Вы находитесь на странице: 1из 10

O uso do laptop educacional no modelo 1:1. O que se altera no cotidiano da sala de aula?

Raquel Matos de Lima Bento1, Simo Pedro P. Marinho1


1

Programa de Ps-graduao em Educao Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUCMINAS) Av. Ita,505 Corao Eucarstico - Belo Horizonte MG Brasil
(kekelmatosbh@gmail.com, sppm@uol.com.br)

Abstract: The article discusses changes that took place in the classroom management when the so-called educational laptop was introduced in an elementary school in Tiradentes, MG, in a pilot experience that adopted the 1:1 model. Resumo: O artigo aborda mudanas ocorridas na gesto da sala de aula quando o chamado laptop educacional foi introduzido, em uma escola do Ensino Fundamental de Tiradentes, MG, em uma experincia-piloto que adotou o modelo 1:1.

1 Introduo
Uma proposta bastante inovadora para o uso do computador na escola ronda a educao: utilizar um laptop educacional, na sala de aula, como uma ferramenta pedaggica que promove, instiga e viabiliza a aprendizagem permanente. A proposta da utilizao do laptop educacional 1:1 (a expresso designa o uso individual, pelo aluno, de um computador porttil) na sala de aula pode representar novos rumos para o uso das tecnologias digitais de informao e comunicao (TDIC) na escola. A proposta de que cada aluno tenha seu prprio computador, permanentemente conectado internet, com um acesso web em princpio ilimitado, adequada para uma era miditica, onde a construo do conhecimento se d a todo o momento e com os mais diferentes recursos. A realidade com a qual a prpria escola hoje se defronta a da ampliao de possibilidade de acesso s mais diversas fontes de informao, que no mais se restringem ao professor e ao livro didtico, e a da necessidade dos alunos desenvolverem habilidades, inclusive no trato das tecnologias, estimulando ainda a criao pessoal e coletiva. Na Sociedade da Informao, a internet tomou uma nova configurao que acaba propiciando novas e interessantes possibilidades quando se olha a proposta do laptop educacional 1:1. Com as interfaces da Web 2.0 h como que uma transio do isolamento off-line para a interconectividade permanente dos usurios em rede. Essas novas interfaces da Web 2.0 permitem que mltiplos usurios criem, participem, editem, comentem e produzam um documento colaborativamente em vez de trabalhar
1050

sozinho, num exerccio de constantes trocas e construes. Abra-se a possibilidade do surgimento de uma Sociedade da Autoria (MARINHO et all, 2008). Como reconhece Almeida (2007), o uso das tecnologias digitais na educao promove atividades interativas de aprendizagem, proporcionando integrao entre conceitos e estratgias, ao mesmo tempo em que expe o aprendiz a vivenciar a flexibilizao de tempos e espaos, a interao entre as pessoas, entre suas relaes e os objetos de conhecimento, informaes e tecnologias, o amplo acesso s informaes hipermiditicas sempre atualizadas, com mecanismos de seleo, busca, recuperao, reformulao e articulao, criao de espaos para exposio de pensamentos e comunicao multidirecional com processos sncronos ou assncronos, estimulando a produo do conhecimento de forma colaborativa. Contudo, na histria da nossa educao, o computador foi quase que como um ET, um elemento deixado em um espao prprio, o laboratrio ou sala de informtica da escola. Para essa verdadeira Ilha da Fantasia (MARINHO, 1998), em determinados dias e horrios os alunos vo, geralmente em duplas ou at trios, cumprir uma tarefa que, na maioria das vezes, por uma questo de disponibilidade de tempo, sequer est articulada com os contedos com os quais esto s voltas na velha sala de aula. O laboratrio de informtica, ainda que importante, limita possibilidades de aprendizagem exatamente por no ensejar um desejvel just in time pedaggico. Afinal, o usual desenvolver atividades que um assunto ou tema em estudo enseja ou justifica. No raro, alunos e professores estaro no laboratrio quando o quadro de sua utilizao assim o permitir. Trata-se do uso quando possvel. O laptop educacional, em um modelo 1:1, de uma individualidade que no quer significar isolamento, cria a possibilidade do uso quando preciso. Como o livro e o caderno, de usos individuais, o laptop estar sempre disponvel para o aluno, trazendo uma nova e importante perspectiva para a sua aprendizagem em uma escola que se prope a ser contempornea.

