncias dos pontos caractersticos, permitem a identificao quando h de 12 a 20 pontos caractersticos coincidentes entre a impresso "problema" e a de um suspeito

Verificao dos pontos caractersticos entre duas impresses digitais: esquerda, a encontrada no local de crime; direita, a colhida do suspeito.

IDENTIFICAO GRAFOSCPICA IDENTIFICAO PELA ESCRITA


No restam dvidas que dentro da Identificao Funcional do indivduo, a sua escrita um dos traos mais marcantes, at, porque a escrita um ato automtico, quase que apenas mecnico, onde, contudo e por ser mecnico e dinmico, deve sempre obedecer aos impulsos gerados pelas reas motoras do crebro, que so personalssimos. esta influncia direta e fundamental na gnese da ao, deve obedecer a certas normas muito pouco variveis, conhecidas como "Leis do Grafismo". 1. LEIS DO GRAFISMO Postulado Geral: As Leis da Escrita independem dos alfabetos utilizados.

1 Lei: O gesto grfico est sob a influncia imediata do crebro. Sua forma no modificada pelo rgo escritor, se este funciona normalmente e se encontra suficientemente adaptado sua funo. 2 Lei: Quando se escreve o EU est em ao mas este passa por alternativas contnuas de intensidade e enfraquecimento. Est no seu mximo de intensidade onde existe um esforo a fazer, i.e. nos incios e em seu mnimo onde o movimento escritural secundado pelo impulso adquirido, i.e. nas extremidades finais. 3 Lei: No se pode modificar voluntariamente em dado momento, a prpria escrita natural, seno introduzindo no traado marca do esforo que se faz para introduzir a modificao. 4 Lei: O escritor que age sob circunstncias em que o ato de escrever particularmente difcil, traa instintivamente ou formas de letras que lhe so mais costumeiras, ou mais simples, de esquema mais fcil de ser construdo.

2. MATERIAIS Trata-se dos materiais empregados tanto na confeco de uma escrita, quanto na investigao de uma grafia inquinada de no-autntica. estilos (instrumentos com que possvel registrar traos escritos sobre um suporte); suportes (materiais sobre os quais possvel lanar registras grficos: papel, tela, madeira etc.); material questionado ou nquino (aqueles grafismos ou textos sobre o qual se lanam dvidas quanto sua autenticidade); padres de confronto (materiais autnticos, colhidos do punho escrevente de uma pessoa certa e identificada). Requisitos: o o o o autenticidade (que sejam realmente da pessoa identificada); contemporaneidade (que sejam aproximadamente do mesmo lapso temporal dos escritos questionados); quantidade (volume do material colhido ou utilizado, quanto maior o nmero de amostras para confronto, maiores as probabilidades de que seja identificado o autor dos grafismos) adequabilidade (condio dos materiais usados para exame e confronto, e.g. dificuldade de fazer confrontos se a pea de exame foi traada como "grafite" com um tio sobre uma parede e o material de confronto de que dispomos foi lanado com uma caneta sobre um papel);

comparaes de ndole geral ("allure") entre a pea examinada e o material de confronto; elementos de ordem geral e de natureza grafocintica (cfr. infra); adulteraes, acrscimos, falsificaes e autofalsificaes (cfr. infra).

3. ELEMENTOS DE ORDEM GERAL - inclinao axial (inclinao geral dos eixos verticais das letras, notadamente das passantes, e.g. b, j, f, l, p, q); - valores angulares ( o predomnio dos traos angulosos sobre os gramas curvos); - valores curvilneos ( o predomnio dos traos curvos sobre os gramas angulosos, e.g. letra "Sacr Coeur"); - calibre (dimetro das letras, em ambas as direes, vertical e horizontal); - velocidade (rapidez com que so feitos os lanamentos grficos: os traos rpidos tm caractersticas muto diferentes dos gramas vagarosos); - ritmo ( a repetio harmnica e automtica de certos andamentos ao longo de um texto); - dinamismo ( a fora, o mpeto dispendido ao lanar os grafismos), e - grau de habilidade do punho escrevente (avaliao subjetiva, em funo do dinamismo, da velocidade e das simplificaes nos lanamentos dos gramas).

4. ELEMENTOS DE NATUREZA GRAFOCINTICA - ataque (parte inicial de um trao ou grama); - desenvolvimento dos gramas (evoluo do traado do grama desde o ataque at o remate); - remate (ponto terminal de um trao ou grama); - momentos grficos (grupo de traos executados em seqncia, sem levantar o instrumento grfico do papel ou suporte);

- espaamentos intergramticos (distncias entre os traos); - espaamentos interliterais (distancias entre as letras); - espaamentos intervocabulares (distncias entre as palavras); - espaamentos interlineares (distncias entre linhas sucessivas); - proporcionalidade nas projees (estudo comparativo dos tamanhos das projees ou formas de avano da escrita), e - idiografocinetismos ou mnimos grficos (movimentos grficos peculiares, sin: maneirismo, modismo, idiotismo grfico).

5. DEFRAUDAES GRFICAS processo livre (sem cpia nem imitao) processo de memria (utilizando-se de lembranas de lanamentos conhecidos); processo por imitao servil ou com modelo vista (processo que utiliza um modelo ao qual o falsrio tenta imitar, ficando sujeito, servo do mesmo); processo por decalque o indireto ou por debuxo (em que feito um esboo ao depois repassado pela caneta); o direto ou por transparncia (em que a caneta grafa diretamente repassando sobre a imagem que se v por transparncias: tcnica de "chupar" um desenho) processo por imitao livre ou exercitada (processo em que o falsrio treina por um bom tempo para que o seu lanamento seja igual ou muito semelhante ao da vtima); o autnticas fraudulentas (utilizando firmas verdadeiras) o simulao de falso grfico (realizada pelo prprio interessado, com o intuito de alegar, futuramente, a falsidade dos dizeres, firma etc.); o auto-falsificaes (por disfarce) o transplante de firmas o mera negativa de autenticidade.

6. NDICES PRIMRIOS DAS IMITAES GRFICAS retoques fraudulentos indecises ou hesitaes interrupes anormais de movimento vestgios de debuxo

7. NDICES DE AUTENTICIDADE GRFICA utilizao de instrumento grfico defeituoso, tintas apagadas, tintas extravagantes borres e borraduras e falta de tinta retoques ostensivos - recoberturas descuidadas indicao com "X" do lugar onde assinar ou firmas em lugares imprprios repetio intil da firma documentos adulterados em pontos substanciais

8. CASO DE ASSINATURA AUTNTICA QUESTIONADA

ASSINATURA QUESTIONADA

ASSINATURA AUTNTICA

9. CASO DE ASSINATURA FALSIFICADA POR IMITAO SERVIL COM MODELO VISTA

ASSINATURA QUESTIONADA ASSINATURA AUTNTICA

10. CASO DE ASSINATURA AUTNTICA QUESTIONADA

ASSINATURA QUESTIONADA

ASSINATURA AUTNTICA

11. CASO DE ASSINATURA FALSA POR IMITAO DE MEMRIA

ASSINATURA QUESTIONADA ASSINATURA AUTNTICA

IDENTIFICAO PELA VOZ


Nas ltimas duas dcadas, tornaram-se cada vez mais freqentes tipos de episdios delinqenciais nos quais a perseguio do objetivo delituoso, comporta o uso de telefonemas annimos que, quando registrados, podero constituir-se em um precioso material de comparao com a voz de eventuais pessoas suspeitas. Surge, da, que um dos campos de pesquisa mais modernos e delicados, na Identificao, o relativo caracterizao da voz humana. Tornou-se, assim, indispensvel para o Perito conhecer, os pressupostos sobre os quais se funda o procedimento tcnico da anlise, de modo a obter plena correspondncia com as exigncias peculiares da Justia. O grande nmero de fatores que determinam e influenciam a passagem do som palavra, tem produzido a teoria da invariabilidade da fala, segundo a qual possvel evidenciar-se diferenas entre os sons produzidos por pessoas diversas.

Com efeito, o ato de falar , em grande parte, expresso de hbitos fixos, de caractersticas inatas, prprias de um indivduo, e de caractersticas adquiridas atravs da repetio de uma mesma ao milhares de vezes. Ensina-se a falar desde o primeiro ano de vida, e desde aquele mesmo ano aprendem-se cadncias e inflexes dialetais. Estes hbitos no abandonam o indivduo durante toda a vida, de tal modo que a voz constitui parte integrante de seu prprio ser e ele no poder dispor a seu "bel piacre" daquilo que o caracteriza, uma vez que ao falar a pessoa age em parte de maneira automtica, completamente fora do controle cortical, isto , sem existir a conscincia daquelas singularidades que, na prpria voz, representam elementos caractersticos e distintivos. sobre este princpio que se apoiam as diversas tcnicas de pesquisa, dentre as quais deve salientar-se a que se baseia sobre comparaes de registros de voz, mediante a escuta direta: anlise perceptual. A mais concreta inovao representada pelo emprego dos aparelhos eletrnicos que permitem transformar um sinal de baixa freqncia, como o som da voz, em uma representao grfica que poder ser facilmente objeto de comparaes, j que o registro grfico gera uma figura caracterstica cujas dimenses correspondem respectivamente freqncia, amplitude e ao tempo. A guisa de exemplo, em um dos primeiros casos de seqestro de pessoa ocorrido no norte da Itlia somente o exame comparativo com a tcnica de identificao atravs da voz, tornou possvel captar no registro da voz annima, semelhana daquela do indiciado, uma peculiaridade na pronuncia de uma determinada palavra. Este detalhe mnimo, d'outra forma teria escapado, mesmo na escuta repetida j que, de fato, sequer tinha sido consignado na transcrio dos registros dos telefonemas annimos, efetuados pela Autoridade. Por sua vez, o fato do indiciado pronunciar aquela palavra de uma maneira peculiar, no obstante que o registro de sua voz fosse obtido pela leitura de um texto impresso, no qual a palavra em questo estava escrita de maneira correta, confirma a importncia que os hbitos assumem no processo da fonao. Naturalmente, trata-se de pesquisas que requerem experincia e prtica, com a finalidade de recriar, da melhor maneira possvel, as condies nas quais foi efetuado o registro da voz sobre a que se realizam as investigaes. Afora as dificuldades relacionadas com as qualidades das comunicaes interceptadas, por exemplo, por rumores de fundo, que representam uma limitao da aplicabilidade do mtodo uma vez que a qualidade prpria no suscetvel, seno de maneira bastante modesta, de melhoramento por parte do operador, no pode ser subvalorizado o significado de outros valores como a pressa, a forte carga emocional - de estmulo ou de contrariedade - em relao as condies particulares e inabituais nas quais as palavras foram pronunciadas. Cada caso, pe em evidncia necessidade de um encaminhamento inteligente do exame, enquanto as vrias metodologias requerem, por parte do examinador uma valorao consciente dos elementos que se encontram no material examinado. A extrema delicadeza dos casos nos quais se prope uma indagatria neste sentido, impem, de fato, um particular escrpulo na interpretao dos resultados obtidos em considerao dos efeitos jurdicos que de tal interpretao possam depender. Uma importncia bem maior pode dar-se a esta tcnica na excluso de uma voz annima como pertencente a um determinado sujeito. No mais, o interesse essencialmente prtico da Medicina Legal justifica que se recorra a esta metodologia que autoriza o levantamento de elementos objetivos sobre os quais poder fundar-se um juzo de excluso de identidade que poder retirar o peso da imputao sobre um determinado indivduo, suspeito ou indiciado. Anlise Perceptual

Tipo de voz (rouca, spera, soprosa etc.); ressonncia (nasal, bucal, larngica etc.); freqncia vocal (freqncia predominante em ciclos/segundo da emisso vocal); extenso vocal (gama de tons graves e agudos utilizados durante uma emisso); intensidade vocal (potncia com que emitida a voz); articulao (forma de enlaar fonemas, slabas e palavras entre si); ritmo da fala (cadncia repetitiva da voz ao longo de um trecho vozeado); velocidade de fala (rapidez varivel que se utiliza durante a emisso de um trecho vozeado); respirao (modalidade seguida pelo emissor toda vez que deve realizar uma aspirao de ar, j que a emisso somente ocorre durante a espirao); patos (veemencia e enfase especial que se concede a um trecho vozeado o a um discurso); maneirismo (idiosincrasias do emissor da forma de articular certos fonemas, slabas e palavras entre si); melisma.

