Вы находитесь на странице: 1из 2

AO DE ALIMENTOS DO PAI CONTRA O FILHO MAIOR Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de .................................

(nome, qualificao e endereo), por seu advogado infra-assinado, com escritrio situado nesta cidade, a rua.....,onde recebe intimaes e avisos, vm a presena de V.Exa., com fulcro no artigo 1.696 do Cdigo Civil e na Lei n. 5.478, de 25 de julho de 1968, propor a presente AO DE ALIMENTOS contra (nome, qualificao e endereo), em vista das seguintes razes de fato e direito: 1.Consoante se verifica da inclusa certido de nascimento, o suplicado filho do suplicante. 2. O suplicado tem a idade de ...... casado com ........ , reside em ...... e trabalha como...... na empresa........, percebendo a ttulo de salrio, a quantia de ................... por ms (caso no saiba o valor do salrio, pedir que seja oficiado a empresa para informar). 3. O suplicante no obstante seja maior de idade e tenha durante toda sua vida trabalhado como...... para manter-se e criar seus filhos, no est no momento em condies de sobreviver por conta prpria, eis que doente no tem como trabalhar e tem tido muitas despesas com mdico, farmcia e tratamentos em prol de sua sade, estando em delicada situao financeira, que o impele solicitar alimentos de seu filho para que possa sobreviver e arcar com as despesas dirias que possui. 4. O artigo 229 da Constituio Federal estabelece que o direito prestao de alimentos recproca entre os pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros. 5. O direito prestao de alimentos recproco entre pais e filhos (CC, art. 1.696) 6. J.M.CARVALHO SANTOS, Cdigo Civil Brasileiro Interpretado, Ed. Freitas Bastos, Vol. VI, p. 169, escreveu que: em virtude da reciprocidade, admite-se tambm que os pais possam pedir aos filhos recursos, para proverem a sua subsistncia, quando lhes falta, o que justo e razovel. 7. essa a situao em que o suplicante se encontra, necessitando de ajuda de seu filho para continuar a sobreviver e ter um final de vida mais digno. A vista do exposto, requer se digne V.Exa., determinar a citao do suplicado, para comparecer audincia que V.Exa. designar, contestando, querendo a presente ao, sob as penas da lei, acompanhando a presente ao at final deciso, quando se pede a manuteno da penso a ser liminarmente fixada, condenando-se o suplicado nos efeitos da sucumbncia. Requer, seja expedido ofcio ao empregador do suplicado, para informar os rendimentos exatos do suplicado (art. 5., 7., da Lei n.. 5.478/68), sob as penas da lei, cujo documento dever vir para os autos at a data da audincia. Nos termos do art. 4. da Lei n. 5.478, de 25 de julho de 1968, requer se digne V.Exa., fixar alimentos provisrios na base de ..........% dos vencimentos do suplicado, determinando-se o respectivo desconto em sua folha de pagamento, mediante ofcio ao empregador, para que a suplicante possa se manter.

Requer que a citao do suplicado se faa por carta registrada com A.R., na forma do art. 5., 2.. da citada lei, e se for necessrio, atravs de oficial de justia, ficando desde j requerido os favores do art. 172 do Cdigo de Processo Civil. Requer se digne V.Exa., conceder-lhe os benefcios da assistncia judiciria, pois que no tem condies de pagar as custas e despesas do processo. Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito. D-se a causa o valor de .............. Pede deferimento (local e data) (assinatura e n. da OAB do advogado) Nota: Havendo mais de um filho a ao dever ser promovida contra todos em litisconsrcio passivo, fazendo-se as demais alteraes no presente pedido.

Вам также может понравиться