Вы находитесь на странице: 1из 19

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira

Atualizado at fev/2003

COLETNEA DE QUESTES DE CONCURSOS DIREITO ADMINISTRATIVO

III. Fundao Carlos Chagas: 16 - FUNDAO CARLOS CHAGAS/GESTOR DE POLTICAS PBLICAS/97 120 - A reforma administrativa aprovada pelo Congresso Nacional introduziu mais um princpio bsico a ser obedecido pela Administrao Pblica. Portanto, agora so princpios bsicos da Administrao Pblica: (A) a impessoalidade, a moralidade, a legalidade, a publicidade e o respeito ao cidado. (B) a impessoalidade, a legalidade, a transparncia, a moralidade e o respeito ao cidado. (C) a legalidade, a moralidade, o respeito ao cidado, a publicidade e a moralidade. (D) a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficincia. (E) a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a transparncia e a eficincia.

34 - Fundao Carlos Chagas/TRT da 20 Regio/Anal. Jud. rea Adm./ 2002 242. A imposio, de modo unilateral pela Administrao, de um ato administrativo a terceiros, independentemente da concordncia destes, em tese (A) no compatvel com o Direito Administrativo brasileiro, configurando exerccio arbitrrio das prprias razes. (B) no compatvel com o Direito Administrativo brasileiro, configurando abuso de autoridade. (C)) compatvel com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar imperatividade. (D) compatvel com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar auto-executoriedade. (E) compatvel com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar auto-tutela. 243. A motivao dos atos administrativos apontada pela doutrina como elemento fundamental para o controle de sua legalidade. A Constituio Federal, por sua vez, previu expressamente a motivao (A) entre os princpios arrolados para toda a Administrao Pblica. (B) entre os princpios arrolados para toda a Administrao Pblica Direta, no se referindo Indireta. (C) entre os princpios arrolados para toda a Administrao Pblica Indireta, no se referindo Direta. (D)) como necessria em todas as decises administrativas dos Tribunais. (E) como necessria em todas as decises polticas do Congresso Nacional.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

244. No Direito brasileiro, a anulao, pelo Poder Judicirio, de um ato administrativo discricionrio praticado pelo Poder Executivo, (A) no possvel. (B) apenas possvel por provocao da Administrao. (C) apenas possvel por provocao do destinatrio do ato. (D) apenas possvel com a concordncia da Administrao. (E)) possvel, independentemente de quem a provoque ou da concordncia da Administrao. 245. elemento compatvel com o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, traado pela Lei no 8.112/90, (A)) a prestao de servios gratuitos, desde que prevista em lei. (B) a criao de cargos pblicos por ato administrativo. (C) o pagamento dos vencimentos decorrentes de cargo pblico com verbas da iniciativa privada. (D) a criao de cargos pblicos sem denominao prpria. (E) a impossibilidade de provimento em comisso em se tratando de cargos pblicos. 246. A Lei no 8.112/90 oferece um rol de atos dos quais decorre a vacncia do cargo pblico. estranha a esse rol a (A) exonerao. (B)) reintegrao. (C) readaptao. (D) promoo. (E) aposentadoria. 247. A vantagem paga ao servidor pblico federal, destinada a compensar suas despesas de instalao quando, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, chama-se (A) diria. (B) indenizao de transporte. (C)) ajuda de custo. (D) adicional pela prestao de servio extraordinrio. (E) adicional de atividades penosas. 248. Conforme previso da Lei no 8.666/93, o autor do projeto, bsico ou executivo, no poder participar, direta ou indiretamente, da licitao ou da execuo da respectiva obra. O disposto nessa regra (A) impede que a Administrao contrate o autor do projeto para prestar-lhe o servio de gerenciar a execuo da obra. (B)) no impede a licitao ou contratao de obra que inclua a elaborao de projeto executivo como encargo do contratado.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(C) no se aplica caso o autor do projeto, pessoa fsica, comprove vnculo trabalhista anterior com o futuro licitante ou executor da obra. (D) no se aplica caso o autor do projeto seja pessoa jurdica. (E) no impede que o autor do projeto, pessoa jurdica, preste servios de consultoria tcnica ao futuro licitante ou executor da obra. 04/07/02 - 13:48 249. NO figura entre os documentos exigveis para a fase de habilitao em uma licitao, previstos pela Lei no 8.666/93, documento (A) relativo ao cumprimento, pelo licitante, da norma constitucional que probe em determinadas circunstncias o trabalho dos menores de 18 anos. (B) de inscrio do licitante pessoa fsica no Cadastro de Pessoas Fsicas do Ministrio da Fazenda. (C) consistente em certido negativa de falncia ou concordata expedida pelo distribuidor da sede do licitante pessoa jurdica. (D)) que comprove possuir o licitante sede ou filial no local em que se realiza a licitao. (E) que comprove a prestao, pelo licitante, de garantia, sob uma das formas previstas na lei e respeitado o limite legal. 250. O rol de clusulas necessrias em todo contrato, previsto na Lei n 8.666/93, NO inclui clusula que preveja (A)) o prazo de vigncia do contrato, seja ele determinado ou indeterminado. (B) os critrios, data-base e periodicidade de reajustamento de preos. (C) os casos de resciso. (D) o crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classificao funcional programtica e da categoria econmica. (E) a vinculao ao instrumento convocatrio da licitao ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu e proposta do licitante vencedor. 251. Um prazo em um processo administrativo sujeito Lei no 9.784/99, fixado em lei como de um ms, tem como seu dia do incio 31 de janeiro. Considerando-se que o ano em questo no bissexto, o dia do vencimento ser (A) 4 de maro. (B) 3 de maro. (C) 2 de maro. (D) 1o de maro. (E)) 28 de fevereiro.

