Вы находитесь на странице: 1из 40

1

2. Vigas Isostticas 2.1 Introduo O presente captulo trata da determinao das reaes de apoio e das solicitaes de vigas isostticas planas e de eixo retilneo. As de eixo curvo sero estudadas oportunamente. As vigas, como se sabe, so elementos estruturais unidimensionais, tambm chamados barras, sujeitos predominantemente flexo e, eventualmente, a foras normais moderadas, provenientes de cargas contidas no plano da viga. Ver a Fig. 2.1.

Fig. 2.1: Definio de elemento estrutural unidimensional (b << l e h << l ) .

As solicitaes que em geral aparecem nas vigas, nas condies mencionadas, so o momento fletor, a fora cortante e a fora normal. Na Fig. 2.2 mostra-se o sistema de coordenadas e a conveno de sinais adotadas: a- As cargas verticais concentrada Qv e distribuda qv so positivas de cima para baixo, concordando com o sentido positivo do eixo y ; as cargas horizontais concentrada Qh e distribuda q h so positivas da esquerda para a direita, concordando com o sentido positivo do eixo x. b- As reaes de apoio verticais Rv e horizontais Rh so positivas, respectivamente, de baixo para cima, contra o sentido positivo do eixo y , e da direita para a esquerda, contra o sentido positivo do eixo x .

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

qv Qv Qh
M x y V N N N N
CG

V M

qh
M M

Rh Rv

Fig. 2.2: Conveno de Sinais.

c- A fora normal N positiva se tracionar a seo transversal da viga. d- A fora cortante V positiva se produzir no elemento de viga uma rotao horria. e- O momento fletor M positivo se tracionar a borda inferior da seo transversal da viga. O campo de aplicao destes elementos estruturais muito vasto, podendo-se destacar as edificaes civis e as industriais, convencionais ou pr-fabricadas, as pontes, etc. As vigas isostticas, as nicas aqui estudadas, tm a vantagem de serem insensveis a recalques de apoio, especialmente nas fundaes em solos de pouca rigidez, e a variaes de temperatura, uniforme ou linearmente distribudas na altura da seo transversal. Estas aes s provocam deslocamentos e deformaes desacompanhadas de tenses, uma vez que no so impedidas. Por outro lado, as vigas isostticas tm a desvantagem, quando comparadas com as hiperestticas, de no conseguirem, nas proximidades da runa ou do colapso da estrutura, redistribuir as solicitaes das sees crticas para outras sees superabundantes em resistncia. 2.2 Equaes Indefinidas de Equilbrio No estudo das vigas de fundamental importncia estabelecer as equaes diferenciais de equilbrio, as quais relacionam os esforos solicitantes cargas distribudas, aplicadas na viga. Para estabelecer s estas equaes, no presente caso de vigas planas e de eixo reto, considere-se um segmento infinitesimal da viga dado na Fig. 2.3, de comprimento dx , distante x da origem do sistema de coordenadas, e sujeito a cargas verticais e horizontais distribudas, q v (x) e q h (x ) , funes da abscissa x medida ao longo do eixo da viga. Sendo infinitesimal o elemento considerado, as resultantes das cargas distribudas nele aplicadas, sejam elas variveis ou constantes com x ,
UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

so iguais a q v dx e q h dx , e posicionam-se a dx / 2 das extremidades do elemento. As equaes de equilbrio so as seguintes:

dx

V M N x y
dx/2 qhdx

q v dx

M + dM N + dN

dx/2

V + dV

Fig. 2.3: Equilbrio do Elemento Infinitesimal.

Equilbrio de foras horizontais: Fx = 0 q h dx + N + dN N = 0 dN = q h (x) dx Equilbrio de foras verticais: F y = 0 q v dx + V + dV V = 0 dV = qv dx (2.1b)

Equilbrio de momento em relao ao ponto mdio P do elemento: ( V + dV ) dx dx ( M + dM ) + V +M =0 2 2

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

E desprezando o termo dV este ltimo, resulta

dx dx face a V , por ser de ordem inferior a 2 2

dM =V dx

(2.1c)

Estas trs equaes mostram que a carga horizontal q h , aplicada ao longo do eixo da viga, no tem nenhuma influncia na fora cortante e no momento fletor. Mostram, ainda, que o momento fletor e a carga vertical esto relacionados entre si pela equao que se obtm derivando-se a (2.1c) e substituindo-se nela a (2.1b): d 2 M dV = = qv ( x) dx dx 2 (2.2)

Desta equao se conclui que se a carga distribuda for uniforme, ou constante e no nula, ento a fora cortante varia linearmente e o momento fletor varia parabolicamente com x ao longo da viga. De forma geral, se a carga vertical distribuda q v (x ) for um polinmio de grau n , a fora cortante ser um polinmio de grau (n + 1) e o momento fletor ser um polinmio de grau (n + 2) . Por outro lado, se a carga q v (x) for, p. ex., senoidal, ento a fora cortante e o momento fletor variaro ao longo de x segundo funes cossenoidal e senoidal, respectivamente. As concluses referentes fora cortante, evidentemente, se aplicam fora normal, trocando-se q v (x ) por q h (x ) . Note-se que as equaes diferenciais de equilbrio se aplicam entre os segmentos de viga delimitados por cargas concentradas - foras ou momentos -, sejam elas ativas ou reativas. Isto porque estas cargas concentradas no aparecem nessas equaes, pois representam saltos nas funes em questo: saltos nas foras normal e cortante onde h foras, respectivamente, horizontal e vertical concentradas, e salto no momento fletor onde h momento aplicado. Note-se, tambm, que na transio de um segmento para outro em que h mudana da carga distribuda vertical ou horizontal, p. ex., de zero a um valor constante, a funo V (x ) , ou N (x) , sofre uma descontinuidade na sua tangente, caracterizada por um ponto anguloso, por causa da mudana da derivada dessas funes, que so justamente as cargas, a menos do sinal, cf. Equaes (2.1a) e (2.1b). Analogamente, o momento fletor tem ponto anguloso onde houver aplicao de carga concentrada, seja ela ativa ou reativa. Esse ponto anguloso resultado, como se disse, das derivadas diferentes,

