Вы находитесь на странице: 1из 15

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro

Livro II Resolues

RESOLUO ANEEL NO 024, DE 27 DE JANEIRO DE 2000


Estabelece as disposies relativas Continuidade da Distribuio de energia eltrica s unidades consumidoras O DIRETOR-GERAL DA AGNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELTRICA ANEEL, no uso de suas atribuies regimentais, de acordo com deliberao da Diretoria e tendo em vista o disposto no art. 6o da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; no art.25 da Lei no 9.074, de 7 de julho de 1995; no art. o 2o da Lei n 9.427, de 26 de dezembro de 1996; no inciso III do art. 4 do Decreto n 2.335, de 6 de outubro de 1997, e considerando que: existe a necessidade de rever, atualizar e consolidar as disposies referentes continuidade da o distribuio de energia eltrica, definidas na Portaria DNAEE n 046, de 17 de abril de 1978; compete ANEEL regular os servios de energia eltrica, expedindo os atos necessrios ao cumprimento das normas estabelecidas pela legislao em vigor; compete ANEEL estimular a melhoria do servio prestado e zelar, direta ou indiretamente, pela sua boa qualidade, observado, no que couber, o disposto na legislao vigente de proteo e defesa do consumidor; e foram recebidas sugestes dos consumidores, de associaes representativas dos distribuidores de energia eltrica, das concessionrias de servio pblico de energia eltrica, bem como sugestes o encaminhadas em funo da Audincia Pblica n 005, realizada em 29 de outubro de 1999, RESOLVE: Art. 1 Estabelecer, na forma que se segue, as disposies relativas continuidade da distribuio de energia eltrica, nos seus aspectos de durao e freqncia, a serem observadas pelas concessionrias e permissionrias de servio pblico de energia eltrica s unidades consumidoras. Art. 2 A continuidade da distribuio de energia eltrica dever ser supervisionada, avaliada e controlada por meio de indicadores que expressem os valores vinculados a conjuntos de unidades consumidoras e s unidades consumidoras individualmente consideradas. DA TERMINOLOGIA E CONCEITOS Art. 3 Para os efeitos desta Res oluo, so adotadas as terminologias e os conceitos a seguir definidos: I Concessionria ou Permissionria Agente titular de concesso ou permisso federal para explorar a prestao de servios pblicos de energia eltrica, referenciado, doravante, nesta Resoluo, apenas pelo termo concessionria. II Conjunto de Unidades Consumidoras Qualquer agrupamento de unidades consumidoras, global ou parcial, de uma mesma rea de concesso de distribuio, definido pela concessionria ou permissionria e aprovado pela ANEEL .
o o o

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

III Consumidor Pessoa fsica ou jurdica, ou comunho de fato ou de direito legalmente representada, responsvel pelo pagamento das faturas e pelas demais obrigaes fixadas em normas e regulamentos do rgo regulador, assim vinculando-se ao contrato de fornecimento, uso do sistema ou de adeso. IV Durao Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora ( DEC ) Intervalo de tempo que, em mdia, no perodo de observao, em cada unidade consumidora do conjunto considerado, ocorreu descontinuidade da distribuio de energia eltrica. V Durao de Interrupo Individual por Unidade Consumidora ( DIC ) Intervalo de tempo que, no perodo de observao, em cada unidade consumidora, ocorreu descontinuidade da distribuio de energia eltrica. VI Durao Mxima de Interrupo Contnua por Unidade Consumidora ( DMIC ) Tempo mximo de interrupo contnua, da distribuio de energia eltrica, para uma unidade consumidora qualquer. VII Freqncia Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora ( FEC ) Nmero de interrupes ocorridas, em mdia, no perodo de observao, em cada unidade consumidora do conjunto considerado. VIII Freqncia de Interrupo Individual por Unidade Consumidora ( FIC ) Nmero de interrupes ocorridas, no pero do de observao, em cada unidade consumidora. IX Indicador de Continuidade Representao quantificvel do desempenho de um sistema eltrico, utilizada para a mensurao da continuidade apurada e anlise comparativa com os padres estabelecidos. X Indicador de Continuidade Global Representao quantificvel do desempenho de um sistema eltrico, agregada por empresa, estado, regio ou Pas. XI Interrupo Descontinuidade do neutro ou da tenso disponvel em qualquer uma das fases de um circuito eltrico que atende a unidade consumidora. XII Interrupo de Longa Durao Toda interrupo do sistema eltrico com durao maior ou igual a 1 (um) minuto. XIII Interrupo Programada Interrupo antecedida de aviso prvio, por tempo preestabelecido, para fins de interveno no sistema eltrico da concessionria.