48 - Fundao Carlos Chagas/Assessor Jurdico do TCPI/Mai de 2002 336. Decorre do princpio da impessoalidade, ao qual est vinculada a Administrao Pblica, a (A) impossibilidade de responsabilizao pessoal de servidor pblico por ato que corresponda ao exerccio de sua funo, em relao qual tenha competncia privativa.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(B) vedao da identificao nominal da autoridade responsvel pela deciso de processos administrativos disciplinares, sendo a deciso atribuda ao rgo pblico ao qual pertena a autoridade. (C)) proibio de que constem da publicidade de atos, programas e campanhas de rgos pblicos, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. (D) impossibilidade de tratamento favorecido de pessoas, pelo critrio de condies fsicas, para fins de ingresso nas carreiras pblicas. (E) negao do carter intuitu personae dos contratos administrativos em geral. 337. O desvio de poder, em matria de atos administrativos, configura vcio relativo ao elemento (A) agente. (B) forma. (C) objeto. (D) motivo. (E)) finalidade. 338. Suponha que uma autoridade administrativa resolva exonerar um servidor ocupante de cargo em comisso. No ato de exonerao, a autoridade, mesmo que no fosse obrigada a tanto, indica como motivo de sua deciso a prtica de atos de improbidade pelo servidor. Caso tal motivo no corresponda realidade, o ato de exonerao dever ser (A)) invalidado, mesmo que a autoridade possa voltar a pratic-lo independentemente do motivo apontado. (B) mantido, sendo considerado lcito, j que um servidor ocupante de cargo em comisso pode ser exonerado livremente pela autoridade competente. (C) invalidado, mantidos todavia seus efeitos, os quais poderiam ter sido produzidos independentemente do motivo apontado. (D) mantido, respondendo porm a autoridade que o praticou por ilcito administrativo. (E) mantido, respondendo porm a autoridade que o praticou, na esfera cvel, por danos morais. 339. A revogao de um ato administrativo de carter normativo geral (A) no possvel. (B)) s pode ser feita pela prpria Administrao, de ofcio ou mediante a provocao de qualquer interessado. (C) s pode ser feita pelo Poder Judicirio, mediante a provocao de qualquer interessado. (D) s pode ser feita pelo Poder Judicirio, mediante a provocao da prpria Administrao. (E) pode ser feita pela prpria Administrao, de ofcio ou mediante a provocao de qualquer interessado, ou pelo Poder Judicirio, mediante a provocao de qualquer interessado.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