2 O laptop na sala de aula


A introduo do uso do laptop educacional 1:1 requer, obviamente, transformaes na sala de aula que vo alm de instalao de redes wireless, colocao de tomadas para carregamento das baterias dos equipamentos. Exigem-se a melhor definio dos novos papis de todos os envolvidos no processo de ensino e da aprendizagem e uma nova e mais adequada organizao de tempos e espaos da aprendizagem. Busca-se agora uma nova situao: o uso do computador na escola associado ao paradigma da aprendizagem centrada no estudante. Hoje as instituies de ensino tm um usurio especfico, com necessidades prprias, que aprende, representa e utiliza o conhecimento de diversas formas. A escola deve compreender que cada sujeito tem seus interesses e habilidades, e que cada qual aprende de maneira particular, e nesta realidade impossvel aprender tudo que existe para aprender. Dessa forma, como no se pode aprender tudo, preciso fazer escolhas e para faz-las necessrio estar consciente e bem informado sobre a sociedade que o cerca. Neste contexto busca-se inserir o computador na sala de aula no cotidiano escolar de alunos e professores, no desenvolvimento de um currculo renovado, e no como algo episdico, semanal ou quinzenal, em uma sala especfica com data e tempos pr-estabelecidos, como o caso do laboratrio de informtica. Prope-se uma inovao

1051

escolar onde o conhecimento flua de maneira harmnica baseada na mobilidade de tempos e espaos, na busca incessante de novas informaes pelo prprio aprendiz e no professor como orientador de todo o processo, utilizando a ferramenta tecnolgica, o laptop educacional, como um recurso didtico de possibilidades ilimitadas.
A disponibilidade de um recurso mvel enseja uma oportunidade indita no uso do computador na escola e para alm dela. Fora dos tradicionais laboratrios de informtica, o computador passa a ser utilizado nos mais diferentes ambientes, como as praas pblicas e museus. A mobilidade permite a expanso das fronteiras da sala de aula e amplia os tempos de aprendizagem; ela rompe com uma prtica de utilizao pedaggica de equipamentos fixos em um nico ambiente, cujo uso depende de horrios previamente agendados nem sempre coincidentes com a necessidade didtico-pedaggica. Os estudantes e educadores, com o computador disponvel imediatamente quando deles necessitam, deparam com uma oportunidade indita de ter a mquina sua disposio no exato momento em que constroem seus saberes. (MEC, 2007:21)

Este avano educacional provoca questionamentos, gera incertezas, insegurana e resistncia no campo educativo. Mas tambm pode gerar a possibilidade de promover ganhos para a construo de saberes e conhecimentos de alunos, professores, escola e educao, numa perspectiva just in time. Assim como aponta Jambreiro (1998:3), todos esto imersos em uma era em que a sociedade caminha para a multidisciplinaridade, flexibilidade operacional, velocidade, preciso e pontualidade da informao. A humanidade est entrando na era da socializao da informao e da democratizao de seu acesso. No se fala aqui na perspectiva da insero de um computador na sala de aula pura e simplesmente, fora do contexto histrico, social e cultural em que se desenrola a sociedade brasileira. Trata de uma nova proposta para a educao, que tanto j tentou e projetou, mas que ainda no praticou um projeto pedaggico que resgatasse na escola, nos professores e principalmente nos alunos o prazer das conquistas, desafios e descobertas, que a educao apoiada nas TDIC poderia propiciar. To pouco se fala de um laptop convencional. O laptop tem que abrir novas possibilidades cognitivas e intelectuais para a criana, muito maior que navegar na internet ou conversar com o colega por chat (BLIKSTEIN, 2008:42). Trata-se de um computador com especificidades e programas voltados para a aprendizagem, com sistema operacional e softwares apropriados para o uso educacional. O equipamento com essas caractersticas traz a disponibilidade dos alunos desenvolverem um trabalho integrado atravs da rede mesh, ou seja, com computadores interligados uns aos outros, quebrando assim a idia de isolamento. H sim a individualidade do aluno, cada qual com o seu laptop, mas no cabe o isolamento do aluno. Os alunos trabalham construindo saberes na colaborao/cooperao, interagindo atravs de redes, ocupando novos espaos nas comunidades de aprendizagem. Com bem destaca Negroponte (2007), trata-se de um novo projeto de educao, no de um projeto de laptop. A nfase a aprendizagem, os elementos mais importantes so o aluno e o professor, atravs da mediao pedaggica.

