Вы находитесь на странице: 1из 6

Prezado(a) Candidato(a), com prazer que ns, do Programa FIES Brasil, entramos em contato para orient-lo no processo de contratao

o do FIES. Fique atento s etapas: 1 ETAPA: 2 ETAPA: Inscrio no SisFIES Confira neste e-mail todos os passos para a sua inscrio. Matrcula na Instituio de Ensino e emisso do DRI Para efetuar sua matrcula, necessrio realizar o processo seletivo da Instituio de Ensino. Somente os candidatos aprovados no Processo Seletivo podem efetuar a matrcula e contratar o FIES. Se voc ainda no realizou o processo seletivo, leia as instrues abaixo. Contratao do FIES junto ao Banco

3 ETAPA:

Os alunos que forem cursar o ensino superior na Estcio devem seguir o procedimento abaixo para realizao do processo seletivo: - Acesse o site www.estacio.br/parceiro; - No Campo indicado, digite o Cdigo Promocional 1070-2; - Selecione a Opo Graduao Presencial, o estado, a cidade e o campus onde deseja realizar o Processo Seletivo, clique em Fazer a Inscrio e preencha com os dados solicitados. - O Sistema ir gerar um boleto no valor de R$ 30,00, mas os candidatos encaminhados atravs do Programa FIES Brasil NO PRECISAM EFETUAR O PAGAMENTO DO BOLETO.

1 ETAPA: Inscrio no SisFIES - Acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br. - Clique em Faa sua Inscrio, localizado na coluna da esquerda do site. Insira o seu CPF, a senha e o cdigo de verificao para acessar o sistema. - Se voc j tiver um cadastro no SisFIES, entre com seu CPF e senha. Se for o primeiro acesso ao SisFIES, clique em Se este o seu primeiro acesso ao SisFIES, clique aqui, localizado do lado esquerdo do site. - Insira os dados solicitados: CPF, data de nascimento e e-mail. Crie uma senha a coloque o cdigo de verificao. Clique em Enviar. Voc receber em seu e-mail uma mensagem de confirmao de cadastro. Abra o e-mail e clique no link para ativar o seu acesso.

PASSO 1: DADOS CADASTRAIS - Preencha o formulrio com os dados solicitados. - Em Renda Familiar Mensal Bruta, coloque a soma da renda de todas as pessoas do seu Grupo Familiar que trabalham. - Em Renda Pessoal Mensal Bruta, coloque apenas a sua renda, se houver. - Clique em Gravar e Prosseguir.

PASSO 2: GRUPO FAMILIAR - Adicione os membros do seu Grupo Familiar, ou seja, as pessoas que residem na mesma moradia que voc. - Lembre-se de incluir todos os membros do seu Grupo Familiar, pois esta informao influenciar na Renda Mensal Bruta Per Capita, e pode ser decisiva para torn-lo apto a optar pelo Fundo Garantidor, no necessitando assim de fiador para a contratao do FIES.

PASSO 3: CURSO / FINANCIAMENTO - Selecione as informaes relativas Instituio e curso desejados. - No campo Nmero da Matrcula, insira o seu Nmero de Inscrio, que foi gerado no momento da sua inscrio para o Processo Seletivo. - Voc ter que inserir ainda o valor da semestralidade do seu curso sem desconto e o valor da semestralidade do seu curso com desconto, caso a Instituio de Ensino oferea algum benefcio de desconto para voc. Se houver dvida sobre estes valores, entre em contato com a sua Instituio de Ensino para que eles possam te dar a informao correta. - O Percentual de Comprometimento da Renda Familiar calculado automaticamente pelo sistema, e indica quantos pontos percentuais voc estaria comprometendo da renda da sua famlia se fosse pagar o curso sem o FIES. Esta informao importante porque influencia diretamente no Percentual de Financiamento Solicitado. Se o Percentual de Comprometimento da Renda Familiar for inferior a 20%, voc no poder solicitar o financiamento. - O Percentual de Financiamento Solicitado varia de 50% a 100%, de acordo com as seguintes regras: *At 100%: Estudantes de cursos de licenciatura, independente da renda ou quando o percentual de comprometimento da renda familiar for igual ou superior a 60%. * At 75%: Quando o percentual de comprometimento da renda familiar for igual ou superior a 40% e inferior a 60%. * De 50%: Quando o percentual de comprometimento da renda familiar for igual ou superior a 20% e inferior a 40%.

