Вы находитесь на странице: 1из 16

Carro flex com etanol: uma atitude inteligente.

O carro flex, abastecido com lcool combustvel, o etanol, uma arma poderosa no combate ao aquecimento global, um dos principais problemas que o mundo enfrenta.

ETANOL
Bom para o carro. Bom para o Planeta. Bom para Voc.

. Enquanto o mundo busca alternativas ao petrleo, o Brasil j usa etanol em larga


escala h mais de 30 anos. Neste perodo, adquirimos enorme experincia na produo e uso do etanol de cana-de-acar e hoje podemos dizer, com orgulho, que dominamos essa tecnologia com elevados ndices de excelncia e competitividade.

. O etanol de cana reconhecido no mundo inteiro como uma importante fonte de


energia limpa e renovvel. A emisso de gases de efeito estufa, responsveis pelo aquecimento global, dos quais o gs carbnico (CO2) o principal, 90% menor quando se usa etanol em vez de gasolina. Isso acontece porque a cana-de-acar, por meio da fotossntese, absorve no seu crescimento quase a mesma quantidade de CO2 que gerado nas etapas de produo, transporte e consumo do etanol.

. Desde o lanamento dos veculos flex em 2003, o uso do etanol evitou a adio de
mais de 100 milhes de toneladas de CO2 na atmosfera. algo como se, por exemplo, dois importantes pases da Amrica do Sul Colmbia e Peru deixassem de emitir CO2 por um ano. Alm disso, diferentemente da gasolina e do diesel, o etanol praticamente no contm enxofre, partculas e outros poluentes da atmosfera. E, em casos de vazamento de combustvel, os impactos ambientais com etanol so muito menores do que com gasolina ou diesel, pois o produto biodegradvel.

. Se voc espera de seu carro mais potncia, fora de arranque e velocidade, deve
escolher o etanol. No por outra razo que diversas modalidades de corridas esportivas, como a Formula Indy e a Stock Car Brasil, optaram por esse combustvel.

. O uso do etanol no para de crescer. J usado em


motocicletas flex, nibus urbanos e pequenos avies. Em um futuro prximo, deve ser tambm usado em caminhes, equipamentos agrcolas e geradores.

De ponta a ponta
No ciclo de produo, desde o cultivo da cana-de-acar at o escapamento dos veculos, a emisso de gases de efeito estufa pelo uso do etanol 90% inferior gerada pela gasolina!

Bom, econmico, potente e verstil.


Promovendo a produo e o uso em larga escala do etanol, o Brasil construiu o mais bem-sucedido programa de biocombustvel do planeta.

O quE ETANOL?
Etanol o nome tcnico usado no mundo inteiro para o lcool etlico comum. Ao contrrio do petrleo, que pode acabar algum dia, o etanol um combustvel renovvel, normalmente produzido a partir de plantas cultivadas, como a cana-de-acar, o milho, a beterraba, o trigo e a mandioca. Portanto, etanol e lcool comum so a mesma coisa. At o final deste ano, todos os postos de combustvel do pas adotaro o nome etanol.

Do que produzido o etanol brasileiro?

Devo abastecer o meu carro flex com etanol ou gasolina?

No Brasil produzido essencialmente da cana-de-acar, que a matria prima mais eficiente que se conhece hoje para a sua produo comercial. O balano energtico do etanol de cana aproximadamente sete vezes maior que o obtido pelo etanol de milho, produzido nos EUA, e quatro vezes maior que o obtido pelo etanol de beterraba e de trigo na Europa. A reduo de gases de efeito estufa do etanol de cana-de-acar (90% em relao gasolina) tambm trs vezes superior a do etanol de milho (30%).
A gasolina brasileira contm etanol?

D preferncia ao etanol. Alm dos benefcios ambientais e melhor desempenho do veculo em relao gasolina, o etanol tambm se mostra vantajoso em termos econmicos. Mesmo com um contedo energtico menor, o que torna o seu consumo maior, o preo competitivo do etanol em grande nmero dos estados do pas faz com que o seu uso faa bem ao bolso. Como se pode ver, no balano geral o etanol ganha!
Existe risco de o motor se acostumar s com o etanol, o que obrigaria a alternar o uso de etanol com gasolina?