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

esquerda e direita desse ponto, da funo M (x) , que so justamente as respectivas foras cortantes, cf. Equao (2.1c). Em outras palavras, o momento fletor tem ponto anguloso onde a fora cortante sofre um salto. Observe-se, por fim, que a determinao das funes N (x) , V (x) e M (x) , as quais representam as solicitaes que se quer obter em toda viga, no pode decorrer apenas das equaes indefinidas de equilbrio, mas essa determinao exige o conhecimento de condies estticas de contorno. Por isso elas so indefinidas, uma vez que essas funes s ficam conhecidas aps a integrao das equaes diferenciais envolvidas, e estas requerem o conhecimento das constantes de integrao que as acompanham. Dito de outra forma, conhecer as condies estticas de contorno significa, simplesmente, conhecer as reaes de apoio, pois so estas que determinam as constantes de integrao. Os exemplos dados a seguir mostram a determinao analtica das solicitaes, atravs das equaes diferenciais de equilbrio. No primeiro deles, tem-se uma viga isosttica bi-apoiada, sujeita a cargas verticais e horizontais, cf. se mostra na Fig. 2.4. A soluo desta viga comea pela determinao das reaes de apoio. No apoio A as componentes horizontal e vertical da reao R A resultam das seguintes equaes de equilbrio (global): Fx = 0 ou Rh, A q h Substituindo q h por 0,40 Q vem l (2.3) l =0 2

Rh, A = 0,20Q

M D = 0 ou Rv, A l Q

6 l l l qv =0 10 24

Substituindo q v l por Q resulta Rv , A = 29 Q = 0,725Q 40 l Rv , A Rv , D = 0 2 (2.4)

Fy = 0 ou Q + q v

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

Usando o valor de Rv , A obtm-se Rv , D = 31 Q = 0,775Q 40 (2.5)

qh = - 0,40 Q/
Q

Rh,A
a)
A

qv = Q/
0,4
B

0,1

0,5

Rv,A

Rv,B

N(x) -0,20 Q

b)

Ponto Anguloso

dN / dx = 0

dN / dx = - qh = 0,40 Q/

V(x) 0,725 Q

- 0,275 Q

c)

Ponto Anguloso

dV / dx = 0

dV / dx = - qv = - Q/

Fig. 2.4: Exemplo de anlise de viga isosttica: (a) geometria e cargas; (b) diagrama da fora normal; (c) diagrama da fora cortante.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

- 0,775 Q

0,4

0,1
B C

0,25
E

0,25
D

d)

max M = 0,29 Q

0,2625 Q

M(x)

Ta

te gen

em

G H I

ge Tan

nte e

mF

Ponto Anguloso

Ta
dM / dx = 0,725 Q

n ge

te

em

dM / dx = - 0,275 Q

Fig. 2.4 (cont.): Exemplo de anlise de viga isosttica: (d) diagrama de momento fletor.

A determinao das solicitaes pode comear pela fora normal. De (2.1a) tem-se: dN = q h ou N ( x) = q h dx + C1 dx 0 Como no segmento AC a carga q h nula, e como para x = 0 tem-se N (0) = Rh , A = 0,20Q , resulta a constante C1 = 0,20Q . Este o valor da fora normal em AC. No trecho CD a integral anterior leva seguinte equao linear: Q N ( x ) = 0,40 dx 0,20Q l 0, 5l N ( x) = 0,40 Q ( x 0,5l ) 0,20Q l (2.6)
x x

Para x = l , no apoio mvel da viga, esta equao verifica a condio de contorno N (l ) = 0 , como tem de ser. Ver a Fig. 2.4b, onde se desenha o diagrama da fora normal. A fora cortante deve ser obtida para cada um dos segmentos AB, BC e CD:

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

AB: 0 x 0,4l V ( x) = Rv , A = 0,725Q BC: 0,4l < x 0,5l V ( x) = 0,725Q Q = 0,275Q CD: 0,5l < x l Q x V ( x) = 0,275Q ( x 0,5l ) = 0,225Q Q l l Note-se que neste ltimo clculo foi usada a equao (2.1b):

(2.7a)

(2.7b)

(2.7c)

V ( x) = q v dx + C 2 ou V ( x) =
0 , 5l

Q ( x 0,5l ) 0,275Q l

pois para x = 0,5l tem-se V (0,5l ) = C 2 = 0,275Q , que o valor da fora cortante no fim do segmento BC. Ver o diagrama da fora cortante na Fig. 2.4c. As equaes do momento fletor para cada segmento so dadas por: AB: 0 x 0,4l M ( x) = Rv , A x = 0,725Qx BC: 0,4l x 0,5l M ( x ) = Rv , A x Q ( x 0,4l ) = 0,275Qx + 0,4Ql CD: 0,5l x l M ( x ) = Rv , A x Q ( x 0,4l ) q v ( x 0,5l ) 2 2 (2.8c) (2.8a)

(2.8b)

Q x2 M ( x ) = 0,275Ql + 0,225Qx 2 l

Esta parbola do segundo grau verifica a condio de contorno M (l ) = 0 , como deve ser. Observe-se na Fig. 2.4d que o mximo momento fletor ocorre no ponto de inverso da fora cortante. O trecho parablico, que se inicia no ponto C e termina no ponto D, construdo graficamente com o auxlio das tangentes curva M (x) nesses mesmos pontos (tangentes cujas inclinaes so as prprias foras cortantes nesses pontos), e, ainda,

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

construindo-se o diagrama de momento que seria obtido se o valor total l Q da carga vertical uniformemente distribuda, q v = , fosse 2 2 concentrado no meio do segmento CD, i. e., no ponto E. Assim, o l Ql segmento EI igual a Rv, D = 0,775 = 0,19375Ql . Na seqncia, une4 4 se o ponto F, correspondente ao momento em C, ao apoio D. Traa-se por E a ordenada EI, obtendo-se o ponto G. A flecha da parbola, GH, (0,5l ) 2 igual a q v . A terceira tangente parbola uma reta passante 8 por H e paralela a FD, sendo H o ponto mdio de GI. Com isso, a anlise deste exemplo fica concluda. Os dois exemplos seguintes mostram a influncia da direo do apoio mvel, em relao ao eixo da viga, na fora normal. Considere-se as duas vigas de mesmo vo da Fig. 2.5, uma com carga concentrada Q posicionada no centro do vo, e outra com carga uniformemente distribuda q , de resultante ql igual carga Q da primeira viga. Seja ainda a articulao mvel B, cuja reao RB tem direo, em relao ao eixo da viga, dada pelo ngulo . Considerando o polgono (um tringulo) das foras ativas e reativas ( Q , R A e RB ), cf. a Fig. 2.5b, bem como as projees na vertical e na horizontal das foras reativas, tem-se pela equao de equilbrio de momento em relao ao ponto mdio C da viga: Rv , A = Rv , B Dos equilbrio das foras verticais resulta o valor destas duas foras: Rv , A + Rv , B = Q ou Rv, A = Rv, B = Q 2 (2.9)

Do equilbrio das foras horizontais obtm-se: R h , A = Rh , B = Q 2tg (2.10)

Com isto fica evidente que estas vigas tm fora normal, sem que haja carga horizontal aplicada, por causa da disposio inclinada da articulao mvel. Esta fora normal, a mesma em ambas as vigas, de compresso e vale, cf. a equao anterior:

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

10

N =

Q 2tg

(2.11)

Q A (a) C B -Q 2 tg a q /2 (c) Q / 2 V(x) C (d) M(x) Q /4 Q -Q/2 A

q=Q/ B - q / (2 tg a)

(b) N(x)

C -q /2 C q /8=Q /8
2

RB

Rh,B Rv,B RA

Rh,A Rv,A
(e)

Fig. 2.5: Influncia da inclinao da articulao mvel; (a) Geometria e carga das duas vigas;; (b) Diagrama da fora normal; (c) Diagrama da fora cortante; (d) Diagrama do momento fletor;(e) Polgono das foras ativas e reativas.

