Вы находитесь на странице: 1из 2

A ARBITRARIEDADE DO SIGNO DE SAUSSURE Na lingustica saussuriana, diz-se que a relao que une o significado ao significante marcada pela arbitrariedade.

. De forma geral, pode-se dizer que o signo lingustico arbitrrio porque sempre uma conveno reconhecida pelos falantes de uma lngua. Por exemplo, a ideia de garrafa e o seu significante [g a R a f a ] mostra que existe arbitrariedade na relao significado/significante, porque em outras lnguas o registo fontico diferente para o mesmo significado (bottle, em ingls, ou bouteille, em francs). Quer dizer, no existe uma relao natural entre a realidade fontica de um signo lingustico e o seu significado. Antes de mais, vamos l ver esta coisa que vos estava a fazer "grumos" na cabea... ARBITRARIEDADE: qualquer dos milhares de outras palavras possveis ou imaginrias poderiam ser utilizadas para designar uma mesma coisa/um mesmo contedo. Portanto, arbitrrio quanto ao significado, no em relao ao intrprete, ou seja, o sujeito no tem livre escolha para criar palavras. CONVENCIONALIDADE: A razo do uso de determinada palavra se deve ao facto de que a mesma j vem sendo utilizada na comunidade qual o falante pertence (imposta pelo grupo que compartilha o mesmo cdigo).

O SIGNO MOTIVADO E O SIGNO NO MOTIVADO/IMOTIVADO Bem, a condio de arbitrariedade, como vimos na aula, est directamente ligada ao facto de o signo ser ou no motivado. Quando se fala arbitrariedade absoluta diz-se total falta de motivao e, quando se diz arbitrariedade relativa, diz-se, tambm, motivao relativa ou, considera-se ter havido a alguma ligao motivada entre significado e significante. Mas, para que fiquem bem claros estes conceitos e sobre eles no paire a menor dvida, faz-se necessria compreenso precisa do termo motivao dentro da perspectiva saussuriana. Ns temos alguns elementos que nos servem de sinais; de representatividade de algo mas que no esto explcitos totalmente no elemento que o representa. Estes elementos representativos, esses sinais, tanto podem ser de carcter natural, quanto convencional. Os sinais de carcter natural so aqueles que nos servem de indcios dos fenmenos naturais, como, por exemplo, a fumaa, que nos indica a presena do fogo, ou o trovo, que nos aponta para a possibilidade de chuva. Os sinais de carcter convencional so aqueles que a sociedade estabeleceu, concordou, a partir de algum momento, que seria o que melhor representaria, dentro daquela realidade de fala, uma ideia tal. O cone, o smbolo e o signo so esses sinais criados dentro da colectividade de fala. Por ser totalmente imagstico, o cone totalmente motivado, isto porque s se faz uma imagem a partir de um dado elemento. A foto de Maria deve consistir na impresso da imagem de Maria. O mesmo ocorre com a estatueta de um pssaro, ela deve consistir num

conjunto de caractersticas inerentes quele pssaro que pretende representar. O cone deve impressionar os sentidos de forma tal que no permita confuso alguma no momento de identific-lo e saber o que ele representa. Ele motivado por aquilo que representa. O smbolo menos motivado, isto porque no tem que representar uma ideia exclusiva, mas uma ideia genrica. Dessa forma, uma pomba branca pode trazer a ideia de paz, seja l o que for que a paz signifique para quem a percebe. De igual modo tm-se uma balana para representar a justia, independente do conceito que cada indivduo tenha deste termo. Assim, qualquer balana serve para trazer a ideia de justia, mas, nem toda imagem de ave serve para representar um falco. Por isso diz-se que o smbolo que relativamente motivado. O signo no possui motivao nenhuma, por isso totalmente arbitrrio, porque o nome em nada est ligado ao objecto nomeado. Uma criana pode ser, ao mesmo tempo, uma menina, uma garota, uma guria ou uma pi (menina). Todos esses signos representam bem a ideia de infante/criana. E, poderamos, ainda, considerar que, cada idioma tem seu conjunto prprio de signos para designar a mesma ideia. Isto prova que o signo no est ligado ao que representa de forma motivada, mas imotivada. Porm, quando temos o numeral dez e o numeral nove, temos dois signos absolutamente arbitrrios. Mas, quando temos o numeral dezanove, a arbitrariedade torna-se relativa, isto porque dezanove a juno de dois conceitos distintos que so representados por signos diferentes. O signo que surge dessa juno fiel s ideias contidas nos signos anteriormente separados, e a est a motivao. Entendido, pessoal?

Вам также может понравиться