Sim. No Brasil, toda a gasolina, seja ou no para uso automotivo, contm de 20% a 25% de etanol anidro (0,4% de gua, em volume). O percentual exato depende de decises e polticas governamentais. Alm disso, praticamente todos os postos de combustveis do pas oferecem etanol hidratado puro (4% de gua, em volume) para carros a lcool e modelos flex. O etanol aditivado, lanado recentemente no mercado, possui uma formulao de aditivos que otimiza o consumo e a limpeza do motor.

No, muito pelo contrrio. O motor flex foi projetado para usar tanto etanol como gasolina, em qualquer proporo. Ou seja, no necessrio alternar combustveis no tanque. Voc pode usar apenas etanol puro no seu tanque.

Por que o preo do etanol varia tanto ao longo do ano?

Em geral, o preo do etanol mais atrativo do que o da gasolina para a maioria dos brasileiros. Contudo, ele pode apresentar variaes significativas entre as diferentes pocas do ano. Os preos do etanol so definidos pela lei da oferta e procura e, assim como acontece com as frutas, cereais e demais produtos de origem agrcola, que so influenciados pelo andamento da safra. Portanto, no perodo de entressafra, quando a colheita da cana no est sendo realizada, os preos normalmente tendem a ser maiores; a safra na regio Centro-Sul ocorre entre os meses de abril a novembro.

Assim como o etanol, os preos do petrleo tambm apresentam elevada volatilidade ao longo do tempo. Essa oscilao de preos, contudo, no observada no mercado brasileiro de gasolina. O preo recebido pelo produtor de gasolina no determinado pelas leis de mercado e, por isso, mais estvel. Essa dinmica s possvel porque quase toda a produo de gasolina do Pas realizada por uma nica empresa. No caso do etanol, o preo definido em um mercado competitivo onde operam mais de 430 unidades produtoras.

Por que o preo do etanol varia de uma regio para outra?

Por que o Brasil est na dianteira em biocombustveis?

O imposto estadual cobrado sobre o etanol ICMS fundamental na formao do preo final do produto em cada regio. O Estado de So Paulo, por exemplo, tem a menor incidncia deste imposto, beneficiando diretamente os consumidores. Outros estados, no entanto, ainda adotam alquotas de ICMS elevadas para o etanol, e o resultado um preo bem mais alto ao consumidor. No Pas, a alquota do ICMS cobrado sobre o etanol combustvel varia de 12% a 28%. Os estados de So Paulo, Paran, Bahia e Gois so aqueles onde a incidncia de impostos sobre o etanol mais baixa. Alm do diferencial de imposto cobrado nos estados, o preo de bomba em cada regio tambm depende dos custos de transporte do etanol e das margens de comercializao praticadas por distribuidoras e postos revendedores.

O etanol um produto que sempre apresentou excelentes propriedades para ser usado como combustvel. No principio do sculo XX, j existiam carros movidos a etanol. Pesquisadores brasileiros estudam o produto desde a dcada de 1920 e muito se aprendeu sobre a sua produo e uso desde ento (na agricultura, na produo industrial e na tecnologia dos motores). Com a criao do PROLCOOL, em 1975, como resposta pioneira do Brasil primeira crise mundial do petrleo, o etanol ganhou grande impulso e se integrou definitivamente matriz energtica brasileira. Hoje, so mais de 400 usinas produzindo acar e etanol em 22 estados brasileiros e com presena em mais de 1.000 municpios. oportuno lembrar que a aptido agrcola do Pas e os investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento tecnolgico so, tambm, fatores que tm contribudo para o sucesso desse combustvel renovvel.

Principais produtos da cana-de-acar


Tecnologia atual Tecnologia em desenvolvimento

Cana-de-acar

Colmos de cana Palha (pontas e folhas)

Bagao

Caldo de cana

Etanol Bioeletricidade

Acar

Bioplsticos

Bio-hidrocarbonetos (diesel de cana)

O que etanol de segunda gerao?

A cana-de-acar tambm produz eletricidade?

um produto que deve chegar ao mercado em alguns anos e que ser produzido a partir de qualquer tipo de material que contenha celulose, como restos de madeira e de produtos agrcolas, plantas especialmente cultivadas para esse fim, e mesmo lixo orgnico. No caso da cana-de-acar, a celulose est presente no bagao e na palha da cana (ver figura ao lado). O etanol de segunda gerao permitir dobrar a quantidade de etanol produzido por unidade de rea. Isso significa aumentar a produo sem, necessariamente, expandir a rea cultivada.