Na primeira viga a fora cortante constante entre A e C, e de valor Q V = Rv, A = . Em C h um salto negativo de intensidade Q ; portanto, 2 Q Q em CB resulta V = Q = , valor igual a Rv , B , notando-se que 2 2 este ltimo sinal negativo se deve diferentes convenes de sinais s da fora cortante e da reao de apoio. O momento fletor em C atinge l Ql seu valor mximo, igual a M C = Rv , A = , e tem variao linear em 2 4 AC e em CB, dando ao diagrama uma forma triangular. Na segunda viga a fora cortante varia linearmente, por causa da carga ql uniformemente distribuda. Em A tem-se V A = , e em C resulta 2

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

11

ql = 0 . De C a B a fora cortante inverte seu sinal, passando a 2 Q ql ser negativa. Em B tem-se VB = Rv , B = = . O momento fletor 2 2 varia parabolicamente, pois resulta da dupla integrao de uma carga constante, de acordo com a Equao (2.2). Em C o momento fletor igual a: VC = V A M C = Rv , A l ql l ql l ql 2 ql 2 ( ) = = 2 2 4 2 2 8 8 (2.12)

valor que mximo, pois nesse ponto a fora cortante nula, o que est de acordo com a Equao (2.1b). Observe-se que na primeira viga o momento em C tambm mximo, por causa da inverso de sinal do Ql ql 2 l l ( ( cortante. Mas nela M C1) = e na segunda M C2 ) = = ql = Q ; 4 8 8 8 logo, para a mesma carga total aplicada em ambas as vigas, naquela com carga uniformemente distribuda tem-se um momento fletor igual metade daquele obtido na primeira. Ver os diagramas das solicitaes na Fig. 2.5 c, d, e. Para concluir estes dois exemplos observe-se que: a- A variao do ngulo da articulao mvel em B altera as reaes horizontais Rh , A e Rh , B . Se = 90 tem-se tg , o que, de acordo com a Equao (2.10), anula as reaes horizontais. Se = 0 , para haver equilbrio seria necessrio que as foras Rh tendessem ao infinito. Isto quer dizer que, para esse valor nulo do ngulo , o apoio B est mal condicionado e, portanto, impossvel equilibrar as cargas verticais dadas. Se > 90 a fora normal na viga, nula para = 90 e negativa para < 90 , passa a ser positiva, i. e., de trao. b- A aplicao de duas equaes de equilbrio, a de momento em relao ao ponto mdio C e a de foras horizontais, permitiu concluir que as reaes de apoio so iguais. Isto equivale condio de simetria de ambas as vigas. Em outras palavras, gastar equaes de equilbrio e usar a simetria da estrutura significam a mesma coisa. c- A representao do apoio mvel usada at aqui pode ficar mais clara se for usado, equivalentemente, um pndulo simples, como na

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

12

Fig. 2.6, pois este s pode reagir com uma fora na sua direo n e seu deslocamento ocorre na direo t , perpendicular a n .

n
B

RB

t
RB

Fig. 2.6: Duas representaes da articulao mvel

O prximo exemplo, em que se usam as equaes indefinidas de equilbrio, refere-se a uma viga inclinada, sujeita a uma carga vertical uniformemente distribuda. Ver a Fig. 2.7. Ressalta-se no presente exemplo, como no anterior, a importncia da direo do apoio mvel (ou do pndulo simples). Assim, as duas vigas da Fig. 2.7a e 2.7b tm foras normais diferentes, embora as foras cortantes e os momentos fletores sejam iguais, como se poder comprovar a seguir. As vigas inclinadas (isostticas no presente caso, mas hiperestticas em geral) aparecem, p. ex., nas escadas ou nos prticos de edifcios, ou, ainda, nos prticos de duas guas das edificaes industriais. No que segue resolve-se a viga da Fig. 2.7a. Conforme se v nessa figura, a resultante Q = ql , situada no meio do segmento AB, projeo de AB na horizontal, equilibrada pela reao horizontal RB e pela reao R A , inclinada de um ngulo com a horizontal, fechando o 2h tringulo de foras, cf. mostrado na Fig. 2.7e. Note-se que tg = ,e l h este valor o dobro da tangente do ngulo , pois tg = . l Para escrever as equaes indefinidas de equilbrio, conforme deduzidas a partir da Fig. 2.3, preciso ter as componentes da carga ortogonal (ou normal) e paralela (ou tangencial) ao eixo da viga, cujo l comprimento . Como a carga total aplicada na viga Q , este cos l valor dividido por d a carga vertical distribuda uniformemente ao cos longo de AB (ao invs de AB).
UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

13

q=Q/

q=Q/ B

Q=q

RB

x B' /2

A RA (a)

/2

(b)

B Q

A (c)

q cos

qn = q cos

/c os

q cos

RA = q / sen

Q=q

(d)

qt = q cos sen

(e)

RB = q / tg

Fig. 2.7: Viga isosttica inclinada; (a) pndulo simples horizontal; (b) pndulo simples vertical; (c) carga por unidade de comprimento l cos da viga; (d) decomposio da carga q cos nas componentes normal q n e tangencial q t ao eixo da viga; (e) equilbrio das foras ativas e reativas.

Q cos ou q cos , cf. a Fig. 2.7c. Decompondo-se a l carga q cos nas mencionadas componentes, obtm-se q n e qt , como dadas na Fig. 2.7d. Com isto, pode-se agora determinar os esforos Logo, tem-se

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

14

solicitantes. De (2.1a) vem, notando-se que qt (o mesmo que q h da Fig. 2.3) negativa: dN = q t = ( q cos sen ) = q cos sen dx

N = q cos sen dx + C1 = (q cos sen ) x + C1


0

A constante C1 depende de uma condio de contorno esttica, que tanto pode ser escrita em A quanto em B, pois as reaes R A e RB so j conhecidas. Assim, p. ex., em B a projeo de R B no eixo da viga ql igual a RB cos . E como RB igual a , cf. a Fig. 2.7e, tem-se a tg l dada por: condio de contorno para cos N( donde C1 = ql cos( ) (cos cos + sen sen ) = ql sen sen l l ql + C1 = ) = q cos sen cos cos cos tg

e portanto N ( x) = (q cos sen ) x ql cos( ) sen (2.13)