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

XIV Interrupo de Urgncia Interrupo deliberada no sistema eltrico da concessionria, sem possibilidade de programao e caracterizada pela urgncia na execuo de servios. XV Metas de Continuidade Padres estabelecidos pela ANEEL, para os indicadores de continuidade, a serem respeitados mensalmente, trimestralmente e anualmente, para perodos preestabelecidos. XVI Padro de Continuidade Valor limite de um indicador de continuidade aprovado pela ANEEL e utilizado para a anlise comparativa com os indicadores de continuidade apurados. XVII Restabelecimento da Continuidade da Distribuio de Energia Eltrica Retorno do neutro e da tenso disponvel em todas as fases, com permanncia mnima de tempo igual a 1 minuto, no ponto de entrega de energia eltrica da unidade consumidora. XVIII Servio Essencial Todo servio ou atividade caracterizado como de fundamental importncia para a sociedade, desenvolvido nas unidades consumidoras a seguir exemplificadas: a) servio pblico de tratamento de gua e esgoto; b) processamento de gs liqefeito de petrleo e combustveis; c) estabelecimento hospitalar pblico ou privado; d) transporte coletivo; e) servio pblico de tratamento de lixo; f) s ervio pblico de telecomunicaes; g) centro de controle de trfego areo; e h) segurana pblica. XIX Unidade Consumidora Conjunto de instalaes e equipamentos eltricos caracterizado pelo recebimento de energia eltrica em um s ponto de entrega, com medio individualizada e vinculada a um nico consumidor. DA COLETA E ARMAZENAMENTO DOS DADOS DE INTERRUPES Art. 4 A partir de janeiro de 2000, os indicadores de continuidade devero ser apurados por meio de procedimentos auditveis e que contemplem desde o nvel de coleta de dados das interrupes at a transformao desses dados em indicadores.
o

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

1 Os dados das interrupes de longa durao e os indicadores deles provenientes devero ser mantidos por um perodo mnimo de 3 (trs) anos, para uso da ANEEL, bem como dos consumidores. 2 Para cada conjunto afetado por interrupes de longa durao, devero ser apresentadas as seguintes informaes: I nmero de unidades consumidoras do conjunto em cada ms da apurao; e II cdigo de identificao do conjunto. 3 Para toda interrupo de longa durao ocorrida em cada unidade consumidora do conjunto, devero ser apresentadas as seguintes informaes: I fato gerador; II data, hora e centsimo de minutos do incio e restabelecimento da interrupo; e III nmero de unidades consumidoras atingidas em cada interrupo. 4 A partir de 1 de janeiro de 2003 esses dados devero estar disponveis em meio magntico ou tico e apresentar o cdigo de identificao de cada unidade consumidora. DA DURAO DA INTERRUPO A SER CONSIDERADA Art. 5o As concessionrias devero apurar os indicadores de continuidade de duas formas distintas: I considerando as interrupes com durao maior ou igual a 3 (trs) minutos; e II considerando as interrupes com durao maior ou igual a 1 (um) minuto. 1o As concessionrias cujos contratos de concesso estabelecem obrigatoriedade de apurao dos indicadores de continuidade considerando interrupes iguais ou maiores a 1 (um) minuto devero enviar os indicadores ANEEL nas formas dos incisos I e II. 2 As concessionrias no enquadradas no pargrafo anterior devero enviar os indicadores ANEEL na forma do inciso I. 3 A partir de janeiro de 2005, para todas as concessionrias, os indicadores de continuidade a serem apurados e enviados ANEEL devero contemplar todas as interrupes com durao maior ou igual a 1 (um) minuto, quando devero ser estabelecidos novos padres de continuidade considerando-se os dados disponibilizados nas concessionrias. DOS INDICADORES DE CONTINUIDADE DE CONJUNTO Art. 6 As concessionrias devero apurar, para todos os seus conjuntos de unidades consumidoras, os indicadores de continuidade a seguir discriminados: I Durao Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora ( DEC )
o o o o o o o

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

Para a apurao do DEC dever ser utilizada a seguinte frmula:

DEC =

Ca (i ) t (i)
i=1

Cc

II Freqncia Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora ( FEC )