340. Quando cabvel, a licitao para a concesso de direito real de uso de bem imvel pela Administrao a particular, conforme regra estabelecida na Lei no 8.666/93, deve ocorrer na modalidade (A) correspondente ao valor do bem cujo uso est sendo concedido. (B) convite. (C)) concorrncia. (D) tomada de preos. (E) prego. 10/05/02 - 13:20 341. Configura hiptese de dispensa de licitao, nos termos da Lei no 8.666/93, (A)) a necessidade de a Unio intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. (B) a aquisio, em periodicidade regular, de material de uso pessoal e administrativo pelas Foras Armadas. (C) a contratao de associao de portadores de deficincia fsica, com ou sem fins lucrativos, para a prestao de servios para a Administrao. (D) a contratao realizada por empresa pblica com subsidiria sua, para prestao de servios, independentemente do preo ou valor envolvidos. (E) a contratao de remanescente de obra, em conseqncia de resciso contratual, atendida a ordem de classificao da licitao anterior e respeitada a oferta ento realizada pela empresa a ser contratada. 342. Determinado rgo da Administrao Pblica Federal, para aplicar o sistema de registro de preos, realiza seleo mediante tomada de preos, comunicando aos interessados a especificao completa dos bens a serem adquiridos, inclusive preferncia por fabricante e marca, e informando que o registro ter validade de 2 anos. Nessa situao o rgo pblico (A) atendeu s exigncias da Lei no 8.666/93. (B) desrespeitou a Lei no 8.666/93 apenas no tocante modalidade de licitao empregada. (C) desrespeitou a Lei no 8.666/93 apenas no tocante descrio dos bens a serem adquiridos. (D) desrespeitou a Lei no 8.666/93 apenas no tocante ao prazo de validade do registro. (E)) desrespeitou a Lei no 8.666/93 no tocante aos trs aspectos mencionados. 343. Em determinado processo de licitao, do tipo menor preo, sem fixao de preo mximo, para a contratao de servios de engenharia, o valor orado pela Administrao foi de R$ 109.000,00. Nesse processo, compareceram apenas as empresas A, B e C, que foram habilitadas e ofereceram propostas, respectivamente, no valor de R$ 110.000,00; R$ 90.000,00 e R$ 50.000,00. Considerando os preos oferecidos e considerando que nenhuma das empresas licitantes possui situao que justifique composio de custos diversa da do mercado, a empresa que deve ser considerada vencedora a (A) A, sendo as empresas B e C desclassificadas. (B) B, sendo as empresas A e C desclassificadas. (C) C, ficando a empresa B em segundo lugar e a empresa A em terceiro.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(D)) B, ficando a empresa A em segundo lugar e sendo a empresa C desclassificada. (E) C, ficando a empresa B em segundo lugar e sendo a empresa A desclassificada. 344. A participao do Poder Pblico em um contrato que seja regido predominantemente por normas de direito privado (A) vedada pela Lei no 8.666/93, independentemente do ente da Administrao envolvido. (B)) permitida, independentemente do ente da Administrao envolvido, aplicando-se, no que couber, as regras gerais da Lei no 8.666/93. (C) permitida desde que se trate de ente da Administrao direta, no incidindo a Lei no 8.666/93. (D) permitida desde que se trate de ente da Administrao autrquica, no incidindo a Lei no 8.666/93. (E) permitida desde que se trate de ente da Administrao fundacional, no incidindo a Lei no 8.666/93. 345. Sabe-se que em certas hipteses a Administrao pode alterar unilateralmente um contrato administrativo, promovendo acrscimos ou supresses em seu objeto, dentro de determinado percentual em relao ao valor inicial atualizado do contrato. Nesse sentido, possvel (A) a supresso, no percentual de 50%, em um contrato de reforma de equipamento. (B) o acrscimo, no percentual de 30%, em um contrato de compra. (C)) o acrscimo, no percentual de 45%, em um contrato de reforma de edifcio. (D) a supresso, no percentual de 40%, em um contrato de obra. (E) a supresso, no percentual de 35%, em um contrato de servio. 