Anlise Instrumental Freqncia fundamental, espectro de curto termo (ECT), espectro de longo termo (ELT), "Voice Onset Time" (VOT), aspectos rtmico-temporais, velocidade de fala, anlise de formantes voclicos, anlise consonantal anlise das consoantes nasais.

Espectros referentes a emisso voclica // (confirmao). A. falante feminina na fita objeto de exame; B. falante feminina na fita padro de confronto; C. Falante masculino na fita F 1.

Espectros referentes a emisso do texto /Eduardo Gorai/ (em meio de frase). A. falante feminina na fita objeto de exame; B. falante feminina na fita padro de confronto; C. falante masculino na fita F 1.

Espectros referentes a emisso do texto /Acabou a mamata/ (frase nica). A. falante feminina na fita de exame; B. falante feminina na fita padro de confronto; C. falante masculino na fita F 1.

Espectros referentes a emisso da interjeio /h-h/ (confirmao). A. falante feminina na fita objeto de exame; B. falante feminina na fita padro de confronto.

Espectros referentes a emisso da interjeio /hum/. A. falante feminina na fita objeto de exame; B. falante feminina na fita padro de confronto.

IDENTIFICAO - EXAMES DE LQUIDOS E MANCHAS FINALIDADES Os Exames laboratoriais de lquidos orgnicos e de manchas deixadas tm por finalidade complementar percias feitas sobre pessoas, cadveres ou coisas, visando: diagnstico da gravidez; investigao de vnculo gentico; verificao de contgio venreo; identificao de pessoas ou cadveres; determinao da ocasio da morte; identificao de lquido e manchas em casos criminais. DIAGNSTICO DE GRAVIDEZ Baseiam-se no aumento de concentraes de hormnios produzidos pelo ovrio (corpo lteo = progesterona) ou pela placenta (gonadotrofinas corinicas), durante a gravidez. H diversos mtodos mas os mais utilizados so os biolgicos e os imunolgicos. a) Mtodos Biolgicos:

ASCHEIM-ZONDECK - utilizando modificaes nos ovrios de coelhas (hoje abandonado) GALLI MAININI - injetando urina da mulher pesquisada em sapos machos, verificando-se a liberao de espermatozides induzida. b) Mtodos Imunolgicos: TESTE DO LTEX (Pregnosticon Plano-test "all-in"), realizado em urina; TESTE DE WIDE & GEMZELL - pesquisa de HCG (Gonadotrofina Corinica Humana) em sangue ou em urina (em sangue chega a dar positivo com menos de 7 dias de gravidez). MANCHAS DE SANGUE. Existem diversos mtodos que podem ser agrupados como: a) Provas de orientao, bastante sensveis mas pouco especficas: REAO DAS OXIDASES - gua oxigenada sobre a mancha suspeita; PROVA DA QUIMILUMINISCNCIA - o reativo adere na mancha de sangue, tornando-a fluorescente luz ultravioleta. b) Provas de Certeza, especficas quanto presena de elementos ou propriedades do sangue TCNICAS HISTOLGICAS - as hemcias podem ser vistas por microscopia com ou sem corar TCNICAS MICRO-QUMICAS ou CRISTALOGRFICAS: Cristais de Teichmann (1853) - identificam hematina; Cristais de Lecha-Marzo ou de Takayama - identificam hemocromognio; Cristais de Guarino - identificam hematoporfirina. c) Diagnstico de espcie animal pelo sangue REAO DE UHLENHUTH - utiliza soros anti-espcie (ex.: anti-humano etc.) d) Diagnstico regional do sangue: DE EPISTAXE (sangramento do nariz) - clulas da mucosa nasal e vibrisas;

DE MENSTRUAO - difcil de coagular; presena de muco, bactrias e clulas vaginais; DE LQUIOS - clulas do colo uterino e clulas da decdua; DE CAVIDADE ORAL - clulas da mucosa oral e saliva; DO CADVER - Cristais de Westenhfer-Rocha-Valverde desde o 3 ao 36 dia da morte. e) Diagnstico de procedncia individual do sangue (tipagem) PROVAS DE ISO-AGLUTINAO - pesquisa aglutininas e/ou aglutinognios dos Sistemas ABO, Rhesus (Rh) e MN. TCNICA DE LATTES - pesquisa as aglutininas/aglutinognios em crostas (sangue seco). PROVAS GENTICAS (de certeza) - identificao comparativa do DNA, total ou fragmentado e ampliado pela tcnica da PCR, identificando-se MTRs e STRs MANCHAS DE ESPERMA. Podem ser utilizadas a) Provas de orientao (cristalogrficas) REAO ou CRISTAIS DE FLORENCE - baseada na utilizao de iodo REAO ou CRISTAIS DE BARBRIO - baseada na reao frente ao cido pcrico. b) Provas de certeza - observa os espermatozides ao microscpio (pela forma). c) Provas biolgicas - REAO DE UHLENHUTH, com soro anti-espermtico. d) Provas imunolgicas - permitem determinar o grupo sangneo (apenas ABO). e) Provas genticas (de certeza) - identificao comparativa do DNA, total ou fragmentado e ampliado pela tcnica da PCR, identificando-se MTRs e STRs

TANATOLOGIA

CONCEITO DE MORTE

Classificao Mdico Legal das Formas de Morte:


o

Quanto realidade: morte real e morte aparente Quanto Rapidez: morte rpida e morte lenta Quanto Causa: Morte Natural Morte Violenta: homicdio, suicdio, acidente Morte Duvidosa: sbita, sem assistncia, suspeita

PROVAS DE CESSAO DA VIDA Sinais Abiticos:


o o o o o

Provas Circulatrias Respiratrias Qumicas Dinamoscpicas Neurolgicas

MECANISMO DA MORTE "Causa mortis" Mdica "Causa mortis" Jurdica:


o o o o o o o o o o o o o o

Definies: Acidente, Homicdio, Suicdio O Local do Crime Forma de apresentao do Cadver Instrumento Utilizado Sinais de Violncia no Cadver Caractersticas dos Ferimentos Local do Ferimento Nmero de Ferimentos Variedade dos Ferimentos Direo dos Ferimentos Leses de Defesa Espasmo Cadavrico Identificao da Arma Exame do Acusado

Mecanismo da Morte:

o o o o o o o o o o

Anemia Aguda Asfixia Assistolia/Fibrilao Ventricular Choque Metablico Choque Toxmico Choque Traumtico-neurognico Depresso/Paralisia Respiratria Envenenamento Sncope Traumatismo Crnio-Enceflico (TCE)

Leses "intra vitam" e "post mortem"


o o o o o o o

Reao vital Sinais macroscpicos Hemorragia Coagulao sangnea Retrao de tecidos Reao inflamatria Reao vascular eritema e flictenas arborescncias de Lichtenberg marcas de Jellinek Miscelnea cogumelo de espuma fuligem nas vias respiratrias, aspirao de materiais embolias gordurosas e gasosas bossas linfticas, CO no sangue espasmo cadavrico Provas microscpicas (Verderau, Raekallio, gnglio linftico regional)

FENMENOS CADAVRICOS Atlas - Sinais de Morte e Fenmentos Cadavricos Fenmenos Abiticos Imediatos:
o o o o o o o

parada cardio-respiratria, inconscincia, imobilidade, insensensibilidade, palidez, midrase, abolio do tnus muscular.

Fenmenos Abiticos Mediatos (Consecutivos):


o o o o

Desidratao Cadavrica, Esfriamento do Cadver, Livores Hipostticos, Rigidez Cadavrica

Fenmenos Transformativos do Cadver


o

Fenmenos Destrutivos: Autlise, Putrefao, Macerao Fenmenos Conservadores:

o o o o

Saponificao, Mumificao, Corificao, Petrificao

CRONOTANATOGNOSE Tcnicas Cronotanatognticas:


o o o o o o o

Estimativa na Morte Recente, Estimativa na Morte No-recente, Estimativa do Tempo de Morte Fetal, Estimativa da Sobrevivncia Fetal, Provas da Vida Extra-uterina, Lapso entre as Leses e a Morte, Premorincia e Comorincia.

INFORTUNSTICA CONCEITO a parte da Medicina Legal que estuda os acidentes de trabalho e as doenas profissionais. ACIDENTE DE TRABALHO (ACIDENTE-TIPO)

Acidente que ocorre pelo exerccio de uma atividade, a servio da Empresa, ou como trabalhador autnomo, provocando:
o o o o o

morte, leso corporal, perturbao funcional, perda da capacidade de trabalhar, temporria ou permanente, reduo da capacidade de trabalhar, temporria ou permanente

Equiparam-se aos acidentes de trabalho as doenas profissionais, as doenas do trabalho e os acidentes de percurso ("in itinere") DOENA PROFISSIONAL Doena produzida ou desencadeada pelo exerccio de trabalho peculiar a determinada atividade (tecnopatia), e desde que conste da relao do Anexo II, do Decreto N 357/91. DOENA DO TRABALHO Doena desencadeada ou adquirida em funo das condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacionam diretamente (mesopatias), desde que conste da relao do Anexo II, do Decreto N 357/91. ACIDENTE DE PERCURSO (ACIDENTE DE TRAJETO ou ACIDENTE "IN ITINERE) Acidente que ocorre no percurso da residncia ao trabalho e vice-versa, independentemente do meio de transporte e desde que no tenha havido alteraes significativas do itinerrio para fins pessoais

CARACTERIZAO Os elementos que caracterizam o acidente de trabalho (e as doenas a ele equiparadas), so:
o o o o

existncia de uma leso pessoal; incapacidade para o trabalho temporria (at 1 ano de durao); permanente: parcial total (invalidez ou morte); nexo de causalidade entre ambas.

BENEFCIOS
o o o o o o o o

Auxlio-doena Auxlio-acidente Aposentadoria por invalidez Peclio Abono especial [13 salrio] Assistncia mdica Reabilitao profissional Prteses e rteses

SIMULAO Com a concesso de benefcios, surgem novas oportunidades para que indivduos inescrupulosos aleguem:
o o o

perturbaes inexistente = simulao exagerem as perturbaes que realmente tm = metassimulao omitem as perturbaes de que so portadores = dissimulao.

INVESTIGAO No estudo da dor devem-se levar em conta fatores como: sexo, idade, trabalho, fadiga e perturbaes mentais. Pesquisar: Sinal de Mller (ponto), Sinal de Levi (pupila) e Sinal de Imbert (pulso). ENERGIAS LESIVAS CONCEITO A matria pode apresentar-se de diversas maneiras, so os denominados estados da matria na natureza: slido, lquido, gasoso, plasmtico (em reatores nucleares) e "condensado" (resultante da BEC = Bose-Einstein Condensation). A energia nada mais uma das formas de existncia da matria, pois equivalente a ela e interconversvel com ela, segundo a relao expressa pela equao de Einstein, E = mc2 , onde E a energia equivalente a massa m, e c a constante eletromagntica (velocidade da luz, igual a 3 x 108 m/s). A energia existe sob diversas formas, podendo passar de uma para outra, sendo que a tendncia natural converter-se na forma mais simples, mais comum, que a energia trmica. Todavia, nenhum processo de interconverso ocorre com 100% de rendimento, uma vez que parte da energia total de um sistema se dissipa: degradao da energia (entropia).