Como se depreende desta equao e da Fig. 2.8a, a viga s tem fora normal de compresso, varivel linearmente (ao contrrio da viga da Fig. 2.7b, cujo diagrama da fora normal est dado na Fig. 2.8b). A fora cortante obtm-se integrando-se (2.1b): dV = q n = q cos 2 ou dx

V ( x) = q cos 2 dx + C 2 = (q cos 2 ) x + C 2
0

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

15

l l ql tem-se V ( ) = RB sen = sen . Estes valores cos cos tg substitudos na equao anterior levam ao seguinte resultado: Para x = C 2 = ql sen( ) sen

E com isso obtm-se a funo linear V (x) , a saber: V ( x) = (q cos 2 ) x + ql sen( ) sen (2.14) l 2h , tg = e 2 cos l

Desta equao resulta no centro da viga, com x =

h , cf. a Fig. 2.8c, um valor nulo para a fora cortante. Isto quer l dizer que o diagrama de fora cortante antimtrico, e o momento fletor mximo no centro do vo. De fato, integrando V (x) resulta, cf. a Equao (2.1c): tg =
M ( x ) = V ( x)dx + C 3
0 x

sen( ) M ( x) = q cos xdx + ql dx + C 3 sen 0 0


2

M ( x ) = (q cos 2 )

x2 sen( ) + ql x + C3 2 sen

Como M (0) = 0 , decorre C 3 = 0 e com isso fica determinada a funo parablica M (x) . Introduzindo, por facilidade, a ordenada relativa x = , resulta: (l / cos ) M ( ) = ql 2 [ 2 sen( ) + ] 2 cos sen (2.15)

No centro do vo =

1 sen( ) tg 1 1 , e sendo = 1 = 1 = vem: 2 cos sen tg 2 2

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

16

1 1 1 1 1 ql 2 M ( ) = ql 2 ( + ) = 2 2 4 2 2 8 como deve ser. Ver a Fig. 2.8.

(2.16)

q = 10 KN/m x 26.7 KN

q = 10 KN/m
12

20 KN N (x) (a) 26.7 KN


-4
5 .3

N (x) (b)

x
-1 6

20 KN

-1

40 KN V (x) (c)

x
20 20

16

(d) M (x)

Fig. 2.8: Diagramas dos esforos solicitantes para

q = 10 KN / m , l = 4m e

h = 3m .; (a) Fora normal na viga de pndulo simples horizontal; (b) Fora normal na viga de pndulo simples vertical; (c) Fora cortante em ambas; (d) Momento fletor, idem. 2.3 Mtodo Direto de Determinao das Solicitaes No item anterior a anlise da viga foi feita atravs do mtodo analtico, o qual determina as funes N (x) , V (x) e M (x) ao longo do eixo, integrando as equaes diferenciais de equilbrio. No presente item, usa-se o mtodo direto de obteno das solicitaes, que nada mais do que a aplicao de equaes de equilbrio a segmentos da viga. Isto fica mais evidente observando-se que se o corpo deformvel com um todo est em equilbrio, qualquer parte desse corpo, finita ou infinitesimal, tambm est em equilbrio.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

17

Todas as observaes sobre as variaes das solicitaes decorrentes das equaes diferenciais de equilbrio, Equaes (2.1) e (2.2), continuaro, evidentemente, a serem usadas. No que segue, estudam-se os casos bsicos de carregamentos em vigas bi-apoiadas e em vigas em balano. Uma vez dominados estes casos, outros aparentemente mais complexos podero ser examinados com facilidade. Seja, como primeiro exemplo, a viga bi-apoiada da Fig. 2.9, sujeita a trs cargas concentradas, todas de mesma intensidade Q e uniformemente espaadas.
Q
A (b) y x C

MC

Q
(a) A /4 C /4

Q
/4 D

Q
/4 E B

VCd Ra Q Q MD
C y D

V(x) (c) (e)

3Q 2

Q 2 -3Q 2

VDd

RA

(f) M(x)

3QL 8

QL 2

3QL 8
(d) 3Q 2 C

Q Q/2 Q/2

Q Q/2

Fig. 2.9

Como no h carga horizontal aplicada na viga, pode-se concluir, pela equao de momentos em relao ao centro da viga (ponto D ), ou por simetria, que as reaes de apoio so iguais, i. e., R A = RB . E pela equao de equilbrio Fy = 0 resulta: R A = RB = 3 Q 2 (2.17)

A fora cortante constante em cada segmento entre as cargas dV concentradas, pois da Equao (2.1b) com q v = 0 , tem-se = 0 . No dx

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

18

ponto de aplicao das cargas concentradas h um salto na fora cortante, negativo e de intensidade Q . Ver a Fig. 2.9e. Conforme a Fig. 2.9b, resulta no ponto C d , imediatamente direita de C: Q + VCd = 3 Q Q ou VCd = 2 2 (2.18a)

3 l 3 Q M C = 0 ou M C = Ql 2 4 8

(2.18b)

No ponto Dd , imediatamente direita de D , cf. a Fig. 2.9c, tem-se: 2Q + V Dd = 3 Q Q ou VDd = 2 2 (2.19a)

O sinal negativo significa que o sentido da fora cortante direita do ponto D o contrrio do indicado na Fig. 2.9c. Ainda nesta mesma figura, tomando-se o equilbrio de momentos em relao ao apoio A , resulta: Q ou MD = Ql 2 (2.19b) l l l + Q (2 ) + VDd (2 ) M D = 0 4 4 4

O momento fletor varia linearmente em cada segmento, pois V no muda nesses segmentos, o que est de acordo com a Equao 2.1c. Assim, o diagrama de momento ser uma poligonal com vrtices nas sees onde se aplicam as cargas, cf. a Fig. 2.9f. Se na mesma viga fossem aplicadas cinco cargas concentradas iguais e uniformemente espaadas, resultariam os diagramas da Fig. 2.10.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

19

Q A

/6
C

/6
D

/6
E

/6
F

/6
G

/6

V(x) Q

5 2
x

-5 2

5 saltos iguais a 1 cada

x M(x) / (Q )

5 12

8 12

9 12

8 12

5 12

Fig. 2.10

Note-se destes dois ltimos exemplos que os diagramas da fora cortante e do momento fletor tendem para o de uma carga uniformemente distribuda equivalente. Assim, na Fig. 2.10, essa carga 5Q seria igual a q = . Com esse valor obtm-se no meio do vo l ql 2 7,5 ME = Ql , valor que 16,7% inferior ao momento mximo da = 8 12 9 Fig. 2.10c, ou seja, Ql . 12 O exemplo seguinte considera uma viga bi-apoiada, simtrica, com carga uniformemente distribuda no segmento CD , de extenso a l . Ver a Fig. 2.11. As reaes de apoio, R A e R B , iguais entre si, somam qa . Logo: qa R A = RB = (2.20a) 2 No ponto C , cf. a Fig. 2.11b, resulta: VC = qa 2 (2.20b)