Para a apurao do FEC dever ser utilizada a seguinte frmula:

FEC =
Onde :

Ca (i)
i=1

Cc

DEC Durao Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora, expressa em horas e centsimos de hora; FEC Freqncia Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora, expressa em nmero de interrupes e centsimos do nmero de interrupes; Ca(i) Nmero de unidades consumidoras interrompidas em um evento ( i ), no perodo de apurao; t(i) Durao de cada evento ( i ), no perodo de apurao; I ndice de eventos ocorridos no sistema que provocam interrupes em uma ou mais unidades consumidoras; K Nmero mximo de eventos no perodo considerado; Cc Nmero total de unidades consumidoras, do conjunto considerado, no final do perodo de apurao. DAS INTERRUPES A SEREM CONSIDERADAS Art. 7 Na apurao dos indicadores devero ser consideradas todas as interrupes que atingirem as unidades consumidoras, admitidas apenas as seguintes excees: I falha nas instalaes da unidade consumidora terceiros; e que no provoque interrupo em instalaes de
o

II interrupo decorrente de obras de interesse exclusivo do consumidor e que afete somente a unidade consumidora do mesmo. DO CRITRIO DE FORMAO DOS CONJUNTOS Art. 8o Os conjuntos de unidades consumidoras devero abranger toda a rea atendida pela concessionria, respeitadas as seguintes condies:

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

I quando um conjunto for subdividido/agrupado devero ser definidos novos padres de continuidade, levando-se em considerao o histrico existente; II o conjunto definido dever permitir a identificao geogrfica da localizao das unidades consumidoras; e III no podero ser agrupadas, em um mesmo conjunto, unidades consumidoras situadas em reas no contguas. 1 A formao dos respectivos conjuntos dever ser validada conjuntamente com as concessionrias at 30 de junho de 2000 , podendo a ANEEL, a qualquer momento, solicitar a reviso da configurao de quaisquer conjuntos, caso em que as concessionrias devero providenciar a respectiva implementao, observando a vigncia dos mesmos a partir do ms de janeiro do ano subseqente. 2 A referida reviso da configurao de quaisquer conjuntos dar-se-, no mximo, at o ms de setembro do ano em curso. DO PERODO DE APURAO E CLCULO DOS INDICADORES Art. 9o Ser mensal o perodo de apurao do intervalo de tempo entre o incio e o fim da contabilizao das interrupes ocorridas no conjunto de unidades consumidoras considerado. 1o O valor do indicador de continuidade, trimestral ou anual, de cada conjunto, ser o quociente de uma operao de diviso, onde: a) o numerador ser o somatrio do produto dos valores mensais do indicador apurado, com 2 (duas) casas decimais, pelo nmero de unidades consumidoras informado em cada ms do perodo (trimestral ou anual); e b) o denominador ser a mdia aritmtica do nmero de unidades consumidoras informadas em cada ms do perodo (trimestral ou anual). 2 Para o clculo do indicador de continuidade global, ser realizada mdia ponderada dos indicadores DEC ou FEC enviados mensalmente ANEEL, utilizando-se como fator de ponderao o nmero de unidades consumidoras de cada conjunto do ms correspondente. DO ENVIO DOS INDICADORES DE CONTINUIDADE Art. 10 A partir de janeiro de 2000, as concessionrias devero enviar ANEEL os indicadores DEC e FEC de todos os seus atuais conjuntos, at o ltimo dia til do ms subseqente ao perodo de apurao. Pargrafo nico. Em caso de racionamento de energia eltrica, determinado de acordo com a legislao vigente, as concessionrias envolvidas devero apurar e enviar ANEEL os indicadores de continuidade de duas formas distintas: uma, considerando o efeito do racionamento sobre os valores finais dos indicadores e a outra, desconsiderando o referido efeito. DOS NOVOS CRITRIOS DE AGRUPAMENTO DE UNIDADES CONSUMIDORAS Art. 11 A partir de janeiro d 2003, as concessionrias podero propor ANEEL novos critrios para e o agrupamento das unidades consumidoras, observando as seguintes condies:
o o o

