Вы находитесь на странице: 1из 8

88

ANAIS
III FRUM DE PESQUISA CIENTFICA EM ARTE
Escola de Msica e Belas Artes do Paran. Curitiba, 2005

A DANA DO MOVIMENTO HIP-HOP E O MOVIMENTO DA DANA HIP-HOP


Mauricio Priess da Costa*

RESUMO: O presente trabalho trata das manifestaes danantes de cada escola do HipHop: o Break e o Street Dance. Para observar-se a linguagem corporal dos indivduos que danam, foram filmadas as entrevistas, alm das modalidades da dana em si. A anlise dos dados foi feita mediante a tcnica de anlise temtica de contedo. O dilogo com a literatura buscou historicizar essas modalidades de dana, bem como o prprio movimento Hip-Hop quanto ao contexto de sua origem. Aps a coleta de dados, foi realizada a anlise dos mesmos, objetivando o contraste entre as duas culturas (a velha e a nova). Buscou-se encontrar as origens destes contrastes, bem como apontar meios para preservar a Cultura Hip-Hop original sem massacrar a Nova Escola.

INTRODUO O movimento negro Hip-Hop1 est cada vez mais evidente na mdia. O jeito negro de se vestir, de falar, de cantar, de danar deixou de ser algo discriminvel e passou a ser smbolo de status. Segundo Assumpo,2 somos dominados e comandados por uma engrenagem capitalista, que nos sugere a cada minuto como devemos nos vestir, morar, trabalhar e at nos mover. Parece que esta sociedade capitalista descobriu um novo filo cultural: o Hip-Hop. necessrio esclarecer o que , ou melhor, o que no o Hip-Hop: ele no um estilo musical ou um estilo de dana. Tambm no pode ser considerado um estilo de vida ou uma moda,
*

Graduado em Licenciatura em Educao Fsica pela Universidade Federal do Paran. Coregrafo e danarino do grupo Street Soul; professor de Break, Hip-Hop e Street Dance. 1 Hip = Cintura / Hop = Saltar. 2 ASSUMPO, Andra Cristhina Rufino. O bal clssico e a dana contempornea na formao humana: caminhos para a emancipao. Curitiba, 2002. 39f. Monografia (Graduao em Licenciatura em Educao Fsica). UFPR. p. 1.

89 um jeito de se vestir, como a mdia insiste em apresent-lo. um movimento muito maior que tudo isso.
Gente pobre, com empregos mal remunerados, baixa escolaridade, pele escura. Jovens pelas ruas, desocupados, abandonaram a escola por no verem o porqu de aprender sobre democracia e liberdade se vivem apanhando da polcia e sendo discriminados no mercado de trabalho. Ruas sujas e abandonadas, poucos espaos para o lazer. Alguns, revoltados ou acovardados, partem para a violncia, o crime, o lcool, as drogas; muitos buscam na religio a esperana para suportar o dia-a-dia; outros ouvem msica, danam, desenham nas paredes. Por incrvel que parea, no o Brasil. Falamos dos guetos negros de Nova York nos anos 70, tempo e lugar onde nasceu o mais importante movimento negro e jovem da atualidade, o Hip-Hop.3

Este trecho do Livro vermelho do Hip-Hop ajuda a esclarecer o que o Hip-Hop: um movimento scio-cultural, que visa emancipao do negro e do pobre na sociedade, mediante a educao e a revoluo. Porm, esse movimento vem sofrendo transformaes a ponto de apresentar duas faces, duas culturas Hip-Hop distintas: a Old School4 e a New School,5 ou a Velha e a Nova Escolas. As manifestaes artsticas e culturais esto histrica e socialmente ligadas organizao social em que foram produzidas.6 Nessa perspectiva, enfocaremos a dana como objeto de estudo dentro do movimento como um todo, destacando e contrapondo as duas formas de manifestaes danantes: o Break, que faz parte da Old School, e o Street Dance, como representante da New School. Neste artigo sero tratados os seguintes problemas: quais as diferenas entre as modalidades de dana Break e Street Dance? Quais as conseqncias da formao do indivduo que dana em ambas as prticas? Qual o impacto das diferenas entre as modalidades para a cultura Hip-Hop? E para a sociedade? Qual a origem dessas diferenas? Pretendemos, nesta pesquisa, desmistificar o Hip-Hop como bem de consumo da indstria cultural, colocando-o como movimento scio-cultural. Esperamos estabelecer as diferenas e a origem dessas diferenas na Velha e na Nova Escolas, bem como observar como essas diferenas atingem a sociedade. Fizemos um dilogo com a literatura buscando historicizar essas modalidades de dana, bem como o prprio movimento Hip-Hop quanto ao contexto de sua origem. Porm, devido falta de literatura sobre o tema, foram utilizados fragmentos de entrevistas feitas com os prprios praticantes das modalidades, situando as prticas em seu tempo. Alm disso, diferente da teoria terica discurso proftico ou programtico que tem em si mesmo o seu prprio fim e que nasce e vive da defrontao com outras teorias , a teoria cientfica