1052

O uso do laptop educacional 1:1 pode potencializar o aluno como responsvel por seu conhecimento e o professor assumiria o papel de mediador dos processos de ensino e de aprendizagem.
Nas escolas, as tecnologias digitais oferecem uma enorme diversidade de informaes e permitem interatividade e colaborao. O crdito em seu potencial para a transformao da educao escolar baseia-se na aposta de que elas so uma poderosa ferramenta para mudar os papis atualmente desempenhados por professores e alunos no processo de ensinoaprendizagem, ao viabilizar a autonomia do aprendiz e a atuao do professor como orientador. (CMARA DOS DEPUTADOS, 2008:26)

A experincia em outros pases com o uso do laptop educacional no modelo 1:1 aponta possibilidades de crescimento para a educao. Segundo Warschauer (2006), que pesquisou em escolas pblicas nos estados da Califrnia e do Maine, nos Estados Unidos, o uso do laptop 1:1 na sala de aula amplia a capacidade da escola de ajudar aos estudantes a alcanarem seus objetivos. Promove ainda, nos estudantes, habilidades necessrias em aprendizagem que se ajusta realidade do sculo XXI, como autonomia, flexibilidade, curiosidade e criatividade. A utilizao dos computadores individuais na sala de aula brasileira incipiente. Assim, so poucos os estudos. Ainda no sabemos bem como esse modelo 1:1 de uso de uma tecnologia mvel se adaptar realidade local de nossas escolas, seus alunos, professores e gestores. Mas a possibilidade dessa utilizao vem ao encontro de uma demanda da sociedade contempornea, desafia educadores e pesquisadores. Cabe, pois, escola no se esquivar do desafio e de se por prova. 2.2 O laptop educacional 1:1 no Brasil: Projeto UCA Na perspectiva do uso 1:1 do laptop educacional na escola, a iniciativa do governo brasileiro, atravs do MEC, de implantar o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) em escolas em todas as unidades federativas, revala o incio de uma nova fase na educao brasileira no que diz respeito ao uso do computador. O UCA traz em seu bojo a proposta da inovao pedaggica, prev uma contribuio para a incluso digital, inclusive das famlias dos alunos, buscar atender demandas e anseios da nossa sociedade do incio deste sculo e estimula a disseminao do conhecimento sem fronteiras. a realidade da vida contempornea sendo contemplada dentro e fora da escola. Para o Projeto UCA necessrio e importante que a escola utilize os computadores e tecnologias associadas, mais do que como um recurso pedaggico, como instrumento para novas linguagens, abrindo novas e inovadoras possibilidades e oportunidades para os alunos da Educao Bsica. O uso do laptop educacional 1:1 na sala de aula coloca o aluno como autor de sua aprendizagem na busca constante de conhecimentos, matria-prima da educao (DOWBOR, 2004:12). A busca de um novo paradigma para o uso do computador na escola, atravs do laptop educacional no modelo 1:1, dever promover versatilidade no processo de ensino e da aprendizagem.

1053

Pensando no uso da tecnologia 1:1 dentro da sala de aula convencional e seus efeitos, algumas interrogaes se fazem presentes. O que muda na sala de aula, nos tempos escolares, no currculo e na avaliao? Afetam-se as pessoas e as relaes existentes no ambiente escolar? Quebra-se o paradigma do laboratrio de informtica ou o uso do laptop soma-se como uma nova proposta? H o risco de cada sala de aula se transformar em um lan-house, espao mais para a diverso do que para a aprendizagem? O uso do laptop educacional 1:1 demandar aes significativas para produzir verdadeiras mudanas.
Assim como o giz e o quadro negro, o uso das NTICs exige tica, planejamento, condies tcnicas adequadas e pessoas capacitadas. A diferena que a tecnologia amplia espaos fsicos de atuao e permite uma nova racionalidade de tempo de estudo, tanto para o docente quanto para o discente. Isso altera o tipo de relao entre alunos, professores e funcionrios tcnico-administrativos. Essas caractersticas trazem em seu bojo alguns desafios, que s sero superados por organizaes educacionais capazes de mudar. (GUIMARES, 2005:23)

Pela reduzida experincia, pouco se sabe sobre a adaptao de nossas instituies e as efetivas contribuies do laptop no modelo 1:1 para a aprendizagem dos nossos alunos. O Projeto UCA se iniciou, como experimentao, em apenas cinco escolas pblicas do Brasil. Agora em 2010 se inicia a sua segunda fase, com experincias-piloto sendo conduzidas em 300 escolas, em todas as unidades federativas, sob a orientao de vrias universidades brasileiras. A se definir uma experimentao significativa, que poder trazer subsdios importantes e at indicadores para o estabelecimento de polticas pblicas acerca do uso escolar das TDIC.