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

I qualquer critrio de agrupamento proposto dever permitir ao consumidor a identificao por meio de vinculao geogrfica, do conjunto no qual est localizada a sua unidade consumidora; II dever existir, para avaliao, um histrico de, no mnimo, 3 (trs) anos de utilizao de critrio de agrupamento diferente do estabelecido nesta Resoluo; III devero ser evidenciadas as vantagens tcnicas, econmicas e sociais da nova proposta em relao ao critrio vigente de agrupamento. DOS INDICADORES DE CONTINUIDADE INDIVIDUAIS Art. 12 As concessionrias devero apurar, em at 30 (trinta) dias, sempre que solicitado pelo consumidor ou pela ANEEL, os indicadores a seguir discriminados: I Durao de Interrupo por Unidade Consumidora ( DIC ) Para a apurao do DIC dever ser utilizada a seguinte frmula:

DIC =

t(i)
i =1

II Freqncia de Interrupo por Unidade Consumidora ( FIC ) Para a apurao do FIC dever ser utilizada a seguinte frmula: FIC = n Onde: DIC Durao das Interrupes por Unidade Consumidora considerada, expressa em horas e centsimos de hora; FIC Freqncia de Interrupes por Unidade Consumidora considerada, expressa em nmero de interrupes; I ndice de interrupes da unidade consumidora, no perodo de apurao, variando de 1 a n; N Nmero de interrupes da unidade consumidora considerada, no perodo de apurao; e t(i) Tempo de durao da interrupo (i) da unidade consumidora considerada, no perodo de apurao. III Durao Mxima de Interrupo Contnua por Unidade Consumidora ( DMIC ) DAS INTERRUPES A SEREM CONSIDERADAS Art. 13 Na apurao dos indicadores DIC e FIC devero ser consideradas todas as interrupes, o inclusive as programadas e de urgncia, admitidas apenas as excees previstas no art. 7 .

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

DO AVISO E REGISTRO DAS INTERRUPES Art. 14 As concessionrias devero avisar a todos os seus consumidores sobre as interrupes programadas, observando os seguintes procedimentos : I para unidades consumidoras atendidas em tenso superior a 1 kV e inferior a 230 kV, cuja demanda contratada seja igual ou superior a 500 kW: a interrupo dever ser informada por meio de documento escrito e personalizado, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis, diretamente aos consumidores afetados; II para unidades consumidoras atendidas em tenso inferior a 69 kV, que prestem servio essencial: a interrupo dever ser informada por meio de documento escrito e personalizado, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis em relao data da interrupo; III para outras unidades consumidoras: a interrupo dever ser divulgada por meios eficazes de comunicao de massa ou, a critrio da concessionria, avisados os consumidores por meio de documento escrito e personalizado, informando a abrangncia geogrfica, o horrio de incio e trmino da interrupo, em qualquer caso, com antecedncia mnima de 72 (setenta e duas) horas em relao ao incio da interrupo.
o 1 As concessionrias devero promover ampla divulgao, periodicamente, por meios eficazes, sobre a necessidade e importncia do cadastramento de unidades consumidoras onde existam pessoas usurias de equipamentos de autonomia limitada, vitais preservao da vida humana, e dependentes de energia eltrica, a fim de que as mesmas sejam avisadas, de forma preferencial e obrigatria, no caso das interrupes programadas, por meio de documento escrito e personalizado, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis em relao interrupo.

2 As concessionrias devero manter e disponibilizar, por 3 (trs) anos, os registros de todas as interrupes de carter de urgncia e as programadas, discriminando-as em formulrio prprio. DA INFORMAO DOS INDICADORES NA FATURA DOS USURIOS Art. 15 A partir de janeiro de 2001, as concessionrias devero incluir na fatura dos usurios, de forma clara e auto-explicativa, os seguintes dados: I nome do conjunto ao qual pertence a unidade consumidora; II metas mensais para os indicadores de continuidade individuais ( DIC, FIC e DMIC ) e de conjunto; III valores de DEC e FEC verificados no conjunto no ms anterior emisso da fatura. 1 Para as unidades consumidoras atendidas em tenso superior a 1 kV e inferior a 230 kV, alm das informaes mencionadas nos incisos I a III deste artigo, devero ser includos os valores de DIC e FIC apurados no ms anterior. 2 At dezembro de 2004, para as unidades consumidoras atendidas em tenso igual ou inferior a 1 kV, alm das informaes mencionadas nos incisos I a III deste artigo, o consumidor dever ser informado sobre o seu direito de solicitar concessionria a apurao dos indicadores DIC, FIC e DMIC, a qualquer tempo. 3 A partir de janeiro de 2005, nas faturas das unidades consumidoras enquadradas no 2, devero ser includos, tambm, os valores de DIC, FIC e DMIC apurados no ms anterior.
o o o