PIMENTEL, Spensy. O livro vermelho do Hip-hop. Disponvel em: <http://www.realhiphop.com.br/olivrovermelho/>. Acesso em: fev. 2003. p. 1. 4 Velha Escola. 5 Nova Escola. 6 ASSUMPO, Andra Cristhina Rufino. O bal clssico e a dana contempornea na formao humana: caminhos para a emancipao. Curitiba, 2002. 39f. Monografia (Graduao em Licenciatura em Educao Fsica). UFPR. p. 2.

90 apresenta-se como um programa de percepo e de ao s revelado no trabalho emprico que se realiza.7

REVISO DE LITERATURA Faz-se necessrio esclarecer alguns termos norteadores da pesquisa, como as diferentes concepes sobre os termos New School e Old School do Hip-Hop. Os termos em questo tm diferentes concepes na literatura e entre os prprios praticantes do Hip-Hop. Existem pelo menos trs significados: para alguns praticantes, a Old School se refere poca da chegada do Hip-Hop ao Brasil, quando a maioria das pessoas no tinha informao sobre o que era o movimento, nem mesmo os praticantes da cultura tinham muitos conhecimentos sobre os aspectos sociais do mesmo. Um divisor de guas o MH2O, ou Movimento Hip-Hop Organizado, que se apresentou em um show comemorativo ao aniversrio de So Paulo, promovido pela prefeitura em 1989 e organizado pela prpria escola velha do Hip-Hop. Andrade8 observa que: a Nova Escola [que veio depois do MH2O] formada por garotos negros, em sua grande maioria o que difere da Velha Escola formada por jovens adultos de outras etnias , [...] organiza posses9 para atender a compromissos de aperfeioamento e desenvolvimento de aes polticas e comunitrias. Outras significaes surgem dessa diviso do movimento, como a conhecida nas ruas de Curitiba: para alguns B. Boys,10 a Old School formada por danarinos mais velhos e com mais experincia, que levam a dana mais a srio e a executam de uma maneira mais completa, como era executada em sua gnese, nos guetos americanos. J a New School formada pelos novos danarinos, que se preocupam mais com a performance e executam, muitas vezes, apenas as partes da dana que lhes interessam. Quando perguntado em entrevista, qual a sua opinio sobre as diferenas entre a Nova e a Velha Escolas, o B. Boy Paulisto fez o seguinte comentrio: Que nem o pessoal do Street11 dana mais quebrado, n?! A gente no, a gente dana Boogie faz o Wave,12 os passos, coisa que a galera no sabe, n?! No Street os passos so tudo tipo, tudo passo cru.

7 8

BOURDIEU Pierre. O poder simblico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 59. ANDRADE, citada em: AMARAL, Marina; ANDRADE, Eliane Nunes. Mais de 50.000 manos. In: Revista Caros Amigos, So Paulo, n. 3, p. 4, 2003. 9 Posse: tem o mesmo significado de gangue ou crew, que so os grupos que se reunem para discutir aes, tomar decises e treinar a prtica do break, do grafite ou do rap. (AMARAL, Marina; ANDRADE, Eliane Nunes. Mais de 50.000 manos. In: Revista Caros Amigos, So Paulo, n. 3, p. 4, 2003) 10 Break Boy, danarino de Break. 11 Denominao utilizada para definir a dana do Hip-Hop New School. 12 Passos do Break.