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

20

C L
A B C D

(b)

( - a) / 2

MC

(a)
( - a) / 2 V (x)

RA = qa / 2 a ( - a) / 2

VC

L
Mmx

(d)

qa 2
x

- qa 2

(c)

RA

qa 2

V= 0

x (e) Mmx
M (x)

( - a) / 2

a/2

qa ( -a)/4 qa /4 qa 8 qa 8

Fig. 2.11

O momento M C equilibra o binrio formado por R A e VC : MA = qa(l a ) 4 (2.20c)

No centro da viga tem-se, cf. a Fig. 2.11c: V =0 (2.21a)

de onde se v que o momento mximo. Tambm aqui, o momento qa equilibra o binrio formado pela reao R A = e a resultante da carga 2 qa a distribuda em meia viga, , situada distncia da seo central. 2 4 Logo: qa a M max = (l ) (2.21b) 4 2 Note-se que, se for a = l , resulta desta equao M max = deve ser. ql 2 , como 8

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

21

O prximo exemplo considera uma viga bi-apoiada, sujeita a um momento concentrado M 0 , aplicado num ponto distante a do apoio esquerdo, cf. a Fig. 2.12a. Mostra-se na Fig. 2.12b que o momento M 0 equivale atuao de um binrio.

M0
A

Deformada B A (b) C

F e
B

x
C

(a) RA a
y

RB -a a

e F -a
Mo = 2Fe

V(x)
A

MC,e
C

(e) x
M(x) para a = 0

Mo/

(c)

RA = M0 / VC,e

M0

- Mo x (f) M(x) - Mo (1 - a / ) Mo a /
M(x) para a =

Salto negativo igual a Mo A C

MC,e M0
C

M C,d

(g)

Mo

(d)

RA = M0 / VC,d

Fig. 2.12

O momento aplicado equilibrado por um binrio formado pelas reaes de apoio, iguais entre si, uma vez que no h carga vertical na viga. Logo: R A = RB = M0 l (2.22a)

Analogamente ausncia de definio de fora cortante na seo onde se aplica uma carga concentrada, tambm aqui no se define momento fletor na seo C , pois nela a funo M (x) apresenta um salto. Assim, deve-se calcular os momentos fletores esquerda e direita de C , sendo a soma algbrica desses dois momentos igual ao momento aplicado. Conforme a Fig. 2.12c, tem-se imediatamente esquerda do ponto C :

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

22

VCe =

M0 l a l

(2.22b)

M Ce = R A a = VCe a = M 0

(2.22c)

Imediatamente direita de C resulta, cf. a Fig. 2.12d: VCd = R A = M0 l (2.23a)

M 0 + M Cd = R A a = Vcd a ou

a M Cd = M 0 (1 ) l

(2.23b)

Destes resultados fica mais evidente que a fora cortante no muda sua intensidade, nem seu sinal, entre os dois apoios, mas o momento fletor passa de positivo em AC , a negativo em CB . Ver os diagramas da fora cortante e do momento fletor nas Figuras 2.12e 2.12f. Observe-se que o momento fletor linear nos dois segmentos da viga, AC e CB ; alm disso, as retas respectivas so paralelas, pois tm a mesma derivada, i. e., a mesma fora cortante. Note-se, tambm, na Fig. 2.12g, o equilbrio do n C , onde esto indicados os momentos M Ce e M Cd com seus sentidos fsicos. Ver, ainda, a deformada da viga na Fig. 2.12a, com inverso da curvatura no ponto C . Considere-se, a seguir, vigas em balano, engastadas numa de suas extremidades, cf. as Figuras 2.13 e 2.14. Comeando pela viga da Fig. 2.13a, numa seo genrica, distante x do engaste A , tem-se o equilbrio, p. ex., do elemento direita dessa seo, cf. a Fig. 2.13b: V ( x) = F (2.24a) F (l x ) + M ( x ) = 0 ou M ( x ) = F (l x ) (2.24b)

com o que a fora cortante constante e positiva, e o momento fletor linear e negativo, i. e., produz trao na borda superior da seo. Ver as Figuras 2.13c e 2.13d.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

23

F
(a)

q
B (a) A
deformada

A
deformada

V(x)
(b)

M(x)

M(x)

F V(x) (b) q V(x)


M(x) M(x)

V(x)

-x x -x

V(x)
(c)

V(x) x

F
(c)

/2 A'

/2

- FL
(d)

-q /2
M(x) x (d)
A

q /8
D E C B

q /8

Fig. 2.13

Fig. 2.14

Considerando a viga da Fig. 2.14a, sujeita a uma carga uniformemente distribuda q , obtm-se do equilbrio do segmento direita da seo distante x de A : V ( x) = q (l x) (2.25a)

A resultante da carga aplicada nesse segmento, q(l x ) , forma com (l x) entre si. Esse binrio V (x) um binrio, cujas foras distam 2 responsvel pelo equilbrio do momento fletor M (x) , donde: M ( x ) + [q (l x )] ou q (l x) 2 M ( x) = 2 (2.25b) (l x ) =0 2

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

24

ql 2 . Note-se, 2 na Fig. 2.14d, a construo das tangentes parbola do segundo grau, M (x) : desenha-se o diagrama de momento fletor como se toda a carga ql fosse concentrada no ponto mdio do segmento AB . Obtm-se, No engaste A resultam, com x = 0 , V (0) = ql e M (0) = ql 2 . Esta reta AC a 2 tangente parbola em A , e a reta AB a tangente horizontal parbola em B . Unem-se os pontos de momento nulo, em B , e mnimo, em A ; a reta obtida intercepta em D a vertical traada a partir ql 2 do ponto mdio C . Como se pode ver, DC igual a e EC igual 4 ql 2 . Isto quer dizer que nos extremos A e B pendura-se a a 8 ql 2 parbola de flecha em D . No ponto E a tangente parbola 8 paralela a DB . com isso, em A o mesmo momento anterior, Na Fig. 2.15, mostra-se a mesma viga, sujeita agora a um momento aplicado, M 0 , em sua extremidade B . imediato ver que, cf. a Fig. 2.14b, para 0 x l : M ( x ) + M 0 = 0 ou M ( x ) = M 0 E como dM ( x ) = 0 resulta dx V ( x) = 0 Ver as Figuras 2.15c e 2.15d. (2.26b) (2.26a)

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

25

A
(a)

B
M0

A
(b)

M(x)

V=0

x V=0 V(x)
(c)

M0

V = dM / dx = 0

(d)

-M
M(x)