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

DO SISTEMA DE ATENDIMENTO S RECLAMAES DOS CONSUMIDORES Art. 16 As concessionrias devero dispor de sistemas ou mecanismos de atendimento emergencial, acessveis aos consumidores finais, para que os mesmos apresentem suas reclamaes quanto a problemas relacionados ao servio de distribuio de energia eltrica, sem prejuzo do emprego de outras formas de sensoriamento automtico da rede. 1 Para que o atendimento emergencial seja considerado adequado, as concessionrias devero dispor de, no mnimo, servio de atendimento telefnico gratuito, disponvel odos os dias durante 24 t (vinte e quatro) horas, acessvel de qualquer localidade de sua rea de concesso e contendo linhas telefnicas em quantidade compatvel com a demanda de servios. 2 A implantao deste sistema de atendimento telefnico gratuito dever ser efetuada at 31.12.2000, limitada apenas s condies tcnicas dos servios telefnicos locais. DAS METAS DE CONTINUIDADE Art. 17 Visando manter ou melhorar a continuidade da distribuio da energia eltrica, sero estabelecidas, entre a ANEEL e as concessionrias, metas para os indicadores individuais, de conjunto, rea de concesso ou global da empresa, a partir das seguintes disposies: I Metas para os Indicadores de Continuidade dos Conjuntos At 30 de junho de 2000, sero estabelecidas metas mensais, trimestrais e anuais de continuidade por conjunto, em conformidade com o critrio de formao de conjuntos estabelecido nesta Resoluo, tendo como referncia os valores histricos dos indicadores informados pela respectiva concessionria, as metas estabelecidas nos contratos de concesso e a anlise comparativa de desempenho das concessionrias. As metas para os indicadores de continuidade dos conjuntos, estabelecidas com base neste artigo, entraro em vigor a partir de janeiro de 2001 e sero renegociadas a cada reviso ordinria das tarifas; II Metas para os Indicadores de Continuidade Individuais A partir de janeiro de 2003, as metas de DIC, FIC e DMIC devero obedecer aos valores estabelecidos nas tabelas seguintes, de acordo com as metas anuais definidas entre a ANEEL e as concessionrias para cada conjunto de unidades consumidoras: Tabela 1 Faixa de Variao das Metas Anuais de Indicadores de Continuidade dos Conjuntos (DEC ou FEC) 0 20 > 20 40 > 40 Valores Limites de Continuidade por Unidade Consumidora Faixa de Tenso Eltrica de Atendimento 69 kV Tenso < 230 Kv DIC (horas) FIC (interrupes) DMIC (horas) Anual Trim. Mensal Trim. Mensal 4 6 8 3 4 6 2 3 3 8 12 16 4 6 8 3 4 6
o o

Anual 8 12 16

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

Tabela 2 Faixa de Variao das Metas Anuais de Indicadores de Continuidade dos Conjuntos (DEC ou FEC) 0 5 > 5 10 > 10 20 > 20 30 > 30 45 > 45 60 > 60 Tabela 3 Valores Limites de Continuidade por Unidade Consumidora Faixa de Variao das Metas Anuais de Indicadores de Continuidade dos Conjuntos (DEC ou FEC) Unidades consumidoras localizadas no permetro urbano atendidas em tenso inferior a 1 kV ou localizadas fora do permetro urbano com carga instalada igual ou superior a 100 kVA Anual 0 5 > 5 10 > 10 20 > 20 30 > 30 45 > 45 60 > 60 Tabela 4 Valores Limites de Continuidade por Unidade Consumidora Faixa de Variao das Metas Anuais de Indicadores de Continuidade dos Conjuntos (DEC ou FEC) 0 10 > 10 20 > 20 30 > 30 45 > 45 60 > 60 80 > 80 Unidades consumidoras localizadas no permetro urbano atendidas em tenso inferior a 1 kV ou localizadas fora do permetro urbano com carga instalada inferior a 100 KVA Anual 80 85 90 100 110 120 120 DIC (horas) Trim. 40 43 45 48 48 48 48 Mensal 27 29 30 33 37 40 40 DMIC (horas) 12 12 12 14 14 16 18 FIC (interrupes) Anual Trim. Mensal 40 20 13 50 25 17 60 30 20 75 38 25 90 38 30 90 38 30 96 38 32 40 50 55 65 75 80 80 DIC (horas) Trim. Mensal 20 25 28 32 32 32 32 13 17 19 22 25 27 27 DMIC (horas) 6 6 8 8 10 10 12 Anual 25 30 35 40 50 56 64 FIC (interrupes) Trim. Mensal 13 15 18 20 25 26 26 8 10 12 13 17 19 22 Valores Limites de Continuidade por Unidade Consumidora Faixa de Tenso Eltrica de Atendimento 1 kV Tenso < 69 kV Anual 25 30 35 40 45 52 64 DIC (horas) Trim. 13 15 18 20 23 26 26 Mensal 8 10 12 13 15 17 21 DMIC (horas) 6 6 6 6 8 8 10 FIC (interrupes) Anual Trim. Mensal 18 9 6 20 10 7 25 13 8 30 15 10 35 18 12 45 23 15 56 23 19