91 A gente aprende os passos bsicos pra poder criar em cima, da a gente aprende o Wave, pra colocar, pra criar a parte mais danante.13 Porm, a mais importante conotao dos termos New e Old School a que ser utilizada neste trabalho: refere-se mais ao indivduo do que ao movimento propriamente dito. Ah sobre isso eu tenho pra fal uma coisa s. Eu acho que o Hip-Hop New School tipo assim um jeito, um estilo que eles inventaram pra ficar mais fcil a com... comec... comercializao do Break, n?!.14 Assim a Old School seria formada por qualquer membro da cultura Hip-Hop que esteja ligado aos fatos histricos que construram essa cultura, enquanto que a New School seria formada pelos danarinos de academia, que no se interessam nem pelos fatos histricos nem pelos aspectos sociais promovidos pelo significado da cultura Hip-Hop. So, em sua maioria, fruto do que a indstria cultural impe como padro, na maneira de vestir, pensar e agir. Essa distoro de uma cultura que nasceu nas ruas para conscientizar o povo negro, transformada em uma cultura de consumo de massa e altamente elitizada, fruto da sociedade-mercado em que vivemos. Tudo pode ser transformado em produto. A necessidade de criar esteretipos uma das maneiras de vender mais. Assim, cria-se uma sociedade baseada em modelos impostos aos indivduos, gerando grandes desigualdades sociais. Por que pra mim o Break, tudo Street Dance, mas foi um jeito, assim, que eles arranjaram pra comercializar, que nem no New School no tem muito, assim, as tcnicas de cho.15 Marcelo comenta sobre as principais diferenas entre a Nova e a Velha Escolas do HipHop. Neste trecho da entrevista o danarino comenta sobre as tcnicas deixadas de lado, a fim de tornar o Break mais atraente para as massas. De fato, o Street Dance, no se preocupa com as razes da dana original: constitudo de passos inventados por um coregrafo e imitado pelos outros danarinos, criando um processo de aprendizado por repetio.

ASPECTOS DA HISTRIA DO HIP-HOP Nas dcadas de 1960 e 1970, proliferou uma grande discusso sobre direitos humanos nos EUA. Os marginalizados da sociedade de Nova Iorque se articularam para fazer valer suas propostas na eliminao das suas inquietaes. Nessa poca grandes lderes negros, como Martin Luther King e Malcom X, bem como muitos grupos, como os Panteras Negras,16
13 14

PAULISTO, B. Boy. Entrevista ao autor. Curitiba, set. 2003. BORRACHA, Marcelo, B. Boy. Entrevista ao autor. Curitiba, set. 2003. 15 BORRACHA, Marcelo, B. Boy. Entrevista ao autor. Curitiba, set. 2003. 16 Black Panthers, movimento anti-segregacionista que usava, estratgia e violncia para reivindicar o lugar do negro na sociedade.

92 surgiram com propostas diferentes, mas com um mesmo objetivo: lutar pelos direitos humanos dos negros. Esse ambiente influenciou os primeiros praticantes do Movimento, principalmente artistas como Grand Master Flash, que faziam os habitantes do gueto danarem msicas que eles mesmos intitulavam de Raps, compostas por uma base musical danante acompanhada de rimas faladas que seguiam o ritmo. Alm disso, a mensagem contida nas letras era informativa e de alto teor poltico-social. Sobre a denominao Hip-Hop, Macari17 escreveu: "o termo foi estabelecido por Afrika Bambaataa, em 1978, inspirado em duas motivaes distintas. A primeira delas estava na forma cclica pela qual se transmitia a cultura do gueto. A segunda estava justamente na forma de dana mais popular na poca, ou seja, saltar (hip), movimentando os quadris (hop). O Hip-Hop no custou a chegar no Brasil. Em 1982, a juventude das periferias das grandes cidades j danava o Break e escutava os primeiros Raps, mesmo sem ter muita informao sobre o potencial social que permeava os elementos da cultura Hip-Hop.18 No entanto e acima de tudo, o Hip-Hop um movimento scio-cultural, que busca a emancipao e a insero do negro na sociedade, no como pria, mas como cidado. Na entrevista Hip-Hop revoluo, Robson, membro do mesmo grupo, afirma: Mas isso mesmo, ns somos contra a paz, essa que est a paz de cemitrio, dos guetos.19 H quem busque outras formas de revoluo mais pacficas dentro do prprio Movimento, mas a maioria condizente com a mxima de Robson. Alm de constituir um forte movimento social, o Hip-Hop tambm arte, a juno de formas distintas de representao cultural, que so denominadas elementos. Existem duas vertentes no que diz respeito aos elementos do Movimento, uma delas defende a idia de que existem trs elementos, a trilogia sagrada do Hip-Hop: a msica (Rap), a plstica (o grafite) e a dana (o Break). Essa diviso se baseia na forma com que os elementos so transmitidos. Porm, segundo Pimentel,20 h outra diviso, que se baseia nos praticantes dessas formas de transmisso. Assim, o Hip-Hop teria quatro divises: O MC (Mestre de Cerimnias), que canta o Rap e apresenta as atividades e os shows, o DJ (Disc Jockey), responsvel pela msica que serve de base para o MC cantar, o Grafiteiro, que expe suas mensagens nas paredes e o B. Boy, o danarino.