PASSO 4: SIMULAO - Nesta etapa voc poder ver uma simulao do financiamento solicitado.

PASSO 5: BANCO - Nesta etapa voc dever escolher o banco e a agncia que deseja para efetuar a contratao.

PASSO 6: FIADORES - Nesta etapa voc dever realizar a opo de fiana para o seu financiamento. As opes so: * Fiana Convencional: voc poder ter um ou dois fiadores, desde que a renda dos mesmos somadas seja de pelo menos duas vezes o valor da mensalidade do seu curso. Neste caso, voc dever inserir os dados do(s) seu(s) fiado(ES). * Fiana Solidria: a fiana oferecida reciprocamente por estudantes beneficirios do FIES, matriculados na mesma Instituio de Ensino e no mesmo local de oferta de curso. Estes estudantes se renem em um grupo composto por no mnimo 3 (trs) e no mximo 5 (cinco) integrantes, e cada um se compromete como fiador solidrio dos outros. Para a contratao com Fiador Solidrio, todos os membros do grupo devero comparecer conjuntamente na mesma agncia bancria para contratar o financiamento em uma mesma data. * Fundo Garantidor: Nesta opo voc fica dispensado da apresentao de fiador. Mas voc s poder optar por esta modalidade se for fazer um curso de licenciatura ou possuir uma renda familiar mensal bruta per capta de at 1 (um) salrio-mnimo e (meio). Se voc no atender a estes requisitos, esta opo estar desativada para voc no sistema.

PASSO 7: CONFIRMAO - Nesta etapa voc dever conferir os dados fornecidos e assinalar as Declaraes nas quais esteja enquadrado. - No final da pgina aparecer o Prazo para Comparecimento CPSA, que a data limite para que voc comparea sua Instituio de Ensino para levar os documentos necessrios, listados no final deste email.

- ATENO: necessrio atender ao prazo estipulado, pois aps o vencimento a sua inscrio no SisFIES ser cancelada e voc ter de refaz-la. PRXIMO PASSO: Depois de concluir a inscrio no SisFIES, o prximo passo reunir a documentao exigida e lev-la at a sua Instituio de Ensino. Eles iro efetuar a sua matrcula e emitir o DRI, documento necessrio para a contratao do FIES junto ao Banco.

Matrcula na Instituio de Ensino e emisso do DRI Aps a inscrio no SisFIES, caso seja aprovado no Processo Seletivo, voc dever comparecer Instituio de Ensino levando alguns documentos para efetuar a sua matrcula. Mas ateno, S ser possvel contratar o FIES se voc estiver matriculado. Normalmente voc teria que efetuar o pagamento da matrcula. Mas o FIES Brasil encaminhou por email um documento chamado Carta de Encaminhamento. Com este documento voc poder efetuar sua matrcula na instituio de Ensino sem o pagamento da mesma.

Para isso, imprima a Carta de Encaminhamento, assine e leve na Instituio de Ensino quando for fazer a matrcula, junto com os documentos exigidos (confira a lista abaixo). No esquea de levar este documento, pois sem ele voc ter que pagar a matrcula normalmente. Depois que fizer a matrcula e avaliar a sua documentao, a Instituio ir te dar um documento chamado DRI - Documento de Regularidade de Inscrio. Para contratar o FIES, basta levar o DRI e a documentao exigida at o Banco escolhido para contratar o FIES.