Fig. 2.15

2.4 Vigas Isostticas Contnuas No que segue, estudam-se as vigas isostticas que apresentam continuidade nos apoios, seja entre vos adjacentes, ou entre um vo e um balano. Conforme for conveniente, pode-se usar um ou outro mtodo de determinao das solicitaes vistos anteriormente. Estudam-se tambm as vigas retas e isostticas dotadas de uma ou de vrias articulaes internas, chamadas de vigas Gerber. As articulaes podem ser conseguidas atravs de cortes em sees adequadas da viga, de modo a evitar transmisso de momentos fletores. Estas articulaes, do ponto de vista de foras tangenciais nelas transmitidas, podem ser fixas, semi-mveis (almofadas de elastmero), ou ainda mveis. Ver a Fig. 2.16. Considere-se como um primeiro exemplo mais simples, a viga da Fig. 2.17, com dois balanos laterais e um vo central. A fora cortante nos balanos negativa e igual a F1 em AB , e positiva e igual a F1 em DE, pois tende a produzir uma rotao anti-horria no primeiro, e horria no segundo. Nos vos, as foras cortantes no so influenciadas pelas cargas F1 dos balanos, por causa da presente

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

26

Placas de Apoio (Elastmeros)

(a) Articulaes em vigas de madeira

a N

a0 < a / 3 N

(b) Articulaes em pontes

articulao Freyssinet

N (c) Arco Articulado

Fig. 2.16

simetria. Assim, em BC tem-se V = negativo em C , V =

F2 ; em CD resulta, com o salto 2

F2 . Os momentos fletores so representados por 2 segmentos lineares. Nos balanos so negativos e de valor mnimo nos apoios, igual a F1 a . Se no houvesse a carga F2 , todo o vo BD estaria submetido a esse mesmo momento, como se v em pontilhado na Fig. 2.17c (diagrama do qual, alis, decorre a linha de fecho, como se ver adiante). Por outro lado, se houvesse s a carga F2 central, o diagrama de momento fletor teria a forma de um tringulo, de altura igual ao momento F2 l mximo , como se mostrou antes. Para o presente caso, basta 4 transladar esse tringulo BC D para a posio B C D , com o que resulta o 4a diagrama final de momento fletor. Na Fig. 2.17c sups-se F2 > F1 . l

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

27

F1
(a)

F2 B D C
a /2 /2 a

F3
(c)

B'

D'

E M(x)

C' C''

V(x)
(b)

F2
x RB - F2 / 2 RD C F2 / 2 - F1
(d)

F1

F2 / 2

F2 / 2

F2 / 2

- F1

RB

Fig. 2.17

Note-se que as reaes de apoio representam saltos positivos no diagrama da fora cortante, ao passo que no diagrama de momento fletor tem-se pontos angulosos nos apoios e no ponto de aplicao da carga central, justamente por causa das foras cortantes diferentes esquerda e direita desses trs pontos. J se pode introduzir neste exemplo um critrio para fixar o comprimento a dos balanos, de modo a conseguir economia. Mantendo-se fixo o comprimento total L da viga, pode-se variar a e, portanto, l = L 2a , de modo que os momentos extremos, os dos apoios e o do centro do vo, sejam iguais em valor absoluto, ou seja: F2 l F1 a = F1a 4 ou a= F2 l F1 8

E, usando a igualdade l = L 2a , obtm-se os seguintes valores em funo dos dados iniciais do problema: l= 4 F1 L 4 F + F2 (2.27a)

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

28

a=

F2 L 4 F + F2 2

(2.27b)

Se, alm disso, as cargas forem todas iguais, resultaro l = a=

4 L e 5

L . O presente critrio no dispensa a verificao das flechas da 10 viga, que podem se tornar importantes, a ponto de prevalecer sobre o critrio anterior. O exemplo seguinte contm uma articulao interna, cf. a Fig. 2.18. Trata-se de uma viga Gerber, sujeita a uma carga uniformemente distribuda.

q (a)

A C
3 /4 q A /4

(b) RA

RC RC C V(x) / q B RB MB

(c)

3/8 x 3 /8 3 /8 /4 -5/8

(d) M(x) / q

1 8
x
9 128

-1 = -16 8 128

1 8

Fig. 2.18

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

29

A determinao das reaes dos apoios A e B se faz aplicando duas equaes de equilbrio global (seriam trs, se houvesse carga horizontal nesta viga). Com a expresso equilbrio global expressa-se o fato de, nesta etapa, ignorar-se a rtula em C ; assim, as equaes de equilbrio global so as mesmas quer exista ou no a rtula em C . Dito de outra forma, estas equaes so as mesmas seja a viga isosttica ou hiperesttica. Fy = 0 ou R A + RB = ql (2.28a) (2.28b)

M P = 0 ou R A RB =

2M B l

Como se v, s estas duas equaes de equilbrio global no permitem determinar as trs incgnitas que nelas aparecem, a saber: R A , RB e M B . Mas a viga isosttica, por causa da rtula em C , e esta circunstncia deve ser usada para obter a equao que falta. Esta pode ser escrita para o segmento AC ou para o segmento CB , o que for mais conveniente. Conforme a Fig. 2.18b, escolhendo-se o segmento AC , o momento em C nulo: M C = RA 3l 3l 3l 3 q = 0 ou R A = ql 4 4 8 8 (2.28c)

Somando (2.28a) e (2.28b), e usando o valor obtido de R A , resulta: MB = ql 2 8 (2.29)

A fora vertical RC , transmitida pela articulao, igual a R A , cf. a Fig. 2.18b. A fora cortante se anula no ponto mdio de AC , i. e., para 3 x = l , onde o momento mximo e de valor 8 3 ( l)2 9 =q 4 = ql 2 8 128

M max

(2.30)

A reao RB decorre de (2.28a): 3 5 RB = ql ql = ql 8 8 (2.31)

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

30

ABS ( M B ) 16 ql 2 16 2 = 1,78 . = ql e, portanto, M max 9 8 128 Ou seja, o momento no apoio cerca de 78% superior ao do vo. Isto tem conseqncia no dimensionamento da viga, pois o momento condicionante , evidentemente, o de maior valor absoluto, M B . O ideal, do ponto de vista de resistncia, uniformizar o mais possvel estes dois momentos, como se fez no exemplo anterior. Note-se que M B = Antes de concluir o presente exemplo, note-se na Fig. 2.19a, que a viga isosttica, tenha ela um s vo ou dois, como mostrado, no apresenta diferena nas solicitaes em relao da viga hiperesttica s correspondente (como se poder comprovar em outra parte deste curso).

q
A C B

3 /4

/4

D
Recalque Absoluto D'

q
A'

A 3 /4

C /4

C
C'

B'

B C = A + D

D
Recalque Relativo

q
A D

C = 5B / 4 A = 5B / 3 D = B / C = A + D = 8 B / 3
(b)

3 /8

3 /8

-1 8

x
9 128 9 128

M(x)/q

(a)

