Вы находитесь на странице: 1из 20

Motricidade, Cognio e Analfabetismo Motor

Paradoxo educacional 14

Voc pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa. Plato

ATIVIDADES MOTORAS: SUGESTES


Neste ltimo captulo apresentaremos algumas atividades motoras que podem ser desenvolvidas na escola com a finalidade estimular a aprendizagem do aluno, prevenir problemas de aprendizagem e distrbios psicomotores e, se manifestados, a aplicao na reeducao motora do discente. As atividades a seguir fazem parte de nosso acervo desenvolvido durante o curso de especializao em Psicomotricidade, formuladas a partir do objetivo de nosso projeto de pesquisa, tendo como referncia as necessidades do pblico alvo. Estas foram constitudas com o objetivo de proporcionar estmulos voltados ao desenvolvimento motor e psicomotor dos alunos envolvidos, tendo apresentado resultado bastante positivo. Indicamos ao leitor (docente ou no) estes exerccios ldicos como forma de apoio ao desenvolvimento integral do sujeito, podendo ser empregados no momento em que o interessado desejar, inclusive em casos de distrbios de cunho motor e piscomotor. Obviamente, estes ltimos s podero ser considerados distrbios com segurana aps a avaliao e a identificao dos aspectos que necessitam de um acompanhamento e estimulao psicomotora, indicando a atividade para cada componente motor detectado. Isto no significa que o professor no possa desenvolver estas atividades na dependncia da confirmao por diagnostico da existncia de algum caso manifestado. Pelo contrrio, poder aplic-las com suas turmas com a certeza de que estar proporcionando o melhor para seus alunos, pois, mesmo aps o diagnstico e a prescrio das atividades reeducativas, estas sero desenvolvidas naturalmente com a turma como um todo, sem distino daqueles com quem se pretende trabalhar as necessidades diagnosticadas.

ORGANIZAO E ESTRUTURAO ESPAO-TEMPORAL


Aspecto observado: os alunos no possuem domnio na organizao e estruturao espao-temporal. Atividade ldica sugerida: Amarelinha numrica. Cada quadro possui um nmero de 1 a 3, referente ao tempo (em segundos) que o aluno tem que esperar para poder avanar. Assim, ele somente poder avanar depois de ter contado o tempo definido em cada quadro a ser pisado. A criana naturalmente observar onde pode pisar e segue em frente.

Com esta adaptao, podemos fazer com que a criana imprima um ritmo em seu deslocamento. Assim, trabalhamos os fatores de orientao espacial e temporal.

LATERALIDADE Aspecto comportamental observado: os alunos no definem esquerda e direita e no tm definida a dominncia lateral, o que pode interferir no controle da coordenao motora. Atividade ldica sugerida: Desafio dos ps. Aqui tambm temos uma amarelinha adaptada, porm, nesta existe uma pegada em cada quadro, indicando com qual p a criana dever pisar ali. Observe tambm que ao lado dos quadros existe uma numerao que vai de 1 a 10, identificando a sequncia que a criana dever seguir em seu deslocamento. Neste caso, alm de trabalhar a lateralidade do aluno, podemos reforar a orientao espacial.

MOTRICIDADE FINA
Aspecto comportamental observado: Os alunos apresentam dificuldade no grafismo, tendo problemas nas atividades de manuseio do lpis de cera, por exemplo, o que caracteriza necessidade de trabalho especfico para a coordenao motora fina. Atividade ldica sugerida: Brincado com os dedos. A atividade composta de trs etapas. Na primeira, o aluno mantm sua mo em punho, com um pequeno detalhe: o dedo polegar dever estar cobrindo os demais o mximo que puder, com o objetivo de ajudar a manter na posio os dedos no solicitados (imagem 1). O professor pede que o aluno tente liberar somente o dedo mnimo (figura 2). Depois, pede que libere o dedo anular (figura 3). Assim, a atividade segue at que a criana tenha todos os dedos estendidos.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

A segunda etapa o trabalho semelhante, porm, o aluno dever estender os dedos um a um, comeando pelo polegar.

Imagem 4

Imagem 5

Imagem 6

Na terceira e ltima etapa, o aluno dever mostrar cada dedo, estendendo-o e depois retornando o mesmo a posio anterior. Aps ter trabalhado do polegar ao dedo mnimo, o exerccio recomea na ordem inversa, do ltimo dedo para o primeiro. A sequncia de imagens abaixo d uma idia da dificuldade encontrada nesta ltima etapa. E justamente esta dificuldade que torna esta etapa da atividade muito engraada, levando os alunos a uma exploso de risos.