3 Metodologia da Pesquisa
O estudo visando constatar possveis mudanas na gesto da sala de aula a partir da introduo do laptop educacional no modelo 1:1 foi realizado em uma escola da rede pblica municipal de ensino de Tiradentes/MG. Essa escola foi escolhida pela Secretaria Municipal de Educao do municpio para a experincia por estar localizada na regio central da cidade, onde j havia cobertura digital completa, com acesso sem fio internet. A escola era a nica pblica do estado de Minas Gerais que, em 2008, adotara, em sala de aula, o uso do laptop educacional no modelo 1:1. A escola recebeu, a ttulo de doao da empresa Intel, 50 (cinquenta) laptops educacionais modelo Classmate PC. Desse total, sete mquinas apresentaram defeito e foram prontamente deixadas fora de uso. Devido ao nmero reduzido, os laptops acabaram sendo utilizados em um sistema de rodzio por alunos de uma turma da chamada Fase I (alunos com 7 anos de idade) e outra da Fase III (alunos com 9 anos de idade). Cada uma das turmas tinha, em mdia, 24 alunos. Adotou-se, na pesquisa, uma abordagem qualitativa, em um estudo de caso, com os dados tendo sido coletados atravs de entrevistas semi-estruturadas realizadas com a Secretria Municipal de Educao de Tiradentes, com a Coordenadora da Escola e com as professoras das turmas que utilizavam o laptop. O objetivo foi recolher informaes
1054

sobre a efetiva utilizao do laptop educacional na escola no ano de 2008. No foi possvel, conforme se pretendia, realizar observaes em sala de aula. A instalao de um novo software exigiria um novo treinamento para professoras e monitores, o que interrompeu a utilizao dos laptops na escola.

4 Alguns achados
Das entrevistas com as mais diversas profissionais, destacaram-se pontos relevantes: * As salas para a utilizao do laptop educacional 1:1 foram escolhidas de acordo com o espao fsico para receber a aparelhagem necessria e o nmero de alunos por turma; * Os laptops educacionais eram utilizados com dia marcado e compartilhados por alunos (no turno da manh eram utilizados por alunos da fase III e no turno da tarde por alunos da fase I), o que os assemelhavam ao trabalho no laboratrio de informtica. O esquema de rodzio de mquinas foi apontado como negativo, pois muitas vezes os alunos no encontravam os trabalhos realizados anteriormente, estes eram apagados pelos outros usurios das mquinas. * As professoras no tinham intimidade com o laptop educacional 1:1 e possuam pouco conhecimento do uso do computador, e no s do laptop, o que veio a constituir-se como um dificultador no incio do trabalho com as mquinas; * Foi oferecida uma formao para que as professoras passassem a utilizar os software instalados no laptop educacional. Contudo, diferentemente do que seria esperado, inclusive para que as professoras pudessem ter domnio sobre a mquina, so se usou o laptop nessa formao. Os software foram instalados em desktops, que foram ento utilizados na formao. * As professoras viam o laptop era uma ferramenta pedaggica a mais para utilizar em sala de aula; * O trabalho do professor com o laptop educacional 1:1 era diferenciado do trabalho anterior, pois necessitava um conhecimento sobre a mquina, busca e experimentao para desenvolver o trabalho que deveria ser feito em sala de aula; * O laptop educacional era utilizado dentro do plano de ensino de acordo com o contedo desenvolvido em sala de aula. Foram usados jogos pedaggicos, editor de texto e a internet, como fonte de pesquisa; * As mquinas apresentaram muitos problemas tcnicos. Destacam-se a curta durao do tempo de uso da bateria, falhas constantes no acesso internet, perda de documentos salvos pelos alunos. Alguns laptops no ligavam, no funcionavam adequadamente ou simplesmente travavam no meio do desenvolvimento das atividades; * A navegao na internet, que vista com uma estratgia importante no uso do laptop educacional por ampliar o acesso s fontes de informao e potencializar a aprendizagem pela constante troca de informaes entre alunos, foi uma dificuldade apresentada pela Escola. Houve muitas dificuldades no acesso web. A turma de fase I, por um consenso da professora com a coordenao, no acessava a internet. Os alunos utilizavam apenas as ferramentas contidas no prprio laptop. Os alunos da outra turma
1055

