Вы находитесь на странице: 1из 2

Boletim Operrio 205

eps

Caxias do Sul, 28 de dezembro de 2012.

Ano IV 28/12/2012 sexta-feira

Rio, 11 Toda a tarde correu calma. Apenas na Rua S. Diogo os grevistas atacaram uma carroa, ferindo o cocheiro na cabea. Deram-se em outros postos da cidade pequenos distrbios, tendo a polcia efetuado vria prises. Os proprietrios de carroas reuniram-se em conferncia com o Doutor Pereira Passos, Prefeito do Distrito Federal. Nessa conferncia ficou resolvido voltarem os carroceiros ao trabalho amanh, pagando as taxas estabelecidas pela Prefeitura. Ser depois organizado o regulamento para a cobrana dessas taxas. A Greve na Espanha Paris, 11 Informam de Madrid que a greve dos marinheiros se vai generalizando por todos os portos da Espanha. Em Valncia, Alicante e Huelva h grande nmero de navios detidos espera de trabalhadores para descargas. Corre naquela capital que os marinheiros de Gijon aderiro hoje a greve. Em Bilbao reina tambm descontentamento entre os martimos. Correio Paulistano 3971 So Paulo, 13 de janeiro de 1904. Edio 14516 Capa A Greve dos Carroceiros Rio, 12 Os proprietrios de veculos, conforme resolveram ontem em conferncia com o Doutor Perreira Passos, Prefeito do Distrito Federal, efetuaram hoje na Prefeitura o pagamento da taxa por esta estabelecida. Toda a fora que estava de vigilncia e os contingentes destacados nas estaes de bondes foram recolhidos aos respectivos quartis. Agradecimentos Rio, 12. O Doutor J. J. Seabra, Ministro da Justia e Negcios Interiores, oficiou aos Senhor Marechal Paulo Argollo, Ministro da Guerra, e Vice-Almirante Julio de Noronha, Ministro da Marinha, agradecendo-lhes os servios que prestaram durante as ultimas greves. O Senhor General Hermes da Fonseca, comandante geral da Brigada Policial e do Corpo de Bombeiros pela correo com que houveram por ocasio da recente greve dos carroceiros.

Correio Paulistano 3967 So Paulo, 12 de janeiro de 1904. Capa Edio 14515 A Greve Rio, 11. Considera-se extinta a greve dos homens do mar. A polcia continua, entretanto de vigilncia. Foram hoje concedidas as ordens de habeas corpus impetrado por diversos advogados a favor de foguistas da marinha mercante e de pescadores. A Greve dos Carroceiros Rio, 11 Graas a energia com que tem procedido o governo a polcia apoiada pela populao sensata desta Capital, refreou a greve dos carroceiros. O servio esta quase normalizado, tendo sido diminuda a prontido e os contingentes nas estaes de bondes. Houve no correr do dia raras tentativas de assaltos a bondes, etc. cujos autores foram presos pela polcia.
Boletim Operrio http://boletimoperario.yolasite.com operario.boletim@gmail.com

Our purpose is to motivate the social research and stimulate the exchange relation associated to the collection and production of information about the history of the Brazilian Workers Movement. Workers Bulletin ------- Year IV ------ N 205 ----- Friday ------- 12/28/2012 -------- Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

Correio Paulistano 3985 So Paulo, 16 de janeiro de 1904. Capa Edio 14519 Agresso Rio, 15. Jazida de diamantes de Bagagem Rio, 12 So esperados brevemente no Estado de Minas Gerais os Engenheiros encarregados dos primeiros estudos sobre a rica jazida de diamantes no Municpio de Bagagem e pertencente The gua Suja Mining Company Limited, organizada, h[a pouco tempo, em Londres. Esta Companhia j obteve do governo a necessria autorizao para funcionar no Brasil. Dois carroceiros que na ltima greve foram presos pelo soldado Manuel Pereira, agrediram-no hoje, dando-lhe muita pancada.
i

Greve Terminada Paris, 15 Noticiam de Lion que est completamente terminada a greve dos oficiais mecnicos daquela cidade. A maioria dos descontentes j voltou ao trabalho. Os grevistas na Espanha Paris, 15 Dizem de Madrid que o Governo expediu aviso aos comandantes dos portos do reino, ordenando-lhes que demonstrem aos chefes dos martimos grevistas as responsabilidades penais a que esto sujeitos. Padres apupados Paris, 15. Referem de Madrid que procedentes de Marselha desembarcaram ali, ontem trs padres suos. A mulitido que os supunha vindos das Filipinas fizeram-lhes uma manifestao de desagrado, apupando-os. A polcia teve de intervir, evitando um conflito. Priso e expulso de grevistas Buenos Aires, 15. A polcia desta capital anda a muitos dias empenhada na captura dos indivduos propagadores da greve entre operrios. Muitos desses indivduos esto presos devendo ser expulsos

Correio Paulistano 3993 So Paulo, 18 de janeiro de 1904. Capa Edio 14521 Boatos de Greve Rio, 17 Continuam a correr nesta capital boatos de que amanh rebentar uma greve geral. A polcia esta vigilante. Correio Paulistano 3993 So Paulo, 19 de janeiro de 1904. Capa Edio 14522 A falada greve geral Rio, 18 A cidade esta calma. A Greve Geral, que, diziam rebentaria hoje, no passa de mero boato. Todavia a polcia continua vigilante. Correio Paulistano So Paulo, 20 de janeiro de 1904. Capa Edio 14523 Greve Terminada Buenos Aires, 19. Considera-se terminada completamente a greve dos operrios desta capital. A maioria dos descontentes j voltou ao trabalho.

A Greve em Buenos Aires Buenos Aires, 12. As autoridades desta capital abstiveram-se de intervir na mediao entre grevistas e patres para um acordo que desse termo greve. Foi verificada a inutilidade da mediao em vista de ser difcil a situao acima. Corre como certo que os operrios padeiros se declararo em parede amanh, caso as autoridades no resolvam a questo favoravelmente aos trabalhadores do porto.

Informativo Semanal Anarquista Weekly Anarchist Newsletter

Вам также может понравиться