Fig. 2.19

A razo de no haver diferena nas solicitaes das vigas isosttica (i. e., com a rtula) e hiperesttica (i. e., sem a rtula) est na escolha da posio da rtula C , feita onde nulo o momento na viga hiperesttica. Mas, dentre as duas vigas, a isosttica a nica que tolera recalques relativos de apoio, sem com isso introduzir solicitaes, como mostrado na Fig. 2.19b. Para um recalque relativo B do apoio B , a viga s apresenta deslocamentos de corpo rgido, sem nenhum esforo solicitante. Note-se que a rotao relativa da rtula interna conhecida

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

31

8 B . Na viga hiperesttica, ao contrrio, o 3 l recalque relativo introduz esforos solicitantes proporcionais sua rigidez flexo. As mesmas concluses valem para outras deformaes impostas na viga, tais como as devidas ao da temperatura, seja ela uniforme ou linear ao longo da altura da seo transversal. Isto ser visto posteriormente. a partir de B , e vale C =
(a) Viga continua 3 vezes hiperesttica

(b) Viga continua isosttica (viga Gerber, com uma disposio possvel das 3 articulaes)

(c) Viga continua, m disposio das articulaes

3 articulaes consecutivas parte hiposttica

3 apoios consecutivos parte hiperesttica

Fig. 2.20

Seja, na seqncia, o problema de determinao do nmero de articulaes (ou rtulas) internas necessrias para obter-se uma viga Gerber. Considerando-se vigas contnuas, sujeitas a cargas verticais e horizontais, para n vos tem-se (n + 1) apoios, sendo um deles uma articulao fixa e os demais articulaes mveis. H, portanto, (n + 1) reaes verticais e uma reao horizontal. Logo, o nmero total de reaes a determinar (n + 2) . Como esto disponveis trs equaes de equilbrio, resultam (n + 2) 3 = (n 1) incgnitas. Desejando-se impor que a viga seja isosttica, so necessrias (n 1) articulaes internas, em posies adequadas. Desta maneira se formam as vigas Gerber, que, como se disse, so vigas retas contnuas com tantas articulaes internas quantas forem necessrias para torn-las isostticas. As articulaes devem ser bem dispostas, para evitar partes hipostticas ou hiperestticas. Assim, no se deve dispor nunca trs articulaes consecutivas num mesmo vo (contando a do apoio), ou trs apoios consecutivos (Carpinteri, A., 1997 e, tambm, van Langendonck, T., 1958). Ver a Fig. 2.20.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

32

Para resolver uma viga Gerber, tendo-se j definidas as posies das rtulas internas, pode-se analisar primeiro os tramos bi-apoiados, com ou sem balanos, para, com suas reaes internas determinadas, analisar em seguida aqueles que lhes do apoio. Ver a Fig. 2.21.

E A B C

F D

RE RE

RF RF

E B

F C

G D

RG RG RF RF RE RE

Fig. 2.21 (cf. van Langendonck, 1958)

Quando, porm, as posies das rtulas internas no forem previamente determinadas, tero elas de decorrer impondo-se certas condies de projeto, como se ver adiante. Para isso, interessante introduzir o conceito de linha de fecho do diagrama de momento fletor da viga. Dada uma viga contnua, isosttica nos casos tratados aqui, e seu carregamento, cf. a Fig. 2.22a, separam-se os vos, tratando-os como se fossem independentes uns dos outros, cf. a Fig. 2.22b, sem considerar, ainda, os momentos de continuidade. Neste estgio, desenham-se os diagramas de momento fletor, como se v na Fig. 2.22c. No passo seguinte, introduzem-se os momentos de continuidade ( M B na Fig. 2.22d). Ao invs de tomar como referncia para o diagrama de momentos fletores finais o eixo da viga (que a reta ABC na Fig. 2.22a), toma-se a linha de fecho resultante do diagrama linear dos momentos de continuidade rebatido para o lado dos momentos fletores positivos. O diagrama de momentos fletores finais decorre

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

33

(graficamente) da soma algbrica mostrada na Fig. 2.22e. Como se v nessa figura, obtm-se os dois pontos de momentos nulos, C e D . A rtula pode, ento, ser posicionada num deles, no que for mais conveniente, para atender a condio imposta no problema em questo.
q
b B
1 2

Q
(a) A a

Q
(b)

q reaes =
Q+q
2

(c)

Qab /

q 2/ 8

MB

(d)

MB

reaes = 0

MB
(e)

Linha de Fecho E
2 q 2/ 8

Qab /

D
1

reaes = Q + q

Fig. 2.22

O conceito de linha de fecho muito usado na Teoria da Plasticidade aplicada a estruturas de barras, como as vigas contnuas, onde se pode estabelecer relaes entre os momentos dos apoios e dos vos baseadas exclusivamente em critrios de equilbrio e de resistncia (i. e., desprezando-se os critrios de compatibilidade de deslocamentos). Note-se, ainda, que o esquema isosttico resultante da decomposio da viga em tramos isolados j verifica o equilbrio, cf. a Fig. 2.22b. Com isso, a introduo dos momentos de continuidade no muda a soma das reaes, pois tais momentos so equilibrados em cada tramo por um binrio, i. e., por foras de mesma intensidade e de soma nula. Entretanto, os momentos de continuidade mudam as reaes de apoio, sem mudar sua soma, como se disse.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

34

Note-se, tambm, que se houver cargas variveis ou mveis, alm das permanentes, mudam as posies de momentos nulos, conforme estejam essas cargas, com referncia viga da Fig. 2.22, em um dos vos ou em ambos. Alm disso, se nessa mesma viga, fossem colocadas duas rtulas internas, uma em C e outra em D , a estrutura tornar-se-ia hiposttica, embora haja equilbrio para o dado carregamento. Este, porm, instvel, pois qualquer acrscimo assimtrico de carga, finito ou infinitesimal, no permitir o equilbrio. O exemplo seguinte, dado no livro de van Langendonck, 1958, usa o conceito de linha de fecho e, simultaneamente, minimiza os momentos extremos, com o que se obtm economia ao dimensionar a viga. Seja, ento, uma viga Gerber, de comprimento total L , solicitada por uma carga uniformemente distribuda q em toda sua extenso. A viga tem dois balanos e trs vos. O problema consiste em determinar a posio mais vantajosa dos apoios e das articulaes, para as dadas condies de carga e de vos.
q
(a)

/16

/8

E
(b)

L=3 +2

Fig. 2.23 (cf. van Langendonck, 1958)

Conforme a Fig. 2.23, obtm-se a posio mais vantajosa dos apoios minimizando o momento fletor de maior valor absoluto. Isto se d para uma disposio simtrica dos apoios, com vos iguais e para a linha de fecho paralela ao eixo da viga e dele distante a metade do valor da flecha da parbola obtida para o tramo isolado. Com isso, todos os ql 2 apoios tm mesmo momento de continuidade, igual a , que 16 tambm o mesmo, em valor absoluto, nos centros dos vos. Sendo

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

35

dado o comprimento total da viga, L , tem-se a seguinte relao entre o comprimento l 0 dos balanos e l dos vos: 2l0 + 3l = L (2.32)