A energia cintica, ou de movimento, reside nos prprios corpos, quando estes se deslocam com um velocidade V, tornam-se capazes de produzir um trabalho. A frmula dessa energia E = 1/2mv2 Quando uma forma de energia entra em contato com o corpo (ou o corpo entra em contato com ela), no ponto em que ocorre a transferncia de energia para o corpo, produzem-se alteraes das estruturas superficiais, cutneas (pele) ou profundas, internas (msculos, ossos) ou, ainda, modificaes das atividades ou funes. A alterao morfolgica ou funcional do corpo no local em que ocorre uma transferncia de energia o que se denomina leso. Da que se denominem energias lesivas quaisquer formas de energia capazes de provocar leses. AGENTES LESIVOS - Diz-se de todas aqueles que podem provocar leses. Podem ser agrupados em: INSTRUMENTOS: Objetos, estruturas, que transferem energias cinticas (mecnicas) INSTRUMENTO EXEMPLO Perfurante um ponto presso-penetrao punctrio alfinete, agulha, sovela, prego, estilete inciso contuso lcerocontuso prfuroinciso prfurocontuso cortocontuso navalha, gilete cassetete, cho, prachoque, pau peixeira, faca PAF, chave de fenda machado, dente, foice, unha,faco

Cortante Contundente

uma linha rea+massa

deslizamento presso-esmagamento presso+esgaramento

Prfuro-cortante Prfurocontundente

ponto+linha ponto+massa

presso-deslizamento presso-penetrao presso-esmagamento

Corto-contundente linha+massa

Lacerante

linha+massa

esgaramento

lacerao serra, motoserra

serrote

MEIOS: Situaes que transferem outras forma de energia diferente da cintica (mecnica) Fsicos: diferentes dos mecnicos, compreendem energias sob a forma de vibraes: E = honde h = constante de Planck (6,6256 x 10-34 J) e = a freqncia SonoraEltricaTrmicaLuminosa Radioativa ou Actnica: Raios X, radium, cobalto, raios , e Baromtrica Qumicos: Energia liberada pelo sistema durante uma reao qumica: substncias custicas (soda, potassa) ou corrosivas (cidos: vitriolagem) Fsico-Qumicos: Asfixia (energia mecnica + energia qumica) Bioqumicos: Inanio Biodinmicos: Coma, estado de choque Psquicos (psicossomticos): Estresse, ansiedade Mistos: Fadiga LESES DE ARMA BRANCA AGENTES LESIVOS - Podem ser agrupados em: INSTRUMENTO APLICAO DA ENERGIA sobre um ponto MECANISMO FERIMENTO (LESO) EXEMPLO

Perfurante

presso-penetrao punctrio

alfinete, agulha, sovela, prego navalha, gilete

Cortante Prfuro-cortante Cortocontundente

uma linha Ponto + linha

deslizamento pressodeslizamento

inciso

prfuro-inciso peixeira, faca corto-contuso machado, dente, foice,

Linha + massa pressoesmagamento

unha,faco

CARACTERSTICAS DAS LESES LESES PUNCTRIAS: Produzidas por instrumentos perfurantes. Embora circulares, podem ser deformadas pelas linhas de fora das fibras elsticas e musculares subcutneas (ferida oval, triangular, em seta, em quadriltero), seguindo as Leis de Filhos e Langer, que no se cumprem no cadver mas apenas no vivo.

LESES INCISAS: So tpicas dos instrumentos cortantes. Chama-se inciso apenas quando cirrgica. Apresenta-se mais profunda na parte central (corpo), superficializandose nos extremos (cabea e cauda, ou cauda de entrada e cauda de sada).

Vista lateral e superior de uma leso incisa A leso incisa exibe bordas e vertentes regulares que se coaptam perfeitamente. Margens sem escoriaes ou equimoses. Fundo sem trabculas.

1. Borda ou lbio. 2. Vertente. 3. Fundo. Elementos especiais, podem ser observados em alguns tipos de leses incisas:
o o o

Sinal do Espelho (de Bonnet): Borrifo ou respingos de sangue no espelho nos casos de esgorjamento suicida. Inclinao da leso de esgorjamento, para diferenciar suicdio (oblqua) de homicdio (horizontal). Leses de defesa: localizadas em antebraos (face dorsal e borda ulnar) e palma das mos.

LESES PRFURO-INCISAS Provocadas pelos instrumentos prfuro-cortantes com um ou dois gumes(facapeixeira, adaga). Feridas mais profundas do que largas, que tm a maioria dos elementos das leses incisas (bordos, margens, vertentes, fundo). Assumem forma de botoeira, com uma comissura aguda (gume) e outra arredondada (costas) ou as duas em ngulo agudo (instrumentos com dois gumes), ou estreladas, quando a "lmina" tem mais de dois gumes.

Lmina com um gume Lmina com dois gumes e com trs gumes

Por vezes h deformao do orifcio de entrada, face movimentao da mo que empunha o instrumento, quer alargando ou ampliando a leso quando h inclinao maior na sada, quer mudando a forma, quando h rotao depois de fincada no corpo

Modificaes da leso prfuro-incisa pelo movimento da mo que empunha o instrumento. esquerda: alargamento por inclinao. direita: rotao da mo. Estas leses podem ser:

penetrantes (entra em cavidades preexistente: pleural, pericrdica, peritoneal); perfurantes (penetram numa parte macia do corpo, sem sada); transfixantes (atravessam um rgo ou uma parte do corpo); em fundo-de-saco (quando perfuram, atingem um obstculo resistente e no penetram alm do comprimento); em acordeo ou em sanfona [Lacassagne] (quando a superfcie do corpo depressvel (parede de abdome) a lmina produz uma leso mais profunda que o seu prprio comprimento).

Leso "em sanfona" de Lacassagne

Atlas -Leses Incisas Atlas - Leses Prfuros-Incisas LESES CORTO-CONTUSAS So leses mistas, com algumas das caractersticas dos ferimento incisos (efeito de cunha), mas produzido pelo mecanismo das contusas = presso sem deslizamento. Quando o instrumento, em acrscimo, tem um gume afiado, pode provocar leses que se assemelham mais com as incisas. As leses costumam ser muito devastadoras, decepando segmentos, fraturando ou seccionando ossos etc.

1. Equimoses em torno da leso. 2. Trabculas no fundo. 3. Borda irregular. 4. Fundo anfractuoso CARACTERES DIFERENCIAIS No quadro abaixo exibem-se as principais caractersticas morfolgicas, funcionais e de evoluo das leses por arma branca. ELEMENTOS Bordas Contuso Caudas Abertura PUNCTRIAS rombudas rara ausente deformada por traes INCISAS ntidas ausente presentes funo da extenso PRFUROINCISAS ntidas rara presentes CORTOCONTUSAS anfractuosas presente ausentes

funo da funo da extenso e outras extenso e outras

leses Perfil da leso Trajeto Vertentes Fundo Trabculas Dimenso maior Hemorragia externa Hemorragia interna Tendncia infeo Seqelas cilndrico igual ou maior que a lmina ausentes cego ou aberto ausentes profundidade ausente/mnima grande grande nulas ou raras triangular a base cutnea reto ou quebrado lisas liso ausentes comprimento abundante ausente escassa freqentes varivel reto lisas (eventuais) cego ou aberto ausentes comprimento e profundidade varivel de mdia a grande varivel variveis

leses triangular a base cutnea reto irregulares anfractuoso presentes profundidade abundante varivel grande freqentes e extensas

Atlas -Leses Corto-Contusas

LESES CONTUSAS DEFINIO So as leses provocadas por instrumentos contundentes, que se classificam por excluso: A cabea e as extremidades do homem e dos animais. Instrumentos prprios para ataque e defesa (e.g. "soco ingls", borduna, cassetete, nuntchako). Ferramentas de trabalho (e.g. martelo, marreta e utenslios desde que utilizados por impacto). Objetos no seu estado natural (pedras, paus etc.). Objetos dos mais variados: qualquer estrutura, pouco importando se ela que vem de encontro ao corpo da vtima ou se este que vai se chocar contra ela (e.g. paredes, solo etc.).

MODALIDADE DAS LESES Os instrumentos contundentes, animados da necessria energia cintica so capazes de provocar solues de continuidade e laceraes, mais ou menos extensas, dos tecidos moles, dos vasos, das vsceras e das estruturas steoarticulares. Formas lesivas Decorrem em funo de sua massa, da fora viva de que esto animados, da direo na qual se movem, da durao do contato, da elasticidade dos tecidos golpeados, da maior ou menor moleza do local e da presena de resistncias subjacentes. A ao contundente sobrevm como conseqncia de: Compresso que determina esmagamento, mormente quando h uma resistncia subjacente; Contato tangencial, por atrito; Trao que pode produzir arrancamentos e laceraes. Quando a trao se exerce sobre uma vscera, esta pode ocasionar ruptura do aparelho suspensor da mesma, dos ligamentos e/ou do pedculo vascular, obviamente alm das produzidas na prpria vscera nas inseres. Suco, que determina uma depresso circunscrita. Exploso que decorre do aumento primrio ou secundrio da presso interna. Tambm por deformao compressiva: para esta ltima, lembrar a fora necessria para quebrar uma noz! LOCALIZAO Superficiais: com a exceo da escoriao, somente ocorrem em corpos com vida Rubefao: A presso libera histamina, que d vasodilatao. H autores que no a consideram leso porque no h sada do sangue dos vasos. Encontram-se nas compresses e nas irritaes agudas ou crnicas. Edema traumtico: Aumento do lquido extracelular e extravascular provocando distenso com limites ntidos, por vezes com a forma do instrumento. Bossas linfticas e sangneas: Produzidas pelo acmulo de linfa ("galo dgua") ou de sangue, quando h um plano subjacente resistente e impermevel.

Mecanismo de formao de bossas e hematomas: 1. Coleo lquida (linfa ou sangue). 2. Crion. 3. Tecido mais resistente e impermevel. Hematoma: Lago sangneo, localizado, formado pelo rompimento de vasos. Alm de superficial pode ser em profundidade, em plena massa de rgos (hematomas extradural, subdural, intramuscular), e em espaos teciduais (retroperitnio, mediastino). Equimose: Sufuso hemorrgica difusa que se infiltra na espessura dos tecidos, ocasionada pelo rompimento dos vasos em face da ao do instrumento contundente, do qual pode guardar a forma. A transformao qumica da hemoglobina fora do vaso leva a mudanas cromticas na evoluo: espectro equimtico de Legrand du Saulle: avermelhado, vermelho-violceo, azulado, esverdeado, amarelado. Podem assumir a forma de sufuses (lenis), vbices (estriaes, "cobrinhas"), sugilaes (em gro de areia sobre uma rea) ou petquias (pontos de 1 mm ou mais de dimetro). Escoriao: Resulta da ao mecnica tangencial do instrumento que deixa a derme ao descoberto por arrancamento da epiderme. No havendo seo das papilas, apenas flui serosidade que forma crosta amarelada (melicrica) quando seca. Quando h seo das papilas, existe mistura de sangue na serosidade e a crosta que se forma ao secar castanha ou marronzada. Ao se destacar a crosta pode ficar uma mancha hipocrmica temporria. No cadver, por no haver circulao, ainda que possam ocorrer escoriaes, no se formaro crostas.