RELAO DE DOCUMENTOS PARA MATRCULA


2 (duas) fotocpias da certido de nascimento ou casamento (dever tirar fotocpia colorida, no caso de possuir tarja verde/amarela) 1 (uma) fotocpia do CIC (Carto de Identificao do Contribuinte) 2 (duas) fotocpias da carteira de identidade 2 (duas) fotocpias do certificado de concluso do ensino mdio ou do diploma (Curso Tcnico), devendo apresentar o original. Nos certificados dos candidatos classificados que concluram o ensino mdio no estado do Rio de Janeiro a partir de 1985 (inclusive), dever constar, no verso, carimbo com a data de publicao no Dirio Oficial. 2 (duas) fotocpias do histrico escolar do ensino mdio, devendo apresentar o original 1 (uma) fotocpia do Dirio Oficial com a publicao da Concluso do Ensino Mdio (somente para concluintes do estado do Rio de Janeiro). Caso no possua o certificado ou diploma do ensino mdio, o candidato dever apresentar, no ato da matrcula, declarao original de concluso do ensino mdio (esse documento tem validade de 30 dias). Comprovante de inscrio apresentado no dia do Vestibular Carta de encaminhamento do FIES Brasil (documento anexo neste e-mail). Imprima e assine esta Carta de Encaminhamento e leve-a junto com os outros documentos. Lembre-se, somente com ESta Carta de Encaminhamento voc poder realizar a matrcula condicional, sem pagar nada.

Importante: Todas as cpias devero estar legveis.

Agora segue a lista de documentos a serem entregues na Instituio de Ensino para emisso do DRI. LEMBRE-SE! Para emisso do DRI, comparea ao Setor de Atendimento ao Aluno da sua Instituio at a data informada na inscrio do SisFIES. Abaixo segue a lista de documentos a serem entregues na Instituio de Ensino para efetuar a matrcula.

RELAO DE DOCUMENTOS PARA EMISSO DO DRI


DOCUMENTOS DE IDENTIFICAO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR Apresentar original e cpia de um dos seguintes documentos do candidato E de todos os membros do grupo familiar: 1. Carteira de Identidade fornecida pelos rgos de segurana pblica das Unidades da Federao OU 2. Carteira Nacional de Habilitao, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade OU 3. Carteira Funcional emitida por reparties pblicas ou por rgos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha f pblica reconhecida por Decreto OU 4. Identidade Militar, expedida pelas Foras Armadas ou foras auxiliares para seus membros ou dependentes OU 5. Registro Nacional de Estrangeiros RNE, quando for o caso OU 6. Passaporte emitido no Brasil OU 7. CTPS - Carteira do Trabalho e Previdncia Social.

COMPROVANTES DE RESIDNCIA Apresentar original e cpia de um dos seguintes documentos: 1. Contas de gua, gs, energia eltrica ou telefone (fixo ou mvel) OU 2. Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietrio do imvel reconhecida em cartrio, acompanhado de um dos comprovantes de conta de gua, gs, energia eltrica ou telefone em nome do proprietrio do imvel OU 3. Declarao do proprietrio do imvel confirmando a residncia, com firma reconhecida em cartrio, acompanhada de um dos comprovantes de conta de gua, gs, energia eltrica ou telefone em nome do proprietrio do imvel OU 4. Declarao anual do Imposto de Renda Pessoa Fsica IRPF OU 5. Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS ou da Receita Federal do Brasil RFB OU 6. Contracheque emitido por rgo pblico OU 7. Boleto bancrio de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de sade, de condomnio ou de financiamento habitacional OU 8. Fatura de carto de crdito OU 9. Extrato ou demonstrativo bancrio de outras contas, corrente ou poupana OU 10. Extrato ou demonstrativo bancrio de emprstimo ou aplicao financeira OU 11. Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS OU 12. Guia ou carn do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU ou do Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores - IPVA.