17 18

MACARI. In: Revista DJ Sound, 94, s. p. PIMENTEL, Spensy. O livro vermelho do Hip-hop. Disponvel em: <http://www.realhiphop.com.br/olivrovermelho/>. Acesso em: fev. 2003. 19 GNOMO. Entrevista revista Caros Amigos, 2003. p. 7. 20 PIMENTEL. Op. cit., p. 1.

93 INDSTRIA CULTURAL E A ORIGEM DAS DIFERENAS Nesta etapa do trabalho procuramos estabelecer a principal causa da grande diferena entre a Velha e a Nova Escola. Comeamos este captulo, utilizando o texto sobre a ginstica e o circo, pois exprime tambm a essncia do que diferencia a Velha da Nova Escola.
Voltada para o conjunto de populaes urbanas, objeto central de preocupao do poder, a ginstica garante seu lugar na opinio pblica e constitui-se como um saber a ser assimilado, pois se ajusta aos preceitos cientficos e por eles explicada. Aparece despida de marcas originrias do mundo do circo, da gestualidade caracterstica dos acrobatas e dos que possuam o corpo como espetculo. Em seu discurso e prtica, alarga-se o temor que o imprevisvel do circo, aparentemente, apresenta com seus artistas de arena em suspenses e gestos impossveis e antinaturais, a mutao constante de seus corpos que representam ameaa ao mundo da fixidez que se desejava afirmar.21

A Velha Escola representa a rua, os guetos e favelas e tem a sua cara. Como seria possvel realizar as acrobacias e as peripcias executadas no Break dentro de uma sala e aula? E se fosse possvel execut-las, como tornar atraente uma cultura da rua, para a elite? Como observa a autora da citao mencionada, Carmem Lcia Soares, quanto ginstica e ao circo, tambm o Street Dance aparece despido das marcas originrias do Break e da gestualidade caracterstica dos B. Boys. Marcelo Borracha comenta: as tcnicas de Boogie que nem a gente faz, eles pegam assim s o grosso, na minha opinio eles pegam s o grosso pra poder comercializar.22 De fato, na fuso feita do Break com o Bal e o Jazz, muito da cultura e das caractersticas originais da dana se perderam em nome da comercializao. Outro fator importante na diferenciao da Cultura Hip-Hop o da tcnica corporal. Para Mauss,23 toda tcnica propriamente dita tem sua tcnica. Mas o mesmo acontece com toda a atitude corporal. Cada sociedade tem hbitos que lhe so prprios. Assim podemos tentar esclarecer o por que das diferenas, no s nos pensamentos e atitudes dos praticantes, mas tambm nos prprios movimentos da dana. Como o Street Dance uma variao do Break adaptada para fins de comercializao, este cria suas prprias tcnicas, diferenciando-se cada vez mais de seu irmo mais velho; isso ajuda a criar duas modalidades distintas de dana. E as idias e ideais, por que tantas diferenas? Poder quase mgico, que permite obter o equivalente daquilo que obtido pela fora [fsica ou econmica], s se exerce se for reconhecido, quer dizer, ignorado como arbitrrio.24

21

SOARES, Carmem Lcia. Imagens da retido: a ginstica e a educao do corpo. In: Educao fsica e cincias humanas. So Paulo: Hucitec, 2001. p. 53. 22 BORRACHA, Marcelo, B. Boy. Entrevista ao autor. Curitiba, set. 2003. 23 MAUSS, Marcel. Noo de tcnica corporal. In: Sociologia e Antropologia, So Paulo, EDUSP, 1974, v. 2. p. 213. 24 BOURDIEU Pierre. O poder simblico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. s. p.

94 O trecho citado refere-se ao poder simblico, conceito de Pierre Bourdieu, que explica como a indstria cultural se apropria do conhecimento a fim de gerar bens de consumo. Acreditamos ser este um dos principais motivos geradores das diferenas entre as escolas do Hip-Hop.