1. Retalho arrancado da epiderme. 2. Direo da fora escoriativa. 3. Epiderme. 4. Derme. Pela sua forma podem indicar o instrumento (lineares estreitas, instrumentos pontiagudos; lineares largas (estigmas ungueais), arranhes; semilunares, unhas; pinceladas, cascalho; em chapa, asfalto; apergaminhadas, no sulco de enforcamento). Pela sua localizao orientar sobre o tipo de crime: em torno do nariz, na sufocao; em torno do pescoo, na esganadura; nas coxas, ndegas e mamas, no estupro e no atentado violento ao pudor; esparsas pelo corpo, no atropelamento). Lacerao (leso lcero-contusa): semelhana da anterior, resulta da ao mais ou menos tangencial do instrumento, que pela fora de arrasto ou de trao, acaba por provocar esgaramentos ou dilaceraes dos tecidos, gerando leses que, pelas suas caractersticas gerais, podem parecer-se com as corto-contusas sem, contudo, exibir a relativa nitidez provocada pelo impacto do gume de aquelas, sobre o corpo: suas bordas som irregulares face dilacerao. As leses lcero-contusas mostram as seguintes caractersticas:

irregularidade das bordas, em geral, amplamente laceradas e franjadas;

contuses das margens que, s vezes, so apenas perceptveis; descolamento dos tecidos lecerados e contundidos dos planos anatmicos subjacentes, com formao de anfractuosidades. Por vezes, o integumento destacado e ocorrem verdadeiras reas de esfolamento (escoriao) vizinhas; retrao das bordas, que tanto maior quanto mais intenso o descolamento; presena de pontes de tecido que se estendem entre as margens do ferimento; 6. fundo irregular, contuso e hemorrgico. Atlas - Leses Contusas Atlas - Leses Port-Mortem Profundas Entorses e Luxaes: Tracionamentos e contuses que distendem ligamentos (entorses). Quando as superfcies articulares perdem contato, ainda que seja temporariamente, fala-se em luxao. Fratura: a soluo de continuidade do osso. Pode ser fechada ou exposta; completa ou incompleta; nica, mltipla ou cominutiva; "em galho verde", transversa, oblqua, longitudinal, espiral ou em mapa-mndi. Rotura Visceral: Em geral, resulta de aumento de presso, mais ou menos localizado, que faz explodir vsceras ocas com contedo lquido (bexiga, vescula, estmago) ou dilacera de vsceras macias por tracionamento (arrancamentos esgaramentos), ou por penetrao (perfurao, transfixao, seco). Esmagamento: Provocados por compresses violentas de grandes massas (desabamentos, acidentes de trnsito, com priso entre as ferragens) ou por ondas de presso/decompresso alternadas (nas exploses).

Fraturas incompletas Fraturas mltiplas

Fratura cominutiva e Fratura por Exploso Fratura por toro

Fratura por arrancamento e Fratura por compresso Fratura "em galho verde" Algumas das formas mais freqentes de fraturas (apud Baima Bollone & Patore Trossello,Medicina Legale e delle Assicurazioni, Torino : Giappichelli, 1989, modificado)

Leses contusas provocadas por traumas diversos: indireto (concusso cerebral por contrachoque) e direto: com afundamento (por instrumento contundente), com perfurao (por instrumento prfuro-contundente) e com penetrao (por instrumento prfuro-cortante).

Leses contusas do encfalo produzidas por contra-choque: por acelerao, por disperso de foras e por desacelerao.

ABC Acidentes vasculares cerebrais hemorrgicos, que podem resultar de traumatismos crnio-enceflicos (TCE), mostrados em um corte frontal da metade posterior do crnio: A, hemorragia extra-dural; B, hemorragia sub-dural; C, hemorragia intra-cerebral (intra-capsular). LESES POR ARMA DE FOGO BALSTICA A Balstica uma parte da Fsica Aplicada que estuda os projteis (sua trajetria, os meios que atravessam etc.) e as armas de fogo. Armas de Fogo. As armas de fogo so instrumentos que utilizam a grande quantidade de gases produzidos pela queima instantnea de uma carga, constituda por um combustvel seco (plvora ou sucedneo) como forma de propulso dos projteis. Esta queima somente ocorre na presena de "chama viva" (que era como se detonavam as armas de fogo antigas: canhes, bombardas, arcabuzes, bacamartes, garruchas etc., com o auxlio de um pavio acesso). Da a necessidade de existir nos cartuchos uma segunda mistura combustvel, capaz de se acender (inflamar) quando golpeada. Esta forma parte da espoleta ou escorva.

As armas de fogo so compostas de trs partes fundamentais: A que se destina a segurar a arma: coronha (cabo) e armao (corpo); Os mecanismos: o de disparo, constitudo pelo percutor (agulha), acionado pelo gatilho (tecla) e o de extrao, para expulsar a cpsula (estojo) uma vez deflagrada. O cano, que a pea essencial, constituda por um cilindro metlico, fechado em uma de suas extremidades e aberto pela outra. A extremidade fechada, pode s-lo pela prpria fabricao (ex.: pica-pau e armas antigas) ou pelo cartucho quando este se aloja na cmara (parte de dimetro ligeiramente maior). A extremidade do cano que d continuidade cmara, conhecida como "boca de carga", ao passo que a outra extremidade, aquela atravs da qual o projtil abandona a arma, recebe o nome de "boca de fogo". A superfcie interna do cano pode ser lisa (hoje em dia s se v nas armas de caa: espingardas, escopetas), ou raiada, apresentando cristas internas longitudinais (raias), dispostas de forma helicoidal, ora girando para a direita (dextrgiras), ora para a esquerda (sinistrgiras), que imprimem ao projtil, quando do percurso ao longo do cano, um movimento bsico de rotao sobre o seu eixo, que serve para manter a trajetria, a direo e outorgar-lhe maior fora de penetrao. A classificao das armas de fogo pode ser feita de acordo com o seu uso (de caa, de esporte, de defesa), com o comprimento do cano (curtas e longas), segundo o acabamento interior do cano (lisas e raiadas), o seu calibre (.22, .38, 6,35, 7,65, 12, 16, 36 etc.), seu funcionamento (de repetio, automticas, semiautomticas) e a velocidade do projtil (de baixa velocidade, de alta velocidade). Em Criminalstica se as classifica, tambm em armas de mo (revlver, pistola etc.) e armas de ombro (fuzil, carabina etc.). O calibre para as armas de caa ou armas de alma lisa, determinado pelo nmero de esferas de chumbo (balins), de dimetro igual ao do cano, que perfazem uma libra de massa ( 454 g)(ex: calibre 12 significa que 12 esferas de chumbo do dimetro do cano, pesam uma libra). O calibre, para as armas raiadas dado pela medida do dimetro do cano no fundo de duas raias opostas da alma. O calibre pode ser expresso em milmetros (Blgica: 9 mm, 7,65 mm), em milsimos de polegada (Inglaterra: .303, .380) ou em centsimos de polegada (EE.UU.: .45, .38).

Medio do calibre. Munio. Um cartucho composto por diferentes partes: a cpsula ou estojo, a espoleta ou escorva, a carga (plvora), as buchas e o(s) projtil(eis). A cpsula ou estojo apresenta uma extremidade fechada - a base ou culote - e uma extremidade aberta, onde se encontra(m) o(s) projtil(eis). A base ou culote pode apresentar um dimetro algo maior que o estojo - a orla saliente (ressalto ou talo) - ou simplesmente ser sem orla, mas apresentando um gargalo estrangulado. O culote impede que a cpsula entre em profundidade na cmara e, ao mesmo tempo, serve para o cartucho ser empolgado pela garra do extrator, nas armas de repetio sem tambor. A forma da cpsula pode ser cilndrica, tronco-cnica ou semelhante a uma garrafa, podendo ser totalmente metlicas ou com um culote de lato e o corpo do estojo de papelo ou de plstico.

Tipos de cartucho. esquerda, de projtil nico. direita, de caa a projteis mltiplos. A espoleta ou escorva pode ser anular ou central, conforme o local em que o percutor deve golpe-la. A sua finalidade incendiar a plvora que constitui a carga do cartucho. Esta, ao queimar, desprende um grande volume de gases ( 2.000 ml/1 g), que ao sarem atravs do cano, foram a expulso do projtil. As buchas, presentes principalmente nos cartuchos de projteis mltiplos prprios das armas de caa ou de alma lisa, apenas servem para conter a plvora na cpsula (estojo), separando-a dos balins de chumbo.

LESES PRFURO-CONTUSAS Tanto desde o ponto de vista Mdico Legal, quanto desde o ngulo criminalstico, os disparos podem ser efetuados a distncias variveis entre a boca de fogo do cano da arma e a vtima. Disparos (tiros) apoiados ou encostados, a distncia zero Disparos (tiros) prximos, a curta distncia ou a "queima roupa", e Disparos (tiros) a distncia. PROJTEIS DE BAIXA ENERGIA: Com velocidades de 100 m/s at 500 m/s, na sada do cano. Ferimento de entrada do projtil: varivel segundo a distncia do disparo e conforme o projtil seja nico ou mltiplo. Existem elementos que so comuns a todo tipo de tiro, independendo da distncia entre a arma e a vtima: so os denominados efeitos primrios do tiro. Designam-se como efeitos primrios do tiro, s aes mecnicas do projtil sobre o alvo e que, via de conseqncia, so prprios do orifcio de entrada. mister lembrar que estes efeitos independem da distncia do disparo, ou seja, da distncia entre a boca de fogo do cano da arma, e o ponto de impacto sobre o alvo (corpo da vtima). Os efeitos primrios do tiro compreendem: a) o ferimento prfuro-contuso ou lcero-contuso, e b) as orlas, a saber: 1 - Orla de enxugo ou orla de alimpadura: produzida pela limpeza dos resduos existentes no cano da arma (plvora, ferrugem, partculas etc.) que o projtil transporta e que este deixa ao atravessar a pele ou as vestes, ficando sob a forma de uma aurola escura em volta do orifcio de entrada.

2 - Orla de escoriao: Corresponde a uma delicada rea, localizada em torno do ferimento prfurocontuso de entrada, em que a epiderme arrancada pelo atrito do projtil quando penetra deixando exposto o crion: vermelha e brilhante, quando recente; mate e escura, aps algumas horas. 3 - Orla equimtica ou Orla de contuso: produzida pelo projtil quando impacta sobre o corpo, quando se comporta apenas como um instrumento contundente (inclusive ao longo do tnel de trajeto). Evidencia-se como uma equimose cuja extenso e intensidade estar em relao, no apenas com o impacto do projtil como, tambm, com a textura dos tecidos da regio: mais ampla, quando mais laxos; mais estreita e menos evidente quando mais firmes ou consistentes. O conjunto destas trs orlas denominado, pelos autores saxes, como Anel de Fisch. J nos tiros a curta distncia ou disparos a "queima-roupa", isto , aqueles desferidos contra o alvo situado dentro dos limites da regio espacial varrida pelos gases e pelos resduos da combusto do explosivo propelente expelidos pelo cano da arma, ocorre a ao e deposio de alguns ou de todos estes elementos sobre o corpo ou sobre as vestes da vtima, constituindo-se, por contraposio, nos efeitos secundrios do tiro. Assim sendo, designam-se efeitos secundrios do tiro queles que se relacionam com a ao ou com o depsito de produtos residuais da combusto dos explosivos, iniciador e propelente, bem como com corpsculos metlicos provenientes da abraso do ou dos projteis na alma do cano. Os efeitos secundrios do tiro podem ser utilizados para aquilatar a distncia entre a boca de fogo do cano da arma e o alvo, e, eventualmente, a direo do cano da arma com relao vtima. Estes efeitos esto sujeitos a uma grande variao relacionada com o tipo e estado de conservao da arma, com a qualidade da munio, bem como com a natureza e/ou regio do alvo atingido. Estes efeitos secundrios do tiro, compreendem as zonas de contorno, a saber: 1 - Zona de chamuscamento: produzida pelos gases superaquecidos resultantes da combusto do explosivo propelente e se forma nos tiros encostados (distncia zero) e at distncias de 15 no revlveres. uma zona caracterstica do orifcio de entrada do projtil e verificada pela ocorrncia de queimaduras dos pelos e da pele da vtima (bem

como de tecidos, podendo-se dar a combusto das vestes quando estas se interpem no local atingido e so de fios sintticos). 2 - Zona de esfumaamento: constituda por grnulos de fuligem resultantes da combusto da carga propelente, sendo superficial e se depositando apenas sobre a pele e/ou das vestes interpostas, em torno do orifcio de entrada, deprimido, sendo facilmente removida da regio por lavagem com bucha, gua e sabo. Aumentando a distncia entre a boca de fogo e o alvo, cresce o dimetro da zona de esfumaamento, na medida em que vai se tornando cada vez mais tnue a deposio dos resduos, cuja concentrao diminui do centro para a periferia, com crescente perda da nitidez dos limites. 3 - Zona de tatuagem: composta por partculas de carvo (plvora combusta) e de grnulos de plvora incombusta, dispersas em torno do orifcio de entrada, de bordas deprimidas, cujo dimetro cresce progressivamente at perder-se a energia cintica de cada corpsculo, assim como a acelerao de que est animado.

