Вы находитесь на странице: 1из 5

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO O sistema reprodutor feminino constitudo por dois ovrios, duas tubas uterinas (trompas de Falpio),

, um tero, uma vagina, uma vulva. Ele est localizado no interior da cavidade plvica. A pelve constitui um marco sseo forte que realiza uma funo protetora.

A vagina um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elsticas, que liga o colo do tero aos genitais externos. Contm de cada lado de sua abertura, porm internamente, duas glndulas denominadas glndulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante. A entrada da vagina protegida por uma membrana circular - o hmen - que fecha parcialmente o orifcio vulvo-vaginal e quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relaes sexuais. A vagina o local onde o pnis deposita os espermatozides na relao sexual. Alm de possibilitar a penetrao do pnis, possibilita a expulso da menstruao e, na hora do parto, a sada do beb. A genitlia externa ou vulva delimitada e protegida por duas pregas cutneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lbios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lbios so recobertos por plos pubianos. Mais internamente, outra prega cutneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lbios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva tambm est o clitris, formado por tecido esponjoso ertil, homlogo ao pnis do homem.

Imagem: Superinteressante colees O Corpo Humano - Sexo: a Atrao Vital Ovrios: so as gnadas femininas. Produzem estrgeno e progesterona, hormnios sexuais femininos que sero vistos mais adiante.

No final do desenvolvimento embrionrio de uma menina, ela j tem todas as clulas que iro transformar-se em gametas nos seus dois ovrios. Estas clulas - os ovcitos primrios - encontram-se dentro de estruturas denominadas folculos de Graaf ou folculos ovarianos. A partir da adolescncia, sob ao hormonal, os folculos ovarianos comeam a crescer e a desenvolver. Os folculos em desenvolvimento secretam o hormnio estrgeno. Mensalmente, apenas um folculo geralmente completa o desenvolvimento e a maturao, rompendo-se e liberando o ovcito secundrio (gaemta feminino): fenmeno conhecido como ovulao. Aps seu rompimento, a massa celular resultante transforma-se em corpo lteo ou amarelo, que passa a secretar os hormnios progesterona e estrgeno. Com o tempo, o corpo lteo regride e converte-se em corpo albicans ou corpo branco, uma pequena cicatriz fibrosa que ir permanecer no ovrio.

O gameta feminino liberado na superfcie de um dos ovrios recolhido por finas terminaes das tubas uterinas - as fmbrias. Tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falpio: so dois ductos que unem o ovrio ao tero. Seu epitlio de revestimento formados por clulas ciliadas. Os batimentos dos clios microscpicos e os movimentos peristlticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino at o tero.

tero: rgo oco situado na cavidade plvica anteriormente bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miomtrio) e com formato de pra invertida. revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glndulas - o endomtrio.

O sistema reprodutor feminino o responsvel pelo ciclo menstrual.


Menstruao a causa fisiolgica do perodo frtil da mulher, que se d caso no haja a fecundao do ovcito, permitindo a eliminao peridica, atravs da vagina, do endomtrio uterino (ou mucosa uterina).O folculo ovariano em desenvolvimento, comandado pela glndula hipfise, produz os hormnios ovarianos estrognio e progesterona, que promovem o desenvolvimento endometrial prprio para gestao. Porm, o ovcito no sendo fecundado, ocorre a involuo do corpo lteo, e, consequentemente, queda brusca dos hormnios ovarianos produzidos por ele. Esta queda da concentrao hormonal causa a degenerao e necrose do tecido endometrial, que era estimulado pela ao destes hormnios. O ovcito no fecundado se degenera, e sai com muco uterino (ou endomtrio), sangue e hormnios. Em condies normais, e no havendo nada que impea os ciclos femininos, este fenmeno ocorre, em mdia, de 28 em 28 dias, e tem uma durao de 3 a 7 dias.

Gravidez

A gravidez o perodo que vai desde a fecundao do vulo feminino pelo espermatozide masculino at o momento do parto. Esse processo gerador da vida humana leva, em mdia, 9 meses, e repleto de transformaes, sintomas e sensaes: a mgica da vida tornando-se real a cada dia. A gravidez um perodo importante na vida de toda mulher e, por isso, requer cuidados especiais. O acompanhamento mdico e a realizao do pr-natal so fundamentais nesse momento.

Gravidez psicolgica ou Pseudociese


Como o ciclo menstrual est intimamente ligado ao hipotlamo (o centro das emoes) um abalo psicolgico ou alterao psiquitrica poderia desencadear um desequilbrio do ciclo menstrual, levando ao atraso menstrual. Iniciando uma falsa gravidez com todos os sintomas de enjos, dor nas mamas e aumento do abdome. O tratamento indicado psicoterapia e, se necessrio, interveno psiquitrica.[5]

Вам также может понравиться