346. A resciso unilateral, de pleno direito, do contrato administrativo pelo particular contratado, nos termos da Lei no 8.666/93, (A)) no possvel. (B) possvel no caso de atraso injustificado dos pagamentos pela Administrao por mais de 90 dias. (C) possvel no caso de suspenso injustificada da execuo do contrato, por mais de 120 dias, por ordem escrita da Administrao. (D) possvel no caso de alterao unilateral do contrato, por parte da Administrao, afetando o equilbrio econmico-financeiro do contrato. (E) possvel no caso de no liberao, por parte da Administrao, nos prazos contratuais, do local de execuo de obra. 13/05/02 - 14:23 347. Determinado contrato administrativo foi prorrogado, sem que houvesse a correspondente autorizao em lei, no prprio contrato e nem no edital da respectiva licitao. Sabe-se que tanto o agente pblico que deu causa prorrogao, como o contratado que concorreu para a prorrogao e dela se beneficiou injustamente, tinham plena conscincia das circunstncias em que a prorrogao ocorreu. Nessa situao, a conduta do contratado configura (A) ilcito exclusivamente administrativo, gerando a incidncia das sanes administrativas previstas na Lei no 8.666/93.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(B)) crime, punvel com deteno e multa. (C) mera irregularidade, sanvel por deciso da autoridade administrativa superior. (D) ilcito exclusivamente administrativo, podendo ser dispensada a aplicao de sanes por deciso da autoridade administrativa superior. (E) mera irregularidade, acarretando a anulabilidade do contrato. 348. Determinada autoridade presencia a prtica de um ilcito administrativo por um subordinado seu. Nesse caso, a aplicao da penalidade ao autor do ilcito (A) no depende de processo administrativo, incidindo a regra da "verdade sabida". (B) no depende de processo administrativo, incidindo o princpio da autotutela administrativa. (C) ainda assim depende de processo administrativo, no qual pode ser dispensada a manifestao do autor do ilcito, a critrio da autoridade. (D) ainda assim depende de processo administrativo, no qual, porm, no ser admitido recurso, incidindo a regra da "verdade sabida". (E)) ainda assim depende de processo administrativo, no qual devem ser assegurados ao autor do ilcito o contraditrio e a ampla defesa. 349. A concesso de servio pblico se d por meio de (A) lei e opera a transferncia da titularidade do servio pblico do Poder Pblico para o concessionrio. (B) ato administrativo unilateral e opera a transferncia da titularidade do servio pblico do Poder Pblico para o concessionrio. (C) contrato e opera a transferncia da titularidade do servio pblico do Poder Pblico para o concessionrio. (D)) contrato e opera a transferncia da execuo do servio pblico do Poder Pblico para o concessionrio. (E) ato administrativo unilateral e opera a transferncia da execuo do servio pblico do Poder Pblico para o concessionrio. 350. Uma sociedade de economia mista, prestadora de servio pblico, por meio de um empregado seu que agiu com negligncia ao desenvolver o servio, causa danos a um terceiro. O terceiro pretende cobrar os prejuzos da sociedade; e esta pretende se ressarcir junto ao empregado. Nessa situao, a responsabilidade civil da sociedade e a do empregado so, respectivamente, (A) objetiva e objetiva. (B) subjetiva e subjetiva. (C)) objetiva e subjetiva. (D) subjetiva e inexistente. (E) inexistente e subjetiva.