Sim, a chamada bioeletricidade a energia eltrica gerada pela queima do bagao e da palha da cana-de-acar em caldeiras. Desde a dcada de 1980, um nmero crescente de usinas tm produzido bioeletricidade acima de suas necessidades no perodo da safra, exportando o excedente de energia para a rede eltrica nacional. Trata-se de energia limpa e renovvel para o sistema eltrico brasileiro, prxima aos grandes centros de consumo e disponvel nos meses da safra de cana, que coincidem justamente com o perodo mais seco do ano no Centro-Sul do Pas, quando os reservatrios das hidroeltricas esto mais baixos. Graas produo simultnea de etanol e bioeletricidade, a cana-de-acar j responde hoje por 18% da matriz energtica brasileira. Trata-se da segunda principal fonte de energia do Pas, abaixo dos derivados de petrleo e acima da hidroeletricidade.

Meio Ambiente, Segurana Alimentar e Trabalho


Adotando novos valores, o setor sucroenergtico avana no sculo 21

O setor sucroenergtico e o meio ambiente: uma relao de respeito

Flex toda a vida


O Pas j conta com a maior frota de veculos flex do mundo, acima de 11 milhes de unidades, que podem ser abastecidos com etanol em aproximadamente 35 mil postos de combustveis. Os veculos flex foram projetados para funcionar, por toda a sua vida, com etanol, gasolina ou qualquer mistura desses combustveis. Um sensor identifica a presena de etanol no tanque do veculo e a central eletrnica que comanda o motor faz automaticamente os ajustes necessrios, de modo que qualquer desses combustveis usado no veculo consumido de forma eficiente. No deixe de tomar conhecimento sobre as recomendaes referentes aos cuidados que o veculo deve receber para proporcionar satisfao, economia, segurana e emisso baixa de poluentes e de rudo.

O setor sucroenergtico tem se comprometido com o fim da queima da cana-de-acar no campo uma antiga prtica usada para facilitar o corte manual. Nas reas tradicionais, as usinas e os fornecedores firmaram voluntariamente acordos com o governo para antecipao da mecanizao da colheita da cana. Em So Paulo, quase 60% da cana colhida em 2010/11 ser feita sem o uso do fogo, representando um avano importante. Tais acordos tambm prevem compromissos com a proteo das matas ciliares, a conservao do solo e dos recursos hdricos e a reduo das emisses atmosfricas. Nas reas de expanso da cana-de-acar no Sudeste e CentroOeste, novas usinas somente so autorizadas se houver mecanizao total da colheita da cana. Alm disso, prticas como o controle biolgico de pragas, o uso de subprodutos da cana

como fertilizantes e aes para reduo no consumo de gua so usuais. Diversas empresas do setor se submetem regularmente certificao de seus sistemas de gesto ambiental e publicam relatrios de sustentabilidade.
A expanso da cultura da cana representa uma ameaa para a Amaznia?

Isso no verdade, especialmente porque condies climticas, agronmicas, logsticas e econmicas desfavorecem a produo eficiente da cana-de-acar nessa regio. Para evitar essa discusso recorrente, criada e alimentada por adversrios dos biocombustveis, que temem o seu crescente uso no mundo, o governo brasileiro props o Zoneamento Agroambiental da cana-de-acar. Criado por uma legislao especfica em 2009, este zoneamento estabelece a proibio do plantio da cana em regies mais sensveis, como a Amaznia e o Pantanal, e o seu cultivo pode ocorrer apenas em reas j ocupadas pela produo agropecuria, sem qualquer desmatamento adicional.

Nmeros de dar inveja ao mundo


. Mais de 400 usinas produzem etanol, acar e bioeletricidade no Brasil. A safra de cana-de-acar em 2009/10 atingiu cerca de 600 milhes de toneladas. O Brasil o maior produtor de cana e o maior exportador mundial de acar e de etanol. . Aproximadamente 9 em cada 10 carros novos vendidos no Brasil so flex. Em maro de 2010, a frota flex atingiu a histrica marca de 10 milhes de veculos flex no Brasil. . Doze montadoras oferecem cerca de 90 modelos de carros flex pelo preo equivalente ao das verses movidas gasolina. . O Brasil o nico pas do mundo onde o consumo de um combustvel alternativo, no caso o etanol, supera o consumo de gasolina. . O etanol produzido de cana-de-acar j virou matria-prima para a produo do plstico verde. Nesse processo, o etanol transformado em bio-etileno, que a base de produo de bioplsticos que reduzem consideravelmente a dependncia de fsseis. . No mundo finito dos combustveis fsseis, cerca de 20 pases, a maioria situada em regies politicamente conturbadas, abastecem os quase 200 pases do mundo de hoje. No mundo infinito dos combustveis renovveis, mais de 100 pases, quase todos situados na faixa tropical do planeta, j produzem hoje canade-acar e podem se tornar produtores, usurios e exportadores potenciais de etanol renovvel. . Graas produo simultnea de biocombustveis e bioeletricidade, a cana-de-acar j a principal fonte de energia renovvel do Brasil, frente das hidreltricas.