Por outro lado, o comprimento l0 do balano tal que o mximo valor absoluto do momento iguala-se a ql02 ql 2 = 2 16 ou l0 = 2 l 0,3536l 4 (2.33) ql 2 , donde: 16

Assim, de (2.32) resulta

l 0,2697 L
e, portanto l0 0,0954 L

(2.34)

(2.35)

Note-se que a presente viga tem quatro apoios e necessita, portanto, de duas rtulas internas para torn-la isosttica. Cf. a Fig. 2.23b, estas podem ser posicionadas, p. ex., em F e I , ou em G e H , mantendose a simetria, ou em F e H , com perda de simetria. O prximo exemplo, cf. a Fig. 2.24a, tambm dado na mesma referncia anterior, uma viga Gerber de trs vos, sujeita a trs cargas concentradas iguais e distantes c uma da outra e dos apoios extremos. O problema consiste em obter a posio mais econmica dos apoios e das articulaes. Os momentos fletores extremos, M a , M b e M c , cf. a Fig. 2.24b, ocorrem sob as cargas concentradas Q e nos apoios intermedirios. A soluo mais econmica para o dimensionamento obtm-se igualando os trs mencionados momentos, pois qualquer alterao na linha de fecho, a partir dessa situao, diminuir um momento, mas aumentar outro. Como o dimensionamento feito pelo momento de maior valor absoluto, v-se que essa alterao s piora a soluo anterior.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

36

Notando-se que as incgnitas do problema so os comprimentos a e l , os momentos M a , M b e M c resultam das seguintes equaes, usando-se o esquema esttico da Fig. 2.24c:

(a)

a L 4c - 2 ( < 2c )

Linha de Fecho

(b)

Ma -Mb Mc -Mb

Ma

Q
(c)
Qc a

Q Q

Q(a - c) a

(d)

Fig. 2.24 (cf. van Langendonck, 1958)

c M a = Q (a c) a c M b = Q (l a ) a Mc = Q 4c 2l Mb 4

(2.36a)

(2.36b)

(2.36c)

Igualando-se M a e M b , e tambm M b e M c , obtm-se as duas condies geomtricas seguintes: l = 2a c 2a 2 + ca 4c 2 = 0 (2.37) (2.38)

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

37

Desta ltima resulta c a = (1 + 33 ) 1,1861c 4 e de (2.37) vem l 1,3723c Note-se de (2.37) que a = (2.40) (2.39)

l+c , quer dizer, as articulaes nos vos 2 extremos situam-se a meia distncia da carga Q e do apoio interno.
Uma outra alternativa para a posio das duas articulaes est dada na Fig. 2.24d, com b 0,3139c , tendo o vo central o comprimento 4c 2l = 4b 1,2556c . Novamente, estas duas articulaes situam-se a meia distncia da carga Q e do apoio interno. Para outros problemas mais sofisticados ver a bibliografia referida adiante, especialmente o livro de van Langendonck, 1958. 2.5 Exerccios a- Determinar para as vigas bi-apoiadas da Fig. 2.25 as reaes de apoio e os diagramas de esforos solicitantes. Usar as equaes diferenciais de equilbrio.
C L Senide C L Parbola do 2 Grau

q0 A
x

q0 A
x

A
x

q1 A B

q0 A B A

M0

M0

Fig. 2.25

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

38

b- Analisar as vigas bi-apoiadas da Fig. 2.26 pelo mtodo direto. Desenhar os diagramas de esforos solicitantes.
Q Q a A
x

Q /3 /3 B A
x

Q B a

-a B A

/3

q A a -a B A

q B B A a C

M0

- 2a

Fig. 2.26

c- Idem, para as vigas em balano da Fig. 2.27.

Q A /2

Q /2 B A

Q /4

Q /4

Q /4

Q /4 B

q0 A B

Q B

Q B

Q e

/2
= 45

/2

/2

/2

= 5e

Fig. 2.27

d- A estrutura isosttica da Fig. 2.28 representa uma escada, composta de dois segmentos inclinados laterais e um segmento central horizontal, e est sujeita cargas uniformemente s distribudas indicadas. Obter os diagramas de esforos solicitantes.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

39

q 2 = 9 KN/m

q 1 = 6 KN/m

q 2 = 9 KN/m

B 1,50 m

D 1,50 m

A 3,00 m 1,50 m 3,00 m

Fig. 2.28

e- Analisar a viga Gerber da Fig. 2.29.

Q = 500 KN q = 40 KN/m

15 m

5m

12,5 m

12,5 m

5m

15 m

Fig. 2.29

f- Uma viga Gerber, contnua e de 4 vos, tem comprimento total igual a L = 16m , e est sujeita a uma carga uniformemente distribuda q = 10 KN / m . Pede-se determinar a posio mais vantajosa dos apoios e das articulaes. (van Langendonck, 1958). Notar que os vos extremos devem ser diferentes dos vos internos. gConsidere no problema anterior a reao do apoio interno. Supondo que esse apoio se d simetricamente sobre uma almofada de elastmero de comprimento igual a 40cm , paralelamente ao eixo da viga, pede-se alterar os diagramas de fora cortante e de momento fletor nesses 40cm . Admita que a reao de apoio se distribua uniformemente ao longo dessa largura. Em que proporo diminuem os esforos solicitantes extremos em relao soluo anterior?

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

40

h- Uma viga Gerber, contnua e de 2 vos iguais, est sujeita a uma carga uniformemente distribuda em toda sua extenso. Posicionar a articulao, atravs da linha de fecho, de modo que a rea do diagrama de momento fletor seja mnima. (van Langendonck, 1958). Nota: Este um problema que interessa resolver em vigas de concreto armado, pois, se ao longo do vo for constante o brao de alavanca das foras internas, resistidas pelo concreto em compresso e pela armadura em trao, ento a quantidade de armadura longitudinal na viga toda proporcional ao momento fletor, e portanto, rea do seu diagrama. Neste raciocnio despreza-se a influncia da fora cortante na armadura longitudinal. 2.6 Bibliografia Consultada 1- Carpinteri, A.: Structural Mechanics. A Unified Approach. E & FN Spon, 1997 2- Duddeck, H., Ahrens, H.: Statik der Stabtragwerke. Beton-Kalender, 1988, Teil I, S. 295 - 429, Ernst & Sohn, Berlin. 3- van Langendonck, T.: Curso de Mecnica das Estruturas. Vigas Articuladas, Arcos e Prticos Triarticulados. Editora Cientfica, R.J., 1958. 4- Sssekind, J. C.: Curso de Anlise Estrutural. Volume 1, Estruturas Isostticas. Editora Globo, 1980.

UEL / CTU Departamento de Estruturas. Mecnica das Estruturas II, Prof. Roberto Buchaim.

Вам также может понравиться