CONCLUSO Ento, porque diferenas to grandes entre duas faces da mesma cultura?
Em resumo o mercado dos bens simblicos tem suas leis, que no so as da comunicao universal entre sujeitos universais: a tendncia para a partilha indefinida das naes que impressionou todos os observadores compreende-se se se vir que, na lgica propriamente simblica da distino [...] qualquer unificao, que assimile aquilo que diferente, encerra o princpio da dominao de uma identidade sobre outra, da negao de uma identidade por outra.25

Analisando o texto de Pierre Bourdieu, podemos perceber como a origem das diferenas pode estar na lgica do mercado. Ora, se tudo pode ser apropriado a fim de gerar bens de consumo, por que no o Hip-Hop? Com isso, pode-se compreender por que uma cultura que j foi desprezada, vtima do preconceito, transforma-se em um fenmeno da mdia. Outros conceitos do mesmo autor podem explicar como cada escola se torna nica, como o conceito de habitus: o habitus, como indica a palavra, um conhecimento adquirido e tambm um haver, um capital [...] o habitus, a hexis indica disposio incorporada, quase postural.26 Ou o do poder simblico: O poder simblico esse poder invisvel, o qual s pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que no querem saber que lhe esto sujeitos ou mesmo que o exercem.27 O habitus seria a razo para o seguir por seguir constatado em muitos fragmentos de reportagens da pesquisa, como o da danarina Beatriz; quando perguntada sobre o por que de danar o Street Dance, ela responde o seguinte: Ah, porque alegre. A falta de preocupao com a prpria prtica corporal pode ter origem no estado de habitus. Assim como o poder simblico seria a mquina por traz da industrializao do HipHop. Os ideais do Movimento se espalharam rapidamente pelo mundo, fazendo comunidades de determinadas regies das periferias se reestruturarem em busca de conhecimento. Esta disseminao no agradou a alguns setores da sociedade. Ento, matam-se dois coelhos com uma cajadada s: a sociedade estabelecida apropria-se do movimento, despindo-o de seus valores e, ao mesmo tempo, coloca um novo produto no mercado. Isso se transforma em lucro, com o consentimento inconsciente dos prprios praticantes da nova modalidade.
25 26

BOURDIEU. Op. cit., p. 129. BOURDIEU. Op. cit., p. 61. 27 BOURDIEU. Op. cit., s. p.

95 Existem diferenas imensas entre as tcnicas das duas escolas. Sua origem no , simplesmente, um produto de mecanismos individuais; essas diferenas tm origem social: de fato, a moda do caminhar americano, graas ao cinema chegavam at ns. Era uma idia que eu poderia generalizar. A posio dos braos, das mos cadas enquanto se anda, formam uma idiossincrasia social e no simplesmente produtos de no sei que agenciamentos e mecanismos individuais, quase que inteiramente psquicos.28 Conforme Vaz afirma, a tcnica corporal um produto, sim, do meio social em que o indivduo convive: se este est em um ambiente erudito, vai seguir as maneiras de trabalhar de acordo com este ambiente. O mesmo ocorre se o seu contexto da periferia ou contestador. Da as diferentes modalidades do Hip-Hop. O impacto dessas diferenas nos praticantes das modalidades deveras visvel nas entrevistas. Praticantes da Nova Escola, com pouco conhecimento sobre a sociedade em que vivem, mostram-se estagnados dentro de um processo de repetio indefinida e sem abertura para discusso. Mesmo assim, os praticantes estagnados continuam desta maneira por opo prpria. Afinal, o corpo o primeiro e mais natural instrumento do homem.29

Referncias
ABRO, Ana Eliza. A perda da cultura no processo de esportivizao da dana. Curitiba, 2002. 35f. Monografia (Graduao em Licenciatura em Educao Fsica). UFPR. AMARAL, Marina; ANDRADE, Eliane Nunes. Mais de 50.000 manos. In: Revista Caros Amigos, So Paulo, n. 3, p. 4, 2003. ASSUMPO, Andra Cristhina Rufino. O bal clssico e a dana contempornea na formao humana: caminhos para a emancipao. Curitiba, 2002. 39f. Monografia (Graduao em Licenciatura em Educao Fsica). UFPR. BOURDIEU Pierre. O poder simblico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MARTINS, Srgio. Invadindo espaos. In: Revista Caros Amigos. So Paulo, n. 3, p. 9, 2003. MAUSS, Marcel. Noo de tcnica corporal. In: Sociologia e antropologia, So Paulo, EDUSP, 1974, v. 2. MINAYO, Maria Ceclia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 13. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. PIMENTEL, Spensy. O livro vermelho do Hip-hop. Disponvel em: <http://www.realhiphop.com.br/ olivrovermelho/>. Acesso em: fev. 2003. REAL HIP-HOP. Se liga. Disponvel em: <http://www.realhiphop.com.br>. Acesso em: fev. 2003. SOARES, Carmem Lcia. Imagens da retido: a ginstica e a educao do corpo. In: Educao fsica e cincias humanas. So Paulo: Hucitec, 2001.

28 29

MAUSS. Op. cit., p. 214. MAUSS. Op. cit., p. 217.

Вам также может понравиться