75 - Fundao Carlos Chagas/MPE-PE/ Promotor de Justia/ Ago de 2002 556. Dentre outros, so fatos jurdicos que podem extinguir os contratos administrativos,

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(A) o desaparecimento do objeto e a resciso contratual de qualquer modalidade. (B) as rescises contratuais de ordem administrativa, jurdica e consensual. (C)) o exaurimento do prazo e o desaparecimento do contratante particular. (D) a resciso contratual de qualquer espcie e o cumprimento do objeto. (E) a ocorrncia da exceptio non adimpleti contractus e a resciso decretada pelo Judicirio. 557. Em matria de licitaes pblicas, certo que (A) a circunstncia de fato encontrada na pessoa com quem se quer contratar, que impede o certame, caracteriza a licitao denominada dispensvel. (B) a licitao, cuja hiptese recebe as denominaes de dispensada, dispensvel e inexigvel, tm o mesmo significado e procedimento, produzindo os mesmos efeitos. (C) a desnecessidade de ato prvio da Administrao Pblica para licitar caracteriza a licitao inexigvel, porque a obrigao de licitar vem excluda por fora de lei. (D) Administrao Pblica cabe ajuizar, a cada caso, da convenincia e oportunidade da dispensa, quando se tratar de licitao considerada dispensada. (E)) na licitao dispensvel ou na inexigvel, dentro das hipteses cabveis, a excluso da obrigao de licitar exige um prvio ato da Administrao Pblica. 19/08/02 - 10:08 558. A expresso Administrao Pblica em sentido objetivo, material ou funcional, designa a natureza da atividade exercida pelas pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos. Nesse sentido, a Administrao Pblica a prpria funo administrativa. Portanto, INCORRETO afirmar que (A) est a referida funo administrativa sob regime prevalente de direito pblico, porque o ente pblico tambm pratica atos de direito privado, quando a isso esteja autorizado por lei. (B) est presente a possibilidade de Legislativo e Judicirio tambm praticarem funo administrativa atipicamente, bem como outras pessoas jurdicas, a exemplo das concessionrios de servio pblico. (C) est contida nessa funo administrativa a possibilidade da edio de atos gerais, tais como os decretos regulamentadores, como tambm e principalmente, de atos individuais. (D)) os atos praticados pela Administrao Pblica comportam reviso pelo Judicirio e pelo Legislativo que, em suas funes tpicas, podero sempre revog-los com efeitos ex nunc ou ex tunc, respectivamente. (E) ela exercida por meio de atos e comportamentos controlveis internamente e externamente pelo Legislativo, contando-se com o auxlio dos Tribunais de Contas. 559. A disponibilidade do servidor pblico (A) dar-se- somente quando o cargo for extinto ou declarada a sua desnecessidade, caso em que receber a remunerao integral. (B)) ocorre nos casos em que for extinto o cargo, declarada sua desnecessidade, ou for invalidada por sentena judicial a demisso de servidor estvel, mas tendo direito a remunerao proporcional. (C) acarreta seu desligamento definitivo do cargo, vedado seu reaproveitamento, devendo receber a mesma remunerao percebida na atividade.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(D) considerada uma forma inespecfica de aposentadoria, e em certos casos, um gnero de penalidade, mas sempre com remunerao integral. (E) dar-se- somente quando for invalidada por sentena judicial a demisso de servidor estvel, mas com remunerao proporcional. 560. Em relao aos bens pblicos, diz-se que (A)) a desconsagrao ou desafetao, em certos casos, pode decorrer de fato jurdico, ato administrativo ou lei. (B) a afetao, como a desafetao, tambm pode resultar de atos ou comportamentos dos administrados. (C) as operaes de afetao e desafetao so de competncia concorrente, permitindo sempre a interferncia da entidade maior na menor. (D) quando se tratar de alienao dos bens de uso especial dispensada a prvia desafetao. (E) os bens dominicais, se adquiridos sem qualquer finalidade, em nenhuma hiptese podero ficar afetados ou consagrados. 561. Em sede de servios pblicos, considere as proposies abaixo: I. Os servios pblicos que atendem toda a populao administrada, sem objetivar usurios determinados, denominam-se gerais e tambm divisveis. II. A retomada do servio, antes de concludo o prazo da concesso, em decorrncia de resciso unilateral do contrato, caracteriza a encampao. III. O princpio que obriga a Administrao Pblica a oferecer aos usurios de seus servios um bom tratamento, exigindo-se de quem presta esse servio a urbanidade, sem o desdm daquele que o oferece, conhecido por modicidade. IV. A incorporao dos bens da concessionria ao patrimnio do concedente, ao cabo da concesso, seja qual for a hiptese de extino, diz respeito reverso. Diante disso, APENAS so corretos os itens (A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) I e III. (D)) II e IV. (E) I e IV. 562. Considerando a exteriorizao dos atos administrativos, existem frmulas I. com que os agentes pblicos procedem as necessrias comunicaes de carter administrativo ou social; II. segundo as quais os chefes do Poder Executivo veiculam atos administrativos de suas respectivas competncias; III. de que se valem os rgos colegiados para manifestar suas deliberaes em assuntos da respectiva competncia ou para dispor sobre seu funcionamento. Esses casos, dizem respeito, respectivamente, (A) aos correios eletrnicos (e-mail) oficiais, s circulares e s smulas. (B) s intimaes, s portarias e aos decretos legislativos. (C) s notificaes, aos regimentos e aos regulamentos.

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(D) aos avisos, s medidas provisrias e s instrues normativas. (E)) aos ofcios, aos decretos e s resolues.

IV. NCE-UFRJ 43 - NCE-UFRJ/INPI/Anal. Em Cincia e Tecnol. I/Direito - 26/5/2002 305. Com relao aos poderes administrativos, analise as afirmativas a seguir: I. O Congresso Nacional pode sustar o ato do Presidente da Repblica que ultrapassou os limites do poder de regulamentao. II. A hierarquia permite a uma autoridade controlar a legalidade e o mrito dos atos praticados por seus subordinados. III. Os atos de poder de polcia so da competncia da Unio e dos Estados, sendo vedado pela Constituio aos municpios o exerccio desta modalidade de poder administrativo. As afirmativas verdadeiras so somente: (A) I e II (B) II e III (C) I e III (D) I, II e III (E) nenhuma 306. Com relao aos bens pblicos, analise as afirmativas a seguir: I. A imprescritibilidade a caracterstica que reconhece para o Poder Pblico o direito de propor ao de usucapio contra particulares, j que os bens pblicos no podem ser adquiridos tambm por este mtodo. II. Somente os bens pblicos afetados que no podem ser penhorados. III. Os bens que integram o patrimnio das autarquias so considerados bens pblicos. A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) /so somente: (A) I (B) II (C) III (D) I e III (E) II e III 307. - Com relao ao Tribunal de Contas da Unio, analise as afirmativas a seguir: I. O Tribunal de Contas da Unio pode sustar atos do Poder Executivo. II. As decises que importem na aplicao de multa tm a eficcia de ttulo executivo.