tinham permisso para acesso internet, mas eram muitas as falhas de conexo, dificultando o trabalho em sala de aula; * As turmas apresentavam perfis diferentes, segundo as descries das prprias professoras. Os alunos da Fase I, possivelmente pela idade menor, eram mais tranquilos, mais disciplinados E mostravam-se mais participativa. A turma da Fase III se revelou mais difcil, indisciplinada. Contudo, apesar dessas diferenas, as turmas apresentaram semelhanas com relao ao uso do laptop na sala de aula: - Todos se sentiram motivados e se mostraram interessados com a utilizao do laptop. Os problemas tcnicos para uso das mquinas desapontaram a todos e principalmente aos alunos de Fase III, que basicamente utilizavam o laptop como fonte de pesquisa na web; - Uma melhora na disciplina foi apontada pelas professoras em ambas as turmas. - Os indicadores de frequncia escola melhoraram, em ambas as turmas. - Os alunos apresentaram um bom nvel de interao, trocando frequentemente informaes durante a utilizao do laptop 1:1 em sala de aula; Em sntese, as professoras e a coordenao da Escola apontaram como positiva a utilizao do laptop educacional mo modelo 1:1. Mas, destacaram, ele deveria ter sido utilizado mais em funo das necessidades no andamento das aulas, o que no foi possvel em virtude dos muitos problemas tcnicos. A soluo desses problemas dependia da presena de um tcnico especializado. Mas a presena desse profissional s era possvel em dois dias da semana e conforme horrios agendados. Assim, problemas que impediam a utilizao do laptop tinham que esperar a soluo para o momento em que o tcnico se fazia presente na escola, o que implicava em interrupo das atividades, comprometendo-se o pleno desenvolvimento dos trabalhos de ensino e aprendizagem, e gerando, inclusive, uma certa frustrao em alunos e professoras

5 Concluso
Os dados apresentados permitem algumas concluses, destacando pontos a serem levados em considerao em outras iniciativas de uso do laptop educacional em um modelo 1:1. A escola dever estar preparada fisicamente para utilizao dos laptops tendo salas de aulas bem adaptadas. O acesso internet, em banda larga, deve estar disponvel durante todo o perodo de aula; Para que o uso dos laptops 1:1 atinja os objetivos educacionais propostos, sua utilizao deve ficar a cargo do professor de acordo com o trabalho desenvolvido em conjunto com seus alunos em sala de aula. No se deve repetir a lgica do laboratrio de informtica, quando os computadores so utilizados em determinados dias e horrios nem sempre compatveis com as necessidades educacionais. Deve se assegurar uma capacidade permanente de manuteno tcnica, em apoio do professor, na perspectiva de evitar problemas que comprometam o desenvolvimento do trabalho pedaggico em sala de aula e possa redundar em perda da motivao dos alunos pelo trabalho perdido ou pela impossibilidade da sua realizao.

1056

Os professores devem estar em constante processo de formao. Haver de se oferecer a formao especfica para o domnio do laptop, possibilitando aos professores o conhecimento suficiente para que no se sintam perdidos quanto ao seu uso. Mas haver de existir uma formao que permitir aos professores conhecer os recursos para a aprendizagem que a mquina potencializa na sua relao com a internet. O laptop um elemento que estimula a presena na sala de aula, a participao, a busca pela informao e, pode contribuir para uma aprendizagem significativa. As Apesar de positivo, o uso do laptop educacional 1:1 na sala de aula da escola na qual a pesquisa foi realizada no atingiu, ainda, o objetivo do aluno ser o centro de sua prpria aprendizagem. Por conta dos vcios da escola, a utilizao do laptop ficou muito vinculada ao plano de ensino pr-estabelecido por cada professora. Ajustou-se o laptops a um trabalho j prescrito. No se permitiu que, com o laptop, alternativas para a aprendizagem fossem buscadas. O que se percebeu foi que o laptop funcionou mais como um recurso de ensino do que como uma estratgia para a aprendizagem. Apesar disso, a experincia inicial foi um ponto positivo na Escola. Desmistificou-se um pouco o papel das tecnologias na educao, reconheceu-se como positivo o trabalho em conjunto midiatizado pelas TDIC. Desde que superados os problemas tcnicos, as professoras demonstram vontade de utilizar novamente o laptop educacional e, ainda que a experimentao tenha sido pequena, apontam expectativas positivas para uma nova fase de uso, quando no mais sero leigas na proposta do uso da tecnologia na escola, mas sim propositoras de novos caminhos para a aprendizagem. A relao entre os atores da escola, bem como os papis que devem desenvolver, mostra uma nova fase para a educao, que poder passar a ser realmente significativa, motivadora, e instigadora para professores e alunos. Apesar do otimismo trazido pela juno entre as TDIC e a educao, preciso sistematizar. No basta apenas inserir o laptop 1:1 nas escolas, de forma semelhante ao que foi feito com o laboratrio de informtica. preciso apontar caminhos e possibilidades, preciso formar e reformar a escola e todos os envolvidos neste complexo universo.
O desafio est nas mos do professor. Se ele no muda sua prtica, se a cultura escolar no alterada, se as relaes entre alunos e entre alunos e professores permanecem imperturbveis, a mquina por si s faz quase nada para revolucionar a educao. (CMARA DOS DEPUTADOS, 2008:143)