Orlas e Zonas de contorno. 1. Orla de enxugo ou de alimpadura; 2. Orla de contuso; 3. Zona de esfumaamento; 4. Zona de tatuagem. Com o crescente alargamento do cone de disperso se tem que a uma distncia de 35 cms entre a boca de fogo do cano da arma e o alvo, os pontos de tatuagem que se espalham sobre este ltimo, j so poucos e bastante dispersos, praticamente, cessando de serem assinalveis os seus efeitos, verificando-se que

o contorno desta rea ou zona perde totalmente a sua regularidade e a sua nitidez. Casos especiais, podem ser observados em alguns tipos de disparo: Cmara (boca) de mina de Hofmann: orifcio de grande tamanho, estrelado, de bordas laceradas, evertidas e irregulares, com descolamento dos tecidos do crnio, com o aspecto da cratera de uma mina, nos disparos encostados ou apoiados no crnio; Sinal de Benassi: esfumaamento da tbua externa dos ossos do crnio, em casos de tiro encostado; Sinal de Puppe-Werkgarten: queimadura pela estampa do cano da arma, no disparo apoiado.

12 Sinal de Puppe-Werkgarten. 1. Marca do cano, com a massa de mira, em volta do orifcio de entrada. 2. Esquema de marca deixada por arma de cano duplo, na qual disparou apenas o cano da esquerda. Sinal do telo de Raffo: zonas, decorrentes da combusto da carga do cartucho e dos gases produzidos, sobre as vestes, que servem de anteparo (telo ou biombo): sinal do desfiamento em cruz; sinal do cocar e sinal do decalque.

123 Sinal do telo de Raffo: 1. Sinal do desfiamento "em cruz", nos disparos encostados; 2. Sinal do cocar; 3. Sinal do decalque. Sinal do Funil de Bonnet: nos ossos, notadamente os planos, mostrando uma escariao em forma de funil, cuja "boca" aponta o local em que o projtil sai do osso.

12 Sinal do funil de Bonnet: 1. Escariao evidente na tbua ssea do lado contrrio entrada do projtil. 2. Esquema mostrando no orifcio de sada do crnio, a perfurao da tbua interna e a avulso da tbua externa. Trajeto do projtil: Deve ser diferenciado da trajetria do projtil (que pertence balstica externa: fora da arma mas tambm fora do alvo). O trajeto representa o caminho, reto ou no, seguido pelo projtil dentro do corpo. No havendo orifcio

de sada, estende-se desde o orifcio de entrada at o fundo-de-saco onde se aloja o projtil. Pode ser nico ou mltiplo (quando o projtil nico se fragmenta, ou quando o cartucho apresenta projteis mltiplos, e.g. cartuchos de caa, munio "Glaser" ), perfurante, penetrante ou transfixante (rever estes conceitos em "Leses de Armas Brancas"). Trata-se de um verdadeiro tnel escavado pelo projtil, durante a sua penetrao, s expensas da energia transferida aos tecidos ao seu redor, que so primeiro comprimidos centrifugamente, criando uma cavidade temporria, para voltar ao normal aps a passagem do projtil, ao longo do seu percurso, e que se traduz como um tnel equimtico ou hemorrgico, que se inicia com a orla de contuso ou orla equimtica, na superfcie do corpo, ou pelo halo hemorrgico visceral de Bonnet, nas vsceras internas, ensejando a hemorragia em "T", de Piedelivre.

Formao das cavidades temporal e permanente com um projtil de baixa energia (de Fackler apud Fr. Frog, 1999) Cavidade Permanente - o orifcio ou tnel permanente deixado no alvo pela passagem do projtil. produzido pelo efeito esmagador (presso) e cortante (lacerao) do projtil. Dependendo do "desenho" do projtil, a cavidade permanente pode ser bastante larga, em dimetro ou difcil de ser vista. Os menores orifcios so produzidos pelos projteis ogivais ou arredondados noexpansivos e que no apresenta grande precesso e nutao.

Cavidade Temporria ou Temporal - o limite do deslocamento temporrio dos tecidos pelo efeito hidrosttico, quando da passagem do projtil. Ferimento de sada do projtil: Independe da distncia do disparo. Em geral:
o

orifcio maior que o de entrada (face aos fragmentos arrastados pelo projtil), o orifcio de forma irregular, o bordas evertidas, o sem orla de enxugo nem de escoriao, o mas que pode apresentar orla equimtica ou orla de contuso.

PROJTEIS DE ALTA ENERGIA: Com velocidades de 500 m/s a 1.200 m/s, na sada do cano. Ferimento de entrada do projtil: varivel podendo ser congruente com o dimetro (calibre) do projtil ou assumir um dimetro muito maior, uma forma estrelada que lembra mais um orifcio de sada o uma cmara de mina de Hofmann (sem ter suas caractersticas, porquanto no se trata de disparos encostados). Estas modificaes se relacionam com a quantidade de energia transferida no momento do impacto. Em geral, resultam de disparos (tiros) a distncia, originrios de armas de fogo curtas (revlveres ou pistolas com munio THV = "Trs Haute Vitesse", para defesa) ou longas (fuzis), originariamente de uso apenas blico, para ataque. No quadro abaixo so apresentadas algumas das velocidades disponveis, no momento: Arma Revlver c/munio THV AR-10 (Assault Rifle-10) AR-15 (Assault Rifle-15) FN-FAL (Fabrique Nationale - Fuzil Automatique Lger) SIG-Sauer 550 AK-47 (Assalt Velocidade de sada 922,35 m/s 880,00 m/s 991,00 m/s 835,00 m/s Alcance 100 m Calibre .357 MAG

3.000 m .308 NATO (7,62 mm) 3.500 m .223 NATO (5,56 mm) 3.000 m .308 NATO (7,62 mm) 4.000 m .220 NATO (5,50 mm) 3.000 m 7,62 x 39 mm

1.100,00 m/s 710,00 m/s

Kalashnikov)

Trajeto do projtil: O caminho, reto ou em zig-zag, dependendo do ricochete, seguido pelo projtil dentro do corpo encontra-se rodeado por uma zona de necrose e lacerao, por fora da qual h uma intensa infiltrao hemorrgica. A grande quantidade de energia liberada no sentido centrfugo, leva a uma acelerao radial dos tecidos atravessados, formando-se, assim, a cavidade temporal, cujo dimetro instantneo muito maior que o dimetro do trajeto definitivo. Este movimento centrfugo persiste at o exaurimento por transformao de toda a energia cintica em energia elstica, quando a cavidade temporal atinge seu dimetro mximo. Logo a seguir, a energia elstica se transforma, novamente, em energia cintica e os tecidos, agora, so acelerados em sentido centrpeto, o que determina o colabamento da cavidade temporal. Gera-se, assim, uma nova presso positiva, ao longo do trajeto, repetindo-se, novamente, o processo todo, sob a forma de ondas pulsteis: fases sucessivas de expanso e colabamento da cavidade temporal ("pulsao da cavidade"), de amplitude paulatinamente decrescente ao longo do trajeto. O volume da cavidade temporal proporcional a quantidade de energia cedida pelo projtil ao atravessar o corpo, que ser tanto mais elevada quanto maior seja a velocidade do projtil.

Formao das cavidades temporal e temporria com projtil de alta energia (de Fackler apud Fr. Frog, 1999) Este mecanismo explica a elevada lesividade dos projteis de alta energia (alta velocidade), sendo certo que os tecidos mais prximos ao trajeto sofrem, de forma

mais direta, os efeitos da pulsao, gerando a zona de lacerao ou zona de esfacelo, ao passo que os tecidos mais afastados e, via de conseqncia, menos afetados ensejam a formao da zona de hemorragia, perifrica. Ferimento de sada do projtil: Em geral, um orifcio que tanto pode ser maior que o de entrada ou menor, o que pode levar a concluses errneas quanto a direo do disparo, pode ser regular ou de forma irregular, bordas evertidas, em geral, com orla equimtica ou orla de contuso. Atlas - Leses Prfuro-contusas

LESES POR MEIOS TRMICOS TERMONOSES So quadros resultantes da ao do calor difuso sobre o corpo. Na insolao, a fonte o sol; na intermao, a fonte de calor artificial (fornalha, caldeira). QUEIMADURAS Ao direita do calor por contato direto, atravs de chama ou de slido, de gs ou de lquido quentes. Segundo a classificao de Hoffmann e Lussena, teremos 1 grau - Eritema (rubor) 2 grau - Flictena ("bolha"), cheias de lquido seroso, onde a presena de albumina e cloretos d Sinal de Chambert positivo 3 grau - Escarificao (necrose) 4 grau - Carbonizao GELADURAS So as leses provocadas por baixas temperaturas. Segundo a classificao de Calissen, temos: 1 grau - Eritema (rubor) 2 grau - Vesicao (bolha) 3 grau - Gangrena (necrose)

Atlas - Leses Profuzidas por Meio Fsico

LESES POR ELETRICIDADE ELETROPLESSO Sndrome desencadeada pela eletricidade artificial. As leses localizadas mais simples so:

Marca eltrica de Jellinek: leso esbranquiada e dura, mumificada, com a forma do eletroduto (fio, plug), com centro encovado e bordas elevadas. Metalizao ou Salpicos metlicos: marcas com destaque da pele e metal do eletroduto fundido no fundo das mesmas. Efeito Joule: transformao da energia eltrica em trmica, podendo dar queimaduras de 1, 2 e 3 graus. Oftalmia eltrica: com formao de cataratas Leses nervosas: neurites, parestesias, atrofias musculares, paralisias Leses vasculares: fragilidade vascular Leses sseas: formao de prolas de fosfato de clcio.

ELETROCUSSO Ao sistmica ou letal da energia eltrica artificial. FULGURAO Leses localizadas, no letais, produzidas pela eletricidade csmica ou queraurano grfica, sendo a mais caracterstica o:Sinal de Lichtenberg de aspecto arboriforme (em "folha de samambaia"), resultante da paralisia vascular ou da difuso eltrica pela pele. FULMINAO Leses sistmicas ou letais produzidas pela eletricidade csmica ou querauranogrfica LESES POR MEIOS QUMICOS

Tambm denominadas queimaduras por custicos, nome de todas as substncias qumics que provocam desorganizao ou necrose dos tecidos. Em Medicina Legal, distinguem-se as substncias qumicas pelo efeito, em geral escaras: EFEITO DESIDRATANTE: cido sulfrico (vitriolo ou azeite de vitriolo), escara roxa a preta, dura; cal virgem, soda em escamas, potassa em escamas, escara vermelha a branca. EFEITO OXIDANTE: cido ntrico, escaras amarelas; cido clordrico, escaras cinza a roxas; cido fnico, escaras esbranquiadas; cido crmico, nitrato de prata, escaras marrom escuro a pretas. EFEITO FLUIDIFICANTE: soda custica, em soluo, cido actico, amonaco - formam escaras moles e midas, de esbranquiadas a amareladas. EFEITO COAGULANTE: sais de mercrio, zinco, cobre, chumbo - coagulam as protenas, em geral leses esbranquiadas EFEITO IRRITANTE: gases blicos (iperita, lewisita) liberam cido clordrico intrahstico (dentro dos prprios tecidos). Atlas - Leses Produzidas por Meio Qumico

LESES POR MEIOS FSICO-QUMICOS ASFIXIOLOGIA Em que pese a sua etimologia - do grego, , falta, privao + , pulso o termo asfixia designa um estado fisiopatolgico, caracterizado pela supresso do fenmeno respiratrio, na vigncia da circulao. Por outras palavras, a supresso da absoro de oxignio e da eliminao do anidrido carbnico, por parte dos tecidos, sem que ocorra parada da funo circulatria. CLASSIFICAO MDICO-LEGAL DAS ASFIXIAS Considerando, pois, que a falta de oxignio o "pivot" central da "causa mortis" por asfixia, a maneira como tal diminuio ocorre, permite distinguir:

1. Asfixias por falta de suprimento de oxignio (sin.: asfixias de aporte, asfixias mecnicas ou anoxias anxicas) 1.1 Por ocluso mecnica das vias respiratrias superiores 1.1.1 Externa:
o o o o o

Por ocluso dos orifcios respiratrios externos: Sufocao direta (travesseiros, sacos plsticos etc.) Por constrio do pescoo: Fora fsica do agente: esganadura (com as mos, prega do cotovelo, ps). Com lao acionado pelo peso da prpria vtima: Enforcamento. Com lao acionado por fora diversa do peso da vtima: Estrangulamento.