A produo do etanol compete com a produo de alimentos?

No, no Brasil o etanol no compete com alimentos. Atualmente o plantio de cana para a produo de etanol ocupa 4,8 milhes de hectares, ou seja, apenas 1,5% de todas as terras arveis do Pas. As estatsticas oficiais de produo agrcola mostram que, paralelamente expanso da cultura da cana, o Brasil vem batendo recordes na produo de gros, oleaginosas, carnes, laticnios e fibras txteis. Somente na ltima dcada, dobramos a produo de gros e j somos o terceiro maior exportador mundial de produtos de origem agropecuria, com notveis ganhos de produtividade.
As prticas de trabalho no setor sucroenergtico

deral, os trabalhadores e os empresrios do setor sucroenergtico assinaram o Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Indstria da Cana-de-Acar. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que vai proporcionar um vigoroso salto de qualidade nas condies e relaes de trabalho, particularmente nas atividades desenvolvidas no campo. Para minorar os impactos da substituio do corte manual da cana pelo mecanizado, foram idealizados programas como o RenovAo, que est requalificando mais de 6 mil pessoas impactadas pelo fim da colheita manual em So Paulo a cada ano. Se uma mquina elimina cerca de 80 empregos no corte manual da cana, ela tambm gera cerca de 20 novos empregos mais qualificados e melhor remunerados (operador de colhedeira, tratorista, soldador, mecnico de manuteno, etc.). Alm da requalificao profissional para o setor, tambm oferecido treinamento para atividades em outros setores (construo civil, servios industriais e agrcolas, computao, etc.). Dessa maneira, cortadores passam a ter uma nova oportunidade na vida profissional, inclusive para ganhar mais.

Mais de um milho de brasileiros trabalham hoje no setor sucronergtico, uma das atividades que mais geram emprego formal no Pas. Em 2008, o governo fe-

A maior iniciativa de comunicao institucional do setor sucroenergtico brasileiro.


O Projeto AGORA visa desenvolver um amplo esforo integrado de comunicao e de marketing destinado a transmitir opinio pblica os benefcios da produo e do uso de energias limpas e produtos renovveis e sustentveis de origem agrcola, como o etanol, a bioeletricidade, os bioplsticos, os biohidrocarbonetos e outros que sejam de interesse da sociedade. O programa tem quatro objetivos gerais: . Esclarece e promove questes relacionadas com as mudanas climticas e meio ambiente, destacando a contribuio do etanol e da bioeletricidade; . Informa e fomenta a cadeia produtiva sucroenergtica, salientando os seus impactos e benefcios sobre a economia brasileira; . Empreende esforos para ampliar o consumo do etanol em veculos automotores e motocicletas, incentivando novos usos do produto (nibus, tratores, bioplsticos, etc.) e o crescimento da bioeletricidade; . Esclarece mitos sobre o setor sucroenergtico. Para saber mais sobre o Projeto AGORA acesse: www.projetoagora.com.br

Esta uma publicao da Unica Unio da Indstria de Cana-de-Acar. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2179 . 9 andar . So Paulo . SP . Brasil . Fone (11) 3093 4949 . www.unica.com.br Edio e Design Luc Comunicao Integrada . Fone (11) 5044 6099 . www.lucc.com.br Projeto e edio de arte Eduardo Matsuda . Jornalista Responsvel Sonia Regina Cociuffo (Mtb 11.739) Autorizada a reproduo parcial ou total deste material desde que citadas as fontes.

quem faz o Projeto AGORA acontecer

O selo FSC a garantia de que a madeira utilizada na fabricao do papel deste folheto provm de florestas bem manejadas e outras fontes controladas.

Вам также может понравиться