Contudo, na sociedade contempornea, a velha sala de aula no mais o nico lugar da aprendizagem; o professor no mais o nico detentor do saber, fonte nica de informao para os alunos. Reformulaes na educao so necessrias e, conseqentemente, a gesto da escola e da sala de aula deve passar por mudanas. Para Dowbor (2004), a educao, e os sistemas de gesto do conhecimento que se desenvolvem em torno dela, devem aprender a utilizar as TDIC para transformar a educao, na mesma proporo em que as tecnologias esto transformando a sociedade do sculo XXI. Trata-se de fazer uma transformao de forma, no necessariamente de contedo (DOWBOR, 2004).

1057

As perspectivas de mudana no residem apenas na disponibilizao de suportes tecnolgicos potentes, mas em novas formas de conceber e praticar a educao, entendendo que o conhecimento nasce do movimento, da dvida, da incerteza, da necessidade de busca de novas alternativas, do debate, da troca. (NEVADO, 2005:2).

A insero de laptops educacionais na escola, adotado o modelo 1:1 certamente engendrar a reinveno de prticas pedaggicas, s quais se agregaro mudanas nos tempos e espaos da escola na perspectiva da construo de conhecimentos em uma nova era, em uma sociedade fortemente marcada pelas tecnologias. Referncias Bibliogrficas ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias digitais na educao: o futuro hoje. [online]. Disponvel em: <http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/pucspmariaelizabeth.pdf >. Acesso em: 19 fev. 2009. BLIKSTEIN, Paulo. Novas portas para o mundo do conhecimento. Revista Fonte. Ano 5, n. 08, Dezembro de 2008. Prodemge. Belo Horizonte. P.37-43. CMARA DOS DEPUTADOS. Um Computador por Aluno: a experincia brasileira. Braslia: Coordenao de Publicaes. 2008. DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 2 ed. 2004. GUIMARES, Luciano S. R. Novas tecnologias e mudanas no contexto de uma instituio educacional. In: Sala de Aula e Tecnologias. So Bernardo do Campo: UMESP, 2005, p. 16-28. JAMBREIRO, Othon. Gesto e tratamento da informao na sociedade tecnolgica. [online]. Disponvel em: <http//www.seade.gov.br/produtos/spp/v12n04/v12n04_01>. Acesso em: 21jan. 2009. MARINHO, Simo Pedro P. Educao na era da informao: os desafios na incorporao do computador na escola. 1998. 316p. Tese. (Doutorado em Educao) - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

1058

MARINHO, S. P .P. et al. In times of media convergence, incorporating web 2.0 in the curriculum is the new challenge to the schools. [online]. Journal of Social Informatics, ano 5, n.9, jun. 2008. Disponvel em: <http://www.ris.uvt.ro/Publications/June%202008/SMarinho.pdf>. Acesso em: 17/02/2010. MEC. Princpios orientadores para o uso pedaggico do laptop na educao escolar. Braslia: MEC/SEED, 2007. NEGROPONTE, Nicholas. One laptop per child. [online]. Disponvel em: <http://www.laptop.org>. Acesso em: 16 jan. 2009. NEVADO, Rosane A. Ambientes virtuais de aprendizagem: do ensino na rede aprendizagem em rede. [online]. Disponvel em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt2.htm>.Acesso em: 31 mar. 2008. SCHWARZ, Cristina. HOFFMANN, Daniela. A formao de professores engendrada pelo uso do laptop educacional no modelo 1:1. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE INFORMTICA NA EDUCAO, 18, 2007, So Paulo, Anais... So Paulo, SBC, 2007. p.119-122. WARSCHAUER, Mark. Laptops and literacy: learning in the wireless classroom. New York: Teachers College Press. 2006. 179p.

1059

Вам также может понравиться