10

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

III. Compete ao Tribunal de Contas apreciar, para fins de registro, os atos de admisso de pessoal na Administrao Direta e Indireta. As afirmativas verdadeiras so somente: (A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) I, II e III (E) nenhuma 308. Com relao aos servios pblicos, analise as afirmativas a seguir: I. Os servios pblicos individuais obrigatrios sero remunerados por taxas. II. A encampao consiste no retorno do servio ao poder concedente aps o trmino do prazo da delegao. III. Os servios gerais, considerados indivisveis, so mantidos pelos impostos. As afirmativas verdadeiras so somente: (A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) I, II e III (E) nenhuma

39 - NCE-UFRJ/Eletrobrs/Analista de Nvel Superior/Direito - 16/2/2003 277. Sobre a responsabilidade Civil do Estado, analise as afirmativas a seguir: I. As autarquias no esto submetidas teoria do Risco Administrativo prevista na Constituio. II. A responsabilidade do agente pblico causador do dano subjetiva, estando condicionada a demonstrao de culpa ou dolo. III. De acordo com a Teoria do Risco Administrativo, a comprovao da culpa exclusiva da vtima exclui a responsabilidade do Estado. So verdadeiras somente as afirmativas: (A) I e II; (B) I e III; (C) II e III; (D) I, II e III; (E) nenhuma. 278. A retomada, pelo poder concedente, do servio pblico delegado a particular, no curso da delegao, por razes de interesse pblico, denomina-se:

11

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(A) encampao; (B) reverso; (C) caducidade; (D) desapropriao; (E) requisio. 279. O retorno ao servio pblico do servidor aposentado por invalidez, quando no mais existem as causas que deram origem a sua aposentadoria, denomina-se: (A) reintegrao; (B) reconduo; (C) reverso; (D) aproveitamento; (E) remoo.

280. Com relao aos rgos pblicos, analise as afirmativas a seguir: I. O rgo pblico se caracteriza por no ter personalidade jurdica. II. O rgo pblico pode ter capacidade processual reconhecida em determinadas situaes. III. Os rgos independentes no esto subordinados hierarquicamente a nenhum outro rgo. So verdadeiras somente as afirmativas: (A) I e II; (B) I e III; (C) II e III; (D) I, II e III; (E) nenhuma. 281. Com relao aos bens pblicos, analise as afirmativas a seguir: IOs bens de uso especial so considerados afetados. II - Os bens dominicais podem ser penhorados. III - A Administrao Pblica pode adquirir bens por usucapio. So verdadeiras somente as afirmativas: (A) I e II; (B) I e III; (C) II e III; (D) I, II e III; (E) nenhuma. 282. A certido administrativa considerada um ato:

12

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

(A) enunciativo; (B) negocial; (C) ordinatrio; (D) punitivo; (E) gerencial.

V. FEC (Fundao Euclides da Cunha de Apoio Institucional UFF) 46 - FEC (Fundao Euclides da Cunha de Apoio Institucional UFF)/TRF-2 Reg. (RJ e ES)/Analista Judicirio/Sem especialidade/Jan de 2003 321. O principio da Administrao Pblica consagrado pela smula 473, do Supremo Tribunal Federal: a administrao pode anular os seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial, : A) legalidade; B) especialidade; C) autotutela; D) presuno de legitimidade; E) eficincia. 322. O ato administrativo espcie do gnero ato: A) judicial; B) jurdico; C) do administrador; D) formal; E) enunciativo. 323. A faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado o poder: A) disciplinar; B) arbitrrio; C) vinculado; D) discricionrio; E) de polcia. 324. As fases do inqurito administrativo compreendem: A) instruo, defesa e relatrio; B) instaurao, apurao e julgamento;

13

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

C) requerimento, publicao e deciso; D) sindicncia e julgamento; E) abertura, ampla defesa e deciso. 325. No Direito Brasileiro, a responsabilidade da Administrao Pblica decorre da teoria: A) da culpa civil comum; B) do risco integral; C) da culpa administrativa; D) do risco administrativo; E) do dolo ou culpa.

