Вы находитесь на странице: 1из 8

Voc tem orgulho de ser brasileiro? Levando em conta os aspectos gerais a maioria diz, sim!

Uma Jornalista holandesa postou uma crnica no facebook criticando os brasileiros que falam mal da nossa nao, como se o Brasil no prestasse, e os outros pases fossem as mil maravilhas. Ela passa a listar uma grande quantidade de pontos positivos do nosso pas, tais como: - O melhor sistema de votao do mundo, gerando o mnimo de desconfiana possvel; nico pas do hemisfrio sul no projeto Genoma; Um mercado editorial de livros maior do que o da Itlia; o mais moderno sistema bancrio do planeta; 3 maior democracia do mundo, estes so apenas alguns motivos que ela cita.

So motivos capazes de levar at mesmo o menos patritico a olhar para nosso pais com outros olhos, e so motivos suficientes para levar o mais patritico a gritar: Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor!

Os cidados de Filipos tinham orgulho de pertencerem a essa cidade fundada por Filipe II, pai de Alexandre, o grande, pois ela era colnia romana, fora de Roma, ela era um rplica da capital do imprio no s na aparncia, mas tambm na cultura, poltica, tica, legislao e assim todos os seus habitantes desfrutavam livremente de todos os privilgios de Cidados de Roma, se vestiam como Romanos e falavam latim.

Mas Paulo escrevendo da priso (provavelmente Roma) alerta-os quanto a uma cidadania mais importante que a romana, a saber, a cidadania celestial. Ele os faz pensar na realidade futura e assim buscarem viver como cidados do cu, e mostra-os que a igreja uma colnia dos cus aqui na terra.

O objetivo do ap. Paulo com essa passagem a santidade dos crentes de Filipos, o que est de acordo com aquilo que ele vem tratando desde o inicio da sua carta (1. 12 e 27), sendo ainda mais forte com o seu prprio exemplo trazido no captulo 3. 3-16, em contraste com os judaizantes (3.1,2), onde usando a metfora de um atleta, enfatiza a progressividade, dedicao, objetividade, determinao e disciplina na vida crist. Em 3. 17-21 a figura a vida poltica, mas objetivo o mesmo, que est na mente de Paulo a perfeio, a saber, o autntico viver cristo em contraste com o falsos crentes combatidos ao longo desse captulo.

Assim ele nos ensina como deve ser o autntico viver cristo.

Or. Interrogativa: Como deve ser autntico viver cristo? Transio: O autentico viver cristo ser: 1 - CONSCIENTE DO PADRO A SER SEGUIDO: V.17 O ap. Paulo suplica aos crentes de Filipos que se esforcem ao mximo para seguir seu modelo, que se espelhem nele quanto ao comportamento, ou seja, ele deseja que os crentes trilhem o mesmo caminho que ele, pois o seu modelo Cristo Sede meus imitadores como eu sou de Cristo (1 Co 11.1).

Isso ele deixa claro desde o inicio dessa epstola, pois em 1.6, fala da consumao da obra que ser completada em ns, conformando-nos imagem de Cristo (Rm 8.29), no cap. 2 cristo colocado como o maior exemplo: Tende em vs o mesmo sentimento que houve em Cristo (2.5).. No cap. 3 onde considera tudo como perda, refugo, por causa de Cristo e

anseia pelo momento em que seremos totalmente restaurados. O desejo do Apstolo ser como Cristo, alcanar a Perfeio.

Paulo deseja tambm que os crentes o sigam observando aqueles que seguem seu exemplo, pois estes tambm so verdadeiros seguidores de Cristo que nessa carta apresentado como o exemplo de humildade e abnegao (2.511).

A Carta aos Filipenses marcada por pessoas que seriam o exemplo: Paulo o exemplo de algum que luta pelo evangelho (1.1-27), Timteo e Epafrodito so exemplos de pessoas que se dedicam ao evangelho (2.19-30).

A recomendao de Paulo que os crentes imitem aqueles que vivem por modo digno do evangelho (1.27), que tm o evangelho como parmetro. Uma das marcas do crente verdadeiro seguir quem segue a Cristo. Ns temos necessidade de parmetro na vida crist. Seguir um padro de santidade nos ajuda a viver tambm em santidade, nos ajuda a alcan-la.

Ilustrao: Eu imitando meu av.

Se queremos crescer em santidade devemos seguir o modelo de Cristo e observar os que andam segundo o evangelho. Se queremos que outros cresam em santidade devemos ns mesmos ser padres de santidade para elas. Aqui a santidade vem por imitao.

Como autnticos Cidados dos cus devemos ter conscincia, padro a ser seguido, mas tambm devemos ter conscincia:

2 Dos nossos adversrios

O motivo do apelo de Paulo aos Filipenses a existncia de um grupo de pessoas dentro da igreja de Filipos que de crente possuam apenas o nome, portanto Paulo adverte repetidamente e chorando: __ no sigam o exemplo dessas pessoas. Mantenham-se longe desses, pois so inimigos da cruz de Cristo.

So libertinos e sensualistas glutes e grosseiramente imorais. Assim, esses falsos mestres eram aqueles que haviam transformado a liberdade crist em libertinagem (Gl 5.13). caminham na contramo da proposta do evangelho que a transformao completa do ser humano.

Essas pessoas infiltradas dentro do cristianismo banalizam a cruz de Cristo, tentam diminuir o alto preo do evangelho, lutam contra Cristo, so verdadeiros lobos em pele de obelhas. A descrio desse grupo dada com detalhes no verso 19, onde ele afirma:

O Deus deles o ventre: So adoradores de si mesmos, eles vivem para satisfazer seus apetites sensuais, carnais... So egostas, levianos, mundanos.