1.1.2 Interna: Engasgo; corpos estranhos, tamponamento com lenos, toalhas etc. 1.2 Por impedimento mecnico da excurso torcica 1.2.1 Sufocao indireta: compresso torcica 1.3 Por alteraes qualitativas da mistura gasosa inspirada:

Por meios gasosos que deslocaram o oxignio: anidrido carbnico, monxido de carbono, metano etc.: rarefao. Por meios lquidos: afogamento (asfixia por submerso). Por meios slidos - substncias granuladas (areia, terra, gros, "palha" de arroz ou de caf etc.) ou em p (talco, farinha, caulim, cimento etc.): soterramento.

1.4 Por alteraes quantitativas da mistura gasosa inspirada empobrecimento ou rarefao do oxignio da mistura gasosa: diminuio da pO2

Em ambientes fechados: confinamento. Em grandes altitudes: rarefao. Em perda de presso em cabinas (avio): decompresso.

2. Asfixias por diminuio do transporte de oxignio no sangue (sin.: asfixias de transporte ou anxias anmicas)

Por diminuio da quantidade de hemoglobina: Anemia aguda traumtica. Por alterao qumica da hemoglobina que perde a capacidade de transportar oxignio: intoxicao por monxido de carbono (CO) ou envenenamento por substncias metahemoglobinizantes.

3. Asfixias por diminuio do oxignio circulatrio (sin.: asfixias de liberao)

Alcalose gasosa por excesso de cido carbnico + sdio = excesso de bicarbonato que facilita a captao de oxignio por aumento da pCO2 mas que dificulta a liberao do O2 a nvel celular (fibrose e esclerose pulmonares, asmticos, enfisematosos).

4. Asfixias por diminuio do oxignio tissular (sin.: asfixia de utilizao ou anxia histotxica)

Impedimento da utilizao do oxignio, que se encontra em concentraes normais, por inibio enzimtica da cadeia de aceptores de hidrognio ao nvel das mitocndrias: intoxicao ciandrica (por cianuretos).

5. Sinais Anatomo-Patolgicos Gerais das Asfixias Atlas -Leses Produzidas por Meio Fsico-Qumico 5.1 - Cianose: Cor arroxeada (quando a quantidade de oxignio menor de 13,4 ml % N = 20) v-se bem nos lbios, pavilhes auriculares, leitos ungueais e conjuntivas, de roxo a azul escuro. 5.2 - Equimoses subconjuntivais 5.3 - Petquias hemorrgicas de Casper ou Manchas de Tardieu: pontilhado externo ntido pela face, pescoo e tronco superior. 5.4 - Otorragias: por estase venosa 5.5 - Escoriaes ungueais tpicas: como leso de "defesa", nos casos de constrio do pescoo 5.6 - Protruso da lngua 5.7 - Cogumelo de espuma: nos orifcios oral e nasais 5.8 - Sangue: muito escuro, com fluidez aumentada 5.9 - Pulmes: congestos, escuros, com manchas de Tardieu 5.10- Corao: com estase venosa, ventrculo esquerdo vazio e direito repleto de sangue. 6. Enforcamento: 6.1 - Externos locais

Sulco, oblquo, com a parte mais alta correspondendo ao n, com a borda superior mais edemaciada que a inferior, retrata o instrumento empregado Escoriaes ungueais na margem do sulco, como defesa instintiva para salvar a vida. 6.2 - Externos distncia Cabea cada e enrijecida, para o lado Face, vultuosa e ciantica Protruso da lngua e cogumelo de espuma Livores: mais acentuados na extremidade dos membros e acima do cinturo Cianose dos leitos ungueais, equimoses subconjuntivais, petquias de face e pescoo, otorragia, escoriaes (de cotovelos e joelhos). 6.3 - Internos locais Linha argentina: linha brilhante no fundo do sulco, aderente aos planos subjacentes Equimose retrofarngea de Brouardel, pela compresso do hiides sobre a faringe, serve para diferenciar (ausncia indica que o cadver foi suspenso aps a morte) Roturas de msculos da regio cervical Sinal de Amussat: descolamento transversal da ntima da artria cartida Sinal de Otto: descolamento transversal da ntima da veia jugular Sinal de Martin: infiltrao hemorrgica da bainha dos vasos Leses da coluna cervical: fraturas, luxaes, rotura de ligamentos) 6.4 - internos gerais Sangue: escuro e fludo Congesto visceral 7. Estrangulamento

7.1 - Externos locais Sulco, horizontal, duplo ou triplo, abaixo da cartilagem tireide, completo em volta do pescoo, profundidade uniforme Escoriaes ungueais na margem do sulco, como defesa instintiva para salvar a vida. 7.2 - Externos distncia Cabea cada e enrijecida, para o lado Face, vultuosa e ciantica Protruso da lngua e cogumelo de espuma (menos intensa que no enforcamento) Livores: no dorso ou ventre, dependendo da posio do cadver Cianose dos leitos ungueais, equimoses subconjuntivais, petquias de face e pescoo, equimoses puntiformes nos lbios (raras no enforcamento). 7.3 - Internos locais Linha argentina: linha brilhante no fundo do sulco, aderente aos planos subjacentes Equimose retrofarngea de Brouardel (muito rara) Roturas de msculos da regio cervical Sinal de Amussat: descolamento transversal da ntima da artria cartida (raro) Sinal de Otto: descolamento transversal da ntima da veia jugular (raro) Sinal de Martin: infiltrao hemorrgica da bainha dos vasos (raro) 7.4 - Internos gerais Sangue: escuro e fludo Congesto visceral 8. Esganadura 8.1 - Externos locais

Equimoses digitais, elpticas numa das extremidades com estigma unguealEscoriaes ungueais, em calha, longitudinais, na lateral do pescoo. Tumefao do pescoo (dependendo do instrumento) 8.2 - Externos distncia Cabea cada e enrijecida, para o lado Face, vultuosa e ciantica Protruso da lngua e cogumelo de espuma (menos intensa que no enforcamento) Livores: no dorso ou ventre, dependendo da posio do cadver Cianose dos leitos ungueais, equimoses subconjuntivais, petquias de face e pescoo, equimoses puntiformes nos lbios Estigmas ungueais pela face, trax e membros Exoftalmia (freqente) 8.3 - Internos locais Equimose retrofarngea de Brouardel (muito rara) Sinal de Frana: rotura em forma de meia-lua da tnica interna da cartida primitiva 8.4 - Internos gerais Sangue: escuro e fludo Congesto visceral 9. Sufocao 9.1 - Externos locais Equimoses digitais, em torno da boca e asas do nariz Escoriaes ungueais, em torno da boca e asas do nariz Tumefao do pescoo (dependendo do instrumento)

9.2 - Externos distncia Face, vultuosa e ciantica Sangramento pelo orifcios nasais Livores: no dorso ou ventre, dependendo da posio do cadver Cianose dos leitos ungueais, equimoses subconjuntivais, petquias de face e pescoo, equimoses puntiformes nos lbios Estigmas ungueais pela face (regies bucinadoras) Exoftalmia (freqente) 9.3 - Internos locais Fratura do nariz Epistaxe Fratura dos dentes Ferimentos da lngua 9.4 - Internos gerais Sangue: escuro e fludo Congesto visceral Manchas de Tardieu nos pulmes 10. Engasgamento ou Engasgo 10.1 - Externos locais Esgaramento e sufuses hemorrgicas na mucosa oral e na lngua Presena de corpo estranho na boca 10.2 - Externos distncia Face, vultuosa e ciantica Sangramento pela boca e nariz (eventual)

Equimoses subconjuntivais Livores: arroxeados ou azulados Exoftalmia (freqente) 10.3 - Internos locais Presena de corpo estranho na oro-faringe, na glote ou na traquia Edema da parte alta da rvore respiratria

10.4 - Internos gerais Sangue: escuro e fludo Congesto visceral Manchas de Tardieu nos pulmes (raras) 11. Compresso torcica 11.1 - Externos locais Equimoses e escoriaes: retratando o objeto que produziu a compresso 11.2 - Externos distncia Face com mscara equimtica de Moretin ou cianose crvico-facial de Le Dentut Equimoses subconjuntivais Petquias hemorrgicas de Casper 11.3 - Internos locais Fraturas, de arcos costais e esterno Hematoma, do mediastino anterior Rotura dos pulmes Equimoses de pericrdio Roturas de fgado e bao

Hemorragias de cavidades torcica e abdominal 11.4 - Internos gerais Sangue: escuro e fludo Congesto visceral Manchas de Tardieu nos pulmes (raras) Sinais de hemorragia aguda traumtica 12. Soterramento (sepultamento) 12.1 - Externos locais Vestes impregnadas de barro, areia, ps, farinha etc. Boca e orifcios nasais arrolhados pelos mesmos materiais Escoriaes e Equimoses tpicas, na face e no trax. 12.2 - Externos distncia Comuns s asfixias Esmagamento do trax, face e membros Escoriaes caractersticas para cada meio Terra ou outra substncia, conforme o caso, aderente s feridas. 12.3 - Internos locais Fraturas, de arcos costais e esterno Hematomas, no trax Roturas de fgado, estmago, bao e alas intestinais. 12.4 - Internos gerais Comuns s asfixias, em geral. 13. Afogamento 13.1 - Externos

Temperatura cutnea baixa rapidamente, provocando horripilao Livores cadavricos de cor rsea Pele anserina Pele corrugada ("engruvinhada") em escroto, arola e pnis "Mo de lavadeira" Descolamento da epiderme palmar e plantar Cogumelo de espuma esbranquiado e s presente logo aps a retirada do corpo da gua Petquias subconjuntivais e da face Destruies cutneas parciais por animais aquticos Cianose azul clara nos leitos ungueais, lbios e pavilhes auriculares Escoriaes, equimoses, hematomas e feridas, pelo impacto com obstculos do fundo 13.2 - Internos Os comuns s asfixia em geral Lquidos e corpos estranhos, nas vias respiratria superiores Enfisema aquoso subpleural ou hiperaria de Casper, deixando marcas das costelas nos pulmes Manchas de Tardieu (raras no afogado) Manchas de Paltauf (freqentes no afogamento) Sangue mais diludo nas cavidades esquerdas do corao Estmago cheio de lquido Congesto de vsceras torcicas e abdominais 13.3 - Gerais O cadver flutua mais cedo na gua do mar A fase enfisematosa da putrefao mais precoce

H fcil macerao da pele por embebio "Cabea de negro", por onde se inicia a putrefao Saponificao, quando o cadver fica muito tempo na gua (de 3 meses a 1 ano) Incrustaes calcrias, na pele das coxas, com mais de 1 ms no meio lquido.

SEXOLOGIA FORENSE A SEXUALIDADE Sexo gentico: Depende da constituio gentica do indivduo, que pode ser evidenciada pelo 1. Sexo cromossmico (citogentico): em face da existncia dos gonossomas XX ou XY; 2. Sexo cromatnico: face ocorrncia de cromatina sexual: corpsculo de Barr, em qualquer clula, e corpsculo de Davidson & Smith, nos leuccitos polimorfonucleares. Sexo gonadal: Depende das gnadas (testculos ou ovrios) que o indivduo possui. Sexo morfolgico (anatmico ou fenotpico): o que se evidencia pelos genitais exter nos. Sexo endcrino (hormonal): Resulta dos hormnios que o indivduo segrega (estrgenos e progesterona, no sexo feminino; testosterona, no sexo masculino). Sexo psicolgico: aquele que o indivduo sente ou presume ter. Sexo jurdico (legal): o que resulta do que consta no Registro de Nascimento. SEXO AMBGUO Estados intersexuais (hermafroditismo): trata-se de casos em que as gnadas (sexo gonadal) e a configurao anatmica (sexo morfolgico) apresentam caractersticas que pertencem a ambos os sexos bem definidos Transexualismo: medidas cirrgicas destinadas a propiciar a mudana de sexo anatmico de uma pessoa, transformando-a em outra com genitlia externa do sexo oposto (o mais comum a transformao de masculino em feminino).