VI. VUNESP 38 - VUNESP/BNDES/Advogado da Empresa/abril de 2002 QUESTO 32 276. Dentre as alternativas abaixo, indique a que no se aplica contratao com dispensa de licitao, no caso de emergncia: (A) Contratao de obras ou execuo de servios que possam ser concludos em at cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos. (B) Ocorre quando caracterizada a urgncia de atendimento de situao. (C) Pode ser utilizada, desde que demonstrado que aquela situao de emergncia no foi causada por desdia administrativa. (D) Serve para evitar que um dano maior e irreparvel possa ser causado pessoas e bens. (E) A dispensa deve ser necessariamente justificada e comunicada, dentro de trs dias, autoridade superior e publicada na imprensa oficial, como condio para eficcia do ato.

14

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira GABARITOS


Atualizado at fev/2003

1 CCEEE 2 CEECE 3 EEEEC 4 EEEEC 5 CEECC 6 EECEE 7 CCECC 8 ECCCC 9 CECEC 10 ECCEE 11 CCEEE 12 CEECE 13 ECCCC 14 CCCEE 15 EECEE 16 CEEEE 17 CCCEE 18 EECCE 19 ECCCE 20 EECEE 21 ECCCC 22 ECECE 23 EECCC 24 B 25 A 26 B 27 C 28 E 29 A 30 B 31 B 32 C 33 D 34 A 35 E 36 D 37 C 38 E 39 C 40 C 41 E 42 E 43 D 44 B

45 A 46 B 47 A 48 D 49 C 50 D 51 - Anulada 52 A 53 D 54 B 55 E 56 B 57 - anulada 58 C 59 E 60 - C 61 CCCEE 62 EECCE 63 ECEEC 64 ECCEE 65 CCEEE 66 ECCEC 67 ECCEC 68 ECEEC 69 E 70 B 71 C 72 C 73 E 74 A 75 E 76 D 77 D 78 C 79 A 80 E 81 D 82 A 83 D 84 C 85 B 86 E 87 CCECE 88 EECCE

89 ECCCC 90 CCEEE 91 EECEC 92 CCEEE 93 CECCE 94 ECECC 95 E 96 C 97 B 98 A 99 E 100 D 101 A 102 C 103 E 104 B 105 C 106 D 107 D 108 EECEC 109 EECCE 110 CCECC 111 CCEEC 112 CEEEE 113 CCECE 114 CEECC 115 CCEEC 116 ECCCE 117 ECEEE 118 CCECC 119 EECEC 120 D 131 CCEEC 132 ECEEC 133 CEEEC 134 CCEEE 135 ECECE 136 E 137 A 138 C 139 D 140 B 141 EEECC 142 EEEEC

143 CCCCE 144 ECECE 145 ECECE 146 CECEC 147 C 148 D 149 E 150 A 151 D 152 D 153 B 154 C 155 A 156 C 157 CCCEC 158 CEEEE 159 CECEE 160 ECECE 161 ECCEC 162 ECECE 163 EECCC 164 CCEEE 165 A 166 E 167 D 168 C 169 E 170 A 171 B 172 D 173 A 174 B 175 E 176 C 177 B 178 D 179 C 180 C 181 B 182 A 183 E 184 D 185 A 186 E

15

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

187 C 188 B 189 E 190 D 191 C 192 E 193 C 194 A 195 ECCCE 196 CCEEC 197 CECEC 198 EECCC 199 EEECC 200 C 201 E 202 D 203 A 204 D 205 B 206 E 207 C 208 E 209 D 210 ECECC 211 ECCEE 212 CCCCC 213 EEECC 214 ECEEC 215 CCC - E 216 CCEEC 217 CEEEC 218 EECCE 219 CCEEC 220 E 221 D 222 B 223 A 224 C 225 E 226 A 227 C 228 A 229 C 230 B

231 D 232 E 233 D 234 D 235 E 236 E 237 C 238 EEC 239 ECCEC 240 CEECE 241 CEECE 242 * 243 * 244 * 245 * 246 * 247 * 248 * 249 * 250 * 251 * 252 CEECC 253 CECEC 254 D 255 C 256 E 257 B 258 D 259 D 260 D 261 D 262 E 263 C 264 B 265 B 266 D 267 E 268 C 269 B 270 A 271 D 272 A 273 A 274 E