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

DOS CRITRIOS PARA O ESTABELECIMENTO DE NOVOS PADRES E METAS Art. 18 A partir de janeiro de 2002, as concessionrias podero propor padres diferentes dos estabelecidos nesta Resoluo, para os indicadores individuais de unidades consumidoras, observando os seguintes critrios: I para os conjuntos agrupados em funo das metas de continuidade dos indicadores DEC e FEC, devero ser apresentadas as distribuies de freqncia acumulada de DIC, FIC e DMIC das unidades consumidoras reunidas por faixa de tenso de atendimento, discriminada em redes urbanas ou rurais, e consumo de energia eltrica, conforme definido nas Tabelas 1, 2, 3 e 4; e II as distribuies de freqncia acumulada devero possuir um h istrico de dados de DIC, FIC e DMIC de, no mnimo, 12 (doze) meses, separadas em perodos mensais, trimestrais e anuais. Art. 19 A partir de janeiro de 2004, as concessionrias devero disponibilizar, ANEEL, as distribuies de freqncia acumulada dos indicadores individuais, observando os critrios fixados no art. 18. Pargrafo nico. Estas informaes serviro de base, para a ANEEL, tabelas 1, 2, 3 e 4. para revises futuras das

Art. 20 Quando da celebrao de contratos de fornecimento, uso do sistema ou adeso, podero ser definidas e fixadas metas de continuidade que propiciem melhor qualidade dos servios prestados. DAS PENALIDADES POR VIOLAO DAS METAS DE CONTINUIDADE Art. 21 Sero classificadas em dois grupos as possveis violaes das metas estabelecidas: I Violao de Padro do Indicador de Continuidade Individual ( Grupo 1 ) Fato gerador: Violao de padro do indicador de continuidade individual em relao ao perodo de apurao do indicador. Penalidade: Pagamento de multa, pela concessionria, ao consumidor fatura de energia eltrica, no ms subseqente apurao. No clculo do valor das multas sero utilizadas as seguintes frmulas: a) Para o DIC: Penalidade = afetado, a ser creditado na

DICv CM DICp 1 DICp x 730 x kei

b) Para o DMIC: Penalidade =

DMICv CM DMICp 1 DMICp x 730 x kei

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

c) Para o FIC: Penalidade =

FICv CM FICp 1 DICp x 730 x kei

Onde: DICv Durao de Interrupo por Unidade Consumidora, verificada no perodo em horas e centsimos de hora; DICp Metas de continuidade estabelecidas no perodo para o indicador de Durao de Interrupo Individual em horas e centsimos de hora; DMICv Durao Mxima de Interrupo Contnua, verificada, por interrupo, em horas e centsimos de hora; DMICp Metas de continuidade estabelecidas para o indicador, por interrupo, em horas; FICv Freqncia de interrupes por perodo; Interrupo por Unidade Consumidora verificada, em nmero de

FICp Metas de continuidade estabelecidas no perodo para o indicador de Freqncia de Interrupo por Unidade Consumidora, em nmero de interrupes por perodo; CM Mdia aritmtica do valor das faturas mensais do consumidor afetado , relativas s tarifas de uso, referentes aos 3 (trs) meses anteriores ocorrncia; 730 Nmero mdio de horas no ms; e kei Coeficiente d majorao, que variar de 10 a 50, e cujo valor, fixado em 10 (dez), poder e ser alterado pela ANEEL a cada reviso ordinria das tarifas. II Violao de Padro do Indicador de Continuidade de Conjunto ( Grupo 2 ) Fato gerador: Violao de padro do indicador de apurao do indicador. de continuidade de conjunto em relao ao perodo