O INSTINTO SEXUAL O instinto sexual a fora bio-psquica que atrai sexualmente dois indivduos. Esta fora, na prtica, deve ser harmnica e controlada, de modo a manter una estabilidade biolgica e psquica, dentro do ordenamento social. Todavia, com no rara freqncia, observam-se alteraes, modificaes desse instinto que podem acarretar problemas para os seus portadores. Os transtornos do instinto sexual, podem ser de dois tipos: a) Quantitativos a.1) Por excesso (exaltao gensica): 1.1 Satirase [apetite sexual insacivel masculino] 1.2 Ninfomania [apetite sexual insacivel feminino] 1.3 Erotomania [excitao sexual e orgasmo de origem apenas psquica] a.2) Por falta (debilitao gensica): 2.1 Da fase apetitiva: hipoestesias 2.2 Da fase excitatria: impotncia coeundi [falta de ereo adequada para o coito] 2.3 Da fase ejaculatria
o o

ejaculao precoce anejaculao [falta de ejaculao]

2.4 Da fase orgsmica


o o

anorgasmia [incapacidade para atingir o orgasmo, no homem] frigidez [incapacidade para atingir o orgasmo, na mulher]

a.3) Por transtornos da sensibilidade


o o

masculina ereo dolorosa feminina dispareunia [coito doloroso] vaginismo [incapacidade para o coito por contratura da musculatura plvica]

coitofobia [fuga das relaes sexuais por temor]

b) Qualitativos b.1) Por objeto libidinoso no apropriado 1.1 Homossexualidade masculina


Uranismo [amor platnico entre homens] Pederastia (pedicao) [relaes sexuais com homens]

1.2 Homossexualidade feminina


Lesbianismo [amor platnico entre mulheres] Safismo (lesbismo) [relao sexual entre mulheres = cunilngua] Tribadismo [relao sexual entre mulheres por atrito genital recproco]

1.3 Transexualismo [fentipo de um sexo com comportamento do sexo oposto] 1.4 Fetichismo [erotizao de objetos = "fetiches"] 1.5 Necrofilia [relacionamento sexual com cadveres ou em ambiente fnebre] 1.6 Inverses

Topo-inverso [inverso das posies na relao sexual] Crono-inverso (pedofilia/gerontofilia) [discrepncia na idade do par] Cromo-inverso [discrepncia entre as pigmentaes de pele do par] Etno-inverso [discrepncia entre os grupos tnicos do par] Inverso sexo-esttica (travestismo) [uso de roupas do sexo oposto]

1.7 Narcicismo [auto-admirao do prprio corpo] 1.8 Zoofilia (bestialismo) [relaes sexuais com animais] 1.9 Vampirismo [suco de sangue da parceira durante o ato sexual] 1.10 Pigmalionismo [erotizao das esttuas, incluindo relacionamento sexual] 1.11 Dolismo [erotizao de bonecas] 1.12 Pictofilia [erotizao de quadros] b.2) Por um excitante anmalo

2.1 Exibicionismo [erotizao do ato de exibir os genitais a terceiros] 2.2 Algolagnias (erotizao da dor e o sofrimento)

Sadismo [erotizao do sofrimento, notadamente do parceiro sexual] Masoquismo [erotizao com o sofrimento, em especial o infligido pelo parceiro]

2.3 Voyeurismo (mixoscopia) [observao de atividades sexuais de terceiros] 2.4 Sonofilia [erotizao da observao das pessoas que dormem] 2.5 Riparofilia [erotizao de pessoas imundas ou com absoluta falta de higiene] 2.6 Saliromania [erotizao do ato de sujar o corpo ou as vestes de uma mulher] 2.7 Excrementofilia [erotizao de excretas sobre o corpo do parceiro ou o prprio]

Urolagnia [observao ou audio do ato de urinar, inclusive sobre o corpo] Undinismo [contato com urina ou roupas embebidas em urina] Coprofilia [observao da defecao ou contato com fezes] Coprolalia [necessidade de proferir ou ouvir palavras obscenas para excitarse]

2.8 Misofilia (erotizao da imundcie] 2.9 Clismafilia [erotizao do ato de aplicar ou receber um enema ou clister] 2.10 Narratofilia [excitao a partir da oitiva de histrias erticas] 2.11 Escatologia telefnica [excitao atravs de conversas telefnicas erticas] 2.12 Cleptofilia [erotizao dos atos ou procedimentos de furto] 2.13 Asfixia auto-ertica ou auto-estrangulao ertica [excitao atravs da auto estrangulao] b.3) Por conduta consumatria no idnea 3.1 Masturbao [excitao manual dos rgos genitais] 3.2 Sodomia [coito anal com mulher] 3.3 Pluralismo [participao de mais de duas pessoas na relao sexual]

Swapping [troca de casais]

Triolismo [mnage--trois] Swinging [suruba, bacanal]

A PROCRIAO Fecundao: Compreende todas as manobras e/ou mtodos que possibilitam a aproximao dos espermatozides ao ovcito. Usa-se o termo fertilizao, para caracterizar a penetrao do espermatozide no ovcito (duas clulas haplides) com restituio do nmero diplide da espcie. Gravidez: perodo de desenvolvimento do zigoto ou ovo, transformando-se sucessivamente em embrio (at o 3 ms) e, depois, em feto (do 4 ao 9 meses) Parto: processo fisiolgico, espontneo ou assistido, atravs do qual o contedo do tero gravdico (feto e anexos embrionrios) liberado ao exterior. Puerprio: estado de readaptao morfo-funcional que sucede imediatamente ao parto, durante o qual podem aparecer alteraes psquicas transitrias na mulher propensa, de tipo psictico, sob cuja influncia pode cometer agresses, inclusive contra o seu prprio filho. Desde o ponto de vista mdico-legal, o puerprio tem uma durao de 10 dias. Para os mdicos, conforme as escolas, pode estender-se por at 40 dias.

RESTRIES CONTRA A PROCRIAO Anticoncepo

mtodos tradicionais (impeditivos da fuso dos gametas) o mtodo rtmico (Ogino-Knaus) o mtodo da temperatura o testes do muco cervical (Billings) o meios qumicos de diagnstico da ovulao o a retirada (coitus interruptus) o utilizao de barreiras o mecnicas preservativos diafragmas o qumicas

gelatinas/cremes/vulos/pastilhas espermicidas imunolgicas anti-hialuronidase anticorpos anti-esperma mtodos modernos (impeditivos da formao de gametas e/ou da implantao do zigoto) o o o o o o o

ingesta de esterides progestgenos injeo de esterides de ao prolongada meios mecnicos = colocao de dispositivos intra-uterinos (DIU) meios qumicos = ovicidas, por antagonismo hormonal meios hormonais = esterides anti-implantao meios imunolgicos = anticorpos anti-blastocisto

Esterilizao

esterilizao (impeditivos da formao dos gametas)


o o o o o o o o o

por castrao (excepcional), masculina (orquiectomia bilateral = eunucos, "spadones") feminina (ooforectomia bilateral) radiolgica, com supresso definitiva masculina (da espermatognse) feminina (da oognese ou ovognese) cirrgica, por interrupo da via de transporte dos gametas masculina (vasectomia) feminina

laqueadura das tubas uterinas salpingectomia histerectomia (excepcional)

Abortamento (interrupo da gravidez)


o o o o

meios mecnicos meios radiolgicos meios qumicos (txicos) meios hormonais

MORTE DO RECM-NASCIDO

Nascimento c/vida - Docimsias: hidrosttica (Galeno); area (Breslau); otolgica (Vreden) Durao da vida do recm-nascido: Provas indiretas (leite no estmago, queda do cordo etc.)

Infanticdio: Identificar morte violenta do recmnascido, nos 10 dias ps-parto, pela me. Morte acidental durante o parto: S tem implicaes mdico legais se resulta de erro mdico Morte violenta do recm-nascido: Morte depois do 10 dia, pela me, ou a qualquer tempo 3. Morte sbita do recm-nascido: Morte natural resultante de malformaes ou disfunes congnitas.

O CASAMENTO Impedimentos
o o o o o o o o o o o o o o

Impedimentos dirimentes pblicos (tornam o ato nulo) parentesco (fundamentos consangneos e ticos, apenas at o 3 grau) vnculo (pessoas j casadas, princpio da monogamia) adultrio (proibido entre adltera(o) e co-ru) crime (nos casos de tentativa de homicdio sobre o cnjuge do outro) Impedimentos dirimentes privados (tornam o ato anulvel) coao (vcio de consentimento) incapacidade de consentir (menores de 14 anos, interditos e surdomudos) rapto (enquanto a raptada estiver em poder do raptor) falta de consentimento paterno, quando exigido (mulher >16 e <21; homem >18 e <21) idade (restrio biolgica: mulher <16; homem <18 Impedimentos proibitivos (opem-se realizao) inobservncia, pela mulher, do prazo de viuvez (s aps 10 meses de viuvez) falta de inventrio, se o vivo(a) tiver filho de cnjuge falecido

Seduo
o o o

aliciamento da vontade da virgem de 14 a 18 anos obteno do ato sexual mediante falsas juras proveito da inexperincia e confiana da vtima.

Fraude sexual (posse sexual mediante fraude)


o o o

consumao da conjuno carnal honestidade da mulher-vtima erro ou engano para a consecuo do fim (conjuno carnal) atravs da fraude

VIOLNCIA SEXUAL

Atlas - Sexologia Forense

Estupro
o o o

provas da conjuno carnal (espermatozides, altos teores de fosfatase cida e glicoprotena P30 na vagina) provas da violncia (real, ou presumida; fsica ou moral) sujeito passivo apenas a mulher

Atentado violento ao pudor


o o o

provas do ato libidinoso (espermatozides na ampola retal; equimoses por mordidas, chupadelas etc.) em zonas ergenas provas da violncia (real ou presumida; fsica ou moral) sujeito passivo, tanto homem quanto mulher

Ultraje pblico ao pudor


o o o

caractersticas do local anlise da forma de cometimento caractersticas psico-sexuais do agente

DELITOS DE CONTGIO VENREO Contaminao proposital ou com conhecimento de causa por doena sexualmente transmissvel (DST), como:
o o o o o o o o

Sfilis (cancro duro) Uretrite gonocccica (gonocccia, gonorria) Uretrite por clamdias Linfoganulomatose venrea (doena de Nicolas-Favre, cancro mole) Papilomatose (condiloma acuminado, "crista de galo") AIDS - SIDA (Sndrome da Imunodeficncia Adquirida) Tricomonase (leucorria ou corrimento) Monilase (candidase)

INVESTIGAO DE VNCULO GENTICO Marcadores Genticos na Evoluo da Investigao do Vnculo


o o o o

semelhanas morfolgicas tipo de cabelos cor de cabelos "bico de viva"

o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o

redemoinhos sinofris cor de olhos lbulo da orelha dermatglifos a prosopografia e a prosopometria sinais patolgicos herdados, entre outros, pregas epicnticas baixa implantao da orelha braquidactilia polidactilia sindactilia antgenos eritrocitrios Sistema ABO (ABH) Sistema Rhesus (Rh) Sistema MNSs Sistema Kell-Cellano Sistema Duffy Sistema Kidd Sistema Lutheran Sistema Lewis Sistema P. Dombrok Sistema Xg

Probabilidade de excluso = 77,1 % protenas sricas ou marcadores genticos proticos:


o o o

Enzimas eritrocitrias Enzimas leucocitrias Protenas e enzimas sricas

Probabilidade de excluso = 96,2 %


o o o o

antgenos leucocitrios = Sistema HLA (Human Leucocytes Antigens) 4 "loci" nos cromossomos do 6 par utilizam-se apenas os "loci" A, B e C o "locus" A tem 28 alelos detectveis entre especificidades e subespecificidades

o "locus" B tem 57 alelos detectveis entre supraespecificidades, especificidades e subespecificidades


o "locus" C tem 08 alelos detectveis sob a forma de especificidades os trs oferecem 10.368 combinaes

probabilidade de excluso = 98,62 % relao custo/benefcio DNA DNA fingerprints, utilizando sondas multilocais DNA profile, utilizando sondas unilocais As principais causas de erro por amplificao preferencial quando da multiplicao pela PCR: de um alelo em relao a outro em funo das bases GC quando os produtos de PCR diferem em tamanho quando o nmero inicial de genomas pequeno influenciando no nmero de cpias quando da sntese de DNA de um dos alelos menos eficiente do que a de outro

o o o

probabilidade de incluso de paternidade = 100 % TOXICOLOGIA FORENSE DEFINIES Toxicomania: estado de intoxicao peridica ou crnica, nocivo ao indivduo ou sociedade, pelo consumo repetido de uma droga (natural ou sinttica), caracterizado por: a) invencvel desejo ou necessidade de continuar a consumir a droga ou a procur-la por todos os meios; b) tendncia a aumentar a dose; c) dependncia de ordem psquica (psicolgica) e fsica, em face dos efeitos da droga. Dependncia psquica: desejo incontido "que requer administrao prolongada da droga para obter prazer ou alvio de desconforto".