A glria... infmia: Eles invertem os padres morais. Se gloriam daquilo que deveriam ter vergonha. Aprovam o mal e condenam o bem. So os do nosso meio que dizem: _No tem nada a ver!

Eles s pensam em coisas terrenas. Essas pessoas esto preocupadas em atender o aqui e agora, no tm a dimenso do eterno. Vivem para satisfazer aquilo que passageiro. No se preocupam com as coisas espirituais.

O destino deles a perdio, isto , sero condenados ao inferno. Eles colhero o fruto daquilo que eles semearam. Deus os retribuir conforme as suas obras. Visto que se tornaram pedras de tropeo, sero lanados no lugar preparado para o diabo e seus anjos.

Com estas observaes como se Paulo estivesse-lhes dizendo: olhe bem para mim, para aqueles que andam como eu ando, e olhe para estas pessoas: eles esto em nosso meio, mas no seguem a Cristo, mostram um caminho atraente cujo fim a morte.

Muitos dos que esto em nosso meio tambm so inimigos da Cruz de Cristo (no que declarem isso, mas o comportamento denuncia). So pessoas amigas dos prazeres da carne, so adlteros, sensuais, mentirosos, travestidos de crentes. No so dignos de imitao. Agem de forma contrria ao evangelho, fazendo com que muitos tropecem e caiam.

Ilustrao: Paul Washer no Twiter: Pedem orao, mas no posso nem olhar para a foto delas. So muito sensuais...

Que estejamos prontos a combater esse tipo de comportamento, que fujamos dessas coisas preservando, nossas vidas e de nossos irmos. Aqui a santidade vem por preveno!

Como cidados dos cus, seguimos um padro aqui na terra, devemos ser conscientes dos nossos adversrios, mas tambm devemos ser conscientes:

3. DO NOSSO DESTINO ETERNO: vv. 20 e 21 Os habitantes de Filipos como cidados romanos, tinham seus direitos assegurados por Roma e se orgulhavam destes: iseno de sofrer aoites, iseno de ser preso a no ser em casos extremos, iseno de impostos, direito de apelar para o imperador, e vantagens na poltica, etc. Suas vidas eram governadas por Roma de acordo com os padres romanos. Mas Paulo est lhes falando sobre a necessidade de apossarem de um conceito muito maior de cidadania que pertence a todo filho de Deus sem distino. Nossa Ptria est nos cus, ela a ptria superior, cidade preparada por Deus (Hb 11.16), esse o destino eterno dos filhos de Deus, em contrate com o destino daqueles que s pensam em coisas terrenas, que a perdio! Os cristos de Filipos deviam ter sempre em mente que eram cidados dos cus porque nasceram do alto, para viverem uma vida elevada, de santidade, nosso padro de vida deve ser compatvel com a cidade celestial. Eles no

deveriam perder a conscincia dessa ptria, pois dela aguardamos o nosso salvador. De onde tambm aguardamos o Salvador. Conforme prometera, Jesus voltar, no mais como um servo sofredor e humilhado, mas voltar em glria, todo o olho ver, ento os seus habitaro com ele na Ptria celestial. A expectativa da segunda vinda de Cristo tem uma influncia santificadora sobre as nossas vidas. Se aguardamos esse dia devemos pautar a nossa vida segundo essa expectativa, isto , porque Cristo voltar temos de estar preparados, no podemos encarar a volta de Cristo como algo normal, ignorando-a e vivendo em pecaminosidade, devemos viver em santidade! (1 Jo 3.3 a si mesmo se purifica...) O qual transformar o nosso corpo de humilhao, para ser igual o corpo de sua glria. Aqui nessa terra nosso corpo est sujeito, s enfermidades, fraqueza, corrupo, consequncias do pecado, por isso um corpo de humilhao! Mas esse corpo no ser para sempre assim, ele ser totalmente revestido da imortalidade, e ser como o corpo glorioso de Cristo. Ele far isso pelo seu imenso poder transformador que capaz de subjugar todas as coisas. (1 Jo 3.2 - seremos semelhantes a ele...) Essa deve ser sua grande expectativa como Cristo. Aqui a santidade final (Aquele que comeou a boa obra... 1.6), e ser outorgada na consumao de todas as coisas. O cidado dos cus anseia por este momento mais que todas as coisas. Concluso: O autntico viver cristo, o viver do verdadeiro cidado dos cus, esse modo de vida deve ser consciente do padro a ser seguido, dos nossos adversrios e tambm do nosso destino eterno.

O nosso grande objetivo deve ser esse que Paulo trata nessa passagem, um vida de santidade. Compatvel com a nossa realidade futura. No mundo onde tudo tem sido relativizado, a imoralidade tem ganhado cada vez mais fora, a impureza tem sido prefervel pureza, esse o padro do mundo. Que voc possa cada dia mais, ter conscincia do padro a ser seguido, que possa viver a santidade de verdade! 1- Que possamos identificar os inimigos da cruz de Cristo, reprovar as suas obras cientes que o caminho deles o de perdio em contraste com o nosso caminho de salvao. 2 - Que tenhamos sempre a esperana viva de habitar novos cus e nova terra! 3 - Que no deixemos de pensar na 2 vinda de Cristo, e assim possamos nos santificar cada dia mais. 1 - Que ns pastores busquemos viver em santidade, que nos esforcemos, para sermos padres para os novos na f, crianas. 2 - Que procuremos com toda nossa fora preservar nosso rebanho que nos foi confiado. A grande mensagem de Paulo aos Filipenses nessa passagem : o cu cale tudo que temos! Que possamos pautar a nossa vida pela nossa cidadania celestial que desejemos esse dia: oh! Que dia glorioso esse dia h de ser! Hino 292

Вам также может понравиться