Imagem 7

Imagem 8

Imagem 9

Estes exerccios sugerem que o aluno defina melhor os dedos que controlaro os objetos na mo. Obs: O professor dever solicitar de forma ldica cada dedo a ser mostrado. Para enriquecer o exerccio, d aos alunos uma imagem para pintar, de modo que, a cada fase completada, os discentes pintem uma parte dessa imagem. O professor escolhe a parte que os alunos devero pintar. PISTA DE MLTIPLOS ESTMULOS Uma alternativa muito interessante e eficiente em aes de estimulao motora e psicomotora pode ser a juno de vrias tarefas em uma pista de progresso, onde o aluno pode brincar enquanto naturalmente desenvolve suas habilidades motoras e, consequentemente, cognitivas e afetivas. A seguir, uma sugesto de pista para estmulos diversificados, com trs estaes, que pode ser facilmente montada com materiais simples e sem custo.

Trave com aproximadamente 50 cm de altura. Pode ser feita com madeira e corda. Seis bambols (ou outro).

Quatro cones ou garrafas PET.

VISTA SUPERIOR COM O SENTIDO DA PROGRESSO

O aluno dever passar primeiramente por baixo da trave, antes de passar pelos cones (ou garrafas pet). Depois, dever pisar no centro de cada bambol, antes de alcanar a linha de chegada. Observe que, ao chegar nos bambols, o aluno encontrar o mais prximo marcado com a letra E, o que o obriga a pisar com o p esquerdo. Assim, como podemos ver, o discente ter que passar pelos bambols respeitando as letras, sendo E, para o p esquerdo, e D, para o p direito. Esta pista poder ser trabalhada em trs nveis de dificuldade: 1. No primeiro nvel, o aluno dever conduzir na boca uma colher com uma bolinha de pingue-pongue, tomando o cuidado de no deix-la cair. 2. No segundo nvel, o aluno dever conduzir um balo de ar (bexiga), cuidando para que o mesmo no caia no cho. Para tal, dever mant-lo no ar com um tapa de cada mo, ou seja, enquanto progride, dever bater no balo com uma mo e depois com a outra, no deixando o mesmo cair. 3. No terceiro nvel, o aluno conduzir a colher com a bolinha e a bexiga juntas, tomando os mesmos cuidados exigidos nos nveis anteriores. Com esta pista de mltiplos estmulos podemos trabalhar tonicidade, coordenao motora, orientao espao-temporal, equilbrio, coordenao culo-manual e lateralidade.

ESCREVENDO COM O CORPO O esquema corporal a pedra bsica para o trabalho psicomotor. Portanto, se um dos fatores psicomotores apresenta um problema, o esquema corporal estar tambm comprometido. Atividade ldica sugerida: Escrevendo com o corpo. O professor solicita que cada aluno tente fazer uma letra com o seu prprio corpo. Depois de escolhidas as letras, o professor pede que os discentes formem palavras com corpo. A imagem abaixo d uma idia da riqueza de movimentos complexos que o corpo humano pode desenvolver. claro que algumas dessas letras no podem ser feitas da forma que se apresenta na imagem, porm, o mesmo caractere pode ser descrito com posies diferentes e at mais simples, basta deixar o corpo falar.

http://img.xcitefun.net/users/2009/06/88085,xcitefun-dominique-piccinato-74.jpg

Para tornar a atividade mais ldica e prazerosa, depois de formada a palavra, os alunos so solicitados a trocar de lugar e assumir a letra do outro colega.

EXERCCIO NEURBICO Acessando o hemisfrio direito do crebro O objetivo desta atividade estimular o lado direito do crebro fazendo uso da habilidade artstica do aluno, que dever reproduzir uma imagem parcialmente, direcionando suas atenes para o aspecto global de sua arte, no se preocupando em reconhecer o que est reproduzindo, evitando buscar detalhes que lhe faam reconhecer antecipadamente a imagem final. O exerccio consiste na reproduo de uma imagem invertida verticalmente (de cabea para baixo), o que necessrio para que possamos atingir o hemisfrio artstico e holstico do crebro. E, para tornar a tcnica ainda mais eficiente, dividiremos a imagem em trs partes, devendo cada uma delas ser reproduzida tambm invertida. Antes de iniciar a atividade, solicite ao discente que tente no virar o desenho para a sua posio normal antes de terminar a reproduo, evitando provocar uma transio do hemisfrio cerebral a ser trabalhado para o hemisfrio oposto. natural que durante todo o processo o aluno procure descobrir que figura aquela, orientando-se pelos traos j impressos, uma consequncia da manifestao do lado esquerdo do crebro tentando selecionar pequenas partes para representar o todo. Isto pode ser compensado pelo fato de a imagem a ser reproduzida estar de cabea para baixo. Tambm, pelo fato de at certo ponto no haver forma definida no desenho, a atividade causa uma espcie de isolamento no lado analtico, racional e lgico do crebro. Esta uma forma simples de exercitar o hemisfrio direito do crebro, utilizando-se de atividade prazerosa e comum para crianas, ajustadas estrategicamente com o objetivo de desenvolver no aluno um processo de estimulao cerebral.