Dependncia fsica: estado caracterizado pelo aparecimento de sintomas fsicos ou sndrome de abstinncia quando a administrao da droga suspensa. Sndrome de abstinncia: conjunto de sintomas e sinais desagradveis, opostos aos produzidos pela droga, que surgem quando baixo ou nulo o teor da droga no sangue. Hbito: necessidade de progressivo aumento de dose para conseguir efeitos semelhantes, chegando at doses consideradas letais, para as pessoas normais. Tolerncia: capacidade desenvolvida com o hbito de tolerar doses consideradas nocivas ou fatais, com efeitos desproporcionais. Viciado: dependente escravizado droga e rede de traficantes de txicos. Traficante: indivduo, viciado ou no, que planta, importa, exporta e/ou distribui a droga aos viciados ou experimentadores. Experimentador: delinqente que, dolosa ou culposamente, procura a experincia, sabendo da antijuridicidade do fato. Intoxicao: Conjunto de danos ou leses provocadas por quantidades excessivas ou efeito acumulativo de substncias que ministradas normalmente, em doses apropriadas, seriam benficas. Envenenamento: Conjunto dos efeitos deletrios produzidos pelo veneno no organismo. Txico: Substncia que quando ministrada em doses adequadas pode ser til ao organismo e que por quantidades excessivas ou efeito acumulativo provoca graves alteraes orgnicas ou perturbaes funcionais, que podem levar morte. Veneno: Substncia estranha ao organismo e inadequada economia que mesmo em pequenas quantidades produz efeito deletrio.

CLASSIFICAO DOS PSICOFRMACOS

1. PSICOLPTICOS = Depressores da atividade psquica

Neurolpticos = tranquilizantes maiores (para tratamento das psicoses) Ansiolticos = tranquilizantes menores (para tratamento das neuroses, inclusive neurose de ansiedade, angstia, doena do pnico) Antimanacos = para fases manacas das psicoses, transtornos bipolares ou ciclofrenia) Entorpecentes = diminuem a sensibilidade, provocam torpor Sonferos = induzem o sono, mantm o sono, retardam o acordar

2. PSICOANALPTICOS = Estimulantes da atividade psquica


Timoanalpticos = para tratamento das depresses orgnicas (fase depressiva dos transtornos bipolares) Psicotnicos = melhoram a associao de idias, produzem discreta euforia e incrementam a atividade psicomotora (ex. anfetaminas)

3. PSICODISLPTICOS = Alteram a atividade psquica. Alucingenos


Sintricos: LSD-25 Naturais: cogumelos, peyotl, maconha, ch de Santo Daime

PRINCIPAIS TOXICOFILIAS DROGA pio Morfina Codena Dionina Herona Papaverina Demerol Cocana LSD-25 Psilocibina Mescalina ORIGEM Papaver somnifera Papaver somnifera Papaver somnifera Papaver somnifera Papaver somnifera Papaver somnifera Sinttico Erythroxylon coca Sinttico Psylocybe heim Lophophora EFEITO Entorpecente Entorpecente Entorpecente Entorpecente Entorpecente Entorpecente Entorpecente Psicoanalptico Psicodislptico Psicodislptico Psicodislptico VIA DE USO fumado (inalao), via oral injetvel, via oral via oral via oral injetvel injetvel, via oral injetvel aspirao (inalao), injetvel, via oral via oral fumado (inalao), via oral fumado, via oral (ch)

williamsii Cogumelos Maconha Haxixe Anfetaminas Barbitricos lcool (Etanol) Ecstasy Vrias espcies Cannavis sativa Cannavis sativa Sinttico Sintticos Fermentao sacarose Soma de intticos: varia segundo produtor Melra Crack Erythroxylon coca Erythroxylon coca Psicoanalptico Psicoanalptico fumado (inalao), via oral, injetvel fumado (inalao) Psicodislptico Psicodislptico Psicodislptico Psicoanalptico Psicolptico Psicolptico Psicoanalptico fumado, via oral (ch) fumada (inalao) fumado (inalao) via oral, injetvel, inalao injetvel, via oral via oral, injetvel via oral

PSICOPATOLOGIA FORENSE OLIGOFRENIAS Estados deficitrios da atividade psquica, congnitos ou adquiridos, caracterizados por uma inteligncia subnormal = Deficincia mental . SEMIIMPUTVEL ou INIMPUTVEL. Originam-se de:

aberraes cromossmicas (sndrome de Down, sndrome de Klinefelter); doenas metablicas hereditrias (gargoilismo, galactosemia, fenilcetonria); intoxicaes crnicas dos pais (alcoolismo, maconhismo); infees do 1 trimestre da gravidez (rubola, toxoplasmose); prematuridade; traumatismo do parto; asfixia do recm-nascido; seqelas neurocerebrais de doenas exantemticas e encefalopatias agudas dos 1 meses ou anos de vida; traumatismo crnio-enceflico (TCE) na infncia; insuficincias endcrinas (hipotiroidismo, mixedema, cretinismo).

Classificao:

Oligofrenia leve = Q.I. 50-70 Oligofrenia moderada = Q.I. 35-49 Oligofrenia grave = Q.I. 20-34 Oligofrenia profunda = Q.I. < 20

PSICOSES Transtornos mentais caracterizados por alteraes profundos da cognio, da afetividade, da motricidade, da conscincia, da memria, da orientao, ou de alguns desses estados, de uma maneira duradoura, por causas endgenas ou exgenas, redundando na mudana das caractersticas da personalidade. Manifestam-se sempre por perturbaes graves e variveis: demncia, estado confusional, dissociao psquica, delrios agudos ou crnicos, excitao manaca, depresso melanclica etc. Em Medicina Legal, psicose corresponde a alienao mental, a doena mental no sentido estrito. INIMPUTVEL (art. 22 CP) com substituio da pena por recluso em casa de custdia e tratamento. Sujeitos a interdio da pessoa e bens (art. 5 CC).

Psicoses endgenas ou funcionais, com predisposio gentica, com distrbio funcional grave dos centros superiores, sem alterao das estruturas cerebrais e sem correlao com qualquer outro quadro patolgico do resto do corpo. Ex.: psicose manaco-depressiva; esquizofrenia; parania; parafrenia e epilepsia genuna (condutoptica). Psicoses exgenas, que resultam de fatores estranhos ao Sistema Nervoso Central (SCN), originados pelo prprio organismo ou oriundos do meio externo o Psicoses organocerebrais, resultam de alteraes histopatolgicas (estruturais) do crebro e so irreversveis. Ex: paralisia geral, demncia senil, psicoses arteriosclerticas, psicoses pstraumticas, psicoses devidas a tumores cerebrais o Psicoses sintomticas, funcionais, sem comprometimento da estrutura cerebral (reversveis). Causadas por autointoxicaes (toxemia gravdica, uremia); intoxicaes por agentes externos (alcoolismo, cocainismo, morfinismo, barbiturismo, maconhismo, monxido de carbono etc.); infeces e infestaes (sfilis, toxoplasmose, impaludismo, encefalite epidmica, infeo puerperal); desvios metablicos (diabete) e distrbios endcrinos (da hipfise, da tiride, da supra-renal, dos ovrios etc.) o Psicoses psicognicas puras, provocadas por abalos emocionais, desgostos, contrariedades, preocupaes ou pela inadaptao a determinado meio ou condies de vida = psicoses reativas ou psicoses de situao.

NEUROSES Transtornos mentais sem uma base orgnica demonstrvel nos quais o paciente pode apresentar razovel compreenso e uma experincia inalterada da realidade, no a confundindo com sua experincias mrbidas subjetivas e suas fantasias. O comportamento si estar muito afetado, embora tenda a permanecer dentro dos limites socialmente aceitveis, porm a personalidade no se desorganiza. Encontram-se includos:

Estados de ansiedade: combinaes de manifestaoes fsicas e mentais de ansiedade, no devidas a um perigo real, sob a forma de ataques ou como estado persistente. A ansiedade difusa e pode chegar ao pnico. Histeria: transtornos acompanhados de limitaoes do campo da conscincia, distrbios da funo motora ou sensorial, que representam vantagem psicolgica ou valor simblico. Pode caracterizar-se por fenmenos conversivos ou dissociativos (estreitamento do campo da conscincia seguido de amnsia). Estado fbico: estado acompanhado de medo intenso de certos objetos ou de situaes especficas. Se a ansiedade se generaliza para outros objetos ou situaes passa a ser uma doena do pnico. Transtornos obsessivo-compulsivos: estado com sentimento de compulso subjetiva para efetuar alguma ao, insistir numa idia, recordar uma experincia, reconhecidos como estranhos personalidade mas procedentes do prprio eu. As tentativas para afast-los leva a uma severa luta interna, acompanhada de grande ansiedade. Depresso neurtica (reativa): depresso desproporcional que aparece depois de uma experincia dolorosa, trauma psquico que a antecedeu: perda de ente querido, de algo possudo. Neurastenia: estado de agotamento em conseqncia de uma sobrecarga emocional contnua, exibindo: fadiga, irritabilidade, cefalia, depresso, insnia, dificuldade de concentrao, anedonia. Hipocondria: preocupao excessiva com a prpria sade ou com o funcionamento de alguma parte do corpo

TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE Padres de comportamento desajustados e enraizados desde a adolescncia at a velhice (quando so menos evidentes). A personalidade anormal tanto no equilbrio dos seus componentes, suas qualidade e expresso, quanto em relao ao seu aspecto total. O paciente sofre ou os outros tm de sofrer, com efeitos adversos sobre o indivduo ou a sociedade. Incluindo:

Transtorno paranide da personalidade = personalidade fantica ou paranide. Excesso de autorreferncia; sensibilidade excessiva s contrariedades; tendncia a distorcer as experincias interpretando os atos neutros ou amistosos, como hostis ou depreciativos.

Transtorno esquizide da personalidade. Afastamento dos contatos afetivos ou sociais. Comportamento excntrico com fuga das situaes competitivas. A aparente frieza e desinteresse podem encobrir a incapacidade para expressar os sentimentos. Transtorno explosivo da personalidade. Instabilidade do estado de nimo com possibilidade de exploses de raive, dio, violncia ou afeio, que no podem ser controladas pelas pessoas afetadas. A agressividade tanto pode ser verbal como fsica. Transtorno anancstico paranide da personalidade. Sentimentos de insegurana pessoal, dvida e imperfeio, conduzindo a escrupulosidade, controle e prudncia excessivas. Perfeccionismo, rigidez e dvida excessivas. Transtorno histrico da personalidade. Afetividade superficial e lbil, dependncia dos outros, necessidade de apreo e ateno, sugestionabilidade e teatralidade. Os sintomas histricos podem aparecer sob tenso emocional. Transtorno astnico da personalidade. Condescendncia passiva com os desejos dos mais velhos e dos outros, com resposta dbil e inadequada s demandas quotidianas.

Вам также может понравиться