COMPROVANTES DE RENDIMENTOS Apresentar original e cpia de pelo menos um dos itens listados abaixo, de acordo com o tipo de atividade exercida. Devem apresentar comprovante de rendimento todos os membros do grupo familiar que contribuem para a renda mensal indicada no ato da inscrio no SisFIES:

1. ASSALARIADOS - Trs ltimos contracheques, no caso de renda fixa. - Seis ltimos contracheques, quando houver pagamento de comisso. - Seis ltimos contracheques, no caso de pagamento de hora extra. - Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita

- Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio. - CTPS registrada e atualizada. - CTPS registrada e atualizada ou carn do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada domstica. - Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis ltimos meses. - Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos. 2. ATIVIDADE RURAL - Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio. - Declarao de Imposto de Renda Pessoa Jurdica IRPJ. - Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso. - Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos, da pessoa fsica e das pessoas jurdicas vinculadas. - Notas fiscais de vendas dos ltimos seis meses. 3. APOSENTADOS E PENSIONISTAS - Trs ltimos comprovantes de recebimento de aposentadoria ou penso, pelo menos. Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos. - Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio. - Extrato de pagamento dos ltimos trs meses emitido pela Internet no endereo eletrnico http://www.mpas.gov.br. 4. AUTNOMOS - Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio. - Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso. - Guias de recolhimento ao INSS dos trs ltimos meses, compatveis com a renda declarada. - Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos. 5. PROFISSIONAIS LIBERAIS - Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio. - Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso. - Guias de recolhimento ao INSS dos trs ltimos meses, compatveis com a renda declarada. - Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos. 6. SCIOS E DIRIGENTES DE EMPRESAS - Trs ltimos contracheques de remunerao mensal. - Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio. - Declarao de Imposto de Renda Pessoa Jurdica IRPJ. - Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso. - Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos, da pessoa fsica e das pessoas jurdicas vinculadas. 7. RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MVEIS E IMVEIS - Declarao de Imposto de Renda Pessoa Fsica IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio. - Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos. - Contrato de locao ou arrendamento devidamente registrado em cartrio acompanhado dos trs ltimos comprovantes de recebimentos.

DOCUMENTAO A SER ENTREGUE INSTITUIO FINANCEIRA A sua Instituio de Ensino dever checar os documentos abaixo para que depois voc possa apresent-los na Instituio Financeira para contratao do FIES.

DOCUMENTOS DO ALUNO Apresentar original e cpia de TODOS os documentos abaixo: 1. Documento de Regularidade de Inscrio (DRI) emitido pela Instituio de Ensino; 2. Termo de concesso ou de atualizao do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso; 3. Documento de identificao; 4. CPF prprio e, se menor de 18 anos de idade no emancipado, CPF do seu representante legal; 5. Certido de casamento, CPF e documento de identificao do cnjuge, se for o caso; 6. Comprovante de residncia.

DOCUMENTOS DO FIADOR (para Fiana Tradicional e Solidria) Apresentar original e cpia de TODOS os documentos abaixo: 1. Documento de identificao; 2. CPF; 3. Certido de casamento, se for o caso; 4. CPF e documento de identificao do cnjuge, se for o caso; 5. Comprovante de residncia; 6. Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiana solidria.

PRXIMO PASSO: Com o DRI e toda a documentao exigida em mos, basta se dirigir ao Banco escolhido para contratar o FIES.

3 PASSO: Contratao do FIES junto ao Banco Dirija-se agncia bancria escolhida com o DRI e toda a documentao exigida em mos. Apresente tudo ao funcionrio responsvel para contratar o FIES.

Em caso de dvidas ligue para a nossa Central de Atendimento no 4007-1808 (para capitais e regies metropolitanas) ou 0800 800 7788 (para demais localidades). At mais! Equipe do Programa FIES Brasil

Вам также может понравиться