REFERNCIAS
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulao das mltiplas inteligncias. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. 2 ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981. BALDO, M.V.C. Fisiologia do Movimento Humano. 2 ed. So Paulo, 2007. Disponvel em: <www.fisio.icb.usp.br/aulasfisio/cursos/mdidatico/movimento.pdf>. acesso em 21 de julho de 2010. BERGS, J. e LEZINE, I. Teste de imitao de gestos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. BRANDO, C. O que educao? So Paulo: Brasiliense, 1986. BRASIL. Caractersticas do Referencial Nacional para a Educao Infantil. Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998 vol. 3. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organizao do texto, notas remissivas e ndices por Juarez de Oliveira. - So Paulo: Saraiva,1988. BRASIL. Lei N 9394/96. Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Setembro de 1996. Editora do Brasil. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Parmetros Curriculares Nacionais, Apresentao dos Temas Transversais e tica. Braslia: MEC/SEF, 1997.

BRTAS JRS. Avaliao psicomotora de crianas de 5 a 7 anos de idade, que freqentam a creche Maria Aparecida Carlini Jardim Sabi - Municpio de So Paulo. So Paulo [tese]. So Paulo: Universidade Federal de So Paulo; 1991. CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce & DICKINSON, Dee. Ensino e Aprendizagem por meio das Inteligncias Mltiplas. 2 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000. CARREIRO DA COSTA, F.A.A. Formao de professores: objetivos, contedos e estratgias. Revista da Educao Fsica, n.5, v.1, p.26-39, 1994. CHAU, M. Represso Sexual. So Paulo: Brasiliense, 1984. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA. Revista EF n 35. Rio de Janeiro: 2010. COSTA, Auredite Cardoso. Psicopedagogia e Psicomotricidade. Petrpolis: Vozes, 2001. COSTE, J. C. A Psicomotricidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. CRAIDY, M. C.(org.). Convivendo com as crianas de 0 a 6 anos. Porto Alegre: Cadernos de Educao Infantil, n. 5, Mediao, 1998. FONSECA, V; Mendes, N. Escola, escola, quem s tu? Porto Alegre: Artmed, 1987. FONSECA V. Manual de observao psicomotora: significao psiconeurolgica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995.

FONSECA V. Psicomotricidade e psiconeurologia: introduo ao sistema psicomotor humano. Rev Neuropsiq Infnc Adolesc. 1994;2(3):23-33. FONSECA, V. da. Psicomotricidade. So Paulo: Martins Fontes, 1983. FONSECA. V. da. Psicomotricidade. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1988. FONSECA, V. Manual de Observao Psicomotora. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. FONSECA, V. Viso integrada da aprendizagem. Rev. Pestalozzi 9:30, 1980. FONSECA, V. Filognes da motricidade: abordagem bioantropolgica do desenvolvimento humano. Lisboa: Edies 70, 1982. Disponvel em http://www.intaead.com.br/ebooks1/livros/ed%20fisica/07.%20Filoge nese%20da%20Motricidade.pdf FONTANELLA, F. C. O Corpo no Limiar da Subjetividade. Piracicaba: Unimep, 1995. FREIRE, J. B. De Corpo de Alma: um discurso da motricidade. So Paulo: Summus, 1991. FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetizao: leitura do mundo, leitura da palavra. So Paulo: Paz e Terra, 1990. GADOTTI, Moacir. Historia das Idias pedaggicas. So Paulo: tica, 1999.