275 C 276 E 277 C 278 A 279 C 280 D 281 B 282 A 283 * 284 * 285 * 286 * 287 * 288 * 289 * 290 * 291 C 292 B 293 A 294 A 295 B 296 D 297 C 298 D 299 A 300 B 301 B 302 E 303 E 304 B 305 A 306 C 307 D 308 B 309 CCCEE 310 A 311 C 312 B 313 C 314 D 315 D 316 A 317 B 318 E

319 D 320 E 321 C 322 B 323 E 324 A 325 D 326 A 327 E 328 C 329 D 330 C 331 C 332 D 333 C 334 C 335 E 336 E 337 D 338 A 339 B 340 C 341 E 342 B 343 A 344 B 345 C 346 C 347 E 348 C 349 A 350 E 351 CCCEE 352 ECEEC 353 C 354 B 355 A 356 D 357 A 358 C 359 E 360 D 361 C 362 E

16

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406

B A B D C E A D D B E A C C E C D B C D A B C E D E B C C C E E D B A B A D C D anulada A D B

407 E 408 B 409 anulada 410 C 411 D 412 E 413 C 414 A 415 B 416 D 417 B 418 C 419 CECCE 420 EEEEC 421 CCCCC 422 E 423 B 424 A 425 C 426 B 427 A 428 D 429 D 430 E 431 C 432 C 433 CEECC 434 CECEC 435 CEEC 436 ECCEE 437 CECC 438 D 439 C 440 C 441 B 442 C 443 B 444 B 445 A 446 B 447 C 448 A 449 D 450 B

451 D 452 E 453 C 454 A 455 C 456 B 457 A 458 E 459 D 460 A 461 C 462 B 463 E 464 D 465 D 466 D 467 D 468 D 469 C 470 C 471 C 472 D 473 A 474 D 475 B 476 B 477 C 478 C 479 C 480 B 481 C 482 A 483 B 484 A 485 B 486 ECCCC 487 CECCE 488 EEEEE 489 CCCCC 490 EECCC 491 C 492 D 493 D 494 D

495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538

B B A C C E A E A B C D B D D E C A C D C C B C C D B A C B A/B B B C C D D C B A C B C D

17

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

539 540 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582

E B D E A B B A C B A C B C D E B C E D B A D E B C A A D C A A C C C B B B A E C E B C

583 A 584 E 585 D 586 E 587 D 588 A 589 CC 590 EEECE 591 ECE 592 C 593 B 594 A 595 D 596 B 597 E 598 C 599 E 600 E 601 E 602 B 603 A 604 C 605 C 606 C 607 B 608 D 609 D 610 C 611 A 612 C 613 D 614 C 615 C 616 C 617 C 618 B 619 D 620 D 621 C 622 A 623 C 624 D 625 C 626 E

627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670

D B C A B D E C E D A A C B C A D A C B D E B C E E A C E B B E D C B E A C D E D C A C

671 B 672 C 673 D 674 A 675 B 676 B 677 D 678 B 679 B 680 D 681 D 682 A 683 A 684 A 685 C 686 D 687 C 688 A 689 C 690 B 691 A 692 D 693 B 694 E 695 D 696 E 697 D 698 E 699 B 700 D 701 D 702 B 703 C 704 C 705 B 706 A 707 A 708 CCCCC 709 CEECC 710 CCEEE 711 ECECC 712 CC 713 ECCEE 714 CCCEE

18

Compilao: Alden Mangueira de Oliveira


Atualizado at fev/2003

715 C 716 E 717 B 718 D 719 B 720 D 721 E 722 A 723 C 724 ECCEE 725 CCCEC 726 C 727 B 728 EEECE 729 EE * * * 730 CCCCC 731 CECCE 732 EEEEC 733 CCCCC 734 ECECE 735 CCCEE 736 EECEE 737 ECCCE 738 ECECE 739 CECCC 740 EEECE 741 CEECC 742 ECECE 743 ECECE 744 C 745 B 746 E 747 A 748 E 749 C 750 B 751 D 752 B 753 C 754 B 755 B 756 B 757 E 758 C

759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799

C B C C A D C A D D A B B A C D A A D C B 2, 8, 32 = 42 1, 4, 64 = 69 16 = 16 1, 2, 32 = 35 4, 8 = 12 * * * * * * * * * * * * * * *

800 * 801 * * Legenda : * sozinho: falta o gabarito * com outras letras: questo anulada

19

Вам также может понравиться