Penalidade: Pagamento de multa conforme as disposies da Resoluo ANEEL n 318, de 6 de outubro de 1998, e suas eventuais atualizaes. Art. 22 Para efeito de aplicao de eventual penalidade, estabelecidas, sero consideradas as seguintes disposies: quando da violao das metas

I interrupes que afetarem simultaneamente mais de 50% das unidades consumidoras pertencentes ao mesmo conjunto, associadas a situaes d emergncia ou de calamidade pblica e decretada por rgos competentes, no sero consideradas para efeito de aplicao de penalidades do Grupo 1; II no caso de consumidores inadimplentes, o valor das multas por violao de padro do indicador de continuidade individual poder ser utilizado para quitar dbitos vencidos, a critrio da concessionria;

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

III quando se tratar de multas a favor do consumidor, a concessionria dever manter registro, em formulrio prprio, para uso da ANEEL, com os seguintes dados: a) nome dos consumidores favorecidos; b) endereo das unidades consumidoras; c) nome do conjunto a que pertence a unidade consumidora; d) perodo referente constatao da violao; e) importncia individual de cada multa; e f) valores dos indicadores violados. IV quando ocorrer violao de mais de um indicador de continuidade, no perodo de apurao, dever ser considerado, para efeito de aplicao de penalidade, aquele indicador que apresentar maior percentual de violao; V o valor da penalidade, associado violao do indicador de continuidade individual, ser limitado em 1% ( um por cento ) do faturamento da concessionria nos ltimos 12 (doze) meses, e ter como limite superior, em relao mdia dos ltimos 3 (trs) meses da fatura da unidade consumidora, os seguintes valores : a) 10 (dez) vezes para as unidades consumidoras atendidas em tenso menor ou igual a 1 kV; b) 5 (cinco) vezes para as unidades consumidoras atendidas em tenso maior que 1 kV e menor que 69 kV; e c) 3 (trs) vezes para as unidades consumidoras atendidas em tenso maior ou igual a 69 kV. VI para efeito de aplicao de penalidades, no caso de violaes das metas anuais, trimestrais e mensais estabelecidas para os conjuntos de unidades consumidoras de cada concessionria, ser realizada, no mnimo, uma avaliao anual pela ANEEL no ano civil subseqente; VII do montante das penalidades estabelecido quando da violao de padres dos indicadores do Grupo 2, devero ser descontadas as multas relacionadas violao d padres dos indicadores de e continuidade individual, desde que os valores respectivos tenham sido devidamente pagos aos consumidores afetados e comprovado pelas concessionrias; VIII no caso de pagamento de multas aos consumidores, devido a violao de padres dos indicadores de continuidade individual, devero ser obedecidos os critrios estabelecidos a seguir: a) do montante calculado para a multa pela violao da meta trimestral, estabelecida para cada ano civil, devero ser descontados os valores relativos violao da meta mensal, desde que esses valores j tenham sido devidamente pagos aos consumidores afetados; e b) do montante calculado para a multa pela violao da meta anual, estabelecida para cada ano , devero ser descontados os valores relativos violao da meta mensal e/ou trimestral, desde que esses valores j tenham sido devidamente pagos aos consumidores afetados.

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 23 As concessionrias cujos contratos de concesso estabelecem metas de continuidade, para os conjuntos de unidades consumidoras, devero observar, at 31 de dezembro de 2000, os padres de continuidade estabelecidos nos respectivos contratos de concesso. Pargrafo nico. As concessionrias que no puderem atender as metas de DEC e FEC estabelecidas nos contratos de concesso, para o ano 2000, devero apresentar justificativa tcnica que evidencie a impossibilidade do cumprimento, visando a sua redefinio junto ANEEL. Art. 24 As concessionrias que no se enquadrarem nas condies do artigo anterior devero o considerar como metas, para o ano 2000, os padres estabelecidos na Portaria DNAEE n 046/78. Art. 25 Para as concessionrias cujos contratos de concesso estabeleam obrigatoriedade de apurao dos indicadores de continuidade, considerando interrupes iguais ou maiores a 1 (um) minuto, os valores das multas decorrentes da aplicao de penalidades por violao das metas de continuidade, estabelecidas nos arts. 21 e 22 , sero determinados tendo como referncia essa forma de apurao. Art. 26 A partir de janeiro de 2000 e at 2002, as metas anuais de DIC e FIC devero obedecer aos valores estabelecidos na Tabela 5. Tabela 5 Metas Anuais dos Indicadores de Continuidade Individuais Descrio do Sistema de Atendimento s 2000 2001 Unidades Consumidoras DIC FIC DIC FIC 150 120 135 108 Tenso 1 kV situadas em zona rural 100 80 90 72 Tenso 1 kV situadas em zona urbana Sistema Areo com 80 70 72 63 1 kV < Tenso < 69 kV Sistema Areo com 30 40 24 32 69 kV Tenso < 230 kV Sistema Subterrneo 16 8 14 6
o