GAIARSA, Jos ngelo. Sobre uma Escola para o Novo Homem. So Paulo: Gente, 1995. GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebs, crianas, adolescentes e adultos. So Paulo: Phorte, 2002. GARDNER, Howard. Inteligncia, um contexto reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. GARDNER, Howard. Inteligncias Mltiplas: A Teoria na Prtica. Porto Alegre: Artmed Editora, 1993/2000. GUYTON, A. C. Fisiologia Humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. HARROW, A. Taxionomia do Domnio Psicomotor: Manual para a elaborao de objetivos comportamentais em Educao Fsica. 2. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1988. KISHIMOTO, T. M. A LDB e as instituies de Educao Infantil: desafios e perspectivas, Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, p.7-14, 2001. KRAMER, Sonia (coord.). PEREIRA, A. OSWALD, M. ASSIS R. Com a Pr-Escola nas Mos: Uma alternativa curricular para a educao infantil. So Paulo: tica, 1999. KRAMER, Sonia. Currculo de Educao Infantil e a Formao dos Profissionais de Creche e Pr-escola: questes tericas e polmicas. In: MEC/SEF/COEDI. Por uma poltica de formao do profissional de Educao Infantil. Braslia-DF. 1994a. LAPIERRE, A. A reeducao Fsica. 6. ed. So Paulo: Manole, 1982.

LAPIERRE, A. e AUCOUTURIER, B. A simbologia do movimento psicomotricidade e educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986. LE BOULCH J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento at 6 anos. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1985. LE BOULCH, J. Psicomotricidade. Uberlndia. Secretaria da Educao Fsica e Desportos. MEC, 1978. LE CAMUS, Jean. O corpo em discusso: da reeducao psicomotora s terapias de mediao corporal. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986. LUZURIAGA, Loureno. Trad. e notas Luis Damasco Penna e J.B. Damasco Penna. Histria da Educao e da Pedagogia. Col. Atualidades Pedaggicas, v. 59, Rio de Janeiro: Nacional, 1967. MACEDO, LINO. Os jogos e sua importncia na escola. Caderno de Pesquisa. So Paulo, n.93, p.5-10, maio 1995. MATOS, O.C.E. O iluminismo visionrio: Benjamin, leitor de Descartes e Kant. So Paulo: Editora Brasiliense, 1993. MATURANA, H. Emoes e Linguagem na Educao e na Poltica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. MICOTTI, M. C. O. xito e insucesso em alfabetizao: diferenas iniciais. In: Wilson Galhego e Alvaro Martim Guedes. Cadernos do Ncleo de Ensino. So Paulo, SP: UNESP PROGRAD, 2003, p.188-200. PAPALIA, Diane E.;OLDS, Sally W. Desenvolvimento Humano. Trad. Daniel Bueno. 7 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000.

PARAN. Secretaria Estadual de Educao/Departamento de Ensino Fundamental. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental - Educao Fsica. s/d. Disponvel no site: http://www.seed.pr.gov.br/. Acessado em 07/05/2010. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligncia na criana. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. PINCHON-RIVIRE, E. Teoria do vnculo. So Paulo: Martins Fontes, 1995. ROSA NETO. F. Manual de Avaliao Motora. Porto Alegre: Artemed, 2002. ROSA NETO, F. Manual de avaliao motora para terceira idade. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. RUSSO, Jane. O corpo contra a palavra. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993. SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar: problema escolar de aprendizagem. Petrpolis: Vozes, 1994. TANSLEY, A. E. Educao Motora. Trad. Andria Guimares dos Santos. Rio de Janeiro: Enelivros, 1993. TRONCOSO-GUERRERO, P. V. O processo de apropriao da linguagem escrita em crianas na fase inicial de alfabetizao escolar. Tese de Doutorado. UNICAMP, Campinas. So Paulo Faculdade de Educao, 2002. WALLON, H. A criana turbulenta: estudos sobre os retardamentos e as anomalias do desenvolvimento motor e mental. Traduo, Gentil Avelino Titton. Petrpolis: Vozes, 2007.

WALLON, H. A evoluo psicolgica da criana. Traduo de Ana de Moura e Rui de Moura. Rio de Janeiro: Editora Andes, s/d. WALLON, H. Del acto al pensamiento. Buenos Aires: Psique. 1987. WALLON, H. Psicologia e Educao da Criana. Lisboa: Ed. Vega, 1979. WEINECK, J. Treinamento Ideal. 9 ed. So Paulo: Manole, 1999. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: IMAGO, 1975. SITES http://img.xcitefun.net/users/2009/06/88085,xcitefun-dominiquepiccinato-74.jpg http://leerparacrecer.blogspot.com/2011/05/letras-escritas-con-lasmanos.html http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI6489615223,00.html http://thebrain.mcgill.ca/flash/d/d_10/d_10_cr/d_10_cr_lan/d_10_cr_la n.html http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=462540 http://www.centrodefonoaudiologia.com/disgrafia http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=7758 http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=8523

http://www.familyclinic.org.uk/dyslexias_4.html http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/fonoaudiologia/ http://www.ibc.gov.br/media/common/Downloads_DCNENSFUND.doc http://www.methodus.com.br/_ambiente_aula/site/artigos/

Вам также может понравиться