2002 DIC 120 80 64 24 12 FIC 96 64 56 24 4

1 As metas mensais e trimestrais de DIC e FIC, para cada unidade consumidora, no podero ser superiores a 30% e 40%, respectivamente, das metas anuais fixadas na Tabela 5. 2 As concessionrias cujos contratos de concesso apresentem valores para os indicadores de continuidade individuais inferiores aos fixados na Tabela 5 devero obedecer aos valores estabelecidos no respectivo contrato. Art. 27 At 31 de dezembro de 2002, as concessionrias podero apurar os indicadores de continuidade de conjuntos, DEC e FEC, utilizando o critrio de correlao (unidade consumidora/potncia instalada) conforme metodologia de clculo discriminada a seguir: Para cada conjunto, o nmero de unidades consumidoras atingidas por uma interrupo poder ser calculado utilizando-se a frmula seguinte:
o

Ca ( i ) = Pa ( i ) *

Cbtu Pbtu

+ Cbtr

( i ) + Cmt

(i)

ANEEL Legislao Bsica do Setor Eltrico Brasileiro


Livro II Resolues

Sendo: Ca(i) Nmero de unidades consumidoras atingidas em um evento ( i ), no perodo de apurao; I ndice de eventos ocorridos no sistema que provocam interrupes em uma ou mais unidades consumidoras; Pa(i) Potncia instalada dos transformadores que alimentam as cargas das unidades consumidoras atendidas em tenso at 1 kV, localizadas em zona geogrfica urbana , atingidas na interrupo ( i ); Cbtu Nmero de unidades consumidoras atendidas em tenso at 1 kV, do conjunto considerado, localizadas em zona geogrfica urbana; Pbtu Potncia instalada dos transformadores que alimentam as cargas das unidades consumidoras atendidas em tenso at 1 kV, localizadas em zona geogrfica urbana; Cbtr(i) Nmero de unidades consumidoras atendidas em tenso at 1 kV, localizadas em zona geogrfica rural atingidas na interrupo ( i ); Cmt(i) Nmero de unidades consumidoras atendidas em tenso nominal superior a 1 kV e inferior a 230 kV, atingidas na interrupo ( i ). Pargrafo nico. Nos casos em que o contrato de concesso fixar data limite inferior estabelecida neste artigo, as concessionrias devero obedecer s disposies contidas nos respectivos contratos. Art. 28 A partir de julho de 2000, o Operador Nacional do Sistema Eltrico ONS dever apurar e divulgar os indicadores de durao e freqncia de interrupo, assim como o de durao mxima de interrupo contnua, referentes s barras de conexo da Rede Bsica com os demais agentes. 1 Todos os dados necessrios formao e apurao dos indicadores devero ser disponibilizados ao ONS pelos agentes detentores de instalaes de transmisso que compem a Rede Bsica. 2 At junho de 2000, o ONS propor os padres de desempenho, por barra de conexo, referentes aos indicadores citados no caput deste artigo, para aprovao pela ANEEL. 3 Os padres de que trata o pargrafo anterior devero ser observados a partir de janeiro de 2001. 4 O detalhamento necessrio ao clculo dos indicadores e as respectivas aes, para que o sistema opere de acordo com os limites neles propostos, sero definidos nos Procedimentos de Rede. Art. 29 At julho de 2000, as concessionrias de transmisso detentoras de instalaes no integrantes da Rede Bsica e as concessionrias de distribuio que atendam a outras concessionrias devero ajustar com a ANEEL as metas dos indicadores DIC, FIC e DMIC, por ponto de entrega. Art. 30 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se os arts. 1 a 4 e 7 a 17 o da Portaria DNAEE n 046, de 17.04.78, permanecendo os demais artigos em vigncia at dezembro de 2000. JOS MRIO MIRANDA ABDO DOU de 31.01.2000
o o o o